FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Demartino
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Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#1756 Mensagem por Demartino » Seg Set 14, 2009 11:53 am

Tem pressão de tudo quanto é lado!

Estou percebendo a galera meio perdida, as convicções já não são mais tão claras.

Uma coisa eu tenho que dar o braço a torcer, o poder que os EUA tem sobre a mídia e por conseguinte a opinião pública é algo fora do comum.

A quantidade de noticias plantadas pela mídia contra o caça francês é uma enormidade, coisa nunca vista por mim. A quantidade de especialistas com reputação no mínimo duvidosa é algo incrível.

O outro dia ouvi um "especialista" dando entrevista na rádio bandeirantes logo pela manhã, infelizmente não me recordo do nome do cidadão, onde afirmou que no passado o Brasil já tentou desenvolver um caça juntamente com a Itália e o projeto foi assinado e tudo mais, mas as coisas não saíram do papel!!! Ou esse " especialista" é louco ou ele deve ter saído do coma a apenas algumas horas atrás.

Tem gente aqui que usa de suas tendências políticas para criticar sendo que hoje as ideologias não fazem mais sentido, uma vez que não existe mais espaço para tais comentários, quem são os comunistas??? a Rússia???? se existe um capitalismo selvagem na exata concepção da palavra isso ocorre na Rússia nos dias de hoje, onde não e respeita concorrência e a política é do salve-sequem puder.

Estamos vivendo um novo momento na história e percebo que tem poucas pessoas que estão percebendo essa mudança.Nunca fui defensor de um acordo com a França, porém parece muito claro que hoje a França enxerga uma coisa no Brasil que nem os EUA enxergam e a Suécia até enxerga o mesmo que a França, mas não tem o mesmo poder de barganha. O que a França percebe é que se ela quiser manter a independência tecnológica da nação Hegemônica que é o EUA, ela tem que procurar ter parceiros como o Brasil, pois senão ela irá ao longo dos anos ter que abrir as pernas pois ela não conseguiria ter demanda interna suficiente para manter essa independência.

Por mais incrível que isso possa parecer, nesse exato momento a França é muito mais dependente desse acordo com o Brasil do que o inverso e se o Brasil souber aproveitar essa vulnerabilidade Francesa nós teremos muito mais a ganhar.

Abs a todos




Bender

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#1757 Mensagem por Bender » Seg Set 14, 2009 12:25 pm

Demartino escreveu:Tem pressão de tudo quanto é lado!

Estou percebendo a galera meio perdida, as convicções já não são mais tão claras.

Uma coisa eu tenho que dar o braço a torcer, o poder que os EUA tem sobre a mídia e por conseguinte a opinião pública é algo fora do comum.

A quantidade de noticias plantadas pela mídia contra o caça francês é uma enormidade, coisa nunca vista por mim. A quantidade de especialistas com reputação no mínimo duvidosa é algo incrível.

O outro dia ouvi um "especialista" dando entrevista na rádio bandeirantes logo pela manhã, infelizmente não me recordo do nome do cidadão, onde afirmou que no passado o Brasil já tentou desenvolver um caça juntamente com a Itália e o projeto foi assinado e tudo mais, mas as coisas não saíram do papel!!! Ou esse " especialista" é louco ou ele deve ter saído do coma a apenas algumas horas atrás.

Tem gente aqui que usa de suas tendências políticas para criticar sendo que hoje as ideologias não fazem mais sentido, uma vez que não existe mais espaço para tais comentários, quem são os comunistas??? a Rússia???? se existe um capitalismo selvagem na exata concepção da palavra isso ocorre na Rússia nos dias de hoje, onde não e respeita concorrência e a política é do salve-sequem puder.

Estamos vivendo um novo momento na história e percebo que tem poucas pessoas que estão percebendo essa mudança.Nunca fui defensor de um acordo com a França, porém parece muito claro que hoje a França enxerga uma coisa no Brasil que nem os EUA enxergam e a Suécia até enxerga o mesmo que a França, mas não tem o mesmo poder de barganha. O que a França percebe é que se ela quiser manter a independência tecnológica da nação Hegemônica que é o EUA, ela tem que procurar ter parceiros como o Brasil, pois senão ela irá ao longo dos anos ter que abrir as pernas pois ela não conseguiria ter demanda interna suficiente para manter essa independência.

Por mais incrível que isso possa parecer, nesse exato momento a França é muito mais dependente desse acordo com o Brasil do que o inverso e se o Brasil souber aproveitar essa vulnerabilidade Francesa nós teremos muito mais a ganhar.

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Excelente Post Demartino! [009]

Lucidez total na ultima parte! :)

Sds.




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Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#1758 Mensagem por Strike7 » Seg Set 14, 2009 12:28 pm

O maior problema do gripen é a Falta de representatividade e peso político de seu país...




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Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#1759 Mensagem por Sintra » Seg Set 14, 2009 12:34 pm

pedrohakial escreveu:
Bender escreveu:Seja Bem vindo pedrohakial!

