NOTICIAS
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- Edu Lopes
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Re: NOTICIAS
Pois é. Agora que já conhecem o local é só arrumar um mandado de busca e apreensão com um juíz federal e mandar um grupo de guerreiros de selva e da PF pra lá. E se reagirem senta o dedo nesses putos. Depois denuncia na porra da ONU que os EUA mandaram militares armados pra Amazônia sem permissão do Brasil. Se forem da Blackwater então é melhor ainda, duvido muito que o governo americano vá criar muito caso por causa de meia dúzia de mercenários. E fica dado o recado.


Re: NOTICIAS
Isso realmente não perece verdade. É irreal. Não o fato dos mercenários, mas o fato de não terem tomado atitude contra um grupo armado em tertritório nacional.
Porte ilegal é crime (pelo que foi dito estavam fortemente armados).
Porte ilegal é crime (pelo que foi dito estavam fortemente armados).
- LeandroGCard
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Re: NOTICIAS
Sei não,z.garcia escreveu:Isso realmente não perece verdade. É irreal. Não o fato dos mercenários, mas o fato de não terem tomado atitude contra um grupo armado em tertritório nacional.
Porte ilegal é crime (pelo que foi dito estavam fortemente armados).
Tantos barcos e hidroaviões parecem mesmo indicar uma pousada para pescadores esportivos, do tipo que tem anúncios em vários sites de pesca internacionais. O pessoal toma um vôo charter nos EUA ou na Europa, pousa em Belém ou Manaus, pega o hidroavião e vai para um acampamento de alto luxo em rios amazônicos ainda bem preservados, para pescar as diversas espécies de peixes peixes comuns por lá em pequenas lanchas super-equipadas.
Eles não são invasores querendo dominar a terra nem extrair riquezas minerais ou biológicas, apenas apaixonados por pesca esportiva que vem tirar umas fotos com os famosos "peacock bass" (tucunarés), e geralmente nem mesmo matam o peixe, pois costumam soltá-lo com poucos ferimentos após as fotografias. Mas é gente de grana, (um pacote barato de 1 semana custa à partir de U$3.500,00, mas pode passar dos U$10.000,00 dependendo da infra-estrutura), e eu não duvido nada que as pousadas contratem seguranças armados para a proteção desse pessoal. E como os seguranças precisam ser fluentes em inglês, brasileiros é que não serão.
Nem sei se não dou razão aos caras, pois nossas autoridades estão muito longe de poder garantir a segurança deste tipo de turista na Amazônia. Eles não ficam em lugares específicos que podem ser facilmente patrulhados, já que tem que ir atrás dos peixes que cada vez se concentram em um lugar diferente. Lembram-se do navegador famoso (acho que da Nova-Zelândia) que foi morto por piratas e causou comoção internacional não faz muito tempo?
Aí um destacamento do exército topa com um desses acampamentos em uma reserva indígena (os caras não ameaçam a natureza nem nada, e ainda deixam uma boa grana em troca de bugigangas que os índios vendem para eles como lembranças, então os índios devem gostar muito de recebê-los), vai até lá investigar, vê os seguranças ex-SEAL armados e se assusta um pouco. Mas na volta as autoridades da região, que sabem do que se trata, mandam deixar pra lá pra não incomodar os pescadores que não estão fazendo nada demais.
Uma história perfeitamente plausível. Mas vale a pena esquentar a cabeça por este tipo de coisa?
Abraços a todos
Leandro G Card
- bruno mt
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Re: NOTICIAS
é Leandro, mas pode ser tembem pesquisadores gringos que vem até manaus/Belem pegam esses hidro-aviões para entrar na mata e utilizam os barcos para se locomover durante a pesquisa.ficam nestas "pousadas" para não levantar suspeitas e caso alguem venha reclamar tem os "seguranças".
as possibilidades são varias
as possibilidades são varias

Re: NOTICIAS
Que outro pais permite tal situação além do Brasil, Iraque, Georgia, Tibete, ...?Battleaxe escreveu:Vocês não tem idéia do quanto isso me irrita, me deixa p... Apesar do ocorrido, o que o governo fez?
Soberania senhores, soberania!
Cadê???
"15 homens e 10 lanchas
“O coronel contou que pegou a autorização e voltou. Levou três horas para chegar ao igarapé, onde não tinha mais ninguém. Continuou em direção à fronteira. De repente, encontrou ancoradouro, com um cara loiro, de olhos azuis, fuzil nas costas, o esperando. Olhou para o lado: 10 lanchas e quatro aviões-anfíbio, no meio na selva. ‘Na sua área?’, perguntei. ‘É’, respondeu. Ele contou que abordou o homem: ‘Quem é você?”. Como resposta ouviu: ‘Sou oficial forças especiais dos Estados Unidos da América do Norte’. O coronel insistiu: ‘Que faz aqui’. E o cara disse que fazia segurança para uma pousada. Ele perguntou qual pousada? Ouviu: ‘Pertencente a um cidadão americano’. Quinze homens estavam lá, armados. Hallibourton? Blackwater?”
- cesarw
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Re: NOTICIAS
Sucata flutuante - Marinha Brasileira
E hoje a nossa presença nos mares é muito modesta. Dir-se-á que existe um programa de
reestruturação da nossa Marinha orçado em R$ 5,8 bilhões ao longo de sete anos.
Paulo Brossard
Jurista, ministro aposentado do STF
ZERO HORA 18/8/2008
A propósito da descoberta de reservas petrolíferas no Atlântico, na
proximidade da costa brasileira, também foi divulgado um dado de particular seriedade. Segundo ele, se
não houver reversão no orçamento, 87% dos navios da Marinha Brasileira, hoje em curso, estarão
desativados em 2010, ou seja, em dois anos. E hoje a nossa presença nos mares é muito modesta. Dirse-
á que existe um programa de reestruturação da nossa MARINHA orçado em R$ 5,8 bilhões ao longo
de sete anos. Se em 2010 o nosso déficit em tonelagem será fortemente agravado, será forçoso
reconhecer que a despesa orçada para ser gasta em sete anos será exígua, mesmo se a verba for
aplicada pontualmente, o que é duvidoso. Basta dizer que no ano de 2007, segundo a mesma fonte, o
Tesouro Nacional reteve R$ 3,15 bilhões e que, dos R$ 2,6 bilhões para o ano em curso, apenas R$ 1
bilhão foi liberado até agora. Não preciso dizer mais para significar as preocupações existentes a
respeito. As necessidades do país no setor marítimo serão decuplicadas, para ser modesto, com as
descobertas do fundo do mar que nos encheram de alegria cívica. Mas, já se disse, e não sem razão,
que o orçamento é uma peça de ficção. De modo que tem de ser redobrada a vigilância das entidades
públicas e privadas em relação ao tema, pois a desídia poderá ser de efeitos calamitosos.
Com efeito, tem se tornado consuetudinária a prática executiva de congelar verbas públicas e
salvo quando são descongeladas para facilitar a aprovação de determinadas matérias no Congresso,
como tem acontecido abertamente, elas podem ficar para as calendas gregas. Ao insistir no assunto não
estou prevendo o que ocorrerá, mas o que pode acontecer, até porque a omissão é fácil, segundo Padre
Vieira “é um pecado que se faz não fazendo”. O que me parece é que mesmo que o congelamento não
venha a ocorrer e que os R$ 5,8 bilhões venham a ser aplicados pontualmente em sete anos, o certo é
que em 2010 estarão desativados 87% dos barcos atuais e a maior carência deles dar-se-á bem antes
dos sete anos da projetada reestruturação.
"A guerra, a princípio, é a esperança de q a gente vai se dar bem; em seguida, é a expectativa de q o outro vai se ferrar; depois, a satisfação de ver q o outro não se deu bem; e finalmente, a surpresa de ver q todo mundo se ferrou!"
KK
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- Paisano
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Re: NOTICIAS
Corveta de US$ 263 milhões entra em operação no Rio
Fonte: http://www.tribunadaimprensa.com.br/
Fonte: http://www.tribunadaimprensa.com.br/
A Marinha vai receber hoje, no Arsenal do Rio, a corveta Barroso, o mais moderno navio de combate da frota, armado com canhões, torpedos, mísseis e guarnecido por um helicóptero Lynx. O programa, várias vezes interrompido, exigiu 14 anos e custou US$ 263 milhões.
O ministro da Defesa, Nelson Jobim, deve anunciar as novas etapas do plano de reequipamento da Força, cuja demanda é da ordem de 33 diferentes meios até 2025: 7 novos submarinos convencionais, 30 patrulhas oceânicos, 4 corvetas, 5 a 10 navios fluviais, 6 anfíbios, para transporte de tropas. A longo prazo o programa contempla o desenvolvimento de um navio aeródromo para suceder o atual, o porta aviões A-12 São Paulo.
O Comando da Marinha, a rigor, tem recursos próprios de bom porte. Segundo o titular, almirante Júlio Moura Neto, até junho estavam contingenciados pelo governo cerca de R$ 3,2 bilhões em royalties sobre o petróleo, recursos de direito da Força Naval.
A V-34 Barroso tem autonomia de 30 dias e raio de ação de 8.000 km. Oferece maior capacidade de proteção ao tráfego marítimo, responsável por 95% do fluxo de comércio exterior brasileiro. Na execução do projeto de construção o índice médio de nacionalização dos sistemas de bordo do navio é de cerca de 57% entre sistemas de Controle Tático, de Medidas de Apoio à Guerra Eletrônica, de Controle e Monitoramento da Propulsão e de Controle de Avarias e Lançamento.
Patrulheiros
A corveta tem 103,4 metros e desloca 2.400 toneladas. A tripulação é de 150 militares. Velocidade de 30 nós, ou cerca de 60 km/hora. Sua primeira missão será um grande exercício de patrulha e proteção à rede de plataformas de extração e processamento de petróleo no mar.
No dia 15, a Marinha lançou o edital para contratação no Brasil de quatro navios leves (500 toneladas) de patrulha. O total pretendido é de 29 unidades. As duas primeiras são produzidas no Ceará, ao custo de R$ 80 milhões. A primeira série terá 12 embarcações. Cada uma leva 35 militares e é armada com um canhão e duas metralhadoras.
- knigh7
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Re: NOTICIAS
Matéria de hoje, terça, do Estadão:
Corveta entra hoje em operação
Marinha gastou US$ 263 milhões com navio Barroso
Roberto Godoy
Tamanho do texto? A A A A
A Marinha vai receber hoje, no Arsenal do Rio, a corveta Barroso, o mais moderno navio de combate da frota, armado com canhões, torpedos, mísseis e guarnecido por um helicóptero Lynx. O programa, várias vezes interrompido, exigiu 14 anos e custou US$ 263 milhões.
O ministro da Defesa, Nelson Jobim, deve anunciar as novas etapas do plano de reequipamento da Força, cuja demanda é da ordem de 33 diferentes meios até 2025: 7 novos sumarinos convencionais, 30 patrulhas oceânicos, 4 corvetas, 5 a 10 navios fluviais, 6 anfíbios, para transporte de tropas.
A longo prazo o programa contempla o desenvolvimento de um navio aeródromo para suceder o atual, o porta aviões A-12 São Paulo.
O Comando da Marinha, a rigor, tem recursos próprios de bom porte. Segundo o titular, almirante Júlio Moura Neto, até junho estavam contingenciados pelo governo cerca de R$ 3,2 bilhões em royalties sobre o petróleo, recursos de direito da Força Naval.
A V-34 Barroso tem autonomia de 30 dias e raio de ação de 8.000 km. Oferece maior capacidade de proteção ao tráfego marítimo, responsável por 95% do fluxo de comércio exterior brasileiro. Na execução do projeto de construção o índice médio de nacionalização dos sistemas de bordo do navio é de cerca de 57% entre sistemas de Controle Tático, de Medidas de Apoio à Guerra Eletrônica, de Controle e Monitoramento da Propulsão e de Controle de Avarias e Lançamento.
PATRULHEIROS
A corveta tem 103,4 metros e desloca 2.400 toneladas. A tripulação é de 150 militares. Velocidade de 30 nós, ou cerca de 60 km/hora. Sua primeira missão será um grande exercício de patrulha e proteção à rede de plataformas de extração e processamento de petróleo no mar.
