Nova Fragata Francesa "Forbin" (tipo HORIZON)

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

Re: Nova Fragata Francesa "Forbin" (tipo HORIZON)

#166 Mensagem por Luís Henrique » Ter Mai 12, 2009 10:37 am

JLRC escreveu:
Sintra escreveu:
Uma pequena correcção, as FREMM têm como opção a instalação de 24 VLS Sylver 35 junto ao hangar do Heli. Estes 24 Sylver 35 são precisamente para a utilização de MICA VL ou VT-1.
Nem os Italianos nem os Franceses pegaram na opção, mas caso os Gregos sempre escolham a FREMM da DCNS estes VLS vão lá estar.
Abraço
Então já agora outra correcção. Nas FREMM não está prevista a montagem do Sylver A35. Existe realmente uma proposta de FREDA à Grécia em que está prevista a instalação de 24 VLS Sylver A35 para o Mica. O míssil de longo alcance seria o Aster 30 (16 mísseis), complementado por 16 mísseis de cruzeiro Scalp-N. Pessoalmente, prefiro 1/2 lançadores RAM do que os 24 Mica. Ocupam menos espaço, têm menos peso e alcance idênticos além de que o RAM pode ser utilizado como míssil anti-navio.
TB prefiro o RAM mas não vejo a capacidade antinavio como uma vantagem.
Esse HAS permitirá o uso do RAM contra alvos marítimos, mas poderemos destruir o que com isso???Botes? :mrgreen:

Eu tentaria desenvolver junto com os sul-africanos uma cópia do RAM, baseado no nosso conhecimento no MAA-1B e no conhecimento dos sul-africanos no Unkhonto, além das melhorias advindas do projeto A-darter.

Depois disso instalaria 2 sistemas em cada escolta da MB, sendo que cada sistema teria não menos que 20 misseis.

Estava lendo um texto no site sistema de armas recentemente, sobre o VL Mica.
E la é dito que o sistema é capaz de engajar mais de 8 alvos em 12 segundos.
Parece MUITO, mas contra misseis antinavio, não é grande coisa.

O VL Mica, na MELHOR DAS HIPÓTESES pode chegar a 20 km de alcance.
O alcance efetivo e testado é de 10 km.
Um missil como o Exocet demora cerca de 1 minuto e 12 segundos para percorrer 20 km.
E cerca de 36 segundos para percorrer 10 km.
E um missil como o Brahmos percorre 60 km em 1 minuto.
Percorre 20 km em 24 segundos e 10 km em 12 segundos.

Um ataque de saturação com misseis Exocet ja é um problemão.
Imagina com um missil supersonico como o Brahmos.
Por isso acho que um escolta deve contar com 2 sistemas de defesa de ponto,.
E, preferivelmente, deve ter um sistema intermediário, como o ESSM para AJUDAR a conter o ataque a uma distância maior.

A F124 para mim é o melhor exemplo de uma fragata multimissão, com GRANDE poder antiaéreo defensivo.

Se eu fosse o decisor, selecionaria a escolta de melhor custo/beneficio mas a armaria no estilo alemão em antiaérea.
Em vez do SM2, se pudesse, eu colocaria o S-400 e em vez dos Harpoon eu colocaria o Brahmos... :twisted: :twisted: :twisted:

Editado pela última vez por Luís Henrique em Ter Mai 12, 2009 12:17 pm, em um total de 1 vez.
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Luís Henrique
Sênior
Sênior

#167 Mensagem por Luís Henrique » Ter Mai 12, 2009 10:47 am

Apenas como uma observação.
O Brahmos 2 vem ai... :twisted: :twisted:

Pergunta 1:

O impacto gerado por um missil de dimensões A,B,C e peso G, voando a 1 Mach é de X.
Qual o impacto gerado por um missil de dimensões A,B,C e peso G, voando a 6 mach???

A) Exatamente o mesmo
B) 6x OU 6 vezes MAIOR
C) 36x OU 36 vezes MAIOR

:twisted: :twisted: :twisted:

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Luís Henrique
Sênior
Sênior

#168 Mensagem por Luís Henrique » Ter Mai 12, 2009 10:48 am

soultrain escreveu:Agora a falar a sério, isto é uma discussão muito interessante, já que está para ser avaliado em combate a validade destes sistemas, especialmente em ambientes saturados em frequências e alvos amigos e inimigos. Apesar de todos os avanços os navios continuam presas fáceis contra a arma submarina e aérea.

No entanto julgo, pelas capacidades anunciadas o conjunto Mica e a restante família Aster é bem mais capaz que os misseis Alemães/Americanos.

[[]]'s
Poderia explicar melhor?

Su-35BM - 4ª++ Geração.
tykuna
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 11 vezes

#169 Mensagem por tykuna » Ter Mai 12, 2009 11:35 am

Luís Henrique escreveu: Um missil como o Exocet demora cerca de 1 segundo para percorrer 20 km.
E um missil como o Brahmos percorre 60 km em 1 segundo.
Luis,

Que conta é essa??

