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Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Carlos Mathias

Re: NOTÍCIAS

#15436 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Set 21, 2009 12:38 pm

Apoiamos sim, bem mais do que se sabe.




moura
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Re: NOTÍCIAS

#15437 Mensagem por moura » Seg Set 21, 2009 12:44 pm

Desculpe mas não lembro aonde eu li mas acho que foi aqui no DB que o Brasil emprestou aviões bandeirantes para patrulha maritima na guerra das Malvinas.
Se alguem lembrar porfavor confirme essa historia .
Fora isso duvido muito que o Brasil conquistando os objetivo militares do END ira deixar a Argentina na mão, exite muito mais em jogo que a rivalidade do futebol.




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joao fernando
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Re: NOTÍCIAS

#15438 Mensagem por joao fernando » Seg Set 21, 2009 12:49 pm

Vendeu acho que 3 Pinoquios. Mas que custo pagaria o Brasil, num lamaçal Argentino? Não tem logica, a menos que fosse um teatro para cada regime ficar bem na fita. Só que a aventura deu errado, e todos sabemos o final.

Creio eu que no começo, ninguem achava que a Inglaterra responderia ao ato de invasão. Depois que o treco pegou fogo, dai sim, a visão oficial que temos, de não envolvimento.




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
ninjanki
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Re: NOTÍCIAS

#15439 Mensagem por ninjanki » Seg Set 21, 2009 12:49 pm



PROJETO F-X2
FAB e Embraer preferem caça da Boeing

Por Angela Pacheco Pimenta - Revista EXAME


Como já se sabe, se depender do presidente Lula e do ministro da Defesa, Nelson Jobim, a França - com quem o Brasil já fechou negócio para a compra de cinco submarinos e 50 helicópteros - também deverá fornecer um pacote de 36 caças Rafale para a Força Aérea Brasileira, a FAB, numa transação que pode variar entre 4 bilhões e 8 bilhões de reais.

Além do Rafale, fabricado pela Dassault, também estão na disputa os caças FA-18 Hornet, da americana Boeing, e o sueco Gripen, da Saab. Os três concorrentes devem apresentar uma nova rodada de propostas à FAB na próxima segunda-feira. A decisão do governo deve sair em outubro.

Mas ainda que não comentem a respeito - tanto a FAB, quanto a Embraer, que deverá participar da contrução dos caças e assimilar a transferência de tecnologia exigida do governo brasileiro do fornecedor - preferem o caça FA-18 Hornet, da Boeing.

Para a Embraer, a preferência pela Boeing é claramente comercial. De saída, a empresa brasileira participa de uma licitação de 100 aviões leves de combate, como o Super Tucano, para a Força Aérea Americana, que pretende usá-los em cenários de guerra de guerrilha, como no Afeganistão.

A decisão ianque sobre a compra, que pode alcançar 90 milhões de dólares, deve ser anunciada em 2010.

As duas transações são independentes. Mas se o Brasil optar pelo FA-18, a Embraer deverá contar com maior simpatia dos americanos pelos Super Tucanos.

Outro ponto importante para a Embraer é o interesse já manifesto pela Boeing em desenvolver com a empresa brasileira um avião cargueiro militar, o KC-390, também a ser vendido para as forças armadas brasileiras.

O presidente francês Nicolas Sarkozy disse que a França gostaria de desenvolver um cargueiro com a Embraer. Mas acontece que a Airbus, que é sediada na França, já trabalha num projeto similar ao KC-390.

Já do ponto de vista da FAB, a preferência pela Boeing diz respeito à superioridade técnica do FA-18 sobre o próprio Rafale e o Gripen.

Aliás, nos últimos anos, o Rafale, que é fabricado pela Dassault, perdeu cinco disputas internacionais para o FA-18, em países como a Coreia.

Um dos trunfos do FA-18 é o seu sistema de radar AESA, desenvolvido pela Raytheon, que permite que o avião se torne invisível para o inimigo, que uma vez detectado pode ser fulminado antes mesmo de saber que estava sendo perseguido.

Além disso, para a FAB, a superioridade técnica da Boeing tem a ver com o sistema de navegação GPS.

Os americanos possuem a única constelação de satélites do mundo dotada da tecnologia. O GPS permite a localização exata de um objeto na superfície terrestre ou próximo dela, independente de condições meteorológicas ou de luminosidade.

Cabe ao Pentágono licenciar o uso do GPS para fins civis e militares em todo o mundo.

Logo, se comprar os Rafales, o Brasil continuará dependente dos americanos, ainda que indiretamente. A importação do GPS certamente tornará o pacote francês mais caro para o Brasil.

