TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#16801 Mensagem por orestespf » Seg Ago 17, 2009 12:56 am

DELTA22 escreveu:Bem, as frases que coloquei são para serem pensadas no ambito de toda a "peleia" sobre o F-X2... não era minha intenção abrir questão sobre o 'crescimento do ser', aliás, filosofia não é meu 'hobby' (pode escrever palavra em inglês aqui??? :mrgreen: Vou abrir meu "quarda-chuva" também!!) predileto... :lol: :lol:

Que siga o debate do F-X2, portanto... pode até colocar a parte da ideologia no meio porque já dei muita risada... :mrgreen: :mrgreen:

Abraços a todos. Até a proxima! :wink:

Só foi para descontrair, é que estou lendo uns livros meio "filosófico", mas sou péssimo nesta linha de raciocínio, só quis mostrar que dizer besteiras podem colar ou não, por isso apresentei minhas frases ridículas e sem sentidos, só isso. :lol: :lol: :lol:

Você não precisa do guarda-chuvas, amigo Delta22, está muito bem na fita. Continue com suas idéias e ideais. :wink:

Forte abraço,

Orestes

orestespf
Sênior
Sênior

#16802 Mensagem por orestespf » Seg Ago 17, 2009 12:59 am

Jacobs escreveu:
orestespf escreveu: :wink: :wink:

[009] [009]
hehehe lembrei do nosso amigo Hitl... ops... Higgins. :mrgreen:

Só dando :lol:
Se me permite, Jacobs, não entendi. :?: :?: :?:

DELTA22
Sênior
Sênior

#16803 Mensagem por DELTA22 » Seg Ago 17, 2009 12:59 am

orestespf escreveu:
DELTA22 escreveu:Bem, as frases que coloquei são para serem pensadas no ambito de toda a "peleia" sobre o F-X2... não era minha intenção abrir questão sobre o 'crescimento do ser', aliás, filosofia não é meu 'hobby' (pode escrever palavra em inglês aqui??? :mrgreen: Vou abrir meu "quarda-chuva" também!!) predileto... :lol: :lol:

Que siga o debate do F-X2, portanto... pode até colocar a parte da ideologia no meio porque já dei muita risada... :mrgreen: :mrgreen:

Abraços a todos. Até a proxima! :wink:

Só foi para descontrair, é que estou lendo uns livros meio "filosófico", mas sou péssimo nesta linha de raciocínio, só quis mostrar que dizer besteiras podem colar ou não, por isso apresentei minhas frases ridículas e sem sentidos, só isso. :lol: :lol: :lol:

Você não precisa do guarda-chuvas, amigo Delta22, está muito bem na fita. Continue com suas idéias e ideais. :wink:

Forte abraço,

Orestes
A ultima vez que alguem me falou isso bati com a cabeça na câmera! :twisted:

O "guarda-chuva" foi porque o pessoal aqui anda meio radical...... [041] [082]

O DB está meio "estranho" (insólito), na verdade, hostil ultimamente pra mim... :shock:

[]'s.

Editado pela última vez por DELTA22 em Seg Ago 17, 2009 1:37 am, em um total de 1 vez.
"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
orestespf
Sênior
Sênior

#16804 Mensagem por orestespf » Seg Ago 17, 2009 1:12 am

DELTA22 escreveu:A ultima vez que alguem me falou isso bati com a cabeça na câmera! :twisted:

O "guarda-chuva" foi porque o pessoal aqui anda meio radical...... [041] [082]

[]'s.
:lol: :lol: :lol:

Tome cuidado, ô sô!!!! :lol: :lol:

Ignore o guarda-chuva, radicalismo é ótimo, ótimo para se contrapor. :mrgreen: :mrgreen:

Na verdade o que falta não são os guarda-chuvas, mas sim os bons argumentos, que se perderam em detrimento de ideologias pessoais, só isso. O problema é que, penso, a compra dos caças foram motivas por ideologias pessoais, ideologias tais que fazem a pessoa perder a razão a ponto de acusar terceiros sobre o que acabou-se de praticar (falar, fazer, etc.).

