FAB VAI COMPRAR SEU AVIÃO LIFT????

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: FAB VAI COMPRAR SEU AVIÃO LIFT????

#181 Mensagem por prp » Qua Mai 07, 2014 12:00 am

O LIFT que está surgindo entre a Boeing e a Saab nós já compramos 36. [063] [063] [063] [063]




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J.Ricardo
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Re: FAB VAI COMPRAR SEU AVIÃO LIFT????

#182 Mensagem por J.Ricardo » Dom Mai 25, 2014 4:18 pm

[003] [003] [003] [003] [003]




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
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Re: FAB VAI COMPRAR SEU AVIÃO LIFT????

#183 Mensagem por irlan » Dom Mai 25, 2014 7:11 pm

Se assinarem logo o acordo de compra do Gripen podemos dar graças a Deus.. :evil:




Na União Soviética, o político é roubado por VOCÊ!!
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Re: FAB VAI COMPRAR SEU AVIÃO LIFT????

#184 Mensagem por FCarvalho » Dom Abr 19, 2015 12:59 am

LAAD 2015: FAB pode seguir exemplo sueco e deixar de lado os jatos treinadores de caça

Roberto Lopes
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No atual quadro de incertezas financeiras, bem poucos entre os principais programas de reaparelhamento das Forças Armadas mantém seu cronograma original, ou ainda perseguem marcos contratuais de forma a poder remunerar adequadamente – e a tempo – os seus prestadores de serviços.

http://www.aereo.jor.br/2015/04/17/laad ... o-de-lado/




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Re: FAB VAI COMPRAR SEU AVIÃO LIFT????

#185 Mensagem por Túlio » Dom Abr 19, 2015 11:42 pm

Essa charla já tem até NETO! Faz séculos que debatem na FAB, uma tchurma querendo um jato, outra dizendo que o Super Tucano resolve...




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Re: FAB VAI COMPRAR SEU AVIÃO LIFT????

#186 Mensagem por Bolovo » Dom Abr 19, 2015 11:53 pm

FCarvalho escreveu:LAAD 2015: FAB pode seguir exemplo sueco e deixar de lado os jatos treinadores de caça

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No atual quadro de incertezas financeiras, bem poucos entre os principais programas de reaparelhamento das Forças Armadas mantém seu cronograma original, ou ainda perseguem marcos contratuais de forma a poder remunerar adequadamente – e a tempo – os seus prestadores de serviços.

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Mas pra pilotar o Gripen, tudo bem. Veja que nos EUA cogita-se até uma versão de treinador do Gripen para ocupar o espaço do T-38...




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Re: FAB VAI COMPRAR SEU AVIÃO LIFT????

#187 Mensagem por FCarvalho » Seg Abr 20, 2015 12:00 am

Túlio escreveu:Essa charla já tem até NETO! Faz séculos que debatem na FAB, uma tchurma querendo um jato, outra dizendo que o Super Tucano resolve...
O que eu vejo é o seguinte: o super-tucano já tem lá seus dez anos de operação. E a FAB ainda não consegue dizer se ele é capaz, ou não, de fazer a transição para a primeira linha, de forma racional, científica e pautada em seus próprios estudos de caso. O que será que estamos esperando acontecer ou ver? :roll:

abs.




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Re: FAB VAI COMPRAR SEU AVIÃO LIFT????

#188 Mensagem por FCarvalho » Seg Abr 20, 2015 12:08 am

Bolovo escreveu:
FCarvalho escreveu:LAAD 2015: FAB pode seguir exemplo sueco e deixar de lado os jatos treinadores de caça
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No atual quadro de incertezas financeiras, bem poucos entre os principais programas de reaparelhamento das Forças Armadas mantém seu cronograma original, ou ainda perseguem marcos contratuais de forma a poder remunerar adequadamente – e a tempo – os seus prestadores de serviços.
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Mas pra pilotar o Gripen, tudo bem. Veja que nos EUA cogita-se até uma versão de treinador do Gripen para ocupar o espaço do T-38...
Eu concordo que um jato Lift é importante no sentido de oferecer melhor preparo para os futuros caçadores. Mas a FAB a vinte anos atrás quando resolveu investir no ST para esta função, achou que este avião daria conta do recado. Eu acredito que não.

Mas há dentro da instituição quem acredite que sim. Este é todo o ponto da discórdia. Ninguém consegue chegar a um senso comum sobre a questão.

E tem uma questão maior, que poucos ou quase ninguém fala. O currículo. Há praticamente uma década, ou pouco mais, o ST modificou toda a estrutura da formação da FAB. A mesma coisa que os Xavante fizeram, logo seguidos pelos Tucanos, cada um à sua época. Introduzir um jato lift agora na FAB iria obrigá-la novamente a alterar todo o currículo de formação, só que um agravante a mais: tucanos prestes a deixarem a linha, e os T-25 literalmente precisando de aposentadoria.

Então não seria apenas o caso de introduzir-se um novo vetor, mas ao menos 2. Se um único avião já causa um tremendo trabalho, imagines a postulação de 2 novos modelos.

Chego a pensar que é bem por aí o impasse entre a oficialidade da FAB. Não é e nem será uma simples aquisição ou troca de vetores. A coisa é bem maior, e mais complicada que isso. E vai custar tempo e dinheiro... muito dinheiro.

abs.




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Re: FAB VAI COMPRAR SEU AVIÃO LIFT????

#189 Mensagem por Bolovo » Seg Abr 20, 2015 12:14 am

FCarvalho escreveu:
Bolovo escreveu: Mas pra pilotar o Gripen, tudo bem. Veja que nos EUA cogita-se até uma versão de treinador do Gripen para ocupar o espaço do T-38...
Eu concordo que um jato Lift é importante no sentido de oferecer melhor preparo para os futuros caçadores. Mas a FAB a vinte anos atrás quando resolveu investir no ST para esta função, achou que este avião daria conta do recado. Eu acredito que não.

Mas há dentro da instituição quem acredite que sim. Este é todo o ponto da discórdia. Ninguém consegue chegar a um senso comum sobre a questão.

E tem uma questão maior, que poucos ou quase ninguém fala. O currículo. Há praticamente uma década, ou pouco mais, o ST modificou toda a estrutura da formação da FAB. A mesma coisa que os Xavante fizeram, logo seguidos pelos Tucanos, cada um à sua época. Introduzir um jato lift agora na FAB iria obrigá-la novamente a alterar todo o currículo de formação, só que um agravante a mais: tucanos prestes a deixarem a linha, e os T-25 literalmente precisando de aposentadoria.

Então não seria apenas o caso de introduzir-se um novo vetor, mas ao menos 2. Se um único avião já causa um tremendo trabalho, imagines a postulação de 2 novos modelos.

Chego a pensar que é bem por aí o impasse entre a oficialidade da FAB. Não é e nem será uma simples aquisição ou troca de vetores. A coisa é bem maior, e mais complicada que isso. E vai custar tempo e dinheiro... muito dinheiro.

abs.
Eu acho mais prudente esperar o Gripen chegar para primeiro ver o que vai dar e depois pensar em alguma coisa. O problema é em especial com o F-5 que tem um perfil de vôo meio perigoso. Não lembro onde que eu li, mas era um piloto daqueles esquadrões Aggressor da Marinha Americana falando que o Tiger é sensacional no dogfight, mas a "margem de erro" na pilotagem dele é bem pequena se comparado com outros caças como os Hornet, Tomcat etc. Se eu achar esse texto posto aqui novamente.




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Re: FAB VAI COMPRAR SEU AVIÃO LIFT????

#190 Mensagem por FCarvalho » Seg Abr 20, 2015 12:42 am

Os F-5 nunca foram projetados para serem caças puros, mas caça-bombardeiros leves, como se dizia antigamente. Algo como os A-4, A-8, A-6... e por aí vai. Suas qualidades de voos sempre privilegiaram a capacidade de ir até o alvo, manobrar o necessário, se defender se preciso for, e cair fora rapidinho.

