Novo Fuzil para o EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#15571 Mensagem por Bolovo » Qui Mar 08, 2018 12:31 pm

Dusek escreveu:
cabeça de martelo escreveu:Errado, as HK417 são para o Exército e não para o USMC.
Eu tinha visto uma noticia que o USMC testou e escolheu a HK417 como DMR ou algo assim.
O US Army escolheu a HK417 para substituir os fuzis M110. Será chamada M110A1:

Imagem




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61274
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: Novo Fuzil para o EB

#15572 Mensagem por Túlio » Qui Mar 08, 2018 12:45 pm

Bolovo escreveu: O US Army escolheu a HK417 para substituir os fuzis M110. Será chamada M110A1:

Imagem
Sabes a razão disso, Bolovo véio COMUNAZZZ? Só conheço por filminho do YT e leitura, nunca vi um de perto mas me pareceu sempre uma ótima arma. Que que houve, de repente descobriram que não prestava mais?

Só vi alguma diferença no peso, sendo que o M-110A1 não é mais do que um G-28 bem mais leve e com precisão pouco impressionante (mais de 1 MOA) para um PSG...




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Dusek
Júnior
Júnior
Mensagens: 104
Registrado em: Qua Abr 12, 2017 7:10 pm
Agradeceram: 25 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#15573 Mensagem por Dusek » Qui Mar 08, 2018 12:52 pm

Pelo que sei M27 é a denominação que o USMC da para as HK416's com leves mudanças feitas pela HK para atingir os requerimentos.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61274
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: Novo Fuzil para o EB

#15574 Mensagem por Túlio » Qui Mar 08, 2018 12:58 pm

Dusek escreveu:Pelo que sei M27 é a denominação que o USMC da para as HK416's com leves mudanças feitas pela HK para atingir os requerimentos.
Sim, isso nem está em debate, pegaram um 416 e fizeram as adaptações e mudanças necessárias para que se enquadrasse nos requisitos IAR do USMC. Mas não foram tão poucas, tanto que só depois do lançamento do M27 é que apareceu a opção por cano de 16.5 pol no G-38 (nome militar Alemão do 416), p ex...




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39140
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2775 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#15575 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Mar 08, 2018 1:27 pm

Túlio escreveu:Já errei certa vez em um debate sobre a M-27 e posso perfeitamente estar repetindo a dose mas me parece que a M-27 é uma arma baseada na 416, não uma HK-416 apenas com bipé e mira diferentes. Segundo me consta há diferenças determinadas pelo USMC (se não me engano, eles têm inclusive a propriedade intelectual do projeto, ou seja, para vender M-27 só com permissão), como um Piccatinny e cano diferentes & quetales. Assim, e tornando a repetir que é até onde sei, M-27 não é o mesmo que HK-416.

Se estiver em erro, agradeço correções.
Três países diferentes:

Imagem

Imagem

Imagem

Quais são as diferenças?




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#15576 Mensagem por Marechal-do-ar » Qui Mar 08, 2018 1:34 pm

Túlio escreveu:com precisão pouco impressionante (mais de 1 MOA) para um PSG...
O requisito do USMC era de 1,3 MOA, mas isso não significa que o fuzil escolhido não possa fazer melhor.

Mas (de novo), pessoalmente, tenho sérias dúvidas em relação a alegações de precisão "subMOA" no calibre 7,62x51mm, agrupamentos com diâmetro de 1" (1 polegada, mais ou menos 1 MOA a 100 metros) são comuns, já os vi, abaixo disso só ouvi histórias.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61274
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: Novo Fuzil para o EB

#15577 Mensagem por Túlio » Qui Mar 08, 2018 1:41 pm

Na verdade, Marechal véio, um MOA é 01 pol (2,54 mm) a 100 yds (91,44 m). Adiciones o Beraldi no Face e vais ver agrupamentos bem sub-MOA dele mesmo (Curso de Cçdr do EB) com Fz 7,62 x 51... :wink: 8-]


EDIT - E, até onde sei, o substituto do M-110 não alcança o 1,3 MOA com a Mun prescrita, fica uns 10% acima...




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#15578 Mensagem por Marechal-do-ar » Qui Mar 08, 2018 2:01 pm

Túlio, vou procurar pelo Beraldi, obrigado pela dica.

Mas em relação a Física, Matemática e unidades de medida vou ter que corrigir a sua correção.

