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Re: NOTÍCIAS

Enviado: Seg Jan 25, 2010 3:39 pm
por Carlos Lima
PRick escreveu:
Santiago escreveu: A Alemanha, Paquistão e Holanda substituiram seus Atlantiques por P-3. Será por que?
Atlantic II creio que só novo e se ainda estiver em fabricação.

[]s
:lol: :lol: :lol: A Holanda está desativando parte de seus P-3, quanto ao Paquistão, eles usam o que os EUA estão doando para eles, a Alemanha está comprando alguns da Holanda a preços de ocasião, o Atlantic parece estar sendo descontinuado, como os P-3 já o foram, DEIXARAM DE SER FABRICADOS, e PERDERAM A CONCORRÊNCIA NO PAÍS DE ORIGEM, para os jatos 737, muito menos capazes tecnológicamente que os Emb 190, diga-se de passagem.

Você perdeu uma ótima chance de ficar calado.

A FAB INCONPENTENTE, POLITICAMENTE escolheu uma lata velha, um projeto ruim desde o inicio, descontinuado, com 40 anos de idade, para modernizar com um monte de neófitos, uma aeronave que deveria estar no museu. É só isso, NÃO TEM DEFESA ESSE PROGRAMA, É LIXO!!!! :evil: :evil: :evil:

[]´s
Nossa PRick...

737 menos capaz tecnologicamente que o EMB-190 ? :lol:

Pega leve!

Outra coisa... esse tom agressivo é quando você também perde uma ótima oportunidade de informar as pessoas... Fazer comentários desse tipo são desnecessários... então pensa bem antes de escrever.

[]s
CB_Lima

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Seg Jan 25, 2010 3:45 pm
por PRick
cb_lima escreveu:
PRick escreveu: :lol: :lol: :lol: A Holanda está desativando parte de seus P-3, quanto ao Paquistão, eles usam o que os EUA estão doando para eles, a Alemanha está comprando alguns da Holanda a preços de ocasião, o Atlantic parece estar sendo descontinuado, como os P-3 já o foram, DEIXARAM DE SER FABRICADOS, e PERDERAM A CONCORRÊNCIA NO PAÍS DE ORIGEM, para os jatos 737, muito menos capazes tecnológicamente que os Emb 190, diga-se de passagem.

Você perdeu uma ótima chance de ficar calado.

A FAB INCONPENTENTE, POLITICAMENTE escolheu uma lata velha, um projeto ruim desde o inicio, descontinuado, com 40 anos de idade, para modernizar com um monte de neófitos, uma aeronave que deveria estar no museu. É só isso, NÃO TEM DEFESA ESSE PROGRAMA, É LIXO!!!! :evil: :evil: :evil:

[]´s
Nossa PRick...

737 menos capaz tecnologicamente que o EMB-190 ? :lol:

Pega leve!

Outra coisa... esse tom agressivo é quando você também perde uma ótima oportunidade de informar as pessoas... Fazer comentários desse tipo são desnecessários... então pensa bem antes de escrever.

[]s
CB_Lima
Sim, o 737 foi concebido junto com o 707, usam basicamente a mesma fuselagem por sinal, já está se tornando um dinossauro, em época de asas de perfil supercrítico. Meu tom é tão agressivo porque os Fabistas estão no mesmo nível e defendendo o indefensável. O P-3 Br começou mal, e está indo pior ainda, tudo que vem de notícias dele, dão uma certeza, começou errado e está indo pior.

[ ]´s

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Seg Jan 25, 2010 3:51 pm
por Carlos Lima
PRick escreveu: Sim, o 737 foi concebido junto com o 707, usam basicamente a mesma fuselagem por sinal, já está se tornando um dinossauro, em época de asas de perfil supercrítico. Meu tom é tão agressivo porque os Fabistas estão no mesmo nível e defendendo o indefensável. O P-3 Br começou mal, e está indo pior ainda, tudo que vem de notícias dele, dão uma certeza, começou errado e está indo pior.

[ ]´s
PRick,

Aquele 737 é um outro avião comparado ao 737 que está saindo da Boeing hoje em dia... só leva o nome... o resto... nada a ver...

