Alternativas para fim do FX2

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#1591 Mensagem por Carlos Lima » Ter Ago 13, 2013 7:05 pm

BrasilPotência escreveu:
Carlos Lima escreveu:Acabou de acabar.

Vamos lá...

O Saito colocou muito bem que o lado dele é o "Técnico" e que a decisão realmente depende da Presidente.

Se a aeronave for escolhida hoje, o contrato demoraria de 6 meses a 1 ano para ser negociado com a entrega da primeira aeronave em torno de 4 anos.

Ou seja... se decidirmos hoje só receberíamos o primeiro avião am 2018/19.

Independência para a FAB fazer várias modificações e poder operar o avião com relativa independência é algo importante, mas todos concordam que se comprarmos um avião Americano estamos comprando tudo aquilo que vem em termos de relacionamento, dependências e afins pelos próximos 30 anos. O mesmo para um avião francês ou sueco ou qualquer outro.

Ninguém na FAB está muito interessado em tampão.

Esse projeto já tem 18 anos.

O Saito está meio que de mãos atadas... depende da Presidenta.

Ao que parece o que ela decidir está bom sob o ponto de vista da FAB.

Não me pareceu que ele teria preferência por A ou B ou C.

Aconteceram algumas batatadas por parte dos Senadores... (o que era de se esperar, mas tudo bem).

O Saito afirmou que o primeiro F-5 da Jordânia Modernizado sera entregue esse ano e o primeiro AM-X em Setembro.

A idéia da Aeronáutica é que uma vez a escolha seja feita, o pessoal da FAB vai extrair o que der e o que não der dessa proposta em termos de vantagens para o Brasil.

Acho que é isso por enquanto :)

[]s
CB_Lima

Caro Lima, neste ponto eu discordo parcialmente, :lol:

Algumas respostas do Saito "EU" achei bem chave que ele queria demonstrar a opção da FAB, pontos esses:

- Frisou que é melhor construir um caça com o parceiro ao invés de pegar ele pronto.
- Citou o prazo de pagamento da SAAB, só após os últimos caças.
- E questionado qual o modelo preferido da força ele apenas disse que o parecer técnico dado pela força pra assessorar o executivo foi dado, que sabemos ser o NG, e que a parte da FAB era essa.

Bom, foi o que eu captei [012], vamos ver o que os demais colegas tem a dizer.
:)

O NG ganhou mesmo? Aonde esta escrito isso Meu amigo :) ?

Eu sei la... Por mim e claro que porque estamos todos anciosos por uma decisao que esta Durando 18 anos para ser tomada estamos vendo mais do que ele disse para ser honesto.

E e como ele mesmo disse... Quem escolhe no fim e a Dilma... Entonces... ;)

[] s
CB
CB_Lima = Carlos Lima :)
BrasilPotência
Sênior
Sênior
Agradeceu: 268 vezes
Agradeceram: 82 vezes

#1592 Mensagem por BrasilPotência » Ter Ago 13, 2013 7:20 pm

Carlos Lima escreveu:
BrasilPotência escreveu:

Caro Lima, neste ponto eu discordo parcialmente, :lol:

Algumas respostas do Saito "EU" achei bem chave que ele queria demonstrar a opção da FAB, pontos esses:

- Frisou que é melhor construir um caça com o parceiro ao invés de pegar ele pronto.
- Citou o prazo de pagamento da SAAB, só após os últimos caças.
- E questionado qual o modelo preferido da força ele apenas disse que o parecer técnico dado pela força pra assessorar o executivo foi dado, que sabemos ser o NG, e que a parte da FAB era essa.

Bom, foi o que eu captei [012], vamos ver o que os demais colegas tem a dizer.
:)

O NG ganhou mesmo? Aonde esta escrito isso Meu amigo :) ?

Eu sei la... Por mim e claro que porque estamos todos anciosos por uma decisao que esta Durando 18 anos para ser tomada estamos vendo mais do que ele disse para ser honesto.

E e como ele mesmo disse... Quem escolhe no fim e a Dilma... Entonces... ;)

[] s
CB

:lol: :lol: Veja bem, eu deixei claro que esse foi o MEU ponto de vista, o que eu entendi.

Mas pode ser que seja isso mesmo:
estamos vendo mais do que ele disse para ser honesto
:twisted:
Brava Gente, Brasileira!!!
Carlos Lima
Sênior
Sênior

#1593 Mensagem por Carlos Lima » Ter Ago 13, 2013 7:25 pm

;)

[]s
CB
Paisano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 649 vezes
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#1594 Mensagem por Paisano » Ter Ago 13, 2013 8:15 pm

Pois a mim também passou a impressão de que o NG é o preferido. :?
Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#1595 Mensagem por Penguin » Ter Ago 13, 2013 8:53 pm

Paisano escreveu:Pois a mim também passou a impressão de que o NG é o preferido. :?
Para mim tb, embora isso não signifique que ele será o escolhido.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
kirk
Sênior
Sênior
Agradeceu: 391 vezes
Agradeceram: 245 vezes

#1596 Mensagem por kirk » Ter Ago 13, 2013 9:27 pm

Penguin escreveu:
Paisano escreveu:Pois a mim também passou a impressão de que o NG é o preferido. :?
Para mim tb, embora isso não signifique que ele será o escolhido.
Concordo com Brasil Potência, Paisano e Penguin ...

Analisando o que disse o Saito ... "... todos os fornecedores melhoraram a proposta depois de 7/2009, quem melhorou mais foi a Boeing ..."

Disse também : ".....o melhor avião será aquele que pudermos “fazer juntos” e, perguntado sobre os custos e o financiamento dos caças, afirmou que até existe proposta onde só começaremos a pagar ‘após receber o último avião..."

A SAAB além de ser a proposta que começamos a pagar DEPOIS da entrega da última unidade, também é a única que podemos "fazer juntos" ...

Saito parece confiante que uma decisão sairá "brevemente", segundo conversas com a PresidentA ... eu particularmente estava muito confiante na escolha do SH ... mas se o Kerry veio botar panos quentes ... parece que não funcionou, na minha opinião o "bicho" trocou os pés pelas mãos, fez ca...da mesmo ... assim pode estar surgindo um Gripen como favorito ...

É MINHA opinião !

Sds
kirk
[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 6221 vezes
Agradeceram: 3500 vezes

#1597 Mensagem por FCarvalho » Ter Ago 13, 2013 9:40 pm

Cara isso é sério? :shock:
arcanjo escreveu:Monitoramento

O comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, disse que, o país possui equipamentos compatíveis para fazer face às necessidades da defesa nacional. Ele ressaltou, porém, que o projeto FX-2 complementaria a segurança do país. Saito lembrou que o monitoramento de defesa do Brasil chega a 22 milhões de metros quadrados, considerando as regiões de tratado internacional.
[005] [033] [032]

Quando eu penso que eu já li de tudo nesse fórum...

abs.
Carpe Diem
kirk
Sênior
Sênior

#1598 Mensagem por kirk » Ter Ago 13, 2013 9:51 pm

13 de Agosto de 2013•17h44
Dilma definirá compra de caças 'em curto prazo', diz comandante da FAB

O comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Juniti Saito, afirmou nesta terça-feira, durante reunião da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado, que a presidente da República, Dilma Rousseff, já declarou que definirá a conclusão do Projeto FX-2 "em curto prazo". O programa, iniciado em 2001, prevê a aquisição de 36 aeronaves de caça estrangeiras, com transferência de tecnologia para o Brasil. As informações são da Agência Senado.

O presidente da CRE, senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), explicou que o chamado Projeto FX-2 da FAB começou em 2001, tendo esse primeiro processo se encerrado em 2005 - por conta da conjuntura econômica nacional - sem a compra definitiva de caças. Ferraço contou que foi adotada uma posição paliativa, com a compra de caças usados. Ele lembrou que os aviões de caça Mirage 2000 serão aposentados no último dia de 2013 e manifestou preocupação com o que chamou de "fragilidade do espaço aéreo" brasileiro. "Essa situação coloca o país em um iminente apagão aéreo", afirmou o senador, acrescentando que o Congresso Nacional confia na Aeronáutica.

