TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#15496 Mensagem por orestespf » Sex Ago 07, 2009 12:02 am

henriquecouceiro escreveu:O pessoal tem falado de Russia e Estados Unidos, me parece que voltamos aos anos 80! O mundo está cinza, como o mestre Oestes vem repetindo, e esta crise abre um grande leque de oportunidades ao Brasil.

A grande questão é se estamos preparados, como País, para aproveitarmos a oportunidade, ou se continuaremos deitados em berço explêndido. Eu sou jovem e prefiro acreditar que iremos conseguir e mudar nossos destinos, porém vejo muita gente cascuda que está desacreditada com nosso País. Fico triste por isso, como brasileiro que sou.

Sds,
Henrique Couceiro.
Olá Henrique,

o binário, o cinzento, às vezes soa como contradição, às vezes soa como "travei", não sei o que dizer agora... É a forma que usamos para nos justificar, uma forma "imposta" desde a Idade Média que veio de todos os setores da sociedade, desde as religiões até aos interesses do que ocuparam (e ainda ocupam) o poder (paralelo ou não). Digamos que a forma binária é uma das maneiras de "facilitar a rápida compreensão" das coisas, uma forma de "adestrar" os "bois" da vida... Só que o sentimento de brasileiro se perde neste meio... Lamentavelmente... E não falo sobre países (seja qual for) e seus interesses, falo sobre nosso interesses, só isso!!!


Abração,

Orestes




henriquecouceiro
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 144
Registrado em: Qui Nov 23, 2006 7:36 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceram: 2 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#15497 Mensagem por henriquecouceiro » Sex Ago 07, 2009 12:10 am

Como bem disse, que Deus ilumine os homens com poder de decisão deste País!!!

Mas perai... Deus não é brasileiro? :twisted:

Nossos hermanos estão ficando para trás, já causamos inveja neles, agora só falta o resto do mundo :D :D :D

Descupem pelo off topic, eu posto pouco e quando falo acabo me excedendo!




HIGGINS

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#15498 Mensagem por HIGGINS » Sex Ago 07, 2009 12:41 am

Prick,
os chineses possuem uma versão nativa do S-300PMU. Degradada em alcance, é verdade, mas ainda assim é capaz de impor respeito...
E o precinho, láaa em baixo.

PS: Não duvidaria se o Irã tivesse alguns.




Avatar do usuário
Izaias Maia
Sênior
Sênior
Mensagens: 843
Registrado em: Seg Fev 12, 2007 5:51 am
Localização: Eusébio -CE

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#15499 Mensagem por Izaias Maia » Sex Ago 07, 2009 1:11 am

henriquecouceiro escreveu:Bem lembrado Prick, e a China hein?

Me lembro que ela emprestou uns "Bilhõesinhos" para a Petrobras... Será que era para mandar petróleo para os EUA?

Sds,
Henrique Couceiro.

Caro Henrique... espero que realmente o Pré-sal sirva ao desenvolvimento do país e não se torne mera moeda de barganha. Abraços.




A morte do homem começa no instante em que ele desiste de aprender. (Albino Teixeira)
Avatar do usuário
Mapinguari
Sênior
Sênior
Mensagens: 2944
Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
Agradeceram: 6 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#15500 Mensagem por Mapinguari » Sex Ago 07, 2009 1:29 am

Santiago escreveu:U.S. Offers Technology To Win Brazil Fighter Deal
By YANA MARULL, AGENCE FRANCE-PRESSE
Published: 5 Aug 2009 20:19
http://www.defensenews.com/story.php?i= ... =AME&s=AIR

BRASILIA - The U.S. is prepared to make an unprecedented offer to transfer technology behind its F/A-18 fighter jets to Brazil to score a multi-billion-dollar contract, U.S. officials said Aug. 5.

U.S. State Department under-secretary for arms control Ellen Tauscher and Pentagon acquisition and technology chief Ashton Carter said they outlined the proposal to Brazilian officials on Aug. 4 and 5.

Accompanied in Brasilia by President Barack Obama's national security adviser, Marine Gen. Jim Jones, they said the technology transfer was part of a final gambit to try to persuade Brazil's air force to buy 36 new combat aircraft.

The deal is worth up to an estimated $4 billion and involves delivering the aircraft from 2014 to replace Brazil's aging fleet of 12 French-made Mirage-2000 jets.

"The transfer... would be something that we had never done before, and specifically because the relation with Brazil is so prized, so significant for us," Tauscher told reporters.

She stressed that the move would be a "big departure from what the U.S. typically does" when it exports sophisticated weaponry, and added that a decision would be made in the next 45 to 60 days.

