EDIT MOD: CV 3, agora FCT
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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
Este radar se mostra bastante promissor. Mas fato é que integrar ele nas CCT vai ser um trabalho bem mais complicado.
ps: uma atitude inteligente para garantir o desenvolvimento deste radar seria sua introdução no futuro NaPaOc BR. São 12 undes a serem construídas e que podem garantir a viabilidade financeira do projeto. Além destes, outros navios também podem receber o mesmo. Mas isso vai depender de como a MB pretende dar cabo de seu desenvolvimento.
Abs
ps: uma atitude inteligente para garantir o desenvolvimento deste radar seria sua introdução no futuro NaPaOc BR. São 12 undes a serem construídas e que podem garantir a viabilidade financeira do projeto. Além destes, outros navios também podem receber o mesmo. Mas isso vai depender de como a MB pretende dar cabo de seu desenvolvimento.
Abs
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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
Gostei do alcance, 200km para um A320. Se não me engano, o Artisan 3D tem o mesmo alcance, mas o desempenho geral deve ser melhor, obviamente.
Eu proporia colocar esse radar na modernização de alguma Niterói ou na Barroso pra já ir ganhando tempo.
Eu proporia colocar esse radar na modernização de alguma Niterói ou na Barroso pra já ir ganhando tempo.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
Qualquer um que ganhar a CCT vai ser obrigado a modernizar a Barroso. Isto pode ser um motivo para cobrar a sua instalação nela. Já na própria CCT acho muito difícil.
Por outro lado, temos que garantir uma quantidade mínima de encomendas a fim de subsidiar o seu desenvolvimento, e posterior evolução. Não dá pra fazer isso com apenas um radar.
Os NaPaOc BR estão aí e só precisam de um empurrão para sair do papel.
As Niterói não aguentam mais tempo em operação. E as duas Inhaúma sequer a MB tem condições de tirar do PMG que nunca termina.
Então, se não encomendar nas CCT, se ficar pronto antes do primeiro navio, sobra a Barroso.
Não é algo muito auspicioso.
Abs
Por outro lado, temos que garantir uma quantidade mínima de encomendas a fim de subsidiar o seu desenvolvimento, e posterior evolução. Não dá pra fazer isso com apenas um radar.
Os NaPaOc BR estão aí e só precisam de um empurrão para sair do papel.
As Niterói não aguentam mais tempo em operação. E as duas Inhaúma sequer a MB tem condições de tirar do PMG que nunca termina.
Então, se não encomendar nas CCT, se ficar pronto antes do primeiro navio, sobra a Barroso.
Não é algo muito auspicioso.
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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
Sistemas que acredito que obrigatoriamente deveriam integrar os navios escolta da classe Tamandaré:
- Sistema de controle tático CONSUB SICONTA;
- Sistema de lançamento de torpedos ARES;
- Alça óptica ARES;
- Sistema de vigilância ARES ATENA;
- Estação de armas ARES CORCED;
- Indicador visual estabilizado de rampa de aproximação ARES IVERA - modelo 650;
- Sistema de lançamento de despistadores de mísseis IPqM SLDM II;
- MAGE IPqM DEFENSOR;
- Equipamento de medidas de ataque eletrônico IPqM CM2;e
- Sistema sonar passivo rebocado IPqM SSPR.
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Lord Nauta
- Sistema de controle tático CONSUB SICONTA;
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- Sistema de lançamento de despistadores de mísseis IPqM SLDM II;
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- Equipamento de medidas de ataque eletrônico IPqM CM2;e
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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
Nauta, até onde eu sei, desses sistemas os que estiverem em operação nas Niterói e Barroso, necessariamente fazem parte do documento projeto da CCT do CPN.Lord Nauta escreveu: ↑Dom Jul 15, 2018 2:10 pm Sistemas que acredito que obrigatoriamente deveriam integrar os navios escolta da classe Tamandaré:
- Sistema de controle tático CONSUB SICONTA;
- Sistema de lançamento de torpedos ARES;
- Alça óptica ARES;
- Sistema de vigilância ARES ATENA;
- Estação de armas ARES CORCED;
- Indicador visual estabilizado de rampa de aproximação ARES IVERA - modelo 650;
- Sistema de lançamento de despistadores de mísseis IPqM SLDM II;
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Lord Nauta
Alguns aí ainda precisam ser testados e aprovados, mas nada que impeça sua utilização na CCT.
Depende do que a MB ditar como item obrigatório nas propostas a serem enviadas.
Como é uma exigência a participação da indústria e estaleiro nacional, é natural que tais sistemas sejam utilizados em qualquer navio que sair vencedor.
E como tenho insistido, os NaPaOc e NaPa são uma ótima opção para dar consistência financeira a estes produtos.
Mas isso sou eu pensando alto.
Abs
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- FCarvalho
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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
Salvo engano a CCT possui uma versão do S-200 da Bradar na torre central.
Não sei se ele compete ou não com o radar em desenvolvimento da MB.
Além deste modelo, ainda é possível dispor-se do M-200 e do M-60 em versões navais. Mas precisa saber se há complemento as funções do gaivota X, a fim de impedir perda de tempo e dinheiro investindo na mesma coisa.
Como o pessoal tem o mal costume de não se falar...
Abs
Não sei se ele compete ou não com o radar em desenvolvimento da MB.
Além deste modelo, ainda é possível dispor-se do M-200 e do M-60 em versões navais. Mas precisa saber se há complemento as funções do gaivota X, a fim de impedir perda de tempo e dinheiro investindo na mesma coisa.
Como o pessoal tem o mal costume de não se falar...