Com todo respeito as tuas fontes,já tivemos informações de fontes diversas aqui no decorrer dos anos, :roll: que apontaram mais de 12 preferidos e ganhadores do FX,FX1 e FX2,portanto...

Dizer que os próprios pilotos franceses não aprovam o Rafale :shock: me perdoe mas é forçar demais a barra!

Se a Saab tivesse oferecido um Gripen C Plus,estaria no páreo,mas como ofereceu um "projeto" pisou na bola,foi erro de estratégia comercial,aumentou os riscos.

Quanto ao link deverá ser nacional BR.

Tapetada está a disposição de todos, :wink: por isso o país busca uma "aliança" mais estreita,(e procurará no futuro ser mais independente,)para minimizar os riscos,a situação das Malvinas não se aplica aqui nesse nosso caso,foi específica de um acordo existente entre França e Inglaterra e os argentinos tinham conhecimento quando fizeram suas aquisições :wink: mas quem entende de tapetada pra valer,são os americanos que no decorrer de décadas sempre controlaram e sonegaram nosso desenvolvimento tecnológico de acordo com o que achavam que seria permitido ao nosso "nível" de importância,,a questão é de antecedentes,e os dos americanos sem dúvidas tem o pior.

Sds.

Assino embaixo de tudo o que você escreveu menos que os pilotos franceses tem confiança no Rafale. Apareceu , eu eu não me engano, a 1 semana na TV Cultura uma entrevista com um piloto francês sobre o Rafale ele admitiu que em algum aspectos o caça não é confiável por ser muito pesado e em algumas vezes ele perde o controle rápido. Ano passado a França perdeu um rafale em um treinamento de pouso rápido, o rafale quase explode quando bateu em uma das luzes no final da pista de pouso sendo que o piloto ejetou logo no inicio do pouso quando percebeu a falha mecânica, piloto de caça não pode ter esse tipo de receio, isso faz lembrar o show aéreo no qual um Su-30, entrou em stoll começou a cair o caça bate 1 vez no solo não quebra depois da um looping e agora sim o piloto ejeta demonstrando confiança no aparelho acima de tudo. Duvido que um piloto francês tenha essa coragem com o rafale.

Acho legal lembrar o seguinte eu não sou a favor do Grippen e sim para o que mais nos beneficiar, o Brasil tem um longo histórico de estreitamento militar com a França que se consolida mais ainda hoje, com o contrato militar. O Rafale pode não ser a melhor escolha sozinho, mas a gama de possibilidades que ele oferece é sim a melhor, cooperação militar é algo muito desejado. O que eu acho errado é a Força Aérea não ter voz. Sempre o Brasil dependeu dos seus aliados até demais.
Antes de mais muito bem vindo Sr Pedrohakial

E antes que o Prick apareça ai armado com uma baguete... :lol:

Deixo-lhe aqui alguns comentários.

Dizer que um aparelho é "pesado" não significa muito, um AIRBUS A380 é garantidamente mais "pesado" e nunca vi qualquer piloto colocar este aparelho em causa. Ou seja uma "métrica" por si só não significa nada, tem de se olhar para o contexto geral.

Vou-lhe dar outro exemplo, vou-lhe indicar três outras aeronaves com missão idêntica (caças "swingrole) que em termos de tamanho são idênticas (mais cm, menos cm) em relação caça Francês, esses aviões são o MCDonnel Douglas F/A-18C, o Eurofighter Typhoon e o LM F-35A.
Estes quatro aviões em termos de tamanho são praticamente idênticos, no entanto o avião Francês não só é o mais leve dos quatro, como é uma tonelada mais leve em relação ao próximo da lista.

Voltando ao peso, um F-22 anda nas 18/19 toneladas quando "limpo", um Rafale nas mesmas condições anda nas 10 toneladas, já viu algum piloto Americano dizer que o Raptor é "muito pesado"?

Ou seja, peso por si só não significa nada, é necessário juntar outros conceitos, coisas como "Lift", "Drag" e "Thrust".
E pode crer que o avião Gaulês está muito bem em qualquer uma destas métricas.

Quanto ao "acidente" que menciona e à entrevista que viu. Quanto tempo durou a entrevista? Alguns segundos? Minutos? O piloto que viu fez uma avaliação profunda e detalhada das caracteristicas do avião? Fez comparações? Utilizou métricas?

Porque é que estou a perguntar isto? Porque até hoje só tenho conhecimento de um unico acidente com este avião da qual resultou um morto, e as caracteristicas desse acidente não têm nada a ver com o que descreveu!
De qualquer forma voltamos aqui ao mesmo problema, uma unica métrica, dizer que um avião teve um acidente e que por isso "não é seguro", não significa grande coisa. É necessário saber outras métricas, por exemplo, em média quantas horas é que é necessário voar naquele aparelho para se ter um acidente? Se fizer este calculo vai descobrir que o rácio de acidentes por horas de vôo do avião Francês é francamente melhor do que os actuais caças monomotores, sejam eles Chineses, Americanos, Franceses ou... Suecos.

