TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- GDA_Fear
- Sênior
- Agradeceram: 1 vez
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Nos não estamos nos Navais só para lembrar.
- soultrain
- Sênior
Esse é um ponto interessante, que obviamente quem avalia não vai deixar passar, comprar de FMS é mais ao menos isso, é diferente de comprar ao fabricante, o contrato tem mais clausulas. Só especulação minha.
[[]]'s
[[]]'s
"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento"
NJ
- Anderson TR
- Sênior
Muito boa sua colocação nveras!!!E vou mais longe, dentro desse tabuleiro mundial,"Na atualidade" em que as parcerias se acirram, qual deles ganharia mais em uma cooperação mais aproximada com o Brasil??.....Sempre penso que a necessidade pode motivar muito mais, do que mais uma simples conquista!!!nveras escreveu:Boa noite senhores. Eu tenho acompanhado o fórum há algum tempo. Achei de alto nível.Como a minha área não é aeronáutica, não me senti apto a opinar. Já percebi que vários aqui são militares, até pela maneira polida e amigável como se tratam, embora tenham perdido a linha nos últimos posts, até discutindo sobre os caças em si, ou quem seria melhor para o Brasil: USA ou França. Acho que é um equívoco, pois não estamos mais na fase do caça em si. Quanto a quem seria melhor para o Brasil, acho que é o inverso. A questão é: para quem o Brasil é melhor, NO PANORAMA ATUAL,para a França ou para os USA? Se encontrarmos a resposta, este será o caminho.
Se eu já sou dono do mundo, ou tenho tudo que quero...Até que ponto minha boa vontade vai alimentar minha dedicação????
Editado pela última vez por Anderson TR em Sex Ago 14, 2009 9:26 pm, em um total de 1 vez.
Jesus Cristo meu Senhor -"O Leão da tribo de Judah"!!!
Corretos!Anderson TR escreveu:Corretíssimo Soultrain!!!A Unilateralidade dos EUA é o que mais me preocupa!!!!E uma parceria do nível e tempo que requer um Fx-2 da vida pode nos trazer problemas....A perspectiva de se aliar a um gigante que não precisa estreitar os níveis do relacionamento conosco da maneira como nós necessitariamos, nesse caso específico, pode ser muito problemático para nós.Os EUA e seus aliados, e vastos projetos em conjunto conseguem sem sombra de dúvida bancar suas indústrias e desenvolvimentos, porém, não vejo isso de uma forma irrestrita por parte da França e da Suécia, haja vista, apesar de possuirem economias saudáveis, não conseguiriam manter as exigencias de investimento que requer novos projetos e pesquisas sem parcerias, principalmente no nível que as concorrencias internacionais se acirram.soultrain escreveu:Há que fazer um ponto, repetido é certo, já o fiz há tempos:
Os EUA não embargam venda de armas porque são maus, tem pacto com o diabo etc... Inicialmente foi com um intuito benigno, uma atitude do bom gigante a qual concordo por principio.
Qual era o intuito/principio? Não introduzir novas capacidades bélicas em determinada região. Imaginem que dois países entravam em guerra, graças a determinada arma vendida pelos EUA a um dos lados, esse país mata, comete crimes, vence etc. A responsabilidade moral acabava por ser dos EUA.
Quem quisesse tal arma que a desenvolvesse. Não me venham com a história dos índios e dos espelhos, se lerem bem não é nada disso, quem desenvolve não é obrigado a vender.
Mas isto era no mundo ideal, a prática tem desvios e zonas cinzentas, há amigos, aliados, pressões, alterações inexplicáveis, mudanças repentinas de politica etc.
A realidade é: não se pode lançar a cenoura e quando o burro já está com os dentes cravados, retirá-la, não é correcto, ético etc. É o risco de comprar ao Bom gigante, porque ele pode-se dar ao luxo de fazer o que bem entende sem prestar contas a ninguém.
[[]]'s
No meu caso, não se trata de demonizar ou defender A ou B, apenas penso em como seria uma relação de parceria em que um dos lado necessita muito disso, e que para o outro lado é só mais um negócio, uma concorrencia à vencer.Por isso prefiro os Franceses ou Suecos como vencedores do Fx-2, pelo nível e necessidade que esses países buscam parcerias para colocarem em marcha suas industrias de Defesa, ainda mais contra uma concorrencia monstruosa imprimida por EUA e a velha Russia de guerra.....Para França e Suécia, com o potencial que o Brasil possui, e tendo toda uma América do Sul à sua volta, com novas possibilidades e perspectivas, uma parceria mais aprofundada que assegure um maior compromisso, pode ser uma saída e tanto.
Sávio Ricardo
Pode crêr!X2
É que as vezes meus pensamentos maquiavélicos contra os EUA não me permitem pensar assim, sendo menos imparcial e eu sempre me altero quando falo deles....
Na verdade o meu lado bonzinho pensa assim como vc escreveu.
