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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qua Ago 05, 2009 10:35 pm
por Carlos Lima
Seria maravilhoso para a MB possuir tais aeronaves, mas F1 é uma coisa, F3, é praticamente outra.

Sem contar que por uma versao ser embarcada e a outra não já existirão diferenças naturais por conta disso.

Não sou contra mesmo, mas não será esse mar de flores de comunialidade não, a não ser que ser gaste $$$$$$$$$ para colocar essas crianças um pouco mais "parecidas".

Cabe o Min. Def. convencer o governo que tal investimento vale a pena... Pode colocar a soma do Upgrade de todos os A-4 e multiplicar um pouquinho para ver que isso não vai sair barato.

É aí que o Min. da Def. tem que mostrar a sua Força e os Comandos União...

Tomara que sim pois acho que seria fantástico!

Veremos.

[]s
CB_Lima

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qua Ago 05, 2009 11:03 pm
por WalterGaudério
Santiago escreveu:No caso de ser real a oferta do F-1, acharia mais interessante atualizar os 9 Rafale F-1 (o que não deve ser barato) e diminuir o número de células do A-4 a serem modernizadas.

[]s
Santiago, o número de AF-1 a serem modernizados já por demais reduzido(12 unidades), na prática serão 9+9(9 AF-1 e 9 rafas F1) se todos estiverem disponíveis em um dado momento.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qua Ago 05, 2009 11:25 pm
por caixeiro
PRick escreveu:
Wolfgang escreveu:Gente, a diferença de um Rafa F-3 para um F-1 é imensa! :shock:
Não é imensa, a plataforma é a mesma, somente a parte eletrônica é diferente(parte dela), diria que a diferença do F-3+ é maior por conta dos novos sistemas, porém, um F-1 pode ser colocado no mesmo patamar, e como a plataforma está nova, vale a pena.

Mesmo um Rafale F-1 é melhor caça de defesa aérea que qualquer outro da AL, o que deixaria a MB nunca posição excelente. A maior dor de cabela da MB com os A-4 são as turbinas, e o F-1 usa as mesmas do F-3+. Quer dize a infra-estrutura de apoio para toda a célula pode ser feita junto com a FAB, certamente, parte da eletrônica será diferente, porém, os F-1 podem vri modificados pelo menos com o mesmo datalink.

[]´s

Vomos colocar logo uma luz sobre o assunto, outro dia ja li aqui que se Brasil for Rafale e MB ficar com os F1 gente propondo atualizacao para o F+3, Prick vc que deveria dar subsidios ao povo do DB na quastao.

Os F1 estam la parado sem serem usados nao e atoa.

Atualizaram a eletronica e sistemas, os novos
computadores e sensores para padrao F+2 e construriam cacas novos F+2, so que quando foram fazer o mesmo no F1 decobriram varias coisas entre elas, falta de espaco para o novo computador, dificuldade de instalacao do novo chicote, sensores, etc etc...

A coisa nao e como Tunar um carro sair furando e cortando espaco, tem o calor dos motores e frio externo.

Esses F1 so bem diferentes internamente do F+2 +3 ...

Fazer o servico nos F1e tornar eles F+3 e possivel mais vai demandar Tempo$$$$$$$$.

Abracos Elcio Caixeiro

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Ago 06, 2009 12:10 am
por Penguin
U.S. Offers Technology To Win Brazil Fighter Deal
By YANA MARULL, AGENCE FRANCE-PRESSE
Published: 5 Aug 2009 20:19
http://www.defensenews.com/story.php?i= ... =AME&s=AIR

BRASILIA - The U.S. is prepared to make an unprecedented offer to transfer technology behind its F/A-18 fighter jets to Brazil to score a multi-billion-dollar contract, U.S. officials said Aug. 5.

U.S. State Department under-secretary for arms control Ellen Tauscher and Pentagon acquisition and technology chief Ashton Carter said they outlined the proposal to Brazilian officials on Aug. 4 and 5.

Accompanied in Brasilia by President Barack Obama's national security adviser, Marine Gen. Jim Jones, they said the technology transfer was part of a final gambit to try to persuade Brazil's air force to buy 36 new combat aircraft.

The deal is worth up to an estimated $4 billion and involves delivering the aircraft from 2014 to replace Brazil's aging fleet of 12 French-made Mirage-2000 jets.