Para Ferraço, a aquisição de aeronaves é importante para a posição estratégica do Brasil, que é uma liderança na América Latina, tem projeção mundial e almeja mais protagonismo na Organização das Nações Unidas (ONU). A nova fase do Projeto FX-2, explicou o senador, começou em 2008 e consiste na aquisição de 36 aeronaves de caça "de múltiplo emprego", incluindo itens como os simuladores de voo correspondentes, a logística inicial e a transferência de tecnologia "necessária para a capacitação do parque industrial aeroespacial brasileiro no desenvolvimento de um caça de quinta geração".

Aposentadoria do Mirage
O comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, disse que, o País possui equipamentos compatíveis para fazer face às necessidades da defesa nacional. Ele ressaltou, porém, que o Projeto FX-2 complementaria a segurança do País. Saito lembrou que o monitoramento de defesa do Brasil chega a 22 milhões de quilômetros quadrados, considerando as regiões de tratado internacional. "Quem controla o espaço e faz defesa aérea dá proteção ao País", disse

Sobre os modelos selecionados - disputam a concorrência os caças Dassault Rafale, da França; Boeing F/A-18 Super Hornet, dos Estados Unidos; e Saab Gripen NG, da Suécia -, o comandante Saito acrescentou que a Presidência da República já tem as informações sobre as preferências da Aeronáutica e já estaria em condições de tomar uma decisão sobre a compra dos caças. Segundo Saito, Dilma Rousseff tomará a decisão "em curto prazo". Ele informou que, depois de decidida a compra, a entrega dos aviões pode demorar entre quatro e seis anos.

Ainda de acordo com Juniti Saito, o relatório sobre a compra dos aviões foi entregue ao Ministério da Defesa no início de 2010. O comandante admitiu que a análise da Aeronáutica é mais técnica, enquanto a do governo é mais política. Ele negou, porém, que exista conflito com o Ministério da Defesa.

Segundo Saito, a Aeronáutica trabalha na aquisição de caças modernos desde o ano de 1995. Ele afirmou que os adiamentos no processo têm mais a ver com a questão orçamentária e negou que a Aeronáutica faça pressão sobre o governo. Saito ainda informou que os Mirage 2000, que serão retirados de uso no fim do ano, deveriam ter sido desativados já em 2011, por conta das horas de voo, e informou que a Aeronáutica vai receber caças F-5 modernizados para substitui-los antes da conclusão do Projeto FX-2. Ele admitiu que a situação não é a ideal, mas que a Aeronáutica "faz o possível".

Ofertas são analisadas "exaustivamente", diz militar
O presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (Copac), brigadeiro José Augusto Crepaldi Affonso dos Santos, explicou que a FAB planeja a aquisição de uma nova aeronave com base na análise dos riscos da construção ou da aquisição e dos desafios tecnológicos e logísticos. E informou que algumas aeronaves brasileiras chegam a voar 40 anos, pouco acima da média mundial.

Affonso dos Santos disse que as ofertas de compra são "exaustivamente" analisadas sob vários prismas, inclusive sobre a possibilidade de transferência de tecnologia. Uma das exigências é a efetividade do caça na defesa aérea, no ataque aéreo e no ataque ao solo. A junção dessas ações em uma mesma aeronave, disse Affonso dos Santos, diminui os custos para o País. O desafio, segundo o presidente da Copac, é a comparação entre as características técnicas das três finalistas. "O projeto FX-2 vai representar um grande salto tecnológico para o País", afirmou.

Transferência de tecnologia

Ricardo Ferraço enfatizou que a compra desses aviões de guerra deve ter como característica prioritária a transferência de tecnologia para o Brasil por parte do país escolhido como vendedor. O objetivo é que essa transferência de conhecimento ajude no desenvolvimento das capacitações tecnológicas nacionais, de modo a eliminar, progressivamente, a compra de serviços e produtos importados, e possibilitar a produção nacional de um caça.

Respondendo à senadora Ana Amélia (PP-RS), o comandante Juniti Saito informou que há diferenças na forma da transferência de tecnologia de cada modelo. Integridade estrutural, sensores, fusão de dados e integração de motores estão entre as áreas que a Aeronáutica receberia tecnologia. "Não estamos apenas comprando um avião de prateleira. A transferência de conhecimento é importante. É fazendo junto que a gente aprende a tecnologia", disse Saito.

Terra
link: http://noticias.terra.com.br/brasil/dil ... aRCRD.html
O que me chamou a atenção foi: "A transferência de conhecimento é importante. É fazendo junto que a gente aprende a tecnologia", disse Saito."

É Gripen moçada !

Abs
kirk
[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Carlos Lima
Sênior
Sênior

#1599 Mensagem por Carlos Lima » Ter Ago 13, 2013 10:15 pm

O problema é que quando junta o que o Saito falou com a batatada que os EUA deram hoje na visita do John Kerry isso pode depor contra o Gripen na cabeça da Dilma (que é quem decide) já que o Gripen tem muita coisa "Made in USA"... e estamos falando de partes importantes como o "motor".

No fim, eu acho que ela vai ter que pesar tudo isso para tomar uma decisão (se tomar a decisão :( ) .

[]s
CB_Lima
kirk
Sênior
Sênior

#1600 Mensagem por kirk » Ter Ago 13, 2013 10:24 pm

Carlos Lima escreveu:O problema é que quando junta o que o Saito falou com a batatada que os EUA deram hoje na visita do John Kerry isso pode depor contra o Gripen na cabeça da Dilma (que é quem decide) já que o Gripen tem muita coisa "Made in USA"... e estamos falando de partes importantes como o "motor".

No fim, eu acho que ela vai ter que pesar tudo isso para tomar uma decisão (se tomar a decisão :( ) .

[]s
CB_Lima
Penso que isso não faz a menor diferença ... o Gripen é um projeto Suéco ... nosso relacionamento neste caso é com suécia ... ademais uma vasta gama de componente americanos está presente em aviões da Embraer ... e não estou falando somente de aviões comerciais não ... o próprio KC-390 tem muito componente gringo ... mais nem por isso deixará de ser brasileiro ... esse negócio de dizer que o Gripen tem componente americano é um baita sofisma ... acho que esse argumento não mais se sustenta ... senão a FAB tem que deixar de comprar KC-390 também ... já pensou nisso ?

Sds
kirk
[] kirk

kirk
Sênior
Sênior

#1601 Mensagem por kirk » Ter Ago 13, 2013 10:26 pm

Ademais. componente NÃO americano nunca foi critério de escolha ... somente nessas nossas "cabecinhas" cheias de parcialidade ...

Sds
kirk
[] kirk

Carlos Lima
Sênior
Sênior

#1602 Mensagem por Carlos Lima » Ter Ago 13, 2013 10:28 pm

Acho que o Kc390 sendo um projeto da Embraer e diferente de um projeto como o Gripen que nao e brasileiro.

Eu posso estar errado mas acho que a Dilma levaria essa dependencia em consideracao, mas esse sou eu :)

[]s
CB
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Agradeceu: 69 vezes
Agradeceram: 812 vezes

#1603 Mensagem por LeandroGCard » Ter Ago 13, 2013 10:34 pm

kirk escreveu:Penso que isso não faz a menor diferença ... o Gripen é um projeto Suéco ... nosso relacionamento neste caso é com suécia ...
É;

Exatamente como aconteceu nos caso dos torpedos para a MB... :roll: .

Leandro G. Card
kirk
Sênior
Sênior

#1604 Mensagem por kirk » Ter Ago 13, 2013 10:39 pm

Carlos Lima escreveu:Acho que o Kc390 sendo um projeto da Embraer e diferente de um projeto como o Gripen que nao e brasileiro.

Eu posso estar errado mas acho que a Dilma levaria essa dependencia em consideracao, mas esse sou eu :)

[]s
CB
A proposta é exatamente que o Gripen seja um projeto bi-nacional ... portanto tão brasileiro quanto o AMX ...

Sds
kirk
[] kirk

kirk
Sênior
Sênior

#1605 Mensagem por kirk » Ter Ago 13, 2013 10:41 pm

LeandroGCard escreveu:
kirk escreveu:Penso que isso não faz a menor diferença ... o Gripen é um projeto Suéco ... nosso relacionamento neste caso é com suécia ...
É;

Exatamente como aconteceu nos caso dos torpedos para a MB... :roll: .

Leandro G. Card
Se vamos romper quaisquer possibilidades de negócios com os suécos em razão dos torpedos o que deveríamos fazer com os franceses no caso do EC-725 ? :roll:

kirk
[] kirk

Trancado