PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37525
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3219 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#1771 Mensagem por FCarvalho » Sáb Fev 26, 2022 11:31 pm

O estica e puxa do projeto do IFV 8x8 russo Bumerangue deixa claro que a capacidade do país de gerar vários projetos e produtos ao mesmo tempo é limitada, e assim, escolhas tem de ser feitas.
Por outro lado soa estranho esse comentário do During já que ele é conhecedor da gigantesca frota de BTR à disposição do exército russo.
Por que não estão sendo usados nas estradas? Não sei.
Mas unidades mecanizadas é o que não falta aos russos.




Carpe Diem
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13782
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#1772 Mensagem por gabriel219 » Sáb Fev 26, 2022 11:36 pm

knigh7 escreveu: Sáb Fev 26, 2022 11:20 pm Espero que o EB adquiria a viatura 8X8 com canhão de 120mm.
Eu concordei com o During em tudo, exceto com o fato do EB estar procrastinando o que poderia levar o cancelamento do projeto. O EB, de fato, procrastinou, mas antes do RFI. Depois, não. A decisão da nova viatura será no fim de atual semestre.
Idem, isso padronizaria o calibre e ainda faria o VBR poder abater um MBT em táticas hit-and-run, o que seria necessário para uma Bda que teria o papel de apoiar outras tropas da FAR-E, no caso Bda Pqdt, Bda Amv e Btl Amv da 1a Bda Inf Slv.




Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6813
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 786 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#1773 Mensagem por Viktor Reznov » Dom Fev 27, 2022 8:06 pm

FCarvalho escreveu: Sáb Fev 26, 2022 11:31 pm O estica e puxa do projeto do IFV 8x8 russo Bumerangue deixa claro que a capacidade do país de gerar vários projetos e produtos ao mesmo tempo é limitada, e assim, escolhas tem de ser feitas.
Por outro lado soa estranho esse comentário do During já que ele é conhecedor da gigantesca frota de BTR à disposição do exército russo.
Por que não estão sendo usados nas estradas? Não sei.
Mas unidades mecanizadas é o que não falta aos russos.
Pois é. O nível das tropas terrestres de infantaria e cavalaria que você tem visto nessa guerra está muito aquém das capacidades das unidades de elite do Exército Russo. É como se o Putin e o Estado Maior das FFAAs Russas tivesse deliberadamente escolhido mandar a infantaria mais pé de chinelo e mal equipada pra esgotarem as reservas de guerra das FFAAs Ucranianas.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37525
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3219 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#1774 Mensagem por FCarvalho » Dom Fev 27, 2022 11:48 pm

Viktor Reznov escreveu: Dom Fev 27, 2022 8:06 pm
FCarvalho escreveu: Sáb Fev 26, 2022 11:31 pm O estica e puxa do projeto do IFV 8x8 russo Bumerangue deixa claro que a capacidade do país de gerar vários projetos e produtos ao mesmo tempo é limitada, e assim, escolhas tem de ser feitas.
Por outro lado soa estranho esse comentário do During já que ele é conhecedor da gigantesca frota de BTR à disposição do exército russo.
Por que não estão sendo usados nas estradas? Não sei.
Mas unidades mecanizadas é o que não falta aos russos.
Pois é. O nível das tropas terrestres de infantaria e cavalaria que você tem visto nessa guerra está muito aquém das capacidades das unidades de elite do Exército Russo. É como se o Putin e o Estado Maior das FFAAs Russas tivesse deliberadamente escolhido mandar a infantaria mais pé de chinelo e mal equipada pra esgotarem as reservas de guerra das FFAAs Ucranianas.
Até o presente momento pouca coisa chega diretamente do front de combate entre forças russas e ucranianas. E o que aparece, como tenho visto em vários lugares as vezes são filas inteiras de veículos russos pegos nas estradas, ou até fora delas, como se estivessem ali desfilando, e do nada são explodidos.
Fala-se aqui e ali de forças aerotransportadas, paraquedistas, e assaltos com mais de 200 helos, mas a capital Kiev continua ali.
Começo a achar que os russos de fato não estavam muito interessados em comprometer o grosso de suas tropas na Ucrânia, acreditando que seriam mais ou menos um passeio e, pelo visto, se deram mal.
A última vez que o exército russo enfrentou um exército de outro Estado em uma guerra convencional foi quando mesmo?
Tirando esses embates onipresentes entre países africanos paupérrimos que ninguém dá a mínima para o que acontece, os russos tem tido uma experiência e tanto na Síria, mas nada que realmente pareça com uma guerra convencional. E até isso a Ucrânia parece não estar sendo um exemplo clássico. Ao menos pelo que nos chega.
Usar vias de acesso conhecidas e asfaltadas em território adversário sem necessariamente ter a segurança - e a cobertura - do perímetro garantidas é meio que forçar a barra. E nisso BTR, BMD, CC e outros tem aparentemente sofrido do mesmo problema nas estradas daquele país.
Agora. ainda não deu para entender qual é a dos russos nessa guerra. Se era para invadir o país todo, eles tinham recursos mais que suficientes para fazer isso, mas não fizeram. Se era para invadir o leste do país, bem, não conseguiram até agora e meio que mudaram de planos no meio do caminho indo para Kiev, tentando abortar o comando e controle ucraniano e evitar uma luta prolongada. Enfim, não fizeram nem uma coisa e nem outra. E as estradas continuam sendo aparentemente, o principal palco dos combates.
Aliás, estão dizendo que há um comboio de 4 ou 5 kms de veículos russos se dirigindo para Kiev. Em termos de números, mal comparando, isso equivale a dizer que são de 800 a 1.300 veículos/bldos em fila indiana indo para lá.
Que alvo mais tentador.




Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37525
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3219 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#1775 Mensagem por FCarvalho » Qua Mar 16, 2022 9:24 pm

Alguém aí pode confirmar se a data do resultado sobre a VBC Cav é agora em março ou se deixaram para depois.




Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37525
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3219 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#1776 Mensagem por FCarvalho » Qui Abr 14, 2022 11:02 am

Segundo informes na internet o resultado do processo de escolha da futura VCB CAV será realizada neste mês de abril. A data exata não está especificada.
Notar que a decisão deste projeto impacta diretamente no futuro da modernização dos EE-9.




Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37525
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3219 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#1777 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mai 21, 2022 1:29 pm

Confirme matéria no site da T&D do @Paulo Bastos saiu o edital com o ROB das VBC CAV
Segundo a meteria, Centauro II, ST1BR e LAV700 podem ser os únicos candidatos para a futura concorrência conforme os critérios passados a BID em reunião.
A ver




Carpe Diem
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4915
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 668 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#1778 Mensagem por FIGHTERCOM » Sáb Mai 21, 2022 1:37 pm

FCarvalho escreveu: Sáb Mai 21, 2022 1:29 pm Confirme matéria no site da T&D do @Paulo Bastos saiu o edital com o ROB das VBC CAV
Segundo a meteria, Centauro II, ST1BR e LAV700 podem ser os únicos candidatos para a futura concorrência conforme os critérios passados a BID em reunião.
A ver
Estou na torcida pelo LAV700.


Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37525
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3219 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#1779 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mai 21, 2022 10:44 pm

Qualquer um já está de bom tamanho.
O LAV700 tem a vantagem de uma possível oferta via FMS e suas benesses financeiras, mas para aí.
Centauro II todo mundo já sabe.
Falta ver o que os chineses da Norinco podem fazer para serem mais do que uma mera curiosidade neste certame.




Carpe Diem
Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6813
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 786 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#1780 Mensagem por Viktor Reznov » Dom Mai 22, 2022 12:32 am

Eu acho curioso é o Paulo Bastos listar o Norinco ST1 como ainda estando dentro da briga, o EB tem mais chances de adotar um Boomerang K-17 com uma torre com um canhão 125mm calçando munição Russa, do que adotar equipamento Chinês.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4915
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 668 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#1781 Mensagem por FIGHTERCOM » Dom Mai 22, 2022 8:48 am

FCarvalho escreveu: Sáb Mai 21, 2022 10:44 pm Qualquer um já está de bom tamanho.
O LAV700 tem a vantagem de uma possível oferta via FMS e suas benesses financeiras, mas para aí.
Centauro II todo mundo já sabe.
Falta ver o que os chineses da Norinco podem fazer para serem mais do que uma mera curiosidade neste certame.
Eu acho que o Centauro II leva, mas sou da oposição e por isso estou torcendo pelo LAV700. [003] [003] [003]

Quanto ao blindado da Norinco, bem, sou da oposição, mas tudo tem limite. :twisted: :twisted: :twisted:


Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4915
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 668 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#1782 Mensagem por FIGHTERCOM » Dom Mai 22, 2022 8:56 am

Viktor Reznov escreveu: Dom Mai 22, 2022 12:32 am Eu acho curioso é o Paulo Bastos listar o Norinco ST1 como ainda estando dentro da briga, o EB tem mais chances de adotar um Boomerang K-17 com uma torre com um canhão 125mm calçando munição Russa, do que adotar equipamento Chinês.
Teoricamente, todos "estão" na briga até o EB ir lá e rifar os caras. Mas eu acho que até mesmo os chineses não levam fé nesse negócio. Vejam que na Argentina, onde eles também estão concorrendo, teve uma série de reuniões. Aqui, nada!

