DROGAS: BRASIL ESTÁ NO RUMO DA DESCRIMINALIZAÇÃO

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9343
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 506 vezes

Re: DROGAS: BRASIL ESTÁ NO RUMO DA DESCRIMINALIZAÇÃO

#181 Mensagem por Brasileiro » Qui Ago 08, 2019 3:25 pm

Desenterrando o tópico para uma novidade. Desde que este debate esteve mais "quente" por aqui muita água rolou e agora nos EUA uma parcela importante da população já vive um paradigma de legalização da maconha, sendo que a maioria já a apoia, segundo pesquisas de opinião.

Teorias existiam (e existem) para ambos os lados dessa questão e talvez o mais sensato mesmo fosse esperar confirmações práticas dessas teorias, em uma sociedade que guarda diferenças e também semelhanças com a nossa.

Para mim, "mundo sem drogas" ou, pior que isso, "guerra às drogas" são lemas que dizem respeito a um tipo de utopia. Aquele tipo de mundo perfeito que não dá para ser construído sem que se matem alguns milhões. E o maior risco é que nunca seja o bastante. Assim são as utopias.

Bom, direto à vaca fria, o fato é que usuários de drogas mais pesadas e mortais (mesmo que lícitas) acabam diminuindo seu uso à medida em que aderem à tentativa de auto-medicação à base de maconha. Vamos aceitar que nada é perfeito: Haver pessoas doentes é ruim, pessoas abusando de remédios é ruim, pessoas se auto-medicando é ruim, pessoas abusando de maconha também é ruim. Mas parece que deixar de arruinar a vida de pessoas que usam essa droga é algo que evita mortes. Porque evita tanto sofrimento em vão, eu diria que é sim uma medida pró-vida.
Legalização da maconha reduz mortes por opioides em 20%
AFP
Estados que legalizam o uso da maconha experimentam uma redução de pelo menos 20% nas mortes ligadas a overdoses de opioides, de acordo com um estudo publicado nesta quarta-feira.

Os opioides foram responsáveis por 47.600 mortes por overdose nos EUA em 2017, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, e a crise foi declarada uma emergência nacional pelo presidente Donald Trump no mesmo ano.

O status legal da maconha mudou significativamente nas últimas duas décadas: 10 estados e Washington DC agora permitem seu uso recreativo, e Illinois o fará a partir de janeiro, enquanto 34 estados e a capital federal permitem o uso da maconha com fins medicinais.

Ao comparar as taxas de mortes por overdose antes e depois da legalização, e entre os estados em vários pontos de legalização, os autores do estudo, publicado na revista Economic Inquiry, descobriram o que eles chamaram de "efeito causal", descrito como "altamente robusto" na redução da mortalidade por opioides.

Sua análise econométrica coloca a redução na faixa de 20 a 35%, com o efeito particularmente pronunciado para as mortes causadas por opioides sintéticos como o fentanil, a droga mais letal dos Estados Unidos, de acordo com os últimos dados oficiais.

Todos os estados estão afetados pela epidemia de opioides, disse à AFP o principal autor do estudo, Nathan Chan, economista da Universidade de Massachusetts Amherst.

"Mas os estados onde a maconha foi legalizada não são tão negativamente afetados como os que não a legalizaram", explicou.

A legalização em si não gera a redução. Mas os estados que têm acesso legal à maconha através de dispensários registraram as maiores reduções de mortalidade, escreveram Chan e seus colegas Jesse Burkhardt e Matthew Flyr, da Universidade Estadual do Colorado.

O estudo não analisou quais fatores estavam em jogo, mas Chan sugeriu que pode ser que um número crescente de pessoas estejam se automedicando e "lidando com a dor por meio do uso de maconha e, portanto, são menos propensas a tomar opioides viciantes".

Alguns estudos anteriores sobre o tema, porém, encontraram o resultado oposto: que o uso de cannabis aumenta, em vez de diminuir, o uso de opioides não prescritos por médicos.

