:: Nova aeronave presidencial: Boeing 747?
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Re: :: Nova aeronave presidencial: Boeing 747?
A FAB irá atualizar os KC-137 novamente, apesar da aquisição dos B-767
Embora a Força Aérea Brasileira tenha acabado de conceder a IAI a conversão de dois aviões Boeing 767-300 para reabastecimento em voo, ela planeja atualizar 3 dos 4 Boeing 707-320/KC-137 do Esquadrão Corsário, fundamentalmente para reabastecimento (embora ajude eventualmente no transporte de autoridades, aspecto que até uma década atrás, era mais frequente), passarão por uma revisão de suas turbinas Pratt & Whitney JT3D-3B, (pelo menos 15 delas), para o qual convocou um licitação internacional para apoio logístico integrado finalizada em 9 de abril.
Os 707 / KC-137 FAB foram incorporados dos estoques da antiga Varig em 1986 e aumentou sua dotação com peças das Forças Aéreas da Argentina e do Paraguai, assim como um 707 muito bem conservado da PLUNA, comprado em 1997 como fonte de peças.
Esta noticia corrobora a minha opinião que o 2º/2º deve ter pelo menos 6 aeronaves para missões de carater estratégico.A revitalização dos 707-320/KC-137 abre a pespectiva de novos avioes no futuro para substitui-los.
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Lord Nauta
Embora a Força Aérea Brasileira tenha acabado de conceder a IAI a conversão de dois aviões Boeing 767-300 para reabastecimento em voo, ela planeja atualizar 3 dos 4 Boeing 707-320/KC-137 do Esquadrão Corsário, fundamentalmente para reabastecimento (embora ajude eventualmente no transporte de autoridades, aspecto que até uma década atrás, era mais frequente), passarão por uma revisão de suas turbinas Pratt & Whitney JT3D-3B, (pelo menos 15 delas), para o qual convocou um licitação internacional para apoio logístico integrado finalizada em 9 de abril.
Os 707 / KC-137 FAB foram incorporados dos estoques da antiga Varig em 1986 e aumentou sua dotação com peças das Forças Aéreas da Argentina e do Paraguai, assim como um 707 muito bem conservado da PLUNA, comprado em 1997 como fonte de peças.
Esta noticia corrobora a minha opinião que o 2º/2º deve ter pelo menos 6 aeronaves para missões de carater estratégico.A revitalização dos 707-320/KC-137 abre a pespectiva de novos avioes no futuro para substitui-los.
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Re: :: Nova aeronave presidencial: Boeing 747?
É que voce esqueceu de um pequeno detalhe: a parada dos 787 da LAN. Ai eles puxaram os 30 para lá e mandaram os 67 para cá. Manda quem pode, obedece quem tem juizo...evertonsnascimento escreveu:FC,desculpe a demora na resposta mais para nós foi uma surpresa a troca do A-330 pelos B-767´s,porém acho que deve ser pelo preço do leasing,pois o 767 já é um veterano e deve ter um preço muito atrativo além do mais praticamente toda frota widebody é formada por aeronaves Boeing.
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Re: :: Nova aeronave presidencial: Boeing 747?
Isso já foi discutido, mas eu ainda acho que não é a hora de aposentar os KC-137. Uma atualizada nos sistemas de voo, e até a troca dos JT3 pelos CF6 poderia ser estudada.
http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
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Re: :: Nova aeronave presidencial: Boeing 747?
Glauber Prestes escreveu:Isso já foi discutido, mas eu ainda acho que não é a hora de aposentar os KC-137. Uma atualizada nos sistemas de voo, e até a troca dos JT3 pelos CF6 poderia ser estudada.
Perfeito. Segundo a noticia acima a FAB vai revitalizar 3 KC-137.
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Lord Nauta
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Re: :: Nova aeronave presidencial: Boeing 747?
O que a noticia dá a entender é que haverá apenas uma revisão dos motores, não deixando explicito se esta disporá aos mesmos somente de uma revitalização, ou se incorrerão em modernização para um padrão melhor. Ou se até um kit de 'silenciamento' do JT3 poderá ser adotado, ou não. Outras modificações nas células ou sistemas aviônicos não são indicadas.
Sabe-se que estas células ainda teriam poucos ciclos, e portanto muitas horas a gastar. O problema contudo é que encontrar peças originais de 707 por aí está cada vez mais caro e mais raro. É como querer encontrar peça para revisão de um Maverick 1969. Simplesmente as contas não batem. E como a FAB, acredito, por exemplo, não tem verba para modernizá-los no padrão KC-130H ou até mesmo algo parecido com os C-95, fica difícil mesmo mantê-los do ponto de vista econômico-financeiro. Então faz-se o que se pode fazer, que atualmente, é revisar os motores, que são a peça principal deste complexo sistema que é manter estas aeronaves disponíveis na rampa.
Eu, particularmente sempre achei que se pudéssemos modernizar estas aeronaves com novos motores(não sei se os futuros IAE V2500-E5 seriam compatíveis) com novos sistemas de missão e de võo, além da revisão das células, de preferencia homólogos aos dos KC-130H, poderíamos comprar, salvo engano, mais 9 aeronaves do tipo, da Itália(5) e da Austrália(4), que foram/estão sendo disponibilizadas em função de sua substituição naqueles países por B767 e A330MRTT, respectivamente, e aumentar nossa frota, e a disponibilidade dos mesmos. Seriam 12 aviões, dos quais poderíamos manter 8/9 voando, e os demais na reserva técnica. E voando ainda por muito tempo, até alguém decidir por uma aeronave realmente nova. Mas, a chance passou e vamos de IAI B767-300 até roer o osso novamente.
Mas concordo com o Nauta. 2 aeronaves é pouco. Diria nada, na verdade. Mas para quem só pode/consegue comprar aeronaves usadas do deserto com descontão, para recauchutar e servir de tanque aéreo, sem ninguém neste país se importar com isso, o que seria demais se a FAB discretamente lançasse mão daqui a dois anos quando as aeronaves tiverem sido recebidas, de um adendo contratual requisitando mais algumas células...
Acho que ninguém ia notar mesmo. Menos ainda se incomodar de dispormos de mais alguns sucatões.
edit: para mim, já que B767 usados são mais baratos de se comprar e manter, deveríamos fazer do 2o GT, com seus dois esquadrões, do nosso grupo-base de Revo para a FAB. De 12 a 14 B767 seriam mais que suficientes para cobrir as necessidades de agora e as do futuro no médio prazo.
abs.
Sabe-se que estas células ainda teriam poucos ciclos, e portanto muitas horas a gastar. O problema contudo é que encontrar peças originais de 707 por aí está cada vez mais caro e mais raro. É como querer encontrar peça para revisão de um Maverick 1969. Simplesmente as contas não batem. E como a FAB, acredito, por exemplo, não tem verba para modernizá-los no padrão KC-130H ou até mesmo algo parecido com os C-95, fica difícil mesmo mantê-los do ponto de vista econômico-financeiro. Então faz-se o que se pode fazer, que atualmente, é revisar os motores, que são a peça principal deste complexo sistema que é manter estas aeronaves disponíveis na rampa.
Eu, particularmente sempre achei que se pudéssemos modernizar estas aeronaves com novos motores(não sei se os futuros IAE V2500-E5 seriam compatíveis) com novos sistemas de missão e de võo, além da revisão das células, de preferencia homólogos aos dos KC-130H, poderíamos comprar, salvo engano, mais 9 aeronaves do tipo, da Itália(5) e da Austrália(4), que foram/estão sendo disponibilizadas em função de sua substituição naqueles países por B767 e A330MRTT, respectivamente, e aumentar nossa frota, e a disponibilidade dos mesmos. Seriam 12 aviões, dos quais poderíamos manter 8/9 voando, e os demais na reserva técnica. E voando ainda por muito tempo, até alguém decidir por uma aeronave realmente nova. Mas, a chance passou e vamos de IAI B767-300 até roer o osso novamente.