"The transfer... would be something that we had never done before, and specifically because the relation with Brazil is so prized, so significant for us," Tauscher told reporters.

She stressed that the move would be a "big departure from what the U.S. typically does" when it exports sophisticated weaponry, and added that a decision would be made in the next 45 to 60 days.

Carter said: "We want to have a technology relationship with Brazil that gets deeper and deeper with the time. This is just the first step."

The offer appeared an attempt to blunt competing bids from France's Dassault, which was putting forward its advanced Rafale fighter, and Sweden's Saab, which was proposing its yet-to-be-built Gripen NG.

The Rafale, which has stealth-like technology and cutting-edge cockpit interfaces and threat detection, was seen as Brazil's favored choice, largely because France was offering full transfer of technology - the key demand in the tender.

Saab, too, has promised to share know-how with Brazil - even though the Gripen's engines were U.S.-designed and therefore subject to U.S. foreign military sales authorization.

It was not clear what technology the U.S. was prepared to share from the F/A-18, which was the oldest model aircraft on offer, having been flying since 1980.

One consideration, both for Brazil and for the U.S., was likely to be how the F/A-18 might stack up against Venezuela's air force should any future confrontation take place.

Venezuela recently purchased 24 Russian and Chinese-developed Su-30MK2s, a modern fighter considered to have superior performance over the U.S. plane.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Ago 06, 2009 12:23 am
por PRick
GDA_Fear escreveu:Quanto a capacidade operacional, sim... é totalmente diferente o F1 do F3.

Isso seria problema se a Força fosse a mesma, como o F-1 vai para a Marinha, que vai modernizar os A-4, para a função de ataque não existe problema.

[]´s

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Ago 06, 2009 12:32 am
por PRick
caixeiro escreveu:
PRick escreveu: Não é imensa, a plataforma é a mesma, somente a parte eletrônica é diferente(parte dela), diria que a diferença do F-3+ é maior por conta dos novos sistemas, porém, um F-1 pode ser colocado no mesmo patamar, e como a plataforma está nova, vale a pena.

Mesmo um Rafale F-1 é melhor caça de defesa aérea que qualquer outro da AL, o que deixaria a MB nunca posição excelente. A maior dor de cabela da MB com os A-4 são as turbinas, e o F-1 usa as mesmas do F-3+. Quer dize a infra-estrutura de apoio para toda a célula pode ser feita junto com a FAB, certamente, parte da eletrônica será diferente, porém, os F-1 podem vri modificados pelo menos com o mesmo datalink.

[]´s

Vomos colocar logo uma luz sobre o assunto, outro dia ja li aqui que se Brasil for Rafale e MB ficar com os F1 gente propondo atualizacao para o F+3, Prick vc que deveria dar subsidios ao povo do DB na quastao.

Os F1 estam la parado sem serem usados nao e atoa.

Atualizaram a eletronica e sistemas, os novos
computadores e sensores para padrao F+2 e construriam cacas novos F+2, so que quando foram fazer o mesmo no F1 decobriram varias coisas entre elas, falta de espaco para o novo computador, dificuldade de instalacao do novo chicote, sensores, etc etc...

A coisa nao e como Tunar um carro sair furando e cortando espaco, tem o calor dos motores e frio externo.

Esses F1 so bem diferentes internamente do F+2 +3 ...

Fazer o servico nos F1e tornar eles F+3 e possivel mais vai demandar Tempo$$$$$$$$.

Abracos Elcio Caixeiro
Os F-1 estão estocados porque não podem ficar no lugar dos SEM, não tem capacidade ar-solo. Esse é o motivo, os F-2 fazem melhor tudo o que o F-1 faz. Porém, não tem capacidade ar-mar com Exocets.

Por isso a prioridade numero um da Marine Nationale é transformar F-2 em F3. Depois que o CdG voltar a ativa, e acabar a conversão dos F-2 para os F-3, os F-1 deverão entrar para conversão, caso não sejam vendidos para a MB. A França dá prioridade a construir novas plataformas, do que a reforma das antigas, como demonstra os Mistral por exemplo, com a aponsentadoria antecipada dos Foudre.

Segundo a Dassault o Rafale M, tem mais de 90% de compatibilidade com o Rafale C, da mesma versão.

