ESTRATÉGIA NAVAL
Moderador: Conselho de Moderação
- Brigadeiro
- Sênior
- Agradeceu: 17 vezes
- Agradeceram: 12 vezes
Re: ESTRATÉGIA NAVAL
Senhores,
O Marino tem nos oferecido um farto material sobre a estratégia naval, que nos faz entender melhor o papel da Marinha e suas atribuições, clareando nossas mentes a ver que é mais do que uma porção de navios armados. Eu tenho aprendido muito e minha visão (que era meramente continental) passou a dar também a importância das questões marítimas.
Assim, desde o início do tópico, eu tenho juntado os posts num único arquivo (em Word e também em PDF) para facilitar a leitura e também porque eu possa encadernar tudo e guardar para consultas (minha pequena biblioteca agradece! ). Eu conversei com o Marino e ele achou uma boa idéia estender aos amigos do DB e caso tenham algum interesse no compêndio (que nada mais é do que uma versão mais "linear" do tópico, fruto do bom e velho método de "copiar e colar"), entrem em contato comigo para que eu possa enviar por e-mail.
Até mais!
O Marino tem nos oferecido um farto material sobre a estratégia naval, que nos faz entender melhor o papel da Marinha e suas atribuições, clareando nossas mentes a ver que é mais do que uma porção de navios armados. Eu tenho aprendido muito e minha visão (que era meramente continental) passou a dar também a importância das questões marítimas.
Assim, desde o início do tópico, eu tenho juntado os posts num único arquivo (em Word e também em PDF) para facilitar a leitura e também porque eu possa encadernar tudo e guardar para consultas (minha pequena biblioteca agradece! ). Eu conversei com o Marino e ele achou uma boa idéia estender aos amigos do DB e caso tenham algum interesse no compêndio (que nada mais é do que uma versão mais "linear" do tópico, fruto do bom e velho método de "copiar e colar"), entrem em contato comigo para que eu possa enviar por e-mail.
Até mais!
Thiago
--------------
"O respeito e a educação são garantia de uma boa discussão. Só depende de você!"
--------------
"O respeito e a educação são garantia de uma boa discussão. Só depende de você!"
- faterra
- Sênior
- Agradeceu: 89 vezes
- Agradeceram: 79 vezes
Também arquivei todo o material gentil e pacientemente nos brindado pelo Marino, mas, nem todos os posts com comentários e/ou questionamentos. Esta sua apostila deve estar bem abragente, Brigadeiro.
Um abraço!
Fernando Augusto Terra
- Tigershark
- Sênior
- Agradeceu: 2 vezes
- Agradeceram: 1 vez
Olha,Fernando,tive o prazer de recebe-la e posso te afiançar que o material está muito bom!Vale a pena pedir para o Brigadeiro te enviar!
Mais uma vez obrigado,Thiago!
Mais uma vez obrigado,Thiago!
- faterra
- Sênior
- Agradeceu: 89 vezes
- Agradeceram: 79 vezes
Tigershark
Recomendação recebida e seguida.
Obrigado
Recomendação recebida e seguida.
Obrigado
Um abraço!
Fernando Augusto Terra
Re:
Vinicius Pimenta escreveu:Marino, não sei se já escrevi, mas esse é um dos tópicos mais brilhantes do fórum! Obrigado mesmo!
Na minha opinião, somos (deveríamos ser) uma nação marítima e terrestre, mas nos portamos muito menos como marítima do que terrestre.
Realmente.
Obrigado Marino
Att.:
Jin
-
- Sênior
- Agradeceram: 63 vezes
Recebi o material do Brigadeiro, que dupla Marino postando e o Brigadeiro organizando. O material ficou muito bom, muito bom mesmo. Parabéns.
Dos cosas te pido señor, la victoria y el regreso, pero si una sola haz de darme, que sea la victoria.
- Brigadeiro
- Sênior
- Agradeceu: 17 vezes
- Agradeceram: 12 vezes
Até mais!
Thiago
--------------
--------------
-
- Sênior
Brigadeiro,
Como somos vizinhos, vou negociar contigo a minha apostila, também no formato impresso.
Como somos vizinhos, vou negociar contigo a minha apostila, também no formato impresso.
Se na batalha de Passo do Rosário houve controvérsias. As Vitórias em Lara-Quilmes e Monte Santiago, não deixam duvidas de quem às venceu!
-
- Sênior
Beleza,LeandroGCard escreveu:
Olá Tupi,
Concordo com sua análise histórica sobre as razões do Brasil não ter a hoje o poder marítmo (e não apenas naval) que poderia ou deveria, mas acho que preciso de esclarecimento em um conceito: Pelo que entendi, uma nação não é marítma, ela pode se tornar marítma como resultado tanto de sua posição e condições geográficas peculiares quanto por ações ativas tomadas por sua sociedade e governo.
Assim sendo não seria correto dizer que o Brasil é uma nação marítma, pois ele não tomou as ações necessárias para que pudesse ser considerado assim. O correto seria dizer que nosso país tem um grande potencial marítmo, que talvez pelas razões que você citou não foi realizado até hoje.
Acredito que o Marino pode nos esclarecer este ponto.
Abraços,
Leandro G. Cardoso
Se na batalha de Passo do Rosário houve controvérsias. As Vitórias em Lara-Quilmes e Monte Santiago, não deixam duvidas de quem às venceu!
-
- Sênior
- Agradeceu: 64 vezes
- Agradeceram: 59 vezes
Com o perdão dos moderadores, não é propaganda, mas é somente para registro, para quem gosta do assunto: o ultimo numero de "GRANDES GUERRAS", agora nas bancas, foi sobre batalhas navais. Ecnomo, Lepanto, Trafalgar, Jutland e Midway, no destaque.
E uns artigos sobre estrategia naval, citando Mahan, já descrito pelo Marino. Os textos são resumidos, mais p/leigos, muito longe dos textos do nosso mestre Marino, mas de qualquer maneira, fica o registro.
Abs!
E uns artigos sobre estrategia naval, citando Mahan, já descrito pelo Marino. Os textos são resumidos, mais p/leigos, muito longe dos textos do nosso mestre Marino, mas de qualquer maneira, fica o registro.
Abs!
- Corsário01
- Sênior
- Agradeceu: 8 vezes
- Agradeceram: 176 vezes
É uma boa pedida para quem quer ter uma visão, mesmo que um tanto superficial
Abraços,
Padilha
Padilha
- Immortal Horgh
- Sênior
Eu vou comprar, minhas férias da faculdade começam semana que vem, então nada melhor que uma boa leitura
[ ]s
[ ]s
Slavsya, Otechestvo nashe svobodnoye,
Druzhby narodov nadyozhny oplot,
Znamya sovetskoye, znamya narodnoye
Pust' ot pobedy k pobede vedyot!
Druzhby narodov nadyozhny oplot,
Znamya sovetskoye, znamya narodnoye
Pust' ot pobedy k pobede vedyot!
-
- Sênior
- Agradeceu: 64 vezes
- Agradeceram: 59 vezes
Battleaxe escreveu:É uma boa pedida para quem quer ter uma visão, mesmo que um tanto superficial
Immortal Horgh escreveu:Eu vou comprar, minhas férias da faculdade começam semana que vem, então nada melhor que uma boa leitura
Com certeza, Padilha e Immortal...apesar do que eu falei, torço (e ajudo quando posso) qualquer iniciativa de midia especializada em defesa no nosso país. Voces tambem devem lembrar quantas publicações vieream e foram...
Outra dica, a venda nas lojas americanas, sobre a marinha nazista. muito bom!
Abs a ambos!
- Corsário01
- Sênior
- Agradeceu: 8 vezes
- Agradeceram: 176 vezes