ARTILHARIA DA F TERRESTRE
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
- Marino
- Sênior
- Agradeceu: 134 vezes
- Agradeceram: 630 vezes
Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE
O que nos resta é torcer para que saiam para o EB estes obuseiros.
EU, de todo coração, estou na torcida.
EU, de todo coração, estou na torcida.
"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Barão do Rio Branco
- henriquejr
- Sênior
- Agradeceu: 384 vezes
- Agradeceram: 433 vezes
Talvez a oportunidade ainda não tenha sido perdida, afinal os APs ainda se encontram sem uso na Alemanha!Marino escreveu:O que eu SEI, FATO, é que houve uma reunião dos Generais de Artilharia e ao final convenceram o Comte do EB a retirar o pedido.
O que ACHO, SUPONHO, é que como o fato se deu no inicio do processo de reaparelhamento, no inicio da END, podem ter pensado em receber um material novo, fabricado no Brasil. Mas CREIO que esqueceram que no plano entregue pelo próprio EB não havia previsão de fabricação no Brasil de AP, ao contrário do Urutu III, p. Ex., para a cavalaria, ou melhor, para a infantaria blindada.
Eram todos os 242, mais TODOS os sobressalentes em estoque na Alemanha, por 40 milhões de euros, já conseguidos pelo NJ.
Muitos aqui sabiam disso, como o Lord, que escreveu a notícia aqui no DB.
Para MIM, foi uma oportunidade de ouro perdida.
Sobre a motivação, lembro que algum tempo atrás falava-se numa parceria entre Brasil e AS relacionado a defesa, e entre os itens da parceria existia a possibilidade de aquisição de um AP sulafricano. Será que os nossos generais não estavam de olho nisso e que não foi pra frente?
Como diz o ditado: Mais vale um passarinho na mão do que dois voando!
Espero que o EB tenha aprendido com isso e não deixe passar novamente a oportunidade!
.
- FCarvalho
- Sênior
- Agradeceu: 6340 vezes
- Agradeceram: 3559 vezes
Se eles vierem( os 242), e torço realmente por isso, espero que possamos adquirir mais alguns ou modernizar parte dos M109A3 de que dispomos para o mesmo padrão, de forma que todas as AD's e Bgdas possam em fim contar com obuseiros AP. Seria a maior evolução já vista na arma da artilharia tupiniquim num curto espaço de tempo.
Restaria-nos somente resolver a questão da artilharia organica das futuras bgdas mec. Mas isso já é uma outra história...
abs
Restaria-nos somente resolver a questão da artilharia organica das futuras bgdas mec. Mas isso já é uma outra história...
abs
Carpe Diem
- Marino
- Sênior
- Agradeceu: 134 vezes
- Agradeceram: 630 vezes
Mas de onde veio a noticia de que estes obuseiros estão na mira outra vez?
"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Barão do Rio Branco
- henriquejr
- Sênior
Acredito que não. Do jeito que a crise ta braba na Europa, os alemães não devem estar doidos pra se livrar tudo que puderem vender! Talvez essa volta no interesse do EB por estes APs se devem até por os alemães terem oferecido condições melhores ao Brasil pra se livrar dos mesmos!FCarvalho escreveu:Marino escreveu:O que eu SEI, FATO, é que houve uma reunião dos Generais de Artilharia e ao final convenceram o Comte do EB a retirar o pedido.
O que ACHO, SUPONHO, é que como o fato se deu no inicio do processo de reaparelhamento, no inicio da END, podem ter pensado em receber um material novo, fabricado no Brasil. Mas CREIO que esqueceram que no plano entregue pelo próprio EB não havia previsão de fabricação no Brasil de AP, ao contrário do Urutu III, p. Ex., para a cavalaria, ou melhor, para a infantaria blindada.
Eram todos os 242, mais TODOS os sobressalentes em estoque na Alemanha, por 40 milhões de euros, já conseguidos pelo NJ.
Muitos aqui sabiam disso, como o Lord, que escreveu a notícia aqui no DB.
Para MIM, foi uma oportunidade de ouro perdida.
Marino, acho eu muito estranho, no minimo, generais da artilharia, enquanto oficiais superiores, desconhecerem os planos do EB do qual eles próprios ajudaram a fazer. E "esquecer" simplesmente que o EB não contemplaria a arma da artilharia no seu plano de reequipamento.![]()
Esta hipótese para mim cheira absurda. Mas infelizmente é uma possibilidade real do que pode ter acontecido. Agora, ainda que os gregos possam ter levado 70 undes (no que não acredito, vide a pendenga em que estão) restariam ainda obuseiros suficientes para equipar todas as OM's de art AP do exercito. Não sei se atualmente esta compra está na agenda do EB. [destacar]Ainda que os 242 M109 estejam de fato lá, duvido que as condições ofertadas para a sua compra sejam efetivamente as mesmas para o Brasil. Iinfelizmente se a nossa opção forem mesmo aqueles bldos, o barato agora pode nos sair caríssimo.[/destacar]
abs
Pelo que sei nem os 70 que a Grécia teria adquirido saíram da Alemanha!
.
- FCarvalho
- Sênior
Marino escreveu:Mas de onde veio a noticia de que estes obuseiros estão na mira outra vez?
também gostaria de saber.
abs
Carpe Diem
- henriquejr
- Sênior
Comentaram aqui que o EB estaria negociando M109 de um país europeu. Inevitavelmente todas as atenções se voltaram para as unidades disponíveis na Alemanha.
Acho que foi o CB_Lima que comentou sobre essa negociação...
.
-
- Sênior
- Agradeceu: 212 vezes
- Agradeceram: 610 vezes
Começou aqui, em 02 de marçoWalterGaudério escreveu:Mais M 109 à caminho...
"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Jauro.
- FCarvalho
- Sênior
Henrique, a Alemanha salvo engano, não está enrolada financeiramente como os demais países europeus. Suas contas estão em dia e a economia vai bem. Ao menos isso é o que se tem informado pela imprensa em geral. Talvez a questão dos obuseiros dá-se mais por força da diminuição e cortes sofridos pelas ffaa's alemães de 3/4 anos para cá, fruto mais de uma decisão politica com fundo macro-econômico.henriquejr escreveu:Acredito que não. Do jeito que a crise ta braba na Europa, os alemães não devem estar doidos pra se livrar tudo que puderem vender! Talvez essa volta no interesse do EB por estes APs se devem até por os alemães terem oferecido condições melhores ao Brasil pra se livrar dos mesmos!FCarvalho escreveu:
Marino, acho eu muito estranho, no minimo, generais da artilharia, enquanto oficiais superiores, desconhecerem os planos do EB do qual eles próprios ajudaram a fazer. E "esquecer" simplesmente que o EB não contemplaria a arma da artilharia no seu plano de reequipamento.![]()
Esta hipótese para mim cheira absurda. Mas infelizmente é uma possibilidade real do que pode ter acontecido. Agora, ainda que os gregos possam ter levado 70 undes (no que não acredito, vide a pendenga em que estão) restariam ainda obuseiros suficientes para equipar todas as OM's de art AP do exercito. Não sei se atualmente esta compra está na agenda do EB. [destacar]Ainda que os 242 M109 estejam de fato lá, duvido que as condições ofertadas para a sua compra sejam efetivamente as mesmas para o Brasil. Iinfelizmente se a nossa opção forem mesmo aqueles bldos, o barato agora pode nos sair caríssimo.[/destacar]
abs
Pelo que sei nem os 70 que a Grécia teria adquirido saíram da Alemanha!
No entanto, se o interesse do EB realmente voltou, e a oportunidade está posta, creio que ao menos desta vez o alto cmmdo do EB não faça-se de rogado e feche o negócio.
Afinal não é todo dia que se compram 242 modernos obuseiros AP, com direitos a peça e manutenção, e todo o apoio logístico por $ 40 milhões de euros.
abs.
Carpe Diem
- saullo
- Sênior
- Agradeceu: 626 vezes
- Agradeceram: 201 vezes
Se for mesmo, 242 M-109 com peças de reposição por 40 milhões de euros, vamos começar uma vaquinha aqui mesmo.
Existem oportunidades que não podem ser perdidas.
Abraços
Existem oportunidades que não podem ser perdidas.
Abraços
desculpem me meter sou novo aqui no forum , e pelo o que eu entendi , caso adquiridos os m-109 eles seriam usados para substituir os m-108 e talvez os m-114 em uso pelo EB certo
mais eu tenho uma duvida , como funciona a distribuiçao desses meios atuais no exercito , os m-108 os m-109 e os m-114
aonde as peças AP estao atualmente localizadas
elas equipam quais brigadas
existem reais possibilidades do EB adquirir esses AP , ou sao apenas especulaçoes
ps : meu teclado nao tem o ponto de interrogação , por isso usei um de smiles .