Uma coisa é certa, todos, absolutamente todos no DB, defendem o que acreditam ser o melhor para o Brasil, sejam brasileiros ou não (vejo isso claramente). O mais interessante é que o "melhor para o Brasil" é algo indefinido, variável e mutável inclusive, mas o objetivo é um só, o melhor pra nós. A falha está em adotar ideologias como argumento, pois estas são insustentáveis, sempre. Friamente falando, todas estão corretas (sem querer ficar em cima do muro...), só que a falta de sustentação das mesmas implica em fragilidade e mesma se expõe claramente na possibilidade de retrucar, o que aumenta os posts e não na Resposta propriamente dita.

Talvez seja por isso que prefiro "navegar" ao invés de "voar"...

Forte abraço, Delta22!!!

Orestes

Rodrigoiano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 241 vezes
Agradeceram: 84 vezes

#16805 Mensagem por Rodrigoiano » Seg Ago 17, 2009 2:14 am

orestespf escreveu:Amigos e colegas DBistas,

temo que todo este disparate não termine bem... Se por um lado erra-se ao acusar terceiros, por outro erra-se ao fazer coro em defesa de outros, isto é conivência. Se por um lado acusa-se um grupo de criar mal-estar e um sentimento anti-americano, por outro os "atingidos" agem da mesma forma, pagando com a mesma moeda. Isto não é defesa, trata-se de mútuo ataque, onde, entendo, todos são igualmente culpados.

O clima do fórum está péssimo, não é agradável ver amigos e colegas se digladiando por coisa pequena, visto que os interesses nacionais são maiores do que ponto de vista de torcidas (organizadas ou não), de ideologias e até de sandices. Convenhamos...

Já fiz meu mea culpa, visto ter pensado (ingenuidade mesmo) que tocar em feridas de ambos os lados promoveria o pensamento geral que permitiria compreender parte do que está acontecendo no momento, inclusive não estou postando no momento em virtude da balbúrdia (respeitosamente). Mas não, o que está em jogo aqui no fórum são outras coisas...

Alguns parecem "pressentir" que os americanos vencerão, então opta-se por arrumar a cama e diminuir o clima anti-América (em vão, claro, visto aqui não ter ignorantes e ingênuos), logo tal atitude soa como provocação, então espera-se reação. Outros parecem se "convencidos" que o Rafale já ganhou, então toda comemoração soa como provocação e igualmente produz reações ácidas e amargas. Aí, pergunto: e o bom-senso? Este pode ser substituído pelo intolerância e insensatez humana???

Se querem uma opinião franca e na lata, então vai: todos aqui erram e muito agindo assim; e para não aliviar pra ninguém e nem fazer de santinho, completo, inclusive eu!!!!

Orestes, "postando somente após a calmaria".
X 1.000.000 Mestre!!!

Eu ultimamente ando só lendo, primeiro porque não sei P@$%# nenhuma, segundo porque o ambiente anda nervoso. Como nunca tive problemas no fórum, estou aqui para aprender e debater sobre defesa, não me importo com quantidade de posts, aliás, se os moderadores quiserem podem retirar todos os 400 e poucos tietês (a lá CM :D !) e colocar novato eternamente que não tem o menor problema para mim!

Grande abraço e que o tão esperado momento da decisão do FX2, qualquer que seja a escolha, saia logo!