MOA é Minute Of Angle, quer dizer, é um ângulo de 1/60 grau, não uma distância, se queremos saber o que um desvio de 1 MOA representa no agrupamento a uma distância de 100 metros (ou 100 jardas) então pegamos essa distância e multiplicamos pela tangente do ângulo (tan 1/60 ~0,00029), quer dizer, a 100 metros isso da 29mm e a 100 yds da 26,5mm, são valores próximos mas não iguais ao valor da polegada (25,4mm ou 2,54cm), por isso escrevi "mais ou menos", e usei metros por hábito mesmo, mas pouco muda, é só uma aproximação de qualquer jeito (e quando escrevi não conferi na calculadora, então não tinha certeza se a aproximação era para mais ou para menos), afinal, os americanos fizeram essa simplificação na definição de MOA pelas unidades serem habituais para eles.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61274
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: Novo Fuzil para o EB

#15579 Mensagem por Túlio » Qui Mar 08, 2018 2:14 pm

Sim, esqueci de dizer que o MOA (originalmente, segundo a Carta de Snellen¹, Minute of Arc) é uma medida imperial, adotada massivamente no Ocidente para aferir - no caso - a precisão de armas longas.

1 - Todos a conhecemos, é aquela com letras e números que a gente tem que acertar para tirar CNH. O tri - e só descobri isso quando escrevia uma artigo² sobre Snipers, postado aqui mesmo, no DB - é que, mais importante do que saber que letra (ou número) se está vendo, é simplesmente poder distingui-lo, porque estão todos a exatamente um Minuto de Arco uns dos outros...

2 - Trecho do artigo original:
[centralizar]MINUTO DE ÂNGULO[/centralizar]


[justificar]Comecemos pela expressão mais correta, que é MINUTO DE ARCO, que é uma medida angular equivalente a 1/60 de grau. Esse termo é usado em astronomia, cartografia, navegação, armas, etc. Até mesmo a Oftalmologia emprega esse conhecimento na medição da precisão da visão, sendo 20/20 a considerada normal. Quem nunca fez aquele teste com letras que vão diminuindo de cima para baixo? É a famosa Carta de Snellin, que separa as letras em exatamente um minuto de arco...

Mas atiradores, fabricantes de armas e a literatura são mais familiarizados com as medidas imperiais (britânicas) e preferem o termo MINUTO DE ÂNGULO (Minute Of Angle = MOA), que equivale a um agrupamento (3 a 5 disparos) de uma polegada (2,54 cm) entre os impactos mais distantes entre si a cem jardas (91,44 m). Assim, um fuzil de 1 MOA deve ser capaz de agrupar seus disparos a essa distância e dentro de uma polegada, em condições ideais (vento zero, munição match, cano limpo e estativa, que é um dispositivo que imobiliza completamente a arma, embora haja atiradores que prefiram sacos de areia ou mesmo simplesmente o bipé da arma, já que a estativa praticamente elimina o elemento humano da equação, sendo seu papel apenas fixar o fuzil após ajustar a mira e disparar, ficando a arma imóvel). A 200 jardas deve ser capaz de 2 MOA e assim por diante. Para quem utiliza o sistema métrico decimal, como nós, um MOA equivale a um agrupamento de 2,908 cm a 100m.

Os fuzis chamados sub-MOA devem agrupar em menos de uma polegada a cem jardas. (...) Como parâmetro de precisão, podemos citar o fuzil russo ORSIS T-5000, descrito como rotineiramente agrupando em 0,5 MOA a distâncias de 300 m.[/justificar]

Imagem




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7540
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 997 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#15580 Mensagem por J.Ricardo » Qui Mar 08, 2018 5:29 pm

moura escreveu:OU seja o maior fabricante de armas no mundo esta adotando um fuzil de tecnologia alemã, enquanto aqui nos vamos de IAlixo!!
Pois é... :?




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13782
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#15581 Mensagem por gabriel219 » Qui Mar 08, 2018 6:52 pm

Nem o USMC e muito menos o US Army estão adotando modelos da HK416 como fuzil padrão, isso foi rejeitado antes devido aos custos altos que seriam e se fossem fazer, demorariam décadas. O que aconteceu foi: A US Army pegou a G28, fez mais leve e chama de M110A1 para substituir os M110, enquanto a USMC pegou os M27, colocou uma mira melhor e chamou de DMR 5.56 e só, o restante ficará com M4 e M16.

Aliás, nada disso tem a ver com o tópico e o IA2. Não sei o motivo nem de citar.

