Novo Fuzil para o EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
gabriel219
Sênior
Sênior
Agradeceu: 767 vezes
Agradeceram: 2386 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#15466 Mensagem por gabriel219 » Dom Fev 25, 2018 2:16 pm

FCarvalho escreveu:
gabriel219 escreveu:Vocês dizem que o IA2 é uma bosta por ser um FAL maquiado, ai pedem o kit da DSArms e que deveríamos ter feito o mesmo que os Argies, que é pegar um FAL e trocar as peças, mantendo o grosso do Fuzil intacto. Decidam-se.
Gabriel, se o IA-2 é uma bosta ou não, deixo aos colegas do fórum que sabem lidar com armas de fogo para opinar. Eu mesmo nunca faria isso, até porque, além de não entender nada sobre seu funcionamento, a miopia/astiguimatismo não colaboraria para seu uso por mim. Eu me considero um perigo para mim mesmo, e para os outros, com uma arma de fogo na mão.

Quanto a cita empresa acima, visitei o site dela e vi muitas coisas interessantes em relação ao que eles fazem com o FAL, e também com versões a partir da AR-15. Minha ideia não é, e nunca foi substituir o IA-2 por kits da DSArms, mas que eles fossem uma alternativa, se temporária ou não é outra coisa, de vários fuzis que temos aqui nas OM's de combate no sentido de complementar brechas em usos específicos para os quais não temos , ainda, o IA-2 como modelo de referencia.

A lista é variada e bem interessante. Podemos atualizar desde o FAP até usá-lo como rifle sniper ou DMR, assim como na sua função original de apoio de fogo. Da mesma forma, o FAL pode ser utilizado em diversas funções como as acima, dentre outras. É só olhar o site que se pode verificar as várias formas de reutilização daquela arma dando uma sobrevida a ela com um pouco melhor de qualidade e adaptação as necessidades do soldado no combate atual. Creio que não seja nada demais. E pelo que pude constatar, quase tudo ali é barato e está a venda para quem quiser. Claro, nos USA, ou em países que não tem a mesma regulamentação sobre armas que o nosso.

Não vejo problema nenhum em, por exemplo, adaptar alguns FAL/FAP com estes kits para os nossos soldados em serviço a favor da ONU. Até que um dia o IA-2 esteja provado o suficiente.

Por fim, o IA-2 vai demorar ainda muitos anos até se tornar o fuzil padrão do EB, e quiçá de outras forças. Neste meio tempo, nada impede que continuemos desenvolvendo aquele fuzil, e ao mesmo tempo, ir melhorando o que já temos. Se eu fosse um soldado profissional e pudesse optar, entre um FAL original do jeito que saiu da caixa e um usado mais com o kit da DSArms, com certeza ficaria com o segundo. Mas esse sou eu, um sujeito que nunca atirou com uma arma de verdade na vida. E que nem pretende fazê-lo. Deixo isso a quem tem qualidades pessoais e profissionais para tal.

abs.
Ta, umas das reclamações suas é que o IA2 é um FAL maquiado, logo em seguida diz que era melhor pegar os FAL's e colocar o quit da DSA que é a mesma coisa. Até o IA2 7.62 é menos FAL que aquilo. Continua um Fuzil pesado, só que cheio de frescuras.

FAP não serve de DMR só colocando um kit modernizado nele, é muito além disso. O CFN já testou e não deu em nada. A maioria daqueles kits é pra atirador brincar de tiro. Seria muito melhor pegar os FAL's e transformar em IA2 7.62 do que importar kits que nós já temos. A própria Imbel sabe fabricar caixa de culatra com trilhos. O IA2 já é o Fuzil padrão do EB e já tem em boa quantidade, com várias unidades sendo encomendadas. Se modificar o que tem pra modificar, é um fuzil que cumpre e muito bem, tanto o EB quanto o CFN.

Retiro a FAB disso pela birrinha que ela faz sobre o IA2, birrinha essa longe do CFN, que testou o IA2 com profissionalismo e pediu as devidas modificações no fuzil para poder adota-lo, enquanto isso vão de M16A4.

Adotar o Kit da DSArms tendo o mesmo kit aqui é bobagem.

FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5725 vezes
Agradeceram: 3262 vezes

#15467 Mensagem por FCarvalho » Dom Fev 25, 2018 7:40 pm

Bom, a adoção ou não é uma escolha que cabe ao EB dizer se vale a pena ou não. A Imbel produzir kits eu desconheço.
De qualquer forma, se ela faz isso, porque o EB não usa isso para cobrir aquelas brechas de uso do Fal que ainda temos?
Quanto tempo vai levar para a versão do CFN ficar pronta?

