Nova Fragata Francesa "Forbin" (tipo HORIZON)

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Alcantara
Sênior
Sênior
Agradeceu: 215 vezes
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

Re: Nova Fragata Francesa "Forbin" (tipo HORIZON)

#181 Mensagem por Alcantara » Qui Mai 14, 2009 11:20 am

Vinicius Pimenta escreveu:Me parece que quem deveria se preocupar com isso deveria ser a US Navy, que precisa estar preparada para tudo. Nós não. Então, para nossa necessidade de equipamento, não me parece tão relevante considerar o Brahmos.
A não ser que um certo país sul-americano apareça com uma novidade dessas... :roll:

"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Carlos Mathias

#182 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Mai 14, 2009 11:30 am

Hmmmm, não creio que devamos nos balizar pela nossa vizinhança não, e acredito que a MB (e o governo) também vê as coisas assim.
SSNs, SSKs,6/12 escoltas de 6000 ton, 120/150 caças TOP, AWACSs, satélites, IRBM Cóf! Cóf! Cóf! Foguetes de lançar satélites ( 8-] ), tudo isso e mais alguma coisa prá dar conta da Venezuela? É isso mesmo?
Esse país X que o Alcântara insinuou e que bota todo esse pavor é a Venezuela mesmo?
Mas o petróleo baixo já não tinha decretado o fim do reich bolivariano?

Segundo li na END (se é que li), devemos estar prontos para qualquer ameaça, impondo um custo alto demais de maneira a desencorajar aventuras por aqui. Não vejo nenhum vizinho nosso com cacife para tentar aventuras dessa magnitude, aliás de magnitude nenhuma.

WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#183 Mensagem por WalterGaudério » Qui Mai 14, 2009 11:36 am

Carlos Mathias escreveu:Hmmmm, não creio que devamos nos balizar pela nossa vizinhança não, e acredito que a MB (e o governo) também vê as coisas assim.
SSNs, SSKs,6/12 escoltas de 6000 ton, 120/150 caças TOP, AWACSs, satélites, IRBM Cóf! Cóf! Cóf! Foguetes de lançar satélites ( 8-] ), tudo isso e mais alguma coisa prá dar conta da Venezuela? É isso mesmo?
Esse país X que o Alcântara insinuou e que bota todo esse pavor é a Venezuela mesmo?

Segundo li na END (se é que li), devemos estar prontos para qualquer ameaça, impondo um custo alto demais de maneira a desencorajar aventuras por aqui. Não vejo nenhum vizinho nosso com cacife para tentar aventuras dessa magnitude, aliás de magnitude nenhuma.
Senhores, sou suspeitíssimo para falar, mas a marinha da Venezuela poderia ter até o planeta da morte em sua esquadra, armado com Bramos, que eu ficaria bastante tranquilo em um submarino equipado com um sistema torpédico de armas confiável. Para liquidar a fatura bastaria dois deles enfiados no r..o da estrela da morte bovina, e seriam 16/24 mísseis Bramos lá no fundo do caribe.

O que está esvcrito na minha assinatura não é uma frase de efeito, é verdade mesmo(para mortificação do Marino :twisted: :twisted: :lol: :lol: ).

...todos os outros são alvos...

Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Wolfgang
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 45 vezes

#184 Mensagem por Wolfgang » Qui Mai 14, 2009 11:36 am

Carlos Mathias escreveu:Hmmmm, não creio que devamos nos balizar pela nossa vizinhança não, e acredito que a MB (e o governo) também vê as coisas assim.

Chuck vai fazê-lo pagar por sua ousadia.

Carlos Mathias

#185 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Mai 14, 2009 11:40 am

Bem, mas nem por isso acho que devamos armas nossos navios - e consequentemente nossos subs - com armas de segunda categoria. Sim, porque todos estão partindo para MAN supersônicos, e vem aí o BRAHMOS II, mach 5.

