Missilhouse do Brasil
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
Re: Mssilhouse do Brasil
Ele perto de F-5M é nada!
Chuck Norris mora na casinha de cachorro do quintal de F-5M.
Chuck Norris mora na casinha de cachorro do quintal de F-5M.
-
- Sênior
- Agradeceu: 54 vezes
- Agradeceram: 253 vezes
knigh7 escreveu:Aqui mesmo Sapão, tempos atrás o Tchelo postou:
Falar em nome da Forca mesmo, quem tem prerrogativa, só o Comandante da FAB, quem designado por ele ou o SECOMSAER.Tchelo escreveu:Acabei de sair de uma reunião de planejamento estratégico aqui na empresa.
O palestrante de hoje foi um coronel da FAB (não vou dizer o nome e nem de onde ele é para preservá-lo).
Em um certo momento, o assunto FX surgiu e ele disse o seguinte: (palavras do coronel)
"....todo o pessoal envolvido com a logística da FAB é F-18 desde criancinha. Porém, sabemos que há o problema de transferência de tecnologia e embargos. Os demais preferem o sueco Gripen, devido a ter um custo menor de aquisição e manutenção, o que elevaria a disponibilidade e permitiria aos pilotos voarem mais, devido à hora vôo ser mais barata.
Não consta que os EUA tenham vetado qualquer tecnologia do Gripen oferecida ao Brasil e, em nossa opinião, a transferência de tecnologia do Gripen seria maior e mais vantajosa do que a do Rafale. Porém, a decisão será mesmo política. Então....."
Dessas palavras, pude confirmar que a FAB realmente prefere ou o F-18 ou o Gripen. Isso é fato.
Confirmei também que, apesar dessas preferências, vamos de RAFALE mesmo. Todos já sabemos disso.
Bem...é isso.
Um abraço a todos!
Mas as coisas não funcionam bem assim. Ninguém é robô. Em qualquer organizacão essas coisas acontecem.
Vamos por partes então.
Um determinado coronel em determinada empresa aparentemente disse que a FAB tem preferencia pelo F-18 e isso então é verdade?
Alias, não só verdade como opinião da força?
Sinceramente eu gostaria de mais argumentos que isso, mas pode ser suficiente para alguns.
Realmente pode acontecer em qualquer organização, mas até onde eu sei na maioria delas (é a FAB é uma dessas) isso não DEVE ser feito e está passivel de punição.
E o famoso "explica mas não justifica"!
Mas voltando a opinião, e com base NESTE fato que surgiu toda a teoria de que a FAB prefere A em detrimento de B ou C?
Porque eu acho muito engraçado alguem comentar que a força prefere isso ou aquilo, como se ela fosse uma pessoa viva e não uma organização formada por pessoas.
Não existe a FAB prefere isso ou aquilo, existem pessoas dentro dela e fora que preferem isso ou aquilo, mas normalmente ninguem coloca o pingo no i (com exceção ao Pepê que colocou aqui uma vez) e fica sempre essa historia de fulano me disse que a opnião da força é essa, ciclano me afirmou que a logistica da FAB está toda com esse modelo e assim por diante.
E isso que eu quesitono: quando foi que a FAB OFICIALMENTE disse que prefere A, B ou C?
Porque so encontro boatos, e assim fica muito facil embasar qualquer argumento baseado no ouvi dizer...
[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
- knigh7
- Sênior
- Agradeceu: 1957 vezes
- Agradeceram: 2480 vezes
Não Sapão, esse não foi o único oficial da FAB de alta patente que discorreu coisa do tipo sobre o FX2 para civis...
-
- Sênior
Discorreu no meio da palestra em que o tema era o F-X ou exprimiu a opinião na hora do cafezinho?
Existe uma diferença. E cada uma delas vem com consequencias diferentes.
Eu sinceramente prefiro não dar muito credito a informações genericas deste ponto.
