A-12

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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PRick

#1711 Mensagem por PRick » Sex Dez 07, 2007 2:01 pm

Battleaxe escreveu:Bom, vamos nós mais uma vez:

As catapultas do SP não precisam ter sua capacidade aumentada, pois ela é mais do que suficiente para lançar as aeronaves inclusives o F18.
O unico impecilho é o tamanho , 50 metros apenas, e ponto final!

Não há como em 50 metros lançar algo acima de 20 ou 22 ton, por isso os americanos usam 75 metros. E a cap. ddas nossas catapultas são semelhantes as deles.

Outra coisa importante: A catapulta lateral tem a mesma potencia que a de vante.

Pergunta: Pq não se pode lançar então a mesma tonelagem por ela?

Por uma questão fisica apenas. Examinem o trilho da lateral e vejam que há uma pequena diferença estrutural que impede uma aeronave maior seja colocada nele.
Isso pode ser resolvido, mas envolve obra estrutural e como não temos nenhum F18 ou Rafale ainda, a MB creio eu, deve estar esperando o momento para realizar isso.

Portanto nenhuma catapulta terá sua capacidade aumentada.

Espero ter sido claro.


Padilha,

Isto não é fato, o antigo Ark Royal lançava F-4 Naval e Buccaniers com mais de 20 toneladas com as BS-5 Mitchel de 50 metros e até BS-4(a mesma capatapulta usada no Minas Gerais!) Já postei fotos e dados aqui, agora elas foram retaxadas para 22 toneladas.

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#1712 Mensagem por Corsário01 » Sex Dez 07, 2007 2:17 pm

Bom, então de cima para baixo na MB, tudo o que ouvi é furado! :shock:




Abraços,

Padilha
Sniper
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#1713 Mensagem por Sniper » Sex Dez 07, 2007 2:23 pm

Battleaxe escreveu:Bom, então de cima para baixo na MB, tudo o que ouvi é furado! :shock:


Teve um colega aqui que ouviu de um militar da Marinha que o SN já está em construção secretamente no AMRJ! :shock:

Infelismente, muitas vezes somos muito melhor informados que alguns militares... :wink:

Abraços!




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#1714 Mensagem por Corsário01 » Sex Dez 07, 2007 2:30 pm

Depende do nivel dos militares envolvidos.
Uma coisa é vc ouvir algo de um taifeiro, outra é vc ouvir de alguns Almirantes, CMGs e de outros oficiais que trouxeram o navio e o conhecem de tras pra frente..
Mas deixa pra lá.
Vamos "turbinar nossa catapultas".




Abraços,

Padilha
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#1715 Mensagem por joao fernando » Sex Dez 07, 2007 2:36 pm

Esse negocio do SN escuto desde o tempo do meu avo na 2º grande guerra. O que falta é grana.




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
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Matheus
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#1716 Mensagem por Matheus » Sex Dez 07, 2007 2:51 pm

juarez castro escreveu:
Battleaxe escreveu:E acrescentando, se o P3Br retrofitado serve, pq o Tracker não?
Que eu saiba, los hermanos gostam dele e só não o mantém voando mais pq eles simplesmente não recebem verba do governo deles faz tempo.
Peças?
Juarez, eu creio que elas existam, pois a Embraer não iria meter o nome dela numa proposta furada. Ela ja passou da fase de se expor, vc não acha?

Se acharem Tracker no desewrto igual ao P3, acho que será uma boa para termos AEW, Revo e transporte de Carga e pessoal.

Marino eu já disse a todos daqui do forum que o SP por dentro está bem atualizado em termos eletronica. Dados e etc e tal.

