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Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

Enviado: Dom Jul 19, 2009 7:55 pm
por pt
Prick escreveu:O problema é que o peso máximo de mergulho dos 212 não é divulgado de forma clara, parece ser dado classificado, assim, fazer essa matemática fina complicado.
Eu não tinha reparado nesta... :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:
O peso do submarino :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Ai minha Mãe ...
Não digam que eu estive aqui... :twisted: :twisted: :twisted:

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

Enviado: Dom Jul 19, 2009 8:04 pm
por rcolistete
soultrain escreveu:Bom, a concorrência foi entre o Scorpene e o U209 "improved", deu U214...

Acho que o U212 seria caro demais e não traria uma grande vantagem em relação ao Scorpene, é um submarino "menos" oceânico que o 214 e julgo que não está "aberto" a exportações. A MP estava à procura de um sub convencional mais capacitado para mar aberto.

[[]]'s
Olá pessoal,

Segundo funcionário da HDW com quem conversei na LAAD 2007, o U-212 estaria sim disponível para exportação para outros países (inclusive Brasil), obviamente sendo retirada a parte de guerra eletrônica específica da Alemanha e Itália.

Abraços,

Roberto

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

Enviado: Dom Jul 19, 2009 8:06 pm
por LeandroGCard
brisa escreveu:Estas divagacoes do Leandro sao coisas "pra ingles ver"....huahehue [003] :mrgreen:

Brincadeirinha viu Leandro :oops:
Tarde demais, você está na minha lista negra!

Agora vou questionar sistematicamente todos os seus posts :twisted: :twisted: :twisted: !!!!


Grande abraço,


Leandro G. Card

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

Enviado: Dom Jul 19, 2009 8:34 pm
por pt
Nenhum país da OTAN pode vender equipamentos que incluam material classificado vulgo «NATO» que possa colocar em causa segredos militares.
Todos os países que fazem parte da aliança e participam em exercicios militares e fazem parte de forças permanentes, têm que comunicar completamente entre eles.

Um navio, para pertencer a uma força dessas, tem que passar por um processo de certificação (costumo comparar com o ISO 9000) que implica ter que cumprir várias regras e normas e estar em condições de comunicar plenamente com os restantes navios.
Evidentemente que todos esses sistemas são classificados e são classificados em todos os navios.

Um navio incluido numa força permanente da NATO tem que ter capacidade para fazer parte de forma integrada.
Isto acontece a todos os níveis. A NATO foi feita para tentar compatibilizar os sistemas dos países europeus e dos Estados Unidos e Canadá.

Quando vemos por exemplo as fragatas espanholas F-100 a escoltarem um porta-aviões norte-americano, isso não quer apenas dizer que vai lá para mostrar bandeira, mas sim que em caso de necessidade, os mísseis da fragata podem ser disparados com base nos dados obtidos pelos sensores dos vários navios da força.

Não faria qualquer sentido um país possuir um equipamento secreto, apenas para os italianos e para os alemães, que não fosse utilizado conjuntamente.

Evidentemente se houver encomendas porque os alemães não venderiam os U212?
O problema não é os alemães venderem.
O problema é quem quereria comprar um navio que tem menos autonomia, pode submergir a menos profundidade, transporta menos torpedos, não dispara mísseis, e tem um casco com uma caracteristica que na prática apenas os alemães querem, além de que tem um sistema AIP mais antigo...

Parece ser bastante simples...

Voltemos ao submarino nuclear... :mrgreen:

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

Enviado: Dom Jul 19, 2009 8:37 pm
por brisa
Ué......parece que o Chile entrou pra OTAN :roll:

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

Enviado: Dom Jul 19, 2009 8:40 pm
por Penguin
Quando ficará pronto o SNB?
Que "tamanho" terá?
Tecnologicamente estará, comparativamente, em que nível?

[]s

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

Enviado: Dom Jul 19, 2009 9:26 pm
por soultrain
brisa escreveu:Ué......parece que o Chile entrou pra OTAN :roll:
Todos esses equipamentos foram retirados ou alterados.