LÁ, estou torcendo pelos chineses. O Guarani pode ter lá os seus defeitos, mas não merece essa ingratidão. [003] [003] [003]


Obs: As forças armadas argentinas tem porr@ nenhuma e nessa concorrência as opções são: Guarani novo; Stryker de segunda mão; e VN-1. Mas para eles o Guarani é uma "caja de manzana". Boa sorte para eles.


Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37525
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3219 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#1783 Mensagem por FCarvalho » Dom Mai 22, 2022 11:08 am

Viktor Reznov escreveu: Dom Mai 22, 2022 12:32 am Eu acho curioso é o Paulo Bastos listar o Norinco ST1 como ainda estando dentro da briga, o EB tem mais chances de adotar um Boomerang K-17 com uma torre com um canhão 125mm calçando munição Russa, do que adotar equipamento Chinês.
De todos os blindados SR citados até aqui e que seriam ou foram ofertados, segundo a DMat em reunião com a BID, só serão aceitos projetos prontos e em produção seriada. Não vale protótipo, pré-série e coisa que o valha.
Por isso a indicação do ST1BR junto com os bldos italiano e canadense.




Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37525
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3219 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#1784 Mensagem por FCarvalho » Dom Mai 22, 2022 11:10 am

FIGHTERCOM escreveu: Dom Mai 22, 2022 8:48 am
FCarvalho escreveu: Sáb Mai 21, 2022 10:44 pm Qualquer um já está de bom tamanho.
O LAV700 tem a vantagem de uma possível oferta via FMS e suas benesses financeiras, mas para aí.
Centauro II todo mundo já sabe.
Falta ver o que os chineses da Norinco podem fazer para serem mais do que uma mera curiosidade neste certame.
Eu acho que o Centauro II leva, mas sou da oposição e por isso estou torcendo pelo LAV700. [003] [003] [003]
Quanto ao blindado da Norinco, bem, sou da oposição, mas tudo tem limite. :twisted: :twisted: :twisted:
Abraços,
Wesley
Difícil é não levar. Mas os italianos vão ter que se esforçar e oferecer coisa melhor que fizeram no Guarani, dado que se piscarem o olho, sabem muito bem que o fã boys do FMS no EME e no cmdo do EB é bem grande e forte o suficiente para bagunçar com os seus interesses.
Melhor para nós.




Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37525
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3219 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#1785 Mensagem por FCarvalho » Dom Mai 22, 2022 11:12 am

FIGHTERCOM escreveu: Dom Mai 22, 2022 8:56 am
Viktor Reznov escreveu: Dom Mai 22, 2022 12:32 am Eu acho curioso é o Paulo Bastos listar o Norinco ST1 como ainda estando dentro da briga, o EB tem mais chances de adotar um Boomerang K-17 com uma torre com um canhão 125mm calçando munição Russa, do que adotar equipamento Chinês.
Teoricamente, todos "estão" na briga até o EB ir lá e rifar os caras. Mas eu acho que até mesmo os chineses não levam fé nesse negócio. Vejam que na Argentina, onde eles também estão concorrendo, teve uma série de reuniões. Aqui, nada!
LÁ, estou torcendo pelos chineses. O Guarani pode ter lá os seus defeitos, mas não merece essa ingratidão. [003] [003] [003]
Obs: As forças armadas argentinas tem porr@ nenhuma e nessa concorrência as opções são: Guarani novo; Stryker de segunda mão; e VN-1. Mas para eles o Guarani é uma "caja de manzana". Boa sorte para eles.
Abraços,
Wesley
Quem está vendendo o Guarani para o EA é a Iveco. Então, os italianos é que vão ter que se virar para arrumar grana para os argentinos pagarem pelos bldos brazucas. Se eles conseguirem arrumar.
Daqui eu duvido que saia alguma coisa. O ME não dá o braço a torcer assim tão fácil.




Carpe Diem
Responder