A transformação do F-1 em F-3 é mais cara que os F-2, mas ambos podem ser transformados sem problemas, as células são as mesmas do ponto de vista estrutural. A transformação é mais demorada, porém muito mais rápida que construir um novo Rafale. Além disso, os F-1 podem ser colocados no padrão F-2 de forma mais rápida.

[]´s

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Ago 06, 2009 12:45 am
por Booz
Prestaram atenção ao artigo acima, postado pelo colega Santiago?
Não parece uma oferta, porém uma ameaça.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Ago 06, 2009 2:45 am
por Mapinguari
FIGHTERCOM escreveu:
Mapinguari escreveu: Se for o Gripen E/F (NG): R-Darter e, provavelmente, um lote de AIM-120C7, até a integração do BVR nacional. A-Darter como WVR, mas inicialmente o Piranha 2B provavelmente, até o A-Darter estar operacional.
Caro Mapinguari,

No caso do Gripen NG, não seria mais fácil o Meteor como BVR?


Abraços,

Wesley
Tem razão. É uma possibilidade, também. E, como o AIM-120C7, já estaria integrado.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Ago 06, 2009 8:20 am
por Penguin
Santiago escreveu:U.S. Offers Technology To Win Brazil Fighter Deal
By YANA MARULL, AGENCE FRANCE-PRESSE
Published: 5 Aug 2009 20:19
http://www.defensenews.com/story.php?i= ... =AME&s=AIR

BRASILIA - The U.S. is prepared to make an unprecedented offer to transfer technology behind its F/A-18 fighter jets to Brazil to score a multi-billion-dollar contract, U.S. officials said Aug. 5.

U.S. State Department under-secretary for arms control Ellen Tauscher and Pentagon acquisition and technology chief Ashton Carter said they outlined the proposal to Brazilian officials on Aug. 4 and 5.

Accompanied in Brasilia by President Barack Obama's national security adviser, Marine Gen. Jim Jones, they said the technology transfer was part of a final gambit to try to persuade Brazil's air force to buy 36 new combat aircraft.

The deal is worth up to an estimated $4 billion and involves delivering the aircraft from 2014 to replace Brazil's aging fleet of 12 French-made Mirage-2000 jets.

"The transfer... would be something that we had never done before, and specifically because the relation with Brazil is so prized, so significant for us," Tauscher told reporters.

She stressed that the move would be a "big departure from what the U.S. typically does" when it exports sophisticated weaponry, and added that a decision would be made in the next 45 to 60 days.

Carter said: "We want to have a technology relationship with Brazil that gets deeper and deeper with the time. This is just the first step."

The offer appeared an attempt to blunt competing bids from France's Dassault, which was putting forward its advanced Rafale fighter, and Sweden's Saab, which was proposing its yet-to-be-built Gripen NG.

The Rafale, which has stealth-like technology and cutting-edge cockpit interfaces and threat detection, was seen as Brazil's favored choice, largely because France was offering full transfer of technology - the key demand in the tender.

Saab, too, has promised to share know-how with Brazil - even though the Gripen's engines were U.S.-designed and therefore subject to U.S. foreign military sales authorization.

It was not clear what technology the U.S. was prepared to share from the F/A-18, which was the oldest model aircraft on offer, having been flying since 1980.

One consideration, both for Brazil and for the U.S., was likely to be how the F/A-18 might stack up against Venezuela's air force should any future confrontation take place.

Venezuela recently purchased 24 Russian and Chinese-developed Su-30MK2s, a modern fighter considered to have superior performance over the U.S. plane.

Assessor de Segurança de Obama propõe parceria estratégica com Brasil
EUA podem vender armas de última geração e tecnologia ao Brasil.
General James Jones diz que Chávez está se tornando uma preocupação.

Do G1, com informações do Jornal da Globo
06/08/09

O homem que o presidente Barack Obama ouve para assuntos de segurança nacional propõe ao Brasil uma parceria estratégica. Os Estados Unidos participam da exploração do pré-sal, o Brasil compra lá as armas que quiser, e com transferência de tecnologia.


Em entrevista exclusiva ao "Jornal da Globo" (JG), o general James Jones, assessor de Segurança Nacional de Barack Obama, defende a presença de militares americanos na Colômbia, e diz que Hugo Chávez está se tornando uma preocupação.