No entanto, Chan disse que esses artigos, escritos predominantemente por médicos e não por economistas, falharam em diferenciar adequadamente uma correlação positiva de uma causalidade, uma distinção importante dado que certos usuários de drogas gravitam em torno de múltiplas drogas.

Uma hipótese alternativa, de acordo com Chan, é que a legalização da maconha melhora a atividade econômica de um estado e produz outros efeitos sobre o crime, as prisões, o emprego e a saúde de longo prazo, fatores que podem estar ligados a overdoses de opioides.
https://www.em.com.br/app/noticia/inter ... m-20.shtml




----------------
amor fati
Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6180
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceram: 432 vezes

Re: DROGAS: BRASIL ESTÁ NO RUMO DA DESCRIMINALIZAÇÃO

#182 Mensagem por Matheus » Qui Ago 08, 2019 4:27 pm

Alguém tem explicação para o aumento da criminalidade no Uruguai depois da liberação das drogas?




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60696
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6378 vezes
Contato:

Re: DROGAS: BRASIL ESTÁ NO RUMO DA DESCRIMINALIZAÇÃO

#183 Mensagem por Túlio » Qui Ago 08, 2019 4:56 pm

Matheus escreveu: Qui Ago 08, 2019 4:27 pm Alguém tem explicação para o aumento da criminalidade no Uruguai depois da liberação das drogas?
AUMENTO da criminalidade? Tu queres dizer DISPARO dela, não é mesmo? Mais pro começo do ano eu estava de chat com um cupincha da Guardia Republicana e, meio encervejado, falei (era com áudio) que estava pensando em ir morar no UY, mencionando algumas localidades que conheço e sei que ele conhece também. O índio deu risada e me pediu pra esperar. Dali a pouco postou uns links e me falou pra ver e dizer o que eu notava de diferente. Bueno, fui ver os tales de links e eram de imobiliárias, com casas para venda e aluguel. Mas - e tu sabes bem disso, por experiência - SegPub não olha as coisas do mesmo jeito que os "comuns", e o que notei nem precisei ver todos os links, pois sempre aparecia nas fotos dos imóveis: muros altos, grades, concertina, arame farpado e cerca elétrica SEMPRE! Alguns desses lugares eu conhecia de 2013/14 e não eram nada assim. Daí veio a "erva" e tome arrombamento e assalto a residências com as pessoas dentro, porque uma coisa que drogado não sabe é que em algum ponto fica tão viciado que acaba se tornando um inútil e, se não tiver o papai, a mamãe ou a vovó para dar uma grana (ou de quem furtar) pra maconha nossa de cada dia, vai à luta e azar de quem ficar na frente, o que não pode é ficar sem a próxima ganja.

Mas num ponto, como especulador, dou razão ao @Brasileiro: tenho NOJO de maconha mas não de dinheiro e há empresas na Bolsa que lidam com isso e rendem que é uma barbaridade. No que acabar esse freje de ouro e petróleo, ou seja, o Mercado meio que esfriar, vou olhar mais de perto. Nada contra esses maconheiros (comunistas ainda por cima :mrgreen: ) se matarem achando que estão fazendo a coisa certa, e tanto melhor se der pra ganhar algum $$$ com isso: pra mim crime é plantar, vender e consumir (sei, não é mais crime mas pra mim é e pronto!)... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9343
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 506 vezes

Re: DROGAS: BRASIL ESTÁ NO RUMO DA DESCRIMINALIZAÇÃO

#184 Mensagem por Brasileiro » Qui Ago 08, 2019 6:45 pm

Matheus escreveu: Qui Ago 08, 2019 4:27 pm Alguém tem explicação para o aumento da criminalidade no Uruguai depois da liberação das drogas?
Olha, eu realmente não sei uma explicação. Mas vamos convencionar alguns pontos pra essa questão:

Primeiro, que venda em farmácias simplesmente não pegou. Os comerciantes que fazem esta venda acabam passando por restrições com o setor bancário, que se recusa a recolher os pagamentos. E isto é uma questão exógena, já que os bancos operam em rede internacional e nos EUA maconha ainda é crime em nível federal. Então, para fins práticos, o mercado de maconha legal é inoperante e não consegue atender nem mesmo uma pequena parte da demanda.
Há também a possibilidade de cultivo doméstico ou em associações (clubes canábicos), mas o custo é ainda maior e você precisa cuidar realmente de um processo que é bem sensível e minucioso, então relativamente pouca gente utiliza maconha por esta via.

