EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Moccelin
Sênior
Sênior
Mensagens: 4849
Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
Localização: Três Corações - MG
Agradeceram: 2 vezes

#181 Mensagem por Moccelin » Sáb Out 06, 2007 12:57 am

Zepa, o design não tem muita coisa que ficar mudando não, o que vai fazer a diferença é o emprego de uma blindagem mais moderna que a bi-metálica do Urutu, coisas mais atuais como o assoalho em V, a suspensão independente nas 6 (ou 8) rodas, a disposição dos eixos e o fato dos dois primeiros virarem, o que vai dar uma agilidade incrível a ele se ficar do tamanho do URUTU original, um motor mais potente, trem de força mais moderno, sistemas eletrônicos como avisos de iluminação laser, sistemas de diagnose, torretas automáticas, equipamentos de gerenciamento para os comandantes com link de dados entre os carros, visão noturna para o motorista, enfim, aquilo que se espera de um blindado projetado em 2008, do mesmo jeito que o URUTU foi um projeto totalmente em dia para a época que foi desenvolvido... Então, se ele sair A CARA do Urutu pra mim não faz diferença, desde que os sistemas estajam no nível tecnológico atual...

Afinal, existe desenho de blindado 6x6 mais bonito que esse aqui?
Imagem
Pra quem não sabe esse aqui é o Urutu dos ÚLTIMOS modelos, tipo exportação com N modificações para melhor...

Ah... Não posso deixar de lembrar isso... O EB tem que evitar o erro da década de 70, onde o URUTU tinha todas os modelos possíveis e imagináveis e o EB só comprou o básico, feijão com arroz... Nenhum da versão porta morteiro, nenhum da versão socorro, nenhum da versão comando, nenhum da versão com canhão de tiro rápido (acho que esse ninguém comprou, mas nem os EUA tinham isso na época, só os Soviéticos)...




The cake is a lie...
Avatar do usuário
Moccelin
Sênior
Sênior
Mensagens: 4849
Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
Localização: Três Corações - MG
Agradeceram: 2 vezes

#182 Mensagem por Moccelin » Sáb Out 06, 2007 1:29 am

Pra aumentar a lista dos "resultados da falta do que fazer enquanto se espera uma corrida de F-1 no oriente"...

Uma montagenzinha com a foto que que eu postei acima... Só não reparem a baixa qualidade da montagem...
Imagem

Diz aí, não ficaria lindão hehehehehehehehe...

8-] :lol: :lol: :lol:




The cake is a lie...
Avatar do usuário
Dieneces
Sênior
Sênior
Mensagens: 6524
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
Localização: São Gabriel , RS
Agradeceram: 10 vezes

#183 Mensagem por Dieneces » Sáb Out 06, 2007 1:58 am

vilmarmoccelin escreveu:Pra aumentar a lista dos "resultados da falta do que fazer enquanto se espera uma corrida de F-1 no oriente"...

Uma montagenzinha com a foto que que eu postei acima... Só não reparem a baixa qualidade da montagem...
Imagem

Diz aí, não ficaria lindão hehehehehehehehe...

8-] :lol: :lol: :lol:
Parece um meia-lagarta :twisted:




Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Avatar do usuário
Moccelin
Sênior
Sênior
Mensagens: 4849
Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
Localização: Três Corações - MG
Agradeceram: 2 vezes

#184 Mensagem por Moccelin » Sáb Out 06, 2007 2:34 am

Ainda bem que eu acho os half-tracks bonitos hehehehehehehe...




The cake is a lie...
Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5445
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceram: 431 vezes

#185 Mensagem por henriquejr » Sáb Out 06, 2007 9:03 am

Dieneces escreveu:
vilmarmoccelin escreveu:Pra aumentar a lista dos "resultados da falta do que fazer enquanto se espera uma corrida de F-1 no oriente"...

Uma montagenzinha com a foto que que eu postei acima... Só não reparem a baixa qualidade da montagem...
Imagem

Diz aí, não ficaria lindão hehehehehehehehe...

8-] :lol: :lol: :lol:
Parece um meia-lagarta :twisted:


Ta parecendo muito aqueles blindados 8x8 usados pelo exercito Uruguaio!




Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39316
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2809 vezes

#186 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Out 06, 2007 10:06 am

Made in Russia! :lol:




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
Zepa
Sênior
Sênior
Mensagens: 758
Registrado em: Sáb Mai 05, 2007 4:41 pm
Localização: Rio de Janeiro

#187 Mensagem por Zepa » Sáb Out 06, 2007 10:37 am

vilmarmoccelin escreveu:Zepa, o design não tem muita coisa que ficar mudando não, o que vai fazer a diferença é o emprego de uma blindagem mais moderna que a bi-metálica do Urutu, coisas mais atuais como o assoalho em V, a suspensão independente nas 6 (ou 8) rodas, a disposição dos eixos e o fato dos dois primeiros virarem, o que vai dar uma agilidade incrível a ele se ficar do tamanho do URUTU original, um motor mais potente, trem de força mais moderno, sistemas eletrônicos como avisos de iluminação laser, sistemas de diagnose, torretas automáticas, equipamentos de gerenciamento para os comandantes com link de dados entre os carros, visão noturna para o motorista, enfim, aquilo que se espera de um blindado projetado em 2008, do mesmo jeito que o URUTU foi um projeto totalmente em dia para a época que foi desenvolvido... Então, se ele sair A CARA do Urutu pra mim não faz diferença, desde que os sistemas estajam no nível tecnológico atual...