Walter, qual seria a sensação de captar um desses chegando a essa velocidade, raspando nas ondas e manobrando????
Um leve aperto no brioco, suficinete par cortar um cabo de aço de 1 pol?
Uma repentina liberação de substâncias cremosas oriundas das reentrâncias intestinais?

Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#186 Mensagem por Marino » Qui Mai 14, 2009 11:43 am

O que está esvcrito na minha assinatura não é uma frase de efeito, é verdade mesmo(para mortificação do Marino ).

:lol: :lol: :lol:
Propaganda e Marketing.

"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Marino
Sênior
Sênior

#187 Mensagem por Marino » Qui Mai 14, 2009 11:46 am

Walter, qual seria a sensação de captar um desses chegando a essa velocidade, raspando nas ondas e manobrando????
Me adiantando ao Walter, por isto radares phased array nos navios, mísseis de lançamento vertical com cobertura 360º, CME, etc.
Mas antes deles serem disparados (os mísseis inimigos), a marinha adversária tem que se preocupar com o SP, tem que ter uma defesa aérea e anti-míssil muito boa, para caso escapem dos subs do Walter.

Barão do Rio Branco
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

#188 Mensagem por Luís Henrique » Qui Mai 14, 2009 12:30 pm

PRick escreveu:
Luís Henrique escreveu:De qualquer forma eu acho que o argumento continua válido.

Um Exocet ou Harpoon percorrem 10 km em 36 segundos.
Um Brahmos o faz em 12 segundos.
E o Brahmos 2 o fará em 6 segundos ou menos.,

Das duas uma, ou aumentamos o alcance dos misseis para 30, 50 km... etc. (mas ai entra o problema de conseguirmos detectar os misseis antinavio modernos que estão surgindo, que apresentam baixo RCS e ainda são sea skimming :? )
Ou aumentamos o número de sistemas e a velocidade de resposta.

Mesmo o VL Mica que é novo e moderno, tem dificuldades em conter um ataque de misseis.

Sem falar que o sistema NUNCA funciona PERFEITAMENTE como na teoria. Um VL Mica que explodir um pouco longe e NÃO conseguir parar o Brahmos ja é um PESADELO pro escolta.
Vocês estão fazendo um salada danada, o Harpoon é um míssil subsônico, tem velocidade inferior a 900 km/h, o MM-40 é transônico, tem velocidade em torno de 1200 km/h. O Brahmos é supersônico.

Porém, a efetividade de um míssil não pode ser medidade apenas por um parâmetro.

[]´s
Não tem salada nenhuma.
A diferença do Harpoon pro Exocet é pequena. Eu arredondei.

E é claro que muitas outras coisas contam, mas a dificuldade de lidar com um missil mais veloz, digo, MUITO mais veloz é grande.

Os seus sistemas precisam trabalhar 3 x mais rápido. Vc precisa detectar antes, disparar antes, etc.

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Wolfgang
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 45 vezes

#189 Mensagem por Wolfgang » Qui Mai 14, 2009 12:33 pm

Um sistema AEGIS dá conta.

Luís Henrique
Sênior
Sênior

#190 Mensagem por Luís Henrique » Qui Mai 14, 2009 12:37 pm

Vinicius Pimenta escreveu:
Luís Henrique escreveu:De qualquer forma eu acho que o argumento continua válido.

Um Exocet ou Harpoon percorrem 10 km em 36 segundos.
Um Brahmos o faz em 12 segundos.
E o Brahmos 2 o fará em 6 segundos ou menos.,

Das duas uma, ou aumentamos o alcance dos misseis para 30, 50 km... etc. (mas ai entra o problema de conseguirmos detectar os misseis antinavio modernos que estão surgindo, que apresentam baixo RCS e ainda são sea skimming :? )
Ou aumentamos o número de sistemas e a velocidade de resposta.

Mesmo o VL Mica que é novo e moderno, tem dificuldades em conter um ataque de misseis.

