Eurofighter

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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zela
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#166 Mensagem por zela » Ter Dez 04, 2007 11:28 pm

O Gripen é muito caro pra ser um caça "Low".




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Immortal Horgh
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#167 Mensagem por Immortal Horgh » Qua Dez 05, 2007 2:31 am

Tigershark escreveu:Com certeza!Ficaria feliz(e muito) com 36 Typhoons e 64 gripens. :D


[009]

Composição muito boa, mas aumentaria para 60 e 120, respectivamente. Acho que se nosso orçamento chegasse em 1,5% do PIB, poderíamos ver issso como bem plausível.

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Carlos Lima
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#168 Mensagem por Carlos Lima » Qui Dez 06, 2007 7:58 pm

http://www.defesanet.com.br/tecno1/typhoon.htm

Mais um operador do Typhoon!

Tecnologia - Technology
DEFESA@NET 06 Dezembro 2007
Eurofighter 05 Dezembro 2007


O consórcio Eurofighter assina
o contrato da Arábia Saudita

Hallbergmoos – 5 Dezembro 2007. O consórcio Eurofighter GmbH assinou com o seu parceiro industrial BAE Systems os documentos contratuais para o fornecimento à Arábia Saudita de 72 caças Eurofighter.

Aloysius Rauen, CEO da Eurofighter GmbH, declarou: “Este contrato é a segunda exportação do Eurofighter, o avião de combate da próxima geração, capaz de realizar indistintamente missões ar-ar ou ar-terra e mudar o tipo de missão em vôo. Coloca o programa em uma posição de liderança no mercado global de aviões de combate e demonstra a força da indústria aeroespacial européia. Nenhum outro competidor, internacional ou europeu, fabricante de aviões de combate de última geração, pode contar com uma carteira de pedidos deste porte. Esta venda representa também uma das maiores encomendas em número de aviões, desde principio dos anos ’90.”

Eurofighter GmbH gerenciará a produção e o apoio logístico do avião como contratista para a BAE Systems, que será o “prime contractor” neste contrato de Governo-Governo (UK-Arábia Saudita).

Com o ingresso do programa do Reino da Arábia Saudita, último cliente do Eurofighter, agora são seis as nações que adquiriram um total de 707 caças:

Países Quantidade
Alemanha 180
Itália 121
Espanha 87
Reino Unido 232
Áustria 15
Reino de Arábia Saudita 72

Até esta data, 136 aviões foram produzidos, incluindo os seis aviões instrumentados operados pelas indústrias para testes.

Foram fornecidos aos clientes
RAF (UK) 47
Luftwaffe (Alemanha) 37
AMI (Itália) 26
Espanha 19
Áustria 2

Os aviões Eurofighter acumularam mais de 28.000 horas de vôo desde a entrada em serviço nas Forças Aéreas, em 2004, enquanto os aviões destinados aos ensaios de vôo acumularam mais de 5.500 horas de vôo.

30 aviões do Lote 2 (Tranche) estão nas linhas de montagem final e iniciaram os ensaios de aviônica e motor para a obtenção do certificado de Aceitação de Tipo do Block 8, previsto para março-junho 2008, ao que devem seguir as entregas nos meses de julho-setembro de 2008.

O caça Eurofighter é o avião de combate mais avançado de nova geração, com capacidade para realizar indistintamente missões ar-ar ou ar-terra e mudar o tipo de missão durante o vôo, disponível no mercado. Foi adquirido por seis nações (Alemanha, Itália, Espanha, Reino Unido, Áustria e o Reino da Arábia Saudita). Com 707 aviões contratados, é o maior programa de colaboração militar da Europa e desenvolve tecnologias de ponta, fortalecendo a indústria aeroespacial européia em um ambiente global muito competitivo. O programa assegura mais de 100.000 postos de trabalho em 400 empresas.

A Eurofighter Jagdflugzeug GmbH gerencia o programa em nome dos membros do consorcio: Alenia Aeronáutica (Itália), BAE Systems (Reino Unido), EADS CASA (Espanha) e EADS Deutschland (Alemanha), quatro das mais importantes empresas aeroespaciais européias, com um faturamento total de 60,7 Bilhões de Euros (2006).



PS: Seria fantástico ver um desses na FAB... oh Boy! :cry:

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PRick

#169 Mensagem por PRick » Qui Dez 06, 2007 8:03 pm

cb_lima escreveu:http://www.defesanet.com.br/tecno1/typhoon.htm

Mais um operador do Typhoon!