Rodrigoiano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 241 vezes
Agradeceram: 84 vezes

#16806 Mensagem por Rodrigoiano » Seg Ago 17, 2009 2:21 am

helio escreveu:
Vinicius Pimenta escreveu:É Irrelevante considerar que o F-18 seja o terceiro ou quarto, ou último ou primeiro, caça dos EUA. Isto porque, a título de recordação, foi a FAB que emitiu RFI para a Boeing para o F-18. E se ele está na final, é por mérito da proposta, seja porque realmente é boa tecnicamente ou politicamente. Então é uma tremenda bobagem falar como se norte-americanos fossem monstros. Eles são monstros ou nós somos babacas? Porque é isso que determinadas mensagens fazem pensar. Afinal, se o caça é um tijolo, os norte-americanos não são confiáveis, não transferem tecnologia nenhuma, nem coisa nenhuma, CARAMBA, o que eles estão fazendo aí? De quem é a culpa? Deles? Ora, se a proposta é essa M. que pintam, o culpado é o BRASIL! Ou tem alguma explicação? Eles estão OBRIGANDO o Brasil a escolher o caça? Ora, se estão, não sei pra que nos preocuparmos em discutir, já está tudo acertado e vamos de F-18. Agora, se eles concorrem normalmente, algum mérito a proposta tem.

Tem mensagem que agride nosso senso de inteligência. Paciência tem limite. Mais seriedade, por favor!

A França oferece o Rafale porque é a única coisa que tem a oferecer, idem para a Suécia. Não se esqueçam que no F-X 1 quiseram de todas as formas empurrar o poderosíssimo Mirage 2000-5 Br Mk2, seja lá o que era isso. Enquanto puderam, empurraram um caça inferior. Ah, Vinicius, mas o F-X1 tinha verbas limitadas, era isso que eles poderiam oferecer. Errado! Todos os pacotes excediam o irreal orçamento (talvez menos o russo), sendo o pacote "franco-brasileiro" notoriamente o mais caro. Chegavam ao ponto de dizer que seriam produzidos no país. E a gente falava de 12 (DOZE!) aeronaves.

Hoje falam de produção de 36 Rafale no país! Corta essa! A paixão é tão grande que cega a inteligência! Ninguém abre linha de montagem para 36 aviões. Isso é proibitivo. Nesse caso suecos e norte-americanos foram mais verdadeiros: alguma produção é possível, mas com os novos lotes.

Nessa altura do campeonato é irrelevante debater airframe. Se os três não cumprissem o que a FAB quer, não estariam lá.

É irrelevante também debater em cima de propostas claramente mentirosas, embora elas façam parte do jogo. Os EUA também mentem dizendo que está tudo liberado. Não é assim. Aliás, a França mente dizendo que tudo também vai estar. Idem para os suecos que ainda têm problemas com componentes de terceiros.

Mas quem falou que a FAB pediu transferência total? Quem transfere TODA a tecnologia? Ainda tem gente que acredita nisso? Francamente.

O que quero dizer é que, ou se discute com base em parâmetros e coisas reais, ou esse tópico vai continuar um samba do crioulo doido. Cada um falando qualquer coisa, loops intermináveis e perda de tempo.

Desculpem qualquer coisa que tenha me excedido, mas essa é minha opinião.
vinicius
Parabéns pelo seu post

Hélio
Idem aos comentários acima do prezado Hélio!
Parabéns Vinícius!

Grande abraço!

PRick

#16807 Mensagem por PRick » Seg Ago 17, 2009 4:16 am

orestespf escreveu:
DELTA22 escreveu:Desde que cada um tenha a liberdade de interpretação que julgar mais acertada, tudo certo!

[]'s
Liberdade de interpretação é óbvio, não se questiona, mas liberdade de expressão, sim. :wink:

O certo (i.é., "julgar" mais acertado) não implica em verdade absoluta, apenas em verdade pessoal, esta sim limitada e questionável, passível de erro. Indo mais a fundo, já teve o cuidado de observar que os "fraseadores" sempre não praticam o dito? Porque as frases são feitas para causar impactos e nada mais.

O "crescimento" do ser não está em dizer, mas em praticar antes que se diga algo, relevante ou não. A credibilidade é fruto do pragmatismo executado e não daquele anunciado. Comportamentos decorrentes de idéias terceirizadas não implicam em empatias, mas em modismos que dilacerarão. As empatias chegam, mas nunca pra ficar. A vida construída nas empatias é sinal de ruína a posteriori.