Finalmente, acerca da entrevista, você tem consciência que existe uma quantidade absurda de entrevistas, em video ou texto a pilotos da Adla e da MN em que cobrem de elogios o avião da Dassault?
Se tiver a oportunidade, aconselho vivamente o texto acerca do Dassault Rafale escrito por Pierre Henri Groleau que acabou de sair na ultima Air International, é muito bom.

Abraço




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Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#1760 Mensagem por Demartino » Seg Set 14, 2009 12:59 pm

Bender escreveu:
Demartino escreveu:Tem pressão de tudo quanto é lado!

Estou percebendo a galera meio perdida, as convicções já não são mais tão claras.

Uma coisa eu tenho que dar o braço a torcer, o poder que os EUA tem sobre a mídia e por conseguinte a opinião pública é algo fora do comum.

A quantidade de noticias plantadas pela mídia contra o caça francês é uma enormidade, coisa nunca vista por mim. A quantidade de especialistas com reputação no mínimo duvidosa é algo incrível.

O outro dia ouvi um "especialista" dando entrevista na rádio bandeirantes logo pela manhã, infelizmente não me recordo do nome do cidadão, onde afirmou que no passado o Brasil já tentou desenvolver um caça juntamente com a Itália e o projeto foi assinado e tudo mais, mas as coisas não saíram do papel!!! Ou esse " especialista" é louco ou ele deve ter saído do coma a apenas algumas horas atrás.

Tem gente aqui que usa de suas tendências políticas para criticar sendo que hoje as ideologias não fazem mais sentido, uma vez que não existe mais espaço para tais comentários, quem são os comunistas??? a Rússia???? se existe um capitalismo selvagem na exata concepção da palavra isso ocorre na Rússia nos dias de hoje, onde não e respeita concorrência e a política é do salve-sequem puder.

Estamos vivendo um novo momento na história e percebo que tem poucas pessoas que estão percebendo essa mudança.Nunca fui defensor de um acordo com a França, porém parece muito claro que hoje a França enxerga uma coisa no Brasil que nem os EUA enxergam e a Suécia até enxerga o mesmo que a França, mas não tem o mesmo poder de barganha. O que a França percebe é que se ela quiser manter a independência tecnológica da nação Hegemônica que é o EUA, ela tem que procurar ter parceiros como o Brasil, pois senão ela irá ao longo dos anos ter que abrir as pernas pois ela não conseguiria ter demanda interna suficiente para manter essa independência.

Por mais incrível que isso possa parecer, nesse exato momento a França é muito mais dependente desse acordo com o Brasil do que o inverso e se o Brasil souber aproveitar essa vulnerabilidade Francesa nós teremos muito mais a ganhar.

Abs a todos
Excelente Post Demartino! [009]

Lucidez total na ultima parte! :)

Sds.
Bender muito obrigado pelos elogios, principalmente vindo de pessoas com o seu quilate e que conhece muito, mas muito mais do que eu desses assuntos!!!

Abs.,




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Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#1761 Mensagem por Strike7 » Seg Set 14, 2009 1:00 pm

Túlio escreveu:
Mas vamos ficar nas buenas: eu largo o AMX-2 e o HI-LO-MIX e troco por um LIFT com a mesma turbina do FX-2 e um mix de aviônicos do Super Tucano com os do FX-2, que achas? :wink:
Túlio.

Um novo caça, mesmo sendo um AMX-2, custaria algo em torno de 6/8 bilhões de dólares para se desenvolver/produzir. Com este recursos, poderiamos perfeitamente adquerir 120 Gripen's NG fabricado localmente.

A Suécia estará muito bem servida com o Gripen e suas futuras atualizações por longos anos, Serão aproximadamente 100 Gripens C/D e 20/30 Gripen NG.

Uma FAB dotada apenas de Gripens NG, com apoio de aviões leves como o Super Tucano, aviões radar como o E-99 em maior numero e aviões não tripulados, como o predador, por exemplo, seriam mais do que sificientes para suprir TODAS as necessidades da FAB em qualquer ambiente a um custo relativamente baixo.

Diria que é até mais eficiente, pois esta interação e diversidade são muito mais adequadas ao cenário Latino.

Porém, é evidente que se o Brasil estategicamente esta focado em uma parceria profundo com a França e tem seus motivos, então quem sou eu para dizer o que é ou não melhor ao Governo... :wink:




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Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#1762 Mensagem por Demartino » Seg Set 14, 2009 1:05 pm

Strike7 escreveu:
Túlio escreveu:
Mas vamos ficar nas buenas: eu largo o AMX-2 e o HI-LO-MIX e troco por um LIFT com a mesma turbina do FX-2 e um mix de aviônicos do Super Tucano com os do FX-2, que achas? :wink:
Túlio.

Um novo caça, mesmo sendo um AMX-2, custaria algo em torno de 6/8 bilhões de dólares para se desenvolver/produzir. Com este recursos, poderiamos perfeitamente adquerir 120 Gripen's NG fabricado localmente.

A Suécia estará muito bem servida com o Gripen e suas futuras atualizações por longos anos, Serão aproximadamente 100 Gripens C/D e 20/30 Gripen NG.