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O consórcio Eurofighter assina
o contrato da Arábia Saudita

Hallbergmoos – 5 Dezembro 2007. O consórcio Eurofighter GmbH assinou com o seu parceiro industrial BAE Systems os documentos contratuais para o fornecimento à Arábia Saudita de 72 caças Eurofighter.

Aloysius Rauen, CEO da Eurofighter GmbH, declarou: “Este contrato é a segunda exportação do Eurofighter, o avião de combate da próxima geração, capaz de realizar indistintamente missões ar-ar ou ar-terra e mudar o tipo de missão em vôo. Coloca o programa em uma posição de liderança no mercado global de aviões de combate e demonstra a força da indústria aeroespacial européia. Nenhum outro competidor, internacional ou europeu, fabricante de aviões de combate de última geração, pode contar com uma carteira de pedidos deste porte. Esta venda representa também uma das maiores encomendas em número de aviões, desde principio dos anos ’90.”

Eurofighter GmbH gerenciará a produção e o apoio logístico do avião como contratista para a BAE Systems, que será o “prime contractor” neste contrato de Governo-Governo (UK-Arábia Saudita).

Com o ingresso do programa do Reino da Arábia Saudita, último cliente do Eurofighter, agora são seis as nações que adquiriram um total de 707 caças:

Países Quantidade
Alemanha 180
Itália 121
Espanha 87
Reino Unido 232
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Até esta data, 136 aviões foram produzidos, incluindo os seis aviões instrumentados operados pelas indústrias para testes.

Foram fornecidos aos clientes
RAF (UK) 47
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AMI (Itália) 26
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Os aviões Eurofighter acumularam mais de 28.000 horas de vôo desde a entrada em serviço nas Forças Aéreas, em 2004, enquanto os aviões destinados aos ensaios de vôo acumularam mais de 5.500 horas de vôo.

30 aviões do Lote 2 (Tranche) estão nas linhas de montagem final e iniciaram os ensaios de aviônica e motor para a obtenção do certificado de Aceitação de Tipo do Block 8, previsto para março-junho 2008, ao que devem seguir as entregas nos meses de julho-setembro de 2008.

O caça Eurofighter é o avião de combate mais avançado de nova geração, com capacidade para realizar indistintamente missões ar-ar ou ar-terra e mudar o tipo de missão durante o vôo, disponível no mercado. Foi adquirido por seis nações (Alemanha, Itália, Espanha, Reino Unido, Áustria e o Reino da Arábia Saudita). Com 707 aviões contratados, é o maior programa de colaboração militar da Europa e desenvolve tecnologias de ponta, fortalecendo a indústria aeroespacial européia em um ambiente global muito competitivo. O programa assegura mais de 100.000 postos de trabalho em 400 empresas.

A Eurofighter Jagdflugzeug GmbH gerencia o programa em nome dos membros do consorcio: Alenia Aeronáutica (Itália), BAE Systems (Reino Unido), EADS CASA (Espanha) e EADS Deutschland (Alemanha), quatro das mais importantes empresas aeroespaciais européias, com um faturamento total de 60,7 Bilhões de Euros (2006).



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Num viu o pessoal falando, esquece estes troços caros, custão 1990000000000000000 a unidade em EURO! :twisted: :twisted: :twisted:

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#170 Mensagem por Dieneces » Seg Dez 10, 2007 8:02 pm

PRick escreveu:
cb_lima escreveu:http://www.defesanet.com.br/tecno1/typhoon.htm

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O caça Eurofighter é o avião de combate mais avançado de nova geração, com capacidade para realizar indistintamente missões ar-ar ou ar-terra e mudar o tipo de missão durante o vôo, disponível no mercado. Foi adquirido por seis nações (Alemanha, Itália, Espanha, Reino Unido, Áustria e o Reino da Arábia Saudita). Com 707 aviões contratados, é o maior programa de colaboração militar da Europa e desenvolve tecnologias de ponta, fortalecendo a indústria aeroespacial européia em um ambiente global muito competitivo. O programa assegura mais de 100.000 postos de trabalho em 400 empresas.

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Recomendo o Defense Industry Daily de hoje , sob o verdadeiro "preço" do Eurofighter. Mas leiam tudo, desde a origem remota do acerto de contas de Petróleo por armas até a estimativa de preço do suporte de longo prazo do negócio finalmente contratado, passando pelos cerca de 3 ou 4 valores revelados pelo negócio. Pra quem critica frango por caças..




Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Carlos Mathias

#171 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Dez 10, 2007 8:10 pm

É Dieneces, acho que suas idéias batem com as minhas em muitos pontos. [009]




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#172 Mensagem por Carlos Lima » Seg Dez 10, 2007 8:38 pm

Só lembrar que um dos grandes problemas dos Sauditas é que eles são extremamente dependente em termos de suporte...

Da manutenção até a linha de vôo é muito mais fácil você falar inglês e ser compreendido do que árabe. :wink:

Só a BAe emprega hoje mais de 4000 pessoas na Árabia Saudita (apenas!).

Esse motivo por si só já ajuda muito no preço louco desses contratos.

Mesmo que eles 'pela primeira vez' pensem em formar pessoal 'da casa', serão anos e anos de treinamento.

Qualquer outro país com uma infra-estrutura um pouco mais apropriada não teria que arcar com esse tipo de custo.

PS: O preço da aeronave em si é 'salgado'.

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#173 Mensagem por Dieneces » Seg Dez 10, 2007 8:43 pm

cb_lima escreveu:Só lembrar que um dos grandes problemas dos Sauditas é que eles são extremamente dependente em termos de suporte...

Da manutenção até a linha de vôo é muito mais fácil você falar inglês e ser compreendido do que árabe. :wink:

Só a BAe emprega hoje mais de 4000 pessoas na Árabia Saudita (apenas!).

Esse motivo por si só já ajuda muito no preço louco desses contratos.

Mesmo que eles 'pela primeira vez' pensem em formar pessoal 'da casa', serão anos e anos de treinamento.

Qualquer outro país com uma infra-estrutura um pouco mais apropriada não teria que arcar com esse tipo de custo.

PS: O preço da aeronave em si é 'salgado'.

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Mas o preço espanhol , que é de um país desenvolvedor , também é astronômico :cerca de U$180 milhões por unidade . Foi postado aqui.




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#174 Mensagem por Carlos Lima » Seg Dez 10, 2007 8:49 pm

Concordo com você [009], por isso que coloquei o "PS" :D

Só estou colocando alguns fatos que deixarão o preço dos Sauditas ainda mais 'salgado'.

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#175 Mensagem por Dieneces » Seg Dez 10, 2007 9:05 pm

Segundo a imprensa britânica o negócio "total" , incluindo o suporte até 2030 , chegará entre 20 e 30.5 bilhões de Libras , conforme as fontes , France-Presse , BBC ou Sunday Times . Um pouco mais que o dobro , se em dólares. Foi o que eu li no texto aludido e cruzando informações com artigos anteriores. Remanescente de um nebuloso acordo petrolífero de 1985 , conhecido por Al-Yamamah Agreement , do qual datam até as anteriores aquisições de Tornados.




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#176 Mensagem por soultrain » Seg Dez 10, 2007 10:16 pm

Mas o preço espanhol , que é de um país desenvolvedor , também é astronômico :cerca de U$180 milhões por unidade . Foi postado aqui.



Esse preço inclui o desenvolvimento que foi pago pelo consorcio, que incluiu outros ganhos para as industrias nacionais e outros não quantificáveis.

Novos clientes não vão pagar o desenvolvimento já contratado, vão pagar um fee fixo aos países do consorcio, o valor é bem mais baixo que esse.

[[]]'s[/i]




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#177 Mensagem por Dieneces » Seg Dez 10, 2007 11:11 pm

soultrain escreveu:Mas o preço espanhol , que é de um país desenvolvedor , também é astronômico :cerca de U$180 milhões por unidade . Foi postado aqui.



Esse preço inclui o desenvolvimento que foi pago pelo consorcio, que incluiu outros ganhos para as industrias nacionais e outros não quantificáveis.

Novos clientes não vão pagar o desenvolvimento já contratado, vão pagar um fee fixo aos países do consorcio, o valor é bem mais baixo que esse.

[[]]'s[/i]
Até pode ser , Soultrain , embora fique difícil quantificar . Me baseio nos informes dos negócios realizados , como exemplo a France Presse , citada hoje pelo site DefenseNews.com que estima o contrato da Arábia Saudita para o Typhoon em cerca de 41 bilhões de dólares , todo o pacote , incluindo suporte de longo prazo , até 2030. A BBC , tempos atrás citava valor semelhante , cerca de 20 bilhões de libras . Outros jornais ingleses estimam um valor ainda superior . Isso tudo dá um valor , se considerarmos os 72 aparelhos , de cercade 570 milhões de dólares por unidade , pacote completo .




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#178 Mensagem por soultrain » Seg Dez 10, 2007 11:24 pm

:shock: Por cada EF-2000 dava quase para comprar 3 F-22 e ambos sabemos que isso não é verdade.

