TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#17191 Mensagem por Penguin » Dom Ago 23, 2009 12:20 am

orestespf escreveu:
Santiago escreveu: “Qualquer um dos caças que vencer a concorrência F-X2, elevará a qualidade operacional da FAB...”
É verdade. Mas não é o suficiente. Se fosse, não seria necessário haver concorrência.
Jacques, quem foi o estúpido que disse esta frase estúpida?

Sim, estúpido porque a resposta está tão na cara que só um desta categoria para se fazer de intelectual diante dos ignorantes (o tal pseudo-prolixo...).


Grande abraço,

Orestes
Prezado Orestes,

Vc teria que perguntar aos responsáveis pela Revista Força Aérea.

[]s




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#17192 Mensagem por orestespf » Dom Ago 23, 2009 12:29 am

Santiago escreveu: Para saber mais sobre a Diretriz DMA 400-6:

Gerenciamento de Projetos de Aquisição de Aeronaves
Maj Av - Rinaldo Nery da Hora
Maj Av - Márcio Bruno Bonotto
Maj Av - Fernando José Loureiro Colnago

dez/2005

http://200.196.54.66/revistas/pages/..\ ... _art04.pdf

OBS.: Na página sexta, há um diagrama muito interessante do processo de seleção.
Continuo com a dúvida, não acredito que major aviador assina editorial... Respeito os pilotos, mas não as falas (até porque a boca diz o que quer, ainda mais quando...)




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#17193 Mensagem por orestespf » Dom Ago 23, 2009 12:34 am

Santiago escreveu: Prezado Orestes,

Vc teria que perguntar aos responsáveis pela Revista Força Aérea.

[]s
Desculpe-me pelo post anterior, Jacques, achei que era sua resposta, ignore-o.

Bem, já me respondeu, acertei em cheio sobre quem seria a "figura", o "sintomático" de sempre. :evil: :evil:

Veio muito coisa em minha cabeça agora, quase postei, mas o bom senso prevaleceu. Lembro-me de um amigo que escreve muito sobre defesa me dizendo: "uma vez X me perguntou sobre a revista, o que achava dela, lhe disse na bucha, é péssima, só pra encurtar a conversa, até porque a sua Força Aérea é muito diferente da minha". Assim sendo, acertei em cheio em meu pseudo-julgamento.

Abração,

Orestes




Avatar do usuário
alex
Sênior
Sênior
Mensagens: 2433
Registrado em: Sáb Ago 30, 2003 8:49 pm
Agradeceram: 79 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#17194 Mensagem por alex » Dom Ago 23, 2009 1:06 am

Só sei que o tempo está passando e não há decisão sobre o caça a ser definido.De julho passou para setembro e já se fala em outubro.




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#17195 Mensagem por orestespf » Dom Ago 23, 2009 1:09 am

alex escreveu:Só sei que o tempo está passando e não há decisão sobre o caça a ser definido.De julho passou para setembro e já se fala em outubro.
Alex, claro que já houve decisão, claro que já está escolhido, o que existe na prática é retórica sobre a "adequação ao momento". Sacou? Nem eu, mas é isso que estão fazendo, ou seja, só enrolando pra dizer que é.

O caça já está escolhido, tenho por mim (sem info alguma, mas é fácil ver para dizer tal coisa com relativa segurança). A FAB e o MD/Governo só optaram em não revelar, até porque o momento mais adequado compete a eles, só isso. Se o escolhido é ou não o "esperado", não sei, mas está escolhido. :wink:

Abração!




Avatar do usuário
alex
Sênior
Sênior
Mensagens: 2433
Registrado em: Sáb Ago 30, 2003 8:49 pm
Agradeceram: 79 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#17196 Mensagem por alex » Dom Ago 23, 2009 1:37 am

Tudo bem Orestes. Mas vamos relembrar um pouco: não havia um vencedor também no FX-1? :twisted:




Bender

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#17197 Mensagem por Bender » Dom Ago 23, 2009 2:01 am

Editorial
http://www.forcaaerea.com.br/atual.asp

“Qualquer um dos caças que vencer a concorrência F-X2, elevará a qualidade operacional da FAB...”

É verdade.
Mas não é o suficiente. Se fosse, não seria necessário haver concorrência.
As recomendações resultantes do processo de escolha para o F-X2 estão prestes a serem enviadas pela FAB aos tomadores de decisão na área do Executivo e do Legislativo. Tendo vindo do competente comando exercido pelo Tenente-Brigadeiro Juniti Saito, temos a certeza de que se trata de uma recomendação calçada numa análise que levou em conta todos os fatores que pesam numa escolha como esta. Uma escolha que somente a Força Aérea tem a capacidade técnica de realizar. Torçamos então para que nossos governantes a acolham mostrando que, assim como nós, confiam a defesa do país aos homens que a executam. O futuro da defesa aérea do país depende desta decisão.
Chegando em casa,com uns vinhos na cuca,mas vamos em frente.

Interessantemente(ic!) obtuso esse "editorial" :?

Um texto manco,do aspecto politico,estratégico e por que não ideológico(ic!)Lixo disfarçado de coisa séria.

E o mais incrivel é o final,os burros e ignorantes políticos(não que não sejam e muito!(ic)mas nós os elegemos!para ditar os rumos da nação!(ic!) que assinam os cheques não devem se meter a querer mudar a escolha técnica da FAB, pois só ela tem a capacidade pra escolher o que é certo!(ic!) :shock: Tão querendo enquadrar o Jobim e o Lula!(ic!) :shock:

Sei lá...(ic!) acho que vou dormir...(ic!)

Sdsssssss(ic!)




