F-16I (BR?)

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Immortal Horgh
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#1561 Mensagem por Immortal Horgh » Dom Dez 02, 2007 4:51 pm

born escreveu:
Luís Henrique escreveu:
born escreveu:
Immortal Horgh escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Mas também, comparar o chupa-pedra com SH e Rafale é sacanagem , né?


A FAB e nós sabemos disso, agora diz isso pro pessoal de BSB :lol:
Nada contra o F-16, é um grande avião se vier também ajudará a recuperar nosso poderio aéreo, mas se é pra fazer o negócio bem feito, que se compre o melhor vetor que pudermos.

[ ]s


Essa história é muito estranha de por o F-16 (seja versão que for) e o Rafale participarem na mesma licitação, são classes de caças muito diferentes. :roll:

E por que supostamente a FAB está disposta a pagar 100 milhões de euros ou, pelo câmbio atual, 150 milhões de dólares pelo Rafale (considerado por muitos favorito). E não considera os modelos norte-americanos Super Hornet e F-15 que tem capacidades semelhantes ao Rafale e são substancialmente mais baratos. :?

Não faz sentido o F-16 ser o concorrente norte-americano, não tem a capacidade de um Rafale.


Não vejo assim.

O F-16E, o Rafale e o Eurofighter estão na mesma classe. Ou seja, todos vetores médios.

O F/A-18E, F-15E, Su-35 é que são de outra classe.

Colocaria F-15E e Su-35-1 como caças pesados e o F/A-18E como caça médio/pesado.

Peso máximo de decolagem:

F-16E = 20,8 T
Rafale = 24,5 T
Eurofighter = 23,5 T
F/A-18E = 30,2 T
Su-35-1 = 34 T (38T)
F-15E = 36,2 T


O que interessa é a combatitividade. O peso máximo de decolagem não é relevante. :lol:

No quisito combatitividade não há como comparar um F-16 com o Typhoon, Rafale, Super Hornet, F-15 e Su-35. Esses que citei são muito superiores ao F-16 (seja que versão for) em praticamente todas as caracteristicas, foram feitos para conseguir e manter a superioridade aérea.


E o SU-35 é superior a qualquer um deles.

[ ]s




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zela
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#1562 Mensagem por zela » Dom Dez 02, 2007 5:47 pm

Por quê?




Carlos Mathias

#1563 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Dez 02, 2007 8:06 pm

Só uma razão: menos da metade do preço de um Rafale.




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Immortal Horgh
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#1564 Mensagem por Immortal Horgh » Dom Dez 02, 2007 8:09 pm

Carlos Mathias escreveu:Só uma razão: menos da metade do preço de um Rafale.


Mais duas: tem mais poder de fogo e o radar é AESA.

[ ]s




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Dieneces
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#1565 Mensagem por Dieneces » Dom Dez 02, 2007 8:12 pm

Carlos Mathias escreveu:Só uma razão: menos da metade do preço de um Rafale.
Na comparação com o Rafale é onde vejo mais vantagens para os Sukhoi.




Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Carlos Mathias

#1566 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Dez 02, 2007 8:13 pm

O radar ainda é um PESA, mas o desempenho só é igualado pelo radar do F-22.




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Luís Henrique
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#1567 Mensagem por Luís Henrique » Seg Dez 03, 2007 3:51 pm

PRick escreveu:
Luís Henrique escreveu:
born escreveu:
Immortal Horgh escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Mas também, comparar o chupa-pedra com SH e Rafale é sacanagem , né?


A FAB e nós sabemos disso, agora diz isso pro pessoal de BSB :lol:
Nada contra o F-16, é um grande avião se vier também ajudará a recuperar nosso poderio aéreo, mas se é pra fazer o negócio bem feito, que se compre o melhor vetor que pudermos.

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Essa história é muito estranha de por o F-16 (seja versão que for) e o Rafale participarem na mesma licitação, são classes de caças muito diferentes. :roll:

E por que supostamente a FAB está disposta a pagar 100 milhões de euros ou, pelo câmbio atual, 150 milhões de dólares pelo Rafale (considerado por muitos favorito). E não considera os modelos norte-americanos Super Hornet e F-15 que tem capacidades semelhantes ao Rafale e são substancialmente mais baratos. :?

