Super Hornet News

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: Super Hornet News

#1681 Mensagem por Skyway » Qui Out 30, 2008 9:48 pm

O F-14 sempre foi diferente de qualquer outra aeronave. Qualquer outra mesmo!

Não sei bem o porque, se foi pelo filme TopGun, por ser uma das aeronaves mais bonitas já feitas, se pelo poder que tinha no início que era muito superior a tudo...sei lá o motivo real da origem dessa adoração que transformou o Tomcat em uma aeronave quase mitológica, mas o F-14 sempre foi um diferente.

Logo, faz todo o sentido existir muito mais viúvas e muito mais choradeira quando esse pássaro perdeu as asas.

Só um exemplo do quanto foi diferente, experimente buscar quantos sites, livros e vídeos existem sobre o F-14...MUITO mais que qualquer outro avião.

Olha só um exemplo de quantos vídeos engraçados, especiais e tributos tem no Youtube:
(Procurem a mesma coisa sobre qualquer outro avião)






E muito mais que não coloco aqui pra não sobrecarregar o tópico.
Mas para vocês terem idéia de como esse avião era adorado e idolatrado pelos pilotos americanos. Muito mais que qualquer tipo de "fanatismo" já visto aqui no DB. :mrgreen:

Sério, esse avião era para muito pilotos o supra sumo, e isso só já justifica muita coisa relacionada ao SH, muitos mitos e lendas, coisas criadas no início mas que com o passar do tempo foram se acalmando na medida que os pilotos se conformavam e se acostumavam.

Um abraço!




Editado pela última vez por Skyway em Qui Out 30, 2008 9:50 pm, em um total de 1 vez.
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Re: Super Hornet News

#1682 Mensagem por Skyway » Qui Out 30, 2008 9:49 pm

Mapinguari escreveu:
cb_lima escreveu:Olha...

O que eu vejo é que a FAB criou um RFI e o F-18 passou para a segunda fase... Se passaram é que de uma maneira ou de outra o que era oferecido agradava a FAB gente!!! Vocês ao invés de celebrar esse feito, ficam com esse disse me disse super-trunfo com recheio de teoria da conspiração aonde cada hora o motivo é um diferente...

Caramba... "a Venezuela tem Su-30..." e daí? Eles fizeram concorrência com RFI/RFP? Qual a transferência de tecnologia que eles estão recebendo? Que eu saiba não... que eu saiba foram lá no supermercado e compraram o produto na prateleira com UMA única marca!!! Os caras não tinham opção!!!

Aí alguém pode dizer: - CB você está sendo preconceituoso contra o avião Russo... Resposta: - Não mesmo... qualquer país que compra qualquer coisa sem ao menos testar (ou "poder testar") o que existe por aí entra no mesmo barco... nesse caso é a Venezuela e sobrou para o Su-30 que é claro que é uma P... máquina...

Só sendo louco para dizer ao contrário, mas os fatos são:

Pegaram primeiro coisa que ia para a China, e não vi nenhuma história de piloto venezuelano fazendo teste no Rafale ou Gripen e "pré-selecionando" eles... e aí?

Cada país vive o momento histórico que lhe cabe... mas pensem bem:
- Vocês querem isso para o Brasil? Eu não Obrigado... já estivemos lá e sabemos aonde isso leva!

-----------------
Aí voltamos à FAB...

Eu honestamente acho que a FAB está fazendo um trabalho bem feito independente dos escolhidos... os caras (novamente vou colocar isso) estão seguindo um calendário... estão montando transferência em mais ou menos 10 coisas importantes para a FAB no futuro e estão seguindo isso!!

Existe o fator político? Claro, não sejamos inocentes, mas também achar que tudo que vem dos EUA é horroroso é também (muito) exagerado...

