Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.
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Immortal Horgh
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#1561
Mensagem
por Immortal Horgh » Dom Dez 02, 2007 4:51 pm
born escreveu:Luís Henrique escreveu:born escreveu:Immortal Horgh escreveu:Carlos Mathias escreveu:Mas também, comparar o chupa-pedra com SH e Rafale é sacanagem , né?
A FAB e nós sabemos disso, agora diz isso pro pessoal de BSB
Nada contra o F-16, é um grande avião se vier também ajudará a recuperar nosso poderio aéreo, mas se é pra fazer o negócio bem feito, que se compre o melhor vetor que pudermos.
[ ]s
Essa história é muito estranha de por o F-16 (seja versão que for) e o Rafale participarem na mesma licitação, são classes de caças muito diferentes.
E por que supostamente a FAB está disposta a pagar 100 milhões de euros ou, pelo câmbio atual, 150 milhões de dólares pelo Rafale (considerado por muitos favorito). E não considera os modelos norte-americanos Super Hornet e F-15 que tem capacidades semelhantes ao Rafale e são substancialmente mais baratos.
Não faz sentido o F-16 ser o concorrente norte-americano, não tem a capacidade de um Rafale.
Não vejo assim.
O F-16E, o Rafale e o Eurofighter estão na mesma classe. Ou seja, todos vetores médios.
O F/A-18E, F-15E, Su-35 é que são de outra classe.
Colocaria F-15E e Su-35-1 como caças pesados e o F/A-18E como caça médio/pesado.
Peso máximo de decolagem:
F-16E = 20,8 T
Rafale = 24,5 T
Eurofighter = 23,5 T
F/A-18E = 30,2 T
Su-35-1 = 34 T (38T)
F-15E = 36,2 T
O que interessa é a combatitividade. O peso máximo de decolagem não é relevante.
No quisito combatitividade não há como comparar um F-16 com o Typhoon, Rafale, Super Hornet, F-15 e Su-35. Esses que citei são muito superiores ao F-16 (seja que versão for) em praticamente todas as caracteristicas, foram feitos para conseguir e manter a superioridade aérea.
E o SU-35 é superior a qualquer um deles.
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Carlos Mathias
#1563
Mensagem
por Carlos Mathias » Dom Dez 02, 2007 8:06 pm
Só uma razão: menos da metade do preço de um Rafale.
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Immortal Horgh
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#1564
Mensagem
por Immortal Horgh » Dom Dez 02, 2007 8:09 pm
Carlos Mathias escreveu:Só uma razão: menos da metade do preço de um Rafale.
Mais duas: tem mais poder de fogo e o radar é AESA.
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Dieneces
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#1565
Mensagem
por Dieneces » Dom Dez 02, 2007 8:12 pm
Carlos Mathias escreveu:Só uma razão: menos da metade do preço de um Rafale.
Na comparação com o Rafale é onde vejo mais vantagens para os Sukhoi.
Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
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Carlos Mathias
#1566
Mensagem
por Carlos Mathias » Dom Dez 02, 2007 8:13 pm
O radar ainda é um PESA, mas o desempenho só é igualado pelo radar do F-22.
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Luís Henrique
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#1567
Mensagem
por Luís Henrique » Seg Dez 03, 2007 3:51 pm
PRick escreveu:Luís Henrique escreveu:born escreveu:Immortal Horgh escreveu:Carlos Mathias escreveu:Mas também, comparar o chupa-pedra com SH e Rafale é sacanagem , né?
A FAB e nós sabemos disso, agora diz isso pro pessoal de BSB
Nada contra o F-16, é um grande avião se vier também ajudará a recuperar nosso poderio aéreo, mas se é pra fazer o negócio bem feito, que se compre o melhor vetor que pudermos.
[ ]s
Essa história é muito estranha de por o F-16 (seja versão que for) e o Rafale participarem na mesma licitação, são classes de caças muito diferentes.
E por que supostamente a FAB está disposta a pagar 100 milhões de euros ou, pelo câmbio atual, 150 milhões de dólares pelo Rafale (considerado por muitos favorito). E não considera os modelos norte-americanos Super Hornet e F-15 que tem capacidades semelhantes ao Rafale e são substancialmente mais baratos.