Não faz sentido o F-16 ser o concorrente norte-americano, não tem a capacidade de um Rafale.


Não vejo assim.

O F-16E, o Rafale e o Eurofighter estão na mesma classe. Ou seja, todos vetores médios.

O F/A-18E, F-15E, Su-35 é que são de outra classe.

Colocaria F-15E e Su-35-1 como caças pesados e o F/A-18E como caça médio/pesado.

Peso máximo de decolagem:

F-16E = 20,8 T
Rafale = 24,5 T
Eurofighter = 23,5 T
F/A-18E = 30,2 T
Su-35-1 = 34 T (38T)
F-15E = 36,2 T


Só uma correção, o Rafale pode decolar com até 27 Toneladas. [037]

[ ]´s


Poderia compartilhar suas fontes conosco?

A princípio é estranho.

Se o avião pesa 10T, leva 9,5T de carga externa e leva 4,7T de combustivel interno + 300 kg para piloto e fluídos, falamos de 24,5T.

Não sei aonde colocariam + 2,5T. So se a capacidade externa dele foi ampliada de 9,5 para 12T. Sabendo que o F-15 leva 10,5T, acho muito dificil o Rafale ter essa capacidade de carga... :?




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
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Penguin
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#1568 Mensagem por Penguin » Seg Dez 03, 2007 3:54 pm

Luís Henrique escreveu:
PRick escreveu:
Luís Henrique escreveu:
born escreveu:
Immortal Horgh escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Mas também, comparar o chupa-pedra com SH e Rafale é sacanagem , né?


A FAB e nós sabemos disso, agora diz isso pro pessoal de BSB :lol:
Nada contra o F-16, é um grande avião se vier também ajudará a recuperar nosso poderio aéreo, mas se é pra fazer o negócio bem feito, que se compre o melhor vetor que pudermos.

[ ]s


Essa história é muito estranha de por o F-16 (seja versão que for) e o Rafale participarem na mesma licitação, são classes de caças muito diferentes. :roll:

E por que supostamente a FAB está disposta a pagar 100 milhões de euros ou, pelo câmbio atual, 150 milhões de dólares pelo Rafale (considerado por muitos favorito). E não considera os modelos norte-americanos Super Hornet e F-15 que tem capacidades semelhantes ao Rafale e são substancialmente mais baratos. :?

Não faz sentido o F-16 ser o concorrente norte-americano, não tem a capacidade de um Rafale.


Não vejo assim.

O F-16E, o Rafale e o Eurofighter estão na mesma classe. Ou seja, todos vetores médios.

O F/A-18E, F-15E, Su-35 é que são de outra classe.

Colocaria F-15E e Su-35-1 como caças pesados e o F/A-18E como caça médio/pesado.

Peso máximo de decolagem:

F-16E = 20,8 T
Rafale = 24,5 T
Eurofighter = 23,5 T
F/A-18E = 30,2 T
Su-35-1 = 34 T (38T)
F-15E = 36,2 T


Só uma correção, o Rafale pode decolar com até 27 Toneladas. [037]

[ ]´s


Poderia compartilhar suas fontes conosco?

A princípio é estranho.

Se o avião pesa 10T, leva 9,5T de carga externa e leva 4,7T de combustivel interno + 300 kg para piloto e fluídos, falamos de 24,5T.

Não sei aonde colocariam + 2,5T. So se a capacidade externa dele foi ampliada de 9,5 para 12T. Sabendo que o F-15 leva 10,5T, acho muito dificil o Rafale ter essa capacidade de carga... :?


Se ele conseguir decolar, vai ser uma presa fácil até para a dupla Xavante/Piranha. :twisted:




PRick

#1569 Mensagem por PRick » Seg Dez 03, 2007 5:04 pm

Luís Henrique escreveu:
PRick escreveu:
Luís Henrique escreveu:
born escreveu:
Immortal Horgh escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Mas também, comparar o chupa-pedra com SH e Rafale é sacanagem , né?


