TB prefiro o RAM mas não vejo a capacidade antinavio como uma vantagem.JLRC escreveu:Então já agora outra correcção. Nas FREMM não está prevista a montagem do Sylver A35. Existe realmente uma proposta de FREDA à Grécia em que está prevista a instalação de 24 VLS Sylver A35 para o Mica. O míssil de longo alcance seria o Aster 30 (16 mísseis), complementado por 16 mísseis de cruzeiro Scalp-N. Pessoalmente, prefiro 1/2 lançadores RAM do que os 24 Mica. Ocupam menos espaço, têm menos peso e alcance idênticos além de que o RAM pode ser utilizado como míssil anti-navio.Sintra escreveu:
Uma pequena correcção, as FREMM têm como opção a instalação de 24 VLS Sylver 35 junto ao hangar do Heli. Estes 24 Sylver 35 são precisamente para a utilização de MICA VL ou VT-1.
Nem os Italianos nem os Franceses pegaram na opção, mas caso os Gregos sempre escolham a FREMM da DCNS estes VLS vão lá estar.
Abraço
Esse HAS permitirá o uso do RAM contra alvos marítimos, mas poderemos destruir o que com isso???Botes?
Eu tentaria desenvolver junto com os sul-africanos uma cópia do RAM, baseado no nosso conhecimento no MAA-1B e no conhecimento dos sul-africanos no Unkhonto, além das melhorias advindas do projeto A-darter.
Depois disso instalaria 2 sistemas em cada escolta da MB, sendo que cada sistema teria não menos que 20 misseis.
Estava lendo um texto no site sistema de armas recentemente, sobre o VL Mica.
E la é dito que o sistema é capaz de engajar mais de 8 alvos em 12 segundos.
Parece MUITO, mas contra misseis antinavio, não é grande coisa.
O VL Mica, na MELHOR DAS HIPÓTESES pode chegar a 20 km de alcance.
O alcance efetivo e testado é de 10 km.
Um missil como o Exocet demora cerca de 1 minuto e 12 segundos para percorrer 20 km.
E cerca de 36 segundos para percorrer 10 km.
E um missil como o Brahmos percorre 60 km em 1 minuto.
Percorre 20 km em 24 segundos e 10 km em 12 segundos.
Um ataque de saturação com misseis Exocet ja é um problemão.
Imagina com um missil supersonico como o Brahmos.
Por isso acho que um escolta deve contar com 2 sistemas de defesa de ponto,.
E, preferivelmente, deve ter um sistema intermediário, como o ESSM para AJUDAR a conter o ataque a uma distância maior.
A F124 para mim é o melhor exemplo de uma fragata multimissão, com GRANDE poder antiaéreo defensivo.
Se eu fosse o decisor, selecionaria a escolta de melhor custo/beneficio mas a armaria no estilo alemão em antiaérea.
Em vez do SM2, se pudesse, eu colocaria o S-400 e em vez dos Harpoon eu colocaria o Brahmos...