Oficial do EB revoltado

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: Oficial do EB revoltado

#166 Mensagem por Guerra » Qua Fev 19, 2014 12:35 pm

prp escreveu:2%, só. E tá essa choradeira toda?

Só onde eu trabalho, Justiça Federal, no meu setor, de vinte pessoas seis já pularam fora do barco e tem outros dando adeus este ano.

Isso que para alguns aqui a justiça federal paga bem :roll:


PS: O judiciário (servidores e não juízes), antes do aumento do ano passado, teve aumento só em 2006.

Já os juízes tem aumento todo ano, religiosamente, e normalmente acima da inflação.
Na justiça federal tem gente insatisfeito? Nossa, agoara as lagrimas rolaram aqui!
Tem que colocar esse bando de funcionário público que fica na teta para tirar plantão igual no EB de 24 horas, com direito a expediente normal no outro dia, e ficar cinco dias no campo trabalhando 24 horas (com direito a uma marcha de 12 km no final do exercício) sem receber adicional para ver quantos vão ficar no fim do mês.




Editado pela última vez por Guerra em Qua Fev 19, 2014 12:44 pm, em um total de 1 vez.
A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: Oficial do EB revoltado

#167 Mensagem por Guerra » Qua Fev 19, 2014 12:43 pm

Ziba escreveu:
Guerra escreveu: Como que é a escala de vcs?
Nos batalhões normais a Rádio Patrulha é 12x24x12x48 e o GAT é 24x48 ou 24x72.

Nos batalhões especiais (BOPE, Choque e etc.) normalmente e 24x72.

Como funciona a escala de um SGT ai no EB? Não tenho noção nenhuma pois não cheguei a servir.
A escala depende muito de unidade para unidade porque depende do efetivo. Um 3º sgt dificilmente tira menos que um serviço por semana, porque concorre a varias escalas.
Em determinadas épocas, o cara pode tirar o serviço, ir para campo sem deixar de cumprir o expediente. O militar não tem limite de horas semanais. Em determinadas situações pode ficar até 15 dias trabalhando direto das 6 da manha a meia-noite (isso quando não vira noite), e quando chegar no quartel ter tirar o serviço como se nada tivesse acontecido.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: Oficial do EB revoltado

#168 Mensagem por Guerra » Qua Fev 19, 2014 1:00 pm

LeandroGCard escreveu:Existem ainda uma série de gratificações em função de cursos especiais, serviços prestados e coisas assim, que não estão incluídos nestes valores. Meu pai por exemplo, quando era sub-tenente ou segundo tenente (não me lembro exatamente), tirou um curso de mestre-de-salto que acrescentou uma porcentagem razoável a mais ao salário dele em comparação com os que não tinham este curso. Houve mais um ou dois casos assim ao longo do tempo dele no exército dele, a ponto de que no final de carreira ele recebia uns 30 ou 40% a mais do que um capitão QOA sem cursos algum.

No caso de oficiais superiores a grande maioria deles tem estes cursos, e os salários acabam sendo significativamente maiores do que o valor da lista.


Leandro G. Card
Agora é vc que esta forçando. O EB não é esse paraíso de gratificações. POde prestar serviço a vontade, ou qualquer outra coisa. É impossível agregar 40% a mais no contracheque.
Cursos que pagam são os de formação e aperfeiçoamento. Mas qual sgt não tem esse curso? Portanto faz parte do contracheque. E de aperfeiçoamento. Que também é outro curso que todos os sgt são obrigados a fazer, portanto tb fazem parte do contracheque. É isso que aumenta esse soldo ridículo que nos dão de esmola.

Curso de pqd paga. Mas é merreca e nem todos tem oportunidade de fazer. Mesmo porque quem faz PQD tem que servir no RJ, e nem se a gratificação fosse de 100% valeria a pena.

Fora isso, não tem mais nenhuma gratificação. Antigamente tinha o auxilio moradia, que incorporava uma boa grana no contracheque, também tinha 1% ao ano. Mas acabou. Ou seja, um 3º, 2º e 1º sgt hoje, ganha menos que eu ganhava quando estava na graduação. Obviamente tirando as poucas reposições salariais (chamar de aumento é sacanagem).




