"Notícias aéreas"

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LeandroGCard
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Re: "Notícias aéreas"

#1546 Mensagem por LeandroGCard » Sex Dez 04, 2015 10:47 am

gral escreveu:
joao fernando escreveu:Ou seja: nem só de cana vive o biocombustivel.
Se eu me lembro corretamente, a questão é conseguir produzir etanol a partir da quebra da celulose, o que ninguém, até onde sei, conseguiu realizar. Uma vez resolvido isto, qualquer planta servirá para produzir etanol.
Isso já é feito em escala industrial, inclusive aqui no Brasil. É o chamado álcool de segunda geração.

http://www.canaldoprodutor.com.br/comun ... a-producao

A cana terá a vantagem de conseguir produzir etanol a partir do açúcar e da celulose, de modo que o rendimento ainda vai ser maior, mas esta vantagem poderá ser superada.
De fato a cana ainda tem a vantagem de produzir bastante açúcar E bastante celulose, então é adequada para a produção de álcool de qualquer geração.


Já a produção de combustível (geralmente biodiesel) de microalgas é um outro assunto. Por serem simples organismos unicelulares e viverem em corpos d'água elas tem uma taxa de crescimento muitíssimo maior que o de qualquer planta terrestre, além de dispensar as etapas de plantio, colheita, transporte e moagem (basta bombear a água dos tanques para o sistema de processamento). Também não tem problemas com pragas comuns da lavoura, embora tenham seus próprios problemas de contaminação das culturas por outros organismos que competem com elas. O potencial de produção por hectare é pelo menos uma ordem de grandeza maior que o de qualquer planta existente, e podem ser empregadas terras que nem são adequadas para a agricultura, o que permite eliminar impactos na produção de alimentos.

Mas ainda existem alguns problemas a pesquisar, principalmente no controle do conteúdo de óleo das microalgas. Ele varia muito em função de parâmetros que ainda não são totalmente conhecidos, e isso torna difícil prever a produtividade e controlar os processos de produção.


Leandro G. Card




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Re: "Notícias aéreas"

#1547 Mensagem por gral » Sex Dez 04, 2015 12:16 pm

LeandroGCard escreveu:
gral escreveu: Se eu me lembro corretamente, a questão é conseguir produzir etanol a partir da quebra da celulose, o que ninguém, até onde sei, conseguiu realizar. Uma vez resolvido isto, qualquer planta servirá para produzir etanol.
Isso já é feito em escala industrial, inclusive aqui no Brasil. É o chamado álcool de segunda geração.

http://www.canaldoprodutor.com.br/comun ... a-producao
Notícia bem mais nova que as últimas informações que eu tinha da área(que eram de 2010-11). Bom saber que o Brasil está investindo nisto, em 2010-11 havia bem mais dinheiro disponível para investir que em 2014, meu medo era que a fonte de recursos tivesse secado.

Quanto ao biocombustível de algas, sabia, mas não lembrava até você mencionar que produziam biodiesel, e sabia que haviam problemas para a produção em escala industrial, mas não sabia deste problema do conteúdo de óleo.




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Re: "Notícias aéreas"

#1548 Mensagem por akivrx78 » Dom Dez 06, 2015 5:38 am

FAA: Laser beams hit more than 20 aircraft overnight
Washington Post-12 de nov de 2015
https://www.washingtonpost.com/news/pos ... overnight/


The Newest Threat to Airplanes? Laser Beams and Drones
Condé Nast Traveler-23 de nov de 2015
http://www.cntraveler.com/stories/2015- ... and-drones

Laser beams aimed at U.S., MSDF aircraft at Atsugi base over 70 times since 2013
http://www.japantimes.co.jp/news/2015/1 ... mPi1uJu1fA

FAA: five aircraft hit by laser near Phoenix
FOX 10 News Phoenix-3 de dez de 2015
http://www.fox10phoenix.com/news/arizon ... 7391-story

http://www.youtube.com/watch?v=RtKSdy2KAW4
Parece que esta virando moda.




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Re: "Notícias aéreas"

#1549 Mensagem por Clermont » Ter Abr 26, 2016 7:22 pm

Balões levam a rebaixamento do espaço aéreo brasileiro.

Associação internacional de pilotos enquadra a segurança aérea do país na categoria criticamente deficiente.

Aeromagazine.uol.com - 25 de Abril de 2016.

