Página 12 de 57

Re: Blindados Policiais

Enviado: Qui Jul 26, 2012 11:17 am
por Paulo Bastos
Anderson Subtil escreveu:Bom dia Paulo e Hélio. Quando sai a T&D Segurança? O Francisco havia me dito que sairia em julho, mas até agora nada.
Bom dia Anderson,

Ela foi lançada no inicio dessa semana, durante a INTERSEG, mas só deve estar nas bancas a partir da proxima semana.


Abraços,
Paulo

Re: Blindados Policiais

Enviado: Qui Jul 26, 2012 11:34 am
por Anderson Subtil
Ok, obrigado. A minha já deve estar chegando então.

Re: Blindados Policiais

Enviado: Qui Jul 26, 2012 12:41 pm
por Lord Nauta
Paulo Bastos escreveu:INTERSEG 2012 - Projetos nacionais na disputa
Por Roberto Caiafa

Imagem
O Sherpa Light APC, da Renault Trucks (foto: Roberto Caiafa)


Mercado aquecido e com opção 100% nacional
A proximidade dos grandes eventos internacionais Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas 2016 e seus encargos, somadas as necessidades já antigas de reequipamento de organizações policiais e de segurança, abriram novas oportunidades de compra em diversas áreas, e no setor de veículos blindados leves, o mercado brasileiro se mostra bastante movimentado. Na nova edição da Revista Tecnologia & Defesa Segurança (Nº 09), um elaborado artigo, trabalho dos colaboradores Paulo Roberto Bastos e Hélio Higuchi, já permite conhecer algumas das opções apresentadas por diversos fabricantes, além de produtos desenvolvidos localmente, inclusive com a participação do Centro Tecnológico do Exército (CTEx). Durante evento realizado na cidade de São Paulo (22 a 24 de julho) para apresentar tecnologias, produtos e serviços ligados a área de segurança pública, Tecnologia & Defesa ouviu mais algumas empresas. A indústria nacional está muito bem representada por dois projetos distintos, o transporte de tropas blindado Alacran, da Centigon, e o VBPL (veículo de patrulha blindado leve) M27 4x4 Marruá, da OTT Blindados.

Imagem
O Alacran operacional no México (foto: Centigon)

Imagem
O transporte blindado de tropas Alacran, da Centigon (foto: Roberto Caiafa)


100% Nacional
A Centigon é uma veterana empresa reconhecida mundialmente pelo seu expertise em veículos blindados, blindagens para helicópteros e vidros especiais, dentre outros produtos, estando presente em 11 países. A subsidiária brasileira, além de contar com instalações industriais próprias em Barueri (SP), agrega a seu produto a experiência de engenheiros da antiga Engesa (Engenheiros Especializados S.A), profissionais que alinham em seus currículos projetos como o blindado monobloco Jararaca, os conhecidos Cascavel e Urutu, e o para a época (anos oitenta) moderníssimo carro de combate Osório. Com este DNA, Ricardo Furlan (diretor industrial) e Amaury Belmonte (produtos especiais) mais uma equipe de projetistas deram forma ao Alacran, um transporte de tropas blindado 4x2 ou 4x4 customizado para 8-12 homens, nível três de proteção balística e 100% nacional, integrável a chassis do tipo F-550 (Ford), Kodiack (GM) e Dodge RAM versão pesada, para citar três possibilidades, tudo dependendo das especificações do cliente.

Imagem
Detalhe das portas duplas de embarque e desembarque do Alacran (foto: Roberto Caiafa)

Imagem
Assentos para a tropa no Alacran (foto: Roberto Caiafa)

Segundo André Belmonte, gerente geral da Centigon “Em cerca de 20 dias o Alacran exibido no evento estará montado e pronto para uma bateria de testes, que deverão ser realizados em unidades policiais do Distrito Federal, Paraná e São Paulo, inicialmente. O veículo despertou muito interesse de outros estados, principalmente pela modularidade do projeto, alta mobilidade, ótimos níveis de disponibilidade, manutenção facilitada COTS e suporte pós venda no local de emprego, ou caso necessário, nas instalações da empresa em Barueri. A Centigon está preparada para, em caso de uma demanda concentrada de unidades, utilizar o Arsenal de Guerra de São Paulo para fabricar os veículos”. O Alacran já foi vendido para a Marinha e Polícia Nacional do México (120 unidades), com excelente aceitação.

