Página 117 de 357
Re: Super Tucano News
Enviado: Ter Dez 27, 2011 11:18 pm
por soultrain
Mas lá está, quem desenvolve e fabrica isso tudo, tem um caminho longo desde o inicio da aviação com um pulo astronómico durante e após a IIGM- EUA, Rússia, França e UK. Todos os que tentaram depois a coisa caminha muito lentamente. Mesmo os Chineses com um histórico muito grande, grandes recursos não estão lá ainda.
Repito, a Embraer não pode ser comparada com nenhuma destas, é quase um milagre existir a Embraer com esta dimensão hoje. Por isso ela tem de preocupar com os lucros se quiser sobreviver, muitas maiores foram à falência, mas os respectivos países tinham outras iguais e recurso estatais quase inesgotáveis com a Guerra Fria, o Brasil não.
[[]]'s
Re: Super Tucano News
Enviado: Ter Dez 27, 2011 11:21 pm
por RobertoRS
soultrain escreveu:Mas lá está, quem desenvolve e fabrica isso tudo, tem um caminho longo desde o inicio da aviação com um pulo astronómico durante e após a IIGM- EUA, Rússia, França e UK. Todos os que tentaram depois a coisa caminha muito lentamente. Mesmo os Chineses com um histórico muito grande, grandes recursos não estão lá ainda.
Repito, a Embraer não pode ser comparada com nenhuma destas, é quase um milagre existir a Embraer com esta dimensão hoje. Por isso ela tem de preocupar com os lucros se quiser sobreviver, muitas maiores foram à falência, mas os respectivos países tinham outras iguais e recurso estatais quase inesgotáveis com a Guerra Fria, o Brasil não.
[[]]'s
Exatamente.
Acho que o caminho não é tentar a autonomia total. Precisamos seguir o exemplo de empresas como a MTU, que sustentabiliza seu negócio e seus investimentos tornando-se parceira e fornecedora de sub-sistemas para as mais diversas fabricantes de motores aeronáuticos. Daí, um pulo para fabricar um motor sob licensa, e quem sabe ir garantindo uma evolução paulatina.
Era o que deveríamos ter feito, e não fizemos, no caso da Celma, onde todo o know-how e tecnologia adquiridos se perderam por conta da falta de continuidade do programa.
Re: Super Tucano News
Enviado: Ter Dez 27, 2011 11:22 pm
por RobertoRS
Do mesmo modo, repudio a megalomania de pretender fabricar o Rafale sob licensa, ou ainda o Gripen.
Re: Super Tucano News
Enviado: Ter Dez 27, 2011 11:48 pm
por Túlio
SONHOS nos fazem viver, amigo Roberto...
Re: Super Tucano News
Enviado: Ter Dez 27, 2011 11:50 pm
por RobertoRS
Túlio escreveu:SONHOS nos fazem viver, amigo Roberto...
É, mas a decepção nos mata, pouco à pouco, com sonhos não realizados...
Re: Super Tucano News
Enviado: Ter Dez 27, 2011 11:52 pm
por Túlio
É o resumo da longeva história do FX, não?
Re: Super Tucano News
Enviado: Ter Dez 27, 2011 11:55 pm
por RobertoRS
Túlio escreveu:É o resumo da longeva história do FX, não?
É verdade. Só os Fortes ou os Céticos sobreviveram. Sou dos Céticos...
Re: Super Tucano News
Enviado: Qua Dez 28, 2011 12:21 am
por GDA_Fear
NovaTO escreveu:Caro GDA,
Acredito que o GF, via FAB já é uma parceira da Embraer, desde os tempos do EMB-110.
O que faltou foi o mesmo modelo ser replicado para outras áreas como o motores, aviônicos, sensores, etc.
[]'s
Que se diga de passagem são sensores críticos, a guerra, o dominio da tecnolgia se da nesses campos.
Re: Super Tucano News
Enviado: Qua Dez 28, 2011 3:50 pm
por Carlos Lima
Lembrar que a Embraer tem alguns desafios gigantes so para ter empregados qualificados, algo que LM e Boeing nao tem nem de longe... ou seja, parte do P&D da Embraer vai justamente para a formacao profissional e com isso um numero muito grande de profissionais super capazes foram criados na empresa.
Alem a Embraer e super conhecida por investir em tecnologias que sao realmente criticas para a empresa... exemplo em questao e o FBW que e algo que muita empresa grande sofreu para desenvolver e empresas que sao super conhecidas pela tecnologia que agregam como a SAAB nunca conseguiram o mesmo progresso que a Embraer (antes de mais nada... isso NAO e de forma alguma uma critica a SAAB), assim como na parte de integracao, mesmo empresas como a Boeing tiveram muito que aprender com a Embraer (o 787 sofreu muito com a falta desse tipo de gerenciamento aonde a Embraer e uma das top do mercado).
Eu acho que nao da para comparar com LM e Boeing, e temos que tentar entender qual e o modelo de investimentos da Embraer e certamente isso surpreenderia muita gente.
[]s
CB_Lima
Re: Super Tucano News
Enviado: Qua Dez 28, 2011 9:56 pm
por soultrain
Re: Super Tucano News
Enviado: Qua Dez 28, 2011 10:51 pm
por GDA_Fear
Carlos Lima escreveu:Lembrar que a Embraer tem alguns desafios gigantes so para ter empregados qualificados, algo que LM e Boeing nao tem nem de longe... ou seja, parte do P&D da Embraer vai justamente para a formacao profissional e com isso um numero muito grande de profissionais super capazes foram criados na empresa.