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: Oficial do EB revoltado

#169 Mensagem por LeandroGCard » Qua Fev 19, 2014 1:14 pm

Guerra escreveu:Eu não disse que o regulamento obriga fazer divida. Disse que obriga a pagar.
O regulamento é bem claro. Contrair divida é transgressão. Militar pode ser punido e perder pontos na carreira.
Com uma punição o militar pode perder até 5. são pontos que nunca mais vai conseguir de novo. Para se ter uma ideia, uma medalha de pacificador com palma, que o militar só ganha por feito em operações militares são 7 pontos.

E ai? Tem isso na sua profissão?
Tem coisa equivalente.

Muitas empresas não contratam quem está sujo na praça, e está cheio de órgãos de defesa do crédito para elas verificarem isso. Aí o cara fica sem muita opção de emprego e no médio/longo prazo suas chances de aumento de salário diminuem muito. E não há nada que ele possa fazer, não existe como saber se o RH de uma empresa consultou os SERASA ao avaliar o seu currículo.

Eu soube de um caso na primeira empresa em que trabalhei no qual um comprador teria sido demitido porque supostamente (a informação não era oficial) estava devendo muito na praça, e a empresa achou que ele poderia tentar resolver sua situação através de alguma falcatrua em negociações de aquisição. Geralmente as empresas tomam mesmo muito cuidado com o pessoal do departamento de compras. Oficialmente ele foi demitido por redução de pessoal no departamento, mas algumas semanas depois tinha outro cara no lugar dele. Foi uma pena, ele era meu companheiro de pescarias e o cara novo não pescava :( . Alguém das FA's já foi demitido por ter muitas dívidas?

Na empresa em que fui sócio também havia algo assim, nenhum vendedor era contratado sem uma consulta do nome dele neste tipo de órgão (porque tivemos problemas reais com mais de um que tinha por hábito deixar contas para trás). Não vejo muita diferença com relação à pontuação do EB.

:lol: :lol: :lol: :lol: sem comentários
Ué, mas quando a realidade capitalista vai contra os interesses próprios aí a defesa do capitalismo não merece comentários?
Agora é vc que esta forçando. O EB não é esse paraíso de gratificações. POde prestar serviço a vontade, ou qualquer outra coisa. É impossível agregar 40% a mais no contracheque.
Não sei exatamente os valores que meu pai recebia a mais de gratificações, mas sei que não era pouquinho não. Talvez não chegasse a 30-40% mas também não era muito abaixo disso. Também não sei se ele levou isso para os proventos da reserva.

É possível que nem todos os postos tenham acesso a estes aumentos maiores, que eles sejam apenas para oficiais. não tenho dados sobre isso nem vou pesquisar, quem for da corporação pode levantar isso. Mas pelo menos na época do meu pai na ativa (até uns 20 anos atrás) havia sim a possibilidade de aumentos significativos.


Leandro G. Card




Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: Oficial do EB revoltado

#170 Mensagem por Guerra » Qua Fev 19, 2014 4:19 pm

LeandroGCard escreveu:Tem coisa equivalente.

Muitas empresas não contratam quem está sujo na praça, e está cheio de órgãos de defesa do crédito para elas verificarem isso. Aí o cara fica sem muita opção de emprego e no médio/longo prazo suas chances de aumento de salário diminuem muito. E não há nada que ele possa fazer, não existe como saber se o RH de uma empresa consultou os SERASA ao avaliar o seu currículo.

Eu soube de um caso na primeira empresa em que trabalhei no qual um comprador teria sido demitido porque supostamente (a informação não era oficial) estava devendo muito na praça, e a empresa achou que ele poderia tentar resolver sua situação através de alguma falcatrua em negociações de aquisição. Geralmente as empresas tomam mesmo muito cuidado com o pessoal do departamento de compras. Oficialmente ele foi demitido por redução de pessoal no departamento, mas algumas semanas depois tinha outro cara no lugar dele. Foi uma pena, ele era meu companheiro de pescarias e o cara novo não pescava :( . Alguém das FA's já foi demitido por ter muitas dívidas?

