Carcará escreveu:Prezados,
Na maioria dos fóruns de defesa hoje na internet, para alguns participantes (na verdade até um grande número), a FAB possui a culpa pelo atraso e/ou insucesso do programa FX-2 (até mesmo o FX-1). A mesma é até acusada de manipulação do processo de avaliação para beneficiar os concorrentes americano e sueco. Sai comandante, entra comandante, sai oficiais de alta patente do processo, entram oficiais de alta patente no processo, garotos que tinham acabado de entrar na escola quando começou o FX-1 (13 anos atrás??) começam a postar no fórum e chegam com o mesmo pensamento.
Consideremos que realmente a FAB utilize de má fé e prevarica em relação ao processo, ação essa que deve envolver dezenas ou até centenas de pessoas, entre quem está lá, já passou ou passará (COPAC, Estado Maior, Comando, etc).
Isso tudo para que e por quê?
Propina? Dinheiro? Poder? Favores? Vaidade? Preferências pessoais? Preconceito?
O que motiva (na opinião de alguns) a FAB transferir um esforço tão grande para a aprovação das duas aeronaves ditas acima? Será que não pode haver uma fundamentação técnica nisso tudo?
Tenho muitas dúvidas.
Abraços!
“Carcará” Mascarenhas
Carcará, na minha opinião, acho pouco provável que engenheiros de ensaio, pilotos de prova e pilotos operacionais (neste caso foram ex-comandantes de esquadrões de caça) manipulem dados e resultados de ensaios e respostas dos fabricantes documentadas em milhares de páginas. Está tudo lá, assinado, datado, comprovado, é só checar. O plano de provas foi montado por uma equipe especializada e seguido à risca.
Se aconteceu alguma "maracutaia" no relatório foi em outras esferas fora da FAB, pedindo para retirar números e colocar bolinhas coloridas e apagar algumas avaliações, priorizando outras ditas como mais "essenciais" para o Brasil. Gostaria de pensar que isso também não ocorreu, e como bom brasileiro, não desisto nunca, espero que o GF aloque recursos para essa aquisição que elevará o nome de nossa nação, seja de Rafale, Gripen ou F-18, pois, como foi dito oficialmente pela FAB, todas as aeronaves atendem aos requisitos da Força e serão bem-vindas.
Abraços