Diferentemente do modelo americano, fixado em regras liberais, o modelo burocrático uruguaio não está dando certo, exatamente porque não tem sido eficaz em suprir a demanda, de modo que a maconha deixe de ser comprada no tráfico.
Dessa forma, para todos os fins práticos, os uruguaios, na grande maioria dos casos, ainda continuam a adquirir maconha via mercado negro, vulgo tráfico, e tudo continua praticamente como antes.
Então, já que a venda legal não decolou e o cultivo doméstico é uma opção restritiva, não dá pra dizer que a legalização da maconha no Uruguai tenha tido efeito significativo sobre qualquer variável, para melhor ou para pior. Eu (Brasileiro), do jeito como a legalização ocorreu no Uruguai, não acredito em correlações alarmantes de gente que desde sempre se opôs, e também não acredito em uma panacéia miraculosa que algum apoiador da ideia alardeie.

Não dá pra ligar uma causa e um efeito para um fator que não funciona, que é um não-fator. Só como exemplo: a frota de carros elétricos no mundo não deve estar passando de 1% do total. Então, qualquer um que vier dizendo que efeito estufa diminuiu, ou que o mundo vai acabar amanhã por causa dos carros elétricos, eu não vou acreditar.

É melhor procurar a explicação para este problema em outro fator. O dia em que naquele país, a maconha "de farmácia" for um sucesso e tiver vendendo igual pão quente (igual nos EUA, e lá a criminalidade caiu), aí dá pra julgar alguma coisa.




----------------
amor fati
Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6180
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceram: 432 vezes

Re: DROGAS: BRASIL ESTÁ NO RUMO DA DESCRIMINALIZAÇÃO

#185 Mensagem por Matheus » Qui Ago 08, 2019 7:03 pm

Só um detalhe, a venda em farmácia começou somente em 2017...a descriminalização não diminuiria a violência? Qual a causa num pais pacífico e estável? Não deveria ter aumentado, pelo menos, a não ser que as quadrilhas estejam disputando espaço pois diminuiu o consumo ilegal, ou ainda, migraram pra outros tipos de crimes.




Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9343
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 506 vezes

Re: DROGAS: BRASIL ESTÁ NO RUMO DA DESCRIMINALIZAÇÃO

#186 Mensagem por Brasileiro » Qui Ago 08, 2019 7:19 pm

[media][/media]
Matheus escreveu: Qui Ago 08, 2019 7:03 pm Só um detalhe, a venda em farmácia começou somente em 2017...a descriminalização não diminuiria a violência? Qual a causa num pais pacífico e estável? Não deveria ter aumentado, pelo menos, a não ser que as quadrilhas estejam disputando espaço pois diminuiu o consumo ilegal, ou ainda, migraram pra outros tipos de crimes.
Sim, mas não acontece da noite pro dia. Sem que a maconha legal atinja um bom market-share é difícil dizer o que é e o que não é efeito da legalização. Diferentemente do caso nos EUA, onde efetivamente a maconha legal abocanhou uma fatia grande do mercado nos estados em que ela foi legalizada. Nesses casos, até onde eu tenh visto, os resultados em geral tem sido positivos.

Especificamente no caso do Uruguai, a violência deve ter aumentado pela própria dinâmica do narcotráfico, se algum cartel tentou eliminar o concorrente, se novas rotas foram criadas, enfim. Muitas coisas fazem a violência aumentar ou diminuir. E, na minha opinião, a legalização da maconha tem pouco a ver com isso, já que não passa de um quadro na parede. Não tem como causar impacto (positivo ou negativo) se é inoperante.




