TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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BARAK
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#17911 Mensagem por BARAK » Qua Set 09, 2009 2:29 pm

Lula ironiza disputa entre EUA e França e diz que país receberá caças "de graça"

http://www1.folha.uol.com.br/folha/bras ... 1419.shtml

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

Em meio à disputa entre a França, a Suécia e os Estados Unidos para a venda de aviões caça FX-2 ao governo brasileiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ironizou o andamento das negociações. Ao ser questionado sobre a oferta dos Estados Unidos de transferir tecnologia das aeronaves ao país, assim como proposto pela França, Lula disse que o Brasil corre o risco de "receber de graça" os aviões-caça. "Daqui a pouco, vou receber de graça", ironizou Lula.

EUA estão dispostos a transferir tecnologia ao Brasil em troca da venda de caças
Senado quer explicações de Jobim sobre recuo na compra de caças franceses
Depois de mal-estar, governo recua de anúncio sobre caças

O presidente não quis fazer outros comentários sobre nota divulgada hoje pela Embaixada dos Estados Unidos, na qual o governo norte-americano se mostra disposto a transferir tecnologia dos aviões caça FX-2 para o Brasil caso o governo brasileiro decida optar pela aeronave do país.

Na nota, a embaixada diz esperar que o governo brasileiro não tenha tomado uma decisão final sobre a compra das aeronaves mesmo depois que Lula anunciou o início das negociações com o governo da França. "Entendemos que uma decisão final ainda não foi tomada em relação ao vencedor do contrato. O F/A-18 Super Hornet [avião americano] é um caça de avançada tecnologia testado em combate e acreditamos que é o melhor em comparação com seus concorrentes", diz a nota dos EUA.

A transferência de tecnologia dos aviões foi colocada à disposição do Brasil pelo governo francês, o que pesou na decisão do presidente brasileiro de negociar diretamente com o presidente da França, Nicolas Sarkozy, a compra das aeronaves --que fez visita relâmpago ao Brasil esta semana para discutir a venda dos caça.

Os americanos afirmam, ainda, que o Congresso dos Estados Unidos concluiu dia 5 de setembro as discussões sobre a transferência de tecnologia dos caça ao país --com o aval para que o Brasil receba as informações necessárias.

"A análise feita pelo Congresso dos EUA sobre a venda potencial do F/A-18 Super Hornet ao governo brasileiro foi concluída em 5 de setembro sem nenhuma objeção formal à venda proposta. Isso significa que a aprovação do governo dos Estados Unidos para transferir ao Brasil as tecnologias avançadas associadas ao F/A-18 Super Hornet é definitiva. O governo aprovou também a montagem final do Super Hornet no Brasil", diz a nota.

Recuo

Reportagem da Folha publicada nesta quarta-feira afirma que Lula, ao anunciar antes do esperado a definição do Brasil pelos caças da francesa Dassault, provocou constrangimento no seu próprio governo, que teve de recuar ontem, informando que o processo de seleção não está concluído e que o F-18 dos EUA e o Gripen sueco ainda estão na disputa.

O comunicado conjunto de anteontem dizia que Lula e o presidente Nicolas Sarkozy "decidiram fazer do Brasil e da França parceiros estratégicos também no domínio aeronáutico" e anunciava "a decisão" de entrar em negociações para a compra. Em nota ontem à noite, o ministro Nelson Jobim (Defesa) corrigiu: "o processo de seleção (...), ainda não encerrado, prosseguirá com negociações junto aos três participantes".

A expectativa é que o negócio acabe sendo fechado com a França, mas só depois que a Dassault abaixar os preços do caça Rafale --o mais alto entre os concorrentes --e criar condições mais favoráveis de juros. Conforme a Folha apurou, Lula se precipitou no jantar com Sarkozy no domingo à noite e queimou etapas do processo de seleção, o que irritou o Comando da Aeronáutica e deixou Jobim no fogo cruzado.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#17912 Mensagem por Alexandre Abreu » Qua Set 09, 2009 2:41 pm

A situação é a seguinte:
até na brincadeira é preciso respeito ! Estão brincando com coisa séria.
Quando vamos ter o devido respeito das demais nações, alinhadas ou não, agindo desta forma?
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#17913 Mensagem por Bourne » Qua Set 09, 2009 2:48 pm

Será que o lula não quer os caças de graça :shock:




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#17914 Mensagem por luisdmrx » Qua Set 09, 2009 2:52 pm

To achando que isso foi uma grande jogada de mestre do governo, esse Lula de bobo ele não tem nada.




Um grande abraço a todos os amigos!!!
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#17915 Mensagem por Bourne » Qua Set 09, 2009 2:54 pm

Ou foi tão bobo que passou por gênio :lol: :lol: :lol:




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#17916 Mensagem por edson_spbr » Qua Set 09, 2009 3:13 pm

luisdmrx escreveu:To achando que isso foi uma grande jogada de mestre do governo, esse Lula de bobo ele não tem nada.
De boa, eu tb estou achando isso. Até nós sabíamos que 7 de setembro seria o dia da escolha, e os deputados e cia não sabiam de nada sobre o processo de escolhe??!! Até parece né!!
Aí fizeram essa jogada de mestre e já tem gente (EUA) caindo nessa. :D

Mas espero que tudo seja revelado em breve ou até o final do ano.




O rio atinge seus objetivos, pois aprendeu a contornar seus obstáculos.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#17917 Mensagem por Alexandre Abreu » Qua Set 09, 2009 3:21 pm

Bourne,
Acho sua hipótese a mais provável.
De tão imprevista, agora pode estar sendo vista como estratégica.
Sinceramente, acho que o Jobim só não joga a toalha agora pois ficaria muito pior.
Se extrairem limonada disso tudo, apesar do extremo desgaste, parábens para a diplomacia brasileira.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#17918 Mensagem por Barao Vermelho » Qua Set 09, 2009 3:22 pm

Notoriamente o presidente Lula, fez pressão rsrsr, e os americanos ficaram loucos hehehe, isso e pra aprender com o descaso que nos tratavam no passado, na verdade os caças vão ser apenas a porta de entrada pra negocios de maior volume, e certamente agora eles estão percebendo que nosso interesse de nos tornar-mos potência e serio então "cairam na real" hehehe, acho que no apagar das luzes vai dar F-18sh porem acho que não fica só nisso acho que vamos ter alem do F-18 os F-35 no futuro, derrepente alguns F15-SE, sem falar que tem os navios pra marinha e demais equipamentos que os EUA estão de olho na venda.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#17919 Mensagem por luisdmrx » Qua Set 09, 2009 3:27 pm

edson_spbr escreveu:
luisdmrx escreveu:To achando que isso foi uma grande jogada de mestre do governo, esse Lula de bobo ele não tem nada.
De boa, eu tb estou achando isso. Até nós sabíamos que 7 de setembro seria o dia da escolha, e os deputados e cia não sabiam de nada sobre o processo de escolhe??!! Até parece né!!
Aí fizeram essa jogada de mestre e já tem gente (EUA) caindo nessa. :D

Mas espero que tudo seja revelado em breve ou até o final do ano.
Pois é e agora ele já ta até fazendo piada com o desespero alheio :lol: :lol: :lol:




Um grande abraço a todos os amigos!!!
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#17920 Mensagem por WalterGaudério » Qua Set 09, 2009 3:28 pm

amx2000 escreveu:Jobim tenta contornar mal-estar e em nota diz que seleção não está concluída


TANIA MONTEIRO e DENISE CHRISPIM MARIN


A decisão de abrir negociação com a francesa Dassault para comprar 36 caças supersônicos Rafale está tomada e é uma atribuição política do presidente da República. Apesar do anúncio dessa preferência ter sido feito na segunda-feira, diante do presidente francês, Nicolas Sarkozy, e reafirmada ontem pelo Planalto ao Estado, o governo admitiu que atropelou as regras formais da concorrência com o anúncio prematuro da opção pelo Rafale. Foi esse atropelo e o incômodo provocado no Comando da Aeronáutica e entre os concorrentes da Dassault que levaram o Ministério da Defesa a divulgar ontem nota oficial para deixar registrado que "o processo de seleção ainda não está encerrado".

Surpreendido como anúncio logo depois da participação de Sarkozy no desfile do 7 de Setembro, em Brasília, o comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, disse ao presidente Lula que precisava dar uma satisfação aos concorrentes da empresa francesa.

Saito também convocou ontem extraordinariamente o Alto Comando da Força para explicar a circunstância em que se dera o anúncio, segunda-feira, no Palácio da Alvorada, e anunciar aos brigadeiros que o governo divulgaria uma nota oficial que desse uma satisfação aos concorrentes do Projeto FX-2. No Planalto e no Itamaraty, que tomaram conhecimento prévio do texto redigido no Ministério da Defesa, a nota assinada pelo ministro Nelson Jobim foi considerada um "instrumento de precaução", para evitar reclamações das empresas.