Uma atitude não justifica a outra... e honestamente defender uma aeronave é uma coisa dizer para a pessoa se calar é outra completamente diferente... então... pega leve.

[]s
CB_Lima

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Seg Jan 25, 2010 4:42 pm
por Bolovo
Pérolas do Prick v2.0

Pessoas, desistam. Uma dica de amigo. :mrgreen:

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Seg Jan 25, 2010 5:24 pm
por kekosam
Nusss... quer dizer que as asas dos NG são iguais as do Braguinha??? Cara, acho que só a seção dianteira da fuzelagem é igual... Motores, aviônicos, asa, estabilizadores, sistemas elétricos, hidráulicos e eletrônicos completamente diferentes, fly-by-wire, MFDs, GPS, etc... etc... etc...

Prick, com estas você me faz pensar que só tira o pé do chão em show de axé... :mrgreen:

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Seg Jan 25, 2010 5:49 pm
por Pablo Maica
Bolovo escreveu:Pérolas do Prick v2.0

Pessoas, desistam. Uma dica de amigo. :mrgreen:
Água mole, pedra dura, tanto bate até que um dia o rio ve que não tem jeito muda seu curso e deixa a pedra roalndo sozinha... :P


Um abraço e t+ :D

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Seg Jan 25, 2010 6:08 pm
por WalterGaudério
PRick escreveu:
Pablo Maica escreveu: É essas escolhas politicas né... tipo caças, helicopteros... :roll:


Um abraço e t+ :D
Sim, para escolher politicamente, deixe com os políticos. O que não deve ocorrer é escolhas políticas travestidas de técnicas. O P-3Br é isso, política travestida de técnica.

Agora, esse programa pode atrasar mais de 03 anos, podem escolher sucata com asas rachadas, podem escolher gente que não consegue tocar seu próprio programa, que nunca fizeram isso, etc.. Não sei porque isso me cheira a Gripen NG!! :lol: :lol: :lol:

[]´s
Os problemas do programa P-3BR vem sendo gerenciados de maneira adequada e todos os problemas vem sendo paulatinamente resolvidos.

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Seg Jan 25, 2010 11:55 pm
por alcmartin
Boa noite, Prick.
Antes de tudo, vamos baixar o tom da conversa, não ajuda no debate. Não há necessidade de agressividade e não tenho nada contra voce. Nem é de meu feitio.
Da minha parte, fui rude, porque não é fácil passar um dia trabalhando, tomando susto com as chuvas e chegar aqui e ler que todo mundo está errado...

Não é minha intenção dar continuidade a rotulos, mas se for fabista é torcer pela FAB, então realmente sou fabista. Porque torcer pela FAB é torcer pelo Brasil. A FAB é o Brasil, Estado, representado, na aviação. O que não quer dizer que não possa cometer erros. Pode, pela sua liderança direta, ou pela do governo. Torcer contra a FAB é torcer contra o Brasil.
O que não quer dizer que tenhamos que concordar sempre. Eu mesmo prefiro o rafale. Mas uma vez tomada a decisão por quem de direito, o Presidente no Fx2, a FAB no Px, todos nós devemos adotar o escolhido como nosso.
Isso de ficar chorando por passado não é do perfil do militar. Cumpre-se a missaõ, seja com que for.

Voltando.
É comum usar plataformas comerciais para patrulha e ASW. O perfil longo das missoes faz com que a confiabilidade e disponibilidade dessas plataformas seja um atrativo. O que não quer dizer que sejam ideais. É custo benefício. Os jatos tem a vantagem de deslocamento rápido, mas bebem muito, quando baixo. Os helicópteros podem ficar no "cangote" do sub, escuta-los e ataca-los de forma ótima. Mas são perna curta e lentos. O turbohelice fica no meio. Um P3, um Atlantique, pode ficar 4, 6,até 8horas a 1500ft, escutando e/ou atacando um sub. (É claro, que podendo, ele sobe!).
Não dá para um jato fazer isso, nesse perfil. Até daqui a poucos anos. E na Us Navy. Querer que a FAB escolhesse nesse perfil em 2000 é exigir que ela escolhesse algo como um quinta geração. Agora, se fosse hoje, para daqui a 7, 8 anos...

