TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#17026 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Ago 19, 2009 6:35 pm

A Rússia acabou de encomendar uns 50 SU-35BM ao contrário do que a torcida azul cansou de afirmar aqui categoricamente, de que o avião era um embuste para o Brasil bancar o PAK, tornando o caça vivo, presente e com futuro.
Hoje acho que não resta mais dúvidas de que a eliminação da Rússia foi SIM política, e que SIM faltou peito para tomar uma atitude sem precedentes a adotar um caça que estaria SIM muito acima de todos os outros da região e quiçá além.

Amarelou-se uma vez, agora se submete tudo ao humores de quem blefou e levou.
Aguentem FX ad eternum , porque quem levou depois do TRUCO uma vez agora vai pressionar sempre, pois sabem que medramos na hora H, não temos coragem ainda prá nos livrarmos das amarras.

Já sei que virá aquela ladainha de sempre, mas a verdade é essa, faltou coragem prá mudar, coragem para pular vários degraus e assumir uma posição forte.
É isso aí queridos azuis, agora aguentem a super-novela "FX-2 O imortal!!!!!".

Fizeram BÚÚÚÚÚÚÚÚ! E funcionou, compre sempre antes disso.

:lol: :lol: :lol: :lol:




Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#17027 Mensagem por Bourne » Qua Ago 19, 2009 6:52 pm

:shock:

Assim, o Super Hornet venceu o F-X.


:x




Flávio Rocha Vieira
Sênior
Sênior
Mensagens: 1663
Registrado em: Dom Dez 30, 2007 5:49 pm
Localização: Araruama-RJ
Agradeceram: 2 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#17028 Mensagem por Flávio Rocha Vieira » Qua Ago 19, 2009 7:06 pm

Carlos Mathias escreveu:A Rússia acabou de encomendar uns 50 SU-35BM ao contrário do que a torcida azul cansou de afirmar aqui categoricamente, de que o avião era um embuste para o Brasil bancar o PAK, tornando o caça vivo, presente e com futuro.
Hoje acho que não resta mais dúvidas de que a eliminação da Rússia foi SIM política, e que SIM faltou peito para tomar uma atitude sem precedentes a adotar um caça que estaria SIM muito acima de todos os outros da região e quiçá além.

Amarelou-se uma vez, agora se submete tudo ao humores de quem blefou e levou.
Aguentem FX ad eternum , porque quem levou depois do TRUCO uma vez agora vai pressionar sempre, pois sabem que medramos na hora H, não temos coragem ainda prá nos livrarmos das amarras.

Já sei que virá aquela ladainha de sempre, mas a verdade é essa, faltou coragem prá mudar, coragem para pular vários degraus e assumir uma posição forte.
É isso aí queridos azuis, agora aguentem a super-novela "FX-2 O imortal!!!!!".

Fizeram BÚÚÚÚÚÚÚÚ! E funcionou, compre sempre antes disso.

:lol: :lol: :lol: :lol:
Sei não CM, acho que se já não havia grande torcida pelos Russos (questões políticas) entre os que decidiriam o FX-2, se falou muito que os Russos também "ajudaram" na questão da transferência de tecnologia. Pode ser que sim, pode ser que não... pressão norte-americana quem não sabia que viria. Será que um dia saberemos a correta razão da eliminação dos SU-35???

Em tempo: Você não está se baseando no texto do "repórter" desse tal de Brasil Wiki ...diga que não... :mrgreen:

Um fraternal abraço,




.'.
"... E, obviamente, esses meios de comunicação estão fazendo de fato a posição oposicionista deste país, já que a oposição está profundamente fragilizada. ... "

Maria Judith Brito, Presidente da ANJ (Associação Nacional de Jornais).
Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#17029 Mensagem por joao fernando » Qua Ago 19, 2009 7:16 pm

Antunes, eu até posso ser totalmente desinformado quanto aos Exocets, mas a possibilidade existe e é real. Nada impede que o soft seja "desarmado" ao receber um codigo digamos, "malicioso".

Agora, cada um acredita no que quer, eu acredito na realidade. É uma caixa preta americana, outra francesa. A caixa aberta até agora, é o Gripen.




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Avatar do usuário
GDA_Fear
Sênior
Sênior
Mensagens: 2088
Registrado em: Dom Out 26, 2008 6:55 pm
Localização: Florianópolis, SC
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#17030 Mensagem por GDA_Fear » Qua Ago 19, 2009 7:23 pm

Antunes escreveu:
amx2000 escreveu:Caças da FAB: F18 ou cavalo de tróia?