A nota da Defesa começou relatando o anúncio feito anteontem. Lula disse que França e Brasil vão ser "parceiros estratégicos no setor aeronáutico", lembrou que o governo francês se comprometeu a "ofertar os aviões Rafale ao Brasil com preços competitivos, razoáveis e comparáveis com os pagos pelas Forças Armadas da França", e citou, ainda, a disposição francesa de adquirir aviões KC-390, em fase de projeto na Embraer.

Ao fim dessa memória do anúncio, a nota de Jobim diz que, diante do pacote de ofertas da França, o Comando da Aeronáutica "prosseguirá com negociações junto aos três participantes, onde serão aprofundadas e, eventualmente, redefinidas as propostas apresentadas". Segundo uma fonte do Itamaraty, a palavra "eventualmente" mostra "que a decisão da preferência dada aos franceses está tomada", mas, se a negociação com a Dassault enfrentar problemas, o governo, naturalmente, vai avaliar as propostas da Boeing e da Saab.

O processo de seleção dos caças ainda estava sob a liderança técnica do Comando da Aeronáutica, que deveria entregar nos próximos dias ao ministro Jobim os relatórios com as pontuações de desempenho dos aviões ofertados e as condições de cada um dos fabricantes em matéria de transferência de tecnologia. O comando foi surpreendido com as declarações de Lula e do ministro Celso Amorim (Relações Exteriores) sobre a preferência do Rafale. Os representantes da Boeing e da Saab pressionaram ontem a Aeronáutica para que o ritual da concorrência seja mantido. Para alguns brigadeiros, diante da proposta francesa, o governo brasileiro deve manter uma porta da negociação aberta para barganhar as condições que as outras duas empresas podem oferecer.


[]s
<Meu Deus!!! :? :? :? :? :? :roll: :roll: :roll: agora outro presidente Francês vai ser obrigado a dizer "...este não é um país sério..."

Pode ter sido na verdade uma senhora e habilidosa pressionada no gov Francês, no sentido de : Olha, o dinheiro está na mão de vcs, então não vacila e ainda dê uma guaribada na proposta de vcs , senão, eu caio nas mãos da concorrência..."

É bem infantil, mas pode ser o que é...




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#17921 Mensagem por Wolfgang » Qua Set 09, 2009 3:29 pm

P44 escreveu:
Wolfgang escreveu: Nah, sem fundos... :shock:

esses gringos mal-agradecidos.... :twisted:

Acho que eles estão é sem cash mesmo... :mrgreen:




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#17922 Mensagem por edson_spbr » Qua Set 09, 2009 3:48 pm

Wolfgang escreveu:
P44 escreveu:oh wolfgang, ouvi dizer que já chegou o cheque :mrgreen:
Isso tem que ser no plural. "Chegaram os cheques"




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#17923 Mensagem por GDA_Fear » Qua Set 09, 2009 6:38 pm

Olha vou repetir todo mundo sabe que torço para o F-18E porém não tenho nehuma objeção contra o Rafale, o Lula simplismente CAGOU o trabalho que a FAB vinha fazendo com MAESTRIA, a banda estava tocando como a FAB queria. Eu penso que os países concorrentes já começam a duvidar da real seriedade do FX-2.




Bender

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#17924 Mensagem por Bender » Qua Set 09, 2009 7:09 pm

saullo escreveu:O Lula devia fica ter ficado quieto, assinado os contratos previstos de submarinos e helicópteros e só. Depois resolveria os caças. Quem fala demais dá bom dia a cavalo mesmo. Depois fica por aí desmentindo, desdizendo, refazendo comunicados...parece coisa de moleque.Me digam...e se os EUA transferirem tudo que for pedido, a preço menor e ainda a Boeing entrar de sola no desenvolvimento do C-390 e a USAF firmar compra de 50 ou mais unidades ? E aí ? Não podia ter esperado Sr. Lula ?
Faltou tato ao sr. Lula...como um elefante dentro de uma loja de cristais. Que feio !!!

Abraços
Será?E se ele ficou sabendo "antes",que estavam isso sim, preparando uma molecagem pra ele?
8-]
Sds




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gusmano
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#17925 Mensagem por gusmano » Qua Set 09, 2009 7:31 pm

http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/ ... il-franca/

Exclusivo: o Acordo Militar Brasil-França
de luisnassif
Conversei agora com o Ministro da Defesa Nelson Jobim, sobre as negociações com os franceses da licitação FX - os caças da Força Aérea Brasileira.

O quadro é o seguinte.

