NOTÍCIAS

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Agradeceu: 293 vezes
Agradeceram: 534 vezes

Re: NOTÍCIAS

#16846 Mensagem por Pablo Maica » Qua Dez 30, 2009 3:08 am

Marino escreveu:CLÁUDIO HUMBERTO
Jobim põe cargo à disposição
O ministro da Defesa, Nelson Jobim, e os comandantes das três Forças colocaram os cargos à
disposição após o secretário de Direitos Humanos, Paulo Vanucchi, exigir a presença de Jobim na
cerimônia do Programa Nacional de Direitos Humanos, semana passada. Teria ameaçado chamar os
militares de “covardes”. O presidente Lula teve de intervir para evitar uma possível crise.
Passado é passado
Jobim disse ao presidente que não iria ao evento para ser coerente com sua opinião de não falar
e esquecer o passado.
Solidariedade
O brigadeiro Juniti Saito (Aeronáutica) e o general Enzo Peri (Exército) prestaram imediata
solidariedade ao ministro Jobim.
Emergência
O almirante Moura Neto (Marinha), que estava no Rio, foi chamado às pressas para discutir
como agir em caso de referência aos militares.
Silêncio
O secretário de Direitos Humanos, que tem status de ministro, não respondeu até o fechamento
da coluna.
Um babaca que tem um carguinho de macaco de realejo e acha que é importante em algum tipo de contexto! Esta ali só pra fazer número!

ATé que enfim um MD que tem coragem para pelomenos peitar esse tipo de atitudo ridicula de um zé ninguem, e pra demonstrar que ha união com os 3 comandantes, pena não ser assim em outras questões!

Um abraço e t+ :D

Booz
Sênior
Sênior

#16847 Mensagem por Booz » Qua Dez 30, 2009 3:40 am

Pablo Maica, Citação (integral).

Tem toda razão, Pablo.
Eu sempre disse que o NJ, e na época o seu, "Robim", levemente treslocado (herr Unger), foram as melhores coisas que aconteceram para às três forças em décadas.
Primeiro, além de ser um cara competente e estudioso, aprendendo rápido apesar de não ser do meio castrense, é uma felpudíssima raposa política, move às pedras do tabuleiro com arguta observação do que está à sua volta. Além disto inegavelmente, digam o que quiser ao contrário, sabe se impor tantos aos civis (prova agora disto, pois peitou, inclusive, o próprio presidente), quanto aos militares de visão mais renitentes e retrógrados.

Imagem
Franz Luiz
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 5 vezes

#16848 Mensagem por Franz Luiz » Qua Dez 30, 2009 6:37 am

O TERRA colocou algums detalhes:

Jobim teria pedido demissão para defender Lei de Anistia
30 de dezembro de 2009 • 04h28

O ministro da Defesa Nelson Jobim teria escrito uma carta de demissão ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao saber da proposta de revogação da Lei de Anistia de 1979, segundo o jornal Estado de S.Paulo. A revogação seria analisada por uma comissão especial criada pela mais nova versão do Programa Nacional dos Direitos Humanos (PNDH-3). Os comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica também poderiam deixar os cargos.

A carta foi escrita no dia 22 de dezembro. No dia 25, Lula e Jobim teriam chegado a um "acordo político", de modo que as propostas enviadas ao Congresso não afrontariam as Forças Armadas, ainda que o texto do programa não seja reescrito. A base partidária também seria mobilizada para evitar textos de "caráter revanchista". Os comandantes das Forças Armadas, de acordo com a reportagem, consideram um "ponto de honra" a manutenção da Lei de Anistia. Outro ponto que teria motivado o pedido de demissão de Jobim seria a quebra de um "acordo" que coloca as Forças Armadas e os grupos armados de esquerda como alvo de possíveis processos para avaliar as violações de direitos humanos na ditadura. O PNDH-3 não teria referências a processos contra os grupos armados de esquerda. Lula teria dito a Jobim, ao rejeitar sua demissão, que o Planalto não será porta-voz de medidas revogadoras da Lei de Anistia.
...................................................................................