BRASIL WIKI!
A longa novela para a aquisição de novos caças da FAB parece estar chegando ao seu final. Parece! Pois com esse governo, nada é garantido realmente. O peso da hegemonia política dos EUA se fez sentir no programa FX-2, em atrativa oferta com o pacote dos seus caças F18 Hornet[1], no valor de US$ 7 bilhões, com cerca de 40 unidades[1], motores adicionais, armamentos até então proibidos ao terceiro mundo, promessas de transferências de tecnologias sensíveis e outras de investimentos de igual valor ao da compra, na indústria brasileira de defesa. Valendo inclusive a visita do General Jim Jones, conselheiro de defesa de Obama ao Brasil, e telefonemas freqüentes de Hillary Clinton e do próprio Obama a Lula, fechando o lobby bilionário.

Os EUA sabem que somos crescentes competidores em seus mercados, que nossas Forças Armadas, apesar do bom relacionamento histórico, projetam-no como possível inimigo militar contra nossa soberania sobre a Amazônia e nossas riquezas naturais, bem como o nosso crescimento como potência global: os EUA irão instalar mais sete bases na Colômbia, ao lado de nossa fronteira norte.

Daí e de início, devemos ter cautelas quanto às prometidas transferências de tecnologias, que custaram muito aos próprios norte-americanos. Os quais nunca as transferiram realmente a nenhum país fora do G8. Pelo contrário, recentemente impediram a venda de nossos aviões Super-Tucanos à Venezuela, por possuírem componentes e tecnologia americana. E nunca entregaram ao Chile, que adotou os caças F16 Block, os mísseis prometidos na compra dos aviões.[1]

No caso dos Super-Tucanos, além do prejuízo dado ao Brasil, foi ainda uma tolice estratégica yankee, que fez com que a Venezuela comprasse então os caças Sukhoy 30 da Rússia, capazes de atacar alvos em toda a América do Sul e Central, fazendo frente a caças dos EUA inclusive.

Chavez pode ser um ditador, mas quer o melhor para seu País! Que inveja!

Outro detalhe pouco conhecido a ser considerado na oferta dos F18: A bomba lógica. Um artifício que pode ser introduzido secretamente no software do caça e seus armamentos, e que inutilizaria a aeronave para o combate, caso viessem a ser utilizadas contra os EUA, a exemplo do que ocorreu com parte dos mísseis Exocet da Argentina, na Guerra das Malvinas. Quando a França, fabricante do míssil, traiçoeiramente forneceu à Inglaterra, códigos secretos de neutralização desses mísseis. Fazendo com que caíssem no mar ou errassem seus alvos. Não fosse por isso, a Inglaterra teria sido derrotada por perda da sua frota vital de navios. Só quem domina os códigos-chave do F18, pode perfeitamente introduzir tal artifício preventivo.[2]

O F18 Hornet[1], apesar de seu histórico militar em combate e número de aviões produzidos, já apresenta defasagens tecnológicas frente ao Rafale francês, de quinta geração[1]. A parceria com a França, também incluiria um bom pacote de transferências tecnológicas e investimentos, incluindo aí um submarino nuclear e convencionais; apesar do preço geral desse "pacote" ser muito elevado. Porém, com a França não estaríamos automaticamente alinhados e dependentes de um possível inimigo futuro. O Gripen NG sueco é também atrativo como caça, mas falta-lhe o "músculo industrial", ou seja, uma estrutura produtiva madura e sua na Suécia, como garantia de fornecimentos.

Na verdade, o caça preferido pela FAB desde 2002, é o excelente Sukhoy 35 ou 37 russo. [3]Capaz de enfrentar os melhores caças dos EUA, a ponto de Washington ter advertido Lula de que "não seria vista com bons olhos" a compra de tais caças avançados pelo Brasil. A arrogância americana foi tal, que houve uma nota do Pentágono, que foi divulgada na imprensa internacional, dizendo que "os Sukhoy 35 seriam considerados muito perigosos para os interesses americanos na América do Sul, e que seu desempenho estaria acima do nível permitido (!!!) ao Brasil."

Lula, como bom brasileiro, mandou imediatamente eliminar o caça russo dessa concorrência que se findará em setembro próximo. Será que Geisel faria o mesmo? A política sempre acompanha a aquisição de armamentos por uma Nação. Esperemos nesse caso, que Lula pelo menos jogue pelo time que o elegeu.