Abs

Carpe Diem
dalton romao
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 52 vezes

#15468 Mensagem por dalton romao » Seg Fev 26, 2018 11:14 am

quando o IA2 foi pensado, foi pensado nos dois calibres, FCarvalho. no 5.56 e no 7.62. a primeira ideia era também transformar os antigos FALs em "novos" IA2 mas depois preferiram transformar em PARA-FAL de cano curto. alguns milhares estão aí em uso. uns receberam até trilhos e miras holográficas, então, não faz sentido comprar os kits da DS Arms. acho que é isso que o Gabriel quer dizer. daqui a pouco o IA2 em calibre 7.62 deve entrar em uso.

gabriel219
Sênior
Sênior
Agradeceu: 767 vezes
Agradeceram: 2386 vezes

#15469 Mensagem por gabriel219 » Seg Fev 26, 2018 5:45 pm

FCarvalho escreveu:Bom, a adoção ou não é uma escolha que cabe ao EB dizer se vale a pena ou não. A Imbel produzir kits eu desconheço.
De qualquer forma, se ela faz isso, porque o EB não usa isso para cobrir aquelas brechas de uso do Fal que ainda temos?

Abs
O Kit são as próprias partes do IA2 ou mesmo a caixa de culatra com trilhos. Não deve haver versão do CFN. Assim que os ajustes forem feitos, tanto o CFN quanto o EB deverão usar a mesma versão. Pediram 4 itens, que são apenas acessórios dos fuzis.

O EB ta dando prioridade em criar novas versões do IA2 enquanto o CFN ainda não deu sinal de compra do fuzil, então está morno. A nova coronha já está sendo aprovada.

vplemes
Sênior
Sênior
Agradeceu: 168 vezes
Agradeceram: 159 vezes

#15470 Mensagem por vplemes » Seg Fev 26, 2018 7:11 pm

Só se o CFN estiver querendo jogar dinheiro fora. Já possuem um fuzil superior, porque diabos iriam gastar dinheiro que não tem pra trocar uma arma que é superior e que já têm toda logística por outra que não agrega nada ao que já possuem?

FCarvalho
Sênior
Sênior

#15471 Mensagem por FCarvalho » Seg Fev 26, 2018 11:06 pm

dalton romao escreveu:quando o IA2 foi pensado, foi pensado nos dois calibres, FCarvalho. no 5.56 e no 7.62. a primeira ideia era também transformar os antigos FALs em "novos" IA2 mas depois preferiram transformar em PARA-FAL de cano curto. alguns milhares estão aí em uso. uns receberam até trilhos e miras holográficas, então, não faz sentido comprar os kits da DS Arms. acho que é isso que o Gabriel quer dizer. daqui a pouco o IA2 em calibre 7.62 deve entrar em uso.
Pois é Dalton, mas me parece que qualquer coisa que a Imbel ofereça em termos de kits, ainda assim passa longe do que a DSArms possui em seu catálogo.

Eu aqui na minha ignorância não vejo nada que a Imbel possa oferecer no sentido de adaptar um FAL antigo para o seu emprego como DMR, por exemplo, ou mesmo um fuzil para caçador. Estas são duas áreas que não temos opções em relação ao que nos é oferecido pela Imbel.

De qualquer forma, me parece que o EB não vai fazer nada além daquilo do que já disseste. Estamos acostumados, diria mal acostumados, com o mínimo básico necessário, então, alguns PARA-FAL com trilhos e uma ou outra modificação sempre vai estar de bom tamanho. O caso dos FAP é a mesma coisa. Poderíamos fazer algumas melhoras nele até que as Minini 5,56 venham a substituí-los todos, o que irá demorar, e muito. Mas, enfim.

Tem várias soluções ali que valem a pena, na minha humilde opinião, serem adotadas não como solução permanente, mas como um paliativo para usos para os quais os FAL que temos aqui a Imbel não conseguiu até hoje configurar uma solução, seja a partir do IA-2 ou do próprio FAL.

Mas como vivemos em um país sem pressa para nada a não ser futebol, bebida e putaria... :roll:

abs.