Alem a Embraer e super conhecida por investir em tecnologias que sao realmente criticas para a empresa... exemplo em questao e o FBW que e algo que muita empresa grande sofreu para desenvolver e empresas que sao super conhecidas pela tecnologia que agregam como a SAAB nunca conseguiram o mesmo progresso que a Embraer (antes de mais nada... isso NAO e de forma alguma uma critica a SAAB), assim como na parte de integracao, mesmo empresas como a Boeing tiveram muito que aprender com a Embraer (o 787 sofreu muito com a falta desse tipo de gerenciamento aonde a Embraer e uma das top do mercado).
Eu acho que nao da para comparar com LM e Boeing, e temos que tentar entender qual e o modelo de investimentos da Embraer e certamente isso surpreenderia muita gente.
[]s
CB_Lima
Não é so com relação aos investimentos da Embraer...como foi falado anteriormente LM e Boeing atingiram tal patamar, porque tiveram um parceiro efetivo que foi o Governo Americano, algo que não aconteceu do governo brasileiro para a Embraer NUNCA, não tentem comparar, se o primeiro avião produzido pela Embraer nem o presidente quis voar no mesmo, o fato é que a Embraer caminha pelas próprias pernas, enquanto Boeing, LM dentre outras são apoiadas fortemente pelos EUA, algo que nunca aconteceu em níveis desejáveis por aqui esse é o "x" da questão.
SDS
Re: Super Tucano News
Enviado: Qui Dez 29, 2011 12:27 am
por Carlos Lima
GDA_Fear escreveu:Carlos Lima escreveu:Lembrar que a Embraer tem alguns desafios gigantes so para ter empregados qualificados, algo que LM e Boeing nao tem nem de longe... ou seja, parte do P&D da Embraer vai justamente para a formacao profissional e com isso um numero muito grande de profissionais super capazes foram criados na empresa.
Alem a Embraer e super conhecida por investir em tecnologias que sao realmente criticas para a empresa... exemplo em questao e o FBW que e algo que muita empresa grande sofreu para desenvolver e empresas que sao super conhecidas pela tecnologia que agregam como a SAAB nunca conseguiram o mesmo progresso que a Embraer (antes de mais nada... isso NAO e de forma alguma uma critica a SAAB), assim como na parte de integracao, mesmo empresas como a Boeing tiveram muito que aprender com a Embraer (o 787 sofreu muito com a falta desse tipo de gerenciamento aonde a Embraer e uma das top do mercado).
Eu acho que nao da para comparar com LM e Boeing, e temos que tentar entender qual e o modelo de investimentos da Embraer e certamente isso surpreenderia muita gente.
[]s
CB_Lima
Não é so com relação aos investimentos da Embraer...como foi falado anteriormente LM e Boeing atingiram tal patamar, porque tiveram um parceiro efetivo que foi o Governo Americano, algo que não aconteceu do governo brasileiro para a Embraer NUNCA, não tentem comparar, se o primeiro avião produzido pela Embraer nem o presidente quis voar no mesmo, o fato é que a Embraer caminha pelas próprias pernas, enquanto Boeing, LM dentre outras são apoiadas fortemente pelos EUA, algo que nunca aconteceu em níveis desejáveis por aqui esse é o "x" da questão.
SDS
Sei nao... acho que muita coisa aconteceu na Embraer por conta do Gov. Federal e muita coisa tambem aconteceu por conta da Embraer voar com as proprias asas.
Talvez nao na proporcao da LM ou da Boeing, mas que aconteceu e muito, aconteceu sim.
[]s
CB_Lima
Re: Super Tucano News
Enviado: Qui Dez 29, 2011 3:42 am
por GDA_Fear
Carlos Lima escreveu:GDA_Fear escreveu:
Não é so com relação aos investimentos da Embraer...como foi falado anteriormente LM e Boeing atingiram tal patamar, porque tiveram um parceiro efetivo que foi o Governo Americano, algo que não aconteceu do governo brasileiro para a Embraer NUNCA, não tentem comparar, se o primeiro avião produzido pela Embraer nem o presidente quis voar no mesmo, o fato é que a Embraer caminha pelas próprias pernas, enquanto Boeing, LM dentre outras são apoiadas fortemente pelos EUA, algo que nunca aconteceu em níveis desejáveis por aqui esse é o "x" da questão.
SDS
Sei nao... acho que muita coisa aconteceu na Embraer por conta do Gov. Federal e muita coisa tambem aconteceu por conta da Embraer voar com as proprias asas.
Talvez nao na proporcao da LM ou da Boeing, mas que aconteceu e muito, aconteceu sim.
[]s
CB_Lima
exatamente até aconteceu mas não nos níveis desejáveis, comparado a Boeing e LM a Embraer caminha sozinha, mas claro esse paradigma começa a mudar agora com a END, KC-390 enfim e esperamos que seja em níveis sempre crescentes.
Re: Super Tucano News
Enviado: Qui Dez 29, 2011 7:27 am
por Sávio Ricardo
Então amigo GDA, não podemos reclamar da filosofia da Embraer e sim da filosofia do GF, que agora me parece começa a mudar.
É dificil achar uma empresa privada que consegue se tornar uma gigante como a Embraer sem o minimo de apoio do governo local, concerteza a Boeing ou LM não teriam se tornado oque são sem o apoio do governo norte americano.
Abs
Re: Super Tucano News
Enviado: Qui Dez 29, 2011 1:39 pm
por alcmartin
Acho que é por aí. Se formos comparar, então as empresas que aqui no Brasil teriam a influencia/poderio economico dos grandes conglomerados do complexo industrial militar americano seriam as nossas empreiteiras, Oldebrecht, OAS, Andrade Gutierrez e cia. Daí que elas quererem entrar no segmento de defesa, estando sempre dentro do circulo do poder, independente dos partidos, é realmente um sinal que algo está mudando.