Flávio Rocha Vieira
Sênior
Sênior
Mensagens: 1663
Registrado em: Dom Dez 30, 2007 5:49 pm
Localização: Araruama-RJ
Agradeceram: 2 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#17198 Mensagem por Flávio Rocha Vieira » Dom Ago 23, 2009 2:08 am

Pô Bender, ainda está conseguindo digitar...parabéns... e que não bebe não vê o mundo girar... :D

Boa noite...

Um fraternal abraço,




.'.
"... E, obviamente, esses meios de comunicação estão fazendo de fato a posição oposicionista deste país, já que a oposição está profundamente fragilizada. ... "

Maria Judith Brito, Presidente da ANJ (Associação Nacional de Jornais).
Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#17199 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Ago 23, 2009 2:14 am

:lol: :lol: :lol: :lol:

Mas escreveu tão bem quanto quando está sóbrio.




Avatar do usuário
Jin Jones
Sênior
Sênior
Mensagens: 1005
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 2:18 pm
Localização: Santos/SP

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#17200 Mensagem por Jin Jones » Dom Ago 23, 2009 7:06 pm

orestespf escreveu:
alex escreveu:Só sei que o tempo está passando e não há decisão sobre o caça a ser definido.De julho passou para setembro e já se fala em outubro.
Alex, claro que já houve decisão, claro que já está escolhido, o que existe na prática é retórica sobre a "adequação ao momento". Sacou? Nem eu, mas é isso que estão fazendo, ou seja, só enrolando pra dizer que é.

O caça já está escolhido, tenho por mim (sem info alguma, mas é fácil ver para dizer tal coisa com relativa segurança). A FAB e o MD/Governo só optaram em não revelar, até porque o momento mais adequado compete a eles, só isso. Se o escolhido é ou não o "esperado", não sei, mas está escolhido. :wink:

Abração!

Sou da mesma opnião Orestes.

O Fato da Gov. deixar a decisão para ser anunciada para o Outubro e não para 07/09/2009 para mim demonstra que o vencedor não será frances.
Se será F-18 ou Gripen, ai eu não me atrevo a apostar.

Nessa reta final estou torcendo pelo Gripen, por julgar que é o que mais se encaixa no perfil da FAB e segue as diretrizes da END.

A não ser que....
O governo já decidiu em por todos os ovos e nossa soberania, numa unica cesta :roll: , e que está dando essa noticia em doses homeopáticas para a sociedade, para evitar muita gritaria.

Abraços
Jin




Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#17201 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Ago 23, 2009 7:25 pm

Nossa "soberania" esteve numa mesma cesta por cinquenta longos, não ganhamos porra nenhuma com isso. Então, cesta ruim por cesta ruim, pelo menos vamos trocar de cesta, quem sabe essa nova pelo menos é acolchoada?
Uma espuminha de tecnologia nuclear, de casco de subs e helis, de torpedos, mísseis anti-navio e etc. nós já conseguimos, muito, mas infinitamente muito mais do que se sonhou em conseguir na outra cesta sesquicentenária.

Mas existem os faquir da vida, que gostam de dormir em cama de pregos e acham, isso bom prá alma. :roll:




Avatar do usuário
DELTA22
Sênior
Sênior
Mensagens: 5726
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 8:49 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#17202 Mensagem por DELTA22 » Dom Ago 23, 2009 8:14 pm

Jin Jones escreveu:Sou da mesma opnião Orestes.

O Fato da Gov. deixar a decisão para ser anunciada para o Outubro e não para 07/09/2009 para mim demonstra que o vencedor não será frances.
Se será F-18 ou Gripen, ai eu não me atrevo a apostar.

Nessa reta final estou torcendo pelo Gripen, por julgar que é o que mais se encaixa no perfil da FAB e segue as diretrizes da END.

A não ser que....
O governo já decidiu em por todos os ovos e nossa soberania, numa unica cesta :roll: , e que está dando essa noticia em doses homeopáticas para a sociedade, para evitar muita gritaria.

Abraços
Jin
Caro Jin,

você não está sabendo, mas não pode falar em "ovos", "mesma", "cesta", "soberania", "coelho da páscoa" e coisas do gênero na mesma frase por aqui não 'mermão'... Você será escomungado em nome de 'gizuis'!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :twisted: :twisted:

Abraço.




"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Avatar do usuário
Zepa
Sênior
Sênior
Mensagens: 758
Registrado em: Sáb Mai 05, 2007 4:41 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#17203 Mensagem por Zepa » Dom Ago 23, 2009 9:37 pm

orestespf escreveu:
Zepa escreveu:Para quem não entende as entrelhinhas :oops: poderiam escrever em portugues :?: :?: :?:

Zepa.
Olá Zepa,

vê se ajuda um pouco lendo apenas esta parte intencionalmente cortada: "projetos de desoneração e fixação do orçamento de defesa, agora todos os projetos de lei vão ser apresentados num pacote único".
Leia-se regulamentação do que está previsto na END.


Abração,

Orestes
Atrasado, mas OBRIGADO
Abs.

Zepa.




Imagem
Avatar do usuário
DELTA22
Sênior
Sênior
Mensagens: 5726
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 8:49 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#17204 Mensagem por DELTA22 » Dom Ago 23, 2009 9:52 pm

Entrevista com o diretor geral da SAAB no Brasil, Bengt Janér para o Estadão. O "entrevistador" é o Godoy, mas vale a pena ver, em 2 partes:

(parte 1)
(parte 2)

[]'s a todos.




"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#17205 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Ago 23, 2009 9:56 pm

Esse cara é boa gente, muito bacana. :D




Responder