A FAB e nós sabemos disso, agora diz isso pro pessoal de BSB :lol:
Nada contra o F-16, é um grande avião se vier também ajudará a recuperar nosso poderio aéreo, mas se é pra fazer o negócio bem feito, que se compre o melhor vetor que pudermos.

[ ]s


Essa história é muito estranha de por o F-16 (seja versão que for) e o Rafale participarem na mesma licitação, são classes de caças muito diferentes. :roll:

E por que supostamente a FAB está disposta a pagar 100 milhões de euros ou, pelo câmbio atual, 150 milhões de dólares pelo Rafale (considerado por muitos favorito). E não considera os modelos norte-americanos Super Hornet e F-15 que tem capacidades semelhantes ao Rafale e são substancialmente mais baratos. :?

Não faz sentido o F-16 ser o concorrente norte-americano, não tem a capacidade de um Rafale.


Não vejo assim.

O F-16E, o Rafale e o Eurofighter estão na mesma classe. Ou seja, todos vetores médios.

O F/A-18E, F-15E, Su-35 é que são de outra classe.

Colocaria F-15E e Su-35-1 como caças pesados e o F/A-18E como caça médio/pesado.

Peso máximo de decolagem:

F-16E = 20,8 T
Rafale = 24,5 T
Eurofighter = 23,5 T
F/A-18E = 30,2 T
Su-35-1 = 34 T (38T)
F-15E = 36,2 T


Só uma correção, o Rafale pode decolar com até 27 Toneladas. [037]

[ ]´s


Poderia compartilhar suas fontes conosco?

A princípio é estranho.

Se o avião pesa 10T, leva 9,5T de carga externa e leva 4,7T de combustivel interno + 300 kg para piloto e fluídos, falamos de 24,5T.

Não sei aonde colocariam + 2,5T. So se a capacidade externa dele foi ampliada de 9,5 para 12T. Sabendo que o F-15 leva 10,5T, acho muito dificil o Rafale ter essa capacidade de carga... :?


Você está esquecendo dos CFT´s, e se estamos falando da versão atual. Porém, existe previsão de turbinas mais potentes e o outra mais econômicas. Este é um dos galhos com os dados atuais, não se especificam qual versão deles pode ser usadas, nem o peso vazio deles.

Na verdade, o F-2 pesa entre 9 e 10 toneladas. Mas existem alterações para o F-3 além soft, como novo radar e algumas coisas somadas. E os CFT´s? Qual será o peso do total dos 02 tanques além do comustível, não seria um número próximo a 2 toneladas? Dado que cada CFT deverá ter uns 1200/1300 litros de combusível. Aí ficam uns 500 kgs de margem. :wink:

Porém, acredito que o RAFALE com CFT, deverá ter as M-88-3, para manter compatível a relação peso potência. Para a França, acho que eles optaram pela turbina mais econômica, a tal da M-88-2 ECO. Que deverá dar mais autonomia ao caça, tendo a potência igual a M-88-2.


[ ]´s




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Carlos Lima
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#1570 Mensagem por Carlos Lima » Seg Dez 03, 2007 5:39 pm

PRick escreveu:
Luís Henrique escreveu:
PRick escreveu:
Luís Henrique escreveu:
born escreveu:
Immortal Horgh escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Mas também, comparar o chupa-pedra com SH e Rafale é sacanagem , né?


A FAB e nós sabemos disso, agora diz isso pro pessoal de BSB :lol:
Nada contra o F-16, é um grande avião se vier também ajudará a recuperar nosso poderio aéreo, mas se é pra fazer o negócio bem feito, que se compre o melhor vetor que pudermos.

[ ]s


Essa história é muito estranha de por o F-16 (seja versão que for) e o Rafale participarem na mesma licitação, são classes de caças muito diferentes. :roll:

E por que supostamente a FAB está disposta a pagar 100 milhões de euros ou, pelo câmbio atual, 150 milhões de dólares pelo Rafale (considerado por muitos favorito). E não considera os modelos norte-americanos Super Hornet e F-15 que tem capacidades semelhantes ao Rafale e são substancialmente mais baratos. :?