Essa semana voei com um ex-oficial fabiano. Piloto de testes para a revista "Força Aérea". Declino-me de dar seu nome, pois não tenho sua autorização.Testou o 145 e o 190. Perguntei se era adequado para a patrulha e ASW. "Não no nosso perfil"...

Comentários do Cel. Paulo Cesar Souza Lima, ex-cardeal e ex-gerente aeronaval da EMBRAER, "vendedor", quase do P99:
"Os americanos estão se preparando não mais para aparecer sobre a zona marítima, mas permanecer sobre ela. E para tal estão lançando o programa BAMS(broad area monitoring system) que objetiva prover a US navy de um vetor capaz de executar todas tarefas de vigilancia e ao reconhecimento. O P8A, sob o advento do BAMS, passará a se dedicar somente a fase de busca e ataque. ou seja, nos momentos finais em que o submarino, localizado, identificado e seguido é de fato engajado. As longas missões para escutar o retorno de sonobóias e outros sensores passivos e, se possivel, fazer um primeiro contato radar, passarão a ser assumidas pelo UAV´s que irão retransmitir as informações recebidas aos centros de controle."

"Para a ASW, a principal evolução de armamentos esta na capacidade de lançamento a 20000ft com precisão e torpedos com dispositivos de planeio que permitam seu lançamento a mais de 50 nm."

"Alguns desses recursos já estão incorporados a rotina das aeronaves, outros, só estarão disponíveis nas aeronaves ora em desenvolvimento. Os maiores investimentos estão sendo feitos pela Us navy asssociados ao programa do P8A Poseidon. Existe muito trabalho SECRETO neste campo. Algumas informaçoes divulgadas dão conta que o programa de desenvolvimento envolve dentre outros, a capacidade de lançamento de precisão de sonobóias acima de 20000ft usando tecnicas de guiamento tipicas de armamentos inteligente, radares com capacidade de detecção de assinaturas menores que a de um periscopio e sensores de guerra letronica capazes de detectar as comunicações VLF de alguns submarinos modernos."
fonte: "Força Aérea", n53, pag10-14

Ou seja, se fosse vantajoso jato no perfil antigo, para que esse trabalho(e $) todo?? :twisted:
SE a gente conseguir desenvolver algo do genero, ou SE eles resolverem nos vender(o que seria incoerencia de nossa parte esperar, pela nossa postura preventiva no FX2), aí sim, estou de acordo com tudo que falou, prick.
Mas, caso contrário, é o feijão com arroz, é usado, é turbohélice, é Atlantique, Iliushin ou P3 (A cisma com P3 é sua,para mim, para pilotos, tanto faz).

Acho que está bom, o pessoal já deve ter entendido o porque da decisão anterior. Quanto a voce , cada um tem sua opinião, sem rancor. As respostas em marron.
PRick escreveu:
alcmartin escreveu:Prick, não estou com muito tempo(e paciencia), então, só vou citar alguns pontos e infelizmente, já que foi ironico, vai levar o troco;
Puxa, prick, obrigado por me fazer ver a luz...voo 3 tipos de avião FBW, com FADEC e tudo e não sabia nada disso...aliás, ninguém que opera sabe. FBW faz que não exista consumo de combustivel quando a baixa altura...e mexe na aerodinamica...puxa, nunca vi ele entortar as asas do meu aviao...e o FADEC, nunca vi ele reduzir ou acelerar o aviao...:shock:
E avisem o pessoal das marinhas, do mundo inteiro. Eles podem jogar, literalmente, as sonobóias de aviões comerciais, lá de cima, a qualquer velocidade,que elas funcionam do mesmo jeito...Pois é, então deve saber que para o piloto, um jato assim, será mais fácil de pilotar e controlar que uma banheira velha de 45 anos de idade. Agora, você deve ter ouvido falar que o FBW associado a programas de computador fazem isso. Além disso, a aerodinâmica do Electra não foi feita para vôo de rasantes sobre o mar. Porque estavam projetados para atuar a 6.000 metros de altura.
Antes, por favor chega de P3...estou falando de um perfil. para se entender o porque da escolha. Podia ser p3, Atlantique...
FBW dá segurança e conforto a pilotagem, mas não altera a configuração da aeronave. O Electra, nem o P3, nem nenhum patrulha ou ASW foram feitos para voar rasante. Mas os modelos turbohélice, por serem mais lentos e economicos(que os jatos) levavam vantagem no perfil de missão que exijiam voos baixos longos.
Isso...jatos voam sim, baixo. Tanto é que decolam, pousam...mas o mundo todo está errado, prick. Todo mundo decola e sobe, sobe... :roll: é tudo maluco!! :lol: não precisam, podiam voar tudo baixinho, na copa das arvores. esse papo de consumo é bobagem. E a EMBRAER também é maluca, porque fez o A29, que é turbohélice!!! Coisa de doido! Tinha que ser jato, já que eles voam lento e fazem tudo melhor... :shock: Sim, você está errado, o P-3 deixou de ser produzido, sua versão modificada(com novas asas!!) perdeu a concorrência para o P-8, portanto, errados estão vocês, o P-3 JÁ ERA, ou você também não ouviu falar??? Acorda, pare de defender corporativismo incompetente, incapaz, politico, de rabo preso. Esse programa é uma VERGONHA!!! E a comparação com a A-29 não tem nada haver, porque trata-se de uma aeronave para uso completamente diverso, mesmo assim, tem muita gente boa dizendo que deveria haver um jato também para treinamento.
A comparação com o A29 foi devido a sua frase generica que todo jato é melhor que turbohelice, independente da missao. O resto sem comentarios...