Imagem

Em meio à crise ministerial em Brasília, o espaço aéreo brasileiro acaba de ter seu nível de segurança rebaixado. O país passa a ser enquadrado como criticamente deficiente (Critically Deficient) pela IFALPA (International Federation of Air Line Pilots Association), uma associação de pilotos vinculada à ICAO, agência especializada em aviação das Organização das Nações Unidas.

O rebaixamento foi informado oficialmente às autoridades brasileiras por meio de uma carta enviada pela IFALPA à Secretaria de Aviação Civil, baseado em decisão tomada na conferência realizada pela entidade entre os dias 14 e 18 de abril, em New Orleans (EUA).

O rebaixamento ocorre por conta do risco iminente de acidente entre aeronaves e balões, tema amplamente debatido pela entidade e pelas autoridades brasileiras nos últimos anos. O aviso de rebaixamento foi enviado ao Brasil em dezembro de 2015. Apesar do comunicado, não houve resposta dos órgãos competentes do país, imersos nas crises envolvendo o processo de impeachment da presidente Dilma.

Com a medida, o espaço aéreo brasileiro passa a ter a mesma classificação de países com zonas de guerra e regiões sem sistemas de controle de tráfego aéreo. Entre os principais problemas da nova classificação está o aumento do valor do seguro exigido para empresas aéreas que optam em voar para locais classificados como de risco. Além disso, muda uma série de certificados internacionais exigidos pelas companhias aéreas brasileiras. O que deverá trazer num curto prazo diversas consequências à aviação nacional.

A primeira delas é o risco de empresas estrangeiras deixarem de voar para o Brasil, inclusive durante os Jogos Olímpicos. Além disso, com o aumento do valor do seguro, as empresas nacionais podem enfrentar um novo desafio justamente num momento de retração econômica, o que em geral impacta no valor das passagens aéreas.

O risco baloeiro é velho conhecido das autoridades aeronáuticas e policiais. Dados compilados ao longo dos últimos anos pelo CENIPA (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) da Força Aérea Brasileira apontam um crescimento preocupante nas atividades baloeiras. Alguns balões de grande porte são construído usando vergalhões comumente empregados na construção civil, possuindo capacidade de elevar a grande altitudes cargas com centenas de quilos de fogos de artifícios e até mesmo botijões de gás, utilizados para manter a chama acesa.

Estudos apontam que a colisão de uma aeronave em voo de cruzeiro com um balão pode gerar um impacto de até 500 toneladas. Seria o mesmo que um avião atingir um Antonov 225, o maior avião do mundo, em pleno voo.

As associações de pilotos do Brasil e o SNA (Sindicado Nacional dos Aeronautas) estão trabalhando junto à IFALPA para encontrar soluções que possam resolver esse problema no país. O objetivo é continuar o trabalho realizado para auxiliar na resolução dessa questão e fazer com que o Brasil recupere a categoria de espaço aéreo seguro na análise da entidade. Porém, o combate à atividade baloeira está a cargo das policiais estaduais, exigindo assim uma cooperação entre autoridades abrangente e complexa.

A Secretaria de Aviação Civil e a Força Aérea Brasileira não enviaram resposta até o fechamento dessa nota.




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Re: "Notícias aéreas"

#1550 Mensagem por FCarvalho » Qua Abr 27, 2016 1:39 pm

Honestamente, tudo o que a FAB construiu ao longo de décadas de gestão do setor civil, tanto em matéria de infraestrutura, qualificação de gestão e mão de obra, estão sendo literalmente jogados pelo ralo, desde que o setor caiu nas mãos dos políticos. A ANAC e a tal secretaria de aviação civil são a própria imagem da nulidade e inutilidade em termos de gestão publica da aviação comercial.
Está tudo errado. E nem dois mega acidentes aéreos no país (para os nossos padrões de segurança, até então) alertaram as autoridades para as consequências dos descaminhos que o setor vem tomando.
Vamos ver até onde vai a irresponsabilidade e leniência com o setor.

abs




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Re: "Notícias aéreas"

#1551 Mensagem por FCarvalho » Qua Abr 27, 2016 1:54 pm

Gol, TAM e Azul reduzirão oferta de voos em maio
Aéreas se adequam à crise no setor e menor demanda
POR GERALDA DOCA 25/04/2016 6:00 / atualizado 25/04/2016 8:02

Read more: http://oglobo.globo.com/economia/gol-ta ... z472wVkkUV

Estamos na merda. Aeroportos novinhos, mas com menos voos e menos passageiros.

A aviação regional ferrada e desprestigiada como sempre. E sem opções.