Uma FAB dotada apenas de Gripens NG, com apoio de aviões leves como o Super Tucano, aviões radar como o E-99 em maior numero e aviões não tripulados, como o predador, por exemplo, seriam mais do que sificientes para suprir TODAS as necessidades da FAB em qualquer ambiente a um custo relativamente baixo.

Diria que é até mais eficiente, pois esta interação e diversidade são muito mais adequadas ao cenário Latino.

Porém, é evidente que se o Brasil estatégicamente esta focado em uma parceria profundo com a França e tem seus motivos, quem sou eu para dizer o que é ou não melhor ao Governo... :wink:

Strike, me permita fazer uma correção?
Na ultima parte seu post você diz

"Porém, é evidente que se o Brasil estatégicamente esta focado em uma parceria profundo com a França e tem seus motivos, quem sou eu para dizer o que é ou não melhor ao Governo... " ficaria melhor

"Porém, é evidente que se o Brasil estatégicamente esta focado em uma parceria profundo com a França e tem seus motivos, quem sou eu para dizer o que é ou não melhor ao PAÍS... " porque honestamente acho que isso interessa ao país e não a um governo especificamente.

Abs.,




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Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#1763 Mensagem por Demartino » Seg Set 14, 2009 1:07 pm

Temum texto legal publicado no BLOG do Luis Carlos Azenha que acho que nos ajuda a tirarmos algumas conclusões como segue:

A transferência de tecnologia
Atualizado em 13 de setembro de 2009 às 15:09 | Publicado em 13 de setembro de 2009 às 14:57

por Luiz Carlos Azenha

Eu, Azenha, não entendo nada de avião. Não vou palpitar sobre a compra de caças pelo Brasil. Apesar de minha ojeriza pelos franceses, que praticam uma política externa corrupta e colonial na África, noto que os Estados Unidos em geral não fazem transferência de tecnologia.

Sempre foi assim, no mundo. Na África, por exemplo, os poderes coloniais se juntaram para proibir a venda de pólvora e armas aos africanos quando elas poderiam ter sido usadas para combater a ocupação territorial promovida pelos europeus.

Os Estados Unidos, como única superpotência, querem negar aos outros o que dominam: o GPS, as armas nucleares, as tecnologias de ponta. É apenas a continuação do colonialismo, travestida com um discurso moralista que supõe que sejamos trouxas. É um discurso racista: que horror que o Paquistão tenha a bomba atômica. Se aqueles escurinhos pelo menos tivessem a pele branca como nós, saberiam cuidar melhor dos armamentos. Nós podemos ter bases militares em todo o mundo E milhares de ogivas nucleares. Afinal, somos superiores.

Meu pitaco sobre os caças da FAB é, na verdade, apenas um lembrete. O Brasil não pôde exercer sua soberania quanto aos Super-Tucanos da Embraer quando pretendia vendê-los à Venezuela. Os Estados Unidos vetaram, argumentando que o avião tinha tecnologia embarcada dos Estados Unidos.

É por isso que, nessa questão, a transferência de tecnologia é absolutamente essencial e o Brasil não pode ficar sujeito ao humor dos ocupantes da Casa Branca. Por exemplo: eles podem aceitar transferir tecnologia agora, mas com poder de veto sobre futuras vendas feitas pelo Brasil. Isso não dá mais para aceitar. É importante ficar de olho nos detalhes de qualquer acordo. O diabo está sempre nos detalhes.

Fiquem com a dica de um leitor sobre o assunto:

do blog Muito pelo Contrario
10/09/2009
FX-2, uma materia definitiva na Poder Aereo

O pessoal da Poder Aereo fez a maior e melhor compilação sobre a transferencia de tecnologia do FX-2.

Rafale: destaques da cooperação e transferência tecnológica ao Brasil

Um impulso significativo para a Indústria Brasileira Aeroespacial e de Defesa com benefícios de longo prazo

* A Oferta de Transferência de Tecnologia RAFALE tem propostas para 65 projetos em cooperação com 38 entidades/empresas brasileiras potenciais, cobrindo muito mais que a exigência de 100% do valor de contrato de aeronaves.

* 39 Memorandos de Entendimento (MOU) ou Cartas de Intenção foram assinados com parceiros brasileiros, atestando seu interesse nos projetos propostos.

* Vários projetos de transferência de tecnologia abordam atividades de duplo uso, estimulando assim subprodutos na indústria brasileira.

* A implantação do Programa de Cooperação RAFALE irá gerar cerca de 29 mil empregos (novos ou manutenção de existentes) ao longo de um período de dez anos, com inúmeros benefícios econômicos adicionais resultantes de novas atividades:

* As atividades de fabricação gerarão 3,5 mil empregos diretos e 11,5 mil indiretos.

* O alto volume de transferência de tecnologia, através da criação de inúmeros subprodutos, gerará cerca de 4,5 mil empregos diretos e 9,5 mil indiretos.