ps : meu teclado nao tem o ponto de interrogação , por isso usei um de smiles .
- Carlos Lima
- Sênior
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Eu não véio...henriquejr escreveu:Comentaram aqui que o EB estaria negociando M109 de um país europeu. Inevitavelmente todas as atenções se voltaram para as unidades disponíveis na Alemanha.

[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima 

- henriquejr
- Sênior
Engano meu!!!Carlos Lima escreveu:Eu não véio...henriquejr escreveu:Comentaram aqui que o EB estaria negociando M109 de um país europeu. Inevitavelmente todas as atenções se voltaram para as unidades disponíveis na Alemanha.
Acho que foi o CB_Lima que comentou sobre essa negociação...![]()
[]s
CB_Lima

.
- Reginaldo Bacchi
- Sênior
- Agradeceu: 27 vezes
- Agradeceram: 272 vezes
Saullo, os romanos tinham uma frase que se tornou famosa: "Quid abundat non obstat", ou seja: o que é demais não atrapalha.saullo escreveu:
Se fossem comprados todos esses 246 (hipoteticamente falando, porque eu acho que deve vir nada mesmo) poderiam ser substituídos todos os M-108 de 105 mmm e não poderiam ser substituídos todos M-114 rebocados e até mesmo alguns M-101 de 105 mm de algumas unidades ?
Ou seja, poderia se transformar unidades rebocadas em autopropulsadas ?
Abraços
Na minha opinião o uso de veiculos autopropulsados blindados sobre lagartas em unidades dotadas de veiculos sobre rodas (Brigadas de Infantaria Motorizada/Brigadas de Infantaria Mecanizada) só vai atrapalhar.
Você terá as unidades de infantaria e cavalaria sobre rodas e a artilharia sobre lagartas.
Para transporte a longa distancia, você terá de prover reboques (pranchas) para transportar os obuseiros.
O sistema veicular sobre rodas deverá ser mantido: ou obuseiros rebocados ou autopropulsados sobre rodas, ou ainda: autopropulsados blindados sobre rodas.
Bacchi
- Guerra
- Sênior
- Agradeceu: 53 vezes
- Agradeceram: 135 vezes
O EB é novo nesse negocio de fazer defesa no Brasil. Um dia o EB vai aprender que os politicos aqui no Brasil tem vontades temporarias de comprar material bélico,e instituição tem que estar atenta para quando vem esse "chico" da defesa.henriquejr escreveu:Espero que o EB tenha aprendido com isso e não deixe passar novamente a oportunidade!
A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!