Quanto a liberação de armas, bom olha só... é como os caras negociam... sempre foi assim gente! Não há nada de novo nisso... :roll:

Vocês acham que a França é diferente? Dá uma olhadinha sobre o quanto foi "Fácil" (sendo irônico) integrar o Cayman e "quando" a FAB efetuou o primeiro disparo de "Matra 530" (1990!!!)... eles estão errados? Não não estão... nós é que não soubemos fazer um contrato direito, porque o pessoal ao sul do Uruguai já disparava os seus e já tinha até missil israelense integrado em "1980"!!!

Novamente voltamos ao ponto do RFI... seja lá o que a FAB ouviu... Esses 3 escolhidos Agradaram mais do que a concorrência!

O importante é que para passar para o RFP a FAB pelo visto obteve respostas que agradaram a ela. E vejam só... até com a Rússia teríamos que assinar acordo de transferência de tecnologia para botar a mão naqueles caças da maneira que a FAB "quer"...

Ou seja, eles (EUA/Rússia) estão errados em proteger as tecnologias deles? - É claro que não!!!

Nós fazemos o mesmo com o nosso reator nuclear lá em Aramar!! Estamos errados? Não Pows!

É como as coisas funcionam:

"- Querem a minha tecnologia que foi descoberta mediante bilhões e bilhões de dólares/rublos/euros de pesquisa e nego ralando o crânio para conseguir?

- Ok amigo... mostra aí $$$$ e fidelidade porque não quero essa porcaria na mão de um país muquirana depois que pode criar concorrência ou mesmo usar contram mim!"

Mas não... no Brasil somos os eternos injustiçados vítimas do capitalismo e das ruindades do mundo moderno!!

Chega Pows... chega dessa bobeira de se sentir vitima do mundo... é como eu estava conversando com um grande amigo meu outro dia sobre esse assunto:

"Se não se der respeito... ninguém vai te dar...!!"

Vai levar na cabeça como já levou no passado... e isso vai acontecer independentemente de quem for o vendedor...

- Isso faz dos americanos/franceses ruins? Não... faz os brasileiros de bobos que não sabem negociar!!!

Felizmente esse pensamento que aconteceu no passado, não está refletido nos aparentes 10 requisitos da FAB... E é isso que tem que ser visto pessoal!!

Putz... os caras criaram 10 compromissos com o FUTURO da caça brasileira... 10 lugares aonde eles querem estar... daí 3 empresas conseguiram passar para a frente... putz... a ponto até das porcarias muquiranas dos americanos estarem cheios de amores pela maneira como a FAB está conduzindo o processo e o que vejo aqui no DB é no meio de alguns posts excelentes uma série de tentativas de dizer que tudo não passou de uma grande conspiração...

Rapaz... vou te contar... estamos fazendo processo de escolha no mesmo nível de países que tradicionalmente fazem "escolhas" que servem de referência para o mundo todo e ao invés de celebrar o fato e mover o barco para frente... não... temos que reclamar da injustiça!!

Tá na hora pessoal... tá na hora de subirmos ao mesmo nível da FAB que achávamos que estava "atrasada", mas pelo visto está dando de 10 x 0 na gente!!

[]s
CB_Lima
X2 mil vezes. Parabéns e é isso aí mesmo.
Ao contrário do que aconteceu no processo do F-X1, que foi uma vergonha, a FAB agora está dando um show. Até os concorrentes estão reconhecendo isso. No escritório da Gripen, também ouvi elogios à forma como o processo está sendo conduzido pela FAB.
x3mil!




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Re: Super Hornet News

#1683 Mensagem por Mapinguari » Qui Out 30, 2008 9:55 pm

EDSON escreveu:Ainda assim teraimos o F15? Ou este não é superior ao F18?
Como caça, já foi superior. Mas ele é superior em muitas outras coisas ao Super Hornet, mas de modo negativo: é superior em custos de aquisição, em custos operacionais, em consumo de combustível, em assinatura-radar, etc. Nestes pontos, o Super Hornet é superior.