Na empresa em que fui sócio também havia algo assim, nenhum vendedor era contratado sem uma consulta do nome dele neste tipo de órgão (porque tivemos problemas reais com mais de um que tinha por hábito deixar contas para trás). Não vejo muita diferença com relação à pontuação do EB.
Não força, cara. Eu estou falando aqui de militar sendo punido e prejudicado na carreira porque deve o barbeiro ou a cantina do Btl. Nenhuma empresa deixa de promover um empregado porque deve o barbeiro.
E sim. Militar é mandado embora porque deve. Acredite ou não.


Não tem lógica comparar uma empresa com uma instituição como o EB. Eu não vou nem comentar o que a gente faz aqui para incorporar recruta, por razões óbvias. Pode ter certeza que é vinte vezes mais rigoroso que essa consulta de serasa que sua empresa faz. Isso é porque eu estou falando de recruta. Que empresa no Brasil tem exame intelectual de nível nacional de vagas só para entrar como candidato a aluno? Que empresa faz teste teórico e pratico de seus futuros profissionais durante os anos de formação? Quantos quilometros no TAF vc exige do seu empregado para ele trabalhar na sua empresa. Quantos tiros seu empregado tem que acertar para ter menção mínima para trabalhar na sua empresa.
Não existe isso na iniciativa privada. Existe um currículo vagabundo e mais nada.

Agora, já que vc gosta de comparar a vida civil com a militar, me diz ai o que acontece com o dono da empresa se ele colocar um empregado para trabalhar cinco dias seguidos dia e noite, e emendar final de semana com mais serviço de 24 horas e não pagar nada a mais por isso?
Esse é o grande problema que eu estou levantando aqui. Eu não estou dizendo que somos melhores que ninguém. Estou dizendo é que não vale a pena tanto esforço para ser militar. Que é preciso mudar isso.

Ué, mas quando a realidade capitalista vai contra os interesses próprios aí a defesa do capitalismo não merece comentários?
Realidade capitalista é vc que esta dizendo. Para mim é a sua realidade. Vc esta num esforço imenso para distorcer a realidade da minha profissão sabe Deus porque.

Pela sua realidade todo dia eu sento na mesa para almoçar com pessoas felizes e satisfeitas com a profissão. Que não há nada a ser melhorado na minha profissão porque seu era QAO e vc conhece melhor minha profissão do que eu.
Não tem 5 minutos que um dos melhores soldados da minha equipe se apresentou porque eu o liberei para fazer uma entrevista de emprego. O cara tem 2 anos de serviço, quer sair para ganhar mais e trabalhar menos. Essa é a minha realidade.

Insatisfação com as condição de trabalho nada tem a haver com aceitação do capitalismo. Tem muito haver é com democracia. Essas coisa bobas de liberdade.

Mas pelo menos na época do meu pai na ativa (até uns 20 anos atrás) havia sim a possibilidade de aumentos significativos.
Bem vindo ao exército do novo milénio. Alguém chamado FHC fez a gentileza de realizar o sonho de muita gente e tirou todas as gratificações. Ficou o soldo, e a qualificação militar, que o curso de formação ou (eu disse ou e não "e") aperfeiçoamento, ou de extensão no caso dos oficiais superiores. Isso só para falar sobre o que vinha em forma de dinheiro, outras vantagens que não eram necessariamente dinheiro ele tirou tb.
Se os militares não tivesse perdido tanto de lá, pra cá, , é possível que a gente nem estaria discutindo nesse momento.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6180
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceram: 432 vezes