Carter said: "We want to have a technology relationship with Brazil that gets deeper and deeper with the time. This is just the first step."

The offer appeared an attempt to blunt competing bids from France's Dassault, which was putting forward its advanced Rafale fighter, and Sweden's Saab, which was proposing its yet-to-be-built Gripen NG.

The Rafale, which has stealth-like technology and cutting-edge cockpit interfaces and threat detection, was seen as Brazil's favored choice, largely because France was offering full transfer of technology - the key demand in the tender.

Saab, too, has promised to share know-how with Brazil - even though the Gripen's engines were U.S.-designed and therefore subject to U.S. foreign military sales authorization.

It was not clear what technology the U.S. was prepared to share from the F/A-18, which was the oldest model aircraft on offer, having been flying since 1980.

One consideration, both for Brazil and for the U.S., was likely to be how the F/A-18 might stack up against Venezuela's air force should any future confrontation take place.

Venezuela recently purchased 24 Russian and Chinese-developed Su-30MK2s, a modern fighter considered to have superior performance over the U.S. plane.
Lembrem-se... O jogo só acaba quando termina...
Na hora que os EUA colocam o enorme pirocão na mesa, bem "veiudo", a coisa pode mudar... :roll:




Mapinguari

Imagem
andre veiga
Novato
Novato
Mensagens: 8
Registrado em: Dom Ago 17, 2008 3:05 am

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#15501 Mensagem por andre veiga » Sex Ago 07, 2009 1:32 am

rafale na cabeça.




Editado pela última vez por andre veiga em Sex Ago 07, 2009 10:54 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Mapinguari
Sênior
Sênior
Mensagens: 2944
Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
Agradeceram: 6 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#15502 Mensagem por Mapinguari » Sex Ago 07, 2009 1:36 am

jp escreveu:Prestaram atenção ao artigo acima, postado pelo colega Santiago?
Não parece uma oferta, porém uma ameaça.
Como eu disse, o jogo só acaba quando termina.
O "Big Stick" será colocado na mesa e pode influir muito. Tem gente que fica impressionada com o cacetão enorme, latejante e "veiudo" dos EUA... :mrgreen:




Mapinguari

Imagem
Avatar do usuário
Anderson TR
Sênior
Sênior
Mensagens: 767
Registrado em: Qui Mar 13, 2008 10:20 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#15503 Mensagem por Anderson TR » Sex Ago 07, 2009 2:08 am

Só me vem imagem do projeto Sivam na cabeça.....antes prometiam tudo...depoisss... :roll: :roll: ...só decepção!!!




Imagem
Jesus Cristo meu Senhor -"O Leão da tribo de Judah"!!!
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#15504 Mensagem por Bolovo » Sex Ago 07, 2009 3:39 am

Anderson TR escreveu:Só me vem imagem do projeto Sivam na cabeça.....antes prometiam tudo...depoisss... :roll: :roll: ...só decepção!!!
Mas os iluminados que estão hoje no poder, na época eram da oposição e foram contra e blá blá blá. Oras, se eles eram contra antes, não vão ser a favor hoje, vão? Então não entendo toda a preocupação, já que os iluminados estão aí para nos mostrar o caminho, a luz, para nós simples alunos..... então não tem o menor problema. Eu nem estou preocupado com nada. Se o iluminado de quatro dedos disse que está preocupado com as bases, mas entende a posição colombiana e não pode fazer nada, quem sou para contesta-lo, um simples aluno? [091]




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#15505 Mensagem por Carlos Lima » Sex Ago 07, 2009 6:21 am

orestespf escreveu:
cb_lima escreveu:Legal, tudo bem...

os EUA sao o bicho papão e nós somos os pobres coitados índios tupiniquins...

Na boa...

trocar a França pelos EUA (ou na verdade expandir a parceria com a França ao invés dos EUA) porque temos desejos até meio megalomaniacos tudo bem... eu apoio 100%, agora trocar um pelo outro porque os EUA são um bicho feio e os franceses é quem são legais e fazem tudo por nós é que me coça a cabeça... e não cai bem.

Tipo assim, fazer o certo da maneira errada!!

A FAB está de parabéns porque eliminou 3 que não julgava necessários e agora está com 3 que julga mais interessantes.

Vamos ver se chegamos ao número 1 agora :) .

[]s
CB_Lima
Amigo Lima,

o que quer dizer com a expressão "trocar um pelo outro porque os EUA são um bicho feio e os franceses é quem são legais e fazem tudo por nós é que me coça a cabeça... e não cai bem"???