----------------
amor fati
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60696
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6378 vezes
Contato:

Re: DROGAS: BRASIL ESTÁ NO RUMO DA DESCRIMINALIZAÇÃO

#187 Mensagem por Túlio » Qui Ago 08, 2019 7:30 pm

Matheus escreveu: Qui Ago 08, 2019 7:03 pm Só um detalhe, a venda em farmácia começou somente em 2017...a descriminalização não diminuiria a violência? Qual a causa num pais pacífico e estável? Não deveria ter aumentado, pelo menos, a não ser que as quadrilhas estejam disputando espaço pois diminuiu o consumo ilegal, ou ainda, migraram pra outros tipos de crimes.
Acho que não entendeste, a explicação do Brasileiro véio é bem fácil e lógica; até discordo de alguma coisa (e sem muita convicção, pois a MINHA CERVA é tão droga quanto a maconha) mais por questão de criação e por SABER que um cara de classe média-média/alta que fuma seu bagulho para relaxar NÃO É (por mais que ache que sim) igual à pobraiada que vê nisso uma forma de autotranscendência e, na falta do$ mesmo$ meio$ que o anterior tem, saem fazendo caca...




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9343
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 506 vezes

Re: DROGAS: BRASIL ESTÁ NO RUMO DA DESCRIMINALIZAÇÃO

#188 Mensagem por Brasileiro » Qui Ago 08, 2019 7:47 pm

Túlio escreveu: Qui Ago 08, 2019 7:30 pm Acho que não entendeste, a explicação do Brasileiro véio é bem fácil e lógica; até discordo de alguma coisa (e sem muita convicção, pois a MINHA CERVA é tão droga quanto a maconha) mais por questão de criação e por SABER que um cara de classe média-média/alta que fuma seu bagulho para relaxar NÃO É (por mais que ache que sim) igual à pobraiada que vê nisso uma forma de autotranscendência e, na falta do$ mesmo$ meio$ que o anterior tem, saem fazendo caca...
Olha, Tulio... Eu posso dizer o seguinte (se quiser números que apontem pra isso, ou explicações científicas, tem um monte, já é bem aceito e é só googlear):

Estando sob o efeito de uma cachacinha, ou algo que o valha, a propensão a fazer qualquer coisa que vá gerar arrependimento, constrangimento e sofrimento depois, é MUITO maior do que fumando maconha. Ok, eu seei que não foi exatamente este o ponto. E nem estou falando que maconha é "cura" pra soluço e unha encravada. Mas é que álcool (bem como ficar sem ele, pra quem está nessa) é um negócio insano. Gosto, aprecio, tomo bastante, mas o estrago pra quem se deixa levar é triste.
Maconha faz ir mal no trabalho, no estudo, atrapalha um monte de coisa, mas é difícil imaginar um cara chapado, saindo da inércia, deslocando 80 kg pelo espaço, em alta velocidade e gastar CPU com a finalidade de fazer merda. Não vou dizer que não aconteça!! Afinal, tudo acontece. Mas né. Álcool é outra coisa.




----------------
amor fati
Avatar do usuário
Sterrius
Sênior
Sênior
Mensagens: 5140
Registrado em: Sex Ago 01, 2008 1:28 pm
Agradeceram: 323 vezes

Re: DROGAS: BRASIL ESTÁ NO RUMO DA DESCRIMINALIZAÇÃO

#189 Mensagem por Sterrius » Qui Ago 08, 2019 8:37 pm

Maconha é uma droga com efeito relaxante. A pessoa fica "molenga" e mais pacifica.

È um "barato" diferente da Maconha por exemplo que deixa a pessoa "ligadona". Ou da mentafetamina em que a pessoa se sente disposta mesmo após 24h acordado. Ou do Crack que é a cocaina dos pobre com efeitos +fortes e curtos.

Pra terceiros o real perigo do usuário de maconha é ele dirigindo. Que igual o álcool não deve ocorrer em hipótese alguma.
Mas é complicado testar pq THC fica na pessoa por até 1 mês após o fumo. Dias depois dos efeitos terem passado.


Quanto a legalização da droga. Brasileiro já bateu no ponto.

Não adianta liberalizar e....
-> Deixar a droga com tanta burocracia que ela continua muito mais cara que o do trafico. Mesmo após contabilizar a corrupção de agentes públicos, segurança e as eventuais perdas por batidas policiais.
-> Dificultar o consumo com locais ultra limitados, gerando gargalos de oferta.
-> Insegurança jurídica. O medo de que do dia pra noite volte a ser proibido, ou mesmo que permitido você seja "perseguido" seja por autoridades ou pela sociedade.


Pro trafico começar a sentir os efeitos ele precisa perder % do mercado. Pra isso ocorrer a pessoa precisa poder achar e comprar igual qualquer 1 consegue comprar 1 cervejinha no mercado ou um cigarro na banca de jornal. Sem isso a liberação é apenas pra "ingles ver" e com efeitos limitados ou insignificantes pro trafico ilegal.

È também preciso um pouco de tempo e paciência. OS bandidos não vão jogar suas toneladas de maconha no rio e mudar de profissão do dia pra noite. Outras drogas existem, com uso bem menor e menos lucrativas também, mas existem.

Leva-se um tempo pra "fonte secar" e começar a dar impacto na criminalidade.

Resumo: Qualquer plano de liberar maconha deve ser feita sob um planejamento de 5 a 20 anos e ser bem pensado na parte de competir financeiramente com o trafico.

Não existe sonhos aqui. Seja repressão ou liberalização. Nada funciona do dia pra noite.




Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7522
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: DROGAS: BRASIL ESTÁ NO RUMO DA DESCRIMINALIZAÇÃO

#190 Mensagem por J.Ricardo » Seg Ago 12, 2019 11:47 am

O grande vilão das drogas no Brasil é o crack, uma verdadeira fábrica de zumbis, ontem mesmo, em pleno churrasco sou atrapalhado por uma confusão na rua, onde uma mulher totalmente alucinada (nem sei de onde saiu aquele demônio) pulou o muro de uma residência e foi a maior confusão, até que tomou um corretivo e voltou para o buraco de saiu.

A maconha já é livremente consumida, em plena luz do dia, e pior, até onde não se consome cigarros. Como se esse canudo de esterco tivesse uma aura de glamour que o torne livre de qualquer regra social.




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7522
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: DROGAS: BRASIL ESTÁ NO RUMO DA DESCRIMINALIZAÇÃO

#191 Mensagem por J.Ricardo » Seg Jan 11, 2021 4:57 pm

https://g1.globo.com/mundo/eleicoes-nos ... onha.ghtml

Mais estados dos EUA aprovam a legalização da maconha

Além de tirar o Trump, o pessoal resolveu liberar também o uso da maconha.

Já fui mais contra, mas hoje vejo que é um hipocrisia proibir o indivíduo de plantar sua planta em sua residência.




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60696
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6378 vezes
Contato:

Re: DROGAS: BRASIL ESTÁ NO RUMO DA DESCRIMINALIZAÇÃO

#192 Mensagem por Túlio » Seg Jan 11, 2021 5:19 pm

J.Ricardo escreveu: Seg Jan 11, 2021 4:57 pm https://g1.globo.com/mundo/eleicoes-nos ... onha.ghtml

Mais estados dos EUA aprovam a legalização da maconha

Além de tirar o Trump, o pessoal resolveu liberar também o uso da maconha.

Já fui mais contra, mas hoje vejo que é um hipocrisia proibir o indivíduo de plantar sua planta em sua residência.
Sabes qual é a minha maior treta com isso? É que me parece o mesmo que liberar a cerveja (desde que feita em casa) e proibir bebidas mais fortes, como vodka, cachaça, vinho, whisky & quetales; uma parte vai se contentar, outra vai consumir mais do que produz e a terceira vai querer beber coisa mais forte.

Assim, ou mantém tudo travado como está ou libera geral (mas antes deixa a gente comprar arma e munição sem buRRocracia pela web), e lembrado que meth também dá pra fazer em casa, mas aí precisa liberar outros equipamentos pra quem der o azar de ser vizinho de um drogado... :lol: :lol: :lol: :lol:


Imagem




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9343
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 506 vezes

Re: DROGAS: BRASIL ESTÁ NO RUMO DA DESCRIMINALIZAÇÃO

#193 Mensagem por Brasileiro » Seg Jan 11, 2021 7:38 pm

Tulio, ao menos na maneira americana de legalizar isso já acontece. Você pode cultivar sua horta doméstica ou comprar a maconha na loja. E isso vale tanto para variantes fraquinhas como mais fortes, extratos de alta concentração, comestíveis e por aí vai. Tal e qual a diferença de uma cerveja para um whisky. Não apenas a droga recreativa como também cremes, xampus e até
lubrificante vaginal.. Literalmente tudo liberado.

Agora se o que estás a dizer é uma diferença de gênero ao invés de grau, aí é outra história. Tem estado legalizando os cogumelos por exemplo. Acho que certas coisas, principalmente psicodélicos in natura (diferente dos sintéticos, que acho que vale o uso terapêutico apenas), caberia decriminalizar só. Sou contra promoção comercial em escala disso. Quem quer, que plante o seu e seja feliz.




----------------
amor fati
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60696
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6378 vezes
Contato:

Re: DROGAS: BRASIL ESTÁ NO RUMO DA DESCRIMINALIZAÇÃO

#194 Mensagem por Túlio » Seg Jan 11, 2021 7:46 pm

Brasileiro escreveu: Seg Jan 11, 2021 7:38 pm Tulio, ao menos na maneira americana de legalizar isso já acontece. Você pode cultivar sua horta doméstica ou comprar a maconha na loja. E isso vale tanto para variantes fraquinhas como mais fortes, extratos de alta concentração, comestíveis e por aí vai. Tal e qual a diferença de uma cerveja para um whisky. Não apenas a droga recreativa como também cremes, xampus e até
lubrificante vaginal.. Literalmente tudo liberado.

Agora se o que estás a dizer é uma diferença de gênero ao invés de grau, aí é outra história. Tem estado legalizando os cogumelos por exemplo. Acho que certas coisas, principalmente psicodélicos in natura (diferente dos sintéticos, que acho que vale o uso terapêutico apenas), caberia decriminalizar só. Sou contra promoção comercial em escala disso. Quem quer, que plante o seu e seja feliz.
Cupincha, como disse eu acho - ACHO!!! - apenas sem sentido, só isso. Por mim que legalizem tudo mas também o que pedi no post anterior, porque se tem coisa que, como SegPub, eu nunca vi nem ouvi falar foi cara sair assaltando Trabalhador e arrombando casa pra comprar cachaça, whisky e vodka... :lol: :lol: :lol: :lol:




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9343
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 506 vezes

Re: DROGAS: BRASIL ESTÁ NO RUMO DA DESCRIMINALIZAÇÃO

#195 Mensagem por Brasileiro » Ter Jan 12, 2021 1:07 am

Túlio escreveu: Seg Jan 11, 2021 7:46 pm
Por mim que legalizem tudo mas também o que pedi no post anterior, porque se tem coisa que, como SegPub, eu nunca vi nem ouvi falar foi cara sair assaltando Trabalhador e arrombando casa pra comprar cachaça, whisky e vodka... :lol: :lol: :lol: :lol:
Não sei, mas acho que não é bem isso o que tem se passado em locais onde estão legalizando a erva. Inclusive também não tenho notícia de que donos de bar e fábricas de pinga estejam entrando em conflito armado por controle de rotas e mercados. Eu não diria que o motivo dessa diferença esteja na formulação da cachaça... Vai que de repente esses caras começam a vender maconha e do nada os dedos começam a coçar atrás de um gatilho... Não me convence.

Então se vão legalizar os equipamentos, beleza, mas pode acabar com toda droga do planeta que vai continuar precisando dos tais equipamentos...

...e das drogas, que costumam inspirar as melhores músicas que entretêm e relaxam os usuários (de equipamentos).




----------------
amor fati
Responder