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Re: Super Hornet News

#1684 Mensagem por Mapinguari » Qui Out 30, 2008 10:18 pm

Carlos Mathias escreveu:Tá tudo embolado mesmo. Cada um com sua vantagem e desvantagem... :)
Mas sempre foi assim, não? Era o que eu dizia antes do RFI, aqui no DB, inclusive em relação ao Su35. Com relação a ele, embora EU não o considerasse a melhor opção para a FAB, em função das restrições que eu fazia (e, hoje, sabemos que a FAB, ou parte dela, também fazia) sempre disse que não ficaria chateado se a FAB o escolhesse em função das suas vantagens. Ou seja, se a FAB, colocando tudo na ponta do lápis (ou calculadora, ou computador) percebesse que a relação custo-benefício de se operar o Flanker era aceitável, apesar de suas desvantagens (sistema logístico diferente e enorme caudal logístico, maior custo operacional, armas diferentes que não são usadas em nenhum outro avião brasileiro, etc), visse que valia a pena ter o Flanker, tudo bem!
O que não daria para aceitar seria a compra pela compra, como fez a Venezuela que, como alguém aqui lembrou, comprou caças que estavam destinados à China. Estamos presenciando a maturidade da FAB nos processos de seleção. Mas, para chegar a esse nível, tivemos que amargar o F-X1 e todos os seus erros.
Veja que um dos maiores (senão o maior) problema do F-X1 - a interferência política - ela eliminou de cara no F-X2, simplesmente antecipando a divulgação da Short-list, eliminando os aviões que não a interessavam ou que não responderam as suas perguntas a contento. Sobraram para o RFP os três que responderam a contento e que atendem a todos os seus requisitos. Ou seja, dentro da ótica da FAB, dos três, o que vier está ótimo!




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Re: Super Hornet News

#1685 Mensagem por soultrain » Qui Out 30, 2008 10:37 pm

Só para lembrar que quando defendi o profissionalismo da FAB, que haveria um RFI e RFP, fui gozado, do mesmo modo que o Higgins foi aqui.

Embora não esteja o meu preferido na short list, nem os três que julgava mais adequados (EF, SU, F-35), dou os meus parabéns. Para o bem e para o mal, o pessoal que escolhe mostrou o que queria.

[[]]'s





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
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Re: Super Hornet News

#1686 Mensagem por GustavoB » Qui Out 30, 2008 10:42 pm

Mas o CB foi muito bem mesmo

"O que eu vejo é que a FAB criou um RFI e o F-18 passou para a segunda fase... Se passaram é que de uma maneira ou de outra o que era oferecido agradava a FAB gente!!! Vocês ao invés de celebrar esse feito, ficam com esse disse me disse super-trunfo com recheio de teoria da conspiração aonde cada hora o motivo é um diferente..."

e todo o resto.




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Re: Super Hornet News

#1687 Mensagem por EDSON » Sex Out 31, 2008 10:56 am

Com os outros dois concorrentes não tem nada de errado. Mas a proposta americana sempre é cheia de embuste. No dia que eles não se agradarem de nossa politica eles não mandam mais nada de sobressalentes.

Sempre foi assim e isto é um fato. Equipamento estratégico de ponta: Não. O F18 não é o melhor que sua indústria bélica nos poderia oferecer.




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Re: Super Hornet News

#1688 Mensagem por gaitero » Sex Out 31, 2008 10:59 am

O maior problema é que é um projeto de 1970.....
Mas com certeza o SH deu um novo ar ao F-18.




Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
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Re: Super Hornet News

#1689 Mensagem por EDSON » Sex Out 31, 2008 11:08 am

Não nos venderam F4 e não nos venderam F16 quando pediamos. E o F35 nem foi nos oferecido (nada de transferência de tecnologia sensível).

O F18 melhorou?

Claro!!!!


Mas no caso de outro FX nem ao menos quizeram nos oferecer e agora que o SU de Chaves esta por ai eles acham que devem oferecer para equilibrar as coisas.


Mas ai vai o meu recado para eles:

Ei americanos!!! Não queremos fazer parte de sua politica de contra- balanceamento!!! Nós fazemos nossos aliados!!!!




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Re: Super Hornet News

#1690 Mensagem por rcolistete » Sex Out 31, 2008 11:24 am

Mapinguari escreveu:
EDSON escreveu:Ainda assim teraimos o F15? Ou este não é superior ao F18?
Como caça, já foi superior. Mas ele é superior em muitas outras coisas ao Super Hornet, mas de modo negativo: é superior em custos de aquisição, em custos operacionais, em consumo de combustível, em assinatura-radar, etc. Nestes pontos, o Super Hornet é superior.
Pô, Fontoura, o F-15 é superior ao F-18E/F em vários aspectos : velocidade máxima, aceleração, capacidade de carga, etc. Só não evoluíram mais o F-15 em termos de sistemas senão mataria o F-22.

O F-14 e F-15 ficaram prontos praticamente juntos, a rivalidade entre a US Navy e USAF era gigantesca, pilotos de F-14 provocavam os da USAF dando rasantes de F-14, etc. Para mim, os 2 caças foram uns dos melhores da geração deles : nenhum F-15 foi abatido em combate ar-ar, etc.

[]s, Roberto




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Re: Super Hornet News

#1691 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sex Out 31, 2008 12:23 pm

soultrain escreveu:Só para lembrar que quando defendi o profissionalismo da FAB, que haveria um RFI e RFP, fui gozado, do mesmo modo que o Higgins foi aqui.

Embora não esteja o meu preferido na short list, nem os três que julgava mais adequados (EF, SU, F-35), dou os meus parabéns. Para o bem e para o mal, o pessoal que escolhe mostrou o que queria.

[[]]'s
Eu fui um dos que denfendeu a FAB junto com você. Mas não se preocupe. Era (é) mais torcida contra de fã-clubes do que qualquer outra coisa.

---
EDSON escreveu:Com os outros dois concorrentes não tem nada de errado. Mas a proposta americana sempre é cheia de embuste. No dia que eles não se agradarem de nossa politica eles não mandam mais nada de sobressalentes.

Sempre foi assim e isto é um fato. Equipamento estratégico de ponta: Não. O F18 não é o melhor que sua indústria bélica nos poderia oferecer.
Preconceito. Qual é o embuste da proposta americana? Quando foi que tivemos nossos sobressalentes cortados em mais de 60 ANOS de operação de aeronaves americanas na FAB? Cara, existem CONTRATOS.

E errado. O F-18 é o melhor que a indústria bélica deles pode oferecer. Não é o melhor produto que eles têm em operação ou em projeto. Mas não sei se você se recorda, quem emitiu o RFI para Boieng pedindo o F-18 FOI A FAB. Não foram eles que chegaram aqui oferecendo. Mais capaz do que o F-18 atualmente só o F-22 - que não é exportado pra ninguém e eles estão certíssimos - e o F-35 que não está pronto, custa uma fortuna, e tem vários parceiros insatisfeitos com os rumos do programa.

Só lembrando que o F-18 é e será a espinha dorsal da US Navy - que se fosse uma Força Aérea seria a 4ª maior do mundo - nos próximos 30 anos.

Eu posso concordar com qualquer um que aponte que o SH não é o melhor para a FAB por questões técnicas e industriais. Só não consigo aceitar esses mitos.
gaitero escreveu:O maior problema é que é um projeto de 1970.....
Mas com certeza o SH deu um novo ar ao F-18.
Na verdade o "baby Hornet" é um projeto da década de 1970. O Super Hornet, que é diferente e a Boeing considera um reprojeto, de 1990.

---

Roberto, já que falamos aí, como você sabe, as vantagens e desvantagens entre F-15 e F-18 ocorrem sim, como em qualquer comparação entre caças. Mas enquanto o primeiro já esgotou seu potencial de crescimento e já está caminhando para sua desativação (USAF), o segundo ainda tem um horizonte de mais de 30 anos de operação na (US Navy). Acho que é essa a grande vantagem e o que permite ser considerado no F-X 2. Claro, sem contar os custos.




