Bom retorno, Heronim.piratadabaixada escreveu:Senhores,
Me disseram que estavam falando mal do Rafale aqui, então resolvi aparecer.
Heronim
NOTÍCIAS DO RAFALE
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Bolovo
- Sênior
- Mensagens: 28560
- Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Re: Rafale News
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
- Penguin
- Sênior
- Mensagens: 18983
- Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 374 vezes
Re: Rafale News
Esses valores são apenas para comparação, já que não se sabe com certeza qual o veradeiro custo de cada caça.knigh7 escreveu:Santiago,Santiago escreveu:
150h voadas/ano
30 anos de operação x US$3.000/h de vôo x 150h/ano= US$13.500.000 custo de operação durante 30 anos (a preço de hoje)
30 x 5.000 x 150 = US$22.500.000
30 x 8.000 x 150 = US$36.000.000
200h voadas/ano
US$3.000-> US$18.000.000
US$5.000-> US$30.000.000
US$8.000-> US$48.000.000
O custo de operação e outros custos indiretos podem ter um forte impacto sobre o orçamento da FAB.
Quais tem US$3 mil, US$ 5 mil e US$ 8 mil de hora/vôo?
Atenciosamente
Mas com base no que tem sido discutido por ai, os caça leves possuem um custo entre US$2.500-US$5.000 e os pesados (bimotores) >US$5.000-US$8.000.
[]s
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlo M. Cipolla
-
- Sênior
- Mensagens: 1677
- Registrado em: Qua Nov 09, 2005 12:03 pm
Re: Rafale News
Obrigado !Bolovo escreveu:Bom retorno, Heronim.piratadabaixada escreveu:Senhores,
Me disseram que estavam falando mal do Rafale aqui, então resolvi aparecer.
Heronim
-
- Sênior
- Mensagens: 1677
- Registrado em: Qua Nov 09, 2005 12:03 pm
Re: Rafale News
Com o passar dos anos, o custo operacional aumenta, naturamente proporcionalmente ao custo inicial, portanto, com os anos, um caça pesado ficará ainda mais caro de operar.Santiago escreveu:
Números de bebado:
150h voadas/ano
30 anos de operação x US$3.000/h de vôo x 150h/ano= US$13.500.000 custo de operação durante 30 anos (a preço de hoje)
30 x 5.000 x 150 = US$22.500.000
30 x 8.000 x 150 = US$36.000.000
200h voadas/ano
US$3.000-> US$18.000.000
US$5.000-> US$30.000.000
US$8.000-> US$48.000.000
O custo de operação e outros custos indiretos podem ter um forte impacto sobre o orçamento da FAB.
Abraços,
Heronim
-
- Sênior
- Mensagens: 1677
- Registrado em: Qua Nov 09, 2005 12:03 pm
Re: Rafale News
Como seria possível um caça que vazio pesa mais que o Gripen carregado compensar alguma coisa tendo apenas o motor um pouco mais econômico ? Acho que isto é matematicamente impossível.Pepê Rezende escreveu:Além disso, em termos relativos, a AL31 (a AL41F é 20% mais econômica que sua antecessora) é uma turbina econômica, com um consumo específico relativo ao empuxo 10% menor que a RM12 do Gripen. Uma coisa compensa a outra no final.
Pepê
Abraços,
Heronim
Re: Rafale News
Errado pirata, isto se aplica apos o end de fabricacao e a disponibilidade de pecas.
-
- Sênior
- Mensagens: 1677
- Registrado em: Qua Nov 09, 2005 12:03 pm
Re: Rafale News
Desculpe, não entendi o que significa a abreviatura "end".brisa escreveu:Errado pirata, isto se aplica apos o end de fabricacao e a disponibilidade de pecas.
-
- Sênior
- Mensagens: 1677
- Registrado em: Qua Nov 09, 2005 12:03 pm
Re: Rafale News
Nenhum dos caças do FX2 tem linha de produção encerrada ou com perspectiva de encerrar, apenas o SU35 ainda não tem linha de produção iniciada. Como qualquer outra máquina, um caça com o decorrer dos anos sofrerá desgaste, portanto mais peças deverão ser trocadas, quanto mais complexo o caça, mais peças, mais caro de operar no futuro.brisa escreveu:O encerramento da linha de producao
Abraços,
Heronim
Re: Rafale News
Desculpe pirata, mas essa sua colocacao quer dizer que o SU é bem mais complexo que o Rafa????.
Varios foristas tem postado aqui sobre os problemas e custos do pos venda Frances...
poderia voce aclarar isto????
Varios foristas tem postado aqui sobre os problemas e custos do pos venda Frances...
poderia voce aclarar isto????
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61739
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6390 vezes
- Agradeceram: 6742 vezes
- Contato:
Re: Rafale News
Creio que é sobre o Gripen. Tópico errado...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
-
- Sênior
- Mensagens: 1677
- Registrado em: Qua Nov 09, 2005 12:03 pm
Re: Rafale News
Estou comparando Rafale com Gripen. Naturalmente o caso do Flanker é bem mais complexo, mas é assunto para outro tópico.brisa escreveu:Desculpe pirata, mas essa sua colocacao quer dizer que o SU é bem mais complexo que o Rafa????.
Varios foristas tem postado aqui sobre os problemas e custos do pos venda Frances...
poderia voce aclarar isto????
Abraços,
Heronim
Re: Rafale News
Desculpe Galderio.......este e o topico do Rafale.......nao entendi
Ps. estou indo tomar um chima em Campo Bom(felismente casei com uma linda Prenda)......despacha-me uma rapadura legitima de Santo Antonio da Patrulha
Ps. estou indo tomar um chima em Campo Bom(felismente casei com uma linda Prenda)......despacha-me uma rapadura legitima de Santo Antonio da Patrulha
- FIGHTERCOM
- Sênior
- Mensagens: 5001
- Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
- Agradeceu: 1224 vezes
- Agradeceram: 734 vezes
Re: Rafale News
Lembro-me que um membro do DB foi praticamente crucificado por fazer a mesma afirmação que está marcada acima. Contra-argumentaram dizendo que os custos seriam dividos por 4, agora podemos ver uma análise diferente aonde fator é a quantidade de caças encomendados.lobo_guara escreveu:Pessoal, dando uma pesquisada pela internet encontrei este texto num blog lusitano, onde o autor traça um comparativo entre o Typhoon e o Rafale, achei interessante e estou repassando para o pessoal do DB.
"A grande diferença entre o Typhoon e o Rafale está assim na banda financeira… A diferença a favor do Rafale reside nas suas menores dimensões e na sua inferioridade em algumas das suas características em relação ao avião da EADS. É também certo que programas puramente nacionais tende a ser mais baratos do que programas multinacionais (redudâncias, tempo gasto em reuniões e acordos, transporte de peças e montagem, etc). Esta vantagem tem sido anulada porque se estão a construir mais Typhoon do que Rafale, e a decorrente economia de custos está a baixar os preços do primeiro."
Abraços,
Wesley
"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh