Aviação do Exército

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
midnight
Sênior
Sênior
Mensagens: 1021
Registrado em: Sex Set 15, 2006 8:58 pm
Localização: Canindeyu - Paraguay

#181 Mensagem por midnight » Qua Out 10, 2007 11:06 pm

Piffer escreveu:Acho, não... Eu tenho certeza.

Aeronave de ataque não faz defesa aérea. Aeronave de transporte não faz interceptação. Se vão conseguir, é outra história, mas cada unidade vai fazer o seu trabalho e não se preocupar com os dos outros.

Abraços,


O que eu quero dizer é que quem deveria desempenhar o papel para destruir colunas de blindados e destruir helicóptero é a AVEx, e não a FAB.
Acho que as forças devem se comunicar entre si e trocar dados entres ambas, mas esse papel deveria ficar a cargo do EB, como a defesa das bases aéreas sendo feitas por AAe deve ser feita pela FAB através de Baterias.




Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceram: 644 vezes

#182 Mensagem por Clermont » Qua Out 10, 2007 11:22 pm

SGT GUERRA escreveu:A Aviação atualmente tem capacidade de 1200 vagas (mais ou menos isso), é preciso 1400 para transportar uma brigada leve. :( :(


Acho que não entendi bem isso.

Se a Aviação do Exército tem 34 "Pantera" (9 soldados cada, total de 306 sd);

Mais 4 "Blackhawk" (12 sd ou 20 sd no estilo "ônibus no suburbio", total de 48-80 sd);

Mais 8 "Cougar" (22 sd, total de 176 sd).

Isso não daria, no máximo, 562 soldados (ou "vagas"?) Ou errei em alguma conta?

Ou será que o punhado de "Esquilos" e "Fennecs" entram nessa contagem? E, também, se deve contar os helicópteros da FAB?




Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9349
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 510 vezes

#183 Mensagem por Brasileiro » Qua Out 10, 2007 11:36 pm

GERSON VICTORIO escreveu:
GERSON VICTORIO escreveu:Piffer.

Será que poderiamos armas nossos bravos esquilos com versões do misseil MSS-1.2(Mectron)? desde que adotados pelo EB, é claro, apesar de ser uma arma de infante, poderia sofrer algumas adaptações para operar do Esquilo. Seria possível?

abraços

Gerson


Como a pergunta passou batido estou reeditando-a novamente.

Vendo a foto abaixo dá pra perceber que o esquilo pode ser armado com missil de ataque sim.
Às vezes fica difícil de entender o EB, tudo bem o Esquilo não é o melhor helicóptero pra função de ataque mais é o único que temos dedicado a isso, ou a designação do batalhão não seria de ataque. Por que não utilizar o MSS-1.2? seria melhor de tudo que o EB tem para armar o Esquilo.



Olá, um esquadrão da FAB do Rio Grande do Sul (não me pergunte qual) já realizou um estudo sobre uma versão lançada de helicópteros do MSS-1.2


abraços]




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#184 Mensagem por Bolovo » Qua Out 10, 2007 11:40 pm

Clermont escreveu:
SGT GUERRA escreveu:A Aviação atualmente tem capacidade de 1200 vagas (mais ou menos isso), é preciso 1400 para transportar uma brigada leve. :( :(


Acho que não entendi bem isso.

Se a Aviação do Exército tem 34 "Pantera" (9 soldados cada, total de 306 sd);

Mais 4 "Blackhawk" (12 sd ou 20 sd no estilo "ônibus no suburbio", total de 48-80 sd);

Mais 8 "Cougar" (22 sd, total de 176 sd).

Isso não daria, no máximo, 562 soldados (ou "vagas"?) Ou errei em alguma conta?

Ou será que o punhado de "Esquilos" e "Fennecs" entram nessa contagem? E, também, se deve contar os helicópteros da FAB?

O EB precisa de uns helicóptero um pouco maior, como o Sea Stallion, assim como Israel os tem para transportar suas Brigadas Leves. Ou os Chinooks ingleses. Eles tem um esquema parecido com o nosso.