Porque posso vir aqui e falar que eu tambem escutei um coronel em uma palestra dizer que a FAB queria o SU-30 e foi preterida ou que queria o RAFALE mas não foi ouvida; tudo isso claro utilizando a descrição de não citar onde nem quando para "proteger" minhas fontes...
E ainda digo que essa é a opinião da FAB, quem vai contrariar a versão?
Falar é facil, dar nome aos bois é que são elas!
Como eu disse, acredita quem quer. Eu so acho que isso não pode ser considerado um argumento valido como se fosse verdade absoluta, porque no meu entender está longe disso.
Existe uma diferença. E cada uma delas vem com consequencias diferentes.
Eu sinceramente prefiro não dar muito credito a informações genericas deste ponto.
Porque posso vir aqui e falar que eu tambem escutei um coronel em uma palestra dizer que a FAB queria o SU-30 e foi preterida ou que queria o RAFALE mas não foi ouvida; tudo isso claro utilizando a descrição de não citar onde nem quando para "proteger" minhas fontes...
E ainda digo que essa é a opinião da FAB, quem vai contrariar a versão?
Falar é facil, dar nome aos bois é que são elas!
Como eu disse, acredita quem quer. Eu so acho que isso não pode ser considerado um argumento valido como se fosse verdade absoluta, porque no meu entender está longe disso.
- Luís Henrique
- Sênior
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 184 vezes
Não mesmo.knigh7 escreveu:Não Sapão, esse não foi o único oficial da FAB de alta patente que discorreu coisa do tipo sobre o FX2 para civis...
Meu primo que é coronel disse que seus amigos pilotos de caça queriam o Su-35.
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Simplesmente um GRANDE caça.
-
- Sênior
Então, para mim ambas as opiniões tem o mesmo peso; e nenhuma delas pode ser considerada como "a opinião da FAB"!
Acho que o debate seria mais produtivo se chamassemos os interlocutores pelo nome:
-O Sapao, que é de FAB disse tal coisa...
-O Fulano, que é da FAB de outro forum disse o contrario, que eles pensam assim...
- O Cel Fulano, em palestra em tal lugar, disse isso...
Porque generalizar acaba banalizando a discussão, na minha opinião.
Porque uma coisa é discutir opiniões, e então embasa-las com fatos; outra e utilizar pretensos fatos (ouvi dizer, tenho um amigo que, ouvi falar) para embasa-los. Pode ser feito, pode; mas acho que temos que dar o peso certo a coisas diferentes.
Mas este é o meu juizo, posso estar completamente errado.
So gostaria de lembrar que a FAB tem cerca de 30.000 pessoas entre civis e militares que trabalham em P&D, logistica, na area operacional, no planejamento e mais em uma infinidade de areas.
Será realmente que a opinião de UMA dessas pessoas vai refletir no consenso geral?
Eu pessoalmente acho dificil de acreditar, por isso sempre repito que a opinião da FAB é a opinião do seu comandante ou superior; o resto são opiniões pessoais...
Mas como diz o CM, essa é a minha opinião!
Acho que o debate seria mais produtivo se chamassemos os interlocutores pelo nome:
-O Fulano, que é da FAB de outro forum disse o contrario, que eles pensam assim...
Porque uma coisa é discutir opiniões, e então embasa-las com fatos; outra e utilizar pretensos fatos (ouvi dizer, tenho um amigo que, ouvi falar) para embasa-los. Pode ser feito, pode; mas acho que temos que dar o peso certo a coisas diferentes.
So gostaria de lembrar que a FAB tem cerca de 30.000 pessoas entre civis e militares que trabalham em P&D, logistica, na area operacional, no planejamento e mais em uma infinidade de areas.
Será realmente que a opinião de UMA dessas pessoas vai refletir no consenso geral?
Eu pessoalmente acho dificil de acreditar, por isso sempre repito que a opinião da FAB é a opinião do seu comandante ou superior; o resto são opiniões pessoais...