ALÉM DA PARCERIA ESTRATÉGICA BRASIL-FRANÇA

Ao apresentar a proposta para a aquisição pelo Governo Brasileiro da próxima geração de aeronaves de combate (conhecido como Programa F-X2), a RAFALE International tem o firme propósito de estabelecer uma parceria de longo prazo com a Força Aérea Brasileira e indústrias brasileiras.

A RAFALE International é formada por três grandes empresas Francesas, a Dassault Aviation, Snecma (Grupo Safran) e Thales, líderes internacionais entre empresas aeroespaciais; projetistas e fabricantes das aeronaves de combate RAFALE, herdeiras dos famosos MIRAGEs. A empresa tem apoio do governo e forças armadas franceses.

A RAFALE International tem o compromisso de apoiar o desenvolvimento das capacidades tecnológicas brasileiras, viabilizando o projeto e produção da próxima geração de caças do país. Brasil & França já possuem um longo relacionamento na área de aeronaves de combate, desde a aquisição do MIRAGE III na década de 70, até o MIRAGE 2000, hoje em operação na Força Aérea.


OFERTA ILIMITADA DE TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA AO BRASIL

A equipe RAFALE está preparada para transferir tecnologias altamente sensíveis que o Brasil não conseguiria obter de outra fonte. A aprovação para transferência irrestrita de tecnologia já foi oficialmente notificada ao COMAER por autoridades francesas.


TECNOLOGIAS ESSENCIAIS OFERECIDAS AO BRASIL

* Integração aeromecânica de armas e casulos;
* Engenharia da estrutura do avião;
* Módulos de RF críticos para utilização em radares AESA;
* Tecnologias de sistemas digitais de controle de voo (DFCS) / DFCS avançados;
* Integração de motor;
* Gestão de testes de solo & voo;
* Manutenção e suporte integrados (bancada de testes, treinador de pilotos, planejamento de missão);
* Micro sistemas eletro-mecânicos (MEMS);
* Otimização multidisciplinar;
* Nanotecnologias;
* Inserção de operações de rede centralizada, interoperabilidade;
* Desenvolvimento/melhoria de sistema de missão de bordo;
* Optrônica;
* Aplicativos de pirotecnia espacial;
* Software de radar e de sistema de planejamento de missão;
* Desenvolvimento de software de simulação;
* Tecnologias de baixa detectabilidade;
* Tecnologias de projeto de redes de sistemas de veículos aéreos não tripulados.

NOVAS TECNOLOGIAS E PERSPECTIVAS DE MERCADO

Graças ao equilíbrio do mix de transferência de tecnologias de fabricação aeronáutica para materiais e processos avançados e às oportunidades de participação em programas aeronáuticos nas áreas civil e militar, os pacotes de fabricação propostos contribuirão de modo eficiente para a melhoria da capacidade, produtividade e autonomia da indústria aeronáutica brasileira.

As tecnologias de fabricação propostas para transferência cobrem as seguintes áreas:

* Processos compostos: moldagem por transferência de resina, colocação de fibras;
* Elaboração de superligas de grau aeroespacial (Inconel 718);
* Fundição de peças de alta precisão;
* Outros processos metalúrgicos: usinagem de 5 eixos com controle numérico, usinagem de alta velocidade, estiramento, técnicas de soldagem & modelagem, corte e perfuração a laser, revestimento com plasma;
* Processos de montagem: montagem sem gabarito & robótica, soldagem com feixe de elétrons, soldagem TIG robótica;
* Processos de inspeção: testagem automática não destrutiva;
* Simulações de processos de fabricação;
* Fabricação de módulos de RF para antena de radar (AESA).

As tecnologias propostas para transferência ao Brasil estão associadas a pacotes de trabalho relacionados ao mercado mundial para o RAFALE e outros programas aeronáuticos, como os jatos comerciais FALCON, motores comerciais e militares.

UM PROGRAMA DE COOPERAÇÃO QUE BENEFICIA MUITOS

A EMBRAER é a principal empresa do Programa de Cooperação RAFALE, juntamente com o COMAER/CTA. Além disso, várias pequenas e médias empresas brasileiras estão envolvidas em projetos de transferência de tecnologia de ponta e/ou processos de fabricação, associados a treinamento e co-produção, configurando assim uma parceria de longo prazo, além do Programa F-X2. A FIESP, AIAB, ABIMDE e CECOMPI deram respostas positivas as propostas de cooperação.

FOCO NO COMAER/CTA

Com o propósito de garantir a aquisição pelo Brasil das tecnologias essenciais para o domínio de futuros desenvolvimentos de aeronaves de caça, o COMAER/CTA será – além da indústria brasileira – o receptor de todas as referidas tecnologias.

Com o propósito de reforçar o papel dedicado ao CTA e outras instituições do COMAER juntamente com a FAB, as seguintes tecnologias estarão sujeitas a acordos de cooperação específicos:

* Engenharia de estrutura do avião;
* Integração de oficina aeromecânica;
* Desenvolvimento/melhoria do sistema de missão;
* Tecnologia de baixa detectabilidade e sobrevivência;
* Integração de motor;
* Optrônica;
* Ambiente de pilotagem: planejamento de missões e treinador de pilotos.

