Alternativas para fim do FX2

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
bcorreia
Sênior
Sênior
Agradeceu: 26 vezes
Agradeceram: 41 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#1636 Mensagem por bcorreia » Qua Ago 14, 2013 11:43 pm

Paisano escreveu:
Luís Henrique escreveu:E se os suecos nos oferecessem um Gripen LIVRE de equipamentos americanos.
Se substituíssem o motor por uma evolução do EJ200?????
Bom, podemos fazer um exercício de comparação entre um NG com configuração original e um NG com uma possível (fictícia) configuração alternativa (Gripen LIVRE) para a FAB:
Configuração Original:

Radar(AESA): ES 05 Raven - Selex-Galile
Motor: General Electric F414G
Aviônicos: AEL Sistemas S/A

Configuração Alternativa:

Radar(AESA): EL/M-2052 - Israel Aerospace Industries
Motor: Eurojet EJ200
Aviônicos: AEL Sistemas S/A
:mrgreen:
Mas por que remover o radar italiano para por um Israelense ?
JL
Sênior
Sênior
Agradeceram: 63 vezes

#1637 Mensagem por JL » Qui Ago 15, 2013 12:01 am

Quebrando a promessa de não escrever mais sobre o FX.

Tem três grupos no Brasil, uma turma do Rafale, outra do F 18 e uma do Gripen. Na composição destes grupos tem empresários, políticos, militares, etc. Quem ganhar leva o contrato de muito $$$$$$$$$. Quem perder perde tudo o que já gastou nestes TREZE anos.

Se você fosse presidente o que faria?
Eu encerraria de vez esta palhaçada e mandaria a FAB procurar uma alternativa de baixo custo. Por que:

Primeiramente, o motivo principal para eu cancelar este projeto, simplesmente é que não iria passar o desgaste político de desagradar dois grupos juntos, para agradar um só. Político é político e não escolhe super trunfo e nem voa avião. Nunca ouvi falar de uma disputa tripla entre duas aeronaves, isto complica tudo. Deveria haver um short list com somente duas opções, com três é piada. Não da para decidir, vejam os Suecos tem todo um lobby, afinal já estão aqui no Brasil com a Ericsson, Volvo, Scania etc. Os norte americanos nem se fala. E os franceses, fechamos um programa estratégico e bilionário, além de vital do sub nuclear com eles> Não podem ser desapontados.

Segundo motivo, o programa já esta superado tecnologicamente, porque atrasou demais: Vejamos com a demora absurda deste programa, quando o esquadrão estiver operacional, aeronave escolhida já estaria tecnologicamente superada. Vejam pelo que falaram, se a decisão fosse hoje, demoraria mais um ano para assinar o contrato. (Não faço a menor ideia porque esse tempo todo), depois mais quatro anos para chegar o primeiro avião. Bem em 2018 o primeiro F 18 chega ao Brasil, até todos os caças serem entregues, sei-lá uns cinco anos, por exemplo significa que lá por 2023 a FAB ainda vai esta recebendo caças como o F 18. Aeronaves projetadas no século anterior.

Terceiro, o programa todo tem uma cobertura enorme da mídia como justificar o gasto de bilhões de dólares em caças para o povo. Muito prejuízo político em um ano as vésperas da eleição.

Em resumo este programa se transformou em uma equação política sem solução, na minha modesta opinião a Sra. Presidenta não vai fazer nada, vai deixar a batata para o sucessor em 2015, pois também não vai querer arcar com o desgaste de cancelar tudo. Um tampão seria uma solução de custos políticos menor, mas ainda haveriam críticas dos que perderão com o cancelamento do projeto, que vão dizer horrores da decisão, do dinheiro mal gasto. etc. Não fazer nada é politicamente a melhor opção.

De quem é a culpa, para mim TOTALMENTE DA FAB.

No FX-1 deixou que a concorrência tomar um rumo político, depois por ter aceitado o Mirage 2000-5 que era a vontade do governo Fernando Henrique e da Embraer na época, como lembro do apelido Sucatão, aqui no Fórum e o pessoal suspirando mas bem que podia ser o Rafale.
No FX 2 por ter divulgado este short list absurdo, dois caças birreatores junto com um caça monoreator e por fim por não ter ficado com o Rafale, quando o próprio presidente LULA anunciou em público que ele era o vencedor.

Político, pensa politicamente. Esqueceram da luta que tiveram quando voavam os P 40 e P 47, enquanto todos os nossos vizinhos tinham jatos e da dureza que foi conseguir os obsoletos Gloster Meteor. Esqueceram o que aconteceu quando as asas dos Meteor racharam. Esqueceram quando queriam comprar os bombardeiros Canberra. A FAB devia ter aprendido.

Agora chora e procura um tampão, que eu não acredito que o governo atual escolha e feche qualquer FX, nesta altura do campeonato já era. E ponto final.
Dos cosas te pido señor, la victoria y el regreso, pero si una sola haz de darme, que sea la victoria.
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 419 vezes

#1638 Mensagem por Marechal-do-ar » Qui Ago 15, 2013 1:55 am

Luís Henrique escreveu:E se os suecos nos oferecessem um Gripen LIVRE de equipamentos americanos.
Se substituíssem o motor por uma evolução do EJ200?????
Depois de procurar um pouco acho que posso incluir essa como uma desvantagem do Gripen ser mono-motor, há uma escassez de motores dessa potência e tamanho que não sejam americanos ou russos, para falar a verdade, não achei nenhum.
"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Brasileiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 243 vezes
Agradeceram: 558 vezes

#1639 Mensagem por Brasileiro » Qui Ago 15, 2013 2:35 am

Na nossa situação, se não for Chinês ou Russo, é terminantemente impossível se adquirir um caça que esteja imune à interferência americana.

Se o caça for francês, está sim na 'coleira'. Para isso existe a OTAN. Viram o que aconteceu com o avião do Evo, que foi proibido de voar por países que, pelo menos a princípio, nem tinham a ver com a história? O mesmo vale para um caça sueco, 'euro', etc.

Quando o Tio San encasquetar com o Brasil, esquece. EUA, Suécia, França, Inglaterra, Israel, Alemanha, Japão, Coréia são uma coisa só. Rússia e China não, talvez a Índia em algum momento, mas mesmo ela se rende a equipamentos 'by OTAN' nos seus projetos de caças.

Dessa forma, eu defenderia a compra do Gripen. Mas não porque ele está "livre da coleira americana", porque isso nenhum dos três é. Os americanos sabem que o motor do Gripen é americano, que várias coisas do Rafale, são de origem americana. Só que, mesmo assim, tirar da mão deles um contrato de alguns bilhões de dólares é também uma forma de se deixar claro um recado.

De que adianta ficarmos presos a esta paranóia de "coleira americana" especificamente no caso do F-X2, se puxar um pouquinho só essa tal coleira, nem o KC-390, nem P-3, nem Bandeirante, nem Bandeirulha, nem Super Tucano irão conseguir se manter voando? Ou então teremos que recomeçar a FAB comprando apenas treinadores, abastecedores, patrulhas, helicópteros, tudo da China e Rússia, ou melhor, made in Brazil. Mas, sinceramente, não acho que seja possível.

abraços]
----------------
amor fati
Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#1640 Mensagem por Penguin » Qui Ago 15, 2013 6:36 am

Brasileiro escreveu:Na nossa situação, se não for Chinês ou Russo, é terminantemente impossível se adquirir um caça que esteja imune à interferência americana.

Se o caça for francês, está sim na 'coleira'. Para isso existe a OTAN. Viram o que aconteceu com o avião do Evo, que foi proibido de voar por países que, pelo menos a princípio, nem tinham a ver com a história? O mesmo vale para um caça sueco, 'euro', etc.

Quando o Tio San encasquetar com o Brasil, esquece. EUA, Suécia, França, Inglaterra, Israel, Alemanha, Japão, Coréia são uma coisa só. Rússia e China não, talvez a Índia em algum momento, mas mesmo ela se rende a equipamentos 'by OTAN' nos seus projetos de caças.

Dessa forma, eu defenderia a compra do Gripen. Mas não porque ele está "livre da coleira americana", porque isso nenhum dos três é. Os americanos sabem que o motor do Gripen é americano, que várias coisas do Rafale, são de origem americana. Só que, mesmo assim, tirar da mão deles um contrato de alguns bilhões de dólares é também uma forma de se deixar claro um recado.

De que adianta ficarmos presos a esta paranóia de "coleira americana" especificamente no caso do F-X2, se puxar um pouquinho só essa tal coleira, nem o KC-390, nem P-3, nem Bandeirante, nem Bandeirulha, nem Super Tucano irão conseguir se manter voando? Ou então teremos que recomeçar a FAB comprando apenas treinadores, abastecedores, patrulhas, helicópteros, tudo da China e Rússia, ou melhor, made in Brazil. Mas, sinceramente, não acho que seja possível.

abraços]
Um dos finalistas na concorrência para aquisição do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) foi a Space Systems / Loral, dos EUA (vencida pela franco-italiana Thales Alenia Space).

Há N equipamentos e serviços industriais fornecidos por empresas norte-americanas, nas mais diversas areas, inclusive o pré-sal. Esse tem sido, junto com o PAC, um grande mercado para a GE. Lembram da Halliburton?
A multinacional americana mantém um contrato com a Petrobras no qual é responsável pelos computadores que contêm informações cruciais para o desenvolvimento de plataformas. Isso decorre do fato de a Halliburton ser fornecedora de serviços de teste de exploração e desenvolvimento em ambiente de alta pressão, alta temperatura e águas profundas nas bacias brasileiras operadas pela Petrobras. O contrato tem validade de quatro anos e valor de US$ 270 milhões. Por ele, a empresa tem acesso ao material confidencial da Petrobras, justamente para poder operar o maquinário que a estatal necessita para realizar suas prospecções.
http://www.istoedinheiro.com.br/noticia ... +PETROBRAS
Quase 100% dos membros do Governo Federal usam telefones com sistemas operacionais norte-americanos (ou canadense da Blackberry). Para não mencionar sistemas operacionais e serviços de TI/Internet de empresas dos EUA (Windows, Apple OS, Google, Facebook, Yahoo, Facebook, Twitter etc, etc).

Os EUA são o principal destino dos investimento externos de empresas brasileiras.

Somado ao citado por Brasileiro, francamente, a GE F414 é o menor dos problemas.
Editado pela última vez por Penguin em Qui Ago 15, 2013 8:55 pm, em um total de 5 vezes.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
kirk
Sênior
Sênior
Agradeceu: 391 vezes
Agradeceram: 245 vezes

#1641 Mensagem por kirk » Qui Ago 15, 2013 7:36 am

Carlos Lima escreveu:Pois é,

E é por isso que eu acho que durante a sua apresentação o Saito não deu nenhuma indicação de "preferências" porque isso iria depor contra a neutralidade da FAB nesse processo e pegaria muito mal.

Na minha interpretação do que ele falou ontém, ele defendeu que acredita no Governo, defendeu que a FAB precisa de caças para ontém, e deixou claro que está fazendo o possível e impossível para não deixar a Defesa Aérea Brasileira deixar de existir, mas a coisa está complicando cada vez mais.

Além disso ele deixou claro que o parecer técnico está pronto... agora cabe a Presidenta decidir.

Se ele deixou recados extras... aí nós temos um problema na minha opinião.

[]s
CB_Lima
Trecho da Reunião: CRE - 32ª reunião, extraordinária (1ª parte - audiência pública; 2ª parte - deliberativa)
Data: 13/08/2013
Horário de Início: 14:30

""Então, do ponto de vista estratégico, dos projetos, se todos eles estão dispostos a abrir a caixa preta tecnológica para os projetos brasileiros na indústria aeronáutica?

O SR. COMANDANTE SAITO – Nós temos ofertante que diz que vai abrir toda a caixa preta. Temos ofertante que diz que vamos abrir parcialmente e o que eu posso dizer, Senadora Ana Amélia, muito obrigado pela pergunta, é que a senhora tem toda a razão. O foco principal desse projeto não é só comprar um avião de prateleira e sim desenvolver, junto com parceiro escolhido, uma tecnologia avançada.

Então a tecnologia avançada a gente consegue fazendo junto, isto é, muita gente diz: Olha eu vou transferir tecnologia! Mas chegar e dizer: Olha, a tecnologia é esta aqui? A gente não vai aprender. É fazendo junto que a gente aprende, como fez a Embraer, no Projeto AMX. No Projeto AMX a Embraer ficou apenas com 28% de todo o sistema do avião e, ao longo dos anos, conseguiu assimilar toda a tecnologia de construção de uma aeronave daquele porte e desenvolver a aeronave a jato para uso comercial.

Então a senhora tem toda a razão. Isso é muito discutível. Transferência de tecnologia, não basta dizer que eu quero. Mas eu preciso também ter um parque industrial capacitado para receber essa transferência de tecnologia e também é fazendo junto que a gente consegue aprender toda a tecnologia.

O SR PRESIDENTE (Ricardo Ferraço. Bloco Maioria/PMDB - ES) - Deputado Zarattini, V. Exª pediu a palavra.
O SR. CARLOS ZARATTINI (PT – SP) – Bom, Sr. Presidente, queria cumprimentá-lo, cumprimentar todos os membros aqui desta audiência, Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito, Comandante, cumprimentá-lo também, cumprimentar o Brigadeiro Crepaldi, que nos atendeu lá numa recente delegação de Deputados em São José dos Campos e nos fez uma exposição bastante detalhada também de todos os projetos da Força Aérea Brasileira.
A Senadora Ana Amélia, boa parte da minha pergunta ela já fez, não é? Porque o essencial de fato nesse projeto é a questão da transferência de tecnologia e ...

A SRA. ANA AMÉLIA (Bloco Maioria/PP - RS) – Peças também.
O SR. CARLOS ZARATTINI (PT – SP) – Exato. E a possibilidade de nós termos autonomia do desenvolvimento, da manutenção e do desenvolvimento de novas tecnologias, a partir dos conhecimentos que o Brasil vier a ter com esse projeto. Então esse assunto me parece assim que é uma pedra de toque, não é? Então, se o senhor pudesse avançar um pouco mais nas comparações entre essas discussões, porque sempre a informação que nós temos, como o senhor falou, a Suécia e o Gripin é um projeto onde se propõe desenvolver mais conjuntamente. Os Franceses através da Dessault tem uma proposta de transferência de toda a tecnologia e os americanos ainda têm restrições, ao que nos consta, sobre autorizações do Congresso Americano para que essa transferência ocorra.""

http://www.senado.gov.br/atividade/comi ... =000564/13
[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
NovaTO
Sênior
Sênior
Agradeceram: 47 vezes

#1642 Mensagem por NovaTO » Qui Ago 15, 2013 11:06 am

bcorreia escreveu:
Paisano escreveu: Bom, podemos fazer um exercício de comparação entre um NG com configuração original e um NG com uma possível (fictícia) configuração alternativa (Gripen LIVRE) para a FAB:
:mrgreen:
Mas por que remover o radar italiano para por um Israelense ?
Provavelmente o ES 05 Raven tem menos componentes americanos que o EL/M-2052 :)

[]'s
Paisano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 649 vezes
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#1643 Mensagem por Paisano » Qui Ago 15, 2013 11:49 am

NovaTO escreveu:
bcorreia escreveu: Mas por que remover o radar italiano para por um Israelense ?
Provavelmente o ES 05 Raven tem menos componentes americanos que o EL/M-2052 :)

[]'s
O motivo é pelo fato do Radar EL/M-2052, assim como os aviônicos sugeridos, serem oriundos do "Povo do Deserto", o que teoricamente facilitaria a integração e a manutenção.
Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceram: 374 vezes

#1644 Mensagem por Penguin » Qui Ago 15, 2013 12:33 pm

O ES05 já está integrado.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Olinda
Avançado
Avançado
Agradeceu: 83 vezes
Agradeceram: 26 vezes

#1645 Mensagem por Olinda » Qui Ago 15, 2013 1:25 pm

Penguin escreveu:
Brasileiro escreveu:Na nossa situação, se não for Chinês ou Russo, é terminantemente impossível se adquirir um caça que esteja imune à interferência americana.

abraços]
Um dos finalistas na concorrência para aquisição do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) foi a Space Systems / Loral, dos EUA (vencida pela belga Thales Alenia Space).

Há N equipamentos e serviços industriais fornecidos por empresas norte-americanas, nas mais diversas areas, inclusive o pré-sal. Esse tem sido, junto com o PAC, um grande mercado para a GE. Lembram da Halliburton?
A multinacional americana mantém um contrato com a Petrobras no qual é responsável pelos computadores que contêm informações cruciais para o desenvolvimento de plataformas. Isso decorre do fato de a Halliburton ser fornecedora de serviços de teste de exploração e desenvolvimento em ambiente de alta pressão, alta temperatura e águas profundas nas bacias brasileiras operadas pela Petrobras. O contrato tem validade de quatro anos e valor de US$ 270 milhões. Por ele, a empresa tem acesso ao material confidencial da Petrobras, justamente para poder operar o maquinário que a estatal necessita para realizar suas prospecções.
http://www.istoedinheiro.com.br/noticia ... +PETROBRAS
Quase 100% dos membros do Governo Federal usam telefones com sistemas operacionais norte-americanos (ou canadense da Blackberry). Para não mencionar sistemas operacionais e serviços de TI/Internet de empresas dos EUA (Windows, Apple OS, Google, Facebook, Yahoo, Facebook, Twitter etc, etc).

Os EUA são o principal destino dos investimento externos de empresas brasileiras.

Somado ao citado por Brasileiro, francamente, a GE F414 é o menor dos problemas.

Por sermos um grande cliente dos EUA que, ao adquirir caças de outra procedência, podemos/devemos passar um recado, se não tratar o Brasil melhor vamos procurar produtos de outros fornecedores.
Justin Case
Sênior
Sênior
Agradeceu: 146 vezes
Agradeceram: 230 vezes

#1646 Mensagem por Justin Case » Qui Ago 15, 2013 2:06 pm

Penguin escreveu:O ES05 já está integrado.
Penguin, boa tarde.
Como já está integrado, se o avião ainda não existe (não há sequer um protótipo voando), se o restante da aviônica não está integrado...
A situação é muito mais complexa. Por exemplo, o radar AESA para o Typhoon só deve estar operacional em 2020, segundo informações recentes.
Na minha opinião, o fato de ter "voado" no DEMO não permite dizer que "está integrado". É comum que um radar só esteja plenamente integrado e testado, com todos os seus modos de operação, em torno de sete anos após esse primeiro evento. Para estar "operacional", ainda precisa estar instalado nos aviões disponíveis para o uso, com os pilotos treinados.
Abraço,

Justin
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6714 vezes
Agradeceram: 7025 vezes
Contato:

#1647 Mensagem por Túlio » Qui Ago 15, 2013 2:10 pm

Troca logo o nome pra TAB, vende os caças pros museus e compra mais Cargo e Caravan e heli pra transportar índio & demais missões eleitoreiras...errr...humanitárias. Ao menos seria mais coerente... 8-]
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Matheus
Sênior
Sênior
Agradeceu: 341 vezes
Agradeceram: 432 vezes

#1648 Mensagem por Matheus » Qui Ago 15, 2013 2:28 pm

Eu tenho raiva destes dirigentes de órgãos nomeados politicamente...não tem bolas suficientes para dizer que isso ou aquilo não presta, que falta isso ou aquilo, etc. Parece o órgão em que trabalho.
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6714 vezes
Agradeceram: 7025 vezes
Contato:

#1649 Mensagem por Túlio » Qui Ago 15, 2013 2:31 pm

Ainda bem que me reformei, cupincha, o meu era (É!) igualzinho... :evil: :evil: :evil: :evil:
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Matheus
Sênior
Sênior
Agradeceu: 341 vezes
Agradeceram: 432 vezes

#1650 Mensagem por Matheus » Qui Ago 15, 2013 2:35 pm

O cara tinha que dizer que os F5 não servem, estamos em inferioridade em relação aos nossos vizinhos, que não podemos correr este risco já que a implantação integral de um caça demora quase uma década e que este avião de 50 anos não é usado na primeira linha de nenhum país que leve a sério a Defesa Nacional, ainda mais sendo a sexta economia do mundo. O japa já tá quase no caixão, perdeu de falar a verdade e fazer algo de bom por seu país.
E eu ainda perdendo tempo com estes assuntos....
Trancado