Data Link e sicomta 4 só na próxima por uma questão prioridaes neste momento.
Mas a verdade é que eles só vão entender, qdo o Marino for o comandante do SP. :wink:


Caro irmão \padilha! Vou te responder na ordem:

Na verdade nenhum dos dois serve, pelo simples fato de tornarem o objetivo doutrinário inexequivel, por custos de manutenção e operação.
Tu sabes a minha opinião sobre P 3 LIXO.
O S 2 eu até acho um pu.. do avião, pau ferro, mas tchê para conseguir peças, principalmente eletro-hidráulicas, cara tem que fazer artesanalmente, é que nem aquela situação da hélices dos Bufalos.
Sabe porque os hermanos gostam dele?? porque conseguem fazer a missão ASW a um custo bem inferior do que com seus P 3, porém tem que poupar célula, porque a reposição é m.... total, cara e dificil.
Amigo, estão vindo por aí uma nova geração de UAvs com capacidade serem lançados do convõo de uma Fragata, radar com capacidade similar ao do R99 e REVO através de outro UAV. Amigão é só esperar um pouquinho e não se afobar, a missão AWACS poderá ser cumprida apartir de um LPH com muita folga, ou até mesmo de uma corveta, gastando (na operação) 20 vezes menos, sem necessidade de criar staffs para velharias, espaço fisico, tripulações e principalmente se expor estas a riscos desnecessários.
Infelismente a MB continua olhando para traz e não para o futuro.

Grande abraço


interessante que os paises querem cada vez mais ter até mais de um PA.....




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#1717 Mensagem por Morcego » Sex Dez 07, 2007 4:16 pm

orestespf escreveu:
morcego escreveu:Particularmente, penso que deveriamos ter mais subs.

Toda via, eu já entendo que o A-12, não é apenas uma jóia da coroa para ser exibida aos vizinhos, claro, que em alguns casos, deve ocorrer isso mesmo, mas compreendo que a MB quer com um PORTA AVIÕES, mante uma doutrina, um estudo para que quando tempos melhores ($$$) vierem, possa usar toda a capacidade que pode com um PA.

Continuo discordando, penso que deveriamos usar esses recursos para ter mais um SUB ou DOIS, mas, ai é outra historia de foro intimo.


Olá Morcego,

subs servem para negação do uso do mar, não servem para o controle de área marítima, esta última função é para os PA´s e navios de superfície. Não sou da área, mas li os posts do Marino no tópico "estratégias navais". Acho que deveria dar uma olhada atentamente neste tópico, sempre gerou confusão este tema.


Abs,

Orestes



Então, a menos que estejamos pensando em estacionar uma task force no HAITI PARA ....... bem....cof cof, ahh PRECISO tomr uma água, deixa pra la.



heaheahheheahea


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#1718 Mensagem por Marino » Sex Dez 07, 2007 10:31 pm

juarez castro escreveu:
Marino escreveu:
juarez castro escreveu:
Marino escreveu:Você errou Juarez, pois ele saiu este ano, no mínimo 2 vezes.
Veja que nada do que vc escreveu foi a causa de um possível atraso na prontificação.
O reparo de um navio, ou de uma aeronave, ou de um sistema terrestre, não é uma ciência exata. Não se pode dizer que um sistema destes estará pronto em 1 ano, 4 meses, 18 dias e 15 horas, exatamente.
Quando se faz manutenção em um sistema como um navio, e um PMG é uma manutenção preventiva, encontramos necessidades que não foram detectadas antes da "abertura" da cirurgia.
Repetindo: caldeiras, tubulação, escritas por vc, catapulta, eletrônica, etc, estão safos.
Está sendo verificada uma suspeita. Se confirmada, será corrigida. É assim que funciona.
O que importa, pelo menos para mim, e creio que boa parte dos que contribuem aqui, é o reconhecimento da necessidade do PA, que rezo a Deus não seja necessário demonstrar "a vera".
Pode criticar o tempo demorado no reparo, mas estas críticas deveriam ser feitas não à MB, mas a quem contigencia os recursos necessários a manutenção da Força.
Só pintura e tapeação? Pergunte ao Padilha, que tem acesso ao navio se foi só isso.
Engraçado vc criticar o Turbo Tracker. Primeiro não há confirmação alguma, tanto dele como do SEM. Engraçado pq lá na Alide tem um post dizendo que é um sistema que não dá pau. Também pedir que a Marinha Argentina consiga manter seus meios, com o montonero querendo destruir as FFAA do país irmão, é um pouco forçar a barra, ou não?
Bom, de qualquer maneira digo que existem os que acreditam, e os que compomos a MB somos alguns deles.
Você tem todo o direito de não acreditar.