Na verdade, pelo que conheço dos Sauditas, eles devem ter exigido até os pneus com a faixa branca, fabricação local e entrega em 2 semanas. O que vai acontecer é que os Britânicos vão construir o Typhoon em solo saudita e segundo as leis Sauditas, o bolo do $$$ pago por uma empresa a trabalhadores estrangeiros, tem de ser menos de metade que o bo0lo pago a sauditas. O que isso quer dizer? Por cada trabalhador que efectivamente trabalha, há um Saudita que bebe chá.

Quanto custa a mais construir alguma coisa na Arábia Saudita? Muito mais do dobro, contas fáceis de fazer, já que um Europeu lá, tem de ganhar muito mais que na Europa.

Desculpem se pareço indelicado, mas é a realidade, suponho ainda que os pilotos não serão sauditas, mas paquistaneses e Europeus.

Eles podem dar-se ao luxo de fazer tudo isto, nenhum dos nossos países pode.

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#179 Mensagem por Carlos Lima » Seg Dez 10, 2007 11:40 pm

Só para completar um pouco:

41 Bilhões é o preço
22 anos (2008/2030) é o prazo do suporte
72 aeronaves

Essa conta poderia ser feita da seguinte maneira também:

41Bi / 22 Anos = 1.86 Bi por ano gasto com esse projeto

Diluindo isso entre as 72 aeronaves temos 2 possíveis cenários:

1. Conta "bruta":

41Bi/ 72 Aeronaves = 569Milhoes - como custo total do programa por aeronave

569 Milhoes / 22 anos = 25.88 Milhoes - custo total do programa por aeronave por ano

25.88 Milhoes / 12 meses do ano = 2.16milhoes - custo total do programa por aeronave por mês :D


2. Levando em consideração prazos de integra/atritos

Aqui nesse cenário estou estimando que ao longo do contrato (22 anos) somente 60% das aeronaves estarão disponíveis.

Novamente:

41Bi / 43 aeronaves (60% de 72 aeronaves) = 949 Milhoes
949 Milhoes / 22 anos = 43 Milhoes seriam gastos para manter 60% da frota/ano
43Milhoes / 12 meses = 3.59 Milhoes gastos por aeronave / mês

Levar em consideração que isso leva em conta:

Cooperação dos Sauditas
Treinamento
Armamento
Suporte
Apoio provavelmente em um modelo similar ao CLS
E outros off-sets inclusive com montagem por lá.

O que ocorre é que as vezes os contratos tem que ser avaliados de maneira diferente, pois alguns já detalham o preço de todo o acordo no ínicio e outros tipos de contratos são acrescidos de contratos 'adicionais' que nós não vemos, mas são tão caros quanto.

Ver por exemplo os contratos adicionais assinados para os Nossos M2k que certamente fazem que essas aeronaves custem mais do que o valor inicial :D .

Meus 2 cents

Esses valores podem ainda ser tidos como 'caros', mas assustam menos do que os 41Bi 8-] .

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#180 Mensagem por Dieneces » Ter Dez 11, 2007 12:12 am

soultrain escreveu::shock: Por cada EF-2000 dava quase para comprar 3 F-22 e ambos sabemos que isso não é verdade.

Na verdade, pelo que conheço dos Sauditas, eles devem ter exigido até os pneus com a faixa branca, fabricação local e entrega em 2 semanas. O que vai acontecer é que os Britânicos vão construir o Typhoon em solo saudita e segundo as leis Sauditas, o bolo do $$$ pago por uma empresa a trabalhadores estrangeiros, tem de ser menos de metade que o bo0lo pago a sauditas. O que isso quer dizer? Por cada trabalhador que efectivamente trabalha, há um Saudita que bebe chá.

Quanto custa a mais construir alguma coisa na Arábia Saudita? Muito mais do dobro, contas fáceis de fazer, já que um Europeu lá, tem de ganhar muito mais que na Europa.

Desculpem se pareço indelicado, mas é a realidade, suponho ainda que os pilotos não serão sauditas, mas paquistaneses e Europeus.

Eles podem dar-se ao luxo de fazer tudo isto, nenhum dos nossos países pode.

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Pode brigar com a notícia à vontade , Soultrain , mas mais de duas fontes repetem esse valor e uma terceira diz que é mais alto. BBC , FRANCE PRESSE e SUNDAY TIMES . Acho que o THE GUARDIAN diz algo semelhante , mas não tenho certeza. Mas esse valor inclui suporte até 2030 .




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