Boa Noite, sr. Ademir,
Seguem abaixo meus humildes comentários.
ademir escreveu:hayes,
sobre as propriedades de "ianques" em cuba, falemos primeiro dos 424 milhoes de dolares, em reservas do banco nacional, que não chegaram ao governo castro, que foram desviados pela ditadura batista, e depositados nos paises que lhe acolheram e lhe deram impunidade, (não tenho certeza quanto a todos, porem, a Fulgencio Batista, se exilou em portugal depois na espanha
quanto ao bloqueio a cuba, defender o pais do neo-liberalismo, confesso-lhe, nunca ouvi falar desda tese....
Podemos falar disto, naturalmente. Mas Fidel Castro teve outras pções, e descartou-as deliberadamente. Fulgêncio Batista era um ditador sanguinário, disto creio que não haja dúvidas. Se ele desviou recursos do Banco Central cubano, que o Regime Castrista levasse à cabo os meios legais de que dispusesse. Ele poderia ter feito isto. Optou por não fazê-lo porque ao expropiar as as propriedades ianques ele "matava dois coelhos com apenas uma cajadada". Com isso, ele tomava o controle da economia cubana, e consequentemente ampliava geometricamente o poder do estado cubano sobre a vida de seus cidadãos. Explicito isto mais adiante.
se o senhor se refere a parte em que disse que é impossivel manter um governo sem o apoio do povo, principalmente o governo cubano
eu posso lhe assegurar, fidel, apesar de tudo, tem muita admiraão do povo, logico que não é hunanimidade, pois NENHUM governante consegue isto, mas ainda é grande a admiração do povo
Se Fidel Castro possui tanta admiração e respeito no seio do povo cubano, porque ele não coloca à prova este apoio? Porque ele continua executando sistematicamente os dissidentes de seu regime, acusados seja pelas Brigadas de Defesa da Revolução (perdoe-me se não me recordo o nome, mas é algo semelhante à isto) - grupos de cidadãos do PCCu que trabalham pela manutenção do regime - ou pela Polícia Secreta, e mais, porque ele mantém uma Polícia Política Secreta?
Sobre a questão de que o regime só se mantém com apoio - uma afirmação bastante duvidosa -, gostaria de esclarecer o "modus operandi" de regimes totalitários. Como falei antes, o Regime Castrista colocou toda a economia nas mãos dos Planejadores do Estado. Por si só isto representa um retrocesso para a economia cubana. Mas do ponto de vista pessoal, dos cidadãos, significa que também suas vidas passam à serem ditadas pelo que comanda o estado, e neste caso é o sr. Fidel Castro.
É este regime que obriga os cidadãos à realizarem racionamentos, entrarem em enormes filas para obterem sua mínima parcela de gêneros alimentícios e produtos de primeira necessidade, e qwue portanto passam à serem totalmente dependentes do estado. Há muito tempo (parece-me que foi editado poucos anos após a Segunda Guerra Mundial), eu li um livro, relativamente pequeno, que fala exatamente o que ocorre quando a dependência que o cidadão tem do estado é alta demas, ou total. Chama-se, salvo algum lapso meu, "O caminho da servidão". Realmente não me recordo o autor, mas prontifico-me de procurar esta informação.
Isto explica melhor sobre o "apoio" que o PCCu tem no seio da sociedade cubana.
Respeitosamente,