Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
-
Pepê Rezende
- Sênior
Mensagem
por Pepê Rezende » Seg Ago 11, 2008 12:52 pm
Pepê Rezende escreveu:
Mantenho a afirmação sobre o AESA ter um alcance UM POUCO SUPERIOR ao RDY. O PESA alcança apenas 85km.
Pepê
rcolistete escreveu:
Pô, Pepê, decida-se...
Acho que vc leu errado. Sempre mantive esses dados.
rcolistete escreveu:
Discordo dos dados citados por você sobre o RBE-2 AESA (130 km) e PESA (85 km) por vários motivos. Deixa para lá.
São reais e já deram muito pano prá manga nas discussões entra a Dassault e a Thales. Isso não impede de ser um excelente avião. O Rafale aposta em sensores passivos e na integração avião-AWACS-controle de terra. A propósito, o NORA, do Gripen, está na mesma classe de desempenho.
Pepê
-
piratadabaixada
- Sênior
Mensagem
por piratadabaixada » Seg Ago 11, 2008 2:15 pm
Pepê Rezende escreveu:
São reais e já deram muito pano prá manga nas discussões entra a Dassault e a Thales. Isso não impede de ser um excelente avião. O Rafale aposta em sensores passivos e na integração avião-AWACS-controle de terra. A propósito, o NORA, do Gripen, está na mesma classe de desempenho.
Pepê
As informações que eu e o Roberto colocamos sobre o RBE2 são verificáveis.
Heronim
-
Pepê Rezende
- Sênior
Mensagem
por Pepê Rezende » Seg Ago 11, 2008 2:29 pm
piratadabaixada escreveu:Pepê Rezende escreveu:
Pepê
As informações que eu e o Roberto colocamos sobre o RBE2 são verificáveis.
Heronim
Por onde? Pela Wikipedia...
-
Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6431 vezes
- Agradeceram: 6787 vezes
-
Contato:
Mensagem
por Túlio » Seg Ago 11, 2008 2:34 pm
Vamos com calma, Pepê véio...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
-
Jacobs
- Sênior
Mensagem
por Jacobs » Seg Ago 11, 2008 2:37 pm
Caramba...
Um APG-68 de um F-16 blk-50 contruido a quase 15 anos atraz consegue ter um alcance de 120nm.
Agora um radar PESA, projetado recentemente e tendo um background de ótimos radares como o RDI e RDY, construido recentemente, teria um alcance chulo de apenas 85km.
Me desculpem, mas eu não acredito nessa baboseira que o Rafale é cego.
-
piratadabaixada
- Sênior
Mensagem
por piratadabaixada » Seg Ago 11, 2008 2:39 pm
Pepê Rezende escreveu:
Por onde? Pela Wikipedia...
Não, não é o Wikipedia. Argumentos acabando, baixarias aparecendo...
Já conheço este filme, né Pepê,
Heronim
-
Carlos Mathias
Mensagem
por Carlos Mathias » Seg Ago 11, 2008 2:41 pm
Alguém pode citar a THALES ou a Dassault?
-
PRick
Mensagem
por PRick » Seg Ago 11, 2008 2:46 pm
rcolistete escreveu:PRick escreveu:
O radar novo do Rafale tem mais alcance ou igual ao F-35 e ao Typhoon, e não está claro que o Typhoon terá o radar AESA no futuro próximo, quanto a radares protótipos dos russos, já falei, acreditem em Papel Noel, na eletrônica russa, se existe algo que os russo nunca foram grande coisa, é na eletrônica.
Olá Prick,
O APG-81 e CAESAR têm tudo para serem (pouco) melhores que o RBE-2 AESA. O APG-81 pois os EUA são os que têm mais experiência e excelência com radares AESA. O CAESAR, se tiver o mesmo nível tecnológico (hardware e software) do RBE-2 AESA, terá um diâmetro para antena um pouco maior, com potencial de ter um alcance um pouco maior.
Li recentemente que a Alemanha é a única que está investindo para valer no CAESAR e o quer para 2010 (protótipo final ?) a 2012 (pré-série ou produção em série). O texto era em alemão... Enfim, o CAESAR deve sair, pouco tempo depois do RBE-2 AESA (2011-12), mas deve sair, mesmo que seja em 2015.