Aproveitando a experiência adquirida pela equipe RAFALE em outras áreas aeroespaciais e aeronáuticas, o CTA também tem a proposta de projetos de cooperação específicos em tecnologias sensíveis e promissoras como:

* Programa do veiculo lançador de satélites VLS-1 (Pirotecnia Espacial);
* Tecnologias de veículos aéreos não tripulados Battlelab;
* Sistemas Micro Eletro-Mecânicos (MEMS);
* Nanotecnologias;
* Cooperação para o desenvolvimento de um motor turbojet para um veículo aéreo não tripulado.

FOCO NA EMBRAER

De acordo com sua posição de fabricante aeronáutica e integradora de sistemas, a EMBRAER terá total expertise e autonomia para liderar e realizar – em cooperação com a indústria aeronáutica brasileira – adaptações e aperfeiçoamentos futuros na aeronave RAFALE e seus sistemas. Isso levará a EMBRAER a adquirir capacidades e conhecimento—aprimorando o que já havia ganhado no programa AMX – para realizar, de modo autônomo no futuro, o projeto da próxima geração de caças brasileiros.

A EMBRAER tem a proposta de, também, desempenhar um papel chave na transferência da fabricação do RAFALE para o Brasil, a partir de peças estruturais essenciais da aeronave (ex. asa) até chegar a uma linha de montagem local para o RAFALE, iniciando o primeiro lote de aeronaves F-X2.

A parceria estratégica firmada entre a equipe RAFALE e a EMBRAER se estenderá a outros programas aeronáuticos, incluindo, por exemplo, a transferência de tecnologia no campo do domínio chave e altamente sensível dos Sistemas Digitais de Controle Voo (DFCS). É importante destacar que as tecnologias DFCS são dominadas por pouquíssimas empresas no mundo e desejadas por muitas.

FOCO EM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

As principais tecnologias aeronáuticas também serão transferidas para outras empresas brasileiras, permitindo, em cooperação com a EMBRAER, o desenvolvimento local de funcionalidades operacionais para maiores adaptações e aperfeiçoamento da aeronave RAFALE ao longo de sua vida. Entre as empresas candidatas estão a AEROELETRÔNICA, ATECH, MECTRON e OMNISYS.

A indústria aeronáutica brasileira ganhará capacidades para fornecer suporte local à FAB em assistência técnica, inclusive na manutenção de elementos essenciais de sistemas e equipamentos da aeronave RAFALE: motor, aviônica, sensores, estrutura do avião. As empresas candidatas incluem AEROELETRÔNICA, FOCAL, MECTRON e OMNISYS.

Haverá aprimoramento da capacidade de fabricação aeronáutica do Brasil. Graças à transferência de tecnologia envolvendo processos tecnológicos de ponta, a indústria aeronáutica brasileira aumentará sua capacidade e competitividade para participar de grandes programas aeronáuticos do mercado mundial. Entre as empresas beneficiadas encontram-se a AÇOTÉCNICA, LATECOERE DO BRASIL, Grupo Empresarial HTA (ALLTEC, CAL COMPOENDE, ASTRA, GRAÚNA, STATUS USINAGEM) FRIULI, MULTIALLOY, OMNISYS, SOBRAER, VILLARES METAL.

Dentro e além do Programa F-X2, as novas tecnologias adquiridas proporcionarão a suas beneficiárias a chance de entrar em novos mercados e negócios, assim aumentando ou mantendo sua receita em larga escala.

FOCO NA COOPERAÇÃO COM UNIVERSIDADES

A equipe RAFALE atualmente coopera com mais de 100 universidades e centros de P&D no mundo todo. Ela fortalecerá seus elos com as universidades brasileiras e particularmente:

* A cooperação com o ITA em áreas como nanotecnologia e MEMS com a participação de alunos de pós-doutorado;
* A cooperação com o ITA para o desenvolvimento de motores turbojet para veículos aéreos não tripulados;
* A pesquisa cooperativa com a Universidade Federal do Rio de Janeiro focando principalmente otimização não linear.

INDÚSTRIAS BRASILEIRAS PARTICIPANTES DO PROGRAMA DE COOPERAÇÃO RAFALE

AÇOTÉCNICA; AERNNOVA; AEROELETRÔNICA; ALLTEC; AMBRA SOLUTIONS; ASTRA; ATECH; AUTOMATA; CAL-COMPOENDE; CECOMPI; CONDOR S/A; CTA; EMBRAER; FIRST WAVE; FOCAL; FRIULI; GIOVANNI; GLOBO; GME AEROSPACE; GOODRICH DO BRASIL; GRANA; INBRA INDÚSTRIA QUÍMICA; ITA; LANMAR; LATECOERE DO BRASIL; MECTRON; MULTIALLOY; OMNISYS; POLARIS; SERCO; SOBRAER; STATUS USINAGEM; THYSSENKRUPP; TOYO MATIC; VEM; VILLARES METAL; WINNSTAL.

Nota do Viomundo: Estou me lixando se o Brasil comprar caças americanos, suecos ou franceses. O que importa é a transferência de tecnologia, a capacitação de empresas e profissionais brasileiros e atender às demandas da FAB quanto à defesa das riquezas do país.