Prick, vá estudar. Ou mantenha-se no campo político, onde é bom. No técnico, voce inventa, chuta, para justificar. Isso é bobagem, ninguem aqui ganha nada, nao prova nada. Parei... :? :?Pare defender o indefensável, porque já pertenceu a corporação, dirigir um carro, não é entender como ele é construído ou feito, parece ser seu caso. :evil: :evil:
Sem comentários. :?

Ah!! E pergunte aos outros aviadores do forum, como o Thor ou o Valdermort, o que eles acham de operar um 145, 190 ou 737, convertidos ou não, a 300, 500 ft.Ainda continua viajando, como já falei um MAD para ser usado, obriga uma aeronave atuar 500 metros de altitude, assim, não estamos falando em fl 330 ou 500, mas em situação que nenhuma aeronave desse porte deve atuar de forma constante, apenas realizar ataques e voltar a altitude anterior, quer dizer acima de 3000 metros. por sinal, quando mais alto melhor, porque com os sensores modernos não é necessários um perfil de vôo como no passado, porque existe FLIR, Radar SAR, etc.. Por isso, a conclusão lógica da US Navy, melhor usar o 737 como plataforma que o P-3.
É verdade, com o uso de modernos sistemas. Mas o MAD nem sempre era nessa altura: eventualmente, no P16, 700 ft, no Atlantique, 1200 ft. No Ninrod, eles baixam para 200 ft! E a cada passada baixo e subida, o gas está comendo...
Mas para o P3, guerra centrada em redes, UAV, VANTs e tais, mole! E no perfil previsto para o P3, vem atira e vai embora. Só que só para lá de 2013. Para a US Navy. A FAB tomou a decisão em 2000. Ainda se fosse hoje, não há nada previsto que a FAB, ou a MB terá esses recursos quando estiverem disponiveis no mercado. Prevalece ainda a forma convencional, antiga, desce, sobe e queima gás, mas até terem os recursos disponiveis...E será que esses recursos virão, já que os anunciados são justamente pelos americanos?

[]´s

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Seg Jan 25, 2010 11:56 pm
por alcmartin
gaitero escreveu:
Santiago escreveu: Excelente seqüencia de esclarecimentos Alcmartin!

[]s
X2...
Valeu, brigadão, abraços!! :wink:

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Ter Jan 26, 2010 12:28 am
por Carlos Mathias
Muito bom, ótimo mesmo. :D

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Ter Jan 26, 2010 12:30 am
por raphavidottoo
Isso aí, 737NG é lixo, peça de museu, igualzinho aos 707 mesmo. Se realmente é verdade deveríamos informar à todas as cias que compraram os 737NG, para que mandem as aeronaves da fábrica direto para o museu.

Cada pérola...