A velocidade do som é de 340 m/s (aproximadamente, dependendo das variáreis temperatura, umidade, pressão, etc..)

Se um míssil o Brahmos tem uma velocidade de mach 3, ou seja, 1020 m/s (aproximadamente). (fonte: http://www.brahmos.com/content.php?id=10&sid=10)

O mesmo vale para o Exocet!

Abraços

Imagem
felipexion
Sênior
Sênior
Agradeceu: 74 vezes
Agradeceram: 87 vezes

#170 Mensagem por felipexion » Ter Mai 12, 2009 12:05 pm

tykuna escreveu: Luis,

Que conta é essa??

A velocidade do som é de 340 m/s (aproximadamente, dependendo das variáreis temperatura, umidade, pressão, etc..)

Se um míssil o Brahmos tem uma velocidade de mach 3, ou seja, 1020 m/s (aproximadamente). (fonte: http://www.brahmos.com/content.php?id=10&sid=10)

Abraços
Brahmos:
340 x 3 = 1020 x 3,6 = 3672 / 60 = 61,2 Km/s
Exocet:
315 X 3,6 = 1134 / 60 = 18,9 Km/s

Eu errei em alguma coisa???

[centralizar]Mazel Tov![/centralizar]
tykuna
Sênior
Sênior

#171 Mensagem por tykuna » Ter Mai 12, 2009 12:10 pm

felipexion escreveu:
tykuna escreveu: Luis,

Que conta é essa??

Abraços
Brahmos:
340 x 3 = 1020 x 3,6 = 3672 / 60 = 61,2 Km/s
Exocet:
315 X 3,6 = 1134 / 60 = 18,9 Km/s

Eu errei em alguma coisa???
Errou em muita coisa!!

Vou repetir!!!

A velocidade do som é de 340 m/s

Lembra quando o professor de física dizia: Prestem atenção na unidade utilizada!!!

Editado pela última vez por tykuna em Ter Mai 12, 2009 12:12 pm, em um total de 1 vez.
Imagem
Luís Henrique
Sênior
Sênior

#172 Mensagem por Luís Henrique » Ter Mai 12, 2009 12:10 pm

tykuna escreveu:
Luís Henrique escreveu: Um missil como o Exocet demora cerca de 1 segundo para percorrer 20 km.
Luis,

Que conta é essa??

Abraços
Ops. Falha nossa. :oops:
Troquei minuto por segundo. Endoidei... :mrgreen:

Em vez de 1 segundo, troque para 1 minuto, ou seja, 60 segundos.

Ja editei a mensagem. Obrigado.

Editado pela última vez por Luís Henrique em Ter Mai 12, 2009 12:17 pm, em um total de 1 vez.
Su-35BM - 4ª++ Geração.
silverstone2
Intermediário
Intermediário
Agradeceu: 6 vezes
Agradeceram: 1 vez

#173 Mensagem por silverstone2 » Ter Mai 12, 2009 12:12 pm

Luís Henrique escreveu:
JLRC escreveu: Então já agora outra correcção. Nas FREMM não está prevista a montagem do Sylver A35. Existe realmente uma proposta de FREDA à Grécia em que está prevista a instalação de 24 VLS Sylver A35 para o Mica. O míssil de longo alcance seria o Aster 30 (16 mísseis), complementado por 16 mísseis de cruzeiro Scalp-N. Pessoalmente, prefiro 1/2 lançadores RAM do que os 24 Mica. Ocupam menos espaço, têm menos peso e alcance idênticos além de que o RAM pode ser utilizado como míssil anti-navio.
TB prefiro o RAM mas não vejo a capacidade antinavio como uma vantagem.
Esse HAS permitirá o uso do RAM contra alvos marítimos, mas poderemos destruir o que com isso???Botes? :mrgreen:

Eu tentaria desenvolver junto com os sul-africanos uma cópia do RAM, baseado no nosso conhecimento no MAA-1B e no conhecimento dos sul-africanos no Unkhonto, além das melhorias advindas do projeto A-darter.

Depois disso instalaria 2 sistemas em cada escolta da MB, sendo que cada sistema teria não menos que 20 misseis.

Estava lendo um texto no site sistema de armas recentemente, sobre o VL Mica.
E la é dito que o sistema é capaz de engajar mais de 8 alvos em 12 segundos.
Parece MUITO, mas contra misseis antinavio, não é grande coisa.

O VL Mica, na MELHOR DAS HIPÓTESES pode chegar a 20 km de alcance.
O alcance efetivo e testado é de 10 km.
Um missil como o Exocet demora cerca de 1 segundo para percorrer 20 km.