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Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#1764 Mensagem por Strike7 » Seg Set 14, 2009 1:10 pm

Demartino escreveu:
Strike7 escreveu: Túlio.

Um novo caça, mesmo sendo um AMX-2, custaria algo em torno de 6/8 bilhões de dólares para se desenvolver/produzir. Com este recursos, poderiamos perfeitamente adquerir 120 Gripen's NG fabricado localmente.

A Suécia estará muito bem servida com o Gripen e suas futuras atualizações por longos anos, Serão aproximadamente 100 Gripens C/D e 20/30 Gripen NG.

Uma FAB dotada apenas de Gripens NG, com apoio de aviões leves como o Super Tucano, aviões radar como o E-99 em maior numero e aviões não tripulados, como o predador, por exemplo, seriam mais do que sificientes para suprir TODAS as necessidades da FAB em qualquer ambiente a um custo relativamente baixo.

Diria que é até mais eficiente, pois esta interação e diversidade são muito mais adequadas ao cenário Latino.

Porém, é evidente que se o Brasil estatégicamente esta focado em uma parceria profundo com a França e tem seus motivos, quem sou eu para dizer o que é ou não melhor ao Governo... :wink:

Strike, me permita fazer uma correção?
Na ultima parte seu post você diz

"Porém, é evidente que se o Brasil estatégicamente esta focado em uma parceria profundo com a França e tem seus motivos, quem sou eu para dizer o que é ou não melhor ao Governo... " ficaria melhor

"Porém, é evidente que se o Brasil estatégicamente esta focado em uma parceria profundo com a França e tem seus motivos, quem sou eu para dizer o que é ou não melhor ao PAÍS... " porque honestamente acho que isso interessa ao país e não a um governo especificamente.

Abs.,
Não...

O Lula não vai pensar no país, ele vai jogar de acordo com os interesses de SEU GOVERNO.....




Editado pela última vez por Strike7 em Seg Set 14, 2009 1:13 pm, em um total de 1 vez.
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joao fernando
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Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#1765 Mensagem por joao fernando » Seg Set 14, 2009 1:12 pm

Demartino escreveu:
Bender escreveu: Excelente Post Demartino! [009]

Lucidez total na ultima parte! :)

Sds.
Bender muito obrigado pelos elogios, principalmente vindo de pessoas com o seu quilate e que conhece muito, mas muito mais do que eu desses assuntos!!!

Abs.,
Exatamente o mesmo raciocicio que tenho. A independencia francesa vai depender de uma aliança com o Brasil. A ordem lá deve ser mesmo de baixar custos, ainda mais com a péssima fama do material frances, quanto a valores.




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
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Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#1766 Mensagem por Demartino » Seg Set 14, 2009 1:21 pm

Strike7

Apesar de respeitar sua opinião, não partilho dela, uma vez que o governo atual já deu mostras de que muita coisa que os políticos tinham medo de mexer hoje ele está mexendo.

Se a escolha for no futuro errada, não significa que hoje ela seja, as vezes esperamos acertar e o tempo nos mostra que erramos.

As pessoas aqui não se deram conta que a decisão pelos caças não irá gerar frutos políticos para o atual governos, muito pelo contrário, seja qual for a decisão, essa decisão só trará desgastes à imagem do governo!!

Portanto temos mais é que enaltecer qualquer que seja a decisão, pois na boa, eu não gostaria de estar na pele do Lula não!!!




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Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#1767 Mensagem por Sávio Ricardo » Seg Set 14, 2009 1:22 pm

Deixemos de ser bobos né!!

Ta na kra só o Sarkozy não percebeu que o Lula quer mesmo é a Carla Bruni...

Ja penso a Carla Bruni com aquelas roupinhas de empregada encontradas em sexy shops servindo caipirinha pro Lula la na Granja do Torto??

Huumm....




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Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#1768 Mensagem por Demartino » Seg Set 14, 2009 1:24 pm

Sávio Ricardo escreveu:Deixemos de ser bobos né!!

Ta na kra só o Sarkozy não percebeu que o Lula quer mesmo é a Carla Bruni...

Ja penso a Carla Bruni com aquelas roupinhas de empregada encontradas em sexy shops servindo caipirinha pro Lula la na Granja do Torto??

Huumm....

Sávio,

Na boa colega, você fez refletir e gostei muito que pensei ahahaahahahah.

Abs.,




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Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#1769 Mensagem por Túlio » Seg Set 14, 2009 1:31 pm

Strike7 escreveu:
Túlio escreveu:
Mas vamos ficar nas buenas: eu largo o AMX-2 e o HI-LO-MIX e troco por um LIFT com a mesma turbina do FX-2 e um mix de aviônicos do Super Tucano com os do FX-2, que achas? :wink:
Túlio.