Concordo caro JP

O Sr. Jobim encarna o que faltava como Ministro para dar voz (ouvida) à Defesa.
Não apenas um figurante, mas um verdadeiro político (com o melhor significado
da palavra), ou verdadeira raposa, que trouxe real significado ao Ministério.
Corremos sério risco com alguns "revanchistas de um lado só"
e o Sr. Min., a ser verdade o fato como narrado,
foi coerente e competente com seu cargo.
O triste é que ainda veremos mais tentativas.
Apenas acho que então os atores serão outros e talves
os militares (e a nação) não tenham mais um Jobim para rebater e apoiá-los.
Então precisaremos de voz um pouquinho mais grave de nossos militares e
de nós mesmos para evitar um problemão. Via tem que ter mão dupla.
Um abraço

Franz

Booz
Sênior
Sênior

#16849 Mensagem por Booz » Qua Dez 30, 2009 7:08 am

Grande Franz.
Vc está absolutamente certo, até porque a lei deve fiel de balança e espada para todos. Rever posições, e todos tem sobejo saber disto, será um "cão armado", de arma apontando, apenas, para um alvo.
Que nunca tornemos ao passado e sempre tenhamos a solidez e progresso de um estado democrático de direito.

Mas, se tudo mudar?
Então a revanche poderá passar para o outro lado, hoje perseguido.

Portanto, o que cabe é dispor a lei, para todos, indistitamente.
Quem não se rege por esses princípios faz cair a máscara de pseudos-democratas, joga por terra seus aventados e alardeados baluartes de lutas da época. Mostra o quanto tudo era uma farsa que fez arrastar centenas de jovens idealistas à desgraça.
Bandidos e facínoras, travestidos de "guerrilheiros da liberdade", atrairam jovens que se bateram contra um forças despreparadas e que motivaram indisciplinados na tropa. O resultado, funesto, deve ser esquecido pois a lei foi para todos, inclusive para aqueles mesmos bandidos que ainda rondam por aí e se locupletam no governo.

Ou será que crimes, que ocorreram sim e dos dois lados, só são considerados assim se for um só lado a ser apenado?

Nem cabe aos militares ter voz alguma, são servidores do estado e não são porta-vozes do que grava às leis nacionais.

Cabe judiciário por um fim, um definitivo e categórico fim à esta esbórnia. E assim fazendo, ou seja, afirmando, insofismavelmente, que a lei da anistia é pétrea e que os crimes, não importa quem os cometeu, estão extintos, faça-a cumprir.
Que o governo fique alerta, pois radicalismo gera radicalismo.

Imagem
Franz Luiz
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 5 vezes

#16850 Mensagem por Franz Luiz » Qua Dez 30, 2009 7:55 am

Pois eu me preocupo mais com o judiciário/Mp querendo fazer "social" do que com políticos de esquerda.
Mas concordo em tudo: que valha a lei, senão será " Far west". Que o Pai nos poupe disto tudo.
Penso que nossa geração já sofreu o suficiente. Não quero ter que voltar para as origens européias
levando meus rebentos por este motivo.
Grande abraço

Franz

Booz
Sênior
Sênior

#16851 Mensagem por Booz » Qua Dez 30, 2009 8:28 am

Franz Luiz escreveu:Pois eu me preocupo mais com o judiciário/Mp querendo fazer "social" do que com políticos de esquerda.
Mas concordo em tudo: que valha a lei, senão será " Far west". Que o Pai nos poupe disto tudo.
Penso que nossa geração já sofreu o suficiente. Não quero ter que voltar para as origens européias
levando meus rebentos por este motivo.
Grande abraço

Franz

Não ocorrerá isto, confio na inabalável posição dos nossos militares e na visão de alguns políticos (como o NJ).
No entanto, você mais uma vez está absolutamente certo ao temer que alguns imberbes, com elevados poderes - MP e juízes federais - venham com a temeridade pueril de suas idades lacerar feridas que já deveriam ter suas cicatrizes veneradas.

