Alternativas para fim do FX2

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Arataca
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Re: Alternativas para fim do FX2

#1621 Mensagem por Arataca » Qua Ago 14, 2013 1:27 pm

talharim escreveu:Percebe-se que a idade ja esta pesando para o comandante da FAB ele nao tem aquele tom de fala que passa confiança muito menos entusiasmo ou esperança .

Na hora da conversa entre o Suplicy e o Saito sem querendo ofender muito parecem 2 múmias embalsamadas parece que ate a fala deles é feita com esforço deveriam pensar seriamente em sair com dignidade e se aposentarem do congresso e FAB respectivamente .
Com todo o respeito a todos os envolvidos, eu tive uma impressão bastante semelhante!

Mas o Suplicy acho até muito pior quando canta músicas de Cat Stevens no Senado.

1 abraço

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Re: Alternativas para fim do FX2

#1622 Mensagem por Justin Case » Qua Ago 14, 2013 1:59 pm

Amigos,

Para quem quiser conferir o que foi dito, o Senado disponibilizou informações em áudio em texto taquigráfico sobre a Audiência Pública com o Comandante da Aeronáutica.
Eis os links:
Notas taquigráficas:
http://www.senado.gov.br/atividade/comi ... =000564/13
Áudio:
http://www.senado.gov.br/atividade/comi ... =000564/13

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Re: Alternativas para fim do FX2

#1623 Mensagem por talharim » Qua Ago 14, 2013 2:24 pm

O Saito ja tem 70 anos de idade . Para se comandar uma Força Aerea tem que voar para tudo quanto é canto do Brasil , fazer politica em Brasilia , cuidar dos milhares de problemas uma força sucateada é muita coisa precebe-se claramente que ele nao tem mais energia para isso .

O comandante da USAF tem 60 anos .
O comandante da RAF tem 55 anos .
O comandante da força aérea Russa tem 53 anos .
O comandante da Força Aérea Chilena tem 58 anos .
O comandante da Força Aérea Israelense tem 54 anos .

Nao so a Força Aérea mas as 2 outras Forças deveriam mudar esse sistema de antiguidade para se chegar ao alto comando .

Um ''rapaz'' na casa dos 50 comandando uma força ... com mais 15 anos de serviço pela frente ... vai dar sangue para resolver os problemas vai sair dando voadora em Brasilia em tudo quanto é politico vai encher o saco de tudo mundo ate conseguir o que quer .

Isso é assim em qualquer empresa privada .
"I would rather have a German division in front of me than a French

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Re: Alternativas para fim do FX2

#1624 Mensagem por Andre Correa » Qua Ago 14, 2013 2:36 pm

Justamente por isso que não colocam alguém mais novo... pois vai ter muita disposição e muitos anos à frente para "encher o saco".

FFAA não são prioridade para o governo, e sim medidas populistas, visando as próximas eleições. Essa é a triste realidade.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#1625 Mensagem por Alcantara » Qua Ago 14, 2013 3:32 pm

talharim escreveu:O Saito ja tem 70 anos de idade . Para se comandar uma Força Aerea tem que voar para tudo quanto é canto do Brasil , fazer politica em Brasilia , cuidar dos milhares de problemas uma força sucateada é muita coisa precebe-se claramente que ele nao tem mais energia para isso .

O comandante da USAF tem 60 anos .
O comandante da RAF tem 55 anos .
O comandante da força aérea Russa tem 53 anos .
O comandante da Força Aérea Chilena tem 58 anos .
O comandante da Força Aérea Israelense tem 54 anos .

Nao so a Força Aérea mas as 2 outras Forças deveriam mudar esse sistema de antiguidade para se chegar ao alto comando .

Um ''rapaz'' na casa dos 50 comandando uma força ... com mais 15 anos de serviço pela frente ... vai dar sangue para resolver os problemas vai sair dando voadora em Brasilia em tudo quanto é politico vai encher o saco de tudo mundo ate conseguir o que quer .

Isso é assim em qualquer empresa privada .
Olha, você está colocando a culpa na pessoa errada. :?

Os comandantes das três Forças (Julio Soares, Saito e Enzo Peri) foram empossados em 2007 pelo ex-ministro da Defesa Nelson Jobim, no início do segundo mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e estão sendo mantidos pela presidente Dilma Rousseff.