E não dá mesmo, o problemas é reposição. SEM Capitão...sai pra lá pelo amor de Deus mais caca...Deus nos livre...

Capitão! Acho que o Sr. não entendeu nada do que eu escrevi. Falei de operacionalidade, custos de manutenção, custo benefício, mas tudo bem, não vou polemizar, apenas esperar...ao contrário do que o Sr acredita, paciência é uma da minhas virtudes, não a maior, mas é uma delas.

Grande abraço

Custo = $$$
Benefício = capacidade de defesa afastada do Brasil, controle da área marítima de onde tiramos nossa produção de petróleo, defesa de nossas LCM distantes, capacidade de intervenção em teatro afastado (tipo Caribe), etc.
Faça a conta e veja se vale.
Também sou paciente, talvez um pouco menos, mas vamos esperar.
Outro abraço.


Caro Capitão!
O grifo é meu.

Por favor não me leve a mal, mas vou lhe perguntar algumas coisas:

Qual capacidade de defesa aérea?????

Com A4 sem AWACS??

Qual capacidade da MB de defender o dito em TOs onde há presença de SSKs modernos, com os atuais sistemas ASW que ela possui???

Qual a capacidade da MB defender o dito em TOs onde há presença de helis armados com misseis ASM com datalink???

Qual a capaicdade da MB defender o GT junto com o dito de ataque aéreo de aeronaves baseadas em terra de alto desempenho???

Capitão! o Sr, sabe do meu respeito pela sua pessoa e também por uma questão hierarquica, porém anote aí, reze para Deus, que nunca tenhamos que entrar em combate com ele, pois a única coisa que vai acontecer é que vão mandar 1800 homens para morte certa.

Grande abraço

Juarez, saiba que o respeito é mútuo.
Vale a pena repetir que o link mais difícil e custoso da cadeia que chamamos aviação naval, é o PA. Sem ele não adianta nada termos aviões, pilotos, etc, operando de terra.
Então o primeiro link estamos resolvendo, com muito sucesso.
Segundo link: aviões decentes (caças). Trabalho pela frente, sabemos disso.
Terceiro link: AWACS, sendo trabalhado, junto com reabastecedor e COD.
Vc sabia que os sonares das Niteroi mod são só um estep abaixo dos ingleses da T-45? E que os sonares das Greenhalgh são topo de linha, hoje? E que os sonares das Corvetas são os instalados nas Meko alemães? Acha que estamos tão mal assim em guerra A/S? Já escrevi, qual o cenário de operação? Nas Malvinas os ingleses não detectaram nada e gastaram todos seus tp.
Por que o SP se aproximaria do alcance de uma aviação baseada em terra de alto desempenho, hoje? Acha que somos suicidas? Com os novos escoltas ...
Se tivermos que combater com ele, o mesmo fará o que todos os outros faremos: honrará a bandeira do Brasil.




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Immortal Horgh
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#1719 Mensagem por Immortal Horgh » Sáb Dez 08, 2007 12:59 am

Marino escreveu:
juarez castro escreveu:
Marino escreveu:
juarez castro escreveu:
Marino escreveu:Você errou Juarez, pois ele saiu este ano, no mínimo 2 vezes.
Veja que nada do que vc escreveu foi a causa de um possível atraso na prontificação.
O reparo de um navio, ou de uma aeronave, ou de um sistema terrestre, não é uma ciência exata. Não se pode dizer que um sistema destes estará pronto em 1 ano, 4 meses, 18 dias e 15 horas, exatamente.
Quando se faz manutenção em um sistema como um navio, e um PMG é uma manutenção preventiva, encontramos necessidades que não foram detectadas antes da "abertura" da cirurgia.
Repetindo: caldeiras, tubulação, escritas por vc, catapulta, eletrônica, etc, estão safos.
Está sendo verificada uma suspeita. Se confirmada, será corrigida. É assim que funciona.
O que importa, pelo menos para mim, e creio que boa parte dos que contribuem aqui, é o reconhecimento da necessidade do PA, que rezo a Deus não seja necessário demonstrar "a vera".
Pode criticar o tempo demorado no reparo, mas estas críticas deveriam ser feitas não à MB, mas a quem contigencia os recursos necessários a manutenção da Força.
Só pintura e tapeação? Pergunte ao Padilha, que tem acesso ao navio se foi só isso.
Engraçado vc criticar o Turbo Tracker. Primeiro não há confirmação alguma, tanto dele como do SEM. Engraçado pq lá na Alide tem um post dizendo que é um sistema que não dá pau. Também pedir que a Marinha Argentina consiga manter seus meios, com o montonero querendo destruir as FFAA do país irmão, é um pouco forçar a barra, ou não?
Bom, de qualquer maneira digo que existem os que acreditam, e os que compomos a MB somos alguns deles.
Você tem todo o direito de não acreditar.