Re: Oficial do EB revoltado

#171 Mensagem por Matheus » Qua Fev 19, 2014 4:38 pm

Pelo que vi, de conhecidos, no portal da transparência, um 2º Sgt tem salário bruto por volta dos 4800. Um 1ª ten por volta de 8000. Um Ten Coronel, cerca de 14 mil. Com certeza não são salário bons, mas tb não são salários de fome. Um ten Coronel por exemplo, que comanda uma unidade aqui, tem casa, carro e funcionário a disposição. Não precisa pagar um plano de saúde separadamente. Se for comparar com um civil no fim de carreira, como um delegado da federal, um auditor da receita, etc, acaba não sendo muito diferente devido a estes benefícios. E no executivo remoções ex-ofício são raridades, ao contrário da carreira de oficiais superiores.
O grande problema das FAs são os inativos e pensionistas. Não há como contribuir com 7,5% durante 30 anos e ficar recebendo 100% durante 40. Não há como sustentar uma casta de filha de militares que vão onerar (junto com seus falecidos pais) o sistema por 100 anos com um contribuição de 1% do soldo. Só essa farra esdrúxula custa quase 5 bilhões anuais(!) que acaba fazendo falta pros da ativa. Além disso a maioria se aposenta antes do 50 anos. Como disse, criaram um monstrinho que é o maior empecilho para melhores salários. O que poderia ser feito pra amenizar as saídas é acabar com esta história de trabalhar 24 e depois tirar expediente normal como citou o Guerra, além de criar uma boa gratificação pra estas especializações visadas pelo mercado privado. Além disso, aumentar a abrangência das habitações funcionais, que tirariam um custo alto de vida daqueles que tem que pagar aluguel ou financiar caros apartamentos.




Avatar do usuário
Naval
Sênior
Sênior
Mensagens: 1505
Registrado em: Dom Jul 27, 2003 10:06 am
Agradeceram: 43 vezes

Re: Oficial do EB revoltado

#172 Mensagem por Naval » Qua Fev 19, 2014 4:43 pm

Tem coisa equivalente.

Muitas empresas não contratam quem está sujo na praça, e está cheio de órgãos de defesa do crédito para elas verificarem isso. Aí o cara fica sem muita opção de emprego e no médio/longo prazo suas chances de aumento de salário diminuem muito. E não há nada que ele possa fazer, não existe como saber se o RH de uma empresa consultou os SERASA ao avaliar o seu currículo.

Eu soube de um caso na primeira empresa em que trabalhei no qual um comprador teria sido demitido porque supostamente (a informação não era oficial) estava devendo muito na praça, e a empresa achou que ele poderia tentar resolver sua situação através de alguma falcatrua em negociações de aquisição. Geralmente as empresas tomam mesmo muito cuidado com o pessoal do departamento de compras. Oficialmente ele foi demitido por redução de pessoal no departamento, mas algumas semanas depois tinha outro cara no lugar dele. Foi uma pena, ele era meu companheiro de pescarias e o cara novo não pescava :( . Alguém das FA's já foi demitido por ter muitas dívidas?

Na empresa em que fui sócio também havia algo assim, nenhum vendedor era contratado sem uma consulta do nome dele neste tipo de órgão (porque tivemos problemas reais com mais de um que tinha por hábito deixar contas para trás). Não vejo muita diferença com relação à pontuação do EB.
Isso é totalmente ilegal/ilícito.

Se alguém aqui passar por isso e for eliminado de um processo seletivo por estar com nome sujo no SPC/SERASA pode acionar o Judiciário, gera uma boa grana indenizatória.

O difícil é comprovar, mas já vi casos que o sujeito conseguiu provas.

Abraços.




"A aplicação das leis é mais importante que a sua elaboração." (Thomas Jefferson)
Avatar do usuário
Naval
Sênior
Sênior
Mensagens: 1505
Registrado em: Dom Jul 27, 2003 10:06 am
Agradeceram: 43 vezes

Re: Oficial do EB revoltado

#173 Mensagem por Naval » Qua Fev 19, 2014 4:48 pm

O que poderia ser feito pra amenizar as saídas é acabar com esta história de trabalhar 24 e depois tirar expediente normal como citou o Guerra
Tb acho isso ridículo. O sujeito tira serviço 24h e no outro dia ter que cumpri expediente é o fim.
Deveria ir pra casa descansar.