Imagem




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Piffer
Sênior
Sênior
Mensagens: 1930
Registrado em: Qui Fev 16, 2006 11:07 pm
Agradeceram: 1 vez

#185 Mensagem por Piffer » Qui Out 11, 2007 7:19 am

Quanto ao MSS 1.2, ele já está operacional? Pergunto porque não sei mesmo. Não dá para fazer uma adaptação com uma coisa que nem está totalmente operacional ainda.

Quanto a um outro míssil qualquer, a escolha do armamento foi feita há um bom tempo, uns quatro anos depois que as aeronaves começaram a chegar. Não foram comprados/desenvolvidos mísseis naquela época e não vejo isso como uma possibilidade a curto prazo (sempre que são publicadas aqui no fórum as prioridades do EB, a AvEx não parece).

Quanto à capacidade de transporte da AvEx, ela foi idealizada para transportar o Escalão de Assalto de um BIL (cada 4 panteras levaria um Pel, totalizando duas companhias de fuzileiros e mais algumas vagas para armamento coletivo, as seções de comando, etc). Os BH chegaram meio foram desse contexto (vieram para a MOMEP) e os 8 Cougar levam mais um companhia de fuzileiros.

Depois escrevo mais, pois estou de saída.

Abraços,




Carpe noctem!
Avatar do usuário
EDSON
Sênior
Sênior
Mensagens: 7303
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 4:12 pm
Localização: CURITIBA/PR
Agradeceram: 335 vezes

#186 Mensagem por EDSON » Qui Out 11, 2007 2:22 pm

Piffer escreveu:Quanto ao MSS 1.2, ele já está operacional? Pergunto porque não sei mesmo. Não dá para fazer uma adaptação com uma coisa que nem está totalmente operacional ainda.

Quanto a um outro míssil qualquer, a escolha do armamento foi feita há um bom tempo, uns quatro anos depois que as aeronaves começaram a chegar. Não foram comprados/desenvolvidos mísseis naquela época e não vejo isso como uma possibilidade a curto prazo (sempre que são publicadas aqui no fórum as prioridades do EB, a AvEx não parece).

Quanto à capacidade de transporte da AvEx, ela foi idealizada para transportar o Escalão de Assalto de um BIL (cada 4 panteras levaria um Pel, totalizando duas companhias de fuzileiros e mais algumas vagas para armamento coletivo, as seções de comando, etc). Os BH chegaram meio foram desse contexto (vieram para a MOMEP) e os 8 Cougar levam mais um companhia de fuzileiros.

Depois escrevo mais, pois estou de saída.

Abraços,



Estas vagas, são para cabeça de ponte?


Alguma doutrina para o assalto aeromóvel para tomar uma posição inimiga?

Está pegunta é para saber se as baixas não seriam pesadas demais ja que nossos helicópteros não são blindados, posso estar errado mas dependendo de quantos operaçõs ofensivas realizarmos, os batalhões de aviação teriam que ser levados para retarguada para serem reconstituídos.




Piffer
Sênior
Sênior
Mensagens: 1930
Registrado em: Qui Fev 16, 2006 11:07 pm
Agradeceram: 1 vez

#187 Mensagem por Piffer » Qui Out 11, 2007 5:48 pm

EDSON escreveu:Estas vagas, são para cabeça de ponte?


Alguma doutrina para o assalto aeromóvel para tomar uma posição inimiga?

Está pegunta é para saber se as baixas não seriam pesadas demais ja que nossos helicópteros não são blindados, posso estar errado mas dependendo de quantos operaçõs ofensivas realizarmos, os batalhões de aviação teriam que ser levados para retarguada para serem reconstituídos.


Quando a AvEx e a Bda Inf L foram idealizadas, o assalto aeromóvel era a operação "da moda", não apenas no Brasil mas no mundo todo. Hoje se vê que o assalto aeromóvel (assim como o aeroterrestre e o anfíbio) é um tipo de operação que nem precisa de inimigo pra dar errado, tal é o número de variáveis envolvidas e coisas que podem dar errado.