Um novo caça, mesmo sendo um AMX-2, custaria algo em torno de 6/8 bilhões de dólares para se desenvolver/produzir. Com este recursos, poderiamos perfeitamente adquerir 120 Gripen's NG fabricado localmente.
FABRICAR não é DESENVOLVER, Mr. Gripen, por que a Suécia simplesmente não substituiu seus Viggen por F-16? Os ianques certamente lhes permitiriam fabricar o que quisessem aí...errr...lá, inclusive as modificações que julgassem necessárias (vide a F-404, cujas moficações Suecas foram incorporadas pelo próprio fabricante de tão buenas) para suas necessidades particulares. Mas, como eu disse, FABRICAR não é DESENVOLVER, este último custa mais caro a curto prazo mas, no longo, é muito mais interessante, não?... :wink:
Strike7 escreveu:A Suécia estará muito bem servida com o Gripen e suas futuras atualizações por longos anos, Serão aproximadamente 100 Gripens C/D e 20/30 Gripen NG.
A Suécia sim, mas e o Brasil? Ademais, não vi nenhuma encomenda ou pré-encomenda OFICIAL do NG pela Flygvapnet... 8-]
Strike7 escreveu:Uma FAB dotada apenas de Gripens NG, com apoio de aviões leves como o Super Tucano, aviões radar como o E-99 em maior numero e aviões não tripulados, como o predador, por exemplo, seriam mais do que sificientes para suprir TODAS as necessidades da FAB em qualquer ambiente a um custo relativamente baixo.
Não duvido nem discordo, também acho que o NG, SE chegar a voar e entrar em serviço, seria muito interessante para nós, dentro do sistema que o amigo propõe. O fator custo/benefício aí seria quase imbatível...se o NG existisse...
Strike7 escreveu:Diria que é até mais eficiente, pois esta interação e diversidade são muito mais adequadas ao cenário Latino.
Bueno, aí teríamos de primeiro definir 'cenário Latino' para depois passar a uma prospecção do que ele será em uns dez, vinte anos...
Strike7 escreveu:Porém, é evidente que se o Brasil estategicamente esta focado em uma parceria profundo com a França e tem seus motivos, então quem sou eu para dizer o que é ou não melhor ao Governo... :wink:
Quem o amigo é? É um membro do DB, tem toda a liberdade de se expressar contra ou a favor do que quiser. E só vejo parceria CONCRETA com os Franceses no setor NAVAL, o resto está literalmente...no ar...Ah, parabéns pelo Português, muito bueno mesmo... :D




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
PRick

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#1770 Mensagem por PRick » Seg Set 14, 2009 1:33 pm

Strike7 escreveu:
Túlio escreveu:
Mas vamos ficar nas buenas: eu largo o AMX-2 e o HI-LO-MIX e troco por um LIFT com a mesma turbina do FX-2 e um mix de aviônicos do Super Tucano com os do FX-2, que achas? :wink:
Túlio.

Um novo caça, mesmo sendo um AMX-2, custaria algo em torno de 6/8 bilhões de dólares para se desenvolver/produzir. Com este recursos, poderiamos perfeitamente adquerir 120 Gripen's NG fabricado localmente.

A Suécia estará muito bem servida com o Gripen e suas futuras atualizações por longos anos, Serão aproximadamente 100 Gripens C/D e 20/30 Gripen NG.

Uma FAB dotada apenas de Gripens NG, com apoio de aviões leves como o Super Tucano, aviões radar como o E-99 em maior numero e aviões não tripulados, como o predador, por exemplo, seriam mais do que sificientes para suprir TODAS as necessidades da FAB em qualquer ambiente a um custo relativamente baixo.

Diria que é até mais eficiente, pois esta interação e diversidade são muito mais adequadas ao cenário Latino.

Porém, é evidente que se o Brasil estategicamente esta focado em uma parceria profundo com a França e tem seus motivos, então quem sou eu para dizer o que é ou não melhor ao Governo... :wink:
O Gripen NG vai custar esses 8 bilhões de dólares ou mais, não teremos controle do caça, e ainda teremos dependência em relação aos EUA. E um caça que só nós usaremos, achar que isso será barato, é um chute, nada mais.

Vou repetir só é possível saber os custos de operação, quando se opera um caça, pode-se ter uma boa idéia se alguem operar o caça, agora, custos projetados de uma aeronave que não existe, é peça de ficção.

Ora, que será mais barato de operar, é claro, porém é muito menos capaz.

Além disso, não existe garantia ou viabilidade do projeto em termos financeiros, a Suecia não tem grana e não vai bancar algo que não precisa, o que ela quer é repassar os custos de desenvolvimento para nós.

O que vimos é que a FAB não aceita pagar os custos de desenvolvimento do caça, porque quer pagar somente o valo de fabricação, assim, alguém teria que bancar essa conta, que deve se de alguns bilhões de dólares, aí o barato, saí caro muito caro.

Por último temos a capacidade do vendedor, ao contrário do que foi dito acima, a Suecia tem muito menos capacidade tecnologica que a França, nunca desenvolveu inteiramente um caça nos últimos tempos, usou e usa turbinas made in USA, e uma série de sistemas importados, exatamente, porque não tem condições economicas e tecnologicas para fazer totalmente o vetor.

[]´s




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