Editado pela última vez por sapao em Ter Jul 26, 2011 1:38 am, em um total de 1 vez.
Pena que você chegou recentemente aqui cara, uma grande pena.
Talvez a imagem da Força para muitos/alguns fosse outra hoje.
Talvez a imagem da Força para muitos/alguns fosse outra hoje.
-
- Sênior
Aqui nós sempre "levamos na cara" de que a FAB queria o Gripen. Punto.
Depois de um tempo veio o papo de F-18E e desde sempre o Rafale seria 'guela abaixo".
Mas claro que nem todo mundo acha que é isso, ou dessa forma.
[]'s
Depois de um tempo veio o papo de F-18E e desde sempre o Rafale seria 'guela abaixo".
Mas claro que nem todo mundo acha que é isso, ou dessa forma.
[]'s
Alberto -
- knigh7
- Sênior
- Justin Case
- Sênior
- Agradeceu: 146 vezes
- Agradeceram: 230 vezes
Concordo e reforço sua opinião.sapao escreveu:Então, para mim ambas as opiniões tem o mesmo peso; e nenhuma delas pode ser considerada como "a opinião da FAB"!
Porque uma coisa é discutir opiniões, e etnatr embasa-las com fatos; outra e utilizar pretensos fatos (ouvi dizer, tenho um amigo que, ouvi falar) para embasa-los. Pode ser feito, pode; mas acho que temos que dar o peso certo a coisas diferentes.
Já havia dito algo semelhante antes, mas é bom ouvir de quem é interessado, mas neutro.
Abraço,
Justin
- knigh7
- Sênior
Eu também já ouvi isso: que há pilotos na FAB que preferem o Su 35.Luís Henrique escreveu:Não mesmo.knigh7 escreveu:Não Sapão, esse não foi o único oficial da FAB de alta patente que discorreu coisa do tipo sobre o FX2 para civis...
Meu primo que é coronel disse que seus amigos pilotos de caça queriam o Su-35.
- Gerson Victorio
- Sênior
- Agradeceu: 31 vezes
- Agradeceram: 28 vezes
Knigh7,knigh7 escreveu:encontrou alguém ou alguma informacão que diga que a FAB prefere o Rafale?
mais uma info na boataria....os "modernos"(tenentada) dos 3º's tem uma queda pelo rafale...além de mim tem um forista aqui que foi testemunha dessa informação...
abraços.
Gerson
de volta a Campo Grande - MS.
- knigh7
- Sênior
Não, vc está achando que se considera opiniào de sargento e tenente quanto ao FX2.sapao escreveu:Então, para mim ambas as opiniões tem o mesmo peso; e nenhuma delas pode ser considerada como "a opinião da FAB"!
Porque uma coisa é discutir opiniões, e etnatr embasa-las com fatos; outra e utilizar pretensos fatos (ouvi dizer, tenho um amigo que, ouvi falar) para embasa-los. Pode ser feito, pode; mas acho que temos que dar o peso certo a coisas diferentes.
Mas quando um Brigadeiro ou Coronel fala (e fala, goste ou não disso, seja em que o Tchelo viu, seja o Leco, moderador do outro forum que vc participa, seja do Pepê, seja de outros, inclusive eu) acho que eu devo levá-las com mais credibilidade. Até porque nao se caiu até o momento em contradicão quanto as informacões.
Editado pela última vez por knigh7 em Dom Jul 24, 2011 7:36 pm, em um total de 2 vezes.
- knigh7
- Sênior
Olá, Gerson.Gerson Victorio escreveu:Knigh7,knigh7 escreveu:encontrou alguém ou alguma informacão que diga que a FAB prefere o Rafale?
mais uma info na boataria....os "modernos"(tenentada) dos 3º's tem uma queda pelo rafale...além de mim tem um forista aqui que foi testemunha dessa informação...
abraços.
Gerson
O que eu respondi agora para o Sapão serve para isso.
Abracos