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- gabriel219
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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
É comum navios possuirem dois radares, um de busca e outro para tracking, sendo esses conjuntos formados lor APAR + SMART-L (De Zeven Provinciën, Sachsen), SAMPSON + S185M (Daring)...
Creio que poderia ser feito o mesmo com S-200 + Gaivota X, mas em uma escolta com, no mínimo, 3,200 tons e ainda tenho dúvidas quanto a isso.
Creio que poderia ser feito o mesmo com S-200 + Gaivota X, mas em uma escolta com, no mínimo, 3,200 tons e ainda tenho dúvidas quanto a isso.
- FCarvalho
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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
Ok, essa é uma informação importante. Agora é preciso integrar e desenvolver novos módulos de aplicação e expansão de capacidades.
Se fizermos o dever de casa direto, pode ser que tenhamos a chance de colocar nossos próprios radares nas futuras fragatas que a MB tanto almeja.
A ver.
Abs
Se fizermos o dever de casa direto, pode ser que tenhamos a chance de colocar nossos próprios radares nas futuras fragatas que a MB tanto almeja.
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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
FCarvalho escreveu: ↑Dom Jul 15, 2018 2:47 pmNauta, até onde eu sei, desses sistemas os que estiverem em operação nas Niterói e Barroso, necessariamente fazem parte do documento projeto da CCT do CPN.Lord Nauta escreveu: ↑Dom Jul 15, 2018 2:10 pm Sistemas que acredito que obrigatoriamente deveriam integrar os navios escolta da classe Tamandaré:
- Sistema de controle tático CONSUB SICONTA;
- Sistema de lançamento de torpedos ARES;
- Alça óptica ARES;
- Sistema de vigilância ARES ATENA;
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Alguns aí ainda precisam ser testados e aprovados, mas nada que impeça sua utilização na CCT.
Depende do que a MB ditar como item obrigatório nas propostas a serem enviadas.
Como é uma exigência a participação da indústria e estaleiro nacional, é natural que tais sistemas sejam utilizados em qualquer navio que sair vencedor.
E como tenho insistido, os NaPaOc e NaPa são uma ótima opção para dar consistência financeira a estes produtos.
Mas isso sou eu pensando alto.
Abs
Perfeito! Alguns destes sistemas estão em operação nas FCN e na CCB e tem apresentado bons resultados. Também sou da opinião que vários destes sistemas poderiam ser utilizados em futuros NaPaOc e NaPa, inclusive poderiam ser introduzidos nos atuais navios destas classes o viria a contribuir para o aperfeiçoamento dos mesmos e na perenidade das empresas que os produzem.
Sds
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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
FCarvalho escreveu: ↑Dom Jul 15, 2018 2:47 pmNauta, até onde eu sei, desses sistemas os que estiverem em operação nas Niterói e Barroso, necessariamente fazem parte do documento projeto da CCT do CPN.Lord Nauta escreveu: ↑Dom Jul 15, 2018 2:10 pm Sistemas que acredito que obrigatoriamente deveriam integrar os navios escolta da classe Tamandaré:
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Depende do que a MB ditar como item obrigatório nas propostas a serem enviadas.
Como é uma exigência a participação da indústria e estaleiro nacional, é natural que tais sistemas sejam utilizados em qualquer navio que sair vencedor.
E como tenho insistido, os NaPaOc e NaPa são uma ótima opção para dar consistência financeira a estes produtos.
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Perfeito! Alguns destes sistemas estão em operação nas FCN e na CCB e tem apresentado bons resultados. Também sou da opinião que vários destes sistemas poderiam ser utilizados em futuros NaPaOc e NaPa, inclusive poderiam ser introduzidos nos atuais navios destas classes o viria a contribuir para o aperfeiçoamento dos mesmos e na perenidade das empresas que os produzem.
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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
Essa é a lógica meu caro amigo Lord.Lord Nauta escreveu: ↑Seg Jul 16, 2018 12:23 am Perfeito! Alguns destes sistemas estão em operação nas FCN e na CCB e tem apresentado bons resultados. Também sou da opinião que vários destes sistemas poderiam ser utilizados em futuros NaPaOc e NaPa, inclusive poderiam ser introduzidos nos atuais navios destas classes o viria a contribuir para o aperfeiçoamento dos mesmos e na perenidade das empresas que os produzem.
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Lord Nauta
O que está por trás desse processo das CCT é a sobrevivência e continuidade da indústria naval de defesa e da BID ligada à ela.
Sem isso, pouco importa o vencedor.
E acrescento, sem a necessária e impositiva compra em quantidade de qualquer um destes produtos, e sua continua evolução e operação, é impossível dar-lhes real condições de existência.
Os NaPaOc e NaPa podem nos oferecer exatamente isso.
Só não ver quem não quer.
Abs
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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
A MB corre contra o tempo. A economia piorou este mes e este projeto pode ter seu orcamento novamente diminuido. Se em setembro nao assinar nada nenhum novo presidente vai encarar esta aquisicao em seu primeiro ano de mandato.
- FCarvalho
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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
Se me lembro, o resultado deve sair em agosto. A lista de três. Daí até o final do processo, com a assinatura do contrato, já estaremos em novembro.
Por enquanto, o atual governo está suportando a seleção com o aporte de 1,5 bi reais da engeprom. Mas este valor já foi corrigido, digo, cortado.
É bom a MB correr.
Abs
Por enquanto, o atual governo está suportando a seleção com o aporte de 1,5 bi reais da engeprom. Mas este valor já foi corrigido, digo, cortado.
É bom a MB correr.
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- Pablo Maica
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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
E a bolha chinesa está por estourar, vai ser mais uma pedrada na nossa fragilizada economia. O relógio esta correndo cada vez mais rápido.
Um abraço e t+