ARMADA PORTUGUESA: Fragatas Vasco da Gama (MEKO 200)

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
P44
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2779 vezes
Agradeceram: 2452 vezes

#181 Mensagem por P44 » Qua Jun 14, 2006 12:16 pm

Rui Elias Maltez escreveu:As Meko-200 australianas têm, o VLS instalado no local que nas nossas está "vazio"?

Não , o VLS deles está no lugar onde as nossas têm o Sea Sparrow

Imagem

As deles acho que tb não tinham nada, mas pelo menos numa já vi fotos dos Harpoon montados nessa posição
aqui está:
Imagem
HMAS Warramunga FFH 152 during exercise Talisman Sabre 2005.

http://www.navy.gov.au/fleet/anzac_frigate.html

Triste sina ter nascido português 👎
luis F. Silva
Sênior
Sênior
Agradeceram: 9 vezes

#182 Mensagem por luis F. Silva » Qua Jun 14, 2006 12:42 pm

A propósito das Anzac, por vezes acho piada aos foristas portugueses.
Querem tudo "up to date", fragata com quinze anos está velha, qualquer upgrade tem que de uma vez abranger todo o navio.
A Austrália comissionou as Anzac sem os Harpoon (que só agora estão a ser instalados), com VLS Mk 41 mas equipado com Seasparrow. Só gradualmente estão a ser equipadas com os sistemas previstos. No Janes de 1997/98 já vinha escrito que iriam ser equipadas com um radar Phased Array.
As Kortenaer estiveram alguns anos armadas com uma peça de 40mm.( O Rui Elias ficava escandalizado ao ver uam Boffors 40/60 em lugar do CIWS) ou 76mm. antes de ser montado o Goalkeeper.
As Bremen alemâs navegaram alguns anos sem armamento por cima do hângar até serem montados os dois RAM.
As nossas Vasco da Gama vieram com o armamento completo, e durante os seus 15 anos de vida, têm sido constantemente modernizadas em coisas que se não veêm por fora, tal como o upgrade do Phallanx, diverso software, actualização dos computadores de bordo, além do que se vê, que são diversas antenas Satcom, Gps etc.

Em diversas marinhas com mais importância do que a nossa, os navios vão ficando completas conforme aparece o dinheiro.
Eu prefiro 3 VG e 2 K. Doorman sem grande MLU do que só três V.G. com ESSM, e nenhuma Karel Doorman, O.H.Perry ou lá o que vier.
Agora uma coisa é certa, os governos dizem que não há dinheiro, e então será preferível ter 5 fragatas relativamente modernas, do que só 3 muito modernizadas pois assim podemos intervir em mais cenários em caso de necessidade.

cumprimentos.

Luis Filipe Silva

-------------------
CAMPANHA ANTI-FLOOD: OU POSTA KÔZA QUE PRESTE, QUE VÁ SOMAR, OU FICA SÓ LENDO. CHAT É NO MSN & QUETALES!!! by Túlio
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#183 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qua Jun 14, 2006 1:02 pm

Eu prefiro 3 VG e 2 K. Doorman sem grande MLU do que só três V.G. com ESSM, e nenhuma Karel Doorman, O.H.Perry ou lá o que vier.

Eu também, Luis.

Mas só refiro essas necessidades, já que ao contrário dessas marinhas que juntam alguma quantidade a qualidade, nós temos pouca quantidade para relativa qualidade.

Ora, se assim é teriamos que compensar uma marinha curta, com qualidade.

Imagem
pt
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 161 vezes
Contato:

#184 Mensagem por pt » Qua Jun 14, 2006 2:13 pm

Segundo as informações disponíveis, o espaço à frente da ponte, foi reservedo para colocação de um lançador vertical para mísseis Sea-Sparrow.

A conclusão mais lógica seria que o espaço permite a colocação de lançadores verticais idênticos aos que estão nas fragatas Karel Doorman.

Na realidade, não há grande vantagem em ter tal tipo de lançador.

O problema não são os lançadores e os misseis, mas sim os radares que permitem a utilização de misseis mais modernos. Os australianos estão a seguir o caminho certo e com os radares que lhes vão colocar, terão provavelmente as mais sofisticadas Meko em serviço.

Posteriormente quando adquirirem os navios dedicados para defesa anti-aérea (altura em que deixarão as Perry que ainda têm) terão uma esquadra para ninguem botar defeito.