Poderia ir longe com frases prontas, mas como sou matemático e minha praia não é letrada, opto pelo comum. Comum, segundo o dicionário Aurélio significa, entre outros: "pertencente a todos ou a muitos".

Forte abraço,

Orestes
Esse seu texto está interessante, podemos ir um pouco mais além, vamos abordar a realidade,

O discurso ideológico, enquanto ideologia de hegemonia, tem o papel de disfarçar ou deturpar a realidade, a função dele, é fazer com que a realidade tenha outra aparência, porque afinal, as sociedades humanas são construidas de forma cultural, quer dizer a imagem mental da realidade, não é a realidade.

Assim, ganha forma a prática distante do discurso, o discurso tem o sentido de encobrir a realidade, fazer que tenha aparência distinta, ou simplismente, camuflagem das intenções das ações. E ainda mais quando falamos em decisões de estado.

Portanto, podemos ver vários discursos aqui sobre democracia, quando na verdade, as sociedades capitalistas modernas, tem pouco ou quase nenhuma democracia, afinal, democracia não pode ser confundida com liberdade de expressão, nem com bagunça ou falta de objetivos nacionais claros.

Existe uma enorme diferença entre ideologias partidárias, e noção de nação, algo que pouco temos, e os EUA tem muita, não importa o governo, todos sabem que as políticas de nação dos EUA, são sempre semelhantes, porém, os discursos, as roupagens são diferentes, no entanto, os objetivos são os mesmos.

Assim, fica claro que o imperialismo dos EUA é uma linha reta, sempre nos trataram e tratam como quintal, porque isso serve aos interesses internos dos EUA como nação. Veja que o papel dos ideólogos aqui é a demonização, ou a valoração das posições políticas, como anti-EUA. A posição é pró-Brasil, e não anti-alguma coisa. Enquanto nossos interesses como Nação colidirem de frente com os EUA, as nossas posições deverão ser claras, amigos, amigos, negócios a parte. Como de fato eles sempre nos trataram, é claro o discurso ideológicos dizem são nossos amigos e aliados, porém, os fatos nada apontam para tal realidade, e sim, em outra, de que sempre fazem o que do interesse deles.

Outra parte do discurso ideológico e a tentativa de comparações e julgamento dos comportamentos éticos, é sabido, desde os tempos de maquiavel, que políticas de estado, não são éticas, porque o poder não é ético. Nem mesmo democrático, afinal, as instituições que estruturam a parte física do poder, são baseadas em hierarquias.

Do mesmo modo a organização economica do capitalismo não é democrática, as empresas privadas são a ditadura do capital, onde ninguém é eleito para nada, e o capital passa através da herança para a geração seguinte.

Mas a idelogia hegemônica fala em democracia, e cita os EUA, na verdade, é a democracia que mais tpatrocinou todo tipo de ditador, golpes de estado, intervenções, invasões e tantas outras práticas, que podem ser tudo menos democraticas.

A idelogia hegemônica quando apontamos fatos, os tratam como opiniões, ou os justificam com causas ou móveis completamente sem sentido em relação aos fatos, na verdade, usam o discurso para disfarçar ou encobrir as práticas nada condizentes com os discursos ou as práticas, assim, o discurso do poder dominante, é, basicamente, hipócrita, e quanto mais dominancia, mais hipócrita será, e aqui a hipocrisia não é um defeito, mas qualidade básica das ações do poder hegemônico.

Assim, o problema das bases dos EUA, não são as bases, para os que encarnam a idelogia hegemonica, os colonizados, mas o debate dos motivos que levaram a instalação das bases, como se a justificativa desse legitimidade a quem está com seus interesses contráriados com elas. Do ponto de vista dos interesses brasileiros não existe legitimidade para elas, porque não ganhamos nada com isso, e já falaram isso aqui, como não ganhamos nada durante a nossa história, sendo subordinados ao interesses dos EUA, porque afinal, a subordinação a interesses de terceiro, servem aos terceiros, e não aos subordinados.