E o meu lado mal pensa como eu ja venho dizendo, q os EUA são um bando de arrogantes que pensam que podem fazer suas cagadas onde bem entendem que o resto do mundo vem limpando atrás...
Sds.
- Bolovo
- Sênior
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Hélio, soca a bucha nessa francesaida aí.
Brincadeira.
Só vim dizer que gostei de algumas das mensagens do Hélio.
Abraços
Bolovo, o americano que nasceu no Brasil.
Brincadeira.
Só vim dizer que gostei de algumas das mensagens do Hélio.
Abraços
Bolovo, o americano que nasceu no Brasil.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
-
- Sênior
- Agradeceu: 2 vezes
- Agradeceram: 1 vez
Seja muito bem-vindo ao seu primeiro post no DB, NVeras!!!nveras escreveu:Boa noite senhores. Eu tenho acompanhado o fórum há algum tempo. Achei de alto nível.Como a minha área não é aeronáutica, não me senti apto a opinar. Já percebi que vários aqui são militares, até pela maneira polida e amigável como se tratam, embora tenham perdido a linha nos últimos posts, até discutindo sobre os caças em si, ou quem seria melhor para o Brasil: USA ou França. Acho que é um equívoco, pois não estamos mais na fase do caça em si. Quanto a quem seria melhor para o Brasil, acho que é o inverso. A questão é: para quem o Brasil é melhor, NO PANORAMA ATUAL,para a França ou para os USA? Se encontrarmos a resposta, este será o caminho.
Não se sinta "coagido" para postar, diga o que pensa, todos aqui estamos aprendendo um com os outros. O clima, aparentemente, beligerante faz parte do "ambiente defesa", assim sendo, não se sinta intimidado!!!
Sim, tem muitos militares neste micro-cosmo, mas tem muito civis também, todos procurando debater em bom nível, com ou sem desavença, com ou sem concordância de opinião, o que é muito natural e até salutar.
Quanto sua pergunta no final, se me permite, acho melhor reformula-la, ou seja, a mesma deveria ser: para entre a França e os EUA, qual deles seria o melhor para o Brasil? Isto faz diferença, dado que sua pergunta, às "inversas", sugere que estamos à venda e não é o caso.
É preciso saber qual tipo de "ligação" buscamos para o Brasil e não quem deve se ligar ao Brasil por si só. Isto passa por projetos maiores e de longo prazo, algo que só "perceberemos" ao longo do tempo e não na atualidade. Tenho minha opinião formada, mas não tenho a intenção de induzir ninguém a segui-la e sim que cada faça a sua escolha.
Grande abraço,
Orestes
Peguei somente o 1.o post seu,mas encare a sequência dos treis posts seus da mesma página.Vinicius Pimenta escreveu:Na minha opinião debate está esgotado. A discussão se tornou estéril.
Permanece o que eu falei: uma disputa ideológica onde prevalece em primeiro lugar a questão do gosto e/ou preferência por determinado país.
Não vai levar a nada a não ser a discussões, brigas e sabe-se lá mais o quê.
Sua postura tem a altura e estatura que poderíamos esperar,do administrador do nosso forúm,e por isso o parabenizo pela atitude de apaziguamento e a chamada ao bom senso nas discussões.
Só acrescento,que o assunto é apaixonante,o país espera por isso a tempos,e queiram ou não a resposta a pergunta de qual é a escolha, abrange muito mais do que simples hardware,sinaliza um primeiro posicionamento do país,sobre o que ele almeja se tornar no futuro.
Diante disso é normal que as pessoas se posicionem,tomem lados,façam julgamentos e avaliações das posições e atitudes perante o mundo dos países vendedores,pois é ao lado de um deles que ao fazermos nossa escolha, vamos nos posicionar e nos alinhar,e tomar posições e mostrar de que "lado" se está,que lado e ao lado de quem,o nosso país deve estar, também é importante e fundamental em um forum de debates,e ainda mais se tratando desse tema .
Nesses momentos acontecem excessos?Sim mas hão de ser tratados sobre o prisma da passionalidade que o assunto desperta,e por incrível que possa parecer,me parece que após a escolha feita,seja qual for,ai sim os debates adivindos dessa escolha,que não possuirão mais o quesito hardware,só o quesito político se tornarão mais ferozes e passionais.
E se isso ocorrer será muito bom,o país precisa desse tipo de debate,precisa que as pessoas tomem posições,se mostrem e se exponham,mesmo que de maneira exagerada,isso é uma maneira de gostar e querer o bem do Brasil.
Sds. and go to Tiête.
-
- Sênior
- Agradeceu: 203 vezes
- Agradeceram: 147 vezes
Boa noite Orestes. Eu não sei como citar o seu último post aqui. Daqui a pouco eu aprendo.
O que eu quiz dizer é que se trata de uma guerra de interesses entre Fr e USA. Aquele que ganhar mais com a parceria com o Brasil, será o mais interessante para nós, pois vai abrir mais as pernas. Abraços.