Em abril de 2008, Lula mandou reativar o projeto, que tinha sido paralisado devido à crise econômica de 2005. Incumbida de levantar as propostas, a FAB pediu novas informações aos concorrentes. Cinco haviam se apresentado: a Boeing F/A18, a Dassault Rafale, a Eurofighter Typhoon, a Lockeed MArtin F-16, a Saab Gripen e o Sukhoi Su-35.

Em outubro, foram eliminados a Eurofighter, a Lockeed e o Sukhoi. O primeiro, pelo fato de ser um consórcio europeu de vários países, o que dificultaria a transferência de tecnologia. A Lockheed Martin, por não haver informações mais precisas sobre o controle que detinha sobre a tecnologia. E a Sukhoi por não aceitar falar em transferência de tecnologia. Ficaram F18, da Boeing, o novo Gripen NG, que ainda não existe, e o Rafale.

A FAB prosseguiu com os trabalhos e, em outubro de 2008, pediu para as três finalistas a oferta final. Começou a trabalhar, então, em um relatório com os detalhes técnicos das propostas, aspectos individuais dos aviões, preço e custo de manutenção.

As promessas de Sarkozy

Enquanto os trabalhos prosseguiam, surgiram os primeiros sinais da aproximação do presidente francês Nicolas Sarkozy com o presidente Lula. O francês manifestou intenção de se anunciar os termos do acordo militar Brasil-França no dia 7 de Setembro.

Sentindo que a intervenção presidencial poderia lhe ser favorável, a Dassault jogou para cima os preços da proposta. Não seria possível porque o processo ainda não tinha se encerrado.

Na primeira conversa que tiveram, Lula alertou Sarkozy dos problemas em relação aos preços e à transferência de tecnologia. Além disso, os franceses não haviam fixado um mercado para a comercialização dos Rafales brasileiros. Não interessava só comprar tecnologia, mas dispor de um ambiente para a comercialização do produto.

No domingo à noite houve outra reunião, à qual Jobim foi convidado. Participaram vários brasileiros e franceses. Dentre os brasileiros, o Brigadeiro Saito, Comandante da FAB.

Na conversa, Sarkozy disse que garantiria os pleitos brasileiros. A Dassault é uma companhia privada, mas da qual 43% é de propriedade da estatal EADS - que, no entanto, não participa da gestão. Mesmo assim, Sarkozy deu sua palavra. Disse que enquadraria a Dassault para que fizesse oferta competitiva e razoável, e compatível com os valores praticados pela Dassault para as Forças Armadas francesas.

Do lado brasileiro, havia dúvidas sobre esses valores. E se neles estivesse embutido alguma espécie de subsídio cruzado do governo francês à companhia? Decidiu-se então que esses valores seriam o teto, para as negociações.

Sarkozy garantiu também o mercado latino-americano com exclusividade para o Brasil. Em relação ao custo de manutenção, havia dúvidas sobre o custo da hora-vôo apresentado pelos franceses. Avaliações informadas por Saito indicavam que, para um período de 30 anos (período de obsolescência), o cálculo da FAB chegara a valores pedidos muito elevados.

Houve uma discussão a respeito da metodologia de medição. No final, Sarkozy se comprometeu a conversar com a Dassault e assegurar que ofereça um preço fixo por hora-vôo. O teto a ser fixado é aquele pago pelas Forças Armadas francesas. Acima desse valor, ficaria por contad a Dassault.
Finalmente, tratou-se da transferência irrestrita de tecnologia e da compra de dez cargueiros que estão sendo desenvolvidos pela Embraer. A EDS se comprometeu a adquirir e, se necessário, a participar do desenvolvimento com a Embraer.

Os próximos passos

Depois da conversa, Lula manifestação interesse pela opção francesas, atendendo aos requisitos que foram negociados. Mas era só o primeiro passo.
No dia seguinte, Jobim informou o presidente sobre a necessidade de formatar juridicamente o processo.

Está em curso um processo de seleção, substitutivo da licitação. Surgiu o fato novo, nas promessas do governo francês, a serem endossadas pela Dassault.

O próximo passo será definir os procedimentos jurídicos para a formalização do prometido. Em seguida, a nova proposta será comparada às duas outras selecionadas. E será aberta a possibilidade de uma contraproposta por parte de ambas. O procedimento será encerrado com a FAB analisando as três propostas.

A imprensa, especialmente a estrangeira, deu o caso encerrado, diz Jobim, mas isso não aconteceu. Há uma série de caminhos a serem percorridos, como os preços do Rafale, as condições do financiamento francês. Se bate o martelo, o governo brasileiro perde as condições de arrancar mais vantagens da Dassault.
De qualquer modo, espera-se para o final do ano a conclusão das negociações.

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Vale atentar para a noticia acima




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