Em sua maior parte da vida operacional, foi exatamente isso que eles fizeram. Contudo, existem muitos países - Brasil inclusive - que os utilizaram como se Mirage III ou F-15 fossem, hora por falta de coisa melhor, hora porque era a única coisa disponível mesmo.

Foram adotados pelos Agressors pois sua performace era a mais parecida com um Mig-21 que se podia chegar por aqui naqueles tempos, assim como os A-4. Penso eu mais por conveniência dos americanos, que por qualidades próprias, também. Afinal, não era todo dia que se podia arrumar um Mig por aí.

Enfim, o F-5 sofre bastante em relação a essas missões de caças de verdade como o F-14/15/16/18, simplesmente porque ele não foi feito para isso. E a FAB tem consciência de que não pode abusar muito mais do que já o fez com eles. Basta ver o que veio para nós em 1986 quando da compra do segundo lote de F-5E/F. Vieram junto com estes jatos todo tipo de problema que eles sofreram em relação as suas limitações enquanto caça para combate ar-ar nos esquadrões agressors. E não foram poucas e nem desimportantes.

Se para pilotar um caça como este é necessário uma boa formação e um processo de adaptação bem seletivo e rigoroso, penso que para os Gripens não será diferente. A parte de sistemas será a menos problemática. Já a parte do voo, essa eu creio que deverá ter realmente uma solução a altura, do tamanho de um jato lift.

Mas para sabermos como e se isso se sucederá, a FAB precisa primeiro se decidir.

abs.




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Re: FAB VAI COMPRAR SEU AVIÃO LIFT????

#191 Mensagem por Bolovo » Seg Abr 20, 2015 1:13 am

FCarvalho escreveu:Os F-5 nunca foram projetados para serem caças puros, mas caça-bombardeiros leves, como se dizia antigamente. Algo como os A-4, A-8, A-6... e por aí vai. Suas qualidades de voos sempre privilegiaram a capacidade de ir até o alvo, manobrar o necessário, se defender se preciso for, e cair fora rapidinho.

Em sua maior parte da vida operacional, foi exatamente isso que eles fizeram. Contudo, existem muitos países - Brasil inclusive - que os utilizaram como se Mirage III ou F-15 fossem, hora por falta de coisa melhor, hora porque era a única coisa disponível mesmo.

Foram adotados pelos Agressors pois sua performace era a mais parecida com um Mig-21 que se podia chegar por aqui naqueles tempos, assim como os A-4. Penso eu mais por conveniência dos americanos, que por qualidades próprias, também. Afinal, não era todo dia que se podia arrumar um Mig por aí.

Enfim, o F-5 sofre bastante em relação a essas missões de caças de verdade como o F-14/15/16/18, simplesmente porque ele não foi feito para isso. E a FAB tem consciência de que não pode abusar muito mais do que já o fez com eles. Basta ver o que veio para nós em 1986 quando da compra do segundo lote de F-5E/F. Vieram junto com estes jatos todo tipo de problema que eles sofreram em relação as suas limitações enquanto caça para combate ar-ar nos esquadrões agressors. E não foram poucas e nem desimportantes.

Se para pilotar um caça como este é necessário uma boa formação e um processo de adaptação bem seletivo e rigoroso, penso que para os Gripens não será diferente. A parte de sistemas será a menos problemática. Já a parte do voo, essa eu creio que deverá ter realmente uma solução a altura, do tamanho de um jato lift.

Mas para sabermos como e se isso se sucederá, a FAB precisa primeiro se decidir.

abs.
Acho que vc não entendeu. Por exemplo, a velocidade de pouso do F-5 é uns 130~135 nós e de stall é um pouco menos do que isso, uns 125 nós. Num F-16 a velocidade de pouso mais ou menos igual, só que a de stall é bem menor, de uns 110 nós. No F/A-18 é até menor, dizem que chega até 90 nós. É só um exemplo, mas isso mostra o que eu quis dizer com a pouca "margem de erro", tanto que nos EUA quem voa F-5 é só piloto experiente, que já pilotou de tudo antes de ir para os aggressor. O envelope de vôo do F-5 é bem crítico. Essa é basicamente a necessidade de um LIFT na FAB, dos pilotos lidarem com um avião de reação mais tranquilo antes de pegar um caça de primeira linha que é hoje, no nosso caso, o F-5. Por isso o desespero em ir atrás de F-5 jordaniano para pegar as células biplace. Vamos ver como fica com o Gripen.