Passei muito por isso. :evil: :evil: :evil:

Abraços.




"A aplicação das leis é mais importante que a sua elaboração." (Thomas Jefferson)
Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceram: 644 vezes

Re: Oficial do EB revoltado

#174 Mensagem por Clermont » Qua Fev 19, 2014 5:31 pm

Naval escreveu:
O que poderia ser feito pra amenizar as saídas é acabar com esta história de trabalhar 24 e depois tirar expediente normal como citou o Guerra
Tb acho isso ridículo. O sujeito tira serviço 24h e no outro dia ter que cumpri expediente é o fim.
Deveria ir pra casa descansar.

Passei muito por isso. :evil: :evil: :evil:

Abraços.
Eu teria curiosidade de saber mais sobre o papel das altas chefias do próprio Exército em toda essa questão.

Um problema como esse, de escalas de serviço, suponho que não seja algo da responsabilidade da presidência da república, ou do ministro da defesa, nem mesmo do Congresso Nacional, mas sim, um problema interno do Comandante do Exército e do Estado-Maior do Exército, que são, imagino, os responsáveis pelo funcionamento da vida interna do quartel.

Também, sobre este problema da retirada de gratificações e outros direitos, também seria interessante saber o que os generais fizeram para impedir tal coisa. Eles emitiram declarações oficiais prevenindo os seus chefes civis sobre as conseqüências deletérias para a futura retenção de pessoal especializado nas fileiras? Não faço idéia.

Sendo civil - e sem parentes militares - tudo que me lembro dos noticiários daqueles tempos FHC, é de pressões dos generais contra coisas que julgavam inaceitáveis: fim do serviço militar; fim da lei da anistia; manutenção de certos privilégios possuídos, antes, pelos ministros das forças armadas, pelos novos comandantes de forças. Isso é o que um cidadão comum, sabia sobre queixas dos oficiais-generais.

Por quê razão um, suponhamos, 1º Sargento não pode receber o comando de um pelotão de fuzileiros? É por culpa do poder civil, ou por culpa da vontade dos generais brasileiros? Por quê um aspirante a oficial tem remuneração maior do que um 2º Sargento? Olhando a tabela do soldo do Exército americano, a gente vê que isso não acontece, e inclusive, sargentos mais graduados (eles tem diversos tipos) com longos anos de serviço, chegam a perceber mais, até, do que um tenente ou capitão modernos.

Por acaso, os generais do Exército não lutam pelos direitos dos seus homens? Eis a dúvida de um civil.




Avatar do usuário
Naval
Sênior
Sênior
Mensagens: 1505
Registrado em: Dom Jul 27, 2003 10:06 am
Agradeceram: 43 vezes

Re: Oficial do EB revoltado

#175 Mensagem por Naval » Qua Fev 19, 2014 5:56 pm

Clermont escreveu:
Naval escreveu: Tb acho isso ridículo. O sujeito tira serviço 24h e no outro dia ter que cumpri expediente é o fim.
Deveria ir pra casa descansar.

Passei muito por isso. :evil: :evil: :evil:

Abraços.
Eu teria curiosidade de saber mais sobre o papel das altas chefias do próprio Exército em toda essa questão.

Um problema como esse, de escalas de serviço, suponho que não seja algo da responsabilidade da presidência da república, ou do ministro da defesa, nem mesmo do Congresso Nacional, mas sim, um problema interno do Comandante do Exército e do Estado-Maior do Exército, que são, imagino, os responsáveis pelo funcionamento da vida interna do quartel.

Também, sobre este problema da retirada de gratificações e outros direitos, também seria interessante saber o que os generais fizeram para impedir tal coisa. Eles emitiram declarações oficiais prevenindo os seus chefes civis sobre as conseqüências deletérias para a futura retenção de pessoal especializado nas fileiras? Não faço idéia.