A doutrina existe, é claro, e o assalto aeromóvel é o que a 12a Bda mais treina. O básico está na IP 90-1 Operações Aeromóveis: http://www.coter.eb.mil.br/1sch/manuais/IP%2090-1.pdf . Existe um Caderno de Instrução específico sobre o assunto (CI 90-1-1 Assalto e Infiltração Aeromóveis), mas não está disponível para download.

Apenas para não ficar uma idéia errada, as aeronaves pousam diretamente sobre o objetivo apenas se este não estiver defendido ou se a resistência for absurdamente fraca. Caso contrário, a Zona de Desembarque será numa área próxima. Isso é assim em qualquer lugar do mundo e não devido aos nossos helicópteros.

Para quem quiser se aprofundar, dê uma olhada aqui: http://vootatico.com/?p=186 . É um artigo do meu blog que tem links para os manuais americanos sobre o assunto (o nosso é bem parecido) e um tutorial escrito para o AATF, sobre assalto aeromóvel.

Abraços,




Carpe noctem!
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 38271
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2655 vezes

#188 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Out 11, 2007 7:44 pm

Por acaso li à pouco tempo uma entrevista com um oficial dos Pára-quedistas Portugueses e ele falou das várias operações em que foram lançados Pára-quedistas sobre o TO. Os resultados foram decepcionantes e nem as grandes operações heli-transportadas davam grandes resultados. O que dava melhor resultado era quando as topas Portuguesas eram transportadas até ao TO de heli, mas deixados a uma boa distância, tinham que percorrer o resto do caminho a pé para depois fazer a missão em concreto (um ataque a um QG do IN, a intercepção de uma coluna inimiga, etc).

É claro que também é necessário de se referir que estamos a falar de guerras de subversão com regras muito próprias, uma guerra convencional implicaria outros riscos e outras atitudes.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Piffer
Sênior
Sênior
Mensagens: 1930
Registrado em: Qui Fev 16, 2006 11:07 pm
Agradeceram: 1 vez

#189 Mensagem por Piffer » Qui Out 11, 2007 8:06 pm

cabeça de martelo escreveu:Por acaso li à pouco tempo uma entrevista com um oficial dos Pára-quedistas Portugueses e ele falou das várias operações em que foram lançados Pára-quedistas sobre o TO. Os resultados foram decepcionantes e nem as grandes operações heli-transportadas davam grandes resultados. O que dava melhor resultado era quando as topas Portuguesas eram transportadas até ao TO de heli, mas deixados a uma boa distância, tinham que percorrer o resto do caminho a pé para depois fazer a missão em concreto (um ataque a um QG do IN, a intercepção de uma coluna inimiga, etc).

É claro que também é necessário de se referir que estamos a falar de guerras de subversão com regras muito próprias, uma guerra convencional implicaria outros riscos e outras atitudes.


É exatamente assim que funciona. Mas a distância não é grande. Vamos chutar uns 3 km (claro que isso sempre será muito influenciado pelo terreno). Via de regra, o desembarque é bem próximo da P Atq.

Abraços,




Carpe noctem!
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 38271
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2655 vezes

#190 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Out 12, 2007 8:41 pm

L'Aviation Légère de l'Armée de Terre en exercice:

http://www.dailymotion.com/video/x36rpz ... e-de-terre




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Piffer
Sênior
Sênior
Mensagens: 1930
Registrado em: Qui Fev 16, 2006 11:07 pm
Agradeceram: 1 vez

#191 Mensagem por Piffer » Sex Out 12, 2007 9:34 pm

cabeça de martelo escreveu:L'Aviation Légère de l'Armée de Terre en exercice:

http://www.dailymotion.com/video/x36rpz ... e-de-terre


Eles podem não ganhar a guerra, mas fazem uns helicópteros e uns vídeos maneiros...