:arrow: http://www.forte.jor.br/2010/12/21/dilm ... militares/
FONTE: O Estado de S. Paulo – 21/12/2010

A indicação ou exoneração dos comandantes das Forças Armadas, que têm status de ministros e funcionavam como órgãos distintos na Esplanada antes da criação da Defesa, é de livre nomeação da Presidência da República.

Mas já existe descontentamento sendo organizado. Não por causa da capacidade de "gerenciamento" dos comandantes, mas sim por questões legais e pela possibilidade de que essa permanência cause prejuízos às possibilidade de ascensão ao generalato de outros oficiais.


Manutenção de comandantes militares é irregular, diz dirigente de entidade
Por Vasconcelo Quadros - iG São Paulo | 07/07/2013 10:00

Comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica ultrapassaram o limite da "expulsória" definido pela Constituição e pelo Estatuto dos Militares
:arrow: http://ultimosegundo.ig.com.br/politica ... idade.html
"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
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Re: Alternativas para fim do FX2

#1626 Mensagem por Carcará » Qua Ago 14, 2013 4:08 pm

Prezados,

Na maioria dos fóruns de defesa hoje na internet, para alguns participantes (na verdade até um grande número), a FAB possui a culpa pelo atraso e/ou insucesso do programa FX-2 (até mesmo o FX-1). A mesma é até acusada de manipulação do processo de avaliação para beneficiar os concorrentes americano e sueco. Sai comandante, entra comandante, sai oficiais de alta patente do processo, entram oficiais de alta patente no processo, garotos que tinham acabado de entrar na escola quando começou o FX-1 (13 anos atrás??) começam a postar no fórum e chegam com o mesmo pensamento.

Consideremos que realmente a FAB utilize de má fé e prevarica em relação ao processo, ação essa que deve envolver dezenas ou até centenas de pessoas, entre quem está lá, já passou ou passará (COPAC, Estado Maior, Comando, etc).

Isso tudo para que e por quê?

Propina? Dinheiro? Poder? Favores? Vaidade? Preferências pessoais? Preconceito?

O que motiva (na opinião de alguns) a FAB transferir um esforço tão grande para a aprovação das duas aeronaves ditas acima? Será que não pode haver uma fundamentação técnica nisso tudo?

Tenho muitas dúvidas.

Abraços!

“Carcará” Mascarenhas
CAMPANHA ANTI-FLOOD: OU POSTA KÔZA QUE PRESTE, QUE VÁ SOMAR, OU FICA SÓ LENDO. CHAT É NO MSN & QUETALES!!!

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Re: Alternativas para fim do FX2

#1627 Mensagem por Wingate » Qua Ago 14, 2013 4:47 pm

Arataca escreveu:
talharim escreveu:Percebe-se que a idade ja esta pesando para o comandante da FAB ele nao tem aquele tom de fala que passa confiança muito menos entusiasmo ou esperança .

Na hora da conversa entre o Suplicy e o Saito sem querendo ofender muito parecem 2 múmias embalsamadas parece que ate a fala deles é feita com esforço deveriam pensar seriamente em sair com dignidade e se aposentarem do congresso e FAB respectivamente .
Com todo o respeito a todos os envolvidos, eu tive uma impressão bastante semelhante!

Mas o Suplicy acho até muito pior quando canta músicas de Cat Stevens no Senado.

1 abraço

Deus salve o Brasil

O nobre colega já ouviu a figura destruindo o "Blowing in the Wind" do Bob Dylan? Não é para corações timoratos... :shock:

Dizem que é essa a arma secreta de nossas forças armadas contra qualquer invasor. É só apontar os altofalantes para o inimigo e mandar ver. Rendição em massa! :twisted:

Há rumores que a CIA quer raptá-lo para gravar suas interpretações... [005]

Wingate
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Re: Alternativas para fim do FX2

#1628 Mensagem por gabriel219 » Qua Ago 14, 2013 5:02 pm

A FAB é a que menos culpa tem nesse processo, SE é que tem alguma culpa.
Ninguém sabe o que é melhor para a FAB que a própria FAB, se preferiram o Gripen E/F, que seja.
A FAB deve ter preferido o Gripen E/F a muito tempo e o GF quer o Rafale, isso, em minha opinião, é um dos motivos de isso não andar, mas não por culpa da FAB, mas pela soberba do GF achando que são especialistas Militares, muito menos aviadores, não sabem fazer nem suas obrigações, precisam de dezenas de "assessores" para fazer um monte de besteiras.
A decisão deveria ser da FAB e não do GF.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#1629 Mensagem por Bourne » Qua Ago 14, 2013 7:42 pm

A FAB não é uma entidade sólida e coerentes, existem divergências como qualquer instituição.

