TÓPICO OFICIAL: FAB no Red Flag 2008

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Corsário01
Sênior
Sênior
Agradeceu: 8 vezes
Agradeceram: 176 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL: FAB no Red Flag 2008!

#181 Mensagem por Corsário01 » Qua Jul 09, 2008 10:37 am

Thor escreveu:Será que é melhor que vá o Godoy para fazer suas análises, ou o pessoal do CECOMSAER para cobrir os relatos diretamente com os pilotos e com acesso irrestrito a todos os planejamentos do exercício.
Ou será que a imprensa brasileira vai cobrir o exercício com o fito de apoiar as Forças Armadas, como sempre vem fazendo :twisted: ... não acredito que a Globo poderia só queimar o filme, da maneira que vimos na "crise do apagão", no motim dos controladores, no exército matador de jovens no morro, nos gastos exorbitantes das FFAA, etc...
Temos que pensar isso. Será que é melhor trocarmos nossas poucas vagas disponíveis para levarmos jornalistas alienados?? Nós não temos idéia de quantos profissionais da FAB ou MD que deveriam ir e não podem por restrições de número de pessoas da comitiva. Ou vocês acham que não seria interessante ir mais pilotos do 1º GAC ( só vai 1), militares da estrutura de C2 para ver o trâmite das ordens e relatórios, pessoal do 2º/6º GAV para ver a capacidade de controle em combate e muitos outros que estão de fora.
É, temos razão, acho melhor levar o Godoy ou o pessoal do jornal Estadão para cobrir o evento. Outro ano levamos nosso pessoal especializado...
Abraços

Prezado Thor, concordo com vc em parte. Imprensa comum é uma coisa, especializada é outra completamente diferente.

Caro amigo, que eu saiba, a imprensa especializada não iria de "carona" com a FAB. Iria com seus próprios recursos e em nada atrapalharia a FAB no seu exemplo citado acima, logo, vamos por os pontos em seus devidos lugares.
Respeito a decisão da FAB, porém, não concordo com a mesma, pois, o que veremos será uma cobertura burocrática do evento, e como disse o colega acima, teremos que buscar em sites ou revistas estrangeiras as informações reais de como foi o exercício.

Esse é o ponto! Enfim...........! :twisted:

Abraços,

Padilha
Tigershark
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#182 Mensagem por Tigershark » Qua Jul 09, 2008 10:37 am

Desculpe,Thor,entendo a sua argumentação,mas não concordo com ela.Nem todos na nossa imprensa são "Godoys" e tampouco todos malham as FAs gratuitamente.Te dou o exemplo do William Waack .E como ele existem vários outros jornalistas sérios.Porque a FAB não escolhe um jornalista afinado com a Força?A questão do ingresso para o exercício foi comentada pelo CB_Lima,não é impossível o acesso.Tens total razão quanto à questão de que a FAB deveria levar o máximo de profissionais para este exercício,mas não quanto à questão jornalistíca no meu modo de ver.

Abs,

Tigershark

Editado pela última vez por Tigershark em Qua Jul 09, 2008 10:40 am, em um total de 1 vez.
Barao Vermelho
Avançado
Avançado

#183 Mensagem por Barao Vermelho » Qua Jul 09, 2008 10:39 am

Iai pessoal, falando serio, da para esperar outra coisa da FAB?

Tudo que temos visto até agora e uma tremenda incompetencia administrativa, decisões que não saem nunca, quando compram algo compram sucata ou aeronave para politico. E natural essa nova papagaidada, na verdade a mesma Meleca com novo rotulo.

He He He Dale TAB, cada vez melhor :evil: [002]

Avançar sempre, combater até o fim, sem rendição nem retirada!
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#184 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qua Jul 09, 2008 12:09 pm

Thor, se me permite essa visão está equivocada quanto ao papel da imprensa. Hoje vivemos num Estado democrático e esse tipo de decisão poderia ser caracterizada como censura prévia. Só vai sair aquilo que a FAB quer que saia. É um direito dela? Pode ser, porém seria muito mais se o exercício fosse aqui no Brasil e totalmente fechado para a imprensa nacional e internacional. No entanto, o exercício será nos EUA, com ampla cobertura da imprensa internacional, mas fechado para a imprensa brasileira. Exatamente por isso nós não entendemos.

Vou dar um exemplo do DB. Assim como todos os outros meios, também não tivemos acesso à Red Flag via FAB. Porém nós teremos acesso via USAF, por isso que eu brincava dizendo que algum veículo nacional poderia ir mas não via FAB. No entanto, eu sinto receio de publicar qualquer coisa e ter nosso relacionamento com a FAB queimado por causa de algo ao meu ver sem necessidade. É muito provável que nós não publiquemos nada mesmo e fiquemos só com o conteúdo vindo do CECOMSAER.