Não faz sentido o F-16 ser o concorrente norte-americano, não tem a capacidade de um Rafale.
Não vejo assim.
O F-16E, o Rafale e o Eurofighter estão na mesma classe. Ou seja, todos vetores médios.
O F/A-18E, F-15E, Su-35 é que são de outra classe.
Colocaria F-15E e Su-35-1 como caças pesados e o F/A-18E como caça médio/pesado.
Peso máximo de decolagem:
F-16E = 20,8 T
Rafale = 24,5 T
Eurofighter = 23,5 T
F/A-18E = 30,2 T
Su-35-1 = 34 T (38T)
F-15E = 36,2 T
Só uma correção, o Rafale pode decolar com até 27 Toneladas.
[ ]´s
Poderia compartilhar suas fontes conosco?
A princípio é estranho.
Se o avião pesa 10T, leva 9,5T de carga externa e leva 4,7T de combustivel interno + 300 kg para piloto e fluídos, falamos de 24,5T.
Não sei aonde colocariam + 2,5T. So se a capacidade externa dele foi ampliada de 9,5 para 12T. Sabendo que o F-15 leva 10,5T, acho muito dificil o Rafale ter essa capacidade de carga...
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
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Penguin
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#1568
Mensagem
por Penguin » Seg Dez 03, 2007 3:54 pm
Luís Henrique escreveu:PRick escreveu:Luís Henrique escreveu:born escreveu:Immortal Horgh escreveu:Carlos Mathias escreveu:Mas também, comparar o chupa-pedra com SH e Rafale é sacanagem , né?
A FAB e nós sabemos disso, agora diz isso pro pessoal de BSB
Nada contra o F-16, é um grande avião se vier também ajudará a recuperar nosso poderio aéreo, mas se é pra fazer o negócio bem feito, que se compre o melhor vetor que pudermos.
[ ]s
Essa história é muito estranha de por o F-16 (seja versão que for) e o Rafale participarem na mesma licitação, são classes de caças muito diferentes.
E por que supostamente a FAB está disposta a pagar 100 milhões de euros ou, pelo câmbio atual, 150 milhões de dólares pelo Rafale (considerado por muitos favorito). E não considera os modelos norte-americanos Super Hornet e F-15 que tem capacidades semelhantes ao Rafale e são substancialmente mais baratos.
Não faz sentido o F-16 ser o concorrente norte-americano, não tem a capacidade de um Rafale.
Não vejo assim.
O F-16E, o Rafale e o Eurofighter estão na mesma classe. Ou seja, todos vetores médios.
O F/A-18E, F-15E, Su-35 é que são de outra classe.
Colocaria F-15E e Su-35-1 como caças pesados e o F/A-18E como caça médio/pesado.
Peso máximo de decolagem:
F-16E = 20,8 T
Rafale = 24,5 T
Eurofighter = 23,5 T
F/A-18E = 30,2 T
Su-35-1 = 34 T (38T)
F-15E = 36,2 T
Só uma correção, o Rafale pode decolar com até 27 Toneladas.
[ ]´s
Poderia compartilhar suas fontes conosco?
A princípio é estranho.
Se o avião pesa 10T, leva 9,5T de carga externa e leva 4,7T de combustivel interno + 300 kg para piloto e fluídos, falamos de 24,5T.
Não sei aonde colocariam + 2,5T. So se a capacidade externa dele foi ampliada de 9,5 para 12T. Sabendo que o F-15 leva 10,5T, acho muito dificil o Rafale ter essa capacidade de carga...
Se ele conseguir decolar, vai ser uma presa fácil até para a dupla Xavante/Piranha.
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PRick
#1569
Mensagem
por PRick » Seg Dez 03, 2007 5:04 pm
Luís Henrique escreveu:PRick escreveu:Luís Henrique escreveu:born escreveu:Immortal Horgh escreveu:Carlos Mathias escreveu:Mas também, comparar o chupa-pedra com SH e Rafale é sacanagem , né?