[000]
Bom sei que isso foi postado há algum tempo, mas não estou me aguentando! :shock:

Algumas coisas sobre o texto já foram ditas e foram bem precisas. Só não acredito que alguns tiveram a pachorra de elogiar. Essa foi uma das matérias mais amadoras que já li sobre o assunto, parece ter sido escrita por um garoto de 13 anos de idade que começou a se interessar sobre o assunto na semana passada.

[1] - Colocações amadoras e imprecisas que chegam a ser ridículas.
-São 36, custa falar 36? não são "mais ou menos 40". Não são 41 ou 42 não são 38. Estamos cansados de saber disso.
-"F-16 Block" Block o que?! Qual? Quanto aos misseis nem falo nada...
-"F-18 Hornet" Novamente! Custa pelo menos escrever um Super na frente?! São aeronaves diferentes, todos já sabem. Se colocar um SH e um C na frente ele não vai saber a diferença. Vai chutar que o Super é o "grandão".
-"Rafale 5ª"?! Caraca! É esse que o Brasil quer comprar, Stealth para dar um pau no F-22 e F-35? rs... Para!! Ele sabe o que 5ª geração significa?

Algumas ideias são válidas mas os artificios usados para se expressar está ridículo.

[2] Aqui, sobre os Exocets Argentinos, alguns como nosso amigo João Fernando e obviamente o autor dessa matéria, estão ligeiramente desinformados. No caso do autor, mais uma vez usa desinformação para gerar polemica e defender uma ideia mentirosa. Será que foi de propósito ou ele não sabe mesmo do que está falando?

"Quando a França, fabricante do míssil, traiçoeiramente forneceu à Inglaterra, códigos secretos de neutralização desses mísseis." [003] A frase mais ridícula de um texto ridículo, realmente conseguiu se superar nessa. Meu amigooo... foi em 1982!!!! Você acha que os Ingleses colocaram os códigos, que os "traíras" forneceram, num computador, o satélite enviou os dados e os misseis se auto-destruíram em voo, ou incinerando todos os circuitos no solo??? Ahahah... Da licença vai...

Se existe a tal "bomba lógica" não duvido, mas tenha paciencia!

Para quem não sabe lá vai: Argentina comprou os Exocets mas declarou guerra ao Reino Unido antes que os engenheiros e técnicos franceses tornassem os misseis operacionais nos Super Etendards Argentinos. Obviamente por um embargo internacional à um pais que invadiu território de outro pais. Os Franceses se recusaram a ensinar os Argentinos como ativa-los até que o conflito terminasse.

"But on April 2nd 1982, when the 2nd Squadron was waiting the arrival of the French technical team to put the Exocets in an operational status, Argentina performed the military reconquest of the Falklands Islands - called Malvinas in Spanish language - usurped by the British government in 1833. One of the first acts of the French government was to declare a weapons embargo against Argentina until the conflict ended."

"The Argentine Navy had ordered a total number of 14 aircraft, and the same number of Exocets"
Esse número poderia sim ter mudado os rumos da guerra mas não seria definitivo.
http://www.britains-smallwars.com/Falklands/Exocet.html

Ainda assim os Argentinos se esforçaram e conseguiram tornar operacionais algumas unidades do Exocet por eles mesmos e afundaram dois navios Britanicos e danificaram um terceiro. Mas não chegaram perto dos PAs HMS Invincible e HMS Hermes, que eram a base dos Harriers na região, esses sim foram a razão do sucesso Britanico.

"In 1982, during the Falklands War, Exocets became noted worldwide when Argentine Navy Exocet-equipped Super Etendard warplanes sank the British Royal Navy destroyer HMS Sheffield on 4 May 1982, and the 15,000 ton merchant ship Atlantic Conveyor, were struck by two Exocet anti-ship missiles, on 25 May. An MM38 ship-to-ship Exocet transferred from the Argentinean Navy destroyer ARA Guerrico to a land-based truck [5] damaged HMS Glamorgan on June 12."

http://en.wikipedia.org/wiki/Exocet

[3] - Quanto aos Sukhoi (que eu saiba é com "I" tá? Não com "Y") os admiro muito e entendo os que acham o caça ideal para o Brasil, se estivessem na short-list os defenderia também. Mas quem disse que a decisão da FAB é unanime? Alguem tem alguma prova que foi o Lulão que "vetou" essa idéia?

