Novo Fuzil para o EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Alfa BR
Avançado
Avançado
Mensagens: 542
Registrado em: Qui Mar 03, 2016 5:43 pm
Agradeceram: 220 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#16276 Mensagem por Alfa BR » Sáb Jul 04, 2020 5:07 pm

gabriel219 escreveu: Sáb Jul 04, 2020 4:44 pm
sgtcoelho escreveu: Ter Jun 30, 2020 7:41 pm

Boa noite, primeiramente teria como o amigo disponibilizar o relatório ou algo do tipo, um linke de alguma reportagem desse teste que os fuzileiros fizeram no IA2?
Eu confesso que nunca tinha ouvido falar!
A única força que vi que fez um teste e emitiu relatório foi a FAB e até já foi postado aqui nesse grupo! E não foi nada favorável!
E esse negócio de que PM não le manual da arma me parece um tanto preconceituoso e feito com falta de informação sobre a rotina dessas instituições.
Pelo menos aqui na "minha firma", antes de qqr arma ser "paga" ao indivíduo que vai trabalhar com ela é feito um processo de habilitação, que envolve o preparo teórico e depois prático do armamento, ninguém vai para rua sem conhecer minimamente a arma!
Ou tem alguma instituição fazendo isso por aí?
Não é que não se gosta do IA2 por ser "um produto nacional" é que frustrante vc ver seus impostos jogados fora numa coisa que não tem viabilidade!
É perigoso para quem trabalha diariamente com a arma e deve ser frustrante para o admirador/entusiasta das forças armadas ver elas tão sucateadas e sem condições de sequer ter um armamento individual de qualidade!
Quanto tempo ainda vamos gastar e quanto dinheiro, nosso dinheiro, vai ser dispersado só para se dizer que temos um "fuzil nacional"?
Não seria mais fácil adquiri a licença de uma arma já consagrada e fabrica-lá localmente?
Nada contra a Imbel, mas esse negócio de "empresa estratégica" é um pensamento do início dos anos 80! Coisa de general que quer manter o emprego!
E aí vem um cara que ganha 400 disparos de graça e um balde d'água e fala que a arma é uma maravilha! Putz
O Brasil teria que ter não duas empresas fabricantes de armas, mas sim um parque industrial com inúmeras empresas com capacidade de conduzir um projeto estratégico das forças, com capacidade de fabricar armas, peças e acessórios de todos os tipos.
Mas isso sabemos que é quase impossível.
Me desculpem aí, mas não dá para se contentar com o pouco que nos fornecem pelo preço que pagamos!
Se alguma instituição faz o que vocês fazem? Não, claro que não há. Quem realmente sabe o que está fazendo é a PM, inclusive quando se "surpreendem" sobre coisas EXPLÍCITAS no manual. Ah, tanto no Exército quanto nos Fuzileiros, costumam ler o manual antes de se utilizar uma arma!

E há um desconhecimento de sua parte sobre o que foi dito pela FAB em relação ao IA2. Tanto o relatório da FAB como o do CFN não foram expostos em público oficialmente e sim foram vazados, um com mais detalhes que o outro. No caso o dos Fuzileiros, foi exposto por usuários aqui deste fórum e até de sites especializados, de articulistas famosos do tipo, dentro e fora do Brasil, como TheFirearms e Tecnologia & Defesa, este último se eu não estiver equivocado. O relatório da FAB, que você ama citar, teve o mesmo tipo de exposição, por vazamento. Aliás um teste que sequer o Sig 551 passa, o que é ainda mais estranho, como também erro grosseiro da Imbel, que mandou Lote Piloto que se quer haviam melhorias, como a telha

Mas vem cá, quem não defende que há inúmeras empresas aqui no Brasil? Eu mesmo cito que uma PPP é crucial para a Imbel e até mesmo para o IA2, qualquer gente sã defende isso, o que estou dizendo é que é muito estranho coisas acontecerem com o IA2 só acontecerem na mão de PM's e já vi coisa até melhor que IA2 com falhas bisonhas nas mãos de PM's, quando ouvi, ainda na LAAD 2011, que o ART era coisa moderníssima e MUITO eficiente, já testado, comentários vindos de alguns... bom, talvez não seja necessário explicitar quem, mas sem dúvidas aqueles que possuem testes superiores a das Forças Armadas quanto a produtos, o histórico deixa "claro" isso.

Eu não vou repetir minha opinião acerca do IA2, mas a pergunta perdura: por que existem resultados com diferenças tão abissais, que nem se quer parecem ser o mesmo Fuzil, em tropas diferentes?
Porque o CFN não usa o IA2 em larga escala.

"Aliás um teste que sequer o Sig 551 passa, o que é ainda mais estranho, como também erro grosseiro da Imbel, que mandou Lote Piloto que se quer haviam melhorias, como a telha"

Que melhorias foram essas? O que mudou na "telha"?




Avatar do usuário
Alfa BR
Avançado
Avançado
Mensagens: 542
Registrado em: Qui Mar 03, 2016 5:43 pm
Agradeceram: 220 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#16277 Mensagem por Alfa BR » Sáb Jul 04, 2020 5:17 pm

Eu tava lendo aquele relatório da FAB e pelo que pude entender eles testaram a arma (três fuzis na verdade) com base nos requisitos operacionais conjuntos (ROC). A lógica do teste foi verificar se a arma estava de acordo com os requisitos emitidos para seu desenvolvimento.

Exemplo:

Imagem




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13623
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2333 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#16278 Mensagem por gabriel219 » Sáb Jul 04, 2020 5:21 pm

Alfa BR escreveu: Sáb Jul 04, 2020 5:07 pm Porque o CFN não usa o IA2 em larga escala.

"Aliás um teste que sequer o Sig 551 passa, o que é ainda mais estranho, como também erro grosseiro da Imbel, que mandou Lote Piloto que se quer haviam melhorias, como a telha"

Que melhorias foram essas? O que mudou na "telha"?
"Porque o CFN não usa o IA2 em larga escala."

Ora, já foi dito o motivo, qual a dúvida? O CFN pediu melhorias a Imbel para poder adotar o fuzil, cabe a empresa ir lá e modificar o IA2 de acordo com os desejos do CFN, porém foi deixado bem claro que o CFN considerou o IA2 um fuzil confiável - se é confiável "ok" ou muito confiável, não dá pra saber - segundo esse vazamento.

O que mudou na telha não, a telha foi quem mudou. O que tenho certeza que os fuzis testado se quer tinham uma luva isoladora no guarda-mão, somente o da peça difusora e o polímero era de baixa qualidade, que, segundo alguns, foi trocado na posterior, aliás a pedido do próprio Exército, que detectou o mesmo em seus lotes piloto. O que foi pro CFN já havia isso e uma das coisas elogiadas no IA2 foi justamente o "arrefecimento" do guarda-mão, que permitiu alguns testes, que envolveram um grande volume de tiros.




Avatar do usuário
Alfa BR
Avançado
Avançado
Mensagens: 542
Registrado em: Qui Mar 03, 2016 5:43 pm
Agradeceram: 220 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#16279 Mensagem por Alfa BR » Dom Jul 05, 2020 2:14 am

Parte da saga até o IA2:



Imagem

Imagem

Imagem




Avatar do usuário
Alfa BR
Avançado
Avançado
Mensagens: 542
Registrado em: Qui Mar 03, 2016 5:43 pm
Agradeceram: 220 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#16280 Mensagem por Alfa BR » Dom Jul 05, 2020 12:06 pm

Para botar lenha na fogueira...





Avatar do usuário
dalton romao
Sênior
Sênior
Mensagens: 1009
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 10:51 pm
Agradeceram: 52 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#16281 Mensagem por dalton romao » Dom Jul 05, 2020 8:27 pm

Muito bom esse vídeo. Mas mesmo com esses problemas apresentados me parece que o projeto em si tem jeito. Coisas que com poucas modificações ficaria dez




Avatar do usuário
arcanjo
Sênior
Sênior
Mensagens: 1905
Registrado em: Seg Dez 12, 2011 4:35 pm
Localização: Santo André, SP
Agradeceram: 796 vezes
Contato:

Re: Novo Fuzil para o EB

#16282 Mensagem por arcanjo » Qui Jul 09, 2020 4:50 pm

VÍDEO: Desmontagem e montagem de 1º Escalão do Fuzil de Assalto IMBEL 5,56 IA2

https://1.bp.blogspot.com/-juxGmEq21EA/Xwdr-HMt_TI/AAAAAAAAJDU/ND29TpWkKQcggYmpZZbVDm_bRvsMuPjzQCK4BGAsYHg/s1280/maxresdefault.jpg

Neste episódio será demonstrada a desmontagem e montagem de 1º escalão do Fuzil de Assalto IMBEL 5,56 IA2, com o apoio do 3º Batalhão de Polícia do Exército.



FONTE: Comando Militar do Sul - YouTube

:arrow: https://www.defesabrasilnoticias.com/20 ... fuzil.html

abs.

arcanjo




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60801
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6411 vezes
Contato:

Re: Novo Fuzil para o EB

#16283 Mensagem por Túlio » Qui Jul 09, 2020 5:30 pm

arcanjo escreveu: Qui Jul 09, 2020 4:50 pm VÍDEO: Desmontagem e montagem de 1º Escalão do Fuzil de Assalto IMBEL 5,56 IA2

https://1.bp.blogspot.com/-juxGmEq21EA/Xwdr-HMt_TI/AAAAAAAAJDU/ND29TpWkKQcggYmpZZbVDm_bRvsMuPjzQCK4BGAsYHg/s1280/maxresdefault.jpg

Neste episódio será demonstrada a desmontagem e montagem de 1º escalão do Fuzil de Assalto IMBEL 5,56 IA2, com o apoio do 3º Batalhão de Polícia do Exército.



FONTE: Comando Militar do Sul - YouTube

:arrow: https://www.defesabrasilnoticias.com/20 ... fuzil.html

abs.

arcanjo
Coisas assim EMPUTECEM o cara :evil: : em fins de 2013 eu tinha este mesmo conteúdo (só que em uma longa sequência de fotos, que receberiam comentários uma a uma, explicando os procedimentos) e pretendia postar no meu artigo sobre o IA-2, no então Portal Defesa, que foi ao ar ainda naquele ano. Para minha (desagradável) surpresa, me foi comunicado pelo mesmíssimo CMS que NÃO deveria publicá-las em hipótese alguma, pois, segundo eles, os bandidos ficariam sabendo mais do que deviam sobre o Fz e, ao o acabarem obtendo, poderiam fazer tudo nele. Não adiantou explicar e pedir, ficaram irredutíveis, NÃO E FIM! Agora "isso"...

Para mim, que recebi Instrução completa (exceto TIRO, que estava proibido para todos pela vasta quantidade de panes, várias delas CATASTRÓFICAS, vi o Boletim) por Of Instr, só existe UMA razão para esta mudança tão radical de postura:


NEM OS BANDIDOS QUEREM ESSE TRAMBOLHO!!! :lol: :lol: :lol: :lol:




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36775
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3166 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#16284 Mensagem por FCarvalho » Qui Jul 09, 2020 5:42 pm

Com tantos AK entrando no mercado(negro), quem vai querer IA-2?

abs




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60801
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6411 vezes
Contato:

Re: Novo Fuzil para o EB

#16285 Mensagem por Túlio » Qui Jul 09, 2020 6:05 pm

FCarvalho escreveu: Qui Jul 09, 2020 5:42 pm Com tantos AK entrando no mercado(negro), quem vai querer IA-2?

abs

De fato. AK é simples, bom e barato (além de leve), esse outro aparentemente nem uma coisa nem outra.




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36775
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3166 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#16286 Mensagem por FCarvalho » Qui Jul 09, 2020 6:23 pm

Túlio escreveu: Qui Jul 09, 2020 6:05 pm
FCarvalho escreveu: Qui Jul 09, 2020 5:42 pm Com tantos AK entrando no mercado(negro), quem vai querer IA-2?
abs
De fato. AK é simples, bom e barato (além de leve), esse outro aparentemente nem uma coisa nem outra.
Se até os yankees se renderam aos AK no Iraque e em outros lugares pitorescos invadidos por eles, imagina a bandidagem por aqui.
Já vi AK apreendido de tudo quanto e jeito e origem. E os fornecedores paraguaios parecem diversificar cada vez mais seus clientes e também de quem compram o material.
Nunca fui muito fan de AK, mas é impossível dizer que ele não é um fuzil pau pra toda obra, como quase tudo que os soviéticos fizeram ao longo da guerra fria.
Acho que o IA-2 só tem jeito se alguma empresa estrangeira colocar as mãos nele e dar uma repaginada total. Mas aí eu acho que acabaria saindo um outro fuzil. Até a DSArms faz uns FAL turbinados melhores que a Imbel conseguiu fazer com os seus IA-2.
Não sei o que custava pedir ajuda aos universitários para tentar fazer algo bom desde o início ao invés dessa novela toda.
Pouparia ao menos os escassos trocados que o EB dispõe comprando algo tão bom, nem tão bonito assim, e essencialmente barato como os fuzis da série AK.
Neguinho no morro que o diga.

https://pbs.twimg.com/media/DgirG4IWkAAbLYL.jpg

abs




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
Ckrauslo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2717
Registrado em: Ter Ago 19, 2014 10:33 pm
Agradeceram: 180 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#16287 Mensagem por Ckrauslo » Qui Jul 09, 2020 6:28 pm

Túlio escreveu: Qui Jul 09, 2020 5:30 pm
arcanjo escreveu: Qui Jul 09, 2020 4:50 pm VÍDEO: Desmontagem e montagem de 1º Escalão do Fuzil de Assalto IMBEL 5,56 IA2

https://1.bp.blogspot.com/-juxGmEq21EA/Xwdr-HMt_TI/AAAAAAAAJDU/ND29TpWkKQcggYmpZZbVDm_bRvsMuPjzQCK4BGAsYHg/s1280/maxresdefault.jpg

Neste episódio será demonstrada a desmontagem e montagem de 1º escalão do Fuzil de Assalto IMBEL 5,56 IA2, com o apoio do 3º Batalhão de Polícia do Exército.



FONTE: Comando Militar do Sul - YouTube

:arrow: https://www.defesabrasilnoticias.com/20 ... fuzil.html

abs.

arcanjo
Coisas assim EMPUTECEM o cara :evil: : em fins de 2013 eu tinha este mesmo conteúdo (só que em uma longa sequência de fotos, que receberiam comentários uma a uma, explicando os procedimentos) e pretendia postar no meu artigo sobre o IA-2, no então Portal Defesa, que foi ao ar ainda naquele ano. Para minha (desagradável) surpresa, me foi comunicado pelo mesmíssimo CMS que NÃO deveria publicá-las em hipótese alguma, pois, segundo eles, os bandidos ficariam sabendo mais do que deviam sobre o Fz e, ao o acabarem obtendo, poderiam fazer tudo nele. Não adiantou explicar e pedir, ficaram irredutíveis, NÃO E FIM! Agora "isso"...

Para mim, que recebi Instrução completa (exceto TIRO, que estava proibido para todos pela vasta quantidade de panes, várias delas CATASTRÓFICAS, vi o Boletim) por Of Instr, só existe UMA razão para esta mudança tão radical de postura:


NEM OS BANDIDOS QUEREM ESSE TRAMBOLHO!!! :lol: :lol: :lol: :lol:
Bah, como assim? Eu pego qualquer arma e em algumas horas mexendo nela eu consigo aprender a montar e desmontar sozinho, sem manual, sem internet, nem nada.
E a arma continua funcionando perfeitamente depois.
É apenas prestar atenção e fazer sem pressa.




Kept you waiting, huh?
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60801
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6411 vezes
Contato:

Re: Novo Fuzil para o EB

#16288 Mensagem por Túlio » Qui Jul 09, 2020 6:33 pm

Ckrauslo escreveu: Qui Jul 09, 2020 6:28 pm
Bah, como assim? Eu pego qualquer arma e em algumas horas mexendo nela eu consigo aprender a montar e desmontar sozinho, sem manual, sem internet, nem nada.
E a arma continua funcionando perfeitamente depois.
É apenas prestar atenção e fazer sem pressa.
Este foi precisamente UM dos meus argumentos. Falei pessoalmente, aliás.

Não colou, cupincha véio... :lol: :lol: :lol: :lol:




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
Ckrauslo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2717
Registrado em: Ter Ago 19, 2014 10:33 pm
Agradeceram: 180 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#16289 Mensagem por Ckrauslo » Qui Jul 09, 2020 7:54 pm

Barbaridade.
É insanidade que rege o EB?
Meu Deus do céu...
Ainda incrédulo.
Só pode ser que na cabeça dos mais antigos, ainda seja necessário treinar soldados na arma do inimigo, pra ele ser capaz de fazer aquilo.
Eu ainda me pergunto qual era o mistério, que fazia alguém precisar de uma semana de treinamento com armas de forças aliadas ou inimigas, pra descobrir onde fica a trava de segurança e etc.
Eu pego qualquer modelo de arma, podem me dar um que saiu hoje no mercado, em 5 minutos eu já sei onde está os controles de tiro.
Em 15 eu já memorizei o reset do gatilho, em 30 minutos eu já aprendi a abrir a arma.
Em 1h já faço a desmontagem...
É surreal.
Bueno, algumas pessoas devem ter uma proficiência para a coisa é outras devem ser muito ze




Kept you waiting, huh?
Avatar do usuário
Henrique Brito
Avançado
Avançado
Mensagens: 431
Registrado em: Sáb Mai 16, 2020 3:19 pm
Agradeceram: 74 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#16290 Mensagem por Henrique Brito » Sáb Jul 11, 2020 1:43 am





"Nada justifica que se abrandem os rigorosos métodos de formação do combatente paraquedista." Gen. De Pessoa

"Enquanto houver no céu a silhueta de um paraquedista, haverá sempre a esperança de vitória!" Gen Acrísio
Responder