Além disso, qualquer compra de equipamento ou ação passa discussão ampla envolvendo outras esferas de estado e mesmo entidades privadas com os diversos aspectos do processo. Envolvendo como e onde será usados os caças, as operações militares possíveis, adequação a política industrias e política externa entre outros que constituem um amplo leque de aspectos a serem considerados e debatidos em profundidade. Se não fizer isso a tendência é levar para caminhos tortuosos e para direções erradas.

Opinião de piloto tem o mesmo valor de motorista de ônibus na hora da empresa escolher um novo modelo, algo como "legal sua opinião, mas precisamos considerar outros critérios".

No fim das contas, a FAB continua sem caça. :|
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Re: Alternativas para fim do FX2

#1630 Mensagem por Thor » Qua Ago 14, 2013 8:49 pm

Carcará escreveu:Prezados,

Na maioria dos fóruns de defesa hoje na internet, para alguns participantes (na verdade até um grande número), a FAB possui a culpa pelo atraso e/ou insucesso do programa FX-2 (até mesmo o FX-1). A mesma é até acusada de manipulação do processo de avaliação para beneficiar os concorrentes americano e sueco. Sai comandante, entra comandante, sai oficiais de alta patente do processo, entram oficiais de alta patente no processo, garotos que tinham acabado de entrar na escola quando começou o FX-1 (13 anos atrás??) começam a postar no fórum e chegam com o mesmo pensamento.

Consideremos que realmente a FAB utilize de má fé e prevarica em relação ao processo, ação essa que deve envolver dezenas ou até centenas de pessoas, entre quem está lá, já passou ou passará (COPAC, Estado Maior, Comando, etc).

Isso tudo para que e por quê?

Propina? Dinheiro? Poder? Favores? Vaidade? Preferências pessoais? Preconceito?

O que motiva (na opinião de alguns) a FAB transferir um esforço tão grande para a aprovação das duas aeronaves ditas acima? Será que não pode haver uma fundamentação técnica nisso tudo?

Tenho muitas dúvidas.

Abraços!

“Carcará” Mascarenhas
Carcará, na minha opinião, acho pouco provável que engenheiros de ensaio, pilotos de prova e pilotos operacionais (neste caso foram ex-comandantes de esquadrões de caça) manipulem dados e resultados de ensaios e respostas dos fabricantes documentadas em milhares de páginas. Está tudo lá, assinado, datado, comprovado, é só checar. O plano de provas foi montado por uma equipe especializada e seguido à risca.
Se aconteceu alguma "maracutaia" no relatório foi em outras esferas fora da FAB, pedindo para retirar números e colocar bolinhas coloridas e apagar algumas avaliações, priorizando outras ditas como mais "essenciais" para o Brasil. Gostaria de pensar que isso também não ocorreu, e como bom brasileiro, não desisto nunca, espero que o GF aloque recursos para essa aquisição que elevará o nome de nossa nação, seja de Rafale, Gripen ou F-18, pois, como foi dito oficialmente pela FAB, todas as aeronaves atendem aos requisitos da Força e serão bem-vindas.
Abraços
Brasil acima de tudo!!!
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Re: Alternativas para fim do FX2

#1631 Mensagem por Carlos Lima » Qua Ago 14, 2013 9:14 pm

Pois é,

E é por isso que eu acho que durante a sua apresentação o Saito não deu nenhuma indicação de "preferências" porque isso iria depor contra a neutralidade da FAB nesse processo e pegaria muito mal.

Na minha interpretação do que ele falou ontém, ele defendeu que acredita no Governo, defendeu que a FAB precisa de caças para ontém, e deixou claro que está fazendo o possível e impossível para não deixar a Defesa Aérea Brasileira deixar de existir, mas a coisa está complicando cada vez mais.

Além disso ele deixou claro que o parecer técnico está pronto... agora cabe a Presidenta decidir.

Se ele deixou recados extras... aí nós temos um problema na minha opinião.

[]s
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Re: Alternativas para fim do FX2

#1632 Mensagem por gogogas » Qua Ago 14, 2013 9:44 pm

talharim escreveu:O Saito ja tem 70 anos de idade . Para se comandar uma Força Aerea tem que voar para tudo quanto é canto do Brasil , fazer politica em Brasilia , cuidar dos milhares de problemas uma força sucateada é muita coisa precebe-se claramente que ele nao tem mais energia para isso .