Imagem
PRick

#16852 Mensagem por PRick » Qua Dez 30, 2009 8:34 am

Esse assunto não deveria ser tratado aqui. A discussão toda começou com processo dos 02 Coroneis acusados de Tortura.

O Crime de Tortura é considerado não anistiável, imprescritível, etc. Quer dizer é comparado ao Crime de Genocídio. Desse modo quem teria torturado, não estaria coberto pela Lei da Anistia.

Isso tudo está batendo no Supremo, que tem poderes para decidir sobre se os Torturadores estão ou não cobertos pela Lei da Anistia.

[]´s

Booz
Sênior
Sênior

#16853 Mensagem por Booz » Qua Dez 30, 2009 8:53 am

PRick escreveu:Esse assunto não deveria ser tratado aqui. A discussão toda começou com processo dos 02 Coroneis acusados de Tortura.

O Crime de Tortura é considerado não anistiável, imprescritível, etc. Quer dizer é comparado ao Crime de Genocídio. Desse modo quem teria torturado, não estaria coberto pela Lei da Anistia.

Isso tudo está batendo no Supremo, que tem poderes para decidir sobre se os Torturadores estão ou não cobertos pela Lei da Anistia.

[]´s

Grande PRicK.

Sem querer polemizar mas oferecendo minha opinião.
Posso entender seu elevado raciocínio contra o abominável crime de tortura. Mormente se cometido por embalo na "ideologice" (mistura de empulhada ideologia com idiotice), e em se tratando de nacionais, servidores do estado, contra nacionais.

Sem querer postar-me em condição para a qual não possuo qualidades técnicas acadêmicas, que seria discorrer sobre a amplitude subjetiva e ultra-fronteira do pensamento do legislador, porém já ousando fazê-lo. Penso que o legislador pátrio, ao proceder a feitura do diploma da anistia, para aquele exato momento histórico nacional, quis alcançar todo o espectro da pacificação nacional, quer seja do ponto de vista político-institucional como o da sociedade em si.

Prova disto, é que atravessamos sem maiores sobressaltos, e com maior punjança que nossos atormentados vizinhos, todo o período que sucedeu ao hiato de exceção de liberdades da história mais hodierna da América Latina.

Não quero dizer com isto que lembranças amaras, e contundemente cruéis, (e estas existem em ambos os lados), sejam simplesmente varridas para debaixo do tapete histórico, como se fossemos incensar uma hipocrisia oficial.

Mas, é aí advém a nossa fórmula de pacificação e progresso, ordenou-se a anistia total.
Se a tortura, pós outorga da carta magna de 1988, é sabiamente contemplada - inclusive com diplomas ordinários posteriores - como crime imprescritível e hediondo, já não é recebido e (nem conhecido) antes do recebimento pela sociedade da mesma Constituição nacional. Ao menos não derroga a lei da anistia, como diploma excepcional, posto que político.

Tenho fé que o STF ir´apacificar esta questão, deixando-nos livres de querer a revanche oferecida a um só lado.

Eu também tive dois colegas assassinados por elementos da luta armada, e mais um dos meus colegas ficou com seqüelas até sua morte me outro seqüestro.
Nunca foram indenizados nem suas famílias, aliás, seuqre lembrados.
Deixemos, pois, os mortos com os mortos.

Imagem
PRick

#16854 Mensagem por PRick » Qua Dez 30, 2009 9:01 am

jp escreveu:
PRick escreveu:Esse assunto não deveria ser tratado aqui. A discussão toda começou com processo dos 02 Coroneis acusados de Tortura.

[]´s

Grande PRicK.

Sem querer polemizar mas oferecendo minha opinião.
Posso entender seu elevado raciocínio contra o abominável crime de tortura. Mormente se cometido por embalo na "ideologice" (mistura de empulhada ideologia com idiotice), e em se tratando de nacionais, servidores do estado, contra nacionais.