Aqui onde moro já se comenta que o único voo para Manaus, da AZUL, e que é diário, ao menos até hoje, passará a ser intermitente. Depois disso, se as coisas não melhorarem, quem sabe só de barco mesmo para sair daqui.

E isso porque o aeroporto de Tabatinga finalmente foi re-inaugurado depois de uma reforma de mais de 3 anos, para ficar pronto ainda em tempo da copa. :roll:

Enfim, acho que vou precisar comprar um colete novo.

abs.




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Re: "Notícias aéreas"

#1552 Mensagem por Bolovo » Qua Abr 27, 2016 2:32 pm

FCarvalho escreveu:Gol, TAM e Azul reduzirão oferta de voos em maio
Aéreas se adequam à crise no setor e menor demanda
POR GERALDA DOCA 25/04/2016 6:00 / atualizado 25/04/2016 8:02

Read more: http://oglobo.globo.com/economia/gol-ta ... z472wVkkUV

Estamos na merda. Aeroportos novinhos, mas com menos voos e menos passageiros.

A aviação regional ferrada e desprestigiada como sempre. E sem opções.

Aqui onde moro já se comenta que o único voo para Manaus, da AZUL, e que é diário, ao menos até hoje, passará a ser intermitente. Depois disso, se as coisas não melhorarem, quem sabe só de barco mesmo para sair daqui.

E isso porque o aeroporto de Tabatinga finalmente foi re-inaugurado depois de uma reforma de mais de 3 anos, para ficar pronto ainda em tempo da copa. :roll:

Enfim, acho que vou precisar comprar um colete novo.

abs.
Aqui em São José dos Campos existe apenas um voo por dia para Brasília pela TAM. Vai acabar em junho agora. Durou mais ou menos um ano. Temos a maior fabricante de aviões regionais do mundo, mas a nossa aviação regional é ridícula, parece coisa da época do Correio Aéreo. O governo federal até ensaiou um incentivo a aviação regional, mas parece que não passou de um vaporware. :roll:




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Re: "Notícias aéreas"

#1553 Mensagem por Bruno Falcão » Qua Abr 27, 2016 5:27 pm

FCarvalho escreveu:Gol, TAM e Azul reduzirão oferta de voos em maio
Aéreas se adequam à crise no setor e menor demanda
POR GERALDA DOCA 25/04/2016 6:00 / atualizado 25/04/2016 8:02

Read more: http://oglobo.globo.com/economia/gol-ta ... z472wVkkUV

Estamos na merda. Aeroportos novinhos, mas com menos voos e menos passageiros.

A aviação regional ferrada e desprestigiada como sempre. E sem opções.

Aqui onde moro já se comenta que o único voo para Manaus, da AZUL, e que é diário, ao menos até hoje, passará a ser intermitente. Depois disso, se as coisas não melhorarem, quem sabe só de barco mesmo para sair daqui.

E isso porque o aeroporto de Tabatinga finalmente foi re-inaugurado depois de uma reforma de mais de 3 anos, para ficar pronto ainda em tempo da copa. :roll:

Enfim, acho que vou precisar comprar um colete novo.

abs.
A MAP está mexendo os pauzinhos para preencher as lacunas que estão sendo deixadas pelas grandes aqui na região. Em Maio agora mesmo vai começar a rota para Imperatriz e Teresina, torço para que empresas regionais como esta cresçam e continuem ligando o interior da amazonia com o restante do Brasil.




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Re: "Notícias aéreas"

#1554 Mensagem por FCarvalho » Qua Abr 27, 2016 8:20 pm

Bolovo escreveu:
FCarvalho escreveu:Gol, TAM e Azul reduzirão oferta de voos em maio
Aéreas se adequam à crise no setor e menor demanda
POR GERALDA DOCA 25/04/2016 6:00 / atualizado 25/04/2016 8:02
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Estamos na merda. Aeroportos novinhos, mas com menos voos e menos passageiros.
A aviação regional ferrada e desprestigiada como sempre. E sem opções.
Aqui onde moro já se comenta que o único voo para Manaus, da AZUL, e que é diário, ao menos até hoje, passará a ser intermitente. Depois disso, se as coisas não melhorarem, quem sabe só de barco mesmo para sair daqui.
E isso porque o aeroporto de Tabatinga finalmente foi re-inaugurado depois de uma reforma de mais de 3 anos, para ficar pronto ainda em tempo da copa. :roll:
Enfim, acho que vou precisar comprar um colete novo.
abs.
Aqui em São José dos Campos existe apenas um voo por dia para Brasília pela TAM. Vai acabar em junho agora. Durou mais ou menos um ano. Temos a maior fabricante de aviões regionais do mundo, mas a nossa aviação regional é ridícula, parece coisa da época do Correio Aéreo. O governo federal até ensaiou um incentivo a aviação regional, mas parece que não passou de um vaporware. :roll:
O que mais me aborrece nisso tudo é que temos a Embraer, e ela nunca conseguiu colocar seus produtos massivamente em seu próprio país. Tivemos Bandeirante, Brasilia, E-145 e família, os E-Jet's, e nós aqui tendo que ver a empresa crescer a custas de exportações, porque as aéreas nacionais tem mania de grandeza, e as regionais não tem qualquer condições de empreender na seara de seus negócios porque ou as grandes se tornam suas predadoras, ou o próprio sistema não permite um modelo concorrencial em igualdade de condições. E olha que não falta espaço e demanda para isso.