Sei lá, me desculpem por ser repetitivo até certo ponto. Mas alguns acham que desinformação é lindo! A menos que isso ajude a confundir algum inimigo seria, mas não é o caso. Esses e outros, talvez mais sutis, modos de desinformação só nos prejudicam como brasileiros.

Abraços
Muito bom post Antunes [009]




Paulo Pantanal
Júnior
Júnior
Mensagens: 92
Registrado em: Sáb Ago 01, 2009 9:23 pm
Localização: MATO GROSSO DO SUL - BRASIL

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#17031 Mensagem por Paulo Pantanal » Qua Ago 19, 2009 7:27 pm

cont... fx2..

Ao acompanhar as notícias verifica-se que na europa a única nação de peso que
discorda dos EUA nas quentões militares é a frança, conforme vimos na invasão do Iraque foi contra e hoje vimos que eles sempre estiveram com a razão. Se o Brasil quiser fazer parte da ONU e ser Respeitado no mundo tem que começar logo.
Ex: montar 3 bases navais no litotal sendo Rio de janeiro (pré sal), Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte, como caças SU 30 ou SU 35, e bases internas no Brasil em Mato Grosso do Sul, Goiás, Manaus, e Pará, com Rafales,
e outras bases para abrigar caças de médio alcance em toda a divisa terrestre do brasil e mais R99 +++, 2 NA, Amazonas e Paraná, teríamos várias equipes aéreas de A-29 ST, para apoio ao exército, tanques novos, mudar os fuzis do exécito etc...
é sonhar muito.... mas sei se o Brail quiser tem dinheiro para isso... temos que investir muito em logística...pois tudo que vemos nos jornais é para 2015-2020 será que o Brasil vai aguentar..????

isso é um desabafo pessoal, pois gostaria e espero ver um Brasil que imponha respeito no mundo e de muito mais orgulho para todos nós...Brasileiros....
e espero ver os yankes deixar de chamar nós de sub mundo, colonia etc...

Paulo




DEUS É TUDO O RESTO É BIJOUTERIA....

VIVA O BRASIL ACIMA DE TUDO OS OUTROS DEPOIS VEREMOS!!!!!
Avatar do usuário
delmar
Sênior
Sênior
Mensagens: 5243
Registrado em: Qui Jun 16, 2005 10:24 pm
Localização: porto alegre
Agradeceram: 502 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#17032 Mensagem por delmar » Qua Ago 19, 2009 7:40 pm

e espero ver os yankes deixar de chamar nós de sub mundo, colonia etc...
Companheiro, para não passar batido poderia citar a fonte? Gostaria de ver a matéria, de preferência o original em inglês, onde somos chamados de sub mundo, colonia, etc. pelos americanos. Como tu deves ter estas informações, que eu não tenho, estás na obrigação de coloca-las aqui para todos verem. No aguardo delas, saudações.




Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#17033 Mensagem por Penguin » Qua Ago 19, 2009 7:50 pm

joao fernando escreveu:Antunes, eu até posso ser totalmente desinformado quanto aos Exocets, mas a possibilidade existe e é real. Nada impede que o soft seja "desarmado" ao receber um codigo digamos, "malicioso".

Agora, cada um acredita no que quer, eu acredito na realidade. É uma caixa preta americana, outra francesa. A caixa aberta até agora, é o Gripen.
Então estamos ferrados! Ou as FAs brasileiras avaliam os riscos de uma forma menos passional.

O sistemas de navegação dos F-5BR, A-29, AMX-M, P-3, dos subs IKL-209 e demais navios da MB (http://www.sperrymarine.northropgrumman ... spx?id=247) são americanos. Caixa-pretas. E se contiverem códigos malicioso? E se os softwares americanos utilizados pelo governo brasileiro contiverem códigos maliciosos?

O interessante é que os F-16 da Venezuela continuam voando até hoje, faceiramente.

[]s




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#17034 Mensagem por Bourne » Qua Ago 19, 2009 7:53 pm

Santiago escreveu:
joao fernando escreveu:Antunes, eu até posso ser totalmente desinformado quanto aos Exocets, mas a possibilidade existe e é real. Nada impede que o soft seja "desarmado" ao receber um codigo digamos, "malicioso".

Agora, cada um acredita no que quer, eu acredito na realidade. É uma caixa preta americana, outra francesa. A caixa aberta até agora, é o Gripen.
Então estamos ferrados! Ou as FAs brasileiras avaliam os riscos de uma forma menos passional.

