Governo Dilma Rousseff

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
RobertoRS
Sênior
Sênior

Re: Governo Dilma Rousseff

#181 Mensagem por RobertoRS » Sáb Nov 20, 2010 2:21 pm

marcelo bahia escreveu:Roberto,

Você está repetindo um mantra neoliberalista que é pura furada, velho!!

Se o BC tivesse realmente compromisso com quem produz no Brasil, ele atacaria os excessos inflacionários pelo lado da oferta, como eu já disse aqui antes, e pelo lado dos depósitos compulsórios.

Agora me explique, por favor, como foi que a politica monetária yank levou o mundo à crise! Você está colocando a culpa pelo excesso de liquidez simplesmente na taxa de juros baixíssima quando na verdade o vilão da bolha imobiliária foi a falta de regulação do mercado financeiro do Tio Sam: inexistência de um teto para o alavancamento dos bancos, fundos abutres, etc. Não foram o juros baixos para a população que fuderam tudo, foi a ganância desmetida de alguns, que não se deram por satisfeitos em nos extorquir aqui no 3º mundo com juros altíssimos e resolveram transformar o sistema financeiro em algo mais arriscado do que os cassinos de Las Vegas!! O FED já não tem como usar os juros básicos como instrumento de desvalorização da moeda estadounidense, o compulsório também já foi pro beleleu, o que restou das receitas neoliberais para combater a crise?? Nada! Agora eles decidiram partir pra emissão de papel como política monetária, ou seja, "dedo no olho" como instrumento de política monetária!!

O governo brasileiro está dormindo no ponto, e quem te fala é um petista de carteirinha!!

Sds.
Isso não é mantra liberal. Isso é uma situação reconhecida por todas as correntes econômicas. A única difererença é existem várias correntes que ACEITAM isso como um pressuposto para chegar ao Pleno Emprego.

Porém o que vou explicar resumidamente aqui é praticamente um consenso entre os economistas. Ao reduzir artificialmente as taxas básicas de juros nos EUA, o Fed fez com que negócios que antes não eram viáveis se tornarem viáveis. Isso é álgebra elementar. Se o Retorno de um Investimento é MENOR do que a Taxa de Juro, é mais rentável aplicar em Títulos Públicos ou outros Ativos Financeiros do que abrir um negócio. Portanto, ao reduzir as Taxas de Juro, o Fed permitiu que muitos empreendimentos se tornássem viáveis. Porém, no bojo desta política, se criou uma bolha imobiliária porque os preços crescentes dos imóveis (em um período de cinco ou seis anos, os imóveis nos Estados Unidos tiveram apreciação de 100% ou 200%...) incentivaram mais e mais pessoas à investirem em imóveis. Leia-se, pequenos investidores, portanto desmistifica a idéia de que a crise foi criada por conta apenas de mega-especuladores. E estes pequenos investidores tomaram empréstimos realmente arriscados das instituições financeiras tendo como garantia os imóveis então apreciados. Claro, meu imóvel valia US$ 300 Mil, hoje vale US$ 900 mil, portanto isso aumentou significativamente os limites tomados pelos proprietários destes imóveis para investir em outros imóveis. A bolha estoura quando os preços dos imóveis caem, juntamente com a explosão da inadimplência. Só que agora os Bancos somente têm créditos podres lastreados em imóveis desvalorizados.

Não foi uma Crise de Liquidez, mas sim de Solvência. E a raiz desta crise foi a absurda irresponsabilidade do Fed.

É importante destacar, porém, que as Economias Desenvolvidas já viviam há mais de uma década de acefalia econômica, pois existiu um vazio estratégico para suas economias. A Europa preencheu este vazio com o que considero uma fracassada união monetária. E os EUA preencheram este vazio com uma arriscada política expansionista.

Agora, os EUA estão emitindo dóllares. Mas não uns poucos dóllares, mas sim US$ 600 BILHÕES de dóllares, encharcando um mercado mundial já encharcado de liquidez, na esperança de que isso seja a solução para sua combalida, porém dinâmica, economia.

Alerto mais uma vez: nenhum economista sabe onde este caminho vai dar. Agora resta sentar e esperar.
Se não houver campo aberto
lá em cima, quando me for
um galpão acolhedor
de santa fé bem coberto
um pingo pastando perto
só de pensar me comovo
eu juro pelo meu povo,
nem todo o céu me segura
retorno à velha planura
pra ser gaúcho de novo
RobertoRS
Sênior
Sênior

#182 Mensagem por RobertoRS » Sáb Nov 20, 2010 2:28 pm

GustavoB escreveu:
RobertoRS escreveu: Então vamos elencar pelo menos uns cinco casos de um pobre/miserável que tenha sido amplamente difamado pela Mídia...