Ao fim e ao cabo, o governo sempre foi, e continua a ser, a maior pedra no sapato do sistema. Pois quando não ajuda, atrapalha, e quando não está atrapalhando, não ajuda, também. :?

Eu acho até hoje incrível que mesmo com o advento dos E-145/E-Jet's, a exceção da AZUL, nenhuma das outras 3 grandes, e nem as regionais, por motivos óbvios de incapacidade financeira, até hoje realmente olhou com mais atenção estes aviões, mesmo estando mais que provado hoje que eles seriam mais que ideais para 50% ou mais das rotas realizadas por estas empresas. Mas não, o pessoal tem verdadeiro fetiche por Boeing e Airbus.

Enfim, os brasileiros estão voando bem mais, e isto deixou de ser algo "das elites". Mas a que custo?

abs.




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Re: "Notícias aéreas"

#1555 Mensagem por FCarvalho » Qua Abr 27, 2016 8:27 pm

Bruno Falcão escreveu:
FCarvalho escreveu:Gol, TAM e Azul reduzirão oferta de voos em maio
Aéreas se adequam à crise no setor e menor demanda
POR GERALDA DOCA 25/04/2016 6:00 / atualizado 25/04/2016 8:02
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Estamos na merda. Aeroportos novinhos, mas com menos voos e menos passageiros.
A aviação regional ferrada e desprestigiada como sempre. E sem opções.
Aqui onde moro já se comenta que o único voo para Manaus, da AZUL, e que é diário, ao menos até hoje, passará a ser intermitente. Depois disso, se as coisas não melhorarem, quem sabe só de barco mesmo para sair daqui.
E isso porque o aeroporto de Tabatinga finalmente foi re-inaugurado depois de uma reforma de mais de 3 anos, para ficar pronto ainda em tempo da copa. :roll:
Enfim, acho que vou precisar comprar um colete novo.
abs.
A MAP está mexendo os pauzinhos para preencher as lacunas que estão sendo deixadas pelas grandes aqui na região. Em Maio agora mesmo vai começar a rota para Imperatriz e Teresina, torço para que empresas regionais como esta cresçam e continuem ligando o interior da amazonia com o restante do Brasil.
Pois é. Em Tabatinga eles chegaram mesmo a ter uma sala, que no final, nunca funcionou, por uma certa pressão da Azul. Agora estamos como estamos.
Como disse no post acima, é incrível que até hoje a Embraer com os produtos que tem, não consiga colocar suas aeronaves para pautar e referenciar a nossa aviação regional.
Enfim, quem sabe quando o pessoal por aqui perder essa mania de grandeza, a aviação regional consegue dar finalmente o seu grito de independência.

abs.




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Re: "Notícias aéreas"

#1556 Mensagem por Bolovo » Qua Abr 27, 2016 9:46 pm

O grande problema é que no Brasil não existe aviação regional. É uma mera exceção. Agora veja EUA e Europa:

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Enquanto não houver incentivo a aviação regional e investimento em infraestrutura, nada vai mudar.