No dia 15, a Marinha lançou o edital para contratação no Brasil de quatro navios leves (500 toneladas) de patrulha. O total pretendido é de 29 unidades. As duas primeiras são produzidas no Ceará, ao custo de R$ 80 milhões. A primeira série terá 12 embarcações. Cada uma leva 35 militares e é armada com um canhão e duas metralhadoras.
fonte: http://www.estadao.com.br/estadaodehoje ... 6595,0.php
P.S: Marino, Lord Nauta, Ciclone: há alguma informação não condizente com a realidade nesta matéria?
Atenciosamente
Corveta entra hoje em operação
Marinha gastou US$ 263 milhões com navio Barroso
Roberto Godoy
Tamanho do texto? A A A A
A Marinha vai receber hoje, no Arsenal do Rio, a corveta Barroso, o mais moderno navio de combate da frota, armado com canhões, torpedos, mísseis e guarnecido por um helicóptero Lynx. O programa, várias vezes interrompido, exigiu 14 anos e custou US$ 263 milhões.
O ministro da Defesa, Nelson Jobim, deve anunciar as novas etapas do plano de reequipamento da Força, cuja demanda é da ordem de 33 diferentes meios até 2025: 7 novos sumarinos convencionais, 30 patrulhas oceânicos, 4 corvetas, 5 a 10 navios fluviais, 6 anfíbios, para transporte de tropas.
A longo prazo o programa contempla o desenvolvimento de um navio aeródromo para suceder o atual, o porta aviões A-12 São Paulo.
O Comando da Marinha, a rigor, tem recursos próprios de bom porte. Segundo o titular, almirante Júlio Moura Neto, até junho estavam contingenciados pelo governo cerca de R$ 3,2 bilhões em royalties sobre o petróleo, recursos de direito da Força Naval.
A V-34 Barroso tem autonomia de 30 dias e raio de ação de 8.000 km. Oferece maior capacidade de proteção ao tráfego marítimo, responsável por 95% do fluxo de comércio exterior brasileiro. Na execução do projeto de construção o índice médio de nacionalização dos sistemas de bordo do navio é de cerca de 57% entre sistemas de Controle Tático, de Medidas de Apoio à Guerra Eletrônica, de Controle e Monitoramento da Propulsão e de Controle de Avarias e Lançamento.
PATRULHEIROS
A corveta tem 103,4 metros e desloca 2.400 toneladas. A tripulação é de 150 militares. Velocidade de 30 nós, ou cerca de 60 km/hora. Sua primeira missão será um grande exercício de patrulha e proteção à rede de plataformas de extração e processamento de petróleo no mar.
No dia 15, a Marinha lançou o edital para contratação no Brasil de quatro navios leves (500 toneladas) de patrulha. O total pretendido é de 29 unidades. As duas primeiras são produzidas no Ceará, ao custo de R$ 80 milhões. A primeira série terá 12 embarcações. Cada uma leva 35 militares e é armada com um canhão e duas metralhadoras.
fonte: http://www.estadao.com.br/estadaodehoje ... 6595,0.php
P.S: Marino, Lord Nauta, Ciclone: há alguma informação não condizente com a realidade nesta matéria?
Atenciosamente
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Re: NOTICIAS
O total pretendido, entre navios de 500 ton e de 1600 ton, que se somarão aos atuais, é de 50 NPa.
A série inicia com 12 de 500 e 5 de 1600.
Os outros dependerão de recursos a serem repassados, inclusive pela Petrobrás.
A série inicia com 12 de 500 e 5 de 1600.
Os outros dependerão de recursos a serem repassados, inclusive pela Petrobrás.
"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
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Re: NOTICIAS
E os outros meios de superfície, como Fragatas, Corvetas, CT's e PA's?
Para a defesa das plataformas NAPA's de 500 e 1600 toneladas são ótimas, mas e o resto? Temos mais coisas a defender no mar...
Até mais!
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Thiago
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"O respeito e a educação são garantia de uma boa discussão. Só depende de você!"
