EDIT MOD: CV 3, agora FCT

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
thicogo
Sênior
Sênior
Mensagens: 808
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 2:32 pm
Localização: RIO DE JANEIRO
Agradeceram: 17 vezes

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#1576 Mensagem por thicogo » Sáb Jul 14, 2018 5:42 am





Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37513
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3219 vezes

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#1577 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jul 14, 2018 8:15 pm

Este radar se mostra bastante promissor. Mas fato é que integrar ele nas CCT vai ser um trabalho bem mais complicado.

ps: uma atitude inteligente para garantir o desenvolvimento deste radar seria sua introdução no futuro NaPaOc BR. São 12 undes a serem construídas e que podem garantir a viabilidade financeira do projeto. Além destes, outros navios também podem receber o mesmo. Mas isso vai depender de como a MB pretende dar cabo de seu desenvolvimento.

Abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#1578 Mensagem por Bolovo » Sáb Jul 14, 2018 8:32 pm

Gostei do alcance, 200km para um A320. Se não me engano, o Artisan 3D tem o mesmo alcance, mas o desempenho geral deve ser melhor, obviamente.
Eu proporia colocar esse radar na modernização de alguma Niterói ou na Barroso pra já ir ganhando tempo.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37513
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3219 vezes

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#1579 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jul 14, 2018 9:16 pm

Qualquer um que ganhar a CCT vai ser obrigado a modernizar a Barroso. Isto pode ser um motivo para cobrar a sua instalação nela. Já na própria CCT acho muito difícil.
Por outro lado, temos que garantir uma quantidade mínima de encomendas a fim de subsidiar o seu desenvolvimento, e posterior evolução. Não dá pra fazer isso com apenas um radar.
Os NaPaOc BR estão aí e só precisam de um empurrão para sair do papel.
As Niterói não aguentam mais tempo em operação. E as duas Inhaúma sequer a MB tem condições de tirar do PMG que nunca termina.
Então, se não encomendar nas CCT, se ficar pronto antes do primeiro navio, sobra a Barroso.
Não é algo muito auspicioso.

Abs




Carpe Diem
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#1580 Mensagem por Lord Nauta » Dom Jul 15, 2018 2:10 pm

Sistemas que acredito que obrigatoriamente deveriam integrar os navios escolta da classe Tamandaré:

- Sistema de controle tático CONSUB SICONTA;

- Sistema de lançamento de torpedos ARES;

- Alça óptica ARES;

- Sistema de vigilância ARES ATENA;

- Estação de armas ARES CORCED;

- Indicador visual estabilizado de rampa de aproximação ARES IVERA - modelo 650;

- Sistema de lançamento de despistadores de mísseis IPqM SLDM II;

- MAGE IPqM DEFENSOR;

- Equipamento de medidas de ataque eletrônico IPqM CM2;e

- Sistema sonar passivo rebocado IPqM SSPR.


Sds


Lord Nauta




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37513
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3219 vezes

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#1581 Mensagem por FCarvalho » Dom Jul 15, 2018 2:47 pm

Lord Nauta escreveu: Dom Jul 15, 2018 2:10 pm Sistemas que acredito que obrigatoriamente deveriam integrar os navios escolta da classe Tamandaré:

- Sistema de controle tático CONSUB SICONTA;
- Sistema de lançamento de torpedos ARES;
- Alça óptica ARES;
- Sistema de vigilância ARES ATENA;
- Estação de armas ARES CORCED;
- Indicador visual estabilizado de rampa de aproximação ARES IVERA - modelo 650;
- Sistema de lançamento de despistadores de mísseis IPqM SLDM II;
- MAGE IPqM DEFENSOR;
- Equipamento de medidas de ataque eletrônico IPqM CM2;e
- Sistema sonar passivo rebocado IPqM SSPR.
Sds
Lord Nauta
Nauta, até onde eu sei, desses sistemas os que estiverem em operação nas Niterói e Barroso, necessariamente fazem parte do documento projeto da CCT do CPN.
Alguns aí ainda precisam ser testados e aprovados, mas nada que impeça sua utilização na CCT.
Depende do que a MB ditar como item obrigatório nas propostas a serem enviadas.
Como é uma exigência a participação da indústria e estaleiro nacional, é natural que tais sistemas sejam utilizados em qualquer navio que sair vencedor.
E como tenho insistido, os NaPaOc e NaPa são uma ótima opção para dar consistência financeira a estes produtos.
Mas isso sou eu pensando alto.

Abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37513
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3219 vezes

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#1582 Mensagem por FCarvalho » Dom Jul 15, 2018 2:55 pm

Salvo engano a CCT possui uma versão do S-200 da Bradar na torre central.
Não sei se ele compete ou não com o radar em desenvolvimento da MB.
Além deste modelo, ainda é possível dispor-se do M-200 e do M-60 em versões navais. Mas precisa saber se há complemento as funções do gaivota X, a fim de impedir perda de tempo e dinheiro investindo na mesma coisa.
Como o pessoal tem o mal costume de não se falar...

Abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13780
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#1583 Mensagem por gabriel219 » Dom Jul 15, 2018 3:33 pm

É comum navios possuirem dois radares, um de busca e outro para tracking, sendo esses conjuntos formados lor APAR + SMART-L (De Zeven Provinciën, Sachsen), SAMPSON + S185M (Daring)...

Creio que poderia ser feito o mesmo com S-200 + Gaivota X, mas em uma escolta com, no mínimo, 3,200 tons e ainda tenho dúvidas quanto a isso.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37513
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3219 vezes

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#1584 Mensagem por FCarvalho » Dom Jul 15, 2018 4:08 pm

Ok, essa é uma informação importante. Agora é preciso integrar e desenvolver novos módulos de aplicação e expansão de capacidades.

Se fizermos o dever de casa direto, pode ser que tenhamos a chance de colocar nossos próprios radares nas futuras fragatas que a MB tanto almeja.

A ver.

Abs




Carpe Diem
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#1585 Mensagem por Lord Nauta » Seg Jul 16, 2018 12:23 am

FCarvalho escreveu: Dom Jul 15, 2018 2:47 pm
Lord Nauta escreveu: Dom Jul 15, 2018 2:10 pm Sistemas que acredito que obrigatoriamente deveriam integrar os navios escolta da classe Tamandaré:

- Sistema de controle tático CONSUB SICONTA;
- Sistema de lançamento de torpedos ARES;
- Alça óptica ARES;
- Sistema de vigilância ARES ATENA;
- Estação de armas ARES CORCED;
- Indicador visual estabilizado de rampa de aproximação ARES IVERA - modelo 650;
- Sistema de lançamento de despistadores de mísseis IPqM SLDM II;
- MAGE IPqM DEFENSOR;
- Equipamento de medidas de ataque eletrônico IPqM CM2;e
- Sistema sonar passivo rebocado IPqM SSPR.
Sds
Lord Nauta
Nauta, até onde eu sei, desses sistemas os que estiverem em operação nas Niterói e Barroso, necessariamente fazem parte do documento projeto da CCT do CPN.
Alguns aí ainda precisam ser testados e aprovados, mas nada que impeça sua utilização na CCT.
Depende do que a MB ditar como item obrigatório nas propostas a serem enviadas.
Como é uma exigência a participação da indústria e estaleiro nacional, é natural que tais sistemas sejam utilizados em qualquer navio que sair vencedor.
E como tenho insistido, os NaPaOc e NaPa são uma ótima opção para dar consistência financeira a estes produtos.
Mas isso sou eu pensando alto.

Abs

Perfeito! Alguns destes sistemas estão em operação nas FCN e na CCB e tem apresentado bons resultados. Também sou da opinião que vários destes sistemas poderiam ser utilizados em futuros NaPaOc e NaPa, inclusive poderiam ser introduzidos nos atuais navios destas classes o viria a contribuir para o aperfeiçoamento dos mesmos e na perenidade das empresas que os produzem.