Sem falar que o sistema NUNCA funciona PERFEITAMENTE como na teoria. Um VL Mica que explodir um pouco longe e NÃO conseguir parar o Brahmos ja é um PESADELO pro escolta.
Tá, mas vem cá, está em nossas hipóteses de emprego um conflito naval com a Índia? Ou ainda, está em nossas hipóteses de emprego um conflito naval com um país que possa vir a ser operador do Brahmos?

Me parece que quem deveria se preocupar com isso deveria ser a US Navy, que precisa estar preparada para tudo. Nós não. Então, para nossa necessidade de equipamento, não me parece tão relevante considerar o Brahmos.
Eu acho que devemos nos preocupar sim.

Agora temos a India, a Russia, etc. Daqui UNS anos não se sabe.
O Brahmos esta disponivel para qualquer um (salvo raras exceções) que quiserem pagar U$ 1 a U$ 2 mi a unidade.
Não é muito diferente do preço cobrado por um Exocet B3.

E quando falo no Brahmos, temos que pensar nele como uma ameaça e tb como uma arma.
Temos que nos preparar para conter ataques deste tipo de missil (supersonicos e hipersonicos) e podemos nos preparar para ADQUIRIR esse missil para os nossos escoltas de 6.000T. :twisted: :twisted: :twisted:

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Luís Henrique
Sênior
Sênior

#191 Mensagem por Luís Henrique » Qui Mai 14, 2009 12:42 pm

Marino escreveu:
Me adiantando ao Walter, por isto radares phased array nos navios, mísseis de lançamento vertical com cobertura 360º, CME, etc.
Mas antes deles serem disparados (os mísseis inimigos), a marinha adversária tem que se preocupar com o SP, tem que ter uma defesa aérea e anti-míssil muito boa, para caso escapem dos subs do Walter.
Marino, saberia me dizer o raio de ação dos A-4M equipados com missil antinavio Exocet ou MAN-1??

Pergunto pq suspeito que não seja muito superior ao alcance de um Brahmos. :?

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Marino
Sênior
Sênior

#192 Mensagem por Marino » Qui Mai 14, 2009 12:43 pm

Luís Henrique escreveu:
Marino escreveu: Me adiantando ao Walter, por isto radares phased array nos navios, mísseis de lançamento vertical com cobertura 360º, CME, etc.
Marino, saberia me dizer o raio de ação dos A-4M equipados com missil antinavio Exocet ou MAN-1??

Pergunto pq suspeito que não seja muito superior ao alcance de um Brahmos. :?
Não tenho este dado.

Barão do Rio Branco
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#193 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qui Mai 14, 2009 12:44 pm

Sem contar que um conflito com a Venezuela teria um caráter terrestre. Fazemos fronteira. Então os Su-30 estariam bem ocupados com os caças da FAB e da MB. Ia ser difícil algum deles conseguir ter tempo de disparar uma arma dessas.

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
gaitero
Sênior
Sênior

#194 Mensagem por gaitero » Qui Mai 14, 2009 12:46 pm

Walterciclone escreveu:

Senhores, sou suspeitíssimo para falar, mas a marinha da Venezuela poderia ter até o planeta da morte em sua esquadra, armado com Bramos, que eu ficaria bastante tranquilo em um submarino equipado com um sistema torpédico de armas confiável. Para liquidar a fatura bastaria dois deles enfiados no r..o da estrela da morte bovina, e seriam 16/24 mísseis Bramos lá no fundo do caribe.

O que está esvcrito na minha assinatura não é uma frase de efeito, é verdade mesmo(para mortificação do Marino :twisted: :twisted: :lol: :lol: ).

Walter, tamo junto nessa.... :lol: :lol:

Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#195 Mensagem por Carlos Lima » Qui Mai 14, 2009 12:50 pm

Alem disso, para poderem disparar misseis eles teriam que encontrar os navios no meio do Oceano... e por incrivel que possa parecer, achar um grupo de navios no meio do oceano nao 'e uma tarefa nem um pouco facil.

:wink:

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Responder