Até onde eu saiba, a Mídia prefere lidar com famosos e ricos...
Entendeu a contradição? Onde você leria sobre isso então?
Na verdade não entendi a contradição...
um galpão acolhedor
de santa fé bem coberto
um pingo pastando perto
só de pensar me comovo
eu juro pelo meu povo,
nem todo o céu me segura
retorno à velha planura
pra ser gaúcho de novo
RobertoRS
Sênior
Sênior

#183 Mensagem por RobertoRS » Sáb Nov 20, 2010 2:32 pm

Francoorp escreveu:A ditadura militar não matou somente "Comunas"... matou muitos civis... muitos mesmo, que nunca vão entrar nas "Estatisticas da repressão" pois não eram polítizados.

Não fiz balaio nenhum, é verdade, toda autoridade estatal tem poder de vida e morte sobre a população em um regime repressivo, isso é ditadura, e é assim em todas.... interessante que quando se fala de ditadura comuna colocam sempre estes civis apoliticos como vitimas, mas para as direita não pode né... sim, e depois sou eu que faço "Mistura"...

E esta coisa de até hoje ter essa policia que mata, é uma das Heranças do velho regime, hoje até que esta brando, mas ainda era regra nos anos 80 e inicio dos 90... vejo que o senhor ainda é jovem, e não lembra destas coisas, pois se lembra-se teria percebido que é tudo uma violência derivada do regime militar, uma espécie de Praxe que passou de comando em comando até alguns anos depois da ditadura, inicio dos 90 pra ser mais preciso... hoje mudou um pouco, tem uma investigação e muitos policiais vem condenados, a coisa esta mudando, mas até que tudo se estabilize a coisa vai continuar.

Certo que existem os policias violentos por natureza, mas isso não diz que seja uma coisa de policia institucional justiceira como era antes, são coisas diferentes.

A policia é o primeiro "braço" da repressão das ditaduras, mas parece que o senhor não quer ver isso...
Da mesma forma que alguns dos rebeldes comunistas. Infelizmente todos sabemos que em um conflito, civis inocentes irão morrer, e isto é uma constatação apolítica, independe das forças em questão. Se for vítima de um guerrilheiro/ditador de direita, ou de um guerrilheiro/ditador de esquerda.

Agora, querer dar caráter político às mortes e torturas da polícia comum ao civil comum, que por sinal acontecem até hoje, é no mínimo uma confusão infundada. Aliás, esse tipo de modus operandi por parte das forças policiais existiu MUITO ANTES da existência do regime de 1964, aconteceu no meio dele, e aconteceu depois. Portanto não existe relação de causalidade aí.
um galpão acolhedor
de santa fé bem coberto
um pingo pastando perto
só de pensar me comovo
eu juro pelo meu povo,
nem todo o céu me segura
retorno à velha planura
pra ser gaúcho de novo
marcelo bahia
Sênior
Sênior
Agradeceu: 16 vezes
Agradeceram: 16 vezes

#184 Mensagem por marcelo bahia » Sáb Nov 20, 2010 9:38 pm

RobertoRS escreveu:
marcelo bahia escreveu:Roberto,

Você está repetindo um mantra neoliberalista que é pura furada, velho!!

Se o BC tivesse realmente compromisso com quem produz no Brasil, ele atacaria os excessos inflacionários pelo lado da oferta, como eu já disse aqui antes, e pelo lado dos depósitos compulsórios.

Agora me explique, por favor, como foi que a politica monetária yank levou o mundo à crise! Você está colocando a culpa pelo excesso de liquidez simplesmente na taxa de juros baixíssima quando na verdade o vilão da bolha imobiliária foi a falta de regulação do mercado financeiro do Tio Sam: inexistência de um teto para o alavancamento dos bancos, fundos abutres, etc. Não foram o juros baixos para a população que fuderam tudo, foi a ganância desmetida de alguns, que não se deram por satisfeitos em nos extorquir aqui no 3º mundo com juros altíssimos e resolveram transformar o sistema financeiro em algo mais arriscado do que os cassinos de Las Vegas!! O FED já não tem como usar os juros básicos como instrumento de desvalorização da moeda estadounidense, o compulsório também já foi pro beleleu, o que restou das receitas neoliberais para combater a crise?? Nada! Agora eles decidiram partir pra emissão de papel como política monetária, ou seja, "dedo no olho" como instrumento de política monetária!!