Cumprimentos

Cumprimentos

Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Contato:

#185 Mensagem por Rui Elias Maltez » Sex Jun 16, 2006 6:21 am

PT:

Isso poderia significar que se (e é um rande "se") as Karel Doorman vieram para Portugal, uma vez que já possuem VLS, deixaria numa enventual modernização a aplicar nas 3 Vasco da Gama, de se justificar esse up-grade?

Outra questão:

Enquanto não tivermos o LPD anunciado, justificar-se-á a existência de navios de defesa aérea dedicada na nossa marinha?

Imagem
P44
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2779 vezes
Agradeceram: 2452 vezes

#186 Mensagem por P44 » Sex Jun 16, 2006 7:56 am

Agora uma coisa é certa, os governos dizem que não há dinheiro, e então será preferível ter 5 fragatas relativamente modernas, do que só 3 muito modernizadas pois assim podemos intervir em mais cenários em caso de necessidade.

100% de acordo.

Aliás eu sempre apoei a vinda mesmo das OHPs, "idosas e podres", de modo a ter 5 fragatas, ao invés dos que berravam contra as OHPs e preferiam a pés juntos apenas as 3 VdG modernizadas.

Triste sina ter nascido português 👎
pt
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 161 vezes
Contato:

#187 Mensagem por pt » Sex Jun 16, 2006 8:23 am

A principal diferença entre o VLS das Karel Doorman e o das Vasco da Gama é que nas Vasco da Gama, só é possível disparar oito misseis enquanto nas Doorman é possível disparar dezasseis.

Quer o lançador octuplo das Vasco da gama quer o das Karel Doorman podem ser adaptados para a utilização de ESSM. O problema não é o lançador, o problema são os radares que permitam aproveitar os ESSM aio máximo (para lá dos limites oficiais dos ESSM, que como todos sabemos parece ser maior que aquilo que é admitido pelo fabricante.

No entanto, valores oficiais são valores oficiais, ou seja, são os valores garantidos.

Por tudo isto, eu não creio que haja uma especial necessidade de alterar o lançador das Vasco da Gama apenas por mudar.

As fragatas continuam a corresponder às necessidades e têm capacidade para resistir às ameaças para que foram desenhadas.

Elas não são navios de defesa aérea, e não é possível transforma-las nisso.

Como já disse, o projecto australiano parece ser o mais sofisticado. Mas eles tiveram uma forma diferente de analisar a questão.

De qualquer forma, embora não tenhamos navios de defesa aérea, acredito que serão uma mais valia, embora não tenham nem SM-1 nem SM-2 (e sendo que eu me guio pelos valores oficiais que dizem que o SM-tem um alcance garantido bastante superior ao ESSM).

Por outro lado, as fragatas Karel Doorman, que são quase contemporâneas das Vasco da Gama, chegariam ao fim-de-vida ao mesmo tempo, que estas últimas.

Com um pouco de sorte, nessa altura já não precisamos de fragatas, porque já haverá um exército e uma marinha europeus para nos defenderem.

Poderemos utilizar o dinheiro de sobra para comprar bandas gástricas para as gordas incapazes de comer menos e para as mulheres feias, que têm o direito consitucional de ter uma cara melhorzinha e por isso têm direito a uma plástica ou um face-lift.

O face-lift, também será um direito adquirido. :mrgreen:

Cumprimentos[/list]

Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Contato:

#188 Mensagem por Rui Elias Maltez » Seg Jun 19, 2006 8:11 am

Com um pouco de sorte, nessa altura já não precisamos de fragatas, porque já haverá um exército e uma marinha europeus para nos defenderem.

Isso é ironia, PT?

Eu acho que é, mas infelizmente é capaz de ser uma triste premonição.

Mas como eu não acredito nesse Exército Europeu para as próximas décadas, acho que com o tempo Portugal acabará por abdicar de facto da sua capacidade defesa do território e acabará por entregá-la aos EUA.

Com os camones têm mais com que se preocupar, sub-delegam isso em Madrid.

E se calhar é para isso que eles, ao contrário de outros países europeus se estão a armar em grande, sem limitações orçamentais aparentes.

Eles querem o nosso espaço geo-estratégico e nem o escondem.

As nossas FA's ficarão reduzidas a um mínimo que nos permita ir participando em missões internacionais, para cenários de baixa intensidade.

Será a rendição.