Mas concordo com o Nauta. 2 aeronaves é pouco. Diria nada, na verdade. Mas para quem só pode/consegue comprar aeronaves usadas do deserto com descontão, para recauchutar e servir de tanque aéreo, sem ninguém neste país se importar com isso, o que seria demais se a FAB discretamente lançasse mão daqui a dois anos quando as aeronaves tiverem sido recebidas, de um adendo contratual requisitando mais algumas células...
Acho que ninguém ia notar mesmo. Menos ainda se incomodar de dispormos de mais alguns sucatões.
edit: para mim, já que B767 usados são mais baratos de se comprar e manter, deveríamos fazer do 2o GT, com seus dois esquadrões, do nosso grupo-base de Revo para a FAB. De 12 a 14 B767 seriam mais que suficientes para cobrir as necessidades de agora e as do futuro no médio prazo.
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Re: :: Nova aeronave presidencial: Boeing 747?
12 a 14 B767??!! Deita e espera... que sentado vai cansar... infelizmente.
Assinatura? Estou vendo com meu advogado...
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Re: :: Nova aeronave presidencial: Boeing 747?
Mais fácil coseguir justificar, comprar e manter 18-20 767 do que pensar em FX, então não acho que a gente esperaria tanto....
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Re: :: Nova aeronave presidencial: Boeing 747?
Não digo pelo veltor, Glauber... mas pela quantidade... se chegar a 6, podemos nos dar por satisfeitos...
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Re: :: Nova aeronave presidencial: Boeing 747?
olha, do jeito que a nossa realidade é, tá mais fácil defender uma frota de 767 para a TA..., quero dizer, para a FAB do que qualquer outra coisa. Até porque, explicar que a FAB precisa transportar alguma coisa ou alguém para algum lugar, dentro ou fora do Brasil. é muito mais simples e degustável para quem interessa, do que dizer porque precisamos de defesa aérea. E ainda mais de wide body.kekosam escreveu:12 a 14 B767??!! Deita e espera... que sentado vai cansar... infelizmente.
Imagina o tamanho da fila de espera no check in da FAB que não vai ser...
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Re: :: Nova aeronave presidencial: Boeing 747?
A solução para o FX é comprar um monte de cargueiros e basear perto de aldeias indígenas, levando urna eletrônica, relógios Rolex e pick-ups Mitsubishi para os índios e os levando para passear pela Amazônia. Depois ser malandro e botar radar, IRST e armas neles, será que ninguém VÊ, POWS!?
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Re: :: Nova aeronave presidencial: Boeing 747?
Má notícia. Se a vinda do terceiro KC 767 estivesse promissor, a FAB não iria partir para essa modernização, já que a IAI irá entregá-los 2 anos após a assinatura do contrato...Lord Nauta escreveu:A FAB irá atualizar os KC-137 novamente, apesar da aquisição dos B-767
Embora a Força Aérea Brasileira tenha acabado de conceder a IAI a conversão de dois aviões Boeing 767-300 para reabastecimento em voo, ela planeja atualizar 3 dos 4 Boeing 707-320/KC-137 do Esquadrão Corsário, fundamentalmente para reabastecimento (embora ajude eventualmente no transporte de autoridades, aspecto que até uma década atrás, era mais frequente), passarão por uma revisão de suas turbinas Pratt & Whitney JT3D-3B, (pelo menos 15 delas), para o qual convocou um licitação internacional para apoio logístico integrado finalizada em 9 de abril.