Sendo civil - e sem parentes militares - tudo que me lembro dos noticiários daqueles tempos FHC, é de pressões dos generais contra coisas que julgavam inaceitáveis: fim do serviço militar; fim da lei da anistia; manutenção de certos privilégios possuídos, antes, pelos ministros das forças armadas, pelos novos comandantes de forças. Isso é o que um cidadão comum, sabia sobre queixas dos oficiais-generais.

Por quê razão um, suponhamos, 1º Sargento não pode receber o comando de um pelotão de fuzileiros? É por culpa do poder civil, ou por culpa da vontade dos generais brasileiros? Por quê um aspirante a oficial tem remuneração maior do que um 2º Sargento? Olhando a tabela do soldo do Exército americano, a gente vê que isso não acontece, e inclusive, sargentos mais graduados (eles tem diversos tipos) com longos anos de serviço, chegam a perceber mais, até, do que um tenente ou capitão modernos.

Por acaso, os generais do Exército não lutam pelos direitos dos seus homens? Eis a dúvida de um civil.
Olá Clermont!

Na verdade, cada Comandante de Batalhão ou seu Imediato, são responsáveis pelas normas da OM. Se o Comandante está de mal humor, porque dormiu de calça jeans ou levou chifre da mulher, e ele quiser descontar na tropa, pode aumentar o tempo de expediente em mais 02h/04h, ou cortar as folgas de fim de semana, determinando que ninguém vá para casa, fique aquartelado. Por outro lado, se está de bom humor, pode baixar regras que beneficiem os seus praças, exemplo esdrúxulo: melhorar a sobremesa do rancho.

Depende muito do Comandante da OM. Tive boas e más experiências em meu tempo.

Quanto aos direitos dos seus homens, "isso non ecxiste" nas Forças Armadas (Hierarquia e Disciplina). Os Praças não são valorizados nas Forças Armadas Brasileiras. Tínhamos um ditado no meu tempo:
"A Marinha é dos Oficiais". É chato isso, porque afasta a boa convivência e gera o malfadado "puxa saco". Eu lembro da experiência Italiana na segunda Guerra Mundial e o resultado que deu no campo de batalha. Tirando alguns setores, nossas Forças Armadas ainda são muito atrasadas em sua mentalidade. Espero que a nova oficialidade venha a mudar esse status.

Abraços.




"A aplicação das leis é mais importante que a sua elaboração." (Thomas Jefferson)
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: Oficial do EB revoltado

#176 Mensagem por Guerra » Qua Fev 19, 2014 6:28 pm

Matheus escreveu:Pelo que vi, de conhecidos, no portal da transparência, um 2º Sgt tem salário bruto por volta dos 4800.
Um 2 sgt não ganha isso tudo.

Um 1ª ten por volta de 8000. Um Ten Coronel, cerca de 14 mil. Com certeza não são salário bons, mas tb não são salários de fome. Um ten Coronel por exemplo, que comanda uma unidade aqui, tem casa, carro e funcionário a disposição. Não precisa pagar um plano de saúde separadamente.

O FUSEX não é beneficio. É mantido com dinheiro dos militares. E se funciona é porque nós militares temos essa mania de fazer tudo bem feito.
Plano de saude tai uma coisa que poderia copiar de nõs.
O grande problema das FAs são os inativos e pensionistas. Não há como contribuir com 7,5% durante 30 anos e ficar recebendo 100% durante 40. .
Dá sim. Porque se não desse já tinham mudado.
Só lembrando que o EB nunca deu pensão de graça para ninguém. As leis que existem a força sempre foi contra. Até mesmo a lei dos ex-combatentes teve resistência pela forma como foi feita