Imagem
old
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 34 vezes

#189 Mensagem por old » Seg Jun 19, 2006 8:26 am

Isso é ironia, PT?

Eu acho que é, mas infelizmente é capaz de ser uma triste premonição.

Mas como eu não acredito nesse Exército Europeu para as próximas décadas, acho que com o tempo Portugal acabará por abdicar de facto da sua capacidade defesa do território e acabará por entregá-la aos EUA
.

Creo que jamas existira nada que se parezca a un ejercito europeo, y es mejor asi...
La OTAN no sirve para nada, solo para gastar dinero.
Portugal no renunciara a tener ejercito, seguira teniendo unas FAS para "cumplir" y gastar lo menos posible.

luis F. Silva
Sênior
Sênior
Agradeceram: 9 vezes

#190 Mensagem por luis F. Silva » Seg Jun 19, 2006 10:23 am

citação:

Portugal no renunciara a tener ejercito, seguira teniendo unas FAS para "cumplir" y gastar lo menos posible.

Infelizmente para nós portugueses, os nossos políticos só pensam que têm quatro anos no governo, para gastar o mais possível (com eles).

cumprimentos.

Luis Filipe Silva

-------------------
CAMPANHA ANTI-FLOOD: OU POSTA KÔZA QUE PRESTE, QUE VÁ SOMAR, OU FICA SÓ LENDO. CHAT É NO MSN & QUETALES!!! by Túlio
Charlie Golf
Sênior
Sênior
Contato:

#191 Mensagem por Charlie Golf » Seg Set 25, 2006 2:45 pm

Afinal os CIWS Phalanx Mk-15 das VdG estão apenas a ser retirados para limpeza e tratamento anti-corrosão e não foram sujeitos ainda a qualquer upgrade. O sistema Phalanx da Álvares Cabral foi reinstalado esta manhã a bordo da mesma F-331 e continua a ser Block 1. O site Defense Link noticiava no ano passado que havia sido já celebrado um contrato com a USN para que as três unidades que equipam a Armada sejam modernizadas até Dezembro de 2007.

:arrow: http://www.defenselink.mil/contracts/20 ... 50516.html

É muito fácil distinguir a versão 1 da 1B dado esta última apresentar algumas diferenças externas como é o caso do FLIR e dos novos canos rotativos do canhão Vulcan, maiores e mais largos de modo a aumentar a durabilidade e evitar os efeitos nocivos da corrosão salina. 8-]

Imagem
Vulcan Phalanx Block 1

Imagem
Vulcan Phalanx Block 1B

Editado pela última vez por Charlie Golf em Qui Out 05, 2006 7:35 am, em um total de 1 vez.
Um abraço,
Carlos Jorge Gomes

"SIC ITUR AD ASTRA"
(Deste modo alcançamos as estrelas)
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Contato:

#192 Mensagem por Rui Elias Maltez » Ter Set 26, 2006 7:18 am

Bem... Se o contrato é para o Up-Grade ser efectuado até finais de 2007...

Mas a NRP Álvares Cabral já regressou dos Açores?

Imagem
Charlie Golf
Sênior
Sênior
Contato:

#193 Mensagem por Charlie Golf » Ter Set 26, 2006 7:25 am

Afirmativo, juntamente com a Côrte Real. :wink:

Um abraço,
Carlos Jorge Gomes

"SIC ITUR AD ASTRA"
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Contato:

#194 Mensagem por Rui Elias Maltez » Ter Set 26, 2006 7:33 am

Isso significa que neste momento temos as 3 VdG operacionais :D

Ou será que quando a NRP Vasco da Gama regressar da missão NATO vai recolher por uns largos meses? :?

Chralie:

Parece que a NRP Sacadura Cabral vai recolher ao estaleiro, segundo informação obtida no Forum Defesa.

Tratar-se-á provavelmente de uma paragem motivada por uma manutenção já programada, manutenção geral e pintura, tal como a que foi feita na NRP João Belo no início deste ano.

Já que a MP pretende manter esses 2 navios incorporados até pelo menos 2008, e eventualmente vendê-los a um outro país (Uruguai?).

Imagem
Charlie Golf
Sênior
Sênior
Contato:

#195 Mensagem por Charlie Golf » Ter Set 26, 2006 8:21 am

Sim, também li o mesmo. :wink:

Um abraço,
Carlos Jorge Gomes

"SIC ITUR AD ASTRA"