Re: Videos de Aeronaves
Enviado: Ter Abr 23, 2013 12:38 am
O acidente do G3 1907 foi um caso extremamente único e bizarro. Algo que não era comum acontecer, aconteceu. E justamente nessa vez que aconteceu, outras coisas raríssimas aconteceram também e assim foi. Alem de todo o contexto em relação ao trabalho dos controladores na época que gerou toda aquela crise que durou meses... Outra coisa também é que não temos cobertura radar de 100% do território nacional, não temos a abundância de radares que os EUA tem. Realmente não sei lhe dizer os motivos para o Legacy não ter sito interceptado. Não sei quanto tempo ficou sem transponder, se realmente fugiu do plano de voo (alem do nível de voo) e etc.Andre Correa escreveu:Mas e no incidente do com o voo 1907 da Gol? A outra aeronave não tinha deixado de responder, e estava com o transponder desligado? Não deveria então, logo que detectado as dificuldades de contacto e de identificação no radar, ter despachado uma aeronave para interceptar o Legacy 600?
Agora, acredito que não dá para comparar o movimento no espaço aereo civil no Brasil e nos EUA, nem as condições diplomáticas e no ambito de defesa, que ambos países vivem. Apesar de ambos combaterem efectivamente pequenas aeronaves, ou uma ou outra aeronave civil com problemas de comunicação, envolvidas em atividades de tráfico ou contrabando, no restante, as ameaças são bem diferentes. São diferentes solução, para diferentes realidades.
Quanto a diferentes realidade e diferentes soluções, nem tanto na verdade. Se estamos falando de tráfego civil, seja domestico ou internacional, as preocupações deles são as mesmas que as nossas, e as soluções também. Sequestro, terrorismo, despressurização e etc. Se estamos falando de combate ao tráfico de drogas e armas, são realidades diferentes e abordagens diferentes sim, mas nossa resposta nesse quadro costuma ser excepcional. Se estamos falando de defesa aérea, aí sim são problemas completamente diferentes e tem pano pra muita manga aí.
Nos mantendo no 11 de setembro, estamos então falando de tráfego civil domestico. É nesse quesito que estou me referindo quando digo que nosso sistema é muito mais organizado, muito melhor "amarrado" que o deles. Aqui nós temos o controle civil operado literalmente ao lado do controle militar, o que torna uma tomada de decisão do lado militar para intervir em uma situação civil muito mais rápida e natural. Lá o controle civil está em um lugar, e o militar a quilômetros de distancia.
Até uma situação ser estabelecida como suspeita por um grupo com seus próprios protocolos, as informações serem passadas para o controle militar para outro grupo de pessoas, e esse acionar o alerta mais próximo, se perdeu um tempo precioso demais.
Aqui não, grosseiramente falando aqui o cara só precisa cutucar o cara da cadeira ao lado.