Re: Rafale News
Enviado: Sex Ago 08, 2008 4:00 pm
Bom retorno, Heronim.piratadabaixada escreveu:Senhores,
Me disseram que estavam falando mal do Rafale aqui, então resolvi aparecer.
Heronim
Bom retorno, Heronim.piratadabaixada escreveu:Senhores,
Me disseram que estavam falando mal do Rafale aqui, então resolvi aparecer.
Heronim
Esses valores são apenas para comparação, já que não se sabe com certeza qual o veradeiro custo de cada caça.knigh7 escreveu:Santiago,Santiago escreveu:
150h voadas/ano
30 anos de operação x US$3.000/h de vôo x 150h/ano= US$13.500.000 custo de operação durante 30 anos (a preço de hoje)
30 x 5.000 x 150 = US$22.500.000
30 x 8.000 x 150 = US$36.000.000
200h voadas/ano
US$3.000-> US$18.000.000
US$5.000-> US$30.000.000
US$8.000-> US$48.000.000
O custo de operação e outros custos indiretos podem ter um forte impacto sobre o orçamento da FAB.
Quais tem US$3 mil, US$ 5 mil e US$ 8 mil de hora/vôo?
Atenciosamente
Obrigado !Bolovo escreveu:Bom retorno, Heronim.piratadabaixada escreveu:Senhores,
Me disseram que estavam falando mal do Rafale aqui, então resolvi aparecer.
Heronim
Com o passar dos anos, o custo operacional aumenta, naturamente proporcionalmente ao custo inicial, portanto, com os anos, um caça pesado ficará ainda mais caro de operar.Santiago escreveu:
Números de bebado:
150h voadas/ano
30 anos de operação x US$3.000/h de vôo x 150h/ano= US$13.500.000 custo de operação durante 30 anos (a preço de hoje)
30 x 5.000 x 150 = US$22.500.000
30 x 8.000 x 150 = US$36.000.000
200h voadas/ano
US$3.000-> US$18.000.000
US$5.000-> US$30.000.000
US$8.000-> US$48.000.000
O custo de operação e outros custos indiretos podem ter um forte impacto sobre o orçamento da FAB.
Como seria possível um caça que vazio pesa mais que o Gripen carregado compensar alguma coisa tendo apenas o motor um pouco mais econômico ? Acho que isto é matematicamente impossível.Pepê Rezende escreveu:Além disso, em termos relativos, a AL31 (a AL41F é 20% mais econômica que sua antecessora) é uma turbina econômica, com um consumo específico relativo ao empuxo 10% menor que a RM12 do Gripen. Uma coisa compensa a outra no final.
Pepê
Desculpe, não entendi o que significa a abreviatura "end".brisa escreveu:Errado pirata, isto se aplica apos o end de fabricacao e a disponibilidade de pecas.
Nenhum dos caças do FX2 tem linha de produção encerrada ou com perspectiva de encerrar, apenas o SU35 ainda não tem linha de produção iniciada. Como qualquer outra máquina, um caça com o decorrer dos anos sofrerá desgaste, portanto mais peças deverão ser trocadas, quanto mais complexo o caça, mais peças, mais caro de operar no futuro.brisa escreveu:O encerramento da linha de producao
Estou comparando Rafale com Gripen. Naturalmente o caso do Flanker é bem mais complexo, mas é assunto para outro tópico.brisa escreveu:Desculpe pirata, mas essa sua colocacao quer dizer que o SU é bem mais complexo que o Rafa????.
Varios foristas tem postado aqui sobre os problemas e custos do pos venda Frances...
poderia voce aclarar isto????
Lembro-me que um membro do DB foi praticamente crucificado por fazer a mesma afirmação que está marcada acima. Contra-argumentaram dizendo que os custos seriam dividos por 4, agora podemos ver uma análise diferente aonde fator é a quantidade de caças encomendados.lobo_guara escreveu:Pessoal, dando uma pesquisada pela internet encontrei este texto num blog lusitano, onde o autor traça um comparativo entre o Typhoon e o Rafale, achei interessante e estou repassando para o pessoal do DB.
"A grande diferença entre o Typhoon e o Rafale está assim na banda financeira… A diferença a favor do Rafale reside nas suas menores dimensões e na sua inferioridade em algumas das suas características em relação ao avião da EADS. É também certo que programas puramente nacionais tende a ser mais baratos do que programas multinacionais (redudâncias, tempo gasto em reuniões e acordos, transporte de peças e montagem, etc). Esta vantagem tem sido anulada porque se estão a construir mais Typhoon do que Rafale, e a decorrente economia de custos está a baixar os preços do primeiro."