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Re: "Notícias aéreas"

#1557 Mensagem por FCarvalho » Qui Abr 28, 2016 2:59 pm

Estamos plenamente de acordo quanto a isso Bolovo. O GF teria de ser o fator de incentivo a esta questão, mas infelizmente ele é o primeiro e maior empecilho a construção de uma aviação regional.
E olha que temos uma demanda enorme para isso, principalmente em relação ao deslocamento populacional e econômico da região sul/sudeste para o centro-oeste e nordeste e em menor escala aqui para a região norte.
Dou o próprio exemplo da minha região, que se hoje a TABA ainda existisse, seria uma das maiores e melhores regionais do país, posto que, aqui voar, mesmo que comercialmente, ainda é um grande desafio em todos os sentidos, não só em relação a integração do país, como de manutenção e expressão da presença do Estado brasileiro. Mas vemos o que vemos hoje.
Aqui só não temos uma demanda maior para mais voos, porque simplesmente as passagens custam os olhos da cara, existe apenas uma empresa que opera a linha, com um único voo diário, com um único destino, e sem qualquer tipo de concorrência. As embarcações regionais que por aqui trafegam ainda conseguem levar mais passageiros e carga daqui para fora do que os voos da AZUL. Isso constitui não apenas um empecilho a geração de maior demanda, como acaba por frustrar qualquer tipo de investimento em infraestrutura e negócios na região.
Afinal, quem vai querer fazer negócios aqui, sabendo que vai levar 7 dias para receber seus produtos nos estoques, e outros 3 dias para fazer chegar a Manaus, qualquer envio de material?
Assim fica difícil para qualquer um. :|

abs.




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Re: "Notícias aéreas"

#1558 Mensagem por Bolovo » Qui Abr 28, 2016 5:10 pm

Mas até existe um programa federal de aviação regional, que reconhece todos esses problemas. Foi nesse programa que o aeroporto de SJC teve seu terminal modernizado (o antigo era praticamente uma rodoviária do interior, hoje é um grandão bem moderno). O problema é que como quase todos programa de longo prazo no país, fica pela metade ou nem chega a isso.

http://www.aviacao.gov.br/noticias/2015 ... -final.pdf

http://www.aviacao.gov.br/noticias/2015 ... 09-sac.pdf




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Re: "Notícias aéreas"

#1559 Mensagem por FCarvalho » Qui Abr 28, 2016 7:33 pm

É aquele negócio. Na hora de lançar, festa, champanhe, mordomias e promessas para todo mundo. Na hora de executar, começa aquela conversa mole de que não era bem assim, não fui eu que fiz, faltou recursos para isso e aquilo, a economia não vai bem... e por aí vai.
Aviação sempre foi um bom negócio. Pena que quem administra ela hoje não entenda nada do ramo.

abs.




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Re: "Notícias aéreas"

#1560 Mensagem por Clermont » Sáb Abr 30, 2016 4:57 pm

Pindaíba: Aeronáutica desliga radares por falta de recursos.

PORTAL SISTEMA MPA/montedo.com, 30.04.16.

A REDEMET, Rede de Meteorologia da Aeronáutica, deixou de operar na manhã de hoje (28) onze radares meteorológicos espalhados por todo território brasileiro. Os radares, estimados em 4 milhões de reais cada, faziam parte do serviço oferecido pela Aeronáutica aos operadores aéreos militares e comerciais como forma de transmitir em tempo real as condições climáticas garantindo assim um maior nível de serviço e segurança aos viajantes brasileiros e internacionais.

Em contato com a assessoria da Aeronáutica fomos informados que os seguintes radares foram desativados por tempo indeterminado:

Imagem

O motivo foi confirmado como sendo necessário em decorrência das restrições orçamentárias enfrentadas pela Aeronáutica com a falta de repasse do Governo Federal. O fato ocorre dias após o rebaixamento do espaço aéreo pela IFALPA (International Federation of Air Line Pilot’s Association), órgão internacional responsável pela classificação dos espaços aéreos pelo mundo.

O rebaixamento ocorreu devido ao alto número de incidentes envolvendo aeronaves e balões ilegais. Após este rebaixamento o Brasil passou a ser classificado como Black Star (Criticamente Deficiente), tal rebaixamento tem efeitos muito sérios, não apenas em relação à segurança, mas também financeiros para as companhias aéreas.

Com a desativação dos radares fica claro o descaso do poder público com a situação crítica do espaço aéreo brasileiro, aumentando de forma significativa o risco de acidentes.

Posicionamento oficial da Aeronáutica:

“O Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) possui 23 radares meteorológicos. Cinco deles, localizados em Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e no Distrito Federal, estão temporariamente desligados devido a restrições orçamentárias.

Esses radares são ferramentas complementares para a captação de informações meteorológicas. É importante ressaltar que eles não são utilizados para o controle de tráfego aéreo. Além dos radares meteorológicos que continuam em operação, o SISCEAB conta com outras fontes de informação para previsões climáticas, como imagens de satélite e estações meteorológicas de superfície.”




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