O terno e a gravata não escondem que James Jones Junior foi militar por mais de 40 anos, e na hierarquia americana um dos mais importantes militares: comandante dos Marines, a tropa mais aguerrida dos Estados Unidos.

Ele é do tipo durão que prefere falar suave, mesmo quando as palavras são grandiloquentes.

Parceria estratégica, é como o general define a cooperação que Washington pretende com o Brasil no campo energético, uma parceria para tentar resolver os problemas energéticos globais.

Mas o governo brasileiro entendeu a parceria estratégica proposta pelos EUA? O general responde sim, tem falado com frequência com Dilma Roussef, com o ministro das Minas e Energia, com a Petrobras. As conversas tem trazido progressos. "Estamos sincronizando nossas políticas com objetivos de longo prazo para as necessidades de energia americanas", ressaltou.

Ele fala de parceria estratégica também quando se trata de vender ao Brasil armas de última geração, como os aviões e sistemas aéreos de combate que a Força Aérea Brasileira (FAB) quer comprar.

Indagado se daria ao Brasil acesso a tecnologias como mísseis e submarinos, foi claro: "podemos falar sobre tudo".

Mas quando o governo brasileiro critica o americano, por exemplo, por conta do acordo militar pelo qual a Colômbia deixa os EUA usarem bases em seu país, o que o general tem a dizer? Que os militares americanos não vão afetar a soberania de ninguém, que a bandeira americana nem subirá na Colômbia, que é só luta contra o narcotráfico.

Mas, com o jeito suave, atenua: "Poderíamos ter conversado sobre isso antes que entrasse na mídia".

Até para falar mal de Hugo Chávez o assessor de segurança adota um tom que parece cordato, embora o conteúdo seja forte. Disse que as Farc operam da fronteira da Venezuela com a Colômbia, e Chávez nada faz. Que há evidências do transporte de armas da Venezuela para as Farc, e Chávez nada faz, e que ele, Chávez, em nada ajuda a paz e a segurança da região.

E o que o homem da Segurança Nacional do presidente americano tem a dizer sobre a visão, em determinados círculos do governo brasileiro, de que os EUA continuam imperialistas? "Eu não julgo indivíduos", disse o general transformado em diplomata. "Mas fico muito contente como retornam rápido meus telefonemas".


Transferência de tecnologia

O JG apurou que o governo americano enviou nesta quarta-feira (5) uma carta ao governo brasileiro detalhando propostas de transferência de tecnologia para setores sensitivos, como armamentos.

Na comitiva do assessor de Segurança Nacional de Obama estavam dois subsecretários, ambos do Pentágono, responsáveis por compras e transferência de tecnologia de armas.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Ago 06, 2009 8:28 am
por alex
Senhores, Rafale F1 eh lixo. Os custos de modernização de caças franceses eh absurdamente caro. Tanto que nem foram passados para o padrâo F3 pelo propria França.Se a FAB comprar 36 F3 vamos manter 09 F1? Eh o caminho contrário que a MB estaq fazendo com AF-1 que usarão equipamentos iguais a F5/A1/A29.
Eh F-3 e acabou.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Ago 06, 2009 9:15 am
por Penguin
http://www.fab.mil.br/portal/capa/index ... a_notimpol

Carta de Hillary reforça lobby da Boeing pelos caças da FAB

Em reação às investidas do francês Rafale, EUA prometem transferir tecnologia Relatório da FAB apenas apontará prós e contras de cada modelo, sem indicar vencedor de negócio que pode chegar a R$ 4 bilhões

LETÍCIA SANDER
ALAN GRIPP

Às vésperas da definição do modelo de caça a ser adquirido pelo Brasil, a Boeing articulou um forte lobby em Brasília, que incluiu o envio de uma carta da secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton. Nela, o governo americano diz ter a intenção de criar uma parceria estratégica inédita com o país, que inclui transferência de tecnologia de construção dos aviões.

O americano F-18 Super Hornet, da Boeing, é um dos finalistas da concorrência aberta pelo Brasil. Disputa com o francês Rafale (da fabricante Dassault), tido como favorito, e com o sueco Gripen NG (Saab) um negócio que chegar à casa de R$ 4 bilhões.