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Ter Jan 26, 2010 1:36 am
por Pablo Maica
raphavidottoo escreveu:Isso aí, 737NG é lixo, peça de museu, igualzinho aos 707 mesmo. Se realmente é verdade deveríamos informar à todas as cias que compraram os 737NG, para que mandem as aeronaves da fábrica direto para o museu.

Cada pérola...
Cara creio que não foi bem esse o sentido da coisa... mas como o Bolovo disse o negocio é dar uma de cego e desisitir!! :lol: :mrgreen:


Um abraço e t+ :D

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Ter Jan 26, 2010 1:57 am
por PRick
raphavidottoo escreveu:Isso aí, 737NG é lixo, peça de museu, igualzinho aos 707 mesmo. Se realmente é verdade deveríamos informar à todas as cias que compraram os 737NG, para que mandem as aeronaves da fábrica direto para o museu.

Cada pérola...
Olha só as pérolas, apenas disse que o 737 é um projeto já antigo, mesmo com melhoramentos, é antigo, porque todos os projetos sofrem melhoramentos, porém, conservam o genes do projeto original, o Emb-190 nesse ponto estão bem na frente, como os 787, os A-320, etc... Nada demais, mas os azuis não gostam que falem mal de seus ícones.

[]´s

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Ter Jan 26, 2010 2:14 am
por PRick
alcmartin escreveu:Boa noite, Prick.
Antes de tudo, vamos baixar o tom da conversa, não ajuda no debate. Não há necessidade de agressividade e não tenho nada contra voce. Nem é de meu feitio.
Da minha parte, fui rude, porque não é fácil passar um dia trabalhando, tomando susto com as chuvas e chegar aqui e ler que todo mundo está errado...

Não é minha intenção dar continuidade a rotulos, mas se for fabista é torcer pela FAB, então realmente sou fabista. Porque torcer pela FAB é torcer pelo Brasil. A FAB é o Brasil, Estado, representado, na aviação. O que não quer dizer que não possa cometer erros. Pode, pela sua liderança direta, ou pela do governo. Torcer contra a FAB é torcer contra o Brasil.
O que não quer dizer que tenhamos que concordar sempre. Eu mesmo prefiro o rafale. Mas uma vez tomada a decisão por quem de direito, o Presidente no Fx2, a FAB no Px, todos nós devemos adotar o escolhido como nosso.
Isso de ficar chorando por passado não é do perfil do militar. Cumpre-se a missaõ, seja com que for.

Voltando.
É comum usar plataformas comerciais para patrulha e ASW. O perfil longo das missoes faz com que a confiabilidade e disponibilidade dessas plataformas seja um atrativo. O que não quer dizer que sejam ideais. É custo benefício. Os jatos tem a vantagem de deslocamento rápido, mas bebem muito, quando baixo. Os helicópteros podem ficar no "cangote" do sub, escuta-los e ataca-los de forma ótima. Mas são perna curta e lentos. O turbohelice fica no meio. Um P3, um Atlantique, pode ficar 4, 6,até 8horas a 1500ft, escutando e/ou atacando um sub. (É claro, que podendo, ele sobe!).
Não dá para um jato fazer isso, nesse perfil. Até daqui a poucos anos. E na Us Navy. Querer que a FAB escolhesse nesse perfil em 2000 é exigir que ela escolhesse algo como um quinta geração. Agora, se fosse hoje, para daqui a 7, 8 anos...

Essa semana voei com um ex-oficial fabiano. Piloto de testes para a revista "Força Aérea". Declino-me de dar seu nome, pois não tenho sua autorização.Testou o 145 e o 190. Perguntei se era adequado para a patrulha e ASW. "Não no nosso perfil"...

Comentários do Cel. Paulo Cesar Souza Lima, ex-cardeal e ex-gerente aeronaval da EMBRAER, "vendedor", quase do P99:
"Os americanos estão se preparando não mais para aparecer sobre a zona marítima, mas permanecer sobre ela. E para tal estão lançando o programa BAMS(broad area monitoring system) que objetiva prover a US navy de um vetor capaz de executar todas tarefas de vigilancia e ao reconhecimento. O P8A, sob o advento do BAMS, passará a se dedicar somente a fase de busca e ataque. ou seja, nos momentos finais em que o submarino, localizado, identificado e seguido é de fato engajado. As longas missões para escutar o retorno de sonobóias e outros sensores passivos e, se possivel, fazer um primeiro contato radar, passarão a ser assumidas pelo UAV´s que irão retransmitir as informações recebidas aos centros de controle."