Afinal, existe desenho de blindado 6x6 mais bonito que esse aqui?
Imagem
Pra quem não sabe esse aqui é o Urutu dos ÚLTIMOS modelos, tipo exportação com N modificações para melhor...

Ah... Não posso deixar de lembrar isso... O EB tem que evitar o erro da década de 70, onde o URUTU tinha todas os modelos possíveis e imagináveis e o EB só comprou o básico, feijão com arroz... Nenhum da versão porta morteiro, nenhum da versão socorro, nenhum da versão comando, nenhum da versão com canhão de tiro rápido (acho que esse ninguém comprou, mas nem os EUA tinham isso na época, só os Soviéticos)...


Obrigado pelas dicas, Vilmarmocellin.

Para mim, o fato de parecer com o Urutu 1 não é demérito, caso tenha entendido assim, foi só um comentário.
Abs.

Zepa




PRick

#188 Mensagem por PRick » Sáb Out 06, 2007 12:11 pm

Zepa escreveu:
vilmarmoccelin escreveu:Zepa, o design não tem muita coisa que ficar mudando não, o que vai fazer a diferença é o emprego de uma blindagem mais moderna que a bi-metálica do Urutu, coisas mais atuais como o assoalho em V, a suspensão independente nas 6 (ou 8) rodas, a disposição dos eixos e o fato dos dois primeiros virarem, o que vai dar uma agilidade incrível a ele se ficar do tamanho do URUTU original, um motor mais potente, trem de força mais moderno, sistemas eletrônicos como avisos de iluminação laser, sistemas de diagnose, torretas automáticas, equipamentos de gerenciamento para os comandantes com link de dados entre os carros, visão noturna para o motorista, enfim, aquilo que se espera de um blindado projetado em 2008, do mesmo jeito que o URUTU foi um projeto totalmente em dia para a época que foi desenvolvido... Então, se ele sair A CARA do Urutu pra mim não faz diferença, desde que os sistemas estajam no nível tecnológico atual...

Afinal, existe desenho de blindado 6x6 mais bonito que esse aqui?
Imagem
Pra quem não sabe esse aqui é o Urutu dos ÚLTIMOS modelos, tipo exportação com N modificações para melhor...

Ah... Não posso deixar de lembrar isso... O EB tem que evitar o erro da década de 70, onde o URUTU tinha todas os modelos possíveis e imagináveis e o EB só comprou o básico, feijão com arroz... Nenhum da versão porta morteiro, nenhum da versão socorro, nenhum da versão comando, nenhum da versão com canhão de tiro rápido (acho que esse ninguém comprou, mas nem os EUA tinham isso na época, só os Soviéticos)...


Obrigado pelas dicas, Vilmarmocellin.

Para mim, o fato de parecer com o Urutu 1 não é demérito, caso tenha entendido assim, foi só um comentário.
Abs.

Zepa


Sim, sem problemas parecer com o URUTU I, mas o que está escrito lá nas especificações e na maquete é bem diferente dos URUTUs. Por sinal, não me parece viável ter nada com o que foi escrito como especificação, nem mesmo aquela "maquete", para fazer "aquilo", é melhor mostrar só um desenho básico. :wink:

[ ]´s




Avatar do usuário
Gerson Victorio
Sênior
Sênior
Mensagens: 2317
Registrado em: Qua Ago 29, 2007 2:50 pm
Localização: Campo Grande - MS
Agradeceram: 28 vezes

#189 Mensagem por Gerson Victorio » Sáb Out 06, 2007 7:00 pm

vilmarmoccelin escreveu:Pra aumentar a lista dos "resultados da falta do que fazer enquanto se espera uma corrida de F-1 no oriente"...

Uma montagenzinha com a foto que que eu postei acima... Só não reparem a baixa qualidade da montagem...
Imagem

Diz aí, não ficaria lindão hehehehehehehehe...

8-] :lol: :lol: :lol:


Mais um pouquinho de rodas e lembra uma centopéia...eheh
brincadeirinha...

abraços

Gerson




de volta a Campo Grande - MS.
Avatar do usuário
Moccelin
Sênior
Sênior
Mensagens: 4849
Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
Localização: Três Corações - MG
Agradeceram: 2 vezes

#190 Mensagem por Moccelin » Sáb Out 06, 2007 8:05 pm

Pô... Tão descascando o coitado do meu desenho... :lol: :lol: :lol:




The cake is a lie...
A.K. for T-7
Sênior
Sênior
Mensagens: 1521
Registrado em: Sáb Jun 17, 2006 3:27 pm

#191 Mensagem por A.K. for T-7 » Sáb Out 06, 2007 10:40 pm

Vilmar e PT,

Vocês chegaram a ver este post? Estou perguntando porque ele ficou lá para trás e o assunto mudou rápido, então pensei que poderia ter passado em branco...