Desde o início da década que a União Europeia analisa a construção de um sistema GPS próprio. Mas a proposta, que está longe de sair do papel, custaria pelo menos 20 bilhões de dólares.

Outro aspecto que até agora vem sendo ignorado por Lula e Jobim - mas que é de interesse dos comandantes brasileiros - é a transferência tecnológica enquanto treinamento.

Só um piloto muito bem treinado consegue um rendimento máximo em ação. E nesse quesito, mais uma vez os militares brasileiros tem mais intimidade com os americanos, que por sinal tem as forças armadas mais bem treinadas do mundo.

A discussão sobre transferência tecnológica dos caças está restrita à resistência americana em permitir que a tecnologia a ser cedida para o FA-18 Hornet no Brasil seja revendida para países indesejáveis para os EUA, como a Venezuela ou o Irã.

Os americanos já declararam que o Brasil não teria carta branca para revender os FA-18 "made in Brazil".

De forma explícita, a provável decisão brasileira em comprar os Rafales vai se apoiar nesse aspecto.

Mas de forma velada, a intenção do governo Lula em se alinhar à França tem a ver com a intenção de demonstrar aos nossos vizinhos latino-americanos independência em relação a Washington.

No governo brasileiro, o Itamaraty tem dado sinais de que essa seria uma resposta em boa hora à Casa Branca, poucos meses depois do anúncio da instalação de bases militares americanas na Colômbia de combate ao narcotráfico.

O anúncio gerou uma enorme polêmica na Unasul, que reúne os países sul-americanos, com anti-americanistas notórios, como os presidentes Hugo Chávez, da Venezuela, e Rafael Corrêa, do Equador.

Com razão, o Brasil não gostou da maneira como os americanos trataram o tema, não consultando, ou pelo informando Brasília de antemão a respeito.

Mas para o bem da segurança nacional, da FAB e do contribuinte brasileiro - que vai pagar a conta - é preciso esclarecer todos os aspectos - geopolíticos, técnicos e comerciais - que cercam a maior compra de aviões militares pelo Brasil desde 1973.
Mas que bela obra de jornalismo, não acharam? Meus olhos até lacrimejaram enquanto eu lia!

Allan




moura
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Re: NOTÍCIAS

#15440 Mensagem por moura » Seg Set 21, 2009 12:50 pm

Imaginem o subnuc do Brasil e o novo Porta aviões com rafale dando apoio as forças navais argentinas, a Rainha vai de um infarte. :twisted: :mrgreen:




ninjanki
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Re: NOTÍCIAS

#15441 Mensagem por ninjanki » Seg Set 21, 2009 1:08 pm



PROJETO F-X2
FAB e Embraer preferem caça da Boeing

Por Angela Pacheco Pimenta - Revista EXAME


Como já se sabe, se depender do presidente Lula e do ministro da Defesa, Nelson Jobim, a França - com quem o Brasil já fechou negócio para a compra de cinco submarinos e 50 helicópteros - também deverá fornecer um pacote de 36 caças Rafale para a Força Aérea Brasileira, a FAB, numa transação que pode variar entre 4 bilhões e 8 bilhões de reais.

Além do Rafale, fabricado pela Dassault, também estão na disputa os caças FA-18 Hornet, da americana Boeing, e o sueco Gripen, da Saab. Os três concorrentes devem apresentar uma nova rodada de propostas à FAB na próxima segunda-feira. A decisão do governo deve sair em outubro.

Mas ainda que não comentem a respeito - tanto a FAB, quanto a Embraer, que deverá participar da contrução dos caças e assimilar a transferência de tecnologia exigida do governo brasileiro do fornecedor - preferem o caça FA-18 Hornet, da Boeing.

Ainda bem que o reporter é telepata, senão nunca saberíamos que as duas entidades, FAB e Embraer, apesar de não comentarem nada, pensam que o F-18 é o preferido deles.

Para a Embraer, a preferência pela Boeing é claramente comercial. De saída, a empresa brasileira participa de uma licitação de 100 aviões leves de combate, como o Super Tucano, para a Força Aérea Americana, que pretende usá-los em cenários de guerra de guerrilha, como no Afeganistão.

A decisão ianque sobre a compra, que pode alcançar 90 milhões de dólares, deve ser anunciada em 2010.

Faz todo o sentido condicionarmos uma compra nossa, da ordem de muito mais de 3 bilhões de dólares, à um negócio de 90 milhões para a Embraer...

As duas transações são independentes. Mas se o Brasil optar pelo FA-18, a Embraer deverá contar com maior simpatia dos americanos pelos Super Tucanos.