Sem querer postar-me em condição para a qual não possuo qualidades técnicas acadêmicas, que seria discorrer sobre a amplitude subjetiva e ultra-fronteira do pensamento do legislador, porém já ousando fazê-lo. Penso que o legislador pátrio, ao proceder a feitura do diploma da anistia, para aquele exato momento histórico nacional, quis alcançar todo o espectro da pacificação nacional, quer seja do ponto de vista político-institucional como o da sociedade em si.

Prova disto, é que atravessamos sem maiores sobressaltos, e com maior punjança que nossos atormentados vizinhos, todo o período que sucedeu ao hiato de exceção de liberdades da história mais hodierna da América Latina.

Não quero dizer com isto que lembranças amaras, e contundemente cruéis, (e estas existem em ambos os lados), sejam simplesmente varridas para debaixo do tapete histórico, como se fossemos incensar uma hipocrisia oficial.

Mas, é aí advém a nossa fórmula de pacificação e progresso, ordenou-se a anistia total.
Se a tortura, pós outorga da carta magna de 1988, é sabiamente contemplada - inclusive com diplomas ordinários posteriores - como crime imprescritível e hediondo, já não é recebido e (nem conhecido) antes do recebimento pela sociedade da mesma Constituição nacional. Ao menos não derroga a lei da anistia, como diploma excepcional, posto que político.

Tenho fé que o STF ir´apacificar esta questão, deixando-nos livres de querer a revanche oferecida a um só lado.

Eu também tive dois colegas assassinados por elementos da luta armada, e mais um dos meus colegas ficou com seqüelas até sua morte me outro seqüestro.
Nunca foram indenizados nem suas famílias, aliás, seuqre lembrados.
Deixemos, pois, os mortos com os mortos.

O problema é que por força de tratados internacionais, os Crimes de Tortura e Genocídio, ganharam um Status singular. Como podemos ver pela prisão do Gal. Pinochet na Inglaterra, por mando de um Tribunal Espanhol. Como são considerados crimes contra a humanidade, não prescrevem, não pode ser anistiados ou perdoados, e os responsáveis podem ser punidos em qualquer Tribunal no mundo, e mesmo por Tribunais Internacionais.

Esse 02 Coronéis correm o risco de serem presos e julgados se forem para o exterior por exemplo.

[]´s

Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#16855 Mensagem por Marino » Qua Dez 30, 2009 9:11 am

Prick, o que o NJ fala é que a solução brasileira, adotada durante a constituinte por todos os partidos, foi um pacto nacional de pacificação do país. Que todos participaram do pacto, que ele, como um dos relatores, participou diretamente, e que agora um "macaco de realejo" (Copirata :lol: Pablo Maica) quer quebrar o pacto para um dos lados somente.
E os crimes imprescritíveis do outro lado, assassinatos, terrorismo, sequestros, roubos, etc? O pacto vale para estes?
Vale a pena acordar um urso que está hibernando, domesticado? A troco de que?

"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Matheus
Sênior
Sênior
Agradeceu: 341 vezes
Agradeceram: 432 vezes

#16856 Mensagem por Matheus » Qua Dez 30, 2009 9:32 am

Marino escreveu:Prick, o que o NJ fala é que a solução brasileira, adotada durante a constituinte por todos os partidos, foi um pacto nacional de pacificação do país. Que todos participaram do pacto, que ele, como um dos relatores, participou diretamente, e que agora um "macaco de realejo" (Copirata :lol: Pablo Maica) quer quebrar o pacto para um dos lados somente.
E os crimes imprescritíveis do outro lado, assassinatos, terrorismo, sequestros, roubos, etc? O pacto vale para estes?

Vão ter que prender a Dilma também....rsrsrsrs

PRick

#16857 Mensagem por PRick » Qua Dez 30, 2009 9:44 am

Marino escreveu:Prick, o que o NJ fala é que a solução brasileira, adotada durante a constituinte por todos os partidos, foi um pacto nacional de pacificação do país. Que todos participaram do pacto, que ele, como um dos relatores, participou diretamente, e que agora um "macaco de realejo" (Copirata :lol: Pablo Maica) quer quebrar o pacto para um dos lados somente.
Esses crimes arrolados por você são considerados comuns, podem ser anistiados e perdoados. Existe hoje uma categoria especial, que incluem a Tortura e o Genocídio.