Abraços,




Carpe noctem!
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 38271
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2655 vezes

#192 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Out 13, 2007 10:28 am

Visita do curso de pilotos do exército espanhol

Imagem


No dia 03 e 04 de Outubro de 2007 a UALE recebeu a visita do Curso de Pilotos do Exército Espanhol, constituída por 3 oficiais instrutores, 4 sargentos alunos e 1 sargento mecânico.

Conforme o previsto no programa do curso, efectuaram um voo de instrução em dois helicópteros EC-135 com precedência da Base de Colmenar Viejo, do Centro de Ensino das Forças Aeromóveis do Exército de Terra (CEFAMET), e aterraram no Aeródromo Militar de Tancos.

No dia 04 a visita coincidiu com a chegada de S.Exª o General Chefe do Estado-Maior do Exército, General Pinto Ramalho, também de visita à Unidade, tendo havido a oportunidade de constatar as possibilidades aeromóveis do Exército Espanhol.






"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 38271
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2655 vezes

#193 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Out 13, 2007 10:31 am

Os Pilotos de Helicoptero do Exército Português foram formados na sua maioria em Espanha, também havendo uns que foram formados na FAP e em França.
Em Espanha a formação é muito mais rápida do que na FAP, porque na FAP os pilotos aprendem primeiro a voar de avião e só depois é que passam para os helis. Sendo assim, é mais rentável para o Exército mandá-los a Espanha já que gastam menos dinheiro na sua formação.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
EDSON
Sênior
Sênior
Mensagens: 7303
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 4:12 pm
Localização: CURITIBA/PR
Agradeceram: 335 vezes

#194 Mensagem por EDSON » Seg Out 15, 2007 11:40 am

Piffer escreveu:
EDSON escreveu:Estas vagas, são para cabeça de ponte?


Alguma doutrina para o assalto aeromóvel para tomar uma posição inimiga?

Está pegunta é para saber se as baixas não seriam pesadas demais ja que nossos helicópteros não são blindados, posso estar errado mas dependendo de quantos operaçõs ofensivas realizarmos, os batalhões de aviação teriam que ser levados para retarguada para serem reconstituídos.


Quando a AvEx e a Bda Inf L foram idealizadas, o assalto aeromóvel era a operação "da moda", não apenas no Brasil mas no mundo todo. Hoje se vê que o assalto aeromóvel (assim como o aeroterrestre e o anfíbio) é um tipo de operação que nem precisa de inimigo pra dar errado, tal é o número de variáveis envolvidas e coisas que podem dar errado.

A doutrina existe, é claro, e o assalto aeromóvel é o que a 12a Bda mais treina. O básico está na IP 90-1 Operações Aeromóveis: http://www.coter.eb.mil.br/1sch/manuais/IP%2090-1.pdf . Existe um Caderno de Instrução específico sobre o assunto (CI 90-1-1 Assalto e Infiltração Aeromóveis), mas não está disponível para download.

Apenas para não ficar uma idéia errada, as aeronaves pousam diretamente sobre o objetivo apenas se este não estiver defendido ou se a resistência for absurdamente fraca. Caso contrário, a Zona de Desembarque será numa área próxima. Isso é assim em qualquer lugar do mundo e não devido aos nossos helicópteros.

Para quem quiser se aprofundar, dê uma olhada aqui: http://vootatico.com/?p=186 . É um artigo do meu blog que tem links para os manuais americanos sobre o assunto (o nosso é bem parecido) e um tutorial escrito para o AATF, sobre assalto aeromóvel.

Abraços,


Obrigado, aprendi bastante.




Sd volcom
Avançado
Avançado
Mensagens: 651
Registrado em: Ter Jul 18, 2006 11:35 pm

#195 Mensagem por Sd volcom » Seg Out 15, 2007 12:36 pm

Opa agora que vi... botei no topico errado :?

É já to vendo os 2 lados se pegando... mas agora sai?
esse entra nas compras antes do 7 de setembro...


PS: Onde esta o Sd Volcom no Video :twisted:

http://br.youtube.com/watch?v=ODhIbKASB60

http://br.youtube.com/watch?v=jbCUAS9AMpA

Vlws Abarços




Responder