Um pequeno ataque de saturação com misseis Exocet ja incapacitam o sistema.
Por isso acho que um escolta deve contar com 2 sistemas de defesa de ponto,.
E, preferivelmente, deve ter um sistema intermediário, como o ESSM para AJUDAR a conter o ataque a uma distância maior.

A F124 para mim é o melhor exemplo de uma fragata multimissão, com GRANDE poder antiaéreo defensivo.

Se eu fosse o decisor, selecionaria a escolta de melhor custo/beneficio mas a armaria no estilo alemão em antiaérea.
Em vez do SM2, se pudesse, eu colocaria o S-400 e em vez dos Harpoon eu colocaria o Brahmos... :twisted: :twisted: :twisted:

A vel. do Exocet é um pouco mais de 250 m/s

felipexion
Sênior
Sênior

#174 Mensagem por felipexion » Ter Mai 12, 2009 12:14 pm

tykuna escreveu:
Errou em muita coisa!!

Vou repetir!!!

Lembra quando o professor de física dizia: Prestem atenção na unidade utilizada!!!
Eu transformei M/s em Km/s multiplicando o 1020 por 3,6 e depois dividi por 60 minutos.

tykuna
Sênior
Sênior

#175 Mensagem por tykuna » Ter Mai 12, 2009 12:16 pm

felipexion escreveu:
tykuna escreveu:
Errou em muita coisa!!

Vou repetir!!!

Eu transformei M/s em Km/s multiplicando o 1020 por 3,6 e depois dividi por 60 minutos.
Quer transformar os 1020 m/s em km/s, basta fazer o seguinte 1,02km/s. Você está se confundindo!! :wink:

Imagem
felipexion
Sênior
Sênior

#176 Mensagem por felipexion » Ter Mai 12, 2009 12:27 pm

tykuna escreveu:]

Quer transformar os 1020 m/s em km/s, basta fazer o seguinte 1,02km/s. Você está se confundindo!! :wink:
:mrgreen: Ih rapaz, fui querer fazer bonito, eu botei foi em Km/m
Valeu pela correção.

Luís Henrique
Sênior
Sênior

#177 Mensagem por Luís Henrique » Ter Mai 12, 2009 12:29 pm

De qualquer forma eu acho que o argumento continua válido.

Um Exocet ou Harpoon percorrem 10 km em 36 segundos.
Um Brahmos o faz em 12 segundos.
E o Brahmos 2 o fará em 6 segundos ou menos.,

Das duas uma, ou aumentamos o alcance dos misseis para 30, 50 km... etc. (mas ai entra o problema de conseguirmos detectar os misseis antinavio modernos que estão surgindo, que apresentam baixo RCS e ainda são sea skimming :? )
Ou aumentamos o número de sistemas e a velocidade de resposta.

Mesmo o VL Mica que é novo e moderno, tem dificuldades em conter um ataque de misseis.

Sem falar que o sistema NUNCA funciona PERFEITAMENTE como na teoria. Um VL Mica que explodir um pouco longe e NÃO conseguir parar o Brahmos ja é um PESADELO pro escolta.

Su-35BM - 4ª++ Geração.
PRick

#178 Mensagem por PRick » Qui Mai 14, 2009 4:06 am

Luís Henrique escreveu:De qualquer forma eu acho que o argumento continua válido.

Das duas uma, ou aumentamos o alcance dos misseis para 30, 50 km... etc. (mas ai entra o problema de conseguirmos detectar os misseis antinavio modernos que estão surgindo, que apresentam baixo RCS e ainda são sea skimming :? )

Mesmo o VL Mica que é novo e moderno, tem dificuldades em conter um ataque de misseis.

Sem falar que o sistema NUNCA funciona PERFEITAMENTE como na teoria. Um VL Mica que explodir um pouco longe e NÃO conseguir parar o Brahmos ja é um PESADELO pro escolta.
Vocês estão fazendo um salada danada, o Harpoon é um míssil subsônico, tem velocidade inferior a 900 km/h, o MM-40 é transônico, tem velocidade em torno de 1200 km/h. O Brahmos é supersônico.

Porém, a efetividade de um míssil não pode ser medidade apenas por um parâmetro.

[]´s

Wolfgang
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 45 vezes

#179 Mensagem por Wolfgang » Qui Mai 14, 2009 10:00 am

O míssil sueco também é bom pacas e me parece subsônico.

Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#180 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qui Mai 14, 2009 10:53 am

Luís Henrique escreveu:De qualquer forma eu acho que o argumento continua válido.

Tá, mas vem cá, está em nossas hipóteses de emprego um conflito naval com a Índia? Ou ainda, está em nossas hipóteses de emprego um conflito naval com um país que possa vir a ser operador do Brahmos?

Me parece que quem deveria se preocupar com isso deveria ser a US Navy, que precisa estar preparada para tudo. Nós não. Então, para nossa necessidade de equipamento, não me parece tão relevante considerar o Brahmos.

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Responder