A FAB e nós sabemos disso, agora diz isso pro pessoal de BSB
Nada contra o F-16, é um grande avião se vier também ajudará a recuperar nosso poderio aéreo, mas se é pra fazer o negócio bem feito, que se compre o melhor vetor que pudermos.
[ ]s
Essa história é muito estranha de por o F-16 (seja versão que for) e o Rafale participarem na mesma licitação, são classes de caças muito diferentes.
E por que supostamente a FAB está disposta a pagar 100 milhões de euros ou, pelo câmbio atual, 150 milhões de dólares pelo Rafale (considerado por muitos favorito). E não considera os modelos norte-americanos Super Hornet e F-15 que tem capacidades semelhantes ao Rafale e são substancialmente mais baratos.
Não faz sentido o F-16 ser o concorrente norte-americano, não tem a capacidade de um Rafale.
Não vejo assim.
O F-16E, o Rafale e o Eurofighter estão na mesma classe. Ou seja, todos vetores médios.
O F/A-18E, F-15E, Su-35 é que são de outra classe.
Colocaria F-15E e Su-35-1 como caças pesados e o F/A-18E como caça médio/pesado.
Peso máximo de decolagem:
F-16E = 20,8 T
Rafale = 24,5 T
Eurofighter = 23,5 T
F/A-18E = 30,2 T
Su-35-1 = 34 T (38T)
F-15E = 36,2 T
Só uma correção, o Rafale pode decolar com até 27 Toneladas.
[ ]´s
Poderia compartilhar suas fontes conosco?
A princípio é estranho.
Se o avião pesa 10T, leva 9,5T de carga externa e leva 4,7T de combustivel interno + 300 kg para piloto e fluídos, falamos de 24,5T.
Não sei aonde colocariam + 2,5T. So se a capacidade externa dele foi ampliada de 9,5 para 12T. Sabendo que o F-15 leva 10,5T, acho muito dificil o Rafale ter essa capacidade de carga...
Você está esquecendo dos CFT´s, e se estamos falando da versão atual. Porém, existe previsão de turbinas mais potentes e o outra mais econômicas. Este é um dos galhos com os dados atuais, não se especificam qual versão deles pode ser usadas, nem o peso vazio deles.
Na verdade, o F-2 pesa entre 9 e 10 toneladas. Mas existem alterações para o F-3 além soft, como novo radar e algumas coisas somadas. E os CFT´s? Qual será o peso do total dos 02 tanques além do comustível, não seria um número próximo a 2 toneladas? Dado que cada CFT deverá ter uns 1200/1300 litros de combusível. Aí ficam uns 500 kgs de margem.
Porém, acredito que o RAFALE com CFT, deverá ter as M-88-3, para manter compatível a relação peso potência. Para a França, acho que eles optaram pela turbina mais econômica, a tal da M-88-2 ECO. Que deverá dar mais autonomia ao caça, tendo a potência igual a M-88-2.
[ ]´s
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Carlos Lima
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#1570
Mensagem
por Carlos Lima » Seg Dez 03, 2007 5:39 pm
PRick escreveu:Luís Henrique escreveu:PRick escreveu:Luís Henrique escreveu:born escreveu:Immortal Horgh escreveu:Carlos Mathias escreveu:Mas também, comparar o chupa-pedra com SH e Rafale é sacanagem , né?
A FAB e nós sabemos disso, agora diz isso pro pessoal de BSB
Nada contra o F-16, é um grande avião se vier também ajudará a recuperar nosso poderio aéreo, mas se é pra fazer o negócio bem feito, que se compre o melhor vetor que pudermos.
[ ]s
Essa história é muito estranha de por o F-16 (seja versão que for) e o Rafale participarem na mesma licitação, são classes de caças muito diferentes.
E por que supostamente a FAB está disposta a pagar 100 milhões de euros ou, pelo câmbio atual, 150 milhões de dólares pelo Rafale (considerado por muitos favorito). E não considera os modelos norte-americanos Super Hornet e F-15 que tem capacidades semelhantes ao Rafale e são substancialmente mais baratos.
