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CB_Lima
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
Mapinguari escreveu:PRick, esse foi o espírito de meu post. O Walter entendeu na hora. Mas você precisa às vezes, somente às vezes, retirar os antolhos, para enxergar o Big Picture...PRick escreveu:
Lindão![]()
, parece que saiu da fábrica também, ele foi produzido na mesma época do P-3Br da FAB. Pode ser reformado 500 vezes, vai continuar a ser o que é uma relíquia para museu e exibição.
Foi que compramos. E até agora não recebemos nadinha, o que se explica, afinal reformar relíquias é caro e demorado.![]()
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Eu também prefiro P-190 ou seja lá o nome que venha a ter no futuro (aliás, sua concepção artística ficou nota mil, como sempre). Mas o P-190 tem que ser do jeito que a FAB quer e não do jeito que a Embraer quis empurrar na época. Ela entendeu isso e está trabalhando nisso para que, no futuro, daqui a uns 15 anos, ela tenha uma proposta madura para a FAB.
Só que, agora, precisamos entender que o P-3AM dá o que a FAB deseja. E vai voar esses aviões nos próximos 10 a 15 anos. E eles serão eficientes, não tenho dúvida alguma disso.
É isso mesmo, e os sensores servem para muito mais que simples patrulha marítima...sapao escreveu:Na verdade a FAB vai retomar a capacidade anti-submarino que perdeu com a saida do P-16, e acho que o P-3 vai ser utilizado para muito mais do que o ambiente naval.
Ja houve operador ai fora que questionou se iriamos utilizar o P-3 da maneira que vai vir "apenas" para patrulha maritima, pois a capacidade dele é muito maior, inclusive o bomb-bay pode levar muito mais do que se pensa...
soultrain escreveu:É isso mesmo, e os sensores servem para muito mais que simples patrulha marítima...sapao escreveu:Na verdade a FAB vai retomar a capacidade anti-submarino que perdeu com a saida do P-16, e acho que o P-3 vai ser utilizado para muito mais do que o ambiente naval.
Ja houve operador ai fora que questionou se iriamos utilizar o P-3 da maneira que vai vir "apenas" para patrulha maritima, pois a capacidade dele é muito maior, inclusive o bomb-bay pode levar muito mais do que se pensa...
Um pequeno exemplo:
http://www.sige.ita.br/VIII_SIGE/GE/GE033.pdf
Arquitectura avionica e missão modular FITS (full integrated tactical systems) EADS, é um sistema de gestão táctico e de voo, coordenando através de 6 consolas todas as informações dos sensores da aeronave, interfaces de comunicação e navegação, no caso especifico do AM, o cockpit é "glass" da Thales, o que torna o P3AM mais moderno que os espanhóis, coreanos ou australianos.
Radar e sistema eletro-óptico, Elta EL/M 2022 e Star Safire II, medidas de ESM, RWR, chaff e flares da Elisra.
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sapao escreveu:Se fosse tão facil comprar uma aeronave de Patrulha quanto um veiculo talvez você tivesse razão Prick...
Sobre a disputa P-E x P-99 houve uma profunda discussão na epoca dentro da força, e ambas as correntes tinham razões e argumentos muito fortes, coube a quem mandava decidir e hoje temos o P-3 que vai operar ainda este ano.
Todo mundo sabe que o P-3 e velho, mas o que ninguem gosta de lembrar é que na epoca da decisão a propria FAB ja operava os E/R-99 e tinha conhecimento total da capacidade de EMBRAER de produzir e fazer operar aeronaves modificadas para uma função semelhante em ambiente marinho, até porque com as devidas proporções é o que se fez com o P-95 na sua epoca, E MESMO assim decidiu ir de P-3.
Talvez o relacionamento não fosse tão bom após o recebimento dos E/R-99, talvez o mesmo se aplique a utilização do P-95, talvez fosse a eterna discussão dos patrulehiros sobre aonave a jato x aeronave a reação, quem sabe?
Se foi certo ou não acho que depende muito, vai ser como no F-X que tenho certeza depois de passados 10 anos ainda vai ter gente questionando a escolha, o que é valido certamente!
sapao escreveu:E a desculpa para os E/R-99 foi para proteger a amazonia dentro do SIPAM, mas todos sabemos que ele faz muito mais do que isso...