O governo brasileiro está dormindo no ponto, e quem te fala é um petista de carteirinha!!

Sds.
Leia-se, pequenos investidores, portanto desmistifica a idéia de que a crise foi criada por conta apenas de mega-especuladores. E estes pequenos investidores tomaram empréstimos realmente arriscados das instituições financeiras tendo como garantia os imóveis então apreciados.
Durante a explicação voce se equivocou num detalhe importante; achar que os pequenos investidores foram os responsáveis pela formação da bolha. Na verdade, os juros baixos estavam levando o capital especulativo aos países com maiores taxas de juros, como sempre ocorre, porém desta vez uma parte deles mudou de rumo. Por que?? Porque Fannie Mae e Freddie Mac assumiram o papel de avalistas de crédito ou compraram as carteiras podres destes bancos menores que voce citou. E tudo com o aval de nada menos do que o então presidente do FED, Alan Greenspan, que garantiu que o ESTADO americano (não as casas sobrevalorizadas dos pequenos investidores) seria o verdadeiro "lastro" por trás das emissoes de títulos de tipo RMBS feitas pelos dois bancos citados com o objetivo de financiar os empréstimos aos bancos menores. Alan Greenspan não só foi o avalista da especulação como a insentivou abertamente ao dizer: "nenhuma medida do FED poderia freiar uma bolha imobiliária se ela se formasse". Como voce acha que os especuladores resistiriam a entrar de cabeça depois de atitudes como essas?? O presidente do FED implicitamente afirmou: "que se dane o valor das casas, pois somos nós que vamos salvar o traseiro de voces, especuladores"!! Por outro lado Fannie Mae e Freddie Mac insentivavam o endividamento dos particulares na outra ponta somente para alimentar o sistema perverso que eles tinham montado. Foi com isso que meu conhecido trabalhou. Como funcionário de um pequeno banco ele procurava os pequenos empreendedores e lhes "implorava" que tomassem empréstimos equivalentes ao valor das casas a taxas baixíssimas. Mas não somente isso. Para aqueles que não tinham casas, ele oferecia empréstimos gordos e ao mesmo tempo o uso de parte deste empréstimo como entrada para a compra de uma casa a taxas igualmente baixíssimas e apetitosamente dedutíveis do imposto de renda. A única garantia, nesse caso, era o salário do indivíduo, que em muitos casos eram extremamente baixos. Percebe a cilada?? "Pegue esse dinheiro, meu filho, e compre o que voce quiser com ele". Uma outra modalidade era oferecer a compra da casa do indivíduo à vista e ao mesmo tempo o financiamento para a compra de uma outra casa maior com o dinheiro que ele acabara de receber pela sua. Os caras eram criativos!! :lol: :lol: :lol:

Dessa forma, os bancos geravam uma demanda por imóveis artificial e não provocada pela procura REAL pelos imóveis. Essa é a parte mais perversa da história! Parte do dinheiro gerado pela especulação era dividida com deputados, senadores e dirigentes economicos para que eles não aceitassem a aprovação de medidas regulatórias.

Os bancos não tem nada a ver?? 8-]
Diplomata Alemão: "- Como o senhor receberá as tropas estrangeiras que apoiam os federalistas se elas desembarcarem no Brasil??"