Não faz sentido o F-16 ser o concorrente norte-americano, não tem a capacidade de um Rafale.
Não vejo assim.
O F-16E, o Rafale e o Eurofighter estão na mesma classe. Ou seja, todos vetores médios.
O F/A-18E, F-15E, Su-35 é que são de outra classe.
Colocaria F-15E e Su-35-1 como caças pesados e o F/A-18E como caça médio/pesado.
Peso máximo de decolagem:
F-16E = 20,8 T
Rafale = 24,5 T
Eurofighter = 23,5 T
F/A-18E = 30,2 T
Su-35-1 = 34 T (38T)
F-15E = 36,2 T
Só uma correção, o Rafale pode decolar com até 27 Toneladas.
[ ]´s
Poderia compartilhar suas fontes conosco?
A princípio é estranho.
Se o avião pesa 10T, leva 9,5T de carga externa e leva 4,7T de combustivel interno + 300 kg para piloto e fluídos, falamos de 24,5T.
Não sei aonde colocariam + 2,5T. So se a capacidade externa dele foi ampliada de 9,5 para 12T. Sabendo que o F-15 leva 10,5T, acho muito dificil o Rafale ter essa capacidade de carga...
Você está esquecendo dos CFT´s, e se estamos falando da versão atual. Porém, existe previsão de turbinas mais potentes e o outra mais econômicas. Este é um dos galhos com os dados atuais, não se especificam qual versão deles pode ser usadas, nem o peso vazio deles.
Na verdade, o F-2 pesa entre 9 e 10 toneladas. Mas existem alterações para o F-3 além soft, como novo radar e algumas coisas somadas. E os CFT´s? Qual será o peso do total dos 02 tanques além do comustível, não seria um número próximo a 2 toneladas? Dado que cada CFT deverá ter uns 1200/1300 litros de combusível. Aí ficam uns 500 kgs de margem.
Porém, acredito que o RAFALE com CFT, deverá ter as M-88-3, para manter compatível a relação peso potência. Para a França, acho que eles optaram pela turbina mais econômica, a tal da M-88-2 ECO. Que deverá dar mais autonomia ao caça, tendo a potência igual a M-88-2.
[ ]´s
Só uma informação...
Até agora a apro'vação tanto para o novo motor quanto para o CFT ainda não saiu... Inclusive corre o risco da aeronave com esses updates ter até outra designação (F4
).
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
-
Sintra
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- Registrado em: Sex Jun 02, 2006 3:20 pm
- Localização: Emirado de Al-Guheirão que fica no Califado de AL-Sintra
#1571
Mensagem
por Sintra » Seg Dez 03, 2007 7:28 pm
Immortal Horgh escreveu:Carlos Mathias escreveu:Só uma razão: menos da metade do preço de um Rafale.
Mais duas: tem mais poder de fogo e o radar é AESA.
[ ]s
Não...
PESA...
Budweiser 'beer' is like making love in a canoe - 'F***** close to water'...
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PRick
#1572
Mensagem
por PRick » Seg Dez 03, 2007 10:35 pm
cb_lima escreveu:PRick escreveu:Luís Henrique escreveu:PRick escreveu:Luís Henrique escreveu:born escreveu:Immortal Horgh escreveu:Carlos Mathias escreveu:Mas também, comparar o chupa-pedra com SH e Rafale é sacanagem , né?
A FAB e nós sabemos disso, agora diz isso pro pessoal de BSB
Nada contra o F-16, é um grande avião se vier também ajudará a recuperar nosso poderio aéreo, mas se é pra fazer o negócio bem feito, que se compre o melhor vetor que pudermos.
[ ]s
Essa história é muito estranha de por o F-16 (seja versão que for) e o Rafale participarem na mesma licitação, são classes de caças muito diferentes.
E por que supostamente a FAB está disposta a pagar 100 milhões de euros ou, pelo câmbio atual, 150 milhões de dólares pelo Rafale (considerado por muitos favorito). E não considera os modelos norte-americanos Super Hornet e F-15 que tem capacidades semelhantes ao Rafale e são substancialmente mais baratos.