Por último vemos o derradeiro movimento dos colonizados, a sua transfiguração em vítimas, é um bom recurso ideológio, se fazer de vítima, quando na verdade, apenas estão sendo confrontados com seu papel de colonizado, como a figura acima, quem idealiza a realidade, vendo ela através dos interesses dos outros, não gosta mesmo de se deparar com o seguinte fato; estou sendo enganado, quer dizer sou um beócio.

O que devemos fazer? Dar o troco no mesmo patamar, vamos nos fingir de amigos e inocentes, enquanto cuidamos de nossos interesses, quer dizer, comprando armas de quem não representam tanta ameaçae estejam dispostos a ceder tecnologia, parcerias e produção local, ou seja, usando os outros para atingir nossos objetivos, qual seja, desenvolver e produzir aqui os instrumentos da subordinação, o armamento bélico é o instrumento mais eficaz de subordinação e dependência, tanto do modo passivo, sendo seus clientes, como do modo ativo, sentindo a força dos efeitos de seu emprego. E os EUA sabem muito bem disso, como estado opressor e policial do planeta.

[]´s

helio
Sênior
Sênior
Agradeceram: 25 vezes

#16808 Mensagem por helio » Seg Ago 17, 2009 7:50 am

soultrain escreveu:Hélio,

Pelo que percebi você além de concordar com as bases militares Americanas na Colômbia, ainda as defende, interessante...

Interessante também é que todos os que aqui defendem as posições Norte Americanas, não foram capazes de dizer UMA única vantagem para o Brasil, o vosso país, interessante...

[[]]'s
Soultrain
Desculpe em responder somente agora, pois após as 19:00hs (daqui de São Paulo) do domingo desliguei meu PC para descansar. Quando eu olhei hoje de manhã já havia um montão de páginas , entretanto como esta mensagem foi a mim dirigida não pude deixar de responder.

Não sei se vc percebeu, a questão da base estadunidense na Colombia foi colocada neste forum para ilustrar o imperialismo deles.
Eu respondi que era contra o intervencionismo dos EUA, entretanto perguntei também às pessoas que colocaram a questão, por que somente agora estão discutindo o tema se os estadunidenses já utilizavam bases na america do sul no Paraguai,Equador e na Bolivia.
A discussão se tornou mais polemica por influencia da politica bolivariana na america do sul, pois Hugo Chavez conquistou adeptos no Equador, Bolivia,Paraguai, Argentina, e outros paises caribenhos.
Repare também que com a perpetualização de Chavez no poder, pipocaram ações anti-Brasil na america do sul a saber:
-A nacionalização de refinarias brasileiras ,com a tomada deles pelo exercito local
-A nacionalização de usinas no Equador e a tentativa de calote da divida financiada pelo BNDS. O governo equatoriano chegou até a prender cidadãos brasileiros que trabalhavam na construtora que construiu a usina.
-O aumento do preço da energia eletrica produzido em Itaipu pelo Paraguai
-Sobretaxas crescentes em produtos brasileiros que entram na Argentina, apesar de ambos pertencerem a um mesmo bloco comercial.
Em todos estes casos , apesar de toda importancia do Brasil no contexto sul-americano , a diplomacia brasileira deixou a desejar e permitimos todas estas agressões a nossa soberania.
Em todos estes paises que levantaram questões contra o Brasil havia financiamento da Venezuela, todos nós sabemos.
E o que nós aqui do forum fazemos? Chamamos os EUA de anti-cristo
Não percebem que este assunto vem a tona apenas como argumento na questão FX-2, mas ao falar sobre a nossa hegemonia desprezam o quanto estamos sendo prejudicados por um vizinho nosso.

Se os EUA são tão ruins assim, e vcs tanto repudiam por que insistem em ser tão influenciados por este país?
A minha posição é contra a interferencia militar estadunidense na america do sul, entretanto não repudio os EUA como alguns aqui do forum, mas antes de me criticar vejam vcs mesmo o quanto são influenciados conscientemente do Tio Sam.