Independentes, pero no mucho...

Outro ponto importante para a Embraer é o interesse já manifesto pela Boeing em desenvolver com a empresa brasileira um avião cargueiro militar, o KC-390, também a ser vendido para as forças armadas brasileiras.

Aqui eu até acredito, afinal, a Boeing quer um concorrente para bater a Lockheed...

O presidente francês Nicolas Sarkozy disse que a França gostaria de desenvolver um cargueiro com a Embraer. Mas acontece que a Airbus, que é sediada na França, já trabalha num projeto similar ao KC-390.

Similar porque também vai voar... Afinal, só tem o dobro do tamanho e capacidade de carga....

Já do ponto de vista da FAB, a preferência pela Boeing diz respeito à superioridade técnica do FA-18 sobre o próprio Rafale e o Gripen.

FA-18? E eu que achava que era o Super Hornet que os americanos estavam oferecendo...

Aliás, nos últimos anos, o Rafale, que é fabricado pela Dassault, perdeu cinco disputas internacionais para o FA-18, em países como a Coreia.

Sério, o FA-18 venceu cinco disputas internacionais contra o Rafale? Quem são os outros clientes???? Juro que eu achava, erroneamente pelo jeito, que só a Austrália, além dos EUA, tinham comprado o SH...

Um dos trunfos do FA-18 é o seu sistema de radar AESA, desenvolvido pela Raytheon, que permite que o avião se torne invisível para o inimigo, que uma vez detectado pode ser fulminado antes mesmo de saber que estava sendo perseguido.

Opa, o radar AESA do FA-18 é na verdade um sistema stealth??? Já estão usando ele integrado ao sistema ECM para gerar interferência ativa que cancela o sinal de radares hostís? Mas não diziam que o Spectra francês, que se propõe a fazer isso, não era possível em termos práticos????

Além disso, para a FAB, a superioridade técnica da Boeing tem a ver com o sistema de navegação GPS.

Os americanos possuem a única constelação de satélites do mundo dotada da tecnologia. O GPS permite a localização exata de um objeto na superfície terrestre ou próximo dela, independente de condições meteorológicas ou de luminosidade.

Cabe ao Pentágono licenciar o uso do GPS para fins civis e militares em todo o mundo.

Logo, se comprar os Rafales, o Brasil continuará dependente dos americanos, ainda que indiretamente. A importação do GPS certamente tornará o pacote francês mais caro para o Brasil.

Aqui tudo faz sentido!!! Se comprarmos dos franceses, dependeremos indiretamente dos americanos, que podem nos negar ou cobrar caro pelo uso do sistema GPS... Já se comprarmos dos americanos, não teremos problemas de dependência...

Desde o início da década que a União Europeia analisa a construção de um sistema GPS próprio. Mas a proposta, que está longe de sair do papel, custaria pelo menos 20 bilhões de dólares.

Que sairiam do nosso próprio bolso, imagino...

Outro aspecto que até agora vem sendo ignorado por Lula e Jobim - mas que é de interesse dos comandantes brasileiros - é a transferência tecnológica enquanto treinamento.

Só um piloto muito bem treinado consegue um rendimento máximo em ação. E nesse quesito, mais uma vez os militares brasileiros tem mais intimidade com os americanos, que por sinal tem as forças armadas mais bem treinadas do mundo.

Ok, os americanos são excelentes na parte de treinamento. Realmente, isso é motivo mais que suficiente para não comprarmos equipamento militar de mais ninguém além deles, para sempre!!!!

A discussão sobre transferência tecnológica dos caças está restrita à resistência americana em permitir que a tecnologia a ser cedida para o FA-18 Hornet no Brasil seja revendida para países indesejáveis para os EUA, como a Venezuela ou o Irã.

Os americanos já declararam que o Brasil não teria carta branca para revender os FA-18 "made in Brazil".

De forma explícita, a provável decisão brasileira em comprar os Rafales vai se apoiar nesse aspecto.

Mas de forma velada, a intenção do governo Lula em se alinhar à França tem a ver com a intenção de demonstrar aos nossos vizinhos latino-americanos independência em relação a Washington.

No governo brasileiro, o Itamaraty tem dado sinais de que essa seria uma resposta em boa hora à Casa Branca, poucos meses depois do anúncio da instalação de bases militares americanas na Colômbia de combate ao narcotráfico.

O anúncio gerou uma enorme polêmica na Unasul, que reúne os países sul-americanos, com anti-americanistas notórios, como os presidentes Hugo Chávez, da Venezuela, e Rafael Corrêa, do Equador.