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

Enviado: Dom Jul 19, 2009 9:28 pm
por soultrain
rcolistete escreveu:
soultrain escreveu:Bom, a concorrência foi entre o Scorpene e o U209 "improved", deu U214...

Acho que o U212 seria caro demais e não traria uma grande vantagem em relação ao Scorpene, é um submarino "menos" oceânico que o 214 e julgo que não está "aberto" a exportações. A MP estava à procura de um sub convencional mais capacitado para mar aberto.

[[]]'s
Olá pessoal,

Segundo funcionário da HDW com quem conversei na LAAD 2007, o U-212 estaria sim disponível para exportação para outros países (inclusive Brasil), obviamente sendo retirada a parte de guerra eletrônica específica da Alemanha e Itália.

Abraços,

Roberto
Ok Roberto, eu não tinha a certeza.

[[]]'s

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

Enviado: Dom Jul 19, 2009 9:36 pm
por Flávio Rocha Vieira
Santiago escreveu:Quando ficará pronto o SNB?
Que "tamanho" terá?
Tecnologicamente estará, comparativamente, em que nível?

[]s
Esse seu post me lembrou alguém que anda um pouco sumido do DB, só faltou começar com: "Sr. Marino..." :D

Um fraternal abraço,

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

Enviado: Dom Jul 19, 2009 9:43 pm
por pafuncio
soultrain escreveu:
rcolistete escreveu: Olá pessoal,

Segundo funcionário da HDW com quem conversei na LAAD 2007, o U-212 estaria sim disponível para exportação para outros países (inclusive Brasil), obviamente sendo retirada a parte de guerra eletrônica específica da Alemanha e Itália.

Abraços,

Roberto
Ok Roberto, eu não tinha a certeza.

[[]]'s
1) Soultrain: totalmente off topic. Compraste a pana ? Em caso positivo, manda um review lá nas "gerais", per favore !!!

abração.

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

Enviado: Dom Jul 19, 2009 10:13 pm
por PRick
LeandroGCard escreveu:Como se trata de um casco completamente novo, baseado na tecnologia da Thyssen, é de se esperar grande evolução na sua estrutura interna. Bem como nos requisitos de segurança.
Perfeitamente possível, mas sempre com o prejuízo do peso maior. Todos os engenheiros tem acesso à mesma tecnologia de projeto (CAE, até eu trabalho com isso) e o conceito estrutural dos cascos não mudou nas últimas décadas, então casco mais resistente com aço mais fraco NECESSARIAMENTE significa maior peso estrutural, e portanto menor peso para armamento, sistemas, combustível, etc... (a menos é claro que os engenheiros alemães tenham "sabotado" o projeto de propósito só para prejudicar seus clientes, coisa de alemão narcisista, quem sabe...)

Os alemães está desenvolvendo um míssil para os 212, de uso exclusivo ele terá capacidade multipla, não sei a quantidade que ele deverá carregar desse míssil.
Ótimo, mas isto não afeta o alcance. Além disso, o que impede um 214 de receber mísseis equivalentes (ou este mesmo se os alemães quiserem)?[colAo que tudo indica esses mísseis serão exclusivos dos 212, é preciso termos em mente que os alemães mudaram de comportamento no que diz respeito a submarinos, antes existiam 02 empresas concorrentes, agora, só existe uma, a MB sofreu na pele a mudança de postura dos chucrutes


Como a HDW não vende 214 sem AIP, ela deve discordar de você, o AIP é considerado fundamental, tanto faz o tipo de mar de atuação.
Não? Mas não era exatamente isso que a MB iria comprar antes de mudar para o Scorpène?Era o que a MB estava tentando comprar, porém, era um dos problemas que queimou o filme dos alemães. Interessa para os Alemães passar a idéia que o AIP é fundamental, afinal, graças a ele os subs 209, passaram se chamar 214, e o preço quase dobrou! Olha aí um grande motivo.

O problema é que o peso máximo de mergulho dos 212 não é divulgado de forma clara, parece ser dado classificado, assim, fazer essa matemática fina complicado.
O peso de mergulho é o deslocamento imerso, e ele é um pouco menor que o do 214. Se uma parte maior dele ainda tem que ser usado para reforçar a estrutura, sobra menos para o resto, como já mencionei. Aritmética básica. Conversei muito sobre este assunto com meu professor de projeto de vasos sob pressão externa (cascos de sub) na Poli, e só havia uma solução: Aumentar o deslocamento total do sub. O 212 tem o deslocamento maior que o do 214Depende, esses dados estão conflitantes dependendo da fonte.

O problema é que a HDW não vende 214 sem AIP, afinal é isso que diferencia de fato os 214 dos 209.
Novamente, não devem ter contado isso para a MB. Mas isto é irrelevante, esta seria só uma questão de querer, não é nenhum requisito técnico inevitável.Como falei acima não interessa a eles.

Não, se alguém é mais manobrável, será melhor em qualquer situação, é certo que a vantagem será maior em determinadas situações. Portanto, será melhor em qualquer lugar, agora, subemarino de 1800 toneladas não é para águas rasas, o tamanho entrega o 212.
A capacidade de manobra é definida por vários parâmetros e não um só. Até existem motivos para crer que o 212 seja melhor em alguns (casco mais curto, menor deslocamento) mas também existem para acreditar que seja pior em outros (leme em X, aletas na vela, estes fatores pioram a manobralidade submersa e não melhoram). Não dá para dizer que um é muito superior ao outro e mais, é um parâmetro secundário do desempenho em combate de sub’s (sub's não são caças, você sabe).Não, se o leme X fosse melhor apenas em ambientes restritos, porque os Barracudas terá leme em X e o Marlin também, o leme em X tem uma grande vantagem, permite o aumento deles, sem que interfiram com a operação do sub, como por exemplo acomodação no leito oceânico. Assim, temos lemes maiores.

Pelo contrário os dados que dispomos é que a plataforma tem muito mais tecnologia aplicada, agora, nem sempre uma diferença tecnológica pode ser traduzida em performance. Quer dizer menor comprimento, lemes em X e hidroplanos da vela e casco com melhor hidrodinâmica.
Que dados? Podem até existir avanços (melhor hidrodinâmica?), mas isto não faz uma diferença tão grande nos parâmetros de performance. O aspecto geral do 212 na verdade parece indicar menos preocupação com velocidade máxima de imersão e mudanças de profundidade e mais com capacidade de giro no plano horizontal. Só isso.Em outras palavras melhor manobrabiidade em combate, mas ele não tem os outros dados melhores, porque tem uma tonelagem limitada, no entanto, já pensou essa tecnologia usado nos SNA´s como é o caso dos Barracudas?

Discordo, ele é tecnologicamente superior, tem performance superior nos itens que os alemães quiseram, porém, versões diferentes dele poderiam ser bem superiores aos 214.
Continuo não vendo razão para acreditar em performance fundamentalmente superior. Quanto aos sistemas, qualquer sub moderno se encaixa no comentário.Essa crítica também não é feita ao F-22? Quer dizer muita tecnologia, muito custo, para pouca superioridade em várias situações, somente no combate BVR ele tem grande vantagem, em outras situações, vale a pena pagar mais 150 milhões por cada caça, em comparação com a concorrência? Do mesmo modo o 212 é bem mais caro que o 214.

[]´s



Leandro G. Card

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

Enviado: Dom Jul 19, 2009 10:22 pm
por Penguin
Submarino nuclear indiano será lançado ao mar em menos de dez dias

Imagem

http://www.naval.com.br/blog/?p=14640

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

Enviado: Dom Jul 19, 2009 10:31 pm
por Carlos Mathias
Esse desenho de casco é muito bonito.

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

Enviado: Dom Jul 19, 2009 11:07 pm
por Glauber Prestes
Carlos Mathias escreveu:Esse desenho de casco é muito bonito.
Ele me lembra alguém.... de verdade, mas não lembro qual é.

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

Enviado: Dom Jul 19, 2009 11:13 pm
por Bolovo
Lembra bastante os Akula.

Imagem


Esse tipo de vela é bem semelhante nos russos: Graney, Alfa, Victor III, etc.