Floriano Peixoto: "- Com balas!!!"
RobertoRS
Sênior
Sênior

#185 Mensagem por RobertoRS » Sáb Nov 20, 2010 11:48 pm

marcelo bahia escreveu:Durante a explicação voce se equivocou num detalhe importante; achar que os pequenos investidores foram os responsáveis pela formação da bolha. Na verdade, os juros baixos estavam levando o capital especulativo aos países com maiores taxas de juros, como sempre ocorre, porém desta vez uma parte deles mudou de rumo. Por que?? Porque Fannie Mae e Freddie Mac assumiram o papel de avalistas de crédito ou compraram as carteiras podres destes bancos menores que voce citou. E tudo com o aval de nada menos do que o então presidente do FED, Alan Greenspan, que garantiu que o ESTADO americano (não as casas sobrevalorizadas dos pequenos investidores) seria o verdadeiro "lastro" por trás das emissoes de títulos de tipo RMBS feitas pelos dois bancos citados com o objetivo de financiar os empréstimos aos bancos menores. Alan Greenspan não só foi o avalista da especulação como a insentivou abertamente ao dizer: "nenhuma medida do FED poderia freiar uma bolha imobiliária se ela se formasse". Como voce acha que os especuladores resistiriam a entrar de cabeça depois de atitudes como essas?? O presidente do FED implicitamente afirmou: "que se dane o valor das casas, pois somos nós que vamos salvar o traseiro de voces, especuladores"!! Por outro lado Fannie Mae e Freddie Mac insentivavam o endividamento dos particulares na outra ponta somente para alimentar o sistema perverso que eles tinham montado. Foi com isso que meu conhecido trabalhou. Como funcionário de um pequeno banco ele procurava os pequenos empreendedores e lhes "implorava" que tomassem empréstimos equivalentes ao valor das casas a taxas baixíssimas. Mas não somente isso. Para aqueles que não tinham casas, ele oferecia empréstimos gordos e ao mesmo tempo o uso de parte deste empréstimo como entrada para a compra de uma casa a taxas igualmente baixíssimas e apetitosamente dedutíveis do imposto de renda. A única garantia, nesse caso, era o salário do indivíduo, que em muitos casos eram extremamente baixos. Percebe a cilada?? "Pegue esse dinheiro, meu filho, e compre o que voce quiser com ele". Uma outra modalidade era oferecer a compra da casa do indivíduo à vista e ao mesmo tempo o financiamento para a compra de uma outra casa maior com o dinheiro que ele acabara de receber pela sua. Os caras eram criativos!! :lol: :lol: :lol:

Dessa forma, os bancos geravam uma demanda por imóveis artificial e não provocada pela procura REAL pelos imóveis. Essa é a parte mais perversa da história! Parte do dinheiro gerado pela especulação era dividida com deputados, senadores e dirigentes economicos para que eles não aceitassem a aprovação de medidas regulatórias.

Os bancos não tem nada a ver?? 8-]
Ninguém disse que os bancos não têm nada à ver. Porém os mesmos não "colocaram um revólver na cabeça das pessoas" para que elas tomassem empréstimos. Insisto que foi uma "troca voluntária". O mercado sempre reage às decisões regulatórias, e nesse caso não foi diferente. Respondendo à manipulação da taxa de juros, os bancos inundaram o mercado com crédito barato (simples, quanto mais crédito, mais barato ele será, oferta e demanda). Os pequenos investidores voluntariamente tomaram este credito de risco.

Houveram muitos responsáveis, porém todos eles obedeceram à permissividade do Fed com uma taxa de juros artificial e irreal.

Aí voltamos ao caso do Brasil, onde as pessoas querem a Taxa de Juros manipulada para baixo. Felizmente para nós e para o Governo Lula, a sensatez foi mantida por conta de pessoas como o Mantega, o Meireles, o Palocci, e o cara do Planejamento que eu esqueço o nome.
um galpão acolhedor
de santa fé bem coberto
um pingo pastando perto
só de pensar me comovo
eu juro pelo meu povo,
nem todo o céu me segura
retorno à velha planura
pra ser gaúcho de novo
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 419 vezes

#186 Mensagem por Marechal-do-ar » Dom Nov 21, 2010 2:18 am

Então se 1% é loucura 10,75% é sensatez?
Imagem
"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
RobertoRS
Sênior
Sênior

#187 Mensagem por RobertoRS » Dom Nov 21, 2010 4:30 am

Uma imagem vale por il palavras, dizem. Correto.

Quem sabe tu procura alguma foto de gente falida nos EUA, ou quem sabe um cidadão zimbabwano levando um carrinho de mão cheio de dinheiro sem valor para comprar apenas alguns pãezinhos.

Bom, não achei o cidadão com carrinho de mão. Por hora, esta deve servir.

Imagem
um galpão acolhedor
de santa fé bem coberto
um pingo pastando perto
só de pensar me comovo
eu juro pelo meu povo,
nem todo o céu me segura
retorno à velha planura
pra ser gaúcho de novo
GustavoB
Sênior
Sênior
Agradeceram: 68 vezes

#188 Mensagem por GustavoB » Dom Nov 21, 2010 10:42 am

Se a mídia não dá importância ao assunto, você não tem onde ler sobre ele.
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6346 vezes
Agradeceram: 6692 vezes
Contato:

#189 Mensagem por Túlio » Dom Nov 21, 2010 12:14 pm

GustavoB escreveu:
RobertoRS escreveu: Então vamos elencar pelo menos uns cinco casos de um pobre/miserável que tenha sido amplamente difamado pela Mídia...