Quer dizer matar não tem problema, é considerado crime, mas não crime contra a humanidade. Esse é o galho.

E o pior, não foi o Brasil que assim considerou, mas são considerados assim, internacionalmente, por contra de Tratados, a Carta da ONU e os Tribunais Internacioais Penais. E nem mesmo pode ser alegado o princípio da irretroatividade da Lei Penal, nesses casos ela retroage, exatamente, pela natureza desses crimes. Visando o fim da impunidade nesses casos. Talvez por isso os EUA não tenha reconhecido a autoridade desses tribunais para julgar crimes cometidos por seus cidadãos, mas pelo que sei o Brasil reconheceu essa autoridade.

Pode matar, pode sequestrar, roubar, mas não torturar. Assim, como o Genocídio, o Crime de Tortura é considerado afronta a dignidade humana. Portanto, não restrito a punição nacional, mas também, internacional.

Foi nesse escopo que o Ministério Público de SP agiu. Pode ter gente com segundos interesses, sem dúvida, mas é bom que fique claro, alguém que comete crime de tortura está sob juridição nacional e internacional, como é o caso do genocida.

[]´s

Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#16858 Mensagem por Marino » Qua Dez 30, 2009 10:09 am

PRick escreveu:
Esses crimes arrolados por você são considerados comuns, podem ser anistiados e perdoados. Existe hoje uma categoria especial, que incluem a Tortura e o Genocídio.

Quer dizer matar não tem problema, é considerado crime, mas não crime contra a humanidade. Esse é o galho.

E o pior, não foi o Brasil que assim considerou, mas são considerados assim, internacionalmente, por contra de Tratados, a Carta da ONU e os Tribunais Internacioais Penais. E nem mesmo pode ser alegado o princípio da irretroatividade da Lei Penal, nesses casos ela retroage, exatamente, pela natureza desses crimes. Visando o fim da impunidade nesses casos. Talvez por isso os EUA não tenha reconhecido a autoridade desses tribunais para julgar crimes cometidos por seus cidadãos, mas pelo que sei o Brasil reconheceu essa autoridade.

Pode matar, pode sequestrar, roubar, mas não torturar. Assim, como o Genocídio, o Crime de Tortura é considerado afronta a dignidade humana. Portanto, não restrito a punição nacional, mas também, internacional.

Foi nesse escopo que o Ministério Público de SP agiu. Pode ter gente com segundos interesses, sem dúvida, mas é bom que fique claro, alguém que comete crime de tortura está sob juridição nacional e internacional, como é o caso do genocida.

[]´s
O assassinato a coronhadas, colocar bomba em aeroporto, ect, pode ser perdoado.
Tá bom, fazer o que né?
Tem um tópico nos passados e Atuais onde esta discussão pode se desenvolver.
Mas o foco, para nós do DB, não devia ser este, mas as consequências para a END e os planos em andamento de uma possível saída do NJ.

"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#16859 Mensagem por Skyway » Qua Dez 30, 2009 10:21 am

Ja ouvi e li um bocado sobre esse "Macaco do Realejo"...e não me importa se alguem vai me processar ou o que for, digo aqui mesmo minha opinião sobre ele: Macaco do Realejo é um babaca, daqueles que se você trocar um punhado de bosta por ele, ainda sai CARO!

Fui

AD ASTRA PER ASPERA
Brasileiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 234 vezes
Agradeceram: 539 vezes

#16860 Mensagem por Brasileiro » Qua Dez 30, 2009 11:49 am

Marino escreveu:mas as consequências para a END e os planos em andamento de uma possível saída do NJ.
E sobre uma possível entrada da Dilma?

Ela que tem ligação direta com o caso?

abraços]

----------------
amor fati
Responder