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Re: NOTICIAS
A prioridade foi estabelecida pelo Comandante da Marinha, e publicada em sua entrevista.
Veja que está sendo seguida rigorosamente:
1) Submarinos
2) NPa
3) Helis
4) Escoltas
...
...
...
Helis e NPa estão sendo anunciados. Em dezembro, creio que se anunciam os ...
Veja que está sendo seguida rigorosamente:
1) Submarinos
2) NPa
3) Helis
4) Escoltas
...
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...
Helis e NPa estão sendo anunciados. Em dezembro, creio que se anunciam os ...
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Re: NOTICIAS


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Vamos aguardar dezembro então!
Enquanto isso, outro meios (auxiliares) virão?
Até mais!
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Re: NOTICIAS
Devo confessar que estou tendo uma certa dificuldade para entender como navios de patrulha levemente armados ajudarão a proteger plataformas de petróleo. OK, eles são ótimos para coibir a pesca ilegal e combater o tráfico, o contrabando e a pirataria (ou seja, para atividades basicamente policiais). Este tipo de atividade ilegal é levada a cabo por criminosos e foras-da-lei nacionais e estrangeiros que devem ser combatidos, é claro, mas não vejo o que tem a ver com as plataformas de petróleo existentes e a construir.Brigadeiro escreveu:E os outros meios de superfície, como Fragatas, Corvetas, CT's e PA's?
Para a defesa das plataformas NAPA's de 500 e 1600 toneladas são ótimas, mas e o resto? Temos mais coisas a defender no mar...
Até mais!
Será que se imagina um bando de piratas em um petroleiro sequestrado invadindo uma plataforma da Petrobrás para roubar petróleo? Ou pescadores ilegais instalando redes entre as pernas de uma plataforma? Ou ainda bandidos tomando uma plataforma de assalto e cobrando resgate pela sua devolução? Para mim qualquer coisa deste tipo parece muito estranha, pouco verossímil.
Também não consigo imaginar um batalhão de fuzileiros venezuelanos, argentinos ou angolanos em um navio de transporte sem armamento e sem escolta invadindo as plataformas de petróleo e reivindicando-as para seus países, como se faria com um pedaço de território ou uma ilha. O máximo que consigo imaginar seria um ataque terrorista visando destruir uma plataforma como forma de protesto contra alguma coisa, mas porque alguém faria isso contra uma plataforma do Brasil no Atlântico sul se nunca houve notícias de um ataque assim contra plataformas americanas no golfo do México por exemplo?
As únicas ameaças que consigo imaginar são ações de navios de guerra de uma nação inimiga tentando bloquear o acesso do país ao petróleo das plataformas em caso de grave crise internacional, ou a tentativa de destruição destas plataformas também por navios ou aviões de guerra de uma nação inimiga em guerra conosco. Neste caso falo de corvetas, fragatas, CT's, navios-aeródromos, submarinos, etc..., armados com canhões de calibre elevado, mísseis e torpedos. Aí, o que poderão fazer navios de patrulha relativamente lentos, praticamente sem sensores e armados somente com metralhadoras e canhões leves?
Vejam bem, não digo que navios de patrulha não sejam necessários e importantes para um país com a costa enorme que temos, mas eles não são substitutos para verdadeiros navios de guerra. Principalmente no caso da proteção das nossas plataformas de petróleo presentes e futuras. Tudo bem que dada a proximidade destas plataformas com relação ao nosso território não imagino que venhamos a precisar de NAe's ou cruzadores de 10.000 tons especificamente para protegê-las, mas NPa's, mesmo que de 1600 tons, também não me parecem apropriados. Os meios navais que imagino para a proteção destas plataformas terão que poder enfrentar uma frota de combate inimiga de igual para igual, ou então serão de muito pouca utilidade.
Qual a opinião dos colegas sobre o assunto?
Leandro G. Card
Re: NOTICIAS
Ola Leandro, a minha opiniao a respeito disso ....é a mesma sua 
Talvez o Marino possa opinar com maior probidade

Talvez o Marino possa opinar com maior probidade
Editado pela última vez por brisa em Ter Ago 19, 2008 8:26 pm, em um total de 1 vez.