São nas sutilezas que percebo o quanto vcs dependem deles. Por exemplo veja o linguajara deste forum. Quantas palavras em ingles ou "inglesados" é escrito aqui?
Vejam seus proprios apelidos, aqueles que vcs mesmo escolheram e desejam assim serem chamados. Aqui não é apelido , é "nick" pois é mais bacana não é?
Tem apelido de nome de ritmo Estadunidense, nome de personagem de HQ estadunidense, personagem de seriado da TV estadunidense ,de termos em ingles, e tem até um que se orgulha de ser francófilo mas coloca um apelido originario das iniciais de seu nome composto mas inglesado.
Por favor não me venham tentar convencer que se basearam no anglicismo britânico e não estadunidense, pois todos sabemos que não é.
Eu já mencionei este ponto uma vez, mas até o nosso amigo francófilo mencionará como "loop' ao invés de "Deja vu" do seu querido frances.

Desculpe por ter fugido do assunto FX-2 (para não dizer off-topic)

Um abraço

Hélio

Sávio Ricardo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 128 vezes
Agradeceram: 181 vezes
Contato:

#16809 Mensagem por Sávio Ricardo » Seg Ago 17, 2009 8:29 am

A questão "eu acho"... Não é a quantidade de base, localização das bases e sim o periodo em que as bases foram empresDADAS aos EUA.

Os EUA ja tiveram bases em todo canto na AS, inclusive aqui. Mas até pouco tempo atrás o Brasil era apenas mais um pais na America do Sul a se ajoelhar aos EUA, hoje não, o Brasil esta em busca de se tornar mais influente no mundo, e pra isso precisa começar com seus vizinhos, vide emprestimos de tucanos a FAA, acordos as vezes até ruins p/ nós agora mas bem vantajosos no futuro, como é o caso de Itaipu. E justo agora que o Brasil pretende se tornar o verdadeiro lider na AS, chega o chefão e nos toma uma parte???

Os EUA ja sacaram que estavam perdendo influencia por estas bandas e resolveram fazer isso.

Acho que isso soou um pouco mal la no Itamaraty.

É como ja disseram... os EUA as vezes até querem fazer lobby do SH, puxando um pouco nosso saco, dizendo que somos isso e aquilo de bom... mas eles não nasceram pra puxar saco de ninguem e as vezes se atrapalham todo...eles nasceram pra mandar e mandar.

Imagem
P44
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2754 vezes
Agradeceram: 2436 vezes

#16810 Mensagem por P44 » Seg Ago 17, 2009 8:48 am

o colega Sintra escreveu no FD que os F-18, a serem escolhidos , serão fabricados na América...
Apenas um exemplo, um dos três concorrentes ao FX2, a Boeing Norte Americana, já disse com todas as letras (através de Bob Gower) que os aviões para o Brasil (caso vençam a concorrência) vão ser construidos nos Estados Unidos da América
http://www.forumdefesa.com/forum/viewto ... 957#169957

isto procede?

Triste sina ter nascido português 👎
Sintra
Sênior
Sênior
Localização: Emirado de Al-Guheirão que fica no Califado de AL-Sintra

#16811 Mensagem por Sintra » Seg Ago 17, 2009 10:24 am

P44 escreveu:o colega Sintra escreveu no FD que os F-18, a serem escolhidos , serão fabricados na América...
Apenas um exemplo, um dos três concorrentes ao FX2, a Boeing Norte Americana, já disse com todas as letras (através de Bob Gower) que os aviões para o Brasil (caso vençam a concorrência) vão ser construidos nos Estados Unidos da América

isto procede?
Amigo aqui:
- As discussões com a FAB já se focaram numa venda via o programa governamental americano FMS (Foreign Military Sales). Não está em consideração a hipótese da produção do Super Hornet no Brasil. As 27 empresas nacionais contatadas eventualmente entrariam para a cadeia logística global da Boeing fabricando peças e subconjuntos estruturais para todos os F-18E/F fabricados para a US Navy e para clientes estrangeiros.
http://www.alide.com.br/joomla/index.ph ... as-na-mesa

O que é de chorar a rir é que a linha de produção do Super Hornet para a US Navy está a fechar, e que além da Austrália não existem mais vendas externas contratualizadas, portanto, estas 27 empresas Brasileiras vão mesmo fabricar o quê?