Aliás, muitos da comunidade americana criticaram o MOA do M110A1. Tanto que não é um fuzil DMR, é um G28 menor, mais leve, quase idêntico ao HK 417.




moura
Sênior
Sênior
Mensagens: 779
Registrado em: Qui Ago 14, 2008 9:17 pm
Agradeceram: 23 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#15582 Mensagem por moura » Qui Mar 08, 2018 11:14 pm

Marechal-do-ar escreveu:
Túlio escreveu:com precisão pouco impressionante (mais de 1 MOA) para um PSG...
O requisito do USMC era de 1,3 MOA, mas isso não significa que o fuzil escolhido não possa fazer melhor.

Mas (de novo), pessoalmente, tenho sérias dúvidas em relação a alegações de precisão "subMOA" no calibre 7,62x51mm, agrupamentos com diâmetro de 1" (1 polegada, mais ou menos 1 MOA a 100 metros) são comuns, já os vi, abaixo disso só ouvi histórias.
Acredite dá subMOA!!! :twisted:




Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6813
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 786 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#15583 Mensagem por Viktor Reznov » Qui Mar 08, 2018 11:15 pm

gabriel219 escreveu:Nem o USMC e muito menos o US Army estão adotando modelos da HK416 como fuzil padrão, isso foi rejeitado antes devido aos custos altos que seriam e se fossem fazer, demorariam décadas. O que aconteceu foi: A US Army pegou a G28, fez mais leve e chama de M110A1 para substituir os M110, enquanto a USMC pegou os M27, colocou uma mira melhor e chamou de DMR 5.56 e só, o restante ficará com M4 e M16.

Aliás, nada disso tem a ver com o tópico e o IA2. Não sei o motivo nem de citar.

Aliás, muitos da comunidade americana criticaram o MOA do M110A1. Tanto que não é um fuzil DMR, é um G28 menor, mais leve, quase idêntico ao HK 417.
Dizem rumores que o USMC agora estão estudando dotar todo mundo com o M27 pq os relatos é que possuem precisão em geral bem melhor que os M4A1 e dos M16A4 (que estão sendo aposentados). De onde vai sair o dinheiro pra isso ninguém sabe, sem bem que M27 é troco de pinga pra quem vai operar centenas de F35.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#15584 Mensagem por Marechal-do-ar » Sex Mar 09, 2018 1:15 am

Túlio escreveu:E, até onde sei, o substituto do M-110 não alcança o 1,3 MOA com a Mun prescrita, fica uns 10% acima...
Túlio escreveu:Aqui discordo: o CFN, conforme infos prestadas por integrante da ativa, deixou o FAP de lado por estar gasto demais, não porque não presta. Para teres uma ideia, um FAP em excelentes condições e disparando em semi na mão de um Atirador qualificado é sub-MOA (0,5 a 100 yds, segundo um longo texto em Inglês que traduzi inteiro e postei aqui mesmo), o AGLC (1 MOA, segundo a própria IMBEL) só começa a alcançá-lo em precisão lá para diante dos 300 metros! O CFN preferiu o M-14 simplesmente porque tinha uma porção de exemplares pouco "batidos" que vieram com as Fragatas Classe Garcia.
Agora fiquei com uma dúvida, como é possível o FAP conseguir 0,5 MOA e o M110A1 nem 1,3MOA?

EDIT: Da pagina da H&K: https://www.heckler-koch.com/en/product ... rview.html
The G28 is a military version of the civilian semi automatic competition rifle MR308. Deployed in the established 7.62 x 51 calibre, the “Designated Marksman Rifle” (DMR) ensures accuracy of 1.5 MOA whilst enabling a full night fighting capability. Providing a maximum effective range and a high first round hit probability up to 600 meters, the HK241 will also allow suppressive fire against man size targets accurately up to 800 meters.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13782
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#15585 Mensagem por gabriel219 » Sex Mar 09, 2018 3:16 am

Viktor Reznov escreveu: Dizem rumores que o USMC agora estão estudando dotar todo mundo com o M27 pq os relatos é que possuem precisão em geral bem melhor que os M4A1 e dos M16A4 (que estão sendo aposentados). De onde vai sair o dinheiro pra isso ninguém sabe, sem bem que M27 é troco de pinga pra quem vai operar centenas de F35.
O USMC pode ser, mas US Army vai demorar muito. Aliás o M27 é muito melhor que o M16, principalmente na precisão. É a melhor saída.




Responder