NOTÍCIAS DO RAFALE

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Pepê Rezende
Sênior
Sênior

Re: Rafale News

#1621 Mensagem por Pepê Rezende » Dom Ago 10, 2008 1:26 pm

knigh7 escreveu:Pessoal, vou colocar um importante texto sobre os radares em desenvolvimento atualmente, da Interavia Business & Tecnology, de Jean Dupont, no qual se comenta sobre o RBE2AA, CAESAR, NORA e APG77

by Dupont, Jean
Interavia Business & Technology • Summer, 2007 • DEFENCE

Thales is currently working on its first DRAMA antenna featuring UMS components. The antenna is scheduled to be delivered to the CEV test centre in midyear for flight testing on the Mystere XX and Mirage 2000 through 2009. The objective is to complete qualification of the new radar by 2009 and deliver two prototypes to Dassault the following year for integration into the aircraft and validation of the full standard. The first two production radars are currently scheduled for delivery in 2011; they will equip the last two Rafales in the current production batch. Half of the 400 million [euro] in funding for the Rafale "Roadmap"--the development of additional capabilities beyond the F3 standard--has been earmarked for the introduction of an active array antenna on the RBE2. This will involve an array of around 1,000 GaAs transmit/receive modules to replace the existing passive scanning antenna and the travelling wave tube (TWT) on the transmitter. The goal is to have the resulting AA version of the RBE2 ready for series production to equip Rafales delivered from 2012 under the next multi-year order, which is expected to be signed in early 2009.
(...)
No state funding has yet been made available to fund the active-array transition for Typhoon and Gripen.

fonte: http://64.233.169.104/search?q=cache:7l ... cd=4&gl=br
projeto escreveu: Acho que as frases destacadas marcam bem o que está acontecendo no desenvolvimento dos radares AESA europeus. A Saab parece já ter se decidido por uma solução by Thales.

[]'s
Non, monsieur... Vamos parar de espalhar crendices francesas. O RBE02 AESA terá 50% de incremento sobre o PESA, ou seja, um alcance igual ao RDY. A solução do Gripen, o NORA, é um desenvolvimento conjunto com a Raytheon...

piratadabaixada
Sênior
Sênior

#1622 Mensagem por piratadabaixada » Dom Ago 10, 2008 2:03 pm

Pepê Rezende escreveu: Non, monsieur... Vamos parar de espalhar crendices francesas. O RBE02 AESA terá 50% de incremento sobre o PESA, ou seja, um alcance igual ao RDY. A solução do Gripen, o NORA, é um desenvolvimento conjunto com a Raytheon...
Qual é a fonte desta informação ?

Pepê Rezende
Sênior
Sênior

#1623 Mensagem por Pepê Rezende » Dom Ago 10, 2008 2:38 pm

piratadabaixada escreveu:
Pepê Rezende escreveu: Non, monsieur... Vamos parar de espalhar crendices francesas. O RBE02 AESA terá 50% de incremento sobre o PESA, ou seja, um alcance igual ao RDY. A solução do Gripen, o NORA, é um desenvolvimento conjunto com a Raytheon...
Qual é a fonte desta informação ?
A primeira, a própria Dassault, a segunda, a própria SAAB com a Ericson.

Pepê

FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1224 vezes
Agradeceram: 734 vezes

#1624 Mensagem por FIGHTERCOM » Dom Ago 10, 2008 2:46 pm

Posso estar cego, mas aqui nesta foto da apresentação do Gripen Demo pode-se ver Thales. Nenhuma referência à Raytheon. Basta dar um zoom.

Imagem

Não sei se isso diz alguma coisa...

Abraços,

Wesley

"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
piratadabaixada
Sênior
Sênior

#1625 Mensagem por piratadabaixada » Dom Ago 10, 2008 3:01 pm

Pepê Rezende escreveu: A primeira, a própria Dassault, a segunda, a própria SAAB com a Ericson.

Pepê
Favor fornecer o link.

Abraços,

Heronim

Pepê Rezende
Sênior
Sênior

#1626 Mensagem por Pepê Rezende » Dom Ago 10, 2008 3:03 pm

piratadabaixada escreveu:
Pepê Rezende escreveu: A primeira, a própria Dassault, a segunda, a própria SAAB com a Ericson.

Pepê
Favor fornecer o link.

Abraços,

Heronim
Procure sozinho se não acredita. Não tenho necessidade de mentir.

piratadabaixada
Sênior
Sênior

#1627 Mensagem por piratadabaixada » Dom Ago 10, 2008 3:09 pm

Pepê Rezende escreveu:
Procure sozinho se não acredita. Não tenho necessidade de mentir.
Você não mente, se engana. Quando tenho o link que contradiz o que você diz você se retrata. Isto já ocorreu várias vezes. O caso é simples, não há fonte oficial sobre o alcance do RBE2, apenas é citado que tem um alcance semelhante ao RDY.

Abraços,

Heronim

Bourne
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#1628 Mensagem por Bourne » Dom Ago 10, 2008 3:28 pm

Ainda, tenho que aprender a argumentar como o Heronim, vulgo piratadabaixada. O cara voltou ao fórum e eu nem tinha percebido :lol: :lol: :lol: :lol: Bom retorno.

piratadabaixada
Sênior
Sênior

#1629 Mensagem por piratadabaixada » Dom Ago 10, 2008 3:34 pm

born escreveu:Ainda, tenho que aprender a argumentar como o Heronim, vulgo piratadabaixada. O cara voltou ao fórum e eu nem tinha percebido :lol: :lol: :lol: :lol: Bom retorno.
Obrigado !

pafuncio
Sênior
Sênior
Agradeceu: 29 vezes
Agradeceram: 5 vezes

#1630 Mensagem por pafuncio » Dom Ago 10, 2008 4:03 pm

O Heronim foi um dos poucos a tirar o Degan do sério, sem jamais apelar. Ele tem um técnica visceral e sintética em contra-argumentar.

Pena que não goste do Flanker. Pior ainda ,acho que bandeou do Rafale para o reino escandinavo ....

Agora, sinceramente ,fico feliz que voltou. É um dos melhores debatedores, ainda que não seja dos mais prolixos. Para mim, é uma qualidade.

"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
rcolistete
Sênior
Sênior

#1631 Mensagem por rcolistete » Dom Ago 10, 2008 4:42 pm

Pepê Rezende escreveu:
piratadabaixada escreveu: Qual é a fonte desta informação ?
A primeira, a própria Dassault, a segunda, a própria SAAB com a Ericson.

Pepê
Errado, Pepê. O RBE-2 PESA (no Rafale F2) atual tem alcance da ordem do RDY/RDY-2. Ninguém sabe ao certo o alcance que terá o RBE-2 AESA, que ficará operacional mesmo em 2011/12.

O Gripen Demo estará usando um radar contratado da Thales. Vide site da Saab/Gripen. O Gripen NG pode usar um outro radar, isso está em aberto.

[]s, Roberto

rcolistete
Sênior
Sênior

#1632 Mensagem por rcolistete » Dom Ago 10, 2008 4:46 pm

alexandre lemos escreveu:O Heronim foi um dos poucos a tirar o Degan do sério, sem jamais apelar. Ele tem um técnica visceral e sintética em contra-argumentar.
Ops, você está querendo dizer então que o Heronim é chato ? :lol: 8-] :wink: Só zoando...
alexandre lemos escreveu: Pena que não goste do Flanker. Pior ainda ,acho que bandeou do Rafale para o reino escandinavo ....
Enquanto ele não responde, de cabeça acho que o Heronim era pró Su-30/35 até poucos anos, depois Rafale, ultimamente Gripen NG, mas realmente hoje acredita que o FX-2 vai dar em nada. Tenho opinião parecida.

[]s, Roberto

piratadabaixada
Sênior
Sênior

#1633 Mensagem por piratadabaixada » Dom Ago 10, 2008 5:14 pm

alexandre lemos escreveu:O Heronim foi um dos poucos a tirar o Degan do sério, sem jamais apelar. Ele tem um técnica visceral e sintética em contra-argumentar.

Pena que não goste do Flanker. Pior ainda ,acho que bandeou do Rafale para o reino escandinavo ....

Agora, sinceramente ,fico feliz que voltou. É um dos melhores debatedores, ainda que não seja dos mais prolixos. Para mim, é uma qualidade.
Obrigado Alexandre,

Fui flankista no FX1, em parte porque M2000, F16 e Mig29 eram opções ruins, e em parte porque as informações que tinha do Gripen estavam erradas. O Gripen C/D tem um alcance comparável ao M2000 e F16, embora um pouco inferior, cerca de 20%. Com o Gripen NG, o alcance do Gripen é similar, e em algumas situações superior. Neste FX o melhor caça em minha opinião é o Rafale, disparado na frente. Mas a FAB não é uma força "pensada" para Rafale, a FAB pensa Gripen. Não adianta nada o Rafale ter 12 cabides se a FAB jamais terá um estoque de 30 mísseis por caça. A FAB terá enormes dificuldades de voar consumindo o combustível que o Rafale consome.

Quanto ao SU35, do qual fui ferrenho defensor, digo:

-O SU35 original jamais vendeu 1 exemplar sequer
-O custo de vôo dele é superior em muito ao Rafale, já que precisa de muito mais combustível para levantar vôo
-Todos os problemas para operar o Rafale acrescidos do fato de ser um projeto mais antigo
-Motores, aviônica e grande parte dos componentes não tem nada haver com os outros Flanker, o que tornará sua operação caríssima

Se a FAB fosse optar por um Flanker, este deveria ser o SU30MKI. O Gripen trás de brinde a possibilidade de participar do programa Gripen NG, e quem sabe uma hipotética versão naval, com a Embraer provendo uma solução AEW e REVO para um PA de 30000 t.

Mas, na prática, este governo não vai comprar nada. Ficarão neste chove não molha até o próximo governo.

Abraços,

Heronim

alex
Sênior
Sênior
Agradeceu: 10 vezes
Agradeceram: 79 vezes

#1634 Mensagem por alex » Dom Ago 10, 2008 5:25 pm

Mas, na prática, este governo não vai comprar nada. Ficarão neste chove não molha até o próximo governo.

Acredito na mesma coisa.

Galina
Intermediário
Intermediário
Agradeceu: 4 vezes

#1635 Mensagem por Galina » Dom Ago 10, 2008 6:02 pm

alex escreveu:Mas, na prática, este governo não vai comprar nada. Ficarão neste chove não molha até o próximo governo.

Acredito na mesma coisa.
Eu não acredito nisto.
Vejo vários indicativos de que as forças armadas estão começando a ser levadas a sério. Basta ver a quantidade de horas voadas pela FAB de dois anos para cá...
Tomara que venha SU-35BM, mas se der Rafale também está bom.

[] 's

"Os primeiros quarenta anos da vida dão o texto, os trinta anos restantes possibilitam o comentário".
Arthur Schopenhauer
Responder