Até onde eu saiba, a Mídia prefere lidar com famosos e ricos...
Entendeu a contradição? Onde você leria sobre isso então?

Mas taí a tua chance de vencer dentro do capitalismo, Gustavo véio: cries um jornal que só fale de pobres e desconhecidos, que os entreviste, fotografe, conte o que acontece no seu dia-a-dia, etc. Uma espécie de mídia que torne o 'Diário Gaúcho' um jornal de rico. Imagines o ineditismo disso, ficarias milionário da noite pro dia, as igrejas de crentes que andam aí PROVAM que mil pobres fazem um rico, não? Então, estás esperando o quê..?
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
RobertoRS
Sênior
Sênior

#190 Mensagem por RobertoRS » Dom Nov 21, 2010 2:01 pm

GustavoB escreveu:
Se a mídia não dá importância ao assunto, você não tem onde ler sobre ele.
Mas não era isso que eu estava discutindo... Eu estava querendo saber histórias de miseráveis caluniados pela mídia e que não tiveram como fazer valer seus direitos pela Justiça comum.
um galpão acolhedor
de santa fé bem coberto
um pingo pastando perto
só de pensar me comovo
eu juro pelo meu povo,
nem todo o céu me segura
retorno à velha planura
pra ser gaúcho de novo
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior

#191 Mensagem por Marechal-do-ar » Dom Nov 21, 2010 3:08 pm

RobertoRS escreveu:Uma imagem vale por il palavras, dizem. Correto.

Quem sabe tu procura alguma foto de gente falida nos EUA, ou quem sabe um cidadão zimbabwano levando um carrinho de mão cheio de dinheiro sem valor para comprar apenas alguns pãezinhos.

Bom, não achei o cidadão com carrinho de mão. Por hora, esta deve servir.
Poderia ser de um alemão queimando dinheiro para se aquecer no pós 1ª guerra...

Chega a ser piada, quando o Lula era oposição ele sempre criticava os juros agora virou "sensatez", e de quebra ainda tem as criticas às elites e não sei mais o que sendo que quem mais ganha com juros altos é quem tem dinheiro (a curto prazo, de verdade nenhum brasileiro realmente ganha com o juros nesse patamar, o país congela), ah... A inflação... Se os juros forem mais baixos o pessoal da imagem anterior poderia comprar uma casa melhorando a qualidade de vida, provavelmente ganhariam mais (com mais demanda por casas pedreiros seriam valorizados) e os preços aumentariam (inflação?), para não deixar os preços aumentarem o jeito é socar os juros la em cima e estagnar o país, com sorte crises globais ou guerras cambiais trazem algum dinheiro pra aumentando o pib por hora, deixa o povo da favela em paz... Nos barracos deles... Já não estão a tanto tempo la mesmo? Que forma genial de lidar com a economia hein?
RobertoRS
Sênior
Sênior

#192 Mensagem por RobertoRS » Dom Nov 21, 2010 3:21 pm

Marechal-do-ar escreveu:Poderia ser de um alemão queimando dinheiro para se aquecer no pós 1ª guerra...

Chega a ser piada, quando o Lula era oposição ele sempre criticava os juros agora virou "sensatez", e de quebra ainda tem as criticas às elites e não sei mais o que sendo que quem mais ganha com juros altos é quem tem dinheiro (a curto prazo, de verdade nenhum brasileiro realmente ganha com o juros nesse patamar, o país congela), ah... A inflação... Se os juros forem mais baixos o pessoal da imagem anterior poderia comprar uma casa melhorando a qualidade de vida, provavelmente ganhariam mais (com mais demanda por casas pedreiros seriam valorizados) e os preços aumentariam (inflação?), para não deixar os preços aumentarem o jeito é socar os juros la em cima e estagnar o país, com sorte crises globais ou guerras cambiais trazem algum dinheiro pra aumentando o pib por hora, deixa o povo da favela em paz... Nos barracos deles... Já não estão a tanto tempo la mesmo? Que forma genial de lidar com a economia hein?
Poderia ser de um alemão queimando dinheiro para se aquecer, sim...

Agradeço se puderes postar, pois aí me ajuda à provar minha tese.

Favela existe muito antes sequer da existência do Copom. Portanto não existe NENHUMA relação de causalidade. Tampouco a Taxa Selic é uma invenção burguesa advinda da cabeça de alguns iluminados. Creio que se tu procurar no site do Bacen ou na internet mesmo, deverá encontrar a fórmula que determina tal taxa. O Copom monitora uma série de variáveis macroeconômicas que determinam a taxa.

É muito bonito fazer esse silogismo simplório. Juros menores igual à mais consumo, melhor qualidade de vida, maior oferta, e menores taxas de inflação. Na prática, porém, restou provado o inverso, caso do Zimbabwe, da Argentina, enfim, exemplos são fartos.

Certo é que enquanto nossa Política Fiscal for esta, nossa Política Monetária será esta. Acesse o site do IPEAData e pesquise pelos dados da NSFP, que estão com fortíssimo viés de alta. Como a história do Brasil mostra, na frase de um famoso economista, "pequena inflação é como pequena gravidez, não tarda à se tornar grande". Desde os anos quarenta, sempre que um governo foi determinado à aceitar um pouco de inflação tivemos um incremento grande neste indicador, o que sempre depôs em prejuízo dos cidadãos e da economia como um todo, inclusive no que tange à confiança na nossa Economia.

Mais uma vez, muito embora ainda existam pessoas que defendam a relativização de nossa Política Macroeconômica, os casos da Crise Americana, da Argentina, do Zimbabwe comprovam em caráter definitivo que estamos no caminho certo.
um galpão acolhedor
de santa fé bem coberto
um pingo pastando perto
só de pensar me comovo
eu juro pelo meu povo,
nem todo o céu me segura
retorno à velha planura
pra ser gaúcho de novo
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior

#193 Mensagem por Marechal-do-ar » Dom Nov 21, 2010 4:08 pm

RobertoRS escreveu:Certo é que enquanto nossa Política Fiscal for esta, nossa Política Monetária será esta.
Deixa eu consultar uns dados aqui.
Principal responsável pela política fiscal: a
Principal responsável pela política monetária: b

Ops... a = b

Entende por que a sua argumentação é sem sentido?

E ainda sobre a inflação... É o indicador errado...
RobertoRS
Sênior
Sênior

#194 Mensagem por RobertoRS » Dom Nov 21, 2010 4:31 pm

Marechal-do-ar escreveu:
RobertoRS escreveu:Certo é que enquanto nossa Política Fiscal for esta, nossa Política Monetária será esta.
Deixa eu consultar uns dados aqui.
Principal responsável pela política fiscal: a
Principal responsável pela política monetária: b

Ops... a = b

Entende por que a sua argumentação é sem sentido?

E ainda sobre a inflação... É o indicador errado...
Negativo.

Responsável pela Política Fiscal é o Governo Federal, enquanto que o Responsável pela Política Monetária é CMN e Bacen.

Sobre a Inflação, o Objetivo-Chave do Bacen é a manutenção da Estabilidade de Preços, Inflação é indicador de Estabilidade de Preços, LOGO, é o indicador correto.
um galpão acolhedor
de santa fé bem coberto
um pingo pastando perto
só de pensar me comovo
eu juro pelo meu povo,
nem todo o céu me segura
retorno à velha planura
pra ser gaúcho de novo
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior

#195 Mensagem por Marechal-do-ar » Dom Nov 21, 2010 7:47 pm

RobertoRS escreveu:Negativo.

Responsável pela Política Fiscal é o Governo Federal, enquanto que o Responsável pela Política Monetária é CMN e Bacen.
Que estão subordinados ao ...?

Em uma hierarquia o superior é responsável por tudo, essa de tentar livrar a cara de um ou de outro não rola.
RobertoRS escreveu:Sobre a Inflação, o Objetivo-Chave do Bacen é a manutenção da Estabilidade de Preços, Inflação é indicador de Estabilidade de Preços, LOGO, é o indicador correto.
Suponho que você queira ganhar mais e que um dos objetivos do governo (além de aumentar o seu salário) é reduzir a desigualdade social, pois bem, você não conseguirá fazer isso sem permitir um pouco de inflação, essa por sua vez é uma consequência do resto da economia e sua existência não é necessariamente ruim, se os motivos dela existir não forem ruins, por isso é o indicador errado.

Voltando um pouco o assunto, qual é sua sugestão para resolver o problema da habitação no Brasil?
Trancado