O comandante da USAF tem 60 anos .
O comandante da RAF tem 55 anos .
O comandante da força aérea Russa tem 53 anos .
O comandante da Força Aérea Chilena tem 58 anos .
O comandante da Força Aérea Israelense tem 54 anos .

Nao so a Força Aérea mas as 2 outras Forças deveriam mudar esse sistema de antiguidade para se chegar ao alto comando .

Um ''rapaz'' na casa dos 50 comandando uma força ... com mais 15 anos de serviço pela frente ... vai dar sangue para resolver os problemas vai sair dando voadora em Brasilia em tudo quanto é politico vai encher o saco de tudo mundo ate conseguir o que quer .

Isso é assim em qualquer empresa privada .
quanta diferença nas idades ... a capacidade do Saito é grande em defender a FAB e mostrando a realidade da força para nossos políticos, mas creio que o véio ainda vai fazer muito pela FAB...
Uma brincadeirinha ...tudo véio na FAB até o comandante kkkkkk
Vida longa ao SAITO
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Re: Alternativas para fim do FX2

#1633 Mensagem por gogogas » Qua Ago 14, 2013 10:04 pm

Justin Case escreveu:Amigos,

Para quem quiser conferir o que foi dito, o Senado disponibilizou informações em áudio em texto taquigráfico sobre a Audiência Pública com o Comandante da Aeronáutica.
Eis os links:
Notas taquigráficas:
http://www.senado.gov.br/atividade/comi ... =000564/13
Áudio:
http://www.senado.gov.br/atividade/comi ... =000564/13

Justin
Bom ,assisti este debate ,....
Minha conclusão :
Saito esqueceu de responder algumas perguntas ,e pergunta que ele esqueceu seus assistentes lembrava ele .
Os deputados reconhecem a obsolência de nossos caças e comentam sobre caças venezuelanos e chilenos .
Os deputados citaram sobre caças de 5 geração .
Os deputados falam que estamos em paz com todos aqui na vizinhança e que cooperamos sempre ...
Então creio que o F-X 2 ja era , creio que vamos de tampão de novo (F-5) até sei lá quando ....
Gogogas !
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Re: Alternativas para fim do FX2

#1634 Mensagem por NovaTO » Qua Ago 14, 2013 11:03 pm

Carlos Lima escreveu:Pois é,

E é por isso que eu acho que durante a sua apresentação o Saito não deu nenhuma indicação de "preferências" porque isso iria depor contra a neutralidade da FAB nesse processo e pegaria muito mal.

Na minha interpretação do que ele falou ontém, ele defendeu que acredita no Governo, defendeu que a FAB precisa de caças para ontém, e deixou claro que está fazendo o possível e impossível para não deixar a Defesa Aérea Brasileira deixar de existir, mas a coisa está complicando cada vez mais.

Além disso ele deixou claro que o parecer técnico está pronto... agora cabe a Presidenta decidir.

Se ele deixou recados extras... aí nós temos um problema na minha opinião.

[]s
CB_Lima
Caro Lima,

No meu entender ele deixou vários recados extras, mas a preferência que deixou transparecer não quer dizer muita coisa a não ser que a Dilma não tem desculpa para ficar adiando ad nauseum o FX-2. Afinal ele citou de maneira clara que a na proposta do Gripen E/F o pagamento só começa depois do recebimento do último caça. E mais, que com as recentes revisões das propostas, o orçamento tem capacidade de absorver esses pagamentos.

Resumindo, nos últimos tempos o motivo alegado dos adiamentos sempre foi a situação econômica, mas a verdade é que essa desculpa não se sustenta quando uma das propostas dribla questões de curto e médio prazo.

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Re: Alternativas para fim do FX2

#1635 Mensagem por Paisano » Qua Ago 14, 2013 11:24 pm

Luís Henrique escreveu:E se os suecos nos oferecessem um Gripen LIVRE de equipamentos americanos.
Se substituíssem o motor por uma evolução do EJ200?????
Bom, podemos fazer um exercício de comparação entre um NG com configuração original e um NG com uma possível (fictícia) configuração alternativa (Gripen LIVRE) para a FAB:
Configuração Original:

Radar(AESA): ES 05 Raven - Selex-Galile
Motor: General Electric F414G
Aviônicos: AEL Sistemas S/A

Configuração Alternativa:

Radar(AESA): EL/M-2052 - Israel Aerospace Industries
Motor: Eurojet EJ200
Aviônicos: AEL Sistemas S/A
:mrgreen:
Trancado