Imagem
Habitáculo do motorista e comandante do Alacran (foto: Roberto Caiafa)

Imagem
Ricardo Furlan, André Belmonte e Amaury Belmonte, equipe da Centigom responsável pela apresentação do Alacran para o mercado brasileiro de segurança pública (foto: Roberto Caiafa)


VBPL Marruá

Imagem
Imagem
O LAPV/VBPL Marruá, da OTT Blindados (foto: Roberto Caiafa)

A Agrale tem no veículo Marruá um de seus mais conhecidos produtos. Dá união das qualidades do carro mais o expertise da OTT Blindados, nasceu na África do Sul o M27 4x4 (AM 200 CD), uma versão blindada do projeto brasileiro. Segundo o diretor Hans Kriek “A OTT desenvolveu o conceito e as duas empresas trabalharam juntas nos requerimentos do veículo, destinado a atender as necessidades das forças de segurança pública quanto a um blindado leve de patrulha extremamente flexível e capaz de ser configurado em várias versões. O VBPL se presta tanto ao trabalho de patrulhamento de fronteiras e participação em missões de paz internacionais, quanto no emprego como posto de comando e controle avançado, como base para avançados sensores de vigilância ou como transporte de frações de tropa. O protótipo foi desenvolvido na África do Sul, mas toda a industrialização desta versão será feita no País”.

Imagem
Hans Kriek, da OTT, e o protótipo do M27 4x4 VBPL/LAPV

Equipado com motor Cummins Conama P7/ Euro V, o Marruá blindado também se apresenta como uma excelente opção para emprego policial devido as suas características de robustez, durabilidade e disponibilidade de peças de reposição, com ampla rede de assistência técnica já existente. A blindagem de nível três protege contra disparos de armas em calibre até 7,62 mm, explosões laterais e detonação de granada. O habitáculo blindado pode levar até seis pessoas, e com a customização da caçamba, mais quatro lugares podem ser adicionados. Extremamente leve (4,3 ton) e ágil, o VBPL (ou LAPV, de Light Armor Patrol Vehicle) se apresenta assim como uma excelente opção custo x benefício para as forças de segurança nacionais, além de apresentar baixo fator de risco, já que é baseado em um veículo militar homologado pelas forças armadas brasileiras.

Imagem
Maquete do M27 Marrua LAPV com caçamba configurada para transporte de presos (foto: Roberto Caiafa)


Presença francesa

Imagem
Imagem
O Sherpa Light APC (fotos: Renault Trucks)

Imagem
Imagem
O PVP-APC da Panhard (Fotos: Pannhard)

A Renault Trucks está oferecendo no Brasil o seu Light Armored Sherpa APC, um veículo da classe de 11 toneladas e utilizado em patrulha, transporte de tropas e controle e segurança de áreas urbanas. O Sherpa pode receber diversas configurações de sistemas e equipamentos, estando preparado para todo terreno. É um veículo testado em combate no Afeganistão com bastante sucesso. O Sherpa tem uma carga útil de até 2,2 toneladas, se situando numa categoria mais pesada dentre as opções francesas. Já a Panhard está trazendo para o Brasil a oferta do seu PVP APC na versão transporte, capaz de levar seis soldados mais dois tripulantes. Utilizando motor Iveco FIC Euro III, o carro 4x4 oferece agilidade e mobilidade, chegando a até 110 km por hora. A proteção balística é de nível dois, mas caso o cliente deseje algo mais pesado, a Panhard pode mudar o foco para o PVP HD, mais adequado para missões pesadas, tendo proteção nível três. Este modelo pode levar até 12 homens e utiliza motor turbo diesel Iveco FIC 205 Euro III, pesando equipado 7,5 toneladas contra os quatro mil e quinhentos quiilos do modelo APC.

Imagem
O PVP-HD da Panhard (foto: Panhard)

Fonte: Tecnologia & Defesa: Projetos nacionais na disputa

BZ para a equipe de Tecnologia & Defesa nesta cobertura exclusiva. Matéria de qualidade realizada por profissionais de alto nível.