A carta de Hillary faz promessas de transferência de tecnologia, principal objetivo do Brasil no negócio e historicamente um ponto de resistência dos norte-americanos.

Lá, esse tipo de compartilhamento de informações precisa ser aprovado pelo Executivo. O Congresso americano tem poder de fiscalização sobre o tema. A entrada no negócio de um nome de peso, Hillary Clinton, também não é à toa. Tem objetivo de contrapor a participação do presidente francês, Nicolas Sarkozy, em prol do Dassault Rafale.

Em sua defesa pública pela acordo com os franceses, o ministro Nelson Jobim (Defesa) tem dito que Sarkozy deu pessoalmente ao presidente Lula garantias de transferência de tecnologia para o Brasil.
Os americanos reagiram. A carta foi entregue ontem ao chanceler Celso Amorim por três funcionários de alto escalão do governo americano.

O lobby acontece na reta final do projeto FX-2, como é chamada a licitação. A comissão da FAB entregará nos próximos dias a Jobim o relatório final de análise das propostas.

Como revelou a Folha, o documento não irá apontar um vencedor, e sim enumerar os prós e contras de cada avião, uma saída para evitar confronto com Jobim, pró-Rafale.

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"Foi um grande erro!"


Eliane Cantanhêde

BRASÍLIA - Foi assim a conversa de ontem de Celso Amorim com o assessor de Segurança Nacional da Casa Branca, general Jim Jones: o Brasil queria entender as bases que a Colômbia está cedendo aos EUA.

Mas os EUA estavam interessados em algo mais prático: o programa F-X para renovar a frota de caças da FAB. Um negócio de uns R$ 4 bi.

Jones trouxe uma carta da chefe do Departamento de Estado, Hillary Clinton, em que ela sugere uma parceria estratégica e oferece transferência de tecnologia para tentar vender seus aviões. São expressões-chave do negócio, às quais o Brasil recorria para mostrar preferência pela França (que já promete as duas coisas há tempos) e para desdenhar os EUA.

Amorim não perdeu a chance de reclamar do veto dos EUA à venda de 24 Super Tucanos da Embraer para a Venezuela, em janeiro de 2006, alegando que o avião brasileiro usa tecnologia norte-americana (sistema inercial de voo, computador de bordo, motor e hélice).

O Brasil nunca engoliu e, ontem, o ministro cobrou: "Foi um grande erro!". Os venezuelanos giraram à esquerda e compraram os Sukhoi da Rússia. O Brasil perdeu muito, os EUA perderam um pouco, e quem se deu bem foi Moscou.

Como defesa, Jones disse que foi tudo culpa do governo Bush e que, daqui para a frente, tudo será diferente. Há controvérsias. O temor é que, com carta ou sem carta, os EUA vendam, mas não entreguem toda a encomenda (como a transferência de tecnologia).

Concorrem o Rafale, da França, o F-18, dos EUA, e o Gripen, da Suécia. A questão está nas mãos de Nelson Jobim (Defesa), que já fez inúmeras manifestações pró-França, mas vive para lá e para cá com o embaixador americano que está de saída, Clifford Sobel.

E, se for pelo preço, assim, singelamente, quem ganha é a Suécia. PS - No Senado, a tropa de choque ameaçou, e a oposição recuou. O medo venceu a esperança.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Ago 06, 2009 9:18 am
por Penguin
http://www.fab.mil.br/portal/capa/index ... a_notimpol

FAB recebe últimos dados antes de definir novo caça

Valor
Virgínia Silveira

Termina hoje o prazo para que as empresas que disputam o contrato de fornecimento de 36 caças multimissão ao Brasil, conhecido pela sigla FX-2, encaminhem mais um conjunto de informações a um questionário enviado pela FAB para esclarecer dúvidas relativas a aspectos legais do contrato. O projeto FX-2 tem valor estimado em mais de US$ 2 bilhões.

"São em torno de quatro perguntas de natureza jurídica, feitas com o objetivo de esclarecer algum ponto que não ficou completamente claro. Isso significa que o processo não foi concluído e está em andamento", disse uma fonte que acompanha de perto o processo de seleção dos novos caças.