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Re: FAB VAI COMPRAR SEU AVIÃO LIFT????

#192 Mensagem por Luís Henrique » Seg Abr 20, 2015 3:46 pm

Bolovo escreveu:
FCarvalho escreveu:LAAD 2015: FAB pode seguir exemplo sueco e deixar de lado os jatos treinadores de caça

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Mas pra pilotar o Gripen, tudo bem. Veja que nos EUA cogita-se até uma versão de treinador do Gripen para ocupar o espaço do T-38...

Bolovo, pega leve cara.

A SAAB já desmentiu esta informação.

Seria um produto NOVO, o Gripen é um caça de primeira linha, pode ser mais leve e menor que a maioria, mas treinador já é apelar demais.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
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Re: FAB VAI COMPRAR SEU AVIÃO LIFT????

#193 Mensagem por general-lee » Seg Abr 20, 2015 4:56 pm

Eu acho que nosso proximo lift será a Yak 130.......pois é .....os Russos estâo oferecendo a co-participaçâo na fabricaçâo...rsrsr acreditem se quiserem!...sera que teremos uma nova apertaparafusobrás........sds




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Re: FAB VAI COMPRAR SEU AVIÃO LIFT????

#194 Mensagem por FCarvalho » Seg Abr 20, 2015 5:20 pm

Bolovo escreveu:Acho que vc não entendeu. Por exemplo, a velocidade de pouso do F-5 é uns 130~135 nós e de stall é um pouco menos do que isso, uns 125 nós. Num F-16 a velocidade de pouso mais ou menos igual, só que a de stall é bem menor, de uns 110 nós. No F/A-18 é até menor, dizem que chega até 90 nós. É só um exemplo, mas isso mostra o que eu quis dizer com a pouca "margem de erro", tanto que nos EUA quem voa F-5 é só piloto experiente, que já pilotou de tudo antes de ir para os aggressor. O envelope de vôo do F-5 é bem crítico. Essa é basicamente a necessidade de um LIFT na FAB, dos pilotos lidarem com um avião de reação mais tranquilo antes de pegar um caça de primeira linha que é hoje, no nosso caso, o F-5. Por isso o desespero em ir atrás de F-5 jordaniano para pegar as células biplace. Vamos ver como fica com o Gripen.
Concordo com você, Bolovo. No caso do Gripen a lógica vai ser a mesma, tanto que a FAB fez questão de uma versão F para a versão tupiniquim deste caça. Não só para fazer a adaptação, mas e também, para a parte operacional.

Eu particularmente acredito que um lift na FAB é só questão de tempo. O Gripen pode até ser do ponto de vista dos sistemas embarcados até mais fácil de pilotar para alguém que tenha horas de simulador suficientes, e tenha passado pelos ST, mas ainda acredito que nenhum destes dois irá dar conta de realmente preparar o corpo, e a mente, humanas para as características e condições reais de um voo supersônico. Para isso vamos precisar mesmo de um avião intermediário. Mas aí é como eu falei. Não vai ser só uma questão de comprar só avião, mas e principalmente, de mudança de currículo... que gera mudanças de formas e pensamento sobre ensino... e por aí vai. :wink:

Vai ser divertido ver isso. :)

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Re: FAB VAI COMPRAR SEU AVIÃO LIFT????

#195 Mensagem por mmatuso » Seg Abr 20, 2015 5:35 pm

general-lee escreveu:Eu acho que nosso proximo lift será a Yak 130.......pois é .....os Russos estâo oferecendo a co-participaçâo na fabricaçâo...rsrsr acreditem se quiserem!...sera que teremos uma nova apertaparafusobrás........sds
De forma nenhuma iremos contribuir para o crescimento do comunismo na América latina.

Aguentaremos sem lifts heroicamente ao invés sucumbirmos ao lado negro da humanidade.




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