Só para falar das Vtr sobre rodas anfíbias com canhões de grande calibre...

A.K. for T-7 escreveu:
vilmarmoccelin escreveu:
pt escreveu:Há uma s questões curiosas que foram levantadas.

Um carro 8x8 anfíbio, equipado com uma canhão de 105mm...
De cabeça, só me lembro daquela versão do Urutu da Engesa que levou a torre do Cascavel (90mm) em cima.

Assim de memória, não me lembro de nenhum veículo 8x8 equipado com canhão de 105mm que mesmo partindo de uma «carcaça» anfíbia tenha mantido a sua flutuabilidade.

= = =

Relativamente ao esboço do vilarmorccelin, creio que o problema é mesmo a relação entre o tamanho das rodas e o resto do veículo.

Em terreno macio, ou você aumenta o numero de rodas (e é por isso que quase todos os novos VCI
sobre rodas têm 8 rodas) ou então tem (ou deveria) que aumentar o tamanho das rodas para reduzir a pressão no solo.

Confesso que fiquei um pouco surpreso, com um certo comservadorismo na exigência sempre falada de um veículo 6x6.
A impressão que fica é que o pessoal do exército ficou tão acostumado ao 6x6 que acha esquisito um 8x8 :mrgreen:

Ainda mais, porque a insistência num 6x6 implica que a sua operação/utilização será em localizações com chão mais duro, pois para chão mais mole e onde é necessária menos pressão especifica por centimetro quadrado, o normal seria optar por um veículo com mais rodas.

A minha análise, é que essa exigência não teve em consideração sequer a possibilidade de compensar a compra por parte do Chavez de uma quantiodade de BTR-90 que ele acha que é para defender a Amazónia dele.
Ficha do BTR-90


Realmente um veículo sobre rodas com canhão de 105mm E anfíbio ia ser uma coisa bem interessante, seria único no mercado, poderia facilmente papar um bom filão do mercado, mas não ví em lugar nenhum confirmação dessa capacidade anfíbia. E se tiver provavelmente terá alguma opção do tipo "se você colocar a blindagem extra ele deixa de ser anfíbio".

Sobre o quesito tamanho do pneu e tamanho do carro... Ou as dimensões estão erradas, ou o pneu está errado no artigo que eu copiei os dados.


Bom, veículos sobre rodas com canhões na classe 100/105mm... Vamos reavivar a memória de vocês :wink:

Para começar, o mais clássico, o AMX-10RC francês: tem uma torre "caça-carros" com um canhão GIAT 105mm, é anfíbio e é 6x6 !!! Como diz a gordona do ZORRA Total: "6x6 anfíbio e com canhão de 105mm POOODE !!!!"

Depois o equivalente russo, o BTR90 Rec, com a torre com canhão de 100mm.

Tem o menos conhecido AV-81 Terrex de Cingapura, na versão de apoio de fogo, com canhão de 105mm, 8x8 e anfíbio.

Para esculachar de vez o CM-32 de Taiwan e o MOP-4K Ucraniano: ambos 8x8 anfíbios e com canhão de 120mm !!!




Se chiar resolvesse, Sonrisal não morria afogado.
PRick

#192 Mensagem por PRick » Sáb Out 06, 2007 11:02 pm

O que vocês acham um URUTRU III assim?

Imagem

[ ]´s




Avatar do usuário
Moccelin
Sênior
Sênior
Mensagens: 4849
Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
Localização: Três Corações - MG
Agradeceram: 2 vezes

#193 Mensagem por Moccelin » Sáb Out 06, 2007 11:35 pm

PRick escreveu:O que vocês acham um URUTRU III assim?

Imagem

[ ]´s


Pô PRick, seu sacana, o que eu vou fazer de agora até as 3h da matina (quando começa a corrida)... Essa montagem estava nos meus planos... :lol: :lol: :lol:

Brincadeiras à parte, eu acredito que ele fique bem parecido com essa sua montagem.




The cake is a lie...
Avatar do usuário
Moccelin
Sênior
Sênior
Mensagens: 4849
Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
Localização: Três Corações - MG
Agradeceram: 2 vezes

#194 Mensagem por Moccelin » Sáb Out 06, 2007 11:53 pm

A.K. for T-7 escreveu:Vilmar e PT,

Vocês chegaram a ver este post? Estou perguntando porque ele ficou lá para trás e o assunto mudou rápido, então pensei que poderia ter passado em branco...

Só para falar das Vtr sobre rodas anfíbias com canhões de grande calibre...


Eu ví... Eu já acreditava na possibilidade de o blindado 8x8 com canhão 105mm ser anfíbio... Inclusive porque a torre CMI CT-CV é bem levinha, e o carro vai ser bem grande, provavelmente com empuxo o suficiente para manter o blindado boiando.




The cake is a lie...
Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8399
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 253 vezes

#195 Mensagem por Glauber Prestes » Dom Out 07, 2007 12:01 am

Gente, alguém pode me confirmar se a única deficiência do Urutu é a blindagem?




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Responder