Não há como sustentar uma casta de filha de militares que vão onerar (junto com seus falecidos pais) o sistema por 100 anos com um contribuição de 1% do soldo. Só essa farra esdrúxula custa quase 5 bilhões anuais(!) que acaba fazendo falta pros da ativa. Além disso a maioria se aposenta antes do 50 anos. Como disse, criaram um monstrinho que é o maior empecilho para melhores salários
Isso ai já acabou a muitos anos. O numero de pensionista cai a cada mês e até agora nada de aumento. E nunca vão dar aumento porque o numero de pensionistas esta diminuindo. Simplesmente porque não fizeram isso com essa intenção.
O que poderia ser feito pra amenizar as saídas é acabar com esta história de trabalhar 24 e depois tirar expediente normal como citou o Guerra, além de criar uma boa gratificação pra estas especializações visadas pelo mercado privado. Além disso, aumentar a abrangência das habitações funcionais, que tirariam um custo alto de vida daqueles que tem que pagar aluguel ou financiar caros apartamentos.
Ai sim. Muita coisa pode ser feita sem necessariamente aumentar salários.
Poderia ter uma lei de numero máximo de horas semanais do militar. PNR poderiam ser funcionais, para militares que estão na tropa. Mais dinheiro disponível para pagamento de diárias para militares para o cara que vai ralar no meio do mato.
Resumindo é dar vantagem para quem esta na tropa. Valorizar totalmente quem esta na tropa. E não é nenhum segredo de estado que o EB tem pouquíssima gente na atividade fim. POrque quem quiser ficar num QG dando uma de funcionário publico, muitas vezes sem tirar serviço, que faça isso ganhando o que ele vale.

O problema é que nada esta sendo feito.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: Oficial do EB revoltado

#177 Mensagem por Guerra » Qua Fev 19, 2014 6:33 pm

Naval escreveu: Isso é totalmente ilegal/ilícito.

Se alguém aqui passar por isso e for eliminado de um processo seletivo por estar com nome sujo no SPC/SERASA pode acionar o Judiciário, gera uma boa grana indenizatória.

O difícil é comprovar, mas já vi casos que o sujeito conseguiu provas.

Abraços.
Por isso que eu disse que tem coisa que não dá para comentar. Visitar o conscrito na casa dele é uma que dá pra comentar.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: Oficial do EB revoltado

#178 Mensagem por Guerra » Qua Fev 19, 2014 7:04 pm

Clermont escreveu: Eu teria curiosidade de saber mais sobre o papel das altas chefias do próprio Exército em toda essa questão.

Um problema como esse, de escalas de serviço, suponho que não seja algo da responsabilidade da presidência da república, ou do ministro da defesa, nem mesmo do Congresso Nacional, mas sim, um problema interno do Comandante do Exército e do Estado-Maior do Exército, que são, imagino, os responsáveis pelo funcionamento da vida interna do quartel.
.
Para os generais, até hoje existiria o pernoite obrigatorio nos quarteis. Uma lei da decada de 20 quando o bicho pegava e ficou até poucos anos atrás, que era inconstitucional desde 88.
Por isso eu acredito que alguém lá em cima poderia fazer algo sim. Não foram eles que tiraram as vantagens. Mas ai vem o problema que militar nao pode se envolver em politica. Outra regra ultrapassada.


T
ambém, sobre este problema da retirada de gratificações e outros direitos, também seria interessante saber o que os generais fizeram para impedir tal coisa. Eles emitiram declarações oficiais prevenindo os seus chefes civis sobre as conseqüências deletérias para a futura retenção de pessoal especializado nas fileiras? Não faço idéia.
Nenhum das mudanças atingiram os generais.
Para se ter uma ideia, um general pode até dobrar seu salário recebendo diárias que nós praças tb temos direito, mas não recebemos.


Sendo civil - e sem parentes militares - tudo que me lembro dos noticiários daqueles tempos FHC, é de pressões dos generais contra coisas que julgavam inaceitáveis: fim do serviço militar; fim da lei da anistia; manutenção de certos privilégios possuídos, antes, pelos ministros das forças armadas, pelos novos comandantes de forças. Isso é o que um cidadão comum, sabia sobre queixas dos oficiais-generais.
Por quê razão um, suponhamos, 1º Sargento não pode receber o comando de um pelotão de fuzileiros? É por culpa do poder civil, ou por culpa da vontade dos generais brasileiros? Por quê um aspirante a oficial tem remuneração maior do que um 2º Sargento? Olhando a tabela do soldo do Exército americano, a gente vê que isso não acontece, e inclusive, sargentos mais graduados (eles tem diversos tipos) com longos anos de serviço, chegam a perceber mais, até, do que um tenente ou capitão modernos.
Antes do FHC (é só falar em perda de direito de militar que o nome dele rola solto), um 1º sgt ganhava mais que um aspirante.