E não dá mesmo, o problemas é reposição. SEM Capitão...sai pra lá pelo amor de Deus mais caca...Deus nos livre...

Capitão! Acho que o Sr. não entendeu nada do que eu escrevi. Falei de operacionalidade, custos de manutenção, custo benefício, mas tudo bem, não vou polemizar, apenas esperar...ao contrário do que o Sr acredita, paciência é uma da minhas virtudes, não a maior, mas é uma delas.

Grande abraço

Custo = $$$
Benefício = capacidade de defesa afastada do Brasil, controle da área marítima de onde tiramos nossa produção de petróleo, defesa de nossas LCM distantes, capacidade de intervenção em teatro afastado (tipo Caribe), etc.
Faça a conta e veja se vale.
Também sou paciente, talvez um pouco menos, mas vamos esperar.
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Caro Capitão!
O grifo é meu.

Por favor não me leve a mal, mas vou lhe perguntar algumas coisas:

Qual capacidade de defesa aérea?????

Com A4 sem AWACS??

Qual capacidade da MB de defender o dito em TOs onde há presença de SSKs modernos, com os atuais sistemas ASW que ela possui???

Qual a capacidade da MB defender o dito em TOs onde há presença de helis armados com misseis ASM com datalink???

Qual a capaicdade da MB defender o GT junto com o dito de ataque aéreo de aeronaves baseadas em terra de alto desempenho???

Capitão! o Sr, sabe do meu respeito pela sua pessoa e também por uma questão hierarquica, porém anote aí, reze para Deus, que nunca tenhamos que entrar em combate com ele, pois a única coisa que vai acontecer é que vão mandar 1800 homens para morte certa.

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Juarez, saiba que o respeito é mútuo.
Vale a pena repetir que o link mais difícil e custoso da cadeia que chamamos aviação naval, é o PA. Sem ele não adianta nada termos aviões, pilotos, etc, operando de terra.
Então o primeiro link estamos resolvendo, com muito sucesso.
Segundo link: aviões decentes (caças). Trabalho pela frente, sabemos disso.
Terceiro link: AWACS, sendo trabalhado, junto com reabastecedor e COD.
Vc sabia que os sonares das Niteroi mod são só um estep abaixo dos ingleses da T-45? E que os sonares das Greenhalgh são topo de linha, hoje? E que os sonares das Corvetas são os instalados nas Meko alemães? Acha que estamos tão mal assim em guerra A/S? Já escrevi, qual o cenário de operação? Nas Malvinas os ingleses não detectaram nada e gastaram todos seus tp.
Por que o SP se aproximaria do alcance de uma aviação baseada em terra de alto desempenho, hoje? Acha que somos suicidas? Com os novos escoltas ...
Se tivermos que combater com ele, o mesmo fará o que todos os outros faremos: honrará a bandeira do Brasil.