Mas eu não estou absolvendo o Governo Federal, que deixou a Embraer quase falir para justificar o processo de privatização dela, ou o monte de coisas absurdas na época, eu diria todos são culpados.sapao escreveu:A diferença e que nos EUA o governo fala isso mas põe a di$po$ição da$ indu$tria$ "meio$" para que ela$ de$envolvam nacionalmente armas que irão atender aos requisitos das FFAA, caso contrario eles cancelam o projeto (olha o F-35) e partem para alternativas, sem nenhum problema.
Agora vamos lembrar em qual epóca o P-3 foi selecionado, mais ou menos na mesma epoca da decisão do 1 F-X, lembra? Essa é a questão!
E logico que a FAB prefere que seja com a EMBRAER, senão teria colocado o ERIEYE na plataforma original e não investido para coloca-lo no 145.
Mas na questão da patrulha a FAB viu qye tinha um P-3 com um custo X e capacidade Y, e para que a EMBRAER desenvolvesse algo semelhante a FAB teria que pagar X e ter uma capacidade Y/2 ou menos, e ficou essa discussão: o que é bom para o fabricante mas ruim para o força é bom para o país?
A FAB ia ter condições da bancar um projeto com menor probabilidade de sucesso do que modernizar uma celula antiga?
Seria uma boa pedida Prick, mas 2 coisas pesaram muito na decisão:PRick escreveu:sapao escreveu:E a desculpa para os E/R-99 foi para proteger a amazonia dentro do SIPAM, mas todos sabemos que ele faz muito mais do que isso...
Mas aí que se comprasse mais dessas aeronaves e não P-3.![]()
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Nem eu, estou apenas tentando trazer a tona coisas que houvi a epoca que entendo balizaram aqueles que tomaram a decisão.PRick escreveu:Mas eu não estou absolvendo o Governo Federal, que deixou a Embraer quase falir para justificar o processo de privatização dela, ou o monte de coisas absurdas na época, eu diria todos são culpados.sapao escreveu:A diferença e que nos EUA o governo fala isso mas põe a di$po$ição da$ indu$tria$ "meio$" para que ela$ de$envolvam nacionalmente armas que irão atender aos requisitos das FFAA, caso contrario eles cancelam o projeto (olha o F-35) e partem para alternativas, sem nenhum problema.
Agora vamos lembrar em qual epóca o P-3 foi selecionado, mais ou menos na mesma epoca da decisão do 1 F-X, lembra? Essa é a questão!
E logico que a FAB prefere que seja com a EMBRAER, senão teria colocado o ERIEYE na plataforma original e não investido para coloca-lo no 145.
Mas na questão da patrulha a FAB viu qye tinha um P-3 com um custo X e capacidade Y, e para que a EMBRAER desenvolvesse algo semelhante a FAB teria que pagar X e ter uma capacidade Y/2 ou menos, e ficou essa discussão: o que é bom para o fabricante mas ruim para o força é bom para o país?
A FAB ia ter condições da bancar um projeto com menor probabilidade de sucesso do que modernizar uma celula antiga?
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Houve um momento em que ela ofereceu o P-190 e a resposta da FAB foi: "E o Bomb Bay"?PRick escreveu:Mapinguari escreveu: PRick, esse foi o espírito de meu post. O Walter entendeu na hora. Mas você precisa às vezes, somente às vezes, retirar os antolhos, para enxergar o Big Picture...
Eu também prefiro P-190 ou seja lá o nome que venha a ter no futuro (aliás, sua concepção artística ficou nota mil, como sempre). Mas o P-190 tem que ser do jeito que a FAB quer e não do jeito que a Embraer quis empurrar na época. Ela entendeu isso e está trabalhando nisso para que, no futuro, daqui a uns 15 anos, ela tenha uma proposta madura para a FAB.
Só que, agora, precisamos entender que o P-3AM dá o que a FAB deseja. E vai voar esses aviões nos próximos 10 a 15 anos. E eles serão eficientes, não tenho dúvida alguma disso.
Pelo que me lembro a Embraer não ofereceu P-190 na época, mas P-99.Quanto a foto apenas estabeleci uma proporção de desenvolvimento tecnologico do airframe. Veja que ninguém mais pensa em usar um carro daqueles em sua vida diária. Entre outras coisas porque o custo de manutenção é muito caro.
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