Budweiser 'beer' is like making love in a canoe - 'F***** close to water'...
P44
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2754 vezes
Agradeceram: 2436 vezes

#16812 Mensagem por P44 » Seg Ago 17, 2009 11:01 am

Obrigado Grande Lagarto Sintrense :wink:

após isso, com é que pode haver quem ainda defensa essa compra para a FAB :shock:

Triste sina ter nascido português 👎
pafuncio
Sênior
Sênior
Agradeceu: 29 vezes
Agradeceram: 5 vezes

#16813 Mensagem por pafuncio » Seg Ago 17, 2009 11:14 am

P44 escreveu:Obrigado Grande Lagarto Sintrense :wink:

após isso, com é que pode haver quem ainda defensa essa compra para a FAB :shock:

Herege, estás desafiando um dogma.

"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
PRick

#16814 Mensagem por PRick » Seg Ago 17, 2009 11:55 am

Sintra escreveu:
P44 escreveu:o colega Sintra escreveu no FD que os F-18, a serem escolhidos , serão fabricados na América...

isto procede?
Amigo aqui:
- As discussões com a FAB já se focaram numa venda via o programa governamental americano FMS (Foreign Military Sales). Não está em consideração a hipótese da produção do Super Hornet no Brasil. As 27 empresas nacionais contatadas eventualmente entrariam para a cadeia logística global da Boeing fabricando peças e subconjuntos estruturais para todos os F-18E/F fabricados para a US Navy e para clientes estrangeiros.

O que é de chorar a rir é que a linha de produção do Super Hornet para a US Navy está a fechar, e que além da Austrália não existem mais vendas externas contratualizadas, portanto, estas 27 empresas Brasileiras vão mesmo fabricar o quê?
Pois é,

Mais um exemplo do discurso indo contra a realidade, e tem um monte de gente acreditando nessa produção, na verdade, o F-18E, como já havíamos falando em outro tópico está com sua produção com os dias contados, e não me lembro de o uso do FMS, casado com transferência da linha de produção.

Então só existiria uma maneira da linha de montagem da Boieng continuar funcionando, vencer a concorrência no Brasil, para mais de um lote de aeronaves, e não teria sentido, produzir os caças aqui, porque significaria transferir empregos dos EUA, da Boieng, para a Embraer.

Fabricação sob licença só tem sentido com a linha original em funcionamento, caso contrário, ocorre na prática a transferência da linha de montagem. E investir em produção de componentes para uma linha de produção em vias de fechamento, é um péssimo negócio.

[]´s

Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#16815 Mensagem por Penguin » Seg Ago 17, 2009 12:00 pm

Sintra escreveu:

isto procede?
Amigo aqui:

Sintra,

Vão fabricar o mesmo que fabricariam para o Rafale: partes e componentes para as 36 unidades que a FAB vai encomendar até a data da entrega e talvez mais no futuro caso haja mais encomendas. E fabricação de partes e componentes para a manutenção e upgrades da frota em operação durante a sua vida útil fa FAB e de outros usuários (a depender do inclua em cada oferta).

Entre 2009 e 2010 serão produzidos 76 SH (E/F/G). + os 24 para RAAF. O que vai acontecer depois, nem o Congresso sabe, mas há indícios...

Whether to Approve a Third MYP Arrangement for FY2010-FY2014
http://fas.org/sgp/crs/weapons/RL30624.pdf
July 22, 2009

CRS Report for Congress
Prepared for Members and Committees of Congress

(...) The Navy has testified that it is planning a total procurement of 506 F/A-18E/Fs, with the final 57 aircraft to be procured in FY2010-2012. Subtracting out the nine F/A-18E/Fs requested for FY2010 leaves another 48 planned for procurement in procured in FY2011-FY2012. The Navy’s FY2010 budget-justification materials state that the advance procurement funding requested in FY2010 for the F/A-18E/F program is to support the planned procurement of 24 aircraft in FY2011,5 which would leave a final 24 aircraft to be procured in FY2012.