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Re: Super Hornet News

#1692 Mensagem por henriquejr » Sex Out 31, 2008 12:44 pm

EDSON escreveu:Com os outros dois concorrentes não tem nada de errado. Mas a proposta americana sempre é cheia de embuste. No dia que eles não se agradarem de nossa politica eles não mandam mais nada de sobressalentes.

Isso pode ocorrer com qualquer país fornecedor de armamentos. Esqueceu o que os franceses fizeram com os israelenses??? E as informações sobre os AM-38 argentinos que eles passaram para os ingleses?? E o episódio da Guerra das Lagostas?
Esses exemplos estou citando apenas da França...



Sempre foi assim e isto é um fato. Equipamento estratégico de ponta: Não. O F18 não é o melhor que sua indústria bélica nos poderia oferecer.
O melhor da indústria bélica americana é o F-22, a quem eles ofereceram este caça?
O F-35 foi disponibilizado tanto ao Brasil quanto ao Chile mas é impossível entregarem no tempo que a FAB deseja. Pode ter certeza que daqui a uns 15 anos a coisa muda.




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Re: Super Hornet News

#1693 Mensagem por Barao Vermelho » Sex Out 31, 2008 2:13 pm

Caros Amigos, pelo andar da carruagem, podem ter certeza que vai dar F-18 SH, minha duvida é, quais serão os presentinhos que viram junto, o que é muito usado pelos Americanos: Se eu pudesse escolher ia querer uns 20 Apaches Usados, F-18 usados para a MB alem de alguns navios, quem sabe até alguns Canhões de 155mm para o Exercito e FN. Abraços




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Re: Super Hornet News

#1694 Mensagem por EDSON » Sex Out 31, 2008 2:15 pm

Preconceito. Qual é o embuste da proposta americana? Quando foi que tivemos nossos sobressalentes cortados em mais de 60 ANOS de operação de aeronaves americanas na FAB?

Aeronaves de segunda linha. Realemente nunca faltou nada. Só que até os militares denunciaram um acordo pois eles não paravam de mandar sucata. Mas como eu falei, se quando alguma politica não agradar. Há muitos casos por ai. nem vou relacionar os países.





Cara, existem CONTRATOS.

Contratos podem ser revistos. Os americanos tem seu Congresso que costuma jogar duro .




Editado pela última vez por EDSON em Sex Out 31, 2008 2:33 pm, em um total de 2 vezes.
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Re: Super Hornet News

#1695 Mensagem por EDSON » Sex Out 31, 2008 2:22 pm

henriquejr escreveu:
EDSON escreveu:Com os outros dois concorrentes não tem nada de errado. Mas a proposta americana sempre é cheia de embuste. No dia que eles não se agradarem de nossa politica eles não mandam mais nada de sobressalentes.

Isso pode ocorrer com qualquer país fornecedor de armamentos. Esqueceu o que os franceses fizeram com os israelenses??? E as informações sobre os AM-38 argentinos que eles passaram para os ingleses?? E o episódio da Guerra das Lagostas?
Esses exemplos estou citando apenas da França...



Sempre foi assim e isto é um fato. Equipamento estratégico de ponta: Não. O F18 não é o melhor que sua indústria bélica nos poderia oferecer.
O melhor da indústria bélica americana é o F-22, a quem eles ofereceram este caça?
O F-35 foi disponibilizado tanto ao Brasil quanto ao Chile mas é impossível entregarem no tempo que a FAB deseja. Pode ter certeza que daqui a uns 15 anos a coisa muda.
Não estava pensando em F22. E o F15 ou F35 feito pela embraer bem baratinho?

Relembrando as Malvinas acho que os americanos são piores.

Lembra do TIAR? "Poisé"... eles não respeitam tratados assinados e eu tenho que confiar em seus contratos. :D Só poderiam ter ficado um pouco neutros.

Espero realmente estar errado. :?
:?




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