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#1720 Mensagem por juarez castro » Sáb Dez 08, 2007 2:32 pm

Marino escreveu:
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Marino escreveu:Você errou Juarez, pois ele saiu este ano, no mínimo 2 vezes.
Veja que nada do que vc escreveu foi a causa de um possível atraso na prontificação.
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Quando se faz manutenção em um sistema como um navio, e um PMG é uma manutenção preventiva, encontramos necessidades que não foram detectadas antes da "abertura" da cirurgia.
Repetindo: caldeiras, tubulação, escritas por vc, catapulta, eletrônica, etc, estão safos.
Está sendo verificada uma suspeita. Se confirmada, será corrigida. É assim que funciona.
O que importa, pelo menos para mim, e creio que boa parte dos que contribuem aqui, é o reconhecimento da necessidade do PA, que rezo a Deus não seja necessário demonstrar "a vera".
Pode criticar o tempo demorado no reparo, mas estas críticas deveriam ser feitas não à MB, mas a quem contigencia os recursos necessários a manutenção da Força.
Só pintura e tapeação? Pergunte ao Padilha, que tem acesso ao navio se foi só isso.
Engraçado vc criticar o Turbo Tracker. Primeiro não há confirmação alguma, tanto dele como do SEM. Engraçado pq lá na Alide tem um post dizendo que é um sistema que não dá pau. Também pedir que a Marinha Argentina consiga manter seus meios, com o montonero querendo destruir as FFAA do país irmão, é um pouco forçar a barra, ou não?
Bom, de qualquer maneira digo que existem os que acreditam, e os que compomos a MB somos alguns deles.
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E não dá mesmo, o problemas é reposição. SEM Capitão...sai pra lá pelo amor de Deus mais caca...Deus nos livre...

Capitão! Acho que o Sr. não entendeu nada do que eu escrevi. Falei de operacionalidade, custos de manutenção, custo benefício, mas tudo bem, não vou polemizar, apenas esperar...ao contrário do que o Sr acredita, paciência é uma da minhas virtudes, não a maior, mas é uma delas.

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Benefício = capacidade de defesa afastada do Brasil, controle da área marítima de onde tiramos nossa produção de petróleo, defesa de nossas LCM distantes, capacidade de intervenção em teatro afastado (tipo Caribe), etc.
Faça a conta e veja se vale.
Também sou paciente, talvez um pouco menos, mas vamos esperar.
Outro abraço.


Caro Capitão!
O grifo é meu.

Por favor não me leve a mal, mas vou lhe perguntar algumas coisas:

Qual capacidade de defesa aérea?????

Com A4 sem AWACS??

Qual capacidade da MB de defender o dito em TOs onde há presença de SSKs modernos, com os atuais sistemas ASW que ela possui???

Qual a capacidade da MB defender o dito em TOs onde há presença de helis armados com misseis ASM com datalink???

Qual a capaicdade da MB defender o GT junto com o dito de ataque aéreo de aeronaves baseadas em terra de alto desempenho???

Capitão! o Sr, sabe do meu respeito pela sua pessoa e também por uma questão hierarquica, porém anote aí, reze para Deus, que nunca tenhamos que entrar em combate com ele, pois a única coisa que vai acontecer é que vão mandar 1800 homens para morte certa.

Grande abraço

Juarez, saiba que o respeito é mútuo.
Vale a pena repetir que o link mais difícil e custoso da cadeia que chamamos aviação naval, é o PA. Sem ele não adianta nada termos aviões, pilotos, etc, operando de terra.
Então o primeiro link estamos resolvendo, com muito sucesso.
Segundo link: aviões decentes (caças). Trabalho pela frente, sabemos disso.
Terceiro link: AWACS, sendo trabalhado, junto com reabastecedor e COD.
Vc sabia que os sonares das Niteroi mod são só um estep abaixo dos ingleses da T-45? E que os sonares das Greenhalgh são topo de linha, hoje? E que os sonares das Corvetas são os instalados nas Meko alemães? Acha que estamos tão mal assim em guerra A/S? Já escrevi, qual o cenário de operação? Nas Malvinas os ingleses não detectaram nada e gastaram todos seus tp.
Por que o SP se aproximaria do alcance de uma aviação baseada em terra de alto desempenho, hoje? Acha que somos suicidas? Com os novos escoltas ...
Se tivermos que combater com ele, o mesmo fará o que todos os outros faremos: honrará a bandeira do Brasil.


Caro Capítão! obrigado pela recíproca.