The F/A-18E/F was approved for export in June 2001.6 A sale of 24 to Australia was completed in May 2007. The first of the 24 was accepted by Australia on July 8, 2009, and 12 of the 24 are being wired to provide an option for converting them relatively easily into EA-18Gs.7 Sales to other countries are possible, and decisions on such sales reportedly could be announced in 2009 and 2010.(...)

(...) Another issue for Congress is whether to approve an MYP arrangement for procurement of F/A-18E/Fs and EA-18Gs for the period FY2010-FY2014. As mentioned earlier, FY2009 is the final year of the current MYP arrangement for procuring F/A-18E/Fs and EA-18Gs, and the Navy’s proposed budget does not request a new MYP arrangement for FY2010-FY2014. Some observers have suggested that a new MYP arrangement for FY2010-FY2014 might involve procuring a total of about 150 F/A-18E/Fs and EA-18Gs over the five-year period, with 30 or so aircraft being procured each year.(...)

Vc mais do que ninguém sabem que os off sets industriais, tecnologicos e projetos propostos não se restringem apenas à fabricação de partes e peças para os vetores em questão.
Defesa Brasil - Segundo Bob Gower (Vice-Presidente do Programa Super Hornet), na proposta da Boeing ao Brasil foram incluídos 28 projetos com 25 empresas brasileiras. É possível listá-los ou indicar os principais projetos e empresas? O que já foi conversado com a Mectron, Embraer, Avibras, entre outras?

Michael Coggins - Os projetos vão desde pura pesquisa de tecnologias envolvendo materiais avançados e aerodinâmica supersônica para o trabalho de design de upgrades, modelagens e de simulação do Super Hornet, até a fabricação dos subcomponentes da aeronave para manutenção e suporte de todo o programa Super Hornet.

Os parceiros foram escolhidos com base nas suas atuais capacidades e os seus objetivos estratégicos no setor aeroespacial. É óbvio que os principais fornecedores citados são líderes em seus respectivos campos e outros devem ser acrescentados à lista como ATECH e Aeroelectronica, por exemplo.

DB - O subsecretário de Estado para a América Latina, Tom Shannon, afirmou que a compra do Super Hornet representaria um offset de 117 projetos apenas no âmbito da Embraer. Seria possível apontar de maneira geral o que englobariam esses projetos? Qual a diferença entre esses 117 projetos com a Embraer e os outros 28 projetos com 25 empresas brasileiras citados por Bob Gower?

MC – Nossa proposta original de offset incluía mais de uma centena de aplicações potenciais. Depois de discussões com a FAB nas reuniões de esclarecimento em março, nossas iniciativas foram agrupadas de modo que cada projeto exibisse cada elemento do ciclo de vida e pudesse ser considerado "sustentável", com valor econômico a longo prazo.

DB - Northrop e General Electric foram apontadas como exemplos de possíveis parceiras de empresas brasileiras no projeto do F-X2. Quais seriam os projetos e quais os seus parceiros nacionais?

MC - Na verdade, todos os membros da parceria industrial do Super Hornet foram trazidos para apoiar e beneficiar o programa de offsets. A GE tem, obviamente, projetos relacionados com o motor e Northrop vários outros extensos projetos de materiais e fabricação.
A cooperação envolveria as brasileiras na montagem de partes e sistemas e atualizações do Super Hornet, o caça da Boeing; montagem, manutenção e teste dos motores; desenvolvimento de veículos aéreos não-tripulados e adaptação para uso de biocombustíveis, além da integração de armamento brasileiro, incluindo cooperação no desenvolvimento, integração e testagem.
De qualquer forma segundo Craudio Humberto, Roberto Carlos e as Baleias, o FX já está decido há muito tempo: Rafale.

[]s

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Responder