O diretor de Desenvolvimento de Negócios Internacionais da Boeing, Michael Coggins, confirmou o recebimento de um novo pedido de informações e disse que a empresa atenderia a solicitação dentro do prazo solicitado. O executivo não detalhou o conteúdo do novo questionário, mas fez questão de elogiar o profissionalismo da FAB e do governo brasileiro na condução do programa.

O diretor da Gripen International, Bengt Janér, disse que a empresa - outra concorrente - já respondeu todas as perguntas que foram formuladas sobre a proposta envolvendo o caça Gripen. "Em princípio todo o processo já foi encerrado e agora só estamos aguardando o anúncio da decisão final."

A assessoria de imprensa da Rafale International (grupo Dassault) preferiu não comentar o assunto e informou que a empresa está confiante na escolha do governo por uma aeronave de combate apta a atender todas as necessidades técnicas e geopolíticas do Brasil e por um programa de parceria que inclui total transferência de tecnologia.

O novo pedido de informações, na opinião de uma fonte ligada ao processo, é um indicativo de que o relatório final da Aeronáutica sobre as três propostas encaminhadas continua sendo preparado e que a recomendação do vencedor ainda não foi feita ao Ministro da Defesa. O relatório, de acordo com a fonte, é único, mas engloba quatro análises: técnico-operacional, logística, industrial e transferência de tecnologia e contrapartida.

Devido ao aspecto estratégico do programa, o governo tem enfatizado e dado maior peso a questão da transferência de tecnologia. Na reta final, o processo de escolha dos novos jatos tem gerado muitas especulações, o que vem acirrando cada vez mais a disputa.

Segundo a fonte, a tese de que a FAB não faria em seu relatório final nenhum posicionamento favorável a uma aeronave, devido ao fato da decisão ser política, não faz sentido. "Historicamente, todos os relatórios de compra de equipamentos da FAB foram conclusivos. Isso faz parte da índole militar."

O processo de escolha dos novos caças teve início em junho de 2008, com a publicação de um pedido de informações, do qual participaram seis empresas. No fim de setembro a FAB divulgou as três finalistas: Boeing, Dassault e Gripen. Em fevereiro as empresas entregaram suas propostas iniciais e em junho suas melhores e últimas ofertas. A previsão é que o processo seja encerrado ainda este mês, mas o prazo final para o anúncio do vencedor é o dia 23 outubro, segundo informou a fonte.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Ago 06, 2009 9:18 am
por orestespf
A imprensa começou a compreender o jogo, agora inicia-se a fase do susto e da ironia, o problema é imaginar que certa parte da mesma vai fazer do medo a sua defesa e a parte restante a pressão pelo descontentamento do abuso e ousadia.

O melhor momento para "atacar" é quando não existe forma de se defender. Fincam-se os pés no quintal, justifica-se que a culpa é do Champolin, mas no fundo deseja-se ardentemente o que se encontra sob o pré-sal. A triangulação está feita. E nada melhor do que desviar a atenção da imprensa e da população do que um belo escândalo político, mas os olhos estão na Casa errada.

E tem gente que ainda não compreende a ligação entre tudo isso e a compra de 36 míseros caças...

Uns dirão que deveríamos ser uma espécie de Arábia Saudita, outros dirão que "soberania" assim não nos serve. Não adianta ter peito para agir, não adianta coragem e disposição, é necessário medir as consequências e estas só virão no day after. Estou convencido que o circo lá do centrão se transformou em um grande QG, só resta saber se armado de improvisos ou de competências.

É a primeira vez na história deste País que se tem a oportunidade de dizer e planejar o seu futuro, resta saber que os decisores terão habilidades e competências para tal ou se vão preferir deixar para "mais adiante". São nestas horas que a gente mede quem é quem, por exemplo, o antecessor não teve a ousadia, optou por deixar para "mais adiante", resta saber o que este fará.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Ago 06, 2009 9:31 am
por brisa
É Mestre a coisa esta a meu modo de ver, extremamente no jogo do "gato e rato".... não como nos desenhos animados.

O pre sal e o etanol, entraram como variantes definitivas no processo.... e na realidade, por experiência, o gato vai levar a melhor..... se contrário, vamos continuar sempre dentro do desenho animado.

Grande abraço

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Ago 06, 2009 9:44 am
por Quiron
Ao meu ver, os americanos estão mais interessados em matar o Rafale do que na venda ao Brasil, propriamente.