"Para a ASW, a principal evolução de armamentos esta na capacidade de lançamento a 20000ft com precisão e torpedos com dispositivos de planeio que permitam seu lançamento a mais de 50 nm."

"Alguns desses recursos já estão incorporados a rotina das aeronaves, outros, só estarão disponíveis nas aeronaves ora em desenvolvimento. Os maiores investimentos estão sendo feitos pela Us navy asssociados ao programa do P8A Poseidon. Existe muito trabalho SECRETO neste campo. Algumas informaçoes divulgadas dão conta que o programa de desenvolvimento envolve dentre outros, a capacidade de lançamento de precisão de sonobóias acima de 20000ft usando tecnicas de guiamento tipicas de armamentos inteligente, radares com capacidade de detecção de assinaturas menores que a de um periscopio e sensores de guerra letronica capazes de detectar as comunicações VLF de alguns submarinos modernos."
fonte: "Força Aérea", n53, pag10-14

Ou seja, se fosse vantajoso jato no perfil antigo, para que esse trabalho(e $) todo?? :twisted:
SE a gente conseguir desenvolver algo do genero, ou SE eles resolverem nos vender(o que seria incoerencia de nossa parte esperar, pela nossa postura preventiva no FX2), aí sim, estou de acordo com tudo que falou, prick.
Mas, caso contrário, é o feijão com arroz, é usado, é turbohélice, é Atlantique, Iliushin ou P3 (A cisma com P3 é sua,para mim, para pilotos, tanto faz).

Acho que está bom, o pessoal já deve ter entendido o porque da decisão anterior. Quanto a voce , cada um tem sua opinião, sem rancor. As respostas em marron.

Bem,

Vamos ao que interessa. :D :D Ser Fabista é ser cúmplice da corporação, mesmo quando ela está errada.

As grandes aeronaves ASW estão sendo aposentadas por dois motivos, não existem mais submarinos para serem caçados em quantidades, e eles estão tão modernos, que não é possível caçar eles assim. Por isso, a US Navy preferiu usar jatos, porque são melhores em outras situações, e estão sendo beneficiados pelas novas tecnologias, se a US Navy com seu orçamento enorme se adaptou, como a FAB quer fazer o inverso?!

Como falei antes, hoje o MAD numa grande aeronave ASW é quase um absurdo, repito não dá para ficar caçando subs a 200 metros de altitude, o P-3 A não aguentou isso, sofreu de corrosão e desgate prematuro em sua estrutura, por isso mesmo, suas células foram aposentadas com menos horas de vôo.

Estamos falando de uma célula de 40 anos, ficar horas a menos de 500 metros essas células da FAB vão abrir o bico com alguns anos de operação.

O galho que o principal é patrulha marítima e esclarecimento, essas são as tarefas fundamentais em tempos de paz, exercicios de guerra ASW serão a menor parte do tempo, porque é caro, depende da MB.

Quer dizer o conceito está anacrônico, os sensores obsoletos graças ao avanço da tecnologia dos subs. E a aeronave é velha, antiguada, e o processo de juntar sopas de pedras é duvidoso.

A Alemanha comprou usados os P3C- Update II, uma plataforma pronta. Não um ajuntamento de gatos. Os outros estão deixando de usar, trocando ou recebendo doações. E o pior, vamos ter que comprar outra plataforma mais barata para fazer o serviço pesado, o que de fato importa.

E vem gente dizendo que defendo Atlantic, quero que façamos igual aos EUA, desenvolver a partir de uma aeronave comercial NACIONAL, uma plataforma como o P-8, claro não precisa ser exatamente na mesma faixa de complexidade e preço. E ter uma segunda plataforma mais barata para ser o pé-de-boi. Tudo novo made in Brasil.

[]´s

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Ter Jan 26, 2010 1:56 pm
por Alcantara
PRick escreveu:Ser Fabista é ser cúmplice da corporação, mesmo quando ela está errada.
Bem... então, por analogia, você aceita a alcunha de "Governista"? :?:
Mesmo quando está errado e bla-bla-bla... :roll: