alexandre lemos escreveu:O Heronim foi um dos poucos a tirar o Degan do sério, sem jamais apelar. Ele tem um técnica visceral e sintética em contra-argumentar.
Pena que não goste do Flanker. Pior ainda ,acho que bandeou do Rafale para o reino escandinavo ....
Agora, sinceramente ,fico feliz que voltou. É um dos melhores debatedores, ainda que não seja dos mais prolixos. Para mim, é uma qualidade.
Obrigado Alexandre,
Fui flankista no FX1, em parte porque M2000, F16 e Mig29 eram opções ruins, e em parte porque as informações que tinha do Gripen estavam erradas. O Gripen C/D tem um alcance comparável ao M2000 e F16, embora um pouco inferior, cerca de 20%. Com o Gripen NG, o alcance do Gripen é similar, e em algumas situações superior. Neste FX o melhor caça em minha opinião é o Rafale, disparado na frente. Mas a FAB não é uma força "pensada" para Rafale, a FAB pensa Gripen. Não adianta nada o Rafale ter 12 cabides se a FAB jamais terá um estoque de 30 mísseis por caça. A FAB terá enormes dificuldades de voar consumindo o combustível que o Rafale consome.
Quanto ao SU35, do qual fui ferrenho defensor, digo:
-O SU35 original jamais vendeu 1 exemplar sequer
-O custo de vôo dele é superior em muito ao Rafale, já que precisa de muito mais combustível para levantar vôo
-Todos os problemas para operar o Rafale acrescidos do fato de ser um projeto mais antigo
-Motores, aviônica e grande parte dos componentes não tem nada haver com os outros Flanker, o que tornará sua operação caríssima
Se a FAB fosse optar por um Flanker, este deveria ser o SU30MKI. O Gripen trás de brinde a possibilidade de participar do programa Gripen NG, e quem sabe uma hipotética versão naval, com a Embraer provendo uma solução AEW e REVO para um PA de 30000 t.
Mas, na prática, este governo não vai comprar nada. Ficarão neste chove não molha até o próximo governo.
Abraços,
Heronim