O sistemas de navegação dos F-5BR, A-29, AMX-M, P-3, dos subs IKL-209 e demais navios da MB (http://www.sperrymarine.northropgrumman ... spx?id=247) são americanos. Caixa-pretas. E se contiverem códigos malicioso? E se os softwares americanos utilizados pelo governo brasileiro contiverem códigos maliciosos?

O interessante é que os F-16 da Venezuela continuam voando até hoje, faceiramente.

[]s
E os caças norte-americanos vendidos ao Irã voaram por um bom tempo, ou ainda voam.




Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8382
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 248 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#17035 Mensagem por Glauber Prestes » Qua Ago 19, 2009 8:01 pm

Voltaram esses dias a voar. Mas existem N meios americanos que ainda voam por lá.




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#17036 Mensagem por LeandroGCard » Qua Ago 19, 2009 9:37 pm

Santiago escreveu:
O interessante é que os F-16 da Venezuela continuam voando até hoje, faceiramente.

[]s
Bem,

E quantas vezes estes aviões já foram realmente utilizados contra interesses importantes americanos? Ou os iranianos? Porque se nunca, então nada mais natural que os códigos maliciosos não tenham jamais sido acionados, para não entregar o esquema. Muito melhor deixar os governos hostis ainda confiando em um sistema que você pode desativar quando necessário do que fazê-lo prematuramente e forçar os tais governos a procurar outro sistema mais confiável.

A questão é que instalar este tipo de rotina é fácil e custa uma bagatela, então porque não instalá-las? Por outro lado, deixar que todos saibam seria um fora enorme, então porque não só utilizá-las quando realmente necessário, principalmente se seu funcionamento puder ser camuflado? Se um F-16 venezuelano perdesse o FBW em combate contra um F-18 americano e se estatelasse na floresta, ficaria evidente que ele foi abatido pelo inimigo, quem pensaria o contrário? Os códigos maliciosos cumpririam seu objetivo e ninguém teria razões para desconfiar da sua existência, mantendo sua utilidade.

Então, é até possível que tais códigos não sejam instalados, mas eu instalaria em qualquer sistema de armamento que eu produzisse, porque não?


Leandro G. Card




PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#17037 Mensagem por PRick » Qua Ago 19, 2009 9:37 pm

Santiago escreveu:
joao fernando escreveu:Antunes, eu até posso ser totalmente desinformado quanto aos Exocets, mas a possibilidade existe e é real. Nada impede que o soft seja "desarmado" ao receber um codigo digamos, "malicioso".

Agora, cada um acredita no que quer, eu acredito na realidade. É uma caixa preta americana, outra francesa. A caixa aberta até agora, é o Gripen.
Então estamos ferrados! Ou as FAs brasileiras avaliam os riscos de uma forma menos passional.

O sistemas de navegação dos F-5BR, A-29, AMX-M, P-3, dos subs IKL-209 e demais navios da MB (http://www.sperrymarine.northropgrumman ... spx?id=247) são americanos. Caixa-pretas. E se contiverem códigos malicioso? E se os softwares americanos utilizados pelo governo brasileiro contiverem códigos maliciosos?

O interessante é que os F-16 da Venezuela continuam voando até hoje, faceiramente.

[]s
Isso não é qualidade nenhuma, eu diria, mistura de conservadorismo e inércia, e ainda com os problemas já apontados, que as inerciais mais precisas foram trocadas por outra pior, depois de já ter sido fornecidos algumas unidades. Como ocorre em várias áreas em nosso país, que é a principal característica da subordinação, se aceitam coisas sem questionar, se aceitam condições humilhantes como a que ocorreu com o Missil Piranha, na qual o documento da Mectron fala claramente, que foram compradas uma certa quantidades de sensores IR, pagos, e os que foram entregues estavam fora das espeficicações e que após isso, a empresa nada fez de efetivo, assumiu o prejuíso.

Então, isso não é qualidade, é apenas a constatação de submissão danosa aos nossos interesses. Não existe o que elogiar, mas criticar de forma frontal tais medidas conservadoras, infelizmente, essa situação ainda vai perdurar por muito tempo.

Quanto a existir ou não possibilidade de sabotagens, isso é irrelevante, até desnecessário, os F-16 da FAV não estão voando, estão sendo canibalizados e continuam no padão inicial. Não é necessário nada mais que um embargo. Do mesmo modo ocorreu no Irã, os meios dos EUA estão voando, graças aos esforços de NACIONALIZAÇÃO!! Caso contrário estariam todos no chão.