Carpe Diem
FCarvalho
Sênior
Sênior

#15472 Mensagem por FCarvalho » Seg Fev 26, 2018 11:13 pm

gabriel219 escreveu:
FCarvalho escreveu:Bom, a adoção ou não é uma escolha que cabe ao EB dizer se vale a pena ou não. A Imbel produzir kits eu desconheço.
Abs
O Kit são as próprias partes do IA2 ou mesmo a caixa de culatra com trilhos. Não deve haver versão do CFN. Assim que os ajustes forem feitos, tanto o CFN quanto o EB deverão usar a mesma versão. Pediram 4 itens, que são apenas acessórios dos fuzis.
O EB ta dando prioridade em criar novas versões do IA2 enquanto o CFN ainda não deu sinal de compra do fuzil, então está morno. A nova coronha já está sendo aprovada.
Olha, eu tenho sérias duvidas de que o CFN venha a adortar massivamente o IA-2. Não ao menos no curto e médio prazo. Talvez, daqui uns 10 anos quando o fuzil estiver testado e provado pelo EB, e corrigidas todas as suas falhas, pode ser.
Já tinha ouvido falar que um lote seria comprado para os grupamentos de fuz navais, mas isso já faz muito tempo, e até hoje nada.
Pelo que eu conheço do CFN, honestamente, não irão adotar este fuzil da Imbel a não ser que a coisa venha de cima para baixo.
A FAB já deu um sonoro não. Mas vamos ver quanto tempo isso vai durar.
Lamento que um dos equivocos mais claros desse projeto foi não terem feito uma coronha ajustável desde o início. Isso mostra de alguma forma o nível de visão que se tem sobre o projeto.

abs

Carpe Diem
FCarvalho
Sênior
Sênior

#15473 Mensagem por FCarvalho » Seg Fev 26, 2018 11:14 pm

vplemes escreveu:Só se o CFN estiver querendo jogar dinheiro fora. Já possuem um fuzil superior, porque diabos iriam gastar dinheiro que não tem pra trocar uma arma que é superior e que já têm toda logística por outra que não agrega nada ao que já possuem?
Como disse ao Gabriel, acho muito dificil o CFN adotar o IA-2 sem que a coisa venja de cima pra baixo. Com ou sem modificações.
A ver.

abs

Carpe Diem
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#15474 Mensagem por Bolovo » Ter Fev 27, 2018 12:49 am

O CFN vai adotar o IA2 no lugar do FAL nos grupamentos navais. Na esquadra vai continuar o M16 por um bom tempo.

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Cavaleiro Teutônico
Intermediário
Intermediário
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 6 vezes

#15475 Mensagem por Cavaleiro Teutônico » Ter Fev 27, 2018 1:21 am

A escolha do IA2 é política e não técnica. Os burocratas em Brasília decidiram que as 3 forças deveriam padronizar seus fuzis, "por questões logísticas", e impuseram o IA2 pra todos. Sequer houve licitação para a escolha do novo fuzil, simplesmente escolheram o IA2, antes mesmo da avaliação com os lote-pilotos.

"Um grande coração não sente horror diante da morte, venha quando vier, contanto que ela seja honrosa".

(Ludovico Ariosto)
vplemes
Sênior
Sênior
Agradeceu: 168 vezes
Agradeceram: 159 vezes

#15476 Mensagem por vplemes » Ter Fev 27, 2018 8:59 am

Cavaleiro Teutônico escreveu:A escolha do IA2 é política e não técnica. Os burocratas em Brasília decidiram que as 3 forças deveriam padronizar seus fuzis, "por questões logísticas", e impuseram o IA2 pra todos. Sequer houve licitação para a escolha do novo fuzil, simplesmente escolheram o IA2, antes mesmo da avaliação com os lote-pilotos.
É nessas horas, e provavelmente só nessas horas, que dou graças a Deus o Brasil ser esse puteiro sem dono. Provavelmente, tanto o CFN quanto a FAB vão dar uma de Joãozinho sem braço e "esquecer" a dita escola política, e no final só o EB vai ficar com essa tranqueira.

dalton romao
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 52 vezes

#15477 Mensagem por dalton romao » Ter Fev 27, 2018 10:17 am

amigo, FCarvalho, o FAP hoje não faz mais sentido. as Minimi tanto 5.56 como 7.62 já os estão substituindo. tem versão DMR sendo desenvolvida pro IA2 nos dois calibres.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6307 vezes
Agradeceram: 6657 vezes
Contato:

#15478 Mensagem por Túlio » Ter Fev 27, 2018 10:46 am

gabriel219 escreveu: (...) o IA2 é um FAL maquiado, logo em seguida diz que era melhor pegar os FAL's e colocar o quit da DSA que é a mesma coisa. Até o IA2 7.62 é menos FAL que aquilo. Continua um Fuzil pesado, só que cheio de frescuras.
Totalmente de acordo.
gabriel219 escreveu:FAP não serve de DMR só colocando um kit modernizado nele, é muito além disso. O CFN já testou e não deu em nada.
Aqui discordo: o CFN, conforme infos prestadas por integrante da ativa, deixou o FAP de lado por estar gasto demais, não porque não presta. Para teres uma ideia, um FAP em excelentes condições e disparando em semi na mão de um Atirador qualificado é sub-MOA (0,5 a 100 yds, segundo um longo texto em Inglês que traduzi inteiro e postei aqui mesmo), o AGLC (1 MOA, segundo a própria IMBEL) só começa a alcançá-lo em precisão lá para diante dos 300 metros! O CFN preferiu o M-14 simplesmente porque tinha uma porção de exemplares pouco "batidos" que vieram com as Fragatas Classe Garcia.
gabriel219 escreveu:Seria muito melhor pegar os FAL's e transformar em IA2 7.62 do que importar kits que nós já temos. A própria Imbel sabe fabricar caixa de culatra com trilhos. O IA2 já é o Fuzil padrão do EB e já tem em boa quantidade, com várias unidades sendo encomendadas. Se modificar o que tem pra modificar, é um fuzil que cumpre e muito bem, tanto o EB quanto o CFN.
Torno a concordar, faz muito mais sentido usar a "prata da casa" e ainda por cima aprender com isso do que simplesmente sair importando como se não tivesse amanhã.

Cavaleiro Teutônico escreveu:A escolha do IA2 é política e não técnica. Os burocratas em Brasília decidiram que as 3 forças deveriam padronizar seus fuzis, "por questões logísticas", e impuseram o IA2 pra todos. Sequer houve licitação para a escolha do novo fuzil, simplesmente escolheram o IA2, antes mesmo da avaliação com os lote-pilotos.
Aqui exponho uma opinião estritamente pessoal: é fato sabido que as 3 Forças, e por escolha própria, se mantêm tão de costas umas para as outras quanto podem. Já expus tantos exemplos que nem vou me dar ao trabalho de repetir, e contra FATOS não há PALAVRAS.

Bueno, a ÚNICA maneira que vislumbro de deslanchar este Fz (que nunca escondi que acho uma josta atualmente) é fazer o mesmo que os ianques com seu M-16: no começo não valia nada, uma espécie de piada de mau gosto sobre o AR-10. O US Gvt se invocou e impôs a arma às Forças, ao mesmo tempo em que pressionava o fabricante para melhorar. É por isso que hoje o nosso CFN se orgulha de tê-lo, HOJE é um excelente Fz, e seria precisamente por isso que se orgulharia um dia de ter IA-2, IA-3 ou sei lá o que vão fazer se seguirem desenvolvendo e aceitando feedback da Tropa. Porque no começo nunca presta, o do vizinho é sempre melhor, mas se a gente se invoca e vai podando os excessos e acrescentando o que falta, bueno...

E infelizmente o mundo é desse jeito, não é só aqui: se a gente acredita em algo e quer que funcione, tem que ir forçando a barra; não fosse assim o US Army já teria trocado de Fz umas 10 vezes, a USAF teria um outro, a USN , o USMC, cada um por si. Talvez agora, com um MinDef Militar, algo mude neste sentido. Imaginem como seria se as 3 Forças fossem FORÇADAS a adotar uma logística unificada, com um comitê de aquisições idem...

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
FCarvalho
Sênior
Sênior

#15479 Mensagem por FCarvalho » Ter Fev 27, 2018 10:49 am

Bolovo escreveu:O CFN vai adotar o IA2 no lugar do FAL nos grupamentos navais. Na esquadra vai continuar o M16 por um bom tempo.
Esta é a última informação que eu tinha sobre o IA-2 no CFN. Se mudou, não sei.
Mas continuo com a mesma impressão de sempre. IA-2 na FFE só depois de uns bons 10 anos, no mínimo.

abs

Carpe Diem
FCarvalho
Sênior
Sênior

#15480 Mensagem por FCarvalho » Ter Fev 27, 2018 10:52 am

A notar pelos desencontros rotineiros quanto aos processos decisórios nas 3 forças armadas em matéria de quase tudo, há de se admitir a hipótese de que o IA-2 só apareça na MB e na FAB depois que o próprio EB estiver plenamente equipado com eles.

Daqui uns vinte anos quem sabe... :roll:

abs

Carpe Diem
Responder