Sds


Lord Nauta

Re: Blindados Policiais

Enviado: Sáb Jul 28, 2012 10:35 am
por Paulo Bastos
Para quem ainda não viu, segue fotos dos Blindados GAZ-2330 "Tigre" (Tigr) recentemente adquiridos pela Uruguai.

http://farm7.staticflickr.com/6217/6335389107_a6fa257e88_b.jpg
http://farm8.staticflickr.com/7009/6456674763_4c055df9f2_b.jpg
http://img13.imageshost.ru/img/2012/06/10/image_4fd4bcfe8a534.jpg

Três deles foram adquiridos em 28/04/2011, pela la Guardia Republicana, Unidad de Operaciones Especiales (UNOE), de la Policía de Montevideo, e foram entregues em novembro do mesmo ano, já sendo utilizados poucos dias depois (25/11) em uma operação de busca e apreensão de drogas em uma chácara situada na cidade de Toledo Chico, em Canelones.

Esse veículo foi exaustivamente testado pelo BOPE da PMERJ e apesar de haver grande alarde na imprensa por isso, principalmente pela imprensa russa e copiado por varios Blogs, esse veículo apresentou um desempenho inferior a outros testados. O resultado dos testes influenciou a criação de uma versão específica para o BOPE, o Tigre-M, com alterações para utilização nos ambientes de favela. Essa versão voltou a ser testada na unidade, porem tambem se mostrou aquem das expectativa, por isso dificilmente ela será adquirida.

http://red-stars.org/IMG/jpg/TIGR_essai_Police_Rio_2010_Arzamas_.jpg
Foto de um GAZ-233036 Tigr em testes no BOPE no ano de 2010


Abraços,
Paulo Bastos

Re: Blindados Policiais

Enviado: Sáb Jul 28, 2012 4:07 pm
por Andre Correa
Imagem
Um desse, para o BOPE, era capaz de aguentar bem nas favelas? É o Sul-africano RG-31 Nyala.

[009]

Re: Blindados Policiais

Enviado: Sáb Jul 28, 2012 4:23 pm
por Paulo Bastos
Andre Correa escreveu:Um desse, para o BOPE, era capaz de aguentar bem nas favelas? É o Sul-africano RG-31 Nyala.[009]
Acredito que sim, mas ele pertence a outra classe de veículos, os MRAP. Esses seriam veículos desenvolvidos para protejer suas tripulações de IED (Improvised Explosive Device), e o que o BOPE e as policias estão procurando são veículos táticos de infiltração e exfiltração em favelas, por isso acho que ele tambem não é o veículo ideal para o q eles querem :D

A propósito, o veículo da foto é um RG-31 Charger,de US Army, baseado na versão Mk5 e equipado com motor Cummins.


Abraços,
Paulo

Re: Blindados Policiais

Enviado: Sáb Jul 28, 2012 4:49 pm
por Túlio
Eu acho que, ao menos em certas favelas, se tiver pneu de borracha, não anda muito. Vimos isso no Alemão, com os Caveirões sendo detidos por aqueles trecos cheios de pregos...

Re: Blindados Policiais

Enviado: Sáb Jul 28, 2012 4:56 pm
por Andre Correa
Acho que depende do tipo. Não existem pneus reforçados?
Esse MRAP, que citei por brincadeira, aguenta com alguns IED's e AP, o que, por si só, deveria ser capaz de aguentar com pregos, tiros de fuzil e granadas...

Mas se chegamos ao ponto de precisar de veículos sobre lagartas nas favelas, as FFAA já tem um inimigo declarado, e que já tomou conta do seu próprio território...

Aí o negócio é salvar os inocentes e os mais novos, e eliminar as cobras criadas, que não tem mais jeito... :twisted:

Re: Blindados Policiais

Enviado: Sáb Jul 28, 2012 5:00 pm
por Andre Correa
Paulo Bastos escreveu:
Andre Correa escreveu:Um desse, para o BOPE, era capaz de aguentar bem nas favelas? É o Sul-africano RG-31 Nyala.[009]
Acredito que sim, mas ele pertence a outra classe de veículos, os MRAP. Esses seriam veículos desenvolvidos para protejer suas tripulações de IED (Improvised Explosive Device), e o que o BOPE e as policias estão procurando são veículos táticos de infiltração e exfiltração em favelas, por isso acho que ele tambem não é o veículo ideal para o q eles querem :D

A propósito, o veículo da foto é um RG-31 Charger,de US Army, baseado na versão Mk5 e equipado com motor Cummins.