Não faz sentido o F-16 ser o concorrente norte-americano, não tem a capacidade de um Rafale.


Não vejo assim.

O F-16E, o Rafale e o Eurofighter estão na mesma classe. Ou seja, todos vetores médios.

O F/A-18E, F-15E, Su-35 é que são de outra classe.

Colocaria F-15E e Su-35-1 como caças pesados e o F/A-18E como caça médio/pesado.

Peso máximo de decolagem:

F-16E = 20,8 T
Rafale = 24,5 T
Eurofighter = 23,5 T
F/A-18E = 30,2 T
Su-35-1 = 34 T (38T)
F-15E = 36,2 T


Só uma correção, o Rafale pode decolar com até 27 Toneladas. [037]

[ ]´s


Poderia compartilhar suas fontes conosco?

A princípio é estranho.

Se o avião pesa 10T, leva 9,5T de carga externa e leva 4,7T de combustivel interno + 300 kg para piloto e fluídos, falamos de 24,5T.

Não sei aonde colocariam + 2,5T. So se a capacidade externa dele foi ampliada de 9,5 para 12T. Sabendo que o F-15 leva 10,5T, acho muito dificil o Rafale ter essa capacidade de carga... :?


Você está esquecendo dos CFT´s, e se estamos falando da versão atual. Porém, existe previsão de turbinas mais potentes e o outra mais econômicas. Este é um dos galhos com os dados atuais, não se especificam qual versão deles pode ser usadas, nem o peso vazio deles.

Na verdade, o F-2 pesa entre 9 e 10 toneladas. Mas existem alterações para o F-3 além soft, como novo radar e algumas coisas somadas. E os CFT´s? Qual será o peso do total dos 02 tanques além do comustível, não seria um número próximo a 2 toneladas? Dado que cada CFT deverá ter uns 1200/1300 litros de combusível. Aí ficam uns 500 kgs de margem. :wink:

Porém, acredito que o RAFALE com CFT, deverá ter as M-88-3, para manter compatível a relação peso potência. Para a França, acho que eles optaram pela turbina mais econômica, a tal da M-88-2 ECO. Que deverá dar mais autonomia ao caça, tendo a potência igual a M-88-2.


[ ]´s


Só uma informação...

Até agora a apro'vação tanto para o novo motor quanto para o CFT ainda não saiu... Inclusive corre o risco da aeronave com esses updates ter até outra designação (F4 :?: ).

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
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Sintra
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#1571 Mensagem por Sintra » Seg Dez 03, 2007 7:28 pm

Immortal Horgh escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Só uma razão: menos da metade do preço de um Rafale.


Mais duas: tem mais poder de fogo e o radar é AESA.

[ ]s


Não...

PESA...




Budweiser 'beer' is like making love in a canoe - 'F***** close to water'...
PRick

#1572 Mensagem por PRick » Seg Dez 03, 2007 10:35 pm

cb_lima escreveu:
PRick escreveu:
Luís Henrique escreveu:
PRick escreveu:
Luís Henrique escreveu:
born escreveu:
Immortal Horgh escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Mas também, comparar o chupa-pedra com SH e Rafale é sacanagem , né?


A FAB e nós sabemos disso, agora diz isso pro pessoal de BSB :lol:
Nada contra o F-16, é um grande avião se vier também ajudará a recuperar nosso poderio aéreo, mas se é pra fazer o negócio bem feito, que se compre o melhor vetor que pudermos.

[ ]s


Essa história é muito estranha de por o F-16 (seja versão que for) e o Rafale participarem na mesma licitação, são classes de caças muito diferentes. :roll:

E por que supostamente a FAB está disposta a pagar 100 milhões de euros ou, pelo câmbio atual, 150 milhões de dólares pelo Rafale (considerado por muitos favorito). E não considera os modelos norte-americanos Super Hornet e F-15 que tem capacidades semelhantes ao Rafale e são substancialmente mais baratos. :?