Como não acreditar que o que aconteceu com os militares não foi premeditado?

Tanto foi sacanagem direcionada que o Lula se elegeu prometendo desfazer a injustiça do FHC. Ele prometeu dar aumento diferenciado para quem estava embaixo. Sabe o que aconteceu?
Ele deu o aumento diferenciado, só que nossos generais fizeram lobby para o aumento ser dentro dos circulos hierarquicos.

Ou seja. O soldado ganhou 100% e foi abaixando até o cabo. deram um aumento para o 3º sgt e foram diminuindo até o subtenente, que ganhou uma merrequinha. Deram um aumento para o aspirante e foram diminuindo até coronel, que ganhou uma merreca. E o memso foi feito com os generais. Ou seja quem ganhou um bom aumento foram, os soldados, 3 sgt, aspirantes e....os generais. Espertinhos né!!

Por acaso, os generais do Exército não lutam pelos direitos dos seus homens? Eis a dúvida de um civil
Qual seria a resposta? :lol: :lol: :lol: :lol:

O problema do militar é o casamento perfeito entre a inércia dos generais e má vontade política.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6180
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceram: 432 vezes

Re: Oficial do EB revoltado

#179 Mensagem por Matheus » Qua Fev 19, 2014 7:24 pm

Guerra,

sobre os salários, tá lá no portal, é só conferir e adicionar cerca de 10% já que são valores do ano passado. Sobre planos de saúde, só pra mostrar que estar dentro do sistema tem suas benesses. Um servidor civil com 50/60 tá pagando 2mil por mês pra unimed pra ele e a esposa. É com dinheiro dele tb. Quanto as filhas de militares, terminou o c...rsrsrsrs, quem estava na força em 2000 mantém o direito. Ou seja, isso vai onerar as FAs por mais uns 50 anos ainda. É completamente imoral alguém receber sem ter contribuído. Mas é só minha opinião. Vc acha que o MPOG na hora de conceder aumento não analisa o impacto disso? claro que olha. Agora concordo contigo, tem que estimular que tá na força, pq o mercado ali fora é bem atrativo. Há pouco estava conversando com um mecânico de aviões agrícolas, que foi pro Paraguai, e está ganhando hoje cerca de 8 mil dólares. Quantos sgts não se interessariam em ganhar salário de General aí no país ao lado? E perder um servidor tão especializado é um grande prejuízo pro país. Algo que pode ser visto tb para os militares é uma preparação pra aposentadoria já que muitos se aposentam aos 48 anos.




Avatar do usuário
denilson
Sênior
Sênior
Mensagens: 1426
Registrado em: Qui Ago 13, 2009 9:10 pm
Agradeceram: 137 vezes

Re: Oficial do EB revoltado

#180 Mensagem por denilson » Qua Fev 19, 2014 7:27 pm

Guerra escreveu:
prp escreveu:2%, só. E tá essa choradeira toda?

Só onde eu trabalho, Justiça Federal, no meu setor, de vinte pessoas seis já pularam fora do barco e tem outros dando adeus este ano.

Isso que para alguns aqui a justiça federal paga bem :roll:


PS: O judiciário (servidores e não juízes), antes do aumento do ano passado, teve aumento só em 2006.

Já os juízes tem aumento todo ano, religiosamente, e normalmente acima da inflação.
Na justiça federal tem gente insatisfeito? Nossa, agoara as lagrimas rolaram aqui!
Tem que colocar esse bando de funcionário público que fica na teta para tirar plantão igual no EB de 24 horas, com direito a expediente normal no outro dia, e ficar cinco dias no campo trabalhando 24 horas (com direito a uma marcha de 12 km no final do exercício) sem receber adicional para ver quantos vão ficar no fim do mês.
Ossos do ofício....




Responder