Os 707 / KC-137 FAB foram incorporados dos estoques da antiga Varig em 1986 e aumentou sua dotação com peças das Forças Aéreas da Argentina e do Paraguai, assim como um 707 muito bem conservado da PLUNA, comprado em 1997 como fonte de peças.
Esta noticia corrobora a minha opinião que o 2º/2º deve ter pelo menos 6 aeronaves para missões de carater estratégico.A revitalização dos 707-320/KC-137 abre a pespectiva de novos avioes no futuro para substitui-los.
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Obs: deveriam ter colocado essa notíca no tópico do KC...
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Re: :: Nova aeronave presidencial: Boeing 747?
Amigos, bom dia.
Onde posso acessar essa notícia sobre MODERNIZAÇÃO/REVITALIZAÇÃO de KC-137?
Só achei aquela que falava da terceirização da manutenção de motores.
Grato,
Justin
Onde posso acessar essa notícia sobre MODERNIZAÇÃO/REVITALIZAÇÃO de KC-137?
Só achei aquela que falava da terceirização da manutenção de motores.
Grato,
Justin
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Re: :: Nova aeronave presidencial: Boeing 747?
Knight7, em se tendo ciência de que estas aeronaves tem, a cada dia que passa, um custo operacional cada vez mais elevado, penso que seja até uma atitude prudente e lógica de parte da FAB a revitalização destas aeronaves, de forma a mantê-las da maneria mais sóbria possível e dentro de um nível de segurança aceitável. Ademais, o contrato dos B767's em sendo assinado este ano, nos levará a receber a primeira aeronave somente lá pelo segundo semestre de 2015, com a segunda chegando em 2016. Assim, nestes 3/4 próximos anos, a FAB ainda terá que lançar mão dos KC-137's como já vem fazendo, só que, segundo seu planejamento, de forma menos precária. E até que os 2/3 KC-767 estejam totalmente operacionais ainda vai levar uns dois/três anos. Assim, teremos necessariamente mais uns 5 a 7 anos de KC-137's pela frente até que possam ser aposentados definitivamente. Ou seja, até 2020 eles ainda estarão por aí fazendo o seu trabalho, e esperemos, com mais segurança e eficácia do que antes.knigh7 escreveu:Má notícia. Se a vinda do terceiro KC 767 estivesse promissor, a FAB não iria partir para essa modernização, já que a IAI irá entregá-los 2 anos após a assinatura do contrato...Lord Nauta escreveu:A FAB irá atualizar os KC-137 novamente, apesar da aquisição dos B-767
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Obs: deveriam ter colocado essa notíca no tópico do KC...
Lembrar que a nota não informa o nível de revisão pela qual estas aeronaves irão passar. Como sabemos que a FAB não está nadando em dinheiro, é bem provável que esta seja centrada principalmente nas turbinas, que são hoje o principal problema destas aeronaves, e talvez na melhoria de alguns sistemas de bordo que venham a colaborar para um maior conforto no exercício da missão. As células em si não apresentam maiores problemas. Já a aviônica e outros sistemas... Mas isso já é uma conversa para outro tópico.
abs.
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Re: :: Nova aeronave presidencial: Boeing 747?
knigh7 escreveu:Má notícia. Se a vinda do terceiro KC 767 estivesse promissor, a FAB não iria partir para essa modernização, já que a IAI irá entregá-los 2 anos após a assinatura do contrato...Lord Nauta escreveu:A FAB irá atualizar os KC-137 novamente, apesar da aquisição dos B-767
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Os 707 / KC-137 FAB foram incorporados dos estoques da antiga Varig em 1986 e aumentou sua dotação com peças das Forças Aéreas da Argentina e do Paraguai, assim como um 707 muito bem conservado da PLUNA, comprado em 1997 como fonte de peças.
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Lord Nauta
Obs: deveriam ter colocado essa notíca no tópico do KC...
Existe a opção de mais duas aeronaves. Tudo indica que a FAB ira exercer esta opção.
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