Não faz sentido o F-16 ser o concorrente norte-americano, não tem a capacidade de um Rafale.
Não vejo assim.
O F-16E, o Rafale e o Eurofighter estão na mesma classe. Ou seja, todos vetores médios.
O F/A-18E, F-15E, Su-35 é que são de outra classe.
Colocaria F-15E e Su-35-1 como caças pesados e o F/A-18E como caça médio/pesado.
Peso máximo de decolagem:
F-16E = 20,8 T
Rafale = 24,5 T
Eurofighter = 23,5 T
F/A-18E = 30,2 T
Su-35-1 = 34 T (38T)
F-15E = 36,2 T
Só uma correção, o Rafale pode decolar com até 27 Toneladas.
[ ]´s
Poderia compartilhar suas fontes conosco?
A princípio é estranho.
Se o avião pesa 10T, leva 9,5T de carga externa e leva 4,7T de combustivel interno + 300 kg para piloto e fluídos, falamos de 24,5T.
Não sei aonde colocariam + 2,5T. So se a capacidade externa dele foi ampliada de 9,5 para 12T. Sabendo que o F-15 leva 10,5T, acho muito dificil o Rafale ter essa capacidade de carga...
Você está esquecendo dos CFT´s, e se estamos falando da versão atual. Porém, existe previsão de turbinas mais potentes e o outra mais econômicas. Este é um dos galhos com os dados atuais, não se especificam qual versão deles pode ser usadas, nem o peso vazio deles.
Na verdade, o F-2 pesa entre 9 e 10 toneladas. Mas existem alterações para o F-3 além soft, como novo radar e algumas coisas somadas. E os CFT´s? Qual será o peso do total dos 02 tanques além do comustível, não seria um número próximo a 2 toneladas? Dado que cada CFT deverá ter uns 1200/1300 litros de combusível. Aí ficam uns 500 kgs de margem.
Porém, acredito que o RAFALE com CFT, deverá ter as M-88-3, para manter compatível a relação peso potência. Para a França, acho que eles optaram pela turbina mais econômica, a tal da M-88-2 ECO. Que deverá dar mais autonomia ao caça, tendo a potência igual a M-88-2.
[ ]´s
Só uma informação...
Até agora a apro'vação tanto para o novo motor quanto para o CFT ainda não saiu... Inclusive corre o risco da aeronave com esses updates ter até outra designação (F4
).
[]s
CB_Lima
O CFT já foi ensaiado e testado, mas a turbina 88-3, foi preterida pela 88-2ECO, para a França, nada impede que seja vendida para um terceiro urusário, mas não sei quanto tempo seria necessário para aprontar a mesma, mas acredito que as M-88-2 possam sofrer upgrade.
[ ]´s
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capsantanna
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#1573
Mensagem
por capsantanna » Seg Dez 03, 2007 11:00 pm
Ótimos dados sobre o RAFALE, pena que estejam localizados em um tópico sobre o F-16.
Se optarmos por ter em algum momento o F-16 operando por aqui, que sejam usados, e complementando o FX. Como aeronave principal para as décadas de 2010-2020 ele já estará "velho".
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soultrain
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#1574
Mensagem
por soultrain » Seg Dez 03, 2007 11:18 pm
editado e mudado.
Editado pela última vez por
soultrain em Ter Dez 04, 2007 8:30 pm, em um total de 3 vezes.
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orestespf
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#1575
Mensagem
por orestespf » Seg Dez 03, 2007 11:18 pm
capsantanna escreveu:Ótimos dados sobre o RAFALE, pena que estejam localizados em um tópico sobre o F-16.
Se optarmos por ter em algum momento o F-16 operando por aqui, que sejam usados, e complementando o FX. Como aeronave principal para as décadas de 2010-2020 ele já estará "velho".
Se for para ter F-16 por estas bandas, mesmo que novissímos, eles já estariam "velhos". Seria o mesmo que comprar M-2000 BR hoje, e não podemos nos esquecer que a FAB "rejeitou" a cerca de 10 anos atrás. Então...
Abs,
Orestes