ZeRo4 escreveu:Alcantara escreveu:Todos os morros ocupados pelo Exército estão bem mais calmos do que quando são ocupados pela polícia. O respeito a força do Exército existe, sim, porque se não haveriam muito mais tiroteios do que estão acontecendo agora. É só lembrar das várias operações de ocupação da Rocinha feitas pela PMERJ, que se parecem sempre com uma operação em Falluja (fato noticiado por todas as emissoras de TV). Agora, vê se os traficantes agiram assim contra o Exército...
Primeiro, não é muito inteligente comparar o EB com a PMERJ por questões de contingente... a vida da PMERJ não pode parar por um ou outro problema, diferente do EB (que como não tem nada pra fazer...) pode colocar todos os soldados do mundo no RJ.
Outra, a Rocinha é a melhor favela da AL brother, pra quem não conhece de polícia acha que é fácil ocupar a Rocinha... não é!!! e é menos fácil ainda ocupá-la quando duas facções estão em guerra por ela.
Ocupar a Rocinha não é fácil, eu sei, mas o Exército ocupou... sem tiroteios, sem confronto. Apesar do respeito ter diminuido (nesse ponto concordo, em parte, com você), o fato de não ter havido confronto, no meu ponto de vista, respauda a idéia de que os traficantes não quizeram confronto com uma tropa maior e mais forte. Isso pra mim
é respeito.
ZeRo4 escreveu:Alcantara escreveu:Pô, ZeRo4, com isso não estou a dizer que a polícia não faz o seu serviço, muito pelo contrário. A proporção de perdas entre traficantes e policiais é amplamente favorável aos homens da lei. Isso, pra mim, significa que eles estão ganhando as batalhas contra o crime. Mas daí a dizer que os traficantes não temem e não respeitam o Exército vai um longo caminho...
Eu diria que o medo deles a cada dia fica menor... de três em três meses tem uma grande invasão e rouba de armas em algum quartel de alguma FA, isso quando entre esses três meses não roubam poucas quantidades...
Antigamente ninguém imaginava o EB sendo atacado nas ruas cariocas, EB era sinal de respeito, hj em dia nego ta tacando granada no EB...
Isso sim, é um problema. O Exército tem que ser mais enérgico nas respostas quando isso ocorrer. Acho que essa operação no Rio já seria uma mudança nessa direção.
ZeRo4 escreveu:Alcantara escreveu:Se alguma crítica tem que ser feita, julgo que seria na direção dos princípios legais restritivos que impedem os homens do Exército de agir.
Também... só acho que fica ruim pra moral do EB estar na rua, a 200m de um arrastão de traficantes e não fazer nada...
PS: Tem muita gente falando de "artefato caseiro", bem... pra quem conhece de Polícia sabe que esses artefatos caseiros nada deixam a desejar a uma MK2 ou M60...
Missão com objetivos limitados... conhece esta expressão? Eu também acho ruim o Exército tomar uma localidade e não poder tomar alguma ações, como no caso dos assaltos de que você falou. Mas pense bem, ZeRo4, qual a missão deles ali? Não vou recorrer a expressões de dúvida quanto ao seu conhecimento, não acho necessário isso, até porque eu sei que você sabe. É feio para o EB ter uma atuação tão limitada, mas são as ordens deles. Acho que isso que você deveria entender, e não ficar aí criticando e encomendando caixões (ótima tirada do colega SGT GUERRA, um pouco de humor não faz falta
). Para uma maior atuação do Exército seria necessária uma reviravolta política. E você sabe que isso não aconteceu.
ZeRo4 escreveu:Vinicius Pimenta escreveu:Passando vergonha? Pra quem? Para mim não. Passou sim, é verdade pela situação do roubo! Agora, 10 favelas ocupadas, sem nenhuma baixa mesmo sob fog cerrado até de bombas... Vergonha é o Estado brasileiro ter deixado chegar a esse ponto.
Ta bom... enche a boca pra falar de 10 favelas cercadas, pq dps eu vou rir quando o EB não achar nada (e não vai achar...)... e daqui a um tempo a PMERJ começar a recuperar fuzil por fuzil como sempre faz! ai eu abrirei mais um tópico da série "Eu avisei..."
Porra, ZeRo4, nada a ver... a PM vai recuperar os fuzis porque os bandidos vão tentar utilizá-los contra a polícia e, fatalmente, ou vão morrer na tentativa ou vão acabar largando e fugindo. Quem faz o combate continuado aos traficantes é a PM, e não o Exército. Nada mais natural que acabem se confrontado e recuperando os tais fuzis.
Então é isso! Abraços!!!
Obs: Ahh, sim! Agora são 12 favelas ocupadas...