Abraços,
Paulo
Melhor do que isso, há os Cougars... verdadeiros monstros blindados sobre rodas... mas são grandes demais para as favelas... :lol:
Realmente deve ser complicado achar uma empresa com excelência em produzir veículos tão otimizados, e em tão poucas quantidades...

[009]

Re: Blindados Policiais

Enviado: Sáb Jul 28, 2012 5:38 pm
por Túlio
A continuar como está, acho que me alguns anos terá de ser NAMER em terra e Hind/Super Tucano no ar...

Re: Blindados Policiais

Enviado: Dom Jul 29, 2012 8:01 am
por Reginaldo Bacchi
Andre Correa escreveu:Esse MRAP, que citei por brincadeira, aguenta com alguns IED's e AP, o que, por si só, deveria ser capaz de aguentar com pregos, tiros de fuzil e granadas...
Andre, pelo que sei, nenhum veiculo resiste a IED e muito menos (logicamente) a "... alguns IED's ...".

O que se procura fazer é diminuir os efeitos do IED sobre a tripulação.

Na recente conferencia sobre veiculos blindados realizada no Rio de Janeiro, tive oportunidade de assistir a uma interessantissima apresentação de oficial do exército colombiano sobre a luta deste exercito contra IED's instalados pela FARC.

Impressionate foi a fotografia de um Cascavel destroçado pela explosão.

Bacchi

Re: Blindados Policiais

Enviado: Dom Jul 29, 2012 9:46 am
por Andre Correa
Reginaldo Bacchi escreveu:
Andre Correa escreveu:Esse MRAP, que citei por brincadeira, aguenta com alguns IED's e AP, o que, por si só, deveria ser capaz de aguentar com pregos, tiros de fuzil e granadas...
Andre, pelo que sei, nenhum veiculo resiste a IED e muito menos (logicamente) a "... alguns IED's ...".

O que se procura fazer é diminuir os efeitos do IED sobre a tripulação.

Na recente conferencia sobre veiculos blindados realizada no Rio de Janeiro, tive oportunidade de assistir a uma interessantissima apresentação de oficial do exército colombiano sobre a luta deste exercito contra IED's instalados pela FARC.

Impressionate foi a fotografia de um Cascavel destroçado pela explosão.

Bacchi
Boas Bacchi,

Há relatos de veículos Cougar e Buffalo a resistirem a IED's menores no Afeganistão, e que foram capazes de voltarem as suas bases sem a necessidade de serem rebocados. Pelo que li, são casos em que o explosivo é de menor intensidade, e depende do local em que explode. Naquela série de tv que lhe falei acontece com um dos veículos, que é atingido por um IED e continua a movimentar-se.

[009]

Re: Blindados Policiais

Enviado: Dom Jul 29, 2012 10:00 am
por Reginaldo Bacchi
Talvez no caso de um IEDinho!!!

Bacchi

Re: Blindados Policiais

Enviado: Dom Jul 29, 2012 11:10 am
por JL
Tem um tipo de "bomba" que é muito interessante contra carros

É a EFP - Explosively formed penetrator

Link http://en.wikipedia.org/wiki/Explosivel ... penetrator

Tem como algum veículo resistir a isso aí.

Re: Blindados Policiais

Enviado: Dom Jul 29, 2012 11:25 am
por Reginaldo Bacchi
Eu tomei conhecimento do EFP no começo dos anos 80.

Na epoca foi muito comentado e apresentado como um excepcional futura arma.

O interessante é (pelo que sei) até hoje não foi introduzida como opção para armamento de carro de combate ou mesmo anticarro, além destes casos de improvisações.

No Jane's Ammunition Handbook o EFP não é mencionado como uma opção. Contunuam as munição APDSFS, HEAT e HESH, como munição anti carro.

Porque?

Bacchi