Sds

Lord Nauta




Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#1586 Mensagem por Lord Nauta » Seg Jul 16, 2018 12:23 am

FCarvalho escreveu: Dom Jul 15, 2018 2:47 pm
Lord Nauta escreveu: Dom Jul 15, 2018 2:10 pm Sistemas que acredito que obrigatoriamente deveriam integrar os navios escolta da classe Tamandaré:

- Sistema de controle tático CONSUB SICONTA;
- Sistema de lançamento de torpedos ARES;
- Alça óptica ARES;
- Sistema de vigilância ARES ATENA;
- Estação de armas ARES CORCED;
- Indicador visual estabilizado de rampa de aproximação ARES IVERA - modelo 650;
- Sistema de lançamento de despistadores de mísseis IPqM SLDM II;
- MAGE IPqM DEFENSOR;
- Equipamento de medidas de ataque eletrônico IPqM CM2;e
- Sistema sonar passivo rebocado IPqM SSPR.
Sds
Lord Nauta
Nauta, até onde eu sei, desses sistemas os que estiverem em operação nas Niterói e Barroso, necessariamente fazem parte do documento projeto da CCT do CPN.
Alguns aí ainda precisam ser testados e aprovados, mas nada que impeça sua utilização na CCT.
Depende do que a MB ditar como item obrigatório nas propostas a serem enviadas.
Como é uma exigência a participação da indústria e estaleiro nacional, é natural que tais sistemas sejam utilizados em qualquer navio que sair vencedor.
E como tenho insistido, os NaPaOc e NaPa são uma ótima opção para dar consistência financeira a estes produtos.
Mas isso sou eu pensando alto.

Abs

Perfeito! Alguns destes sistemas estão em operação nas FCN e na CCB e tem apresentado bons resultados. Também sou da opinião que vários destes sistemas poderiam ser utilizados em futuros NaPaOc e NaPa, inclusive poderiam ser introduzidos nos atuais navios destas classes o viria a contribuir para o aperfeiçoamento dos mesmos e na perenidade das empresas que os produzem.

Sds

Lord Nauta




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37513
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3219 vezes

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#1587 Mensagem por FCarvalho » Seg Jul 16, 2018 1:35 pm

Lord Nauta escreveu: Seg Jul 16, 2018 12:23 am Perfeito! Alguns destes sistemas estão em operação nas FCN e na CCB e tem apresentado bons resultados. Também sou da opinião que vários destes sistemas poderiam ser utilizados em futuros NaPaOc e NaPa, inclusive poderiam ser introduzidos nos atuais navios destas classes o viria a contribuir para o aperfeiçoamento dos mesmos e na perenidade das empresas que os produzem.
Sds
Lord Nauta
Essa é a lógica meu caro amigo Lord.
O que está por trás desse processo das CCT é a sobrevivência e continuidade da indústria naval de defesa e da BID ligada à ela.
Sem isso, pouco importa o vencedor.
E acrescento, sem a necessária e impositiva compra em quantidade de qualquer um destes produtos, e sua continua evolução e operação, é impossível dar-lhes real condições de existência.
Os NaPaOc e NaPa podem nos oferecer exatamente isso.
Só não ver quem não quer.

Abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
alex
Sênior
Sênior
Mensagens: 2433
Registrado em: Sáb Ago 30, 2003 8:49 pm
Agradeceram: 79 vezes

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#1588 Mensagem por alex » Seg Jul 16, 2018 7:08 pm

A MB corre contra o tempo. A economia piorou este mes e este projeto pode ter seu orcamento novamente diminuido. Se em setembro nao assinar nada nenhum novo presidente vai encarar esta aquisicao em seu primeiro ano de mandato.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37513
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3219 vezes

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#1589 Mensagem por FCarvalho » Seg Jul 16, 2018 8:02 pm

Se me lembro, o resultado deve sair em agosto. A lista de três. Daí até o final do processo, com a assinatura do contrato, já estaremos em novembro.
Por enquanto, o atual governo está suportando a seleção com o aporte de 1,5 bi reais da engeprom. Mas este valor já foi corrigido, digo, cortado.
É bom a MB correr.

Abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8921
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 500 vezes

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#1590 Mensagem por Pablo Maica » Seg Jul 16, 2018 11:19 pm

alex escreveu: Seg Jul 16, 2018 7:08 pm A MB corre contra o tempo. A economia piorou este mes e este projeto pode ter seu orcamento novamente diminuido. Se em setembro nao assinar nada nenhum novo presidente vai encarar esta aquisicao em seu primeiro ano de mandato.
E a bolha chinesa está por estourar, vai ser mais uma pedrada na nossa fragilizada economia. O relógio esta correndo cada vez mais rápido.



Um abraço e t+ :)




Responder