[]s, Roberto
Como você mesmo falou, o CAESAR não tem contratos firmados, por enquanto, é tanto realidade quanto o SU-35BM. Existem protótipos de desenvolvimento. E firmar realidades sobre produtos ainda em desenvolvimento... Quanto ao F-35, os dados não indicam superioridade dele em relação ao RBE-AESA, os dados existentes, dos quais não posso dar fiabilidade absoluta, é apenas o que anda circulando na net. Olho isso com a desconfiança necessária.
[ ]´s
-
Galina
- Intermediário
- Agradeceu: 4 vezes
Mensagem
por Galina » Seg Ago 11, 2008 2:47 pm
Jacobs escreveu:Caramba...
Um APG-68 de um F-16 blk-50 contruido a quase 15 anos atraz consegue ter um alcance de 120nm.
Agora um radar PESA, projetado recentemente e tendo um background de ótimos radares como o RDI e RDY, construido recentemente, teria um alcance chulo de apenas 85km.
Depende qual o RCS usado para medir o alcance do apg-68 (V)9.
No caso do Rafale, li dois dados muito próximos, um de 83 km e outro de 85km, MAS referem-se a um alvo com RCS de 1m2 e atuando o radar francês com LPI, o qual repito, "rouba" muito mais alcance do que podemos imaginar...
Abraços,
Luerti
"Os primeiros quarenta anos da vida dão o texto, os trinta anos restantes possibilitam o comentário".
Arthur Schopenhauer
-
PRick
Mensagem
por PRick » Seg Ago 11, 2008 2:54 pm
Galina escreveu:Jacobs escreveu:Caramba...
No caso do Rafale, li dois dados muito próximos, um de 83 km e outro de 85km, MAS referem-se a um alvo com RCS de 1m2 e atuando o radar francês com LPI, o qual repito, "rouba" muito mais alcance do que podemos imaginar...
Abraços,
Luerti
Não só isso, mas o modo de busca do radar também influi, se é lock up ou lock donw,também dá uma diferença grande no alcance geral de rastreio, portanto, está se comparando bananas, laranjas com melâncias. Os dados tem que ter sido obtidos, exatamente, da mesma forma, caso contrário são incomparáveis.
[ ]´s
Editado pela última vez por PRick em Seg Ago 11, 2008 2:55 pm, em um total de 1 vez.
-
Jacobs
- Sênior
Mensagem
por Jacobs » Seg Ago 11, 2008 2:54 pm
Galina escreveu:Jacobs escreveu:Caramba...
Abraços,
Luerti
Ai que está meu caro, queria eu ter acesso a dados de interceptação da força aérea francesa. Duvido que o alcance seria de só 80km contra um caça de RCS entre 3 a 5 m2 (um Flanker ou um F-15 por exemplo).
-
Galina
- Intermediário
Mensagem
por Galina » Seg Ago 11, 2008 2:57 pm
PRick escreveu:Galina escreveu:
Abraços,
Luerti
Não só isso, mas o modo de busca do radar também influi, se é lock up ou lock donw,também dá uma diferença grande no alcance geral de rastreio, portanto, está se comparando bananas, laranjas com melâncias. Os dados tem que ter sido obtidos, exatamente, da mesma forma, caso contrário são incomparáveis.
[ ]´s
É verdade.
Os demais parâmetros desconheço.
Abraços
Luerti
"Os primeiros quarenta anos da vida dão o texto, os trinta anos restantes possibilitam o comentário".
Arthur Schopenhauer
-
Carlos Mathias
Mensagem
por Carlos Mathias » Seg Ago 11, 2008 2:58 pm
Mas meu Deus, alguém coloca aí os dados do RBE-2 da THALES então, pode ser?
-
Galina
- Intermediário
Mensagem
por Galina » Seg Ago 11, 2008 2:59 pm
Jacobs escreveu:Galina escreveu:
Abraços,
Luerti
Ai que está meu caro, queria eu ter acesso a dados de interceptação da força aérea francesa. Duvido que o alcance seria de só 80km contra um caça de RCS entre 3 a 5 m2 (um Flanker ou um F-15 por exemplo).
Jacobs
Certamente os números seriam maiores.
Abraços,
Luerti
Arthur Schopenhauer
-
soultrain
- Sênior
Mensagem
por soultrain » Seg Ago 11, 2008 3:02 pm
O alcance do radar do Rafale é o que é, não por nenhuma coisa secreta ou misteriosa, é o porque o tamanho da sua antena foi sacrificado em projecto, é uma questão física só isso.
[[]]'s
"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento"
NJ