Por que "trocar"??? Onde alguém postou que os franceses são legais (não conta o nosso amigo PRick. rsrsrs)???

Se ser preconceituoso por um lado é feio, por outro lado, também. :mrgreen: :mrgreen:

Não existe santinhos neste mundo, nem nós somos santos. Como já disse antes, o mundo não é binário, ou seja, não se trata dos bons e dos maus, trata-se do "degradê" entre os dois extremos, ponto este que se situa o que precisamos, só isso. Os EUA não são mauzinhos, a França não é boazinha, mas pergunto, e o Brasil, onde fica neste jogo???

Se o mundo fosse tão binário assim, então o ping-pong seria disputado entre EUA e França, mas a mesa (ou rede, se preferir) seria o Brasil. Só vale levar as pancadas das bolas da vez ou vale jogar também? Até porque mesa (e rede), não jogam...


Grande abraço,

Orestes
Ola amigo Orestes,

Acho que você não entendeu o meu post.

Só disse que não é para acharmos que a França é a tábua de salvação para tudo e que os EUA são ruins e é isso aí, porque não é assim que o mundo funciona.

O mundo é simplesmente multifacetado (mais ainda hoje em dia)... dependendo do ângulo que você olha quem em um momento seria bom para você, pode mudar de lado.

O "país" que quer se manter bem nesse mundo é aquele que sabe ver as diferenças e usá-las em seu benefício.

Eu sou um cara que acha que o radicalismo não é a solução para nada.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#15506 Mensagem por Penguin » Sex Ago 07, 2009 7:25 am

cb_lima escreveu:
orestespf escreveu: Amigo Lima,

o que quer dizer com a expressão "trocar um pelo outro porque os EUA são um bicho feio e os franceses é quem são legais e fazem tudo por nós é que me coça a cabeça... e não cai bem"???

Por que "trocar"??? Onde alguém postou que os franceses são legais (não conta o nosso amigo PRick. rsrsrs)???

Se ser preconceituoso por um lado é feio, por outro lado, também. :mrgreen: :mrgreen:

Não existe santinhos neste mundo, nem nós somos santos. Como já disse antes, o mundo não é binário, ou seja, não se trata dos bons e dos maus, trata-se do "degradê" entre os dois extremos, ponto este que se situa o que precisamos, só isso. Os EUA não são mauzinhos, a França não é boazinha, mas pergunto, e o Brasil, onde fica neste jogo???

Se o mundo fosse tão binário assim, então o ping-pong seria disputado entre EUA e França, mas a mesa (ou rede, se preferir) seria o Brasil. Só vale levar as pancadas das bolas da vez ou vale jogar também? Até porque mesa (e rede), não jogam...


Grande abraço,

Orestes
Ola amigo Orestes,

Acho que você não entendeu o meu post.

Só disse que não é para acharmos que a França é a tábua de salvação para tudo e que os EUA são ruins e é isso aí, porque não é assim que o mundo funciona.

O mundo é simplesmente multifacetado (mais ainda hoje em dia)... dependendo do ângulo que você olha quem em um momento seria bom para você, pode mudar de lado.

O "país" que quer se manter bem nesse mundo é aquele que sabe ver as diferenças e usá-las em seu benefício.

Eu sou um cara que acha que o radicalismo não é a solução para nada.

[]s
CB_Lima
Se o mundo tende a multipolaridade...pq não se beneficiar dela?


Xô a mono-ovolaridade!
Imagem




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
pauloguita
Júnior
Júnior
Mensagens: 82
Registrado em: Sex Jul 31, 2009 7:21 am

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#15507 Mensagem por pauloguita » Sex Ago 07, 2009 9:03 am

Conclusão de relatório sobre caças é adiada para setembro


Daniel Rittner e Danilo Fariello


Aguardado para os próximos dias, o relatório técnico da Força Aérea Brasileira (FAB) sobre os novos caças de múltiplo emprego ficou para setembro. O comandante da FAB, Juniti Saito, disse que a análise final será encaminhada ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, até o fim do próximo mês. Saito afirmou ainda não ter visto a proposta feita pelos Estados Unidos, que concorre no projeto F-X2 com o caça F-18 Super Hornet E/F (Boeing).

Na reta final da disputa, o lobby dos fornecedores se intensifica. O secretário de Estado da Suécia, HG Wessberg, chega na semana que vem a Brasília para encontros no Ministério da Defesa e no Itamaraty, com a missão de melhorar as chances do Gripen NG, da sueca Saab, na competição. No dia 7 de setembro, o presidente da França, Nicolas Sarkozy, acompanhará pessoalmente o desfile de aniversário da independência do país, em Brasília, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A francesa Dassault concorre com o caça Rafale.