Não faz sentido o F-16 ser o concorrente norte-americano, não tem a capacidade de um Rafale.


Não vejo assim.

O F-16E, o Rafale e o Eurofighter estão na mesma classe. Ou seja, todos vetores médios.

O F/A-18E, F-15E, Su-35 é que são de outra classe.

Colocaria F-15E e Su-35-1 como caças pesados e o F/A-18E como caça médio/pesado.

Peso máximo de decolagem:

F-16E = 20,8 T
Rafale = 24,5 T
Eurofighter = 23,5 T
F/A-18E = 30,2 T
Su-35-1 = 34 T (38T)
F-15E = 36,2 T


Só uma correção, o Rafale pode decolar com até 27 Toneladas. [037]

[ ]´s


Poderia compartilhar suas fontes conosco?

A princípio é estranho.

Se o avião pesa 10T, leva 9,5T de carga externa e leva 4,7T de combustivel interno + 300 kg para piloto e fluídos, falamos de 24,5T.

Não sei aonde colocariam + 2,5T. So se a capacidade externa dele foi ampliada de 9,5 para 12T. Sabendo que o F-15 leva 10,5T, acho muito dificil o Rafale ter essa capacidade de carga... :?


Você está esquecendo dos CFT´s, e se estamos falando da versão atual. Porém, existe previsão de turbinas mais potentes e o outra mais econômicas. Este é um dos galhos com os dados atuais, não se especificam qual versão deles pode ser usadas, nem o peso vazio deles.

Na verdade, o F-2 pesa entre 9 e 10 toneladas. Mas existem alterações para o F-3 além soft, como novo radar e algumas coisas somadas. E os CFT´s? Qual será o peso do total dos 02 tanques além do comustível, não seria um número próximo a 2 toneladas? Dado que cada CFT deverá ter uns 1200/1300 litros de combusível. Aí ficam uns 500 kgs de margem. :wink:

Porém, acredito que o RAFALE com CFT, deverá ter as M-88-3, para manter compatível a relação peso potência. Para a França, acho que eles optaram pela turbina mais econômica, a tal da M-88-2 ECO. Que deverá dar mais autonomia ao caça, tendo a potência igual a M-88-2.


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Só uma informação...

Até agora a apro'vação tanto para o novo motor quanto para o CFT ainda não saiu... Inclusive corre o risco da aeronave com esses updates ter até outra designação (F4 :?: ).

[]s
CB_Lima


O CFT já foi ensaiado e testado, mas a turbina 88-3, foi preterida pela 88-2ECO, para a França, nada impede que seja vendida para um terceiro urusário, mas não sei quanto tempo seria necessário para aprontar a mesma, mas acredito que as M-88-2 possam sofrer upgrade.

[ ]´s




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capsantanna
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#1573 Mensagem por capsantanna » Seg Dez 03, 2007 11:00 pm

Ótimos dados sobre o RAFALE, pena que estejam localizados em um tópico sobre o F-16.
Se optarmos por ter em algum momento o F-16 operando por aqui, que sejam usados, e complementando o FX. Como aeronave principal para as décadas de 2010-2020 ele já estará "velho".




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soultrain
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#1574 Mensagem por soultrain » Seg Dez 03, 2007 11:18 pm

editado e mudado.




Editado pela última vez por soultrain em Ter Dez 04, 2007 8:30 pm, em um total de 3 vezes.
orestespf
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#1575 Mensagem por orestespf » Seg Dez 03, 2007 11:18 pm

capsantanna escreveu:Ótimos dados sobre o RAFALE, pena que estejam localizados em um tópico sobre o F-16.
Se optarmos por ter em algum momento o F-16 operando por aqui, que sejam usados, e complementando o FX. Como aeronave principal para as décadas de 2010-2020 ele já estará "velho".


Se for para ter F-16 por estas bandas, mesmo que novissímos, eles já estariam "velhos". Seria o mesmo que comprar M-2000 BR hoje, e não podemos nos esquecer que a FAB "rejeitou" a cerca de 10 anos atrás. Então...

Abs,

Orestes




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