Siu! É claro, estamos acompanhando os trabalhos no SP, que na minha modesta opinião, estão gastando energia em coisa que não tem sentido, mas não souy o dono da verdade.

Com relação aos AWACS, eu volto a repeir: A MB contínua com a intenção de comprar sucatas para gastar o $$$$$ que não tem.
Aguardar um pouco e comprar algo moderno e operacional.

Sr. Se os sonares são o que são, as infos que vem das tripulações da classe Niteroi não batem.
O que aconteceu na Charrua não deveria acontecer, onde, como o Sr. bem sabe, o Tupi afundou todo o GT da MB.

Com realaçao ao SP ,se aproximar da costa onde exista uma av. baseada em terra de alto desempenha, tenho a lhe dizer o seguinte:

TO não se escolhe, simplesmente se depara com ele, e tem que se enfrentar.

Escoltas AAW efeicinetes... quando??????

"Honra a bandeira do Brasil: Sim como os heróis Argentinos sacrificados por teimosia e burrice, e que hoje jazem no fundo do Atlãntico Sul.
Capitão! Guerras, hoje, não se ganham com honra, se ganham com estratégia correta, doutrina operacional desenvolvida, armamento adecuado, e principalmente com pessoal motivado, penso que, hoje ,a MB não tenha nenhum dos 04.

Grande abraço

Grande abraço




Carlos Mathias

#1721 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Dez 08, 2007 3:57 pm

Juarez, acho que nem se os navios da MB tivessem o sonar da enterprise eles detectariam os tal Tupi. Essa é a questão, os subs são dificílimos de se achar a atacar.

Eu já ouvi um almirante americano numa entrevista, dizer que depois de mergulhado é praticamente impossível localizar-se um sub no oceano. Isso para a US NAVY.




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#1722 Mensagem por Marino » Sáb Dez 08, 2007 5:56 pm

Juarez, leia de novo meu post sobre o cenário de operação e as condições batitermográficas do local.
Como dito pelo Carlos Matias, se o cenário for em águas geladas, nem a Enterprise.
Mas isto quer dizer que o sub é a arma final? NÃO.
Em um exercício como o citado por vc, o sub recebe a info da derrota do GT, a fim de que haja interação. Se não receber a informação, o Atlântico é bem grande, e de quantas maneiras posso ir do ponto A para o ponto B?
Por isso os subs são colocados em áreas focais, etc.
Calma com o andor.
Forte abraço




Editado pela última vez por Marino em Dom Dez 09, 2007 2:50 pm, em um total de 2 vezes.
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#1723 Mensagem por Pedro H Serafim » Sáb Dez 08, 2007 8:07 pm

Esta passando um documentario no Discovery sobre os mini sub utilizados pelo Japao contra os EUA na segunda guerra mundial, cada um levava dois torpedos e tinham um tamanho bem reduzidos, cabiam apenas 2 homens em cada um......
Esse tipo de sub seria praticamente indetectavel....
Nao querendo viajar muito na maionese e sabendo da capacidade limitada desse tipo de sub, eles ainda hoje nao teria utilidade sendo utilizados para guardar pequenas areas focais da costa, como por exemplo campos de petroleo?
Se viajei muito favor desconsiderar;;;;;;;; :D




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#1724 Mensagem por Bolovo » Sáb Dez 08, 2007 8:11 pm

Se você viu o programa, percebeu que o mini-sub tinha menos de uma de autonomia, ficava a 65ºC constantes internamente e a missão era praticamente suicida. Bem, prefiro uma missão do GRUMEC com minas anti-navio, sinceramente. :mrgreen:




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Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
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#1725 Mensagem por Pedro H Serafim » Sáb Dez 08, 2007 8:24 pm

Então, à época os subs eram bem rudimentares e tal, tinham que recarregar as baterias por mais de uma hora, enfim......pessimo..
Mas hoje em dia, com novas tecnologias, motores mais potentes, computadores mais sofisticados, será que nao seria viavel?
20metros, 4 tripulantes com capacidade de lançar 4 torpedos......seria bem interessante.......claro que to pensando alto aqui, viajando na maionese, fazendo fotossintese......... :mrgreen:




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