A movimentação diplomática ocorre depois da visita do assessor de segurança nacional da Casa Branca, James Jones, que entregou a autoridades brasileiras, na quarta-feira, uma nova proposta de transferência de tecnologia, na tentativa de convencer o governo a comprar o F-18 Super Hornet da Boeing. Uma carta da secretária de Estado, Hillary Clinton, também chegou ao Itamaraty para driblar a suspeita brasileira de que a transferência de tecnologia pode não ocorrer. Isso tem sido colocada por Jobim como "ponto de honra" nas negociações. De acordo com Saito, a decisão final, após a entrega do relatório técnico da FAB, deverá ser tomada ainda em 2009.

Em seu relatório, a Aeronáutica fará uma análise de aspectos técnicos, operacionais, logísticos, de compensação comercial/industrial e de transferência de tecnologia. A tendência é que o documento aponte um caça preferido dos militares, mas poderá somente indicar vantagens e desvantagens, em detalhes, de cada uma das aeronaves.

O Ministério da Defesa informou que, após a entrega a Jobim, o assunto será levado ao presidente. Lula poderá, inclusive, convocar o Conselho de Defesa Nacional para discutir o assunto com as demais autoridades que compõem o fórum - um conjunto de ministros de Estado, além dos presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados.

As três concorrentes estão respondendo as últimas dúvidas da FAB sobre aspectos legais do futuro contrato. A encomenda inicial, de 36 caças, deverá custar pelo menos R$ 4 bilhões. As primeiras unidades chegarão em 2014 e a FAB sinaliza com a possibilidade de elevar gradualmente o número de caças encomendados, à medida que for acabando a vida útil do restante da frota, composta de aviões como o F-5 e o AMX, nas próximas décadas.

A sinalização de Saito, apontando a conclusão do relatório da FAB apenas em setembro, permite aos americanos e suecos respirar aliviados, já que eles temiam uma definição da disputa às vésperas da visita de Nicolas Sarkozy. A Dassault tem sido apontada como favorita no processo, devido ao interesse do ministro da Defesa por armamentos e tecnologias francesas, como os quatro submarinos convencionais, o casco de um submarino nuclear e os 51 helicópteros de transporte recém-adquiridos.



É, esta começando agora o primeiro tempo da prorrogação.

Abraços
O jogo so termina quando o juiz apita, até la a bola continua rolando




Avatar do usuário
U-27
Sênior
Sênior
Mensagens: 2443
Registrado em: Seg Ago 11, 2008 12:08 am
Localização: maringá-pr
Agradeceram: 16 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#15508 Mensagem por U-27 » Sex Ago 07, 2009 9:45 am

vixe

ja conheço essa historia de adiamento...

bah, só vo acreditar neste fx quando ver os caças nas bases, até la, é especulação




"A religião católica contém a Verdade total revelada por Deus e não dizemos isso com arrogância nem para desafiar ninguém. Não podemos diminuir esta afirmação" Dom Hector Aguer

http://ridingaraid.blogspot.com.br/ meu blog
brisa

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#15509 Mensagem por brisa » Sex Ago 07, 2009 9:54 am

De fato, esta notícia sinaliza que o Rafale não é tão favorito assim.

Vão tirar a pressão do Rafale com a visita do Sarkozy no 7 de setembro.

Como diz o Mestre "preto véio"...... estas entrelinhas estão óbvias demais.... so não enxerga quem não quer ver 8-]




Bender

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#15510 Mensagem por Bender » Sex Ago 07, 2009 9:58 am

pauloguita escreveu:Conclusão de relatório sobre caças é adiada para setembro


Daniel Rittner e Danilo Fariello


Aguardado para os próximos dias, o relatório técnico da Força Aérea Brasileira (FAB) sobre os novos caças de múltiplo emprego ficou para setembro. O comandante da FAB, Juniti Saito, disse que a análise final será encaminhada ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, até o fim do próximo mês. Saito afirmou ainda não ter visto a proposta feita pelos Estados Unidos, que concorre no projeto F-X2 com o caça F-18 Super Hornet E/F (Boeing).



É, esta começando agora o primeiro tempo da prorrogação.

Abraços
O jogo so termina quando o juiz apita, até la a bola continua rolando
Sinceramente não acredito nessa istoria de adiamento,mais parece um despiste para aliviar o fóco que está sobre a questão. Mesmo por quê a FAB tem interesse que o processo se resolva rapidamente,ela sabe que adiar só reforçaria a atuação dos lobies e a pressão dos descontentes,ela não tem interesse nisso.

Sds.




Responder