O que eu quiz dizer é que se trata de uma guerra de interesses entre Fr e USA. Aquele que ganhar mais com a parceria com o Brasil, será o mais interessante para nós, pois vai abrir mais as pernas. Abraços.
Não é nada meu. Não é nada meu. Excelência eu não tenho nada, isso é tudo de amigos meus.
-
- Sênior
Boa noite Orestes.
Eu ainda não aprendi a citar um post anterior, mas daqui a pouco chego lá.
O que eu quiz dizer com a minha "inversão" é que, tratando-se de uma guerra de interesses entre FR e USA, nós tiraremos melhor proveito e poderemos confiar mais naquele que mais tiver a ganhar com a nossa aproximação. Abraços.
Eu ainda não aprendi a citar um post anterior, mas daqui a pouco chego lá.
O que eu quiz dizer com a minha "inversão" é que, tratando-se de uma guerra de interesses entre FR e USA, nós tiraremos melhor proveito e poderemos confiar mais naquele que mais tiver a ganhar com a nossa aproximação. Abraços.
Não é nada meu. Não é nada meu. Excelência eu não tenho nada, isso é tudo de amigos meus.
Então eu pergunto. Os EUA precisam de nós exatamente para o quê?
nveras,
Clique no botão citar no canto direito abaio na tela.
Se quiser selecionar só um trecho,clique em responder do lado esquerdo abaixo,selecione via mouse,de ctrl+C,vá na pagina da tua resposta,clique em "quote" na lista suspensa,e de um ctrl+v.
para acrscentar imagens,clique em IMG na barra suspensa,copie o endereço da imagem de internete e de um ctrl+v
Boa sorte e seja bem vindo.
Clique no botão citar no canto direito abaio na tela.
Se quiser selecionar só um trecho,clique em responder do lado esquerdo abaixo,selecione via mouse,de ctrl+C,vá na pagina da tua resposta,clique em "quote" na lista suspensa,e de um ctrl+v.
para acrscentar imagens,clique em IMG na barra suspensa,copie o endereço da imagem de internete e de um ctrl+v
Boa sorte e seja bem vindo.
-
- Sênior
Obrigado pelo bizu.
Aliás, só por cultura geral, alguém sabe qual o país com maior fronteira terrestre com o Brasil?
Aliás, só por cultura geral, alguém sabe qual o país com maior fronteira terrestre com o Brasil?
Olha eu já andei pensando nisso,a principio eu tenho achado ultimamente eles meio deprimidos,meio cabisbaixos,as vezes isso pode ser falta de amigos,muitos problemas,stresse. Amigos sinceros!É o que eles estão buscando!Daqueles que voce pode tomar um chopS,em Camp David,um ombro amigo...um pagodinho na lage da Casa Branca,sei lá,acho que é carência mesmo.Carlos Mathias escreveu:Então eu pergunto. Os EUA precisam de nós exatamente para o quê?
Mas isso passa,daqui a pouco eles invadem algum lugar ai no mundo,e já se animam de novo.
Sds.
Estados Unidos da América.nveras escreveu:Obrigado pelo bizu.
Sds.
- Anderson TR
- Sênior
Bem Orestes!!Gostaria de fazer uma colocação.Será que o simples fato de buscarmos o que é melhor para o Brasil sem observar o que motiva o outro lado é suficiente???No meu ponto de vista, ainda não temos o cacife para impor, pelo menos não por enquanto, cumprimento de determinados acertos feitos com grandes Players mundiais (Na área de Defesa) se não houver reciprocidade....Um projeto dessa magnitude que será realizado a muito longo prazo( mais ou menos 40 anos) pode ficar amarrado simplesmente às intempéries e interesses de nossa jovem pseudo-democracia??orestespf escreveu: Quanto sua pergunta no final, se me permite, acho melhor reformula-la, ou seja, a mesma deveria ser: para entre a França e os EUA, qual deles seria o melhor para o Brasil? Isto faz diferença, dado que sua pergunta, às "inversas", sugere que estamos à venda e não é o caso.
É preciso saber qual tipo de "ligação" buscamos para o Brasil e não quem deve se ligar ao Brasil por si só. Isto passa por projetos maiores e de longo prazo, algo que só "perceberemos" ao longo do tempo e não na atualidade. Tenho minha opinião formada, mas não tenho a intenção de induzir ninguém a segui-la e sim que cada faça a sua escolha.
Grande abraço,
Orestes
Todos os concorrentes falam em investimento no Brasil, mas para qual deles um investimento por essas bandas surtiria mais efeito??Ou lhes dariam mais fôlegos???Interessa mais a quem uma simples venda de prateleira??(Importante ressaltar que um simples comprador nem sempre é visto como um potencial parceiro ou investidor).....Qual deles precisa mais de uma parceria e possível investidor??...
Jesus Cristo meu Senhor -"O Leão da tribo de Judah"!!!