[]´s




Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#17038 Mensagem por Penguin » Qua Ago 19, 2009 9:57 pm

LeandroGCard escreveu:
Santiago escreveu:
O interessante é que os F-16 da Venezuela continuam voando até hoje, faceiramente.

[]s
Bem,

E quantas vezes estes aviões já foram realmente utilizados contra interesses importantes americanos? Ou os iranianos? Porque se nunca, então nada mais natural que os códigos maliciosos não tenham jamais sido acionados, para não entregar o esquema. Muito melhor deixar os governos hostis ainda confiando em um sistema que você pode desativar quando necessário do que fazê-lo prematuramente e forçar os tais governos a procurar outro sistema mais confiável.

A questão é que instalar este tipo de rotina é fácil e custa uma bagatela, então porque não instalá-las? Por outro lado, deixar que todos saibam seria um fora enorme, então porque não só utilizá-las quando realmente necessário, principalmente se seu funcionamento puder ser camuflado? Se um F-16 venezuelano perdesse o FBW em combate contra um F-18 americano e se estatelasse na floresta, ficaria evidente que ele foi abatido pelo inimigo, quem pensaria o contrário? Os códigos maliciosos cumpririam seu objetivo e ninguém teria razões para desconfiar da sua existência, mantendo sua utilidade.

Então, é até possível que tais códigos não sejam instalados, mas eu instalaria em qualquer sistema de armamento que eu produzisse, porque não?


Leandro G. Card
Pois muito bem. Quem garante que a OTAN não estabelece algo assim para armas vendidas por seus membros para países extra-OTAN?
[]s




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#17039 Mensagem por Penguin » Qua Ago 19, 2009 9:59 pm

PRick escreveu:
Santiago escreveu: Então estamos ferrados! Ou as FAs brasileiras avaliam os riscos de uma forma menos passional.

O sistemas de navegação dos F-5BR, A-29, AMX-M, P-3, dos subs IKL-209 e demais navios da MB (http://www.sperrymarine.northropgrumman ... spx?id=247) são americanos. Caixa-pretas. E se contiverem códigos malicioso? E se os softwares americanos utilizados pelo governo brasileiro contiverem códigos maliciosos?

O interessante é que os F-16 da Venezuela continuam voando até hoje, faceiramente.

[]s
Isso não é qualidade nenhuma, eu diria, mistura de conservadorismo e inércia, e ainda com os problemas já apontados, que as inerciais mais precisas foram trocadas por outra pior, depois de já ter sido fornecidos algumas unidades. Como ocorre em várias áreas em nosso país, que é a principal característica da subordinação, se aceitam coisas sem questionar, se aceitam condições humilhantes como a que ocorreu com o Missil Piranha, na qual o documento da Mectron fala claramente, que foram compradas uma certa quantidades de sensores IR, pagos, e os que foram entregues estavam fora das espeficicações e que após isso, a empresa nada fez de efetivo, assumiu o prejuíso.

Então, isso não é qualidade, é apenas a constatação de submissão danosa aos nossos interesses. Não existe o que elogiar, mas criticar de forma frontal tais medidas conservadoras, infelizmente, essa situação ainda vai perdurar por muito tempo.

Quanto a existir ou não possibilidade de sabotagens, isso é irrelevante, até desnecessário, os F-16 da FAV não estão voando, estão sendo canibalizados e continuam no padão inicial. Não é necessário nada mais que um embargo. Do mesmo modo ocorreu no Irã, os meios dos EUA estão voando, graças aos esforços de NACIONALIZAÇÃO!! Caso contrário estariam todos no chão.

[]´s
Não, eles foram modernizados por Israel antes do embargo.

[]s




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Sterrius
Sênior
Sênior
Mensagens: 5140
Registrado em: Sex Ago 01, 2008 1:28 pm
Agradeceram: 323 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#17040 Mensagem por Sterrius » Qua Ago 19, 2009 10:05 pm

O medo de armas vindo com virus sempre vai existir em equipamento importado.

Por isso a capacidade de termos pelo menos independencia nos softwares de funcionamento dos mesmos é fundamental.

Creio que tal capacidade seja um dos requisitos. Acho muito dificil a FAB ou qualquer outra das 3 forças se submeter a tal perigo sabendo que ja tem que se virar com pouco!




Responder