Olha, não tenho dúvida da competência dos dois jornalistas deslocados. Se for o Ten que nos atende no CECOMSAER, tenho certeza da sua competência e do excelente material a ser produzido. O material será bom, mas impede os demais veículos de buscarem novidades, um diferencial, uma cobertura de acordo com seu perfil. Impede que busquem contato com as outras Forças participantes. Dependerá única e exclusivamente de duas pessoas fazerem a cobertura de todo o evento. E isso é ruim.

Você citou o caso de "Godoys". Mas, vem cá, a RFA é "Godoy"? E a T&D? E a S&D? Base Militar? Defesa Brasil? Não imagino quaisquer dessas publicações "queimando" a FAB por algum motivo. Não é de interesse de nenhuma delas. Quantas informações essas publicações seguram justamente para preservar a FAB? Muita coisa não sai, não vai sair e é assim mesmo, afinal lidamos com uma área muito sensível do Estado brasileiro. Temos responsabilidade.

Não vai adiantar nada essa decisão da FAB. Haverá imprensa internacional e as informações que por ventura a FAB não queira disponibilizar vão acabar chegando aqui de uma forma ou de outra. Ao meu ver a FAB perdeu uma grande oportunidade de estreitar ainda mais a sua relação com a imprensa, tanto a especializada quanto a não-especializada (podendo fazê-la sua aliada nas suas necessidades), num dos momentos mais importantes de sua história.

Respeito e sempre vou respeitar a decisão da FAB. Provavelmente há alguma explicação que ainda não conseguimos compreender, mas essa sem dúvida é de se lamentar.

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Corsário01
Sênior
Sênior

#185 Mensagem por Corsário01 » Qua Jul 09, 2008 12:37 pm

x2!

Abraços,

Padilha
Thor
Sênior
Sênior
Agradeceu: 34 vezes
Agradeceram: 185 vezes

#186 Mensagem por Thor » Qua Jul 09, 2008 1:33 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Thor, se me permite essa visão está equivocada quanto ao papel da imprensa. Hoje vivemos num Estado democrático e esse tipo de decisão poderia ser caracterizada como censura prévia. Só vai sair aquilo que a FAB quer que saia. É um direito dela? Pode ser, porém seria muito mais se o exercício fosse aqui no Brasil e totalmente fechado para a imprensa nacional e internacional. No entanto, o exercício será nos EUA, com ampla cobertura da imprensa internacional, mas fechado para a imprensa brasileira. Exatamente por isso nós não entendemos.

Vou dar um exemplo do DB. Assim como todos os outros meios, também não tivemos acesso à Red Flag via FAB. Porém nós teremos acesso via USAF, por isso que eu brincava dizendo que algum veículo nacional poderia ir mas não via FAB. No entanto, eu sinto receio de publicar qualquer coisa e ter nosso relacionamento com a FAB queimado por causa de algo ao meu ver sem necessidade. É muito provável que nós não publiquemos nada mesmo e fiquemos só com o conteúdo vindo do CECOMSAER.

Olha, não tenho dúvida da competência dos dois jornalistas deslocados. Se for o Ten que nos atende no CECOMSAER, tenho certeza da sua competência e do excelente material a ser produzido. O material será bom, mas impede os demais veículos de buscarem novidades, um diferencial, uma cobertura de acordo com seu perfil. Impede que busquem contato com as outras Forças participantes. Dependerá única e exclusivamente de duas pessoas fazerem a cobertura de todo o evento. E isso é ruim.

Você citou o caso de "Godoys". Mas, vem cá, a RFA é "Godoy"? E a T&D? E a S&D? Base Militar? Defesa Brasil? Não imagino quaisquer dessas publicações "queimando" a FAB por algum motivo. Não é de interesse de nenhuma delas. Quantas informações essas publicações seguram justamente para preservar a FAB? Muita coisa não sai, não vai sair e é assim mesmo, afinal lidamos com uma área muito sensível do Estado brasileiro. Temos responsabilidade.

Não vai adiantar nada essa decisão da FAB. Haverá imprensa internacional e as informações que por ventura a FAB não queira disponibilizar vão acabar chegando aqui de uma forma ou de outra. Ao meu ver a FAB perdeu uma grande oportunidade de estreitar ainda mais a sua relação com a imprensa, tanto a especializada quanto a não-especializada (podendo fazê-la sua aliada nas suas necessidades), num dos momentos mais importantes de sua história.

Respeito e sempre vou respeitar a decisão da FAB. Provavelmente há alguma explicação que ainda não conseguimos compreender, mas essa sem dúvida é de se lamentar.
Digamos que eu tenha colocado extremos em meu comentário, da mesma maneira que muitos colocaram sobre o assunto, sem nem ter idéia do que possa estar envolvido. Realmente não sei os detalhes do comentário publicado no defesanet, que por motivos desconhecidos blá blá blá... mas fazendo analogia com outras operações que já presenciei pode ser que tenha um limite de indicações da comitiva indicada pelo BRASIL para ter acesso ao exercício. Não é a toa que não foram indicados pessoas de alto gabarito dentro da FAB, tais como Carlos Lorch e sua turma (Wagner, Duran e cia...), todos grandes amigos da FAB, que sempre apoiaram com patrocínios, revistas gratuitas para o CECOMSAER e brilhantes matérias de apoio à FAB. O pessoal do CECOMSAER tem ótimo relacionamento com todos os órgãos da imprensa e certamente não é por motivos banais que não está indo imprensa especializada. Até mesmo um jornalista e um fotógrafo é muito pouco para um evento dessa magnitude, isso sem falar na parte de Psy ops que também é importante para se desenvolver nesse tipo de cenário.
Precisamos ter calma e filtrar as baboseiras divulgadas antes de emitirmos preconceitos.
Abraços

Brasil acima de tudo!!!
Lauro Melo
Sênior
Sênior
Contato:

#187 Mensagem por Lauro Melo » Qua Jul 09, 2008 1:45 pm

Boa Tarde Amigos,

A verdade é que a FAB esta querendo esconder o massacre que vai tomar. Na primeira Red Flag os A-1 tiveram um bom começo, de certa forma surpreendente. Mas logo os F-15 mudaram as táticas e o padrão das “patrulhas”, ocasionando o total abate dos A-1, sem nenhum dano a força agressora. Tipo como ocorreu na 1º primeira Cruzex com os F-5 E x Mirage 2000-5.

O que vocês acham que os F-5M (sem apoio dos R-99 A) podem fazer frente a F-16 C e conjunto com F-15 C. Podem servir de alvo, nada mais.

Mas a FAB é teimosa, ele não aprende. Agora criaram o FX-2, será que em 2015 termos o FX-3??????

Infelizmente é a mais pura verdade.
Alguém sabe se os SU-30 MK virão a CRUZEX?

sds,

"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
Tigershark
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#188 Mensagem por Tigershark » Qua Jul 09, 2008 1:48 pm

Não há previsão dos SU-30 MKV na CRUZEX,a Venezuela trará os F-16.

Lauro Melo
Sênior
Sênior
Contato:

#189 Mensagem por Lauro Melo » Qua Jul 09, 2008 2:05 pm

Tigershark escreveu:Não há previsão dos SU-30 MKV na CRUZEX,a Venezuela trará os F-16.
Uma pena. Acho que a FAB que pediu para os SU-30 MKV não virem. Iria ser muita humilhação.

sds,

"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Contato:

#190 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qua Jul 09, 2008 9:45 pm

Lauro Melo escreveu:
Tigershark escreveu:Não há previsão dos SU-30 MKV na CRUZEX,a Venezuela trará os F-16.
Uma pena. Acho que a FAB que pediu para os SU-30 MKV não virem. Iria ser muita humilhação.

sds,
Lauro, desculpe mas esses seus dois posts foram bastante incorretos. Não é esse tipo de posicionamento que se espera de uma pessoa inteligente como você. Não encare como algo pessoal, mas é que conheço você e sei que dá pra melhorar isso aí. :wink:

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Contato:

#191 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qua Jul 09, 2008 9:48 pm

Thor escreveu:Digamos que eu tenha colocado extremos em meu comentário, da mesma maneira que muitos colocaram sobre o assunto, sem nem ter idéia do que possa estar envolvido. Realmente não sei os detalhes do comentário publicado no defesanet, que por motivos desconhecidos blá blá blá... mas fazendo analogia com outras operações que já presenciei pode ser que tenha um limite de indicações da comitiva indicada pelo BRASIL para ter acesso ao exercício. Não é a toa que não foram indicados pessoas de alto gabarito dentro da FAB, tais como Carlos Lorch e sua turma (Wagner, Duran e cia...), todos grandes amigos da FAB, que sempre apoiaram com patrocínios, revistas gratuitas para o CECOMSAER e brilhantes matérias de apoio à FAB. O pessoal do CECOMSAER tem ótimo relacionamento com todos os órgãos da imprensa e certamente não é por motivos banais que não está indo imprensa especializada. Até mesmo um jornalista e um fotógrafo é muito pouco para um evento dessa magnitude, isso sem falar na parte de Psy ops que também é importante para se desenvolver nesse tipo de cenário.
Precisamos ter calma e filtrar as baboseiras divulgadas antes de emitirmos preconceitos.
Abraços
Aí sim. Se não há espaço para todo mundo, não vai ninguém. A decisão é acertada. Mas não sei se era isso que estava escrito no e-mail. Se esse foi o problema, entendo perfeitamente. Se não foi, continuo sem entender.

Vinicius Pimenta

Corsário01
Sênior
Sênior

#192 Mensagem por Corsário01 » Qua Jul 09, 2008 10:58 pm

Prezado Thor.

Não é a toa que não foram indicados pessoas de alto gabarito dentro da FAB, tais como Carlos Lorch e sua turma (Wagner, Duran e cia...), todos grandes amigos da FAB, que sempre apoiaram com patrocínios, revistas gratuitas para o CECOMSAER e brilhantes matérias de apoio à FAB. O pessoal do CECOMSAER tem ótimo relacionamento com todos os órgãos da imprensa e certamente não é por motivos banais que não está indo imprensa especializada. Até mesmo um jornalista e um fotógrafo é muito pouco para um evento dessa magnitude, isso sem falar na parte de Psy ops que também é importante para se desenvolver nesse tipo de cenário.

Me perdoe, mas o comentário é bem discriminador não? Quer dizer que tem que dar revista para o Cecomsaer , ser amigo, falar sempre bem, e um fotografo e um repórter é pouco.
Mas não é exatamente isso que o Cecomsaer está enviando?

Olhe, se eu não entendi direito, gostaria que vc me ajudasse.
Pode ser?

Abraços,

Padilha
Beronha
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 7 vezes

#193 Mensagem por Beronha » Qua Jul 09, 2008 11:18 pm

Lauro Melo escreveu:

sds,
humilhação para nós certamente
:mrgreen:

Thor
Sênior
Sênior
Agradeceu: 34 vezes
Agradeceram: 185 vezes

#194 Mensagem por Thor » Qua Jul 09, 2008 11:36 pm

Battleaxe escreveu:Prezado Thor.

Não é a toa que não foram indicados pessoas de alto gabarito dentro da FAB, tais como Carlos Lorch e sua turma (Wagner, Duran e cia...), todos grandes amigos da FAB, que sempre apoiaram com patrocínios, revistas gratuitas para o CECOMSAER e brilhantes matérias de apoio à FAB. O pessoal do CECOMSAER tem ótimo relacionamento com todos os órgãos da imprensa e certamente não é por motivos banais que não está indo imprensa especializada. Até mesmo um jornalista e um fotógrafo é muito pouco para um evento dessa magnitude, isso sem falar na parte de Psy ops que também é importante para se desenvolver nesse tipo de cenário.

Me perdoe, mas o comentário é bem discriminador não? Quer dizer que tem que dar revista para o Cecomsaer , ser amigo, falar sempre bem, e um fotografo e um repórter é pouco.
Mas não é exatamente isso que o Cecomsaer está enviando?

Olhe, se eu não entendi direito, gostaria que vc me ajudasse.
Pode ser?
Eu que não entendi sua dúvida, mas procurarei explicar melhor o que você repetiu de meu texto, o qual também já foi uma outra resposta de algo que um colega disse.
O Vinícius inicialmente disse que existem órgãos de imprensa especializados que retratam bem a FAB, a exemplo da T&D, RFA, Defesa Brasil e outros, e que "não foi permitida a participação" deles na Red Flag. Meu argumemento é que talvez, digo talvez, não foram chamados por limite de indicação da comitiva que o BRASIL pode indicar, pois certamente, se fosse possível, o Carlos Lorch, que é amigo pessoal de muitos da FAB e que sempre ajudou com brilhantes matérias e alguns exemplares gratuitos, certamente seria um dos primeiros a ser convidado. Sobre um repórter e um fotógrafo me referi aos dois militares do CECOMSAER que estão indo, o que também é muito pouco face a grandiosidade do evento e as lições aprendidas que seriam obtidas, exatamente por restrição de pessoal. Para se ter uma idéia, em simples exercícios, a exemplo da Centro-oeste, foram vistos cerca de 10 militares do CECOMSAER para um exercício de treinamento da III FAE que nem era uma operação do COMGAR ou MD...
Não sei se pude me explicar melhor agora e desculpe-me pelo mal entendido, se for o caso.

Abraços

Brasil acima de tudo!!!
caixeiro
Sênior
Sênior
Agradeceram: 5 vezes

#195 Mensagem por caixeiro » Qui Jul 10, 2008 4:58 am

Imagem

Ainda chegaremos La !!

---------------------------------------------------------------------------------
"There's More Than One of Everything"
Responder