Com razão, o Brasil não gostou da maneira como os americanos trataram o tema, não consultando, ou pelo informando Brasília de antemão a respeito.

Mas para o bem da segurança nacional, da FAB e do contribuinte brasileiro - que vai pagar a conta - é preciso esclarecer todos os aspectos - geopolíticos, técnicos e comerciais - que cercam a maior compra de aviões militares pelo Brasil desde 1973.

E esse artigo certamente é um primeiro passo nessa empreitada nobre de esclarecimento, não?





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Re: NOTÍCIAS

#15442 Mensagem por alexmabastos » Seg Set 21, 2009 2:07 pm

moura escreveu:Imaginem o subnuc do Brasil e o novo Porta aviões com rafale dando apoio as forças navais argentinas, a Rainha vai de um infarte. :twisted: :mrgreen:
Apoio não. Mas imagina se alguém resolve querer fazer alguma coisa nas bandas de cá? Vai ter que ter ou conquistar nosso "aval" :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:




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Re: NOTÍCIAS

#15443 Mensagem por alexmabastos » Seg Set 21, 2009 2:09 pm

Ou pedir um por favor.
[000] [000] [000] :mrgreen: :mrgreen: [005] [005] [005]




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#15444 Mensagem por Dieneces » Seg Set 21, 2009 2:09 pm

Onde se lê U$90 milhões pelos Super Tucanos para os EEUU , leia-se U$900 milhões...




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Re: NOTÍCIAS

#15445 Mensagem por Juliano Lisboa » Seg Set 21, 2009 2:42 pm

21/09/2009 - 13h56
Projeto F-X2 - Esclarecimentos


O Comando da Aeronáutica informa que, por solicitação das empresas concorrentes, a Comissão Gerencial do Projeto F-X2 resolveu estender o prazo, até o dia 2 de outubro de 2009, para os três competidores (Boeing, Dassault e SAAB) apresentarem possíveis melhorias em suas ofertas para o processo de seleção dos novos aviões de caça da Força Aérea Brasileira.

Brigadeiro-do-Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica

http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?mostra=3799


E lá vamos nós de novo.




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Re: NOTÍCIAS

#15446 Mensagem por alexmabastos » Seg Set 21, 2009 2:46 pm

Calma que a banda tá quase passando.
Já já chega o novo bloco desta folia...
Hahaha :lol: :lol: :lol: :lol:




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Re: NOTÍCIAS

#15447 Mensagem por henriquejr » Seg Set 21, 2009 2:48 pm

Afff..... estão esdendendo tanto os prazos para "apresentação de melhorias" que eu to vendo a hora sair um caça de 5º geração dessa concorrência! :evil:




.
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Re: NOTÍCIAS

#15448 Mensagem por alexmabastos » Seg Set 21, 2009 2:51 pm

Ei, o que vem lá? Será o Mardi Gras??
Unn




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Re: NOTÍCIAS

#15449 Mensagem por orestespf » Seg Set 21, 2009 3:20 pm

Juliano Lisboa escreveu:21/09/2009 - 13h56
Projeto F-X2 - Esclarecimentos


O Comando da Aeronáutica informa que, por solicitação das empresas concorrentes, a Comissão Gerencial do Projeto F-X2 resolveu estender o prazo, até o dia 2 de outubro de 2009, para os três competidores (Boeing, Dassault e SAAB) apresentarem possíveis melhorias em suas ofertas para o processo de seleção dos novos aviões de caça da Força Aérea Brasileira.

Brigadeiro-do-Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica

http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?mostra=3799


E lá vamos nós de novo.
Não estenderam o prazo porque os concorrentes alegaram falta de tempo, o motivo é óbvio: não se conseguiu o que queria, não daquele que se quer. A estupidez está em pedir ao Papai Noel aquilo que sabidamente ele não vai lhe dar.




Bender

Re: NOTÍCIAS

#15450 Mensagem por Bender » Seg Set 21, 2009 3:36 pm

Orestespf
Não estenderam o prazo porque os concorrentes alegaram falta de tempo, o motivo é óbvio: não se conseguiu o que queria, não daquele que se quer. A estupidez está em pedir ao Papai Noel aquilo que sabidamente ele não vai lhe dar.
Não tenha dúvida professor,segundo noticia de hoje da AFP,a Dassault entregou sua proposta hoje,o pessoal foi lá abriu e?e????? Fumo! :evil:O trenzinho elétrico não estava no